Algumas afirmações falsas do vídeo:
1-o Novo Testamento foi manipulado pela igreja romana... por roma.
Resposta;
a- Os manuscritos mais antigos são anteriores a existência da Igreja católica!!!
b-Os manuscritos mais amplos se encontram nas seguintes localidades (roma está em 4º lugar):
1-Monte Athos (grécia) 900 manuscritos
2-Atenas (grécia)419 manuscritos
3-Paris - 373
4-roma- 367
5- Sinai- 301
6-Londres- 271
7-Leningrado ou sap petersburgo-233
8-Oxford 158
9-Jerusalem 146
10-Moscou 96
11- Ptmos- 81
12-florença 79
13-Grottaferrata 69
14-Cambridge 66
Ou seja a mAioria absoluta dos manuscritos não se encontra sob o poder de Roma
c- Como a igreja católica adulterou manuscritos que ela nunca teve em suas mãos? E o que estão em suas mãos condenam o comércio da fé, o autoriatrismo, a idolatria e outros pecados cometidos pela igreja!! RACIOCINE!!
OBS: Toda a argumentação da defesa do Novo Testamento que citam como "testemunhas oculares e testemunhos pagãos" e judeus foram compilados por cristãos (que eles dizem ser romanos!!!):
compre o livro: "Evidência que exige um veredito", Hagnos. Confira!
dizem que a citação de Flávio Josefo foi escrito me grego coiné e tem o nome Yeshua, mas consta o nome IESOUS! CONFIRA!!! não aparece o nome YESHUA
Para maiores detalhes ver:
"O Texto do Novo Testamento- Kurt e Barbara Aland- SBB"
"Crítica Textual do NT, editora Vida Nova"
'Introdução Bíblica"- Editora Vida
2- Citam como exemplo de adulteração Mt 1 e diz que o tradutor do grego que dizem estar faltando uma geração
Dizem que aos contarmos os nomes citados pelo evangelista desde o exílio até Jesus (de Jeconias a José). A soma dá 13 e não 14. Estranho.
Solução apresentada por eles: Mateus foi escrito originalmente em hebraico e a palavra traduzida por “marido” em Mt 1,16, deveria ter sido traduzida por “pai”.
Resposta:e Jacó gerou José, marido (segundo eles, “pai”) de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.
O texto especifica como como devemos contar: Mt 1:17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze.
b- os judeus messiãnicos trinitarianos não concordam que este texto está adulterado -ver 'Comentário Judaico do Novo Testamento- Editora Atos"
c-Os judeus utilizavam de dividir as genealogias em grupos para facilitar a memorização e faziam omissão de alguns nomes(Acazias, Joás e Amazias e Jeoaquim)
De acordo com o texto de Mateus conta-se assim:
Abraão até DAVI-14- 1Abraao, 2Isaque, 3Jacó, 4judá, 5Perez, 6Esrom, 7Arão, 8Aminadabe, 9Naasom, 10Salmon, 11Boaz, 12Obede,13Jessé,14 Davi
DAVI até o Exílio da Babilônia (Josias)Mt 1:11 Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. - 14- 1- Davi, 2 Salomão ,3 roboão, 4Abias, 5Asa, 6Josavá, 7Jorão, 8Uzias, 9 Jotão, 10 Acaz, 11Ezequias, 12Manassés, 13Amom, 14Josias
JOSIAS até Jesus"desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze".,Mt1:12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; 1Jeconias, 2Salatiel, 3Zorobabel, 4Abiúde, 5Eliaquim, 6Azor, 7Sadoque, 8Aquim, 9Eliúde, 10Eleazar, 11 Matã, 12 Jacó, 13José, 14 Jesus
O famoso erudito A. T. Robertson comenta:
"Os nomes apresentam três grupos: primeiro, de Abraaõ a Daví (vv.2-6); segundo, de Davi à deportação Babilônica (vv.6-11), terceiro, de Jeconias a Jesus (vv.12-16)... O versículo 17 faz um resumo das três listas, quatorze nomes em cada, contando com Davi duas vezes e omitindo vários nomes, um tipo de dispositivo mnemonico. Mateus não quer dizer que só havia quatorze descendentes em cada uma das três listas genealógicas. Os noomes das mulheres... também não são contados" (Comentário de Mateus e Marcos- A. T. Robertson, Cpad, 2012 p.23)
d- Se o Novo Testamento foi escrito em hebraico por que então aparecia só palavras aramaicas?
