Para ser Judeu não basta ser descendente de Abraão por parte de Isaque ou mesmo ser circuncidado
Rm 9:4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;
5 deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!
6 ¶ E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;n
7 nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
8 Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa.
Romanos 2: 28 Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne.
29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.
1 ¶ Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2 Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.
3 E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?
Orígenes, "Contra Celsum", i. 28). Celso faz a mesma afirmação em outra passagem, onde se refere até a uma fonte escrita (ἀναγέγραπται), acrescentando que o sedutor era um soldado com o nome de Panthera ( lcEu. 32). O nome "Panthera" ocorre aqui pela primeira vez; dois séculos depois, ocorre em Epifânio ("Hæres." lxxviii. 7), que atribui o sobrenome "Pantera" a Jacó, um ancestral de Jesus; e João de Damasco ("De Orthod. Fide." iv., § 15) inclui os nomes "Pantera" e "Barpanther" na genealogia de Maria. É certo, em qualquer caso, que as fontes rabínicas também consideram Jesus como o "filho de Pandera" ( ), embora seja digno de nota que ele também é chamado de "Ben Sṭada" ( ) (Shab. 104b; Sanh. 67a). http://www.jewishencyclopedia.com/articles/8616-jesus-of-nazareth
O Talmud também diz que Jesus esteve no Egito na juventude. R. Joshua b. Diz-se que Peraḥyah fugiu com seu discípulo Jesus para Alexandria, a fim de escapar das perseguições do rei judeu Yannai (103-76AC ); no retorno deles, Jesus fez uma observação sobre a beleza impecável de sua anfitriã, ao que R. Joshua o excomungou; e quando Jesus se aproximou dele novamente e não foi recebido, ele armou um tijolo para o seu deus e levou todo o Israel à apostasia (Sanh. 107b; Soṭah 47a; Yer. Ḥag. 77d). Este relato é complementado pela declaração, feita na suposição de que Ben Sṭada é idêntico a Ben Pandera, que Ben Sṭada trouxe magia do Egito (Shab. 104b). A história de que Josué b. Peraḥyah, um contemporâneo de Simeão b. Sheṭaḥ, foi a professora de Jesus, não é claramente declarada nos vários "Toledot"; diz-se apenas que Jesus recebeu o nome deste irmão de sua mãe. A suposição de que Josué b. Peraḥyah era tio de Jesus é confirmado por Ḳirḳisani, que escreveu cerca de 937 uma história das seitas judaicas (ed. Harkavy, § 1, São Petersburgo, 1894; comp. "JQR" vii. 687). As referências a Yannai, Salome Alexandra e Joshua b. Peraḥyah indica que, de acordo com as lendas judaicas, o advento de Jesus ocorreu apenas um século antes da data histórica real; e alguns apologistas medievais do judaísmo, como Naḥmanides e Salman Ẓebi, com base neste fato, sua afirmação de que o "Yeshu '" mencionado no Talmud não era idêntico a Jesus; isso, no entanto, é apenas um subterfúgio.
De acordo com Celsus (em Orígenes, "Contra Celsum", i. 28) e com o Talmud (Shab. 104b), Jesus aprendeu magia no Egito e realizou seus milagres por meio dela; o último trabalho, além disso, afirma que ele cortou as fórmulas mágicas em sua pele. Não menciona, no entanto, a natureza de suas performances mágicas (Tosef., Shab. Xi. 4; Yer. Shab. 13d); mas como afirma que os discípulos de Jesus curaram os enfermos "em nome de Jesus Pandera" (Yer. Shab. 14d; 'Ab. Zarah 27b; Eccl. R. i. 8), pode-se presumir que seu autor sustentou o os milagres de Jesus também foram curas milagrosas. De natureza diferente é a feitiçaria atribuída a Jesus nos "Toledot". Quando Jesus foi expulso do círculo de estudiosos, ele teria retornado secretamente da Galiléia para Jerusalém, onde ele inseriu um pergaminho contendo o "nome declarado de Deus" ("Shem ha-Meforash"), que era guardado no Templo, em sua pele, levou-o embora e, então, tirando-o de sua pele, ele executou seu milagres por seus meios. Essa fórmula mágica então teve que ser recuperada dele, e Judá, o Jardineiro (um personagem do "Toledot" correspondente a Judas Iscariotes) se ofereceu para fazê-lo; ele e Jesus então se envolveram em uma batalha aérea (emprestada da lenda de correspondendo a Judas Iscariotes) se ofereceu para fazê-lo; ele e Jesus então se envolveram em uma batalha aérea (emprestada de Simon Magus ), em que Judá permaneceu vitorioso e Jesus fugiu.
