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terça-feira, 13 de setembro de 2022

Religiões orientais, Nova Era (New Age) e Espiritualidade holística



 I- INTRODUÇÃO 
 
As Religiões orientais tem exercido grande influência na sociedade moderna em especial pelo movimento Nova Era, o da Nova Espiritualidade ou Espiritualidade Holística, que difunde as ideologias orientais. Essencialmente as religiões orientais provêm do Hinduísmo [ Budismo, Jainismo, Sikhismo, Hare Krishna] na Índia. A mais antiga religião japonesa é o Xintoísmo. 

Na China desenvolveu-se o Taoísmo e o Confucionismo. Praticamente todas as outras religiões orientais são provenientes das anteriores [Igreja Messiânica Mundial, Seicho-No-Ie, Perfect Libert, etc], muitas religiões ocidentais possuem a ideologia oriental [Ciência Cristã, Racionalismo Cristão, Teosofismo, etc].


O que se denomina aqui de espiritualidade holística aproxima-se ao que Lenoir (2005) define como religiosidade alternativa e holística ao referir-se ao movimento que iniciou no início do século XX com físicos, químicos, biólogos, filósofos e psicólogos, cada qual com suas teorias e contribuições ao movimento de abertura e diálogo entre ciência e religião....

... A religiosidade alternativa holística, está particularmente atenta à reabilitação no campo das ciências humanas, da dimensão mística e mesmo mitológica da realidade humana, em particular da consciência humana74. (LENOIR, 2005, p. 227). 

Torralba (2001, 2001, p. 1) afirma que é complexa a definição e reconhece o movimento espiritual contemporâneo pelo desejo de grupos de pessoas que pretendem dar um novo sentido à vida mediante a experiência que envolva a espiritualidade: “Envolve um conjunto heterogéneo de elementos que expressa muma nova forma de contemplar o universo, de compreender o ser humano e de compreender a relação entre o humano e o divino”75. 

Nesta visão, o mundo é visto como uma rede interconectada e não linear, em que o fim representa o início de um novo ciclo e assim sucessivamente. Início e fim são complementados pelo fio da vida que também não termina quando é constatada a morte do corpo físico. É comum que neste movimento tenha a abertura e inclusão a temas relacionados a elementos que envolvam o conhecimento dos astros, dos anjos, de forças da natureza, entre outros, que de alguma maneira representam a mobilidade vivenciada pelo peregrino na atualidade.

 Uma das críticas deste movimento gira em torno do desenvolvimento de uma ‘espiritualidade egoísta’ (LENOIR, 2005) e outro fator diz respeito ao conceito propagado do termo holístico considerado como uma visão totalitária de vários setores da sociedade, o que caminhava na contramão do que estava em largos passos de evolução que era o desenvolvimento científico e tecnológico da própria modernidade. 

Outra consideração diz respeito ao nível de igualdade em que é equiparado o homem, os animais, minerais e vegetais. Esta visão de equidade pautada no movimento da Psicologia Profunda surge na Nova Era e é desenvolvida nos Estados Unidos oriunda dos pensamentos de Arne Ness, em 1973 (LENOIR, 2005). Nota-se que há uma circulação de pessoas em relação ao campo de experimentação que ocorre nas espiritualidades alternativas com o objetivo de vivenciar atividades que ocorrem, muitas delas, sem análises científicas e com valorização da experimentação por si só. Este movimento aflora a multidiversidade de vivências e um de seus objetivos é promover o resgate da relação do ser humano com a espiritualidade por meio de experiências e aproximações com o Sagrado, com abertura para o reconhecimento de diferentes conceitos e formas de relação com o transcendente. Representa um convite para o diálogo e abertura para a multiculturalidade. Há uma efervescência experimental sem, contudo, aprofundar nas inúmeras práticas ofertadas. Sendo um movimento de raiz plural, não se pretende dar unidade e sim visibilidade às diferentes formas e possibilidades de acesso ao espiritual....