a questão é que o Aramaico era a língua que Jesus fazia seus discursos e estes discursos foram registrados em grego e não em hebraico, tanto é que o termo Messias é a transliteração do ARAMAICO
Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 1079, Vida Nova:
"Cristo é derivado através do latim Christus, do Grego Christos, que , na (septuaginta) LXX e no NT é o equivalente grego do Aramaico mesîha´. Esta palavra por sua vez corresponde ao hebraico masîah, e denota a pessoa que foi cerimonialmente ungida para um cargo. A transliteração grega de mesîha´ é Messias, que, assim como Iesous, fica passível de declinação mediante o acréscimo de s. A palavra Messias, porém ocorre apenas duas vezes no NT grego, somente em Jo1 :41; 4:25...A septuaginta (LXX) não emprega a palavra estrangeira mas, assim como o NT (excetuando as passagens supra mencionadas), emprega com consistência a paalvra grega correspondente. Não foram, portanto, os Cristãos os primeiros a cunharem esta palavra. Ao empregá-la no NT, os autores e suas formas literárias estavam adotando, sem dúvida alguma, uma palavra e um conceito que já estavam disponíveis e em uso corrente no período pré-cristão.."
jesus falou em ARAMAICO EM MC 15:34; 7:34; 5:41?
A trindade é uma criação de Constantino, após o Concílio de Nicéia em 325 d.C. A trindade tem origem na tríade romana
Resposta:
Errado, os primeiros escritores cristãos atestam que eles acreditavam na DIVINDADE de Jesus e na trindade. bem ANTES de Constantino:
a- testemunhos cristãos:
- JUSTINO MÁRTIR (100-167 d.C.) escreveu por volta do ano 155d.C:
“O Pai do Universo tem um Filho, sendo o Primogênito Verbo de Deus e também Deus. Ele já havia aparecido na forma de fogo e na semelhança de um anjo a Moisés e aos outros profetas ...” (Primeira Apologia, LXIII)
"Nós porém do Deus verdadeiríssimo, pai da justiça, do bom senso e das outras virtudes, no qual não há mistura da maldade. A ele a o Filho, ...e ao Espírito profético, nós cultuamos e adoramos..." Justino de Roma1ª apologia 6, Editora Paulus, p. 23
IRINEU (130-200 d.C.)escreveu por volta de 180 d.C:
“... o Senhor dos que são salvos, o Senhor dos que se lhe submetem, o Deus das coisas criadas, o Filho unigênito do pai, o Cristo que foi anunciado, o Verbo encarnado quando o filho de Deus devia tornar-se filho do Homem.” (Contra Heresias, Livro III, 16.7)
“Cristo é chamado ambos Deus e Senhor dos Exércitos”. ( Diálogo com Trifo. XXXVI)
“Cristo Jesus, nosso Senhor, e Deus, e Salvador” (Contra Heresias, 1.10.1, em ANF, 1:164)
"E este Deus é verdadeiramente Espírito de Deus..." (Contra as Heresias 2º livro 30,8, Editora Paulus, p.228)
Desde sempre, de fato, ele tem junto de si o verbo e a sabedoria, o Filho e o Espírito. É por meio deles e neles que fez todas as coisas, soberanamente e com toda liberdade, e é a eles que se dirige, quando diz "Façamos o homem á nossa imagem e semelhança" ( Contra as Heresias, livro IV, 20,1, p. 427)
INÁCIO DE ANTIOQUIA em 112
“há um só médico, da carne e do espírito, gerado e ingênito (não gerado), DEUS em homem, vida autêntica na morte, ao mesmo tempo de Deus e de Maria, um tempo passível e agora impassível, Jesus Cristo nosso Senhor."
CLEMENTE DE ALEXANDRIA
'realmente a Deidade plenamente manifesta, sendo Ele feito igual ao Senhor do universo; porque Ele era seu Filho" (Exortação aos pagãos,10, The ante-Nicene Fahers (ANF) down to A.D 325, ed. Alexander toberts e James Donaldson, edição revisada. Publishing Co. 1969 reimpressão [orig. 1885] , 1:184.[green]
do FILHO ONIPOTENTE formemos o cortejo: um coro de pacíficos. HINOS AO DEUS DA PAZ cantemos, povo sábio, em Cristo transformados." (Antologia dos Santos Padres, Edições paulinas, 4ª edição, p. 140.)
