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sábado, 27 de janeiro de 2018

Arte, Cristianismo e sexualidade- Erros da revista CULT "Arte sob Coerção"

Revista CULT 230. ano 20 DEZEMBRO DE 2017


ERROS DA REVISTA:


1-Funções da arte
"A arte não serve para amenizar a existência, ou, ao contrário, para escandalizar nossas sensibilidades anestesiadas, embora ela produzir tudo isso e mais um pouco, mas sempre como efeitos colaterais, nunca como meta em si mesma" (Arte sob Coerção. Revista CULT 230. ano 20 DEZEMBRO DE 2017, p. 32)

Resposta:
As artes podem ter várias finalidades, inclusive puramente estética (pragmática): Naturalista, Pragmática ou Utilitária
"é apenas do ponto de vista didático que podemos separar as funções da arte. Na verdade, elas podem se apresentar juntas. Ás vezes, para que uma obra tenha finalidade pedagógica, por exemplo, ela precisa ter função naturalista. outras vezes é o estético que sobrepõe as outras funções..."(Filosofando. Manual do professor Maria Lúcia de Arruda Aranha. São Paulo: Moderna. 3ª edição, p. 379)
1- Naturalista
"A obra é encarada como um espelho, que reflete a realidade e nos remete diretamente a ela ...Assim, uma escultura de D. Pedro 1, por exemplo, serviria, dentro dessa perspectiva, para nos remeter ao homem e ao político, ao que ele representou num determinado momento histórico brasileiro. Deixaríamos em segundo plano a leitura propriamente dita da escultura, isto é, valores como qualidade técnica, expressividade, criatividade etc., pois o nosso interesse estaria voltado somente para o assunto tratado.
"aparece na Grécia, no século V a.C,, nas esculturas e pinturas que "imitam" ou "copiam" a realidade. Essa tendência caracterizou a arte ocidental até meados do século XIX, quando surgiu a fotografia. A partir de então, a função da arte, especialmente da pintura, teve de ser repensada e houve uma ruptura do naturalismo" (Filosofando. Manual do professor Maria Lúcia de Arruda Aranha. São Paulo: Moderna. 3ª edição, p. 379)
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2- Função pragmática ou utilitária 
"A arte serve ou é útil para se alcançar um fim não -artístico, isto é, ela não é valorizada por si mesma, mas só como meio de se alcançar uma outra finalidade.
Esses fins não artísticos variam muito no curso da história. Na Idade Média, por exemplo, na medida em que a maior parte da população dos feudos era analfabeta, a arte serviu para ensinar os principais preceitos da religião católica e para relatar as histórias bíblicas. Esta é uma finalidade
pedagógica da arte.
Na época da Contra-Reforma, a arte barroca foi muito utilizada para emocionar os fiéis, mostrando-lhes a grandeza e a riqueza do reino do céu, numa tentativa de segurar os fiéis dentro da religião católica, ameaçada pela Reforma protestante. 
No início do séc. 20..., o "realismo socialista" teve por finalidade retratar a melhoria das condições de vida do trabalhador e as principais figuras da revolução socialista como um meio para despertar o sentimento cívico e manter a lealdade da população. A própria arte engajada, que floresceu entre nós no final da década de 50 e início da década de 60, pretendia conscientizar a população sobre sua situação socioeconômica.
Portanto, as finalidades a serviço das quais a arte pode estar po dem ser pedagógicasreligiosaspolíticas ou sociais.
Nessa perspectiva, quais seriam os critérios para se avaliar uma obra de arte? Esses critérios também vão ser exteriores à obra: o critério moral do valor da finalidade a que serve (se a finalidade for boa, a obra é boa); e o critério de eficácia da obra em relação à finalidade (se o fim for atingido, a obra é boa). Como vemos, em nenhum momento, dentro desse tipo de interesse, a obra é encarada do ponto de vista estético. (Filosofando. Manual do professor Maria Lúcia de Arruda Aranha. São Paulo: Moderna. 3ª edição, p. 379)
"Os governos constroem monumentos para rememorar guerras vitoriosas;...para tornar o poder mais visível aos olhos do povo. Igualmente,artistas politizados recorrem à arte para envolver pessoas pelo que se chamou engajamento... com o objetivo de interferir nos acontecimentos sociais e políticos de seu tempo". (Filosofar com textos. Maria Lúcia de Arruda Aranha. São Paulo: Moderna, 1ª edição 2012, p. 69

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3- Função formalista
"Preocupa-se com a forma da da apresentação da obra, a composição dos elementos e como eles e organizam internamente." (Filosofando. Manual do professor Maria Lúcia de Arruda Aranha. São Paulo: Moderna. 3ª edição, p. 379)