 De acordo com Torralba (2001, p. 5), o Deus dos movimentos espiritualistas contemporâneos não é um Deus trinitário (Pai, Filho e Espírito Santo), mas sim, é representado pelo Cosmos, pela Natureza e na relação com este Deus há aspectos emocionais e não necessariamente racionais. Deus não se revela ao mundo porque Deus é o seu próprio mundo. Deus não abala o homem porque Deus não é uma pessoa. Deus não ama o mundo porque o amor só é possível no ser pessoal. Pelo contrário, Deus é amor e o homem deve descobri-lo através do conhecimento superior, isto é, através da superação do marco das diferenças e da tentativa de captar a unidade subterrânea do Todo....

 O que diferencia a espiritualidade contemporânea em relação à espiritualidade que está imersa nas religiões institucionalizadas? Na raiz de seus fundamentos, não há tradição e isto é um dos fatores que lhe confere uma significativa diferença da categoria de Religião: “Deus não é mais que o símbolo da experiência do próprio eu, em sua profunda unidade” (TORRALBA, 2001, p. 5)....

 Pelo viés da psicologia, o envolvimento com atividades espirituais de cunho psicológico representa uma busca espiritual por meio de terapias e experiências de estados ampliados de consciência que lhes oferecem uma vivência de plenitude com o Divino.

Muitos indivíduos ignoram o conhecimento do passado em nome do futuro e vivem sua busca espiritual com professores exóticos, alguns ocultos e de orientações veladas, representando uma certa forma de narcisismo espiritual. Ocorre também uma confusão entre as várias formas de canalização e uma variedade de oferta de contato com seres de outras realidades, sem nenhuma análise crítica do contexto.A diferença da mística cristã para a mística da espiritualidade contemporânea diz respeito à forma de conexão com o transcendente. Para a mística cristã, a vida espiritual consiste na relação com Deus, por meio da visão da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e ocorre por meio da graça e de relação com os irmãos dentro da comunidade religiosa. Consiste também na conversão ao Pai, por meio do Filho e pela intercessão do Espírito Santo. Para a mística contemporânea da espiritualidade holística, ela se dá de forma vivencial, experimentando vários estados de consciência que permitam a vivência do Deus imanente, em um116 sentimento de comunhão com o universo de forma individualizada e plena. Por meio de técnicas e exercícios, o indivíduo acessa a divindade em seu interior, o que lhe promove uma mudança de consciência da visão de si e da vida e uma conexão ampliada com a realidade que o cerca....


Um dos maiores desafios que seus adeptos enfrentam é se apropriar do reconhecimento da divindade em si mesmo, pois, em sua maioria, não reconhecem um Deus personalizado e externo, mas compreendem que o ser humano traz em si a centelha divina e todo o trabalho consiste em desvelar este potencial em si mesmo e manifestá-lo na vida. Oliveira, Helyda Di. Espiritualidade holística: as contribuições da Universidade Internacional da Paz. 2020. 206 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.




II- CRENÇAS ORIENTAIS 

 A. Deus 
  • Panteísmo- Deus é tudo, tudo é Deus. Deus é visto como uma energia cósmica presente em tudo que existe: cristais, plantas, animais, água, etc.[Hinduísmo, Nova Era, Igreja M. Mundial, etc]. 
  • Deísmo ou Lei Universal- Crença na existência de um Deus impessoal, uma inteligência universal, isto é, Deus é a própria lei que rege o Universo.[Hinduísmo, Nova Era, Budismo, Jainismo, Confucionismo, Taoísmo, Igreja M. Mundial, Perfect Libert, etc] 
  • Politeísmo- crença e adoração de vários deuses.[Hinduísmo, Confucionismo, Xintoísmo, Hare Krishna, Zoroastrismo (Pérsia), etc]. 
  •  Monoteísmo- Crença e adoração de um só Deus. Porém este Deus geralmente é o fundador da religião que após sua morte passa a ser considerado como a encarnação de Deus.[Budismo- Buda, Confucionismo- Confúcio, Jainismo- Mahavira]. O Islamismo por ser proveniente do Cristianismo e do Judaísmo é monoteísta, e o Sikhismo por Ter elementos Islâmicos também é monoteísta. 
  • Sincretismo dos conceitos anteriores- Hinduísmo e Nova Era. 