ATENÁGORAS escreveu por volta do ano 177 d.C: "Com efeito, dizemos que o mesmo Espírito Santo, que opera nos que falam profeticamente é uma Emanação de Deus, emanando e voltando como um raio de sol. Portanto, quem não se surpreenderá ao ouvir chamar de ateus indivíduos que admitem um Deus Pai, um Deus Filho e um Espírito Santo, que mostram seu poder na unidade e sua distinção na ordem? Padres Apologistas Petição em favor dos cristãos 10,p.131
ORÍGENES
ORÍGENES
"Nenhum deles demonstrou sua DIVINDADE de modo tão ABSoluto como João que lhe fez dizer: "eu sou a luz do mundo", eu sou o caminho, a verdade e a vida, eu sou a ressurreição , eu sou a porta, eu sou o bom pastor e no apocalipse, EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O COMEÇO E O FIM, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO" ( Antologia dos Santos Padres, Edições paulinas, 4ª edição, p. 153.)
convém destacar que orígenes tinha um conceito errôneo de uma hierarquia na trindade e assim dizia que o Pai era superior ao Filho e este ao Espírito Santo, porém ele cria na DIVINDADE de Cristo.!
TERTULIANO morreu em 220 d.C
apesar da brochura "Deve-se crer na trindade?- é Jesus Cristo o
Deus todo-poderoso?
distorcer algumas frases de tertuliano veja o que ele REALMENTE DISSE:
"QUE seja guardado o mistério da economia [administração] que dispõe UNIDADE NA TRINDADE, manifestando os três: o Pai, o filho e o espírito Santo! Três digo eu , nÃO PELA NATUREZA, mas pela condição; não pela substãncia, mas por seu caráter próprio; não pelo poder mas por sua manifestação. Eles são, pois DE UMA ÚNICA SUBSTÂNCIA, DE UMA ÚNICA NATUREZA, DE UM ÚNICO PODER, PORQUE EXIsTE UM ÚNICO DEUS, e é em virtude dele que essas condições, esses caracteres e essas manifestações são atribuídas ao nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"
(Contra Práxeas, II, 3. Citadoem os Padres da Igreja, Edições Loyoila, 2ª edição, 2004,p. 75)
Tertuliano "que dispõe a unidade na Trindade, e estabelece o Pai, o Filho e o Espírito Santo como três: não pela qualidade e sim pela sequência, não pela substância e sim pelo aspecto, não pelo poder mas pela manifestação, sendo pois de uma substância, de uma qualidade e de um poder,..." ...porque Cristo é o Deus que reina sobre tudo, que ordenou a purificação do pecado, e renovou o velho homem" (Tertuliano, Contra Práxeas Antologia dos santos padres, p.166)
"POIS ELE NÃO PODERIA TER SIDO O pAI ANTERIORMENTE AO FILHO, NEM JUÍZ ANTERIORMENTE AO PECADO"
"antes de todas as coisas vierem a existir, Deus estava sozinho... MAS mesmo então, não estava sozinho; pois ele tinha consigo aquilo que possuía em si mesmo, ou seja: sua própria RAZÃO, SEU VERBO (LOGOS)..." (Contra Práxeas, V. Citadoem pOR QUE DEVO CRER NA TRINDADE- UMA RESPOSTA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, P.31)
TEÓFILO DE ANTIOQUIA escreveu por volta de 180 d.C."...são tipos da Trindade: de Deus, de seu Verbo, e de sua Sabedoria." Nota de Rodapé: "Em são Teófilo, como em Santo Irineu (cf. Contra Her., 4:20), o Espírito Santo é dito a Sabedoria" (Teófilo de Antioquia, Antologia dos santos padres, Edições Paulinas, p. 106)
apesar da brochura "Deve-se crer na trindade?- é Jesus Cristo o
Deus todo-poderoso?