"O termo arte abrange diversas midias de comunicação, tais como pintura, escultura, gravura, desenho, artes decorativas, fotografia e ... As várias artes visuais existem dentro de um continuum que varia de propósitos puramente estéticos em uma extremidade a fins puramente utilitários no outro. Essa polaridade de propósito se reflete nos artistas e artesãos comumente usados , o último entendido como aquele que dá atenção considerável ao utilitário.Isso não deve, de modo algum, ser tomado como um esquema rígido, no entanto. Mesmo dentro de uma forma de arte, os motivos podem variar amplamente; Assim, um oleiro ou um tecelão pode criar um trabalho altamente funcional que é ao mesmo tempo bonito - uma tigela de salada, por exemplo, ou um cobertor - ou pode criar obras que não têm nenhum propósito além de serem admiradas " 


2-A arte sempre dessacraliza o sagrado?
"A única verdade da arte é a sua capacidade de profanar o caráter sagrado de todas as verdades...A arte desativa o poder das verdades consagradas. Não apenas das religiões, mas de toda e qualquer dimensão do sagrado, qualquer aspecto do mundo que tenha sido separado e institucionalizado como tendo apenas um sentido possível e hegemônico. Mesmo a arte sacra, a arte em homenagem ao sagrado, tem um que de sacrilégio na medida em que com ela fica exposto que os deuses eles mesmos não são capazes de arte. (Arte sob Coerção. Revista CULT 230. ano 20 DEZEMBRO DE 2017,p. 33)
Resposta:
Assim como uma obra de arte revela as qualidades artísticas e pode inclusive em muitos casos passar  uma mensagem aos que a contemplam, assim também a natureza revela as qualidades do Artista Mor, o único Deus verdadeiro, como bem estampou Paulo:
Rm 1:20  Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;
Portanto não há fundamento lógico que a arte sempre dessacraliza o sagrado, a não ser quando há esta intensão na mesma.




3-A nudez é uma expressão do pecado? 
O sexo é anti-natural na bíblia?
"Toda vez que alguém se despe em cena, protesta contra a teoria que explica o mal como oriundo do pecado original. A insidiosa presença dessa herança amaldiçoadora da existência talvez explique uma certa obsessão da arte ocidental com a nudez. no panorama das artes orientais, especialmente a chinesa, em que não há a doutrina do pecado nem a narrativa da queda no paraíso, a nudez é comparativamente rara. Ma a nudez pode ser um gesto político,..pode expressar prazer, vulnerabilidade,empoderamento,..brutalidade quanto graça e beleza..." (Arte sob Coerção. Revista CULT 230. ano 20 DEZEMBRO DE 2017, p. 33)
"E daí revelar a nossa sexualidade natural, contrária à ideia racional de pecado e impureza." (Arte sob Coerção. Revista CULT 230. ano 20 DEZEMBRO DE 2017,p. 34)

Resposta:
1-A nudez é uma expressão não de pecado mas de santidade no paraíso. Se refere a uma situação anterior a queda, o ato de vestir-se é que se remete ao pecado. O texto bíblico faz uma relação entre nudez, naturalidade, sexo e ausência de pecado
Gn 2:24  Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
25  Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.

2-As roupas surgem apenas após a sensação de culpa
Gn 3:7  Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8  Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
9 ¶ E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
10  Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
11 ¶ Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

3-A nudez se apresenta natural após a queda apenas no relacionamento do casal
Ct 7:1 Que formosos são os teus passos dados de sandálias, ó filha do príncipe! Os meneios dos teus quadris são como colares trabalhados por mãos de artista.
2  O teu umbigo é taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre é monte de trigo, cercado de lírios.
3  Os teus dois seios, como duas crias, gêmeas de uma gazela.
4  O teu pescoço, como torre de marfim; os teus olhos são as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz, como a torre do Líbano, que olha para Damasco.
5  A tua cabeça é como o monte Carmelo, a tua cabeleira, como a púrpura; um rei está preso nas tuas tranças.
8  Dizia eu: subirei à palmeira, pegarei em seus ramos. Sejam os teus seios como os cachos da vide, e o aroma da tua respiração, como o das maçãs.

4- O sexo é visto também como forma de prazer, sem vinculo reprodutivo.
1 Co 7:4  A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.
Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.

Provérbios 5:19  corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias.



5- A nudez na arte ocidental antes do renascentismo estava restrito a representações de Adão e Eva no paraíso
A redescoberta da cultura clássica no Renascimento restaurou o nu, pois a cultura Ocidental é greco-romana, e especialmente na Grécia era extremamente comum a representação de corpos nus como pode ser observados nas esculturas. Logo o nu aparece na cultura ocidental de forma mais incisiva que na oriental por causa do retorno à cultura greco-romana.