 B. Pecado
  •  Nenhuma religião oriental admite a ideia de pecar contra um Deus Pessoal, no sentido de ofendê-lo.
  •  Definem pecado como uma ação que agride as Leis da Natureza [matar, fumar, roubar, etc] . 
  • Outras não admitem a ideia da existência de pecado ou doenças, pois “são criações da mente”.[Seicho-No-Ie, Ciência cristã, etc].

 C. Culto 
  • Aos ancestrais [confucionismo, Xintoísmo, Igreja M. Mundial, Hinduísmo, Seicho-No-Ie, etc] 
  • Aos deuses [Hinduísmo, Xintoísmo, etc] 
  • Ao “eu”[Nova Era, Hinduísmo] 

 D. Salvação 
  • Reencarnação sucessiva com acúmulo de carma bom (boas ações).[Hinduísmo, Jainismo, Budismo, Sikhismo, Igreja M. Mundial, Hare Krishna, Seicho-No-Ie, Perfect Libert]. Algumas seitas admitem a idéia de reencarnar em seres inferiores.[rato, macaco, etc.] 

 E. Homem
  •  Algumas falam que ele é essencialmente bom, outras que ele é neutro. 
  • Dizem que o homem tem potencial paranormal. 

 F. Anjos e demônios
 Dizem ser respectivamente: 
  • espíritos humanos evoluídos ou primitivos, 
  • pensamentos bons ou ruins, deuses bons ou ruins. 

 G. Céu e inferno 
  • A maioria não crê num céu cristão, crêem que atingirão o ultimo estado da reencarnação, o Nirvana, seguindo a vereda das boas obras [Dharma] e desapego às coisas terrenas que afasta o homem das leis naturais.

 Observação: A Igreja Messiânica mundial é uma religião japonesa panteísta-deísta fundada em 1947 por Mokiti Okada, que recebeu o título de Meishu-Sama [Senhor da Luz]. 
• Presta culto aos ancestrais. 
• Acredita na reencarnação.
 • São animistas, pois crêem que as plantas, e animais tem espírito e sentimento. 
• Crêem que Jesus Cristo foi um Cristo, mas falhou na sua missão, por isso Meishu- Sama veio a este mundo para trazer os homens de volta às Leis da Natureza. 
• Sua prática principal é o Johrei [purificação do espírito], canalização da Luz de Deus através da palma da mão do ministrante para o recebedor, eliminando as máculas espirituais, ou seja , “voltar-se para o poder do Supremo Deus”. 
• Usam um amuleto Ohikari, que focaliza a Luz de Deus e Meishu- Sama, usam-no no pescoço.
 • Crêem que a doença, o sofrimento são processos purificadores, mas podem ser eliminados pelo Johrei. 
• Seu objetivo final é conduzir a humanidade a uma vida que concorde com a Lei da Natureza, e construir uma nova civilização, alicerçada na verdadeira saúde, na paz e prosperidade, o Paraíso Terrestre.

 III - NOVA ERA
 E um movimento religioso-polítco-filosófico, sincretista, inspirado em conceitos Hinduístas, Taoístas, Budistas, anteriormente citados, e em conceitos egípcios e mesopotâmicos (babilônicos).

 Procura alcançar todos os setores da sociedade, religião, filosofia, medicina, ciência, psicologia, parapsicologia, etc. Como é um movimento amplo, que encontra adeptos de muitas religiões, alguns simpatizantes misturam conceitos da Nova Era com sua religião. 