distorcer algumas frases de tertuliano veja o que ele REALMENTE DISSE:
"QUE seja guardado o mistério da economia [administração] que dispõe UNIDADE NA TRINDADE, manifestando os três: o Pai, o filho e o espírito Santo! Três digo eu , nÃO PELA NATUREZA, mas pela condição; não pela substãncia, mas por seu caráter próprio; não pelo poder mas por sua manifestação. Eles são, pois DE UMA ÚNICA SUBSTÂNCIA, DE UMA ÚNICA NATUREZA, DE UM ÚNICO PODER, PORQUE EXIsTE UM ÚNICO DEUS, e é em virtude dele que essas condições, esses caracteres e essas manifestações são atribuídas ao nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"
(Contra Práxeas, II, 3. Citado
Tertuliano "que dispõe a unidade na Trindade, e estabelece o Pai, o Filho e o Espírito Santo como três: não pela qualidade e sim pela sequência, não pela substância e sim pelo aspecto, não pelo poder mas pela manifestação, sendo pois de uma substância, de uma qualidade e de um poder,..." ...porque Cristo é o Deus que reina sobre tudo, que ordenou a purificação do pecado, e renovou o velho homem" (Tertuliano, Contra Práxeas Antologia dos santos padres, p.166)
"POIS ELE NÃO PODERIA TER SIDO O pAI ANTERIORMENTE AO FILHO, NEM JUÍZ ANTERIORMENTE AO PECADO"
"antes de todas as coisas vierem a existir, Deus estava sozinho... MAS mesmo então, não estava sozinho; pois ele tinha consigo aquilo que possuía em si mesmo, ou seja: sua própria RAZÃO, SEU VERBO (LOGOS)..." (Contra Práxeas, V. Citado
TEÓFILO DE ANTIOQUIA escreveu por volta de 180 d.C."...são tipos da Trindade: de Deus, de seu Verbo, e de sua Sabedoria." Nota de Rodapé: "Em são Teófilo, como em Santo Irineu (cf. Contra Her., 4:20), o Espírito Santo é dito a Sabedoria" (Teófilo de Antioquia, Antologia dos santos padres, Edições Paulinas, p. 106)
HIPÓLITO
: "o Verbo de Deus é o único ser saído de Deus; por isso é Deus, sendo substância de Deus. Quanto ao mundo, foi tirado do nada; por isso não é de Deus e é capaz de ser destruído conforme a vontade do Criador ( Hipólito,Philosophumena,Antologia dos santos padres, Edições Paulinas, p.177)
b- Testemunhos pagãos:
1-Plínio, o Jovem (61-114)-Caio Plínio Cecílio Segundo
“ Os fez amaldiçoar Cristo, o que não consegue obrigar cristão nenhum verdadeiro a fazer...Afirmavam que sua única culpa, seu único erro, era terem o hábito de se reunir em um dia fixo para rezar ao Cristo, que consideravam Deus, para cantar e jurar não cometer crime, abstendo-se de roubo, assassinato, adultério e infidelidade”(Carta a Trajano, cap. X, p. 96)
2- Luciano de Samósata - satirsta grego. A natureza hostil de seu testemunho é ainda mais precioso, por volta do ano 170 d.C escreve:
“os cristãos como TODOS SABEM , adoram UM HOMEM ATÉ HOJE- O DISTINTO PERSONAGEM QUE INICIOU NOVOS RITUAIS-E FOI CRUCIFICADO POR CAUSA DISSO... Vejam bem , essas criaturas mal orientadas começam com a convicção geral de que são imortais para sempre, o que explica o desprezo pela morte e a dedicação voluntária de si mesmos, tão comuns ente eles. Foi também impresso sobre eles, pelo seu legislador original, que são todos irmãos, a partir do momento em que são convertidos, e abandonam os deuses gregos, passando a adorar o sábio crucificado e vivendo segundo as suas leis...” Lucian, The Death of Peregrine 11-13(AS)
“os cristãos como TODOS SABEM , adoram UM HOMEM ATÉ HOJE- O DISTINTO PERSONAGEM QUE INICIOU NOVOS RITUAIS-E FOI CRUCIFICADO POR CAUSA DISSO... Vejam bem , essas criaturas mal orientadas começam com a convicção geral de que são imortais para sempre, o que explica o desprezo pela morte e a dedicação voluntária de si mesmos, tão comuns ente eles. Foi também impresso sobre eles, pelo seu legislador original, que são todos irmãos, a partir do momento em que são convertidos, e abandonam os deuses gregos, passando a adorar o sábio crucificado e vivendo segundo as suas leis...” Lucian, The Death of Peregrine 11-13(AS)
4- Não existe proselitismo entre judeus, judeus não se converte! a não ser que eles tenham se tornado idólatras, o judeu não se converte ele apenas faz Teshuvá (em hebraico תשובה)
Resposta:
1-o termo Teshuvá significa "voltar-se, trazer de volta, converter-se" é usado em relação também aos pagãos e a Israel desviado de Deus!!:
Isaías 55:7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se <07725> ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
Jeremias 3:14 Convertei-vos <07725>, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; porque eu sou o vosso esposo e vos tomarei, um de cada cidade e dois de cada família, e vos levarei a Sião
Jeremias 18:11 Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Eis que estou forjando mal e formo um plano contra vós outros; convertei-vos <07725>, pois, agora, cada um do seu mau proceder e emendai os vossos caminhos e as vossas ações.