4- Omitir que a exposição de crianças à senas e sexo ou nudez é prejudicial
Ao longo do dossiê "Arte e autoritarismo" em nenhum momento se vê a mínima preocupação com as consequências da exposição das crianças à nudez ou imagens de sexo explícito.
A Associação Médica Brasileira em nota alerta para a gravidade da questão:
"Com relação à La Bête, recentemente encenada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Associação Médica Brasileira (AMB) vem a público fazer um alerta:
- Não consideramos a performance adequada, pois expõe nudez de um adulto frente a crianças, cuja intimidade com o corpo humano adulto, de um estranho, pode não ser suficiente para absorver de forma positiva ou neutra essa experiência.
- Evidências científicas comprovam que situações de nudez, contato físico e intimidade com o corpo são próprias do desenvolvimento humano, mas positivas , desde que ocorram entre pessoas com perfis equivalentes, quanto à idade, maturidade e cultura. Ou entre adultos e crianças cujo vínculo e convivência cotidiana definem esta experiência, de forma natural e sem caráter exploratório previamente determinado.
- Do ponto de vista do adulto (que se apresenta nu e disponível para contatos físicos com crianças) não se consegue alcançar o mérito dessa proposta e/ou sentido artístico, educativo desse roteiro teatral.
Recomendamos que pais e educadores se disponham a trabalhar a sexualidade de seus filhos e alunos, para lhes oferecer a melhor educação sexual, e os prevenir de situações inadequadas, as quais podem ter repercussões imprevisíveis, dependendo da vulnerabilidade emocional de cada criança ou púbere, mais até do que da intensidade da experiência." Associação Médica Brasileira 


CONCLUSÕES:
1-Não se discute que "arte se remete à expressão livre. Autoritarismo remete ao cancelamento da expressão livre" p. 12 ,mas do acesso de crianças à essas exposições de cenas de zoofilia, orgia , sodomia, abuso infantil ou de adultos nus,[ainda que tais cenas tratem de problemas históricos e de diversidade sexual, como de fato foi ] ,pois as pesquisas científicas mostram os danos decorrentes delas.
 

PORTOALEGRE-RS-BR 14.08.2017
Exposição do Santander Cultural chamada Queermuseu ¿ Cartografias da Diferença na Arte Brasileira.
Obras do fotógrafo: Adriana Varejão
FOTÓGRAFO: TADEU VILANI AGÊNCIARBS Editoria/Caderno: Segundo Caderno
‘CENA DE INTERIOR II’, DE ADRIANA VAREJÃO, 1994. (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Quais as “imagens degeneradas” em questão na exposição Queermuseu? Uma figura de Jesus Cristo com várias pernas e mãos, como o Buda/Shiva de mil braços  Imagens com a inscrição “Criança viada travesti da lambada” e “Criança viada deusa das águas”, acusada de “pedofilia” – esta uma obra da artista Bia Leite que utiliza ironia e gírias do mundo gay para falar sobre a vivência da homossexualidade e do travestismo na infância. Os quadros, por sua vez, são inspirados no criador do tumbrl “Criança Viada”, de Iran Giusti, que circula pela internet faz tempo. Pois sim, existem transformações nas identidades de gênero na infância e adolescência.
Podemos criticar o “mau gosto”, podemos entender o incômodo com a arte e suas “ofensas”, mas desejar e propor a supressão e eliminação do outro; censurar, ameaçar, cancelar uma exposição que se dispõe a discutir questões contemporâneas é algo assustador....
 Outra obra, o desenho de uma pessoa tendo relação sexual com um animal (coisa que no Brasil já virou até história em quadrinhos, só lembrar de Carlos Zéfiro, e seus “catecismos” eróticos) parece desconhecer o catálogo e os menus sexuais amplamente oferecidos nos canais de conteúdo “adulto” na internet, na televisão a cabo e no YouTube, liberado para quem quiser ver em plataformas gratuitas e/ou quiser pagar.  Os fundamentalistas não atacam o campo do consumo! Nem sua comercialização, mas atacam o campo da arte e do pensamento." https://revistacult.uol.com.br/home/arte-que-virou-pornografia-aos-olhos-dos-neofundamentalistas/
2- Não se discute que a liberdade artística permite profanar objetos de cultos religiosos, mas isto se constitui um desrespeito a fé da maioria da população brasileira, já que tais objetos da exposição não eram consagrados, fato que constituiria crime de vilipêndio   https://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2015/01/limi "tes-da-critica-religiosa.html
 