 A. Evolução cíclica da humanidade
 A filosofia N.E ensina que os signos do zodíaco regem as eras da humanidade, e que progressivamente se chegará a uma N.E de Paz, Liberdade, Fraternidade e Igualdade, pois terá um só governo, uma só religião. Segundo eles estamos na era de Peixes, onde domina o Cristianismo, e as pessoas se apegam às coisas materiais e ignorância espiritual [acerca da divindade humana e das Leis da Natureza], pois o peixe vive nas trevas aquáticas. Acreditam que está chegando a era de aquário que introduzirá a uma N. E ou Novo Mundo ou Nova Ordem Mundial, etc., regida pelo planeta Urano, uma era de paz e prosperidade.

 B. Animismo
 Crença que tudo que existe possui espírito e sentimento, ou que tem energia para trazer bem estar físico- espiritual [mental], por isso fazem uso de cristais, plantas, cromoterapia, etc. Crêem que o próprio planeta Terra é um ser vivo que reage às agressões humanas à ela [terremotos, tempestades, etc.], é chamada de Gaia ou Gea [deusa grega que casou-se com Urano[ que dizem ser o céu] ]. Deles nasceu um filho [Kronos],que ao ser expulso pelo pai cortou-lhe os testículos, tirando-lhe a virilidade. Então daí estabeleceu-se o equilíbrio macho- fêmea, céu-Terra [filosofia Taoísta], divino- humano. 

 C. Doutrina crística e potencial paranormal. 
Crêem que temos a divindade em potencial, isto é, qualquer um pode tornar-se um Cristo como foi o homem Jesus. Dizem que todos tem potencial paranormal. 

 D. Avatar da era de Aquário 

 Crêem que alguns seres ao alcançarem a iluminação[Nirvana],isto é, o último estado da reencarnação, renunciam a este estado e vem na forma humana como um mensageiro [avatar] para ensinar os outros seres humanos à luz. Ensinam que o esperado de todas as religiões é um, mas com diversos nomes como é conhecido por diversas religiões: Judaísmo- Messias ou Cristo, Cristianismo- Jesus Cristo, Hinduísmo- Krishna, etc. Preferem chamá-lo de : Maitreya.. 
Esse conceito é semelhante ao do Grau 32 do Rito Escocês da Maçonaria http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2014/04/maconaria-sob-luz-de-seus-escritos-e.html

 E. Conceito deturpado do pecado
 Pecado é a ignorância das leis da Mãe Natureza. 

 F. Conceito deturpado da queda do homem
 O homem está separado de Deus  (ou o cosmos ou o Brahmam) somente na sua consciência. Por isso recomendam práticas de Yoga, Meditação transcendental, etc. 

 G. Significado deturpado da crucificação 
Dizem que a crucificação nos traz a idéia de paz, de que não devemos reagir quando somos perseguidos. A crucificação representa o desapego às coisas materiais. H. Significado deturpado da ascensão e ressurreição Dizem que a ascensão de Jesus significa a elevação da consciência crística e que a ressurreição de Jesus foi apenas no espírito, simbolizando a reencarnação. 

 IV- REFUTAÇÃO BÍBLICA 
 A. Deus
 • É um ser invisível, imortal. I Tm 6:15-16. 
• É o criador e sustentador do universo através das Leis por Ele criadas [leis físicas, químicas e biológicas], por meio da palavra do seu poder Hb 1:3. Evidentemente algumas vezes age na sua criação fazendo milagres, maravilhas e prodígios, indo além de suas leis predeterminadas Js 10:12-14; Jo 11:39-44, etc. Deus é o criador da matéria, da energia, um ser Onipotente, Onipresente e Onisciente Sl 139:1-10; Sl 91:1. 
• É um ser espiritual Jo 4:24, e não pode ser representado na forma humana, animal ou qualquer que seja Rm 1:23, pois enche o universo Jr 23:23-24, os céus não o podem conter I Rs 8:27. 
• Contudo é um ser Pessoal, pois é dotado de sentimentos, vontade e inteligência. 
• Deus é uno na sua Essência, mas é eternamente existente em três pessoas distintas. ( Ver T. de Jeová e Unicismo). 
• As coisas criadas apenas revelam as habilidades ou atributos de Deus Rm 1:20. 