Jeremias 25:5 quando diziam: Convertei-vos <07725> agora, cada um do seu mau caminho e da maldade das suas ações, e habitai na terra que o SENHOR vos deu e a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.
Jeremias 31:18 Bem ouvi que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda não domado; converte-me <07725>, e serei convertido <07725>, porque tu és o SENHOR, meu Deus.
Lamentações 5:21 Converte-nos <07725> a ti, SENHOR, e seremos convertidos <07725>; renova os nossos dias como dantes
Ezequiel 18:21 Mas, se o perverso se converter <07725> de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá; não será morto.
Ezequiel 18:23 Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? —diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta <07725> dos seus caminhos e viva?
A bíblia diz sim que eles devem se converter a Deus! é a mesma palavra utilizada em outros trechos:
2 Co 3:13 E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia.
14 Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido.
15 Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
16 Quando, porém, algum deles se converte (epistrepho) ao Senhor, o véu lhe é retirado.
17 Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Oséias 11:5 Não voltarão para a terra do Egito, mas o assírio será seu rei, porque recusam converter-se.
Marcos 4:12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.
Lucas 1:17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
Tiago 5:19 Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter,
Léxico de Strong: epistrepho
de 1909 e 4762; TDNT-7:722,1093; v
1) transitivamente
1a) retornar para
1a1) para o louvor do verdadeiro Deus
1b) fazer retornar, voltar
1b1) ao amor e obediência a Deus
1b2) ao amor pelas crianças
1b3) ao amor \a sabedoria e retidão
2) intransitivamente
2a) voltar-se para si mesmo
2b) virar-se, volver-se, dar volta
2c) retornar, voltar
Mateus 23:15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?
34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.
36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
37 Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós.
38 ¶ Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vós, porém, fazeis o que vistes em vosso pai.
39 Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão.
40 Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão.
41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus.
42 Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
43 Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.
44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
45 Mas, porque eu digo a verdade, não me credes.
Para saber mais sobre JUDAÍSMO DA UNIDADE VEJA:
http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/search/label/juda%C3%ADsmo%20da%20unidade
Excelente!
ResponderExcluirTodos que atestaram a divindade do tal Jesus eram os padres que formavam a ortodoxia cristã ( base da igreja ),em Nicéia 325 e.c ele foi feito deus ,não existe base para tal dogma nem mesmo á luz do NT ,que apresente o autor deste texto apenas um original ou autógrafo de um livro do NT , manuscritos de constituem de 3 ,4 ou 5 linhas , existem cerca de 5.500 destes , códex não! O mais antigo códex ( sinaiticus ) do século 4 e.c , os manuscritos apenas deram base ao NT , cuja redação se deve á Eusébio que juntou escribas para o desenvolvimento do que hoje se conhece por NT.há documentação e fontes da própria igreja que expõem isso , ora como explicar tantas contradições , erros de genealogia , geografia ,desinformação sobre cultura judaica , textos plagiados da mitologia persa , celta e hindu , inserções , omissão de textos , enxertos e mutilações no NT? O próprio NT dá indícios de adulteração de textos vide 2 Pe 3:16 .
ResponderExcluirrsrs.
ExcluirVc não leu acima??
Citei varios autores do sec. 2 !!
e 2 Pe 3:16 não fala de ADULTERAR TEXTO e sim de interpretar MAL o texto!
A credibilidade textual do NT.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=Hz9rQY6L_Fs&feature=youtube_gdata_player
Video detonado a muito tempo aqui https://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/search/label/inspira%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%ADblica
Excluir