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quinta-feira, 8 de junho de 2023

"Ideologia de Gênero" nos Plano Nacional de Educação- PNE E BNCC- - mudanças irrelevantes

 


O termo ideologia de Gênero é uma interpretação católica sobre as Teorias de Gênero.

Abaixo cito de maneira resumida  as  diferenças entre Ideologia de Gênero e as Teorias de Gênero, elas tem dois pontos em comum apenas:

Ideologia de Gênero:
1- criança nasce sem sexo
2- a criança escolhe o que quer ser homem, mulher ou outra coisa.
3- uma pessoa do sexo masculino pode ser mulher
4-os gêneros não se restringem a dois, e podem ser fluidos
5- ao incesto , a pedofilia e a zoofilia são práticas aceitáveis.
6- visa a destruição da família tradicional

Teorias de Gênero
1- Criança nasce com sexo masculino e feminino.
2- Criança não escolhe, mas constrói sua sexualidade de acordo com suas vivencias, pois a biologia não determina que a pessoa nascida com sexo masculino se identifica com seu corpo ou com o gênero atribuído no nascimento
3-uma pessoa do sexo masculino pode ser uma mulher, pois ser mulher é determinado por um conceito psíquico interior, ou seja, não há linearidade necessária entre corpo e mente.
4- os gêneros não se restringem a dois, e podem ser fluidos
5- teorias de gênero tem a ver com a relação do sexo biológico com a identidade de gênero e não com incesto, zoofilia e pedofilia.
6- visa a ampliação do conceito de família

para saber mais click http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2018/03/erros-catolicos-e-evangelicos-sobre.html


PNE - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Plano Nacional de Educação apresentado no final de 2010 e aprovado apenas em 2014:

  • A redação inicial (diretriz III do Art. 2º do Projeto de Lei nº 8.035/2010(em azul)
  • Nova redação da diretriz III do Art. 2° da Lei nº 13.005/2014 (em rosa)

 Art. 2º São diretrizes do PNE:

 III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual; 2010

 III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; 2014

Estratégias

3.9) Implementar políticas de prevenção à evasão motivada por preconceito e discriminação à orientação sexual ou à identidade de gênero, criando rede de proteção contra formas associadas de exclusão. 2010

3.12) implementar políticas de prevenção à evasão motivada por preconceito e discriminação racial, por orientação sexual ou identidade de gênero, criando rede de proteção contra formas associadas de exclusão; 2010

 3.13) implementar políticas de prevenção à evasão motivada por preconceito ou quaisquer formas de discriminação, criando rede de proteção contra formas associadas de exclusão 2014


 BNCC- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.

A Base não deve ser vista como um currículo, mas como um conjunto de orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais. Esse documento deve ser seguido tanto por escolas públicas quanto particulares.

Ocorreu a supressão do tópico Orientação Sexual da formação escolar brasileira, conforme propõe a chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC)   http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/orientacao.pdf

O novo BNCC ainda contém o tema da sexualidade , que engloba orientação sexual e identidade de gênero, mesmo sem usar o termo, passando a constar em seu lugar apenas palavras que disfarçam seu significado, sendo em muitos casos usadas as palavras “diferenças e diversidade”.
(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem amúltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética)

 (EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.

 A vida em família: diferentes configurações e vínculos (História)

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Por esse motivo, a BNCC se concentra mais especificamente na construção de valores relativos ao respeito às diferenças e no combate aos preconceitos de qualquer natureza. Ainda assim, não se pretende propor o tratamento apenas desses valores, ou fazê-lo só em determinadas etapas do componente, mas assegurar a superação de estereótipos e preconceitos expressos nas práticas corporais BNCC 2018


Plano Nacional de Direitos Humanos 3 

PNDH-3. O decreto, assinado por Lula no ano de 2009, em seu segundo mandato, é a terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos, e ainda está vigente. 


Não houve alterações pelos governos Dilma Rousseff (2011-2016), Michel Temer (2016-2018) ou pelo próprio Bolsonaro, que assumiu em 2019.... -  Veja mais em https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2022/09/23/bolsonaro-distorce-decreto-para-atacar-lula-e-suposta-ideologia-de-genero.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola

Fui pra tribuna e denunciei o Decreto de 2009 do Lula que falava do PNH3. Falei aqui, desconstrução da heteronormatividade. A ideologia de gênero (...) era um ataque frontal à família brasileira o PNDH-3."... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2022/09/23/bolsonaro-distorce-decreto-para-atacar-lula-e-suposta-ideologia-de-genero.htm?cmpid=copiaecola

 

É uma vergonha, né... A ideologia de gênero [inaudível]. Eu... [inaudível] em 2010, o decreto da PNDH-3 é de 2009, do Lula... Fala da desconstrução da heteronormatividade. Vale a pena você ler. São 180 itens, né. Desconstrução da heteronormatividade foi quando começou a ideologia de gênero." Jair Bolsonaro, em encontro com crianças no Palácio do Planalto... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2022/09/23/bolsonaro-distorce-decreto-para-atacar-lula-e-suposta-ideologia-de-genero.htm?cmpid=copiaecola


O termo heteronormatividade aparece uma vez no documento:
Objetivo estratégico V:
"Garantia do respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero".

 No item D, o texto prevê:

 "reconhecer e incluir nos sistemas de informação do serviço público todas as configurações familiares constituídas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, com base na desconstrução da heteronormatividade".

Heteronormatividade: sistema que normaliza a heterossexualide e os comportamentos tradicionalmente ligados a ela, mostrando-os como única opção válida, tornando marginal qualquer forma de relação fora dos padrões/ideais heterossexuais, da monogamia e da conformidade de gênero."Glossário da Diversidade" elaborado pela UFSC


Conclusão:

Como resultado, o que temos é a exclusão, inclusive, das palavras gênero, identidade de gênero e orientação sexual da terceira versão da BNCC, passando a constar em seu lugar apenas palavras que disfarçam seu significado, sendo em muitos casos usadas as palavras “diferenças e diversidade”. Ou seja, na prática ficou a mesma coisa


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