 B. Homem
 • O primeiro homem foi produto da Criação direta de Deus; mas também diferentes de nós os seus sucessores, pois a reprodução humana é produto das leis biológicas por Ele criadas, com exceção do espírito humano Zc 12:1. Portanto nenhum ser humano é produto da evolução das espécies. 
• Deus criou o ser humano à sua imagem, dotado de intelecto, vontade e sentimento, tendo um espírito, conhecendo a princípio o bem, mas depois o mal pelo pecado Gn 2:17; 3:7,10; com isso todo ser humano passou a ter a imagem de Deus desfigurada. Esta imagem só pode ser restaurada por Jesus Cristo II Co 3:18; Rm 8:29. Portanto todo ser humano tem a natureza pecaminosa Rm 5:12; Tg 1:14-15. • As atividades paranormais são demoníacas 2 Ts 2:9,11-12; Ap 16:14; 19:20; 13:2,12-15;Mt 24:24; Dt 18:9-14; Os 4:12; Ap 21:8; etc. 

 C. Pecado 
• É uma ofensa à Deus Gn 39:9. Entristece à Deus Is 63:10; Ef 4:30, pois é uma transgressão de suas Leis I Jo 3:4.
 • O pecado deve ser confessado à Deus, provando ser uma ofensa à Ele I Jo1:9; Sl 32:5, etc. 
 • O pecado nos separa de Deus e abre portas para Satanás agir Is 59:1-2; I Pe 5:8; Ef 4:27. 

 D. Jesus Cristo 
• É o próprio Criador Jo 1: 1,2,18; 5:18; 20:28; Cl 1:15-16; Ap 22:13, etc. 
• É o caminho, a verdade e a vida Jo 14:6.
 • Todos os “Cristos” que vieram antes dele são ladrões e salteadores Jo10:8 e os que viriam depois são falsos Cristos e falsos profetas ( Maomé, Baha Alah [Bahaísmo] ).Mt 24:24-26.
 • Ressuscitou no corpo 

 E. Signos do zodíaco 
• De acordo com a ciência a posição dos astros, especialmente a lua, influenciam nas estações, na maré e outras coisas, de acordo com as forças gravitacionais. 

Não há nenhuma influência mística sobre a vida das pessoas Gn 1:14. Ler Is 47:13-14; Dt 18:9-14; 4:19; 2 Rs 21:6; Os 4:12; Ap 21:8. Os efeitos “astrológicos” devem-se às expectativas e familiaridades da pessoa com as características de seu signo zodiacal. A Astrologia vem da Babilônia, onde se cria que os planetas eram deuses que controlavam a vida das pessoas. 

 F. Salvação, anjos e demônios 
A Bíblia denomina os espíritos que se incorporam em homens ou animais como sendo demônios [espíritos imundos, malignos ou demoníacos, ou ainda anjos do diabo] Lc 4:33; 8:2,29; Ap 14:6; Mt 25:41 os quais são enganadores I Tm 4:1.

 Os demônios eram originalmente anjos de Deus, que através do uso de seu livre arbítrio se rebelaram contra a autoridade de Deus seguindo as idéias de um querubim[categoria especial de anjos] o qual era arcanjo [anjo chefe], seu nome foi Lúcifer [o portador da luz]. Devido a esta rebelião perderam a posição que tinham no terceiro céu Is 14:12-14; Ez 28:13-16; Ap 12:3-4. 

Alguns destes foram presos no tartaroo ,que foi traduzido por inferno em II Pe 2:4, ver Jd 1:6. 


Porém os outros foram presos e se encontram nas regiões celestiais Ef 2:2; 6:12 de onde planejam seus ataques destruidores contra os habitantes da Terra.  Estes seres não tem perdão pois viviam face a face com Deus, tendo perfeito conhecimento a Seu respeito, por si mesmos se rebelaram. O homem tendo conhecimento progressivo foi tentado pelo diabo Gn 3:12-13. Os demônios serão julgados pelos homens I Co 6:3 e por punição de suas obras jogados no lugar de tormento sem fim Ap 20:10. 