A acusação de magia é freqüentemente feita contra Jesus. Jerônimo menciona, citando os judeus: "Magum vocant et Judæi Dominum meum" ("Ep. Lv., Ad Ascellam," i. 196, ed. Vallarsi); Marcus, da seita dos valentinianos, era, segundo Jerônimo, natural do Egito, e foi acusado de ser, como Jesus, um mágico (Hilgenfeld, "Ketzergesch." P. 370, Leipsic, 1884). http://www.jewishencyclopedia.com/articles/8616-jesus-of-nazareth
32. Voltemos às palavras atribuídas ao judeu: a mãe de Jesus foi expulsa pelo carpinteiro que a tinha pedido em casamento, por ser culpada de adultério e ter engravidado de um soldado chamado Pantera, e vejamos se os autores desta fábula de adultério da Virgem com Pantera e repudiada pelo carpinteiro não a forjaram cegamente para poderem negar a conceição milagrosa pelo Espírito Santo. Efetivamente, por causa de seu caráter inteiramente miraculoso, eles poderiam ter falsificado a história de outra maneira, mesmo sem admitir involuntariamente, por assim dizer, que Jesus não tinha nascido de matrimônio comum. Era muito natural que aqueles que não admitem o nascimento milagroso de Jesus forjassem alguma mentira. Mas fazer isso sem nenhuma base e mantendo que a Virgem não tinha concebido Jesus de José fazia escancarar a mentira a toda pessoa capaz de discernir e refutar as ficções. Seria uma coisa razoável, com efeito: o homem que tanto fez pela salvação do gênero humano para que todos, gregos e bárbaros, enquanto dependesse dele, na espera do juízo de Deus, se abstivessem do vício e fizessem tudo para agradar ao Criador do universo, este homem não tivesse nascimento miraculoso, mas o mais ilegítimo e vergonhoso de todos os nascimentos? Orígenes contra Celso, São Paulo: Paulus, p. 47
Apresenta então um judeu em diálogo com o próprio Jesus, com a pretensão de convencê-lo de várias coisas, e a primeira, de ter inventado seu nascimento de uma virgem. A seguir, censura-o por ter nascido numa cidadezinha da Judeia, e nascido de uma mulher do interior, pobre fiandeira. Ele afirma: Convencida de adultério, foi expulsa por seu marido, carpinteiro de sua categoria social. Ele diz em seguida que, rejeitada por seu marido, vergonhosamente vagabunda, deu à luz Jesus ocultamente; que este foi obrigado, por pobreza, a prestar seus serviços no Egito; neste país adquiriu experiência de certos poderes mágicos de que se gabam os egípcios; voltou daí muito orgulhoso desses poderes, e graças a eles, proclamou-se Deus. Examinando tudo o que os homens sem fé afirmam e analisando a fundo a base de todas as questões, encontro aí uma série de elementos que me parecem estar em harmonia com o fato de que Jesus foi um ser divino e digno de ser proclamado Filho de Deus. p. 45
Inventa ainda outra coisa: de um lado, dá certa adesão aos milagres extraordinários realizados por Jesus, graças aos quais este persuadiu a multidão a que o seguisse como Cristo, e por outro lado, pretende desqualificá-los como artes de magia e não ações do poder divino. Pois afirma: ele foi educado ocultamente, dirigiu-se ao Egito para alugar seus serviços e, depois de adquirir neste país a experiência de certos poderes, voltou proclamando que era Deus, graças a tais poderes. Mas eu mesmo não compreendo como um mago pôde se dar ao trabalho de ensinar uma doutrina segundo a qual se deve fazer tudo tendo em mente que Deus julga cada um segundo seus atos, e se deve passar esta disposição a seus discípulos a quem ele faria ministros de seu ensinamento. Porventura estes conquistavam seus ouvintes por meio dos milagres aprendidos desta forma, ou sem operar qualquer milagre? Mas é o cúmulo do absurdo dizer que eles não operavam qualquer milagre, e que depois de terem crido, sem nenhum poder de persuasão que se parecesse com a sabedoria dialética dos gregos, dedicaram-se ao ensino de uma doutrina nova por aqueles com quem conviviam: de onde lhes veio a audácia de ensinar a doutrina e as inovações? E se eles realizavam milagres, que probabilidade haverá de magos se exporem a perigos tão graves por uma doutrina que proíbe a magia? p. 51
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