PORTOALEGRE-RS-BR 14.08.2017
Exposição do Santander Cultural chamada Queermuseu ¿ Cartografias da Diferença na Arte Brasileira.
Obra de Fernando Baril - 1948 -Cruzando Jesus Cristo Com Deusa Schiva,1996.
FOTÓGRAFO: TADEU VILANI AGÊNCIARBS Editoria/Caderno: Segundo Caderno
“Cruzando Jesus com Deusa Shiva”, de Fernando Baril
3- Concordo que não se deve cancelar uma exposição, a não ser que esta não respeite a vulnerabilidade das crianças
Podemos criticar o “mau gosto”, podemos entender o incômodo com a arte e suas “ofensas”, mas desejar e propor a supressão e eliminação do outro; censurar, ameaçar, cancelar uma exposição que se dispõe a discutir questões contemporâneas é algo assustador. https://revistacult.uol.com.br/home/arte-que-virou-pornografia-aos-olhos-dos-neofundamentalistas/

Apêndice:
Conceito de arte
Antes do século XVIII, a palavra “arte” era usada para designar qualquer tipo de habilidade para produzir alguma coisa. Naquela época, tanto a pintura quanto a produção agrícola eram encaradas como arte. Hoje, pensamos mais nas artes como formas de expressão. Um artista usa sua habilidade e sua imaginação para criar alguma coisa, e o que ele produz geralmente provoca algum tipo de reação nas outras pessoas. Algumas reações comuns são a admiração por uma bela escultura, o sentimento de tristeza diante de um poema emotivo ou o prazer de assistir a uma peça de teatro engraçada.

Tipos de artes
As artes são geralmente agrupadas em categorias baseadas nas semelhanças entre elas. O teatro, a dança e a música são exemplos de artes performáticas [cênicas]. A poesia, o conto e o romance são literatura. A pintura, o desenho, a escultura e a fotografia são exemplos de artes visuais. Algumas artes, como a arquitetura e o cinema, são mais difíceis de classificar. Uma forma de arte pode combinar diversas outras formas. Por exemplo, a ópera reúne um enredo de teatro, a criação de cenários e de vestuário, a música, a atuação, o canto e, às vezes, a dança.
Algumas formas de arte resultam em produtos que têm uma finalidade prática. Elas são chamadas de artes decorativas, ou artesanato. A construção de móveis, os trabalhos em metal, a cestaria e a cerâmica constituem alguns exemplos de artes decorativas. Arte. In Britannica Escola. Enciclopédia Escolar Britannica, 2018. Web, 2018. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/arte/480674>. Acesso em: 25 de Janeiro de 2018

"O termo arte abrange diversas midias de comunicação, tais como pintura, escultura, gravura, desenho, artes decorativas, fotografia e instalação. As várias artes visuais existem dentro de um continuum que varia de propósitos puramente estéticos em uma extremidade a fins puramente utilitários no outro. Essa polaridade de propósito se reflete nos artistas e artesãos comumente usados , o último entendido como aquele que dá atenção considerável ao utilitário.Essa polaridade de propósito se reflete nos artistas e artesãos comumente usados , o último entendido como aquele que dá atenção considerável ao utilitário. Isso não deve, de modo algum, ser tomado como um esquema rígido, no entanto. Mesmo dentro de uma forma de arte, os motivos podem variar amplamente; Assim, um oleiro ou um tecelão pode criar um trabalho altamente funcional que é ao mesmo tempo bonito - uma tigela de salada, por exemplo, ou um cobertor - ou pode criar obras que não têm nenhum propósito além de serem admiradas " 
  1. Música: é um tipo de arte que se baseia em sons e ritmos de acordo com determinado período de tempo;
  2. Dança/Coreografia: a dança está classificada dentro das artes cênicas, e é uma forma de movimento que se realiza com o corpo baseado ou não em uma coreografia (arte de criar roteiros/trilhas de movimentos para realizar uma dança);
  3. Pintura: está relacionada a cor e suas variações, bem como a forma com que o artísta a utiliza em uma superfície;
  4. Escultura: é uma forma de arte em que há a criação de imagens plásticas em relevo utilizando vários tipos de materiais (bronze, mármore, argila, madeira, etc.);
  5. Teatro: é um tipo de arte em que um ou mais atores encenam uma determinada história ou situação em local específico (anfiteatros, praças, ruas, etc.);
  6. Literatura: é uma arte que utiliza a palavra para criação de histórias ou poesias de acordo com técnicas específicas;
  7. Cinema: é uma arte e técnica criada para a reprodução de imagens com movimento em uma tela;
  8. Fotografia: se baseia em imagens e técnicas para capturar paisagens e seus diversos momentos;
  9. Histórias em Quadrinhos: forma de arte que utiliza a cor, a palavra e imagem para narrar uma história;
  10. Jogos de Computador e de Vídeo: constitui na criação de jogos que podem ser reproduzidos por meio de uma aparelho eletrônico com imagens, cores e sons que fazem com que o jogador interaja com ele;
  11. Arte digital: é a arte produzida por meio de programas de computador relacionados às artes gráficas, que possibilitam criações em 3D e 2D. http://historia-da-arte.info/o-que-e-arte.htmldadaism

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