Os demônios para serem adorados, servidos pelos homens se autonomeiam de modo a serem identificados pelos homens, muitas vezes imitam traços psicológicos e expressões corporais de humanos, para enganar seus ouvintes. Jo 8:44; Ap 20:10; I Tm 4:1; II Co 11:14


G -Reencarnação
  •  Crença antiga com raízes babilônicas e no Hinduísmo, que se espalhou por todo o mundo através de diversas religiões[Budismo, Sikhismo, Hare-krishina, Igreja Messiânica Mundial, Seicho-no-ie, Teosofismo, Perfect Libert, etc]. Ensina que os espíritos evoluem ou se purificam através de sucessivas encarnações em um invólucro temporário que no caso do Espiritismo é o corpo humano; a Terra é o lugar de expiação. Baseado em Jo 14:2 acreditam que os espíritos podem reencarnar em outros planetas como ensina Alan Kardec pai do Kardecismo [daí a crença em seres extra-terrestres]. AK diz que os judeus conheciam a reencarnação pelo nome de ressurreição. A. A palavra ressurreição vem de uma palavra grega que significa levantar, se refere a levantar no mesmo corpo Jo 11:17-44; 20:27; Dn 12:2; Mt 27:52. B. Hb 9:27 e Jó 7:9-10 diz que o homem só morre uma vez. C. O malfeitor crucificado não reencarnou para ser salvo Lc 23:39-42. D. A reencarnação anularia o sacrifício expiatório de Jesus Cristo caso existisse Jo 14:6; Rm 5:6-11. Além disso o espírito é criado dentro do homem Zc 12:1. E. João Batista não era Elias reencarnado como afirma AK, Mt 17:10-13: 
  •  João negou ser Elias Jo1:21. 
  •  Elias não morreu II Rs 2:5,11, assim como Enoque Hb11:5 pois ambos foram arrebatados, como será a Igreja. I Ts 4:17; Jo 14:1-4.
  •  João Batista veio “no poder e espírito de Elias” Lc 1:17, no sentido de ter a mesma unção do Espírito que estava sobre Elias, compare com II Rs 2:9. F. O evento da transfiguração Lc 9:28-36 não prova a reencarnação nem mesmo a comunicação dos espíritos dos falecidos com os vivos.
  •  Moisés e Elias aparecem em “glória” Lc 9:31 compare c/ I Co15:50,51; Fl 3:21, isto é próprio de corpos transformados. Pois “carne e sangue não podem herdar o reino de Deus” I Co 15:50-51. Moisés morreu , mas como apareceu em glória foi provavelmente ressuscitado, pois ninguém sairia do Hades[na parte dos justos] a não ser por ressurreição Lc 16:31.
  •  Moisés e Elias apareceram nesta ocasião por vontade direta e exclusiva de Deus, eram os representantes da Lei e dos Profetas[Antigo Testamento] respectivamente; apareceram no monte para falar a respeito da morte de Cristo. 
Obs* Muitas vezes em terapias de Regressão, o paciente relata ser uma reencarnação de uma outra pessoa no passado. Segundo os psicólogos e hipnólogos, no estado hipnótico, a pessoa fica totalmente sujeita à sujestão do hipnólogo , além do que o subconsciente aflorado pode ser delirante e imaginativo. Assim uma pessoa submetida à regressão, caso creia na reencaranação, poderá criar estórias de vidas passadas, e caso não creia facilmente poderá ser influenciada pelo hipnólogo. Não nego a hipótese de que nessas cessões haja casos de possessão demoníaca, visto que grande parte das pessoas que se submetem às terapias de vidas passadas tem envolvimento com espíritos. 


H. Mensageiro da era de aquário 
 • Provavelmente será o anticristo. Ap 17:1-16  2 Ts2:2-11; Ap 13:1-10. http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2016/07/que-e-o-anticristo-de-onde-vem-o.html

 V-CONCLUSÃO 
 As seitas orientais e a ideologia N. E contradizem a ciência no que diz respeito à muitas de suas doutrinas e contradizem a Bíblia. Evidentemente algumas misturam misticismo e ciência, como por exemplo a acupuntura[ que apresenta evidências científicas].

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Governo Bíblico da Igreja- presbíteros ou bispos e diáconos e dons

 




1-Presbíteros/Bispos


1- Não devem ser julgados sem testemunhas

1 Timóteo 5:19  Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.

2- Presbíteros podem ser apóstolos (missionários) ou simplesmente presbíteros locais
1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:

2 João 1:1  O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
3 João 1:1  O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.

Para um estudo exaustivo sobre os Apóstolos click


4-Os presbíteros locais, em cada igreja, eram separados ao ministério por presbíteros missionários (apóstolos)
Atos 14:14  Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando:

Atos 14:23  E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

Atos 15:2  Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que esses dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a esta questão.


5- O socorro aos necessitados era  coordenado pelos presbíteros
At 11:29  Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia;
30  o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo.

6- As decisões locais eram tomadas pelos presbíteros apóstolos (missionários), presbíteros locais e pela igreja

Atos 15:4  Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles.
Atos 15:6  Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão.
Atos 15:22  Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos,
Atos 15:23  escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, {Antioquia: capital da Síria} Síria e Cilícia, saudações.
Atos 16:4  Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos, para que as observassem, as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém.
Atos 21:18  No dia seguinte, Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram.

7- Presbíteros eram o mesmo que bispo 

Atos 20:17  De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.
28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

Tt 1:5 ¶ Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:
6 ¶ alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.

Filipenses 1:1  Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos

1 Tm 3:1 ¶ Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado (bispado), excelente obra almeja.
2  É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3  não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;
4  e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito
5  (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);
6  não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
7  Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.
8 ¶ Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,
9  conservando o mistério da fé com a consciência limpa.
10  Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.
11  Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.
12  O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.
13  Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.


8- Os presbíteros pastoreavam
Atos 20:17  De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.
28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue

9- Os presbíteros dedicados devem ser dignos de duplicada honra
1 Timóteo 5:17  Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.


10- Os presbíteros presidem
1 Timóteo 5:17  Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.
1 Ts 5:12  Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;


11- Os presbíteros dedicam ao ensino da Palavra de Deus
1 Timóteo 5:17  Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.

12- Os presbíteros tem qualidades morais
Tt 1:5 Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:
6 ¶ alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.
7  Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;
8  antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si,
9  apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.
10  Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.
11  É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.

13- Os presbíteros devem dominar as escrituras e saber responder os contradizentes
Tt 1:5 ¶ Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:
6 ¶ alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.
7  Porque é indispensável que bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;
8  antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si,
9  apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.
10  Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.
11  É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.


14- Os presbíteros devem orar pelos enfermos
Tiago 5:14  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.
1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:

15- Os presbíteros missionários e locais eram separados ao ministério mediante imposição das mãos dos presbítereos
1 Timóteo 4:14  Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
2 Timóteo 1:6  Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.


2- Diáconos

Eram os auxiliares dos presbíteros, os quais dedicavam da questão social/material da igreja, embora alguns deles dedicavam á evangelização, como era o caso de Filipe e Estevão

At 1 ¶ Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.
2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.
3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;
4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
6  Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
7  Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.
8 ¶ Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

At 8:5  Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.
6  As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.
7  Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.


3-Cooperadores

Termo genérico que se referia a apóstolos, presbíteros locais, missionários e diáconos ou mensageiros como Epafrodito.

Tito e Timóteo eram apóstolos http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2022/05/nao-sao-apenas-14-apostolos-na-biblia.html

Romanos 16:9 Saudai Urbano, que é nosso cooperador em Cristo, e também meu amado Estáquis.
Romanos 16:21 Saúda-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.
1 Coríntios 9:23 Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
1 Coríntios 16:16 que também vos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro.
2 Coríntios 8:23 Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das igrejas e glória de Cristo.
Filipenses 2:25 Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades;
Filipenses 4:3  A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
Filemon 1:24  Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.



3- Diferença entre dom ministerial,  ofício e dons de manifestação
Felipe era um diácono com dom ministerial de evangelista,. Da mesma forma Estevão. (ver DIACONOS)

 Além disso tinha vários dons de manifestaçaõ como operação de maravilhas e dons de curar:

At 6:3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;
4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia
6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos
8 ¶ Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9  Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estêvão;
10  e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.


Atos 21:8 No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele


At 8:5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.
6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia,
7 pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
8 E havia grande alegria naquela cidade.


Pedro e João tinham dom ministerial de apóstolo (missionário) e eram presbíteros: 
1 Pedro 5:1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:
2 João 1:1 O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
3 João 1:1 O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.

Pedro, João, Paulo e outros tinham vários dons como linguas, profecia, cura, milhagres, discernimento de espírito, etc. At 2, 1 Co 14.

Qualquer cristão pode ter dons de manifestação 1Co 12 que são 9.
  • línguas
  • interpretação
  • profecia
  • palavra do conhecimento
  • palavra da sabedoria
  • discernimento de epíritos
  • cura
  • maravilhas
Todo cristão tem pelo menos um dom ministerial:

1 Pedro 4:10  Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Rm 12:3  Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4  Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
5  assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
6  tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
7  se ministério [diakonia, serviço], dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
8  ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.

1 Co 12:28  A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
29  Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?


  • evangelista, 
  • mestre / 
  • pastor, 
  • apóstolo (missionario), 
  • profeta,
  •  socorro
  • governo
  • presidencia
  • exortação
  • misericordia
  • etc.






4- Cada igreja tinha um ou mais presbíteros:

Atos 14:23  E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.


Atos 16:4  Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos, para que as observassem, as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém.

Atos 20:17  De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.

Tito 1:5  Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:

Tiago 5:14  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:
2  pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;

Considerações Finais

Presbíteros eram líderes, oficialmente reconhecidos (At 14.23; Tt 1.5; Fp 1.1)

Ordenados pelas igrejas pela imposição de mãos (1 Tm 5.22; cf. 1 Tm 4.14; At 13.1-3)

Dedicavam a estudo e exposição da Palavra (1 Tm 5.17)

Governavam a igreja (1 Tm 5.17; cf. 1 Tm 3.4-5; Hb 13,7,17; At 20.28; 1 Pe 5.1-4)

Ordenar outros presbíteros (Tt 1.5; 1 Tm 3.1ss; 5.22).



sábado, 6 de agosto de 2022

Maçonaria- posição da Igreja Presbiteriana do Brasil





 "SC-IPB-2006 Doc. CIV – 

Quanto aos Docs. 06, 07 e 08 – SUBSTITUTIVO – O SC/IPB –2006 


Quanto ao documento 06 - do Presbitério de Montes Claros, solicitando se

mantenha a decisão SC-IPB 2002 CXCVIII sobre a maçonaria; 

07 – proposta do Presbitério de São Vicente para que o Centro Presbiteriano de Pós-graduação

Andrew Jumper proceda avaliação e apresente parecer sobre a questão maçônica;

08 – relatório da Comissão Permanente para estudos da mesma matéria;


Considerando que, 


1. Não obstante a maçonaria não seja uma religião de direito conforme a constituição maçônica, é uma religião de fato, segundo dois terços de seus mais ilustres expositores; 


2. O Grande Arquiteto do Universo é uma divindade vaga como um rótulo em branco onde você pode preencher com Jeová, Alá, Shiva, etc; por isso não pode aplicar-se ao Deus Soberano, Triúno e Santo.


 3. Jesus, nosso Redentor, não é o mediador segundo a doutrina maçônica, pois todas as orações

feitas na loja não são endereçadas a Deus por meio de Jesus. 


4. A salvação na maçonaria é obtida pelas obras, uma vez que os maçons são aperfeiçoados pela

prática de ensinos filosóficos dessa vetusta instituição. Assim os maçons são aperfeiçoados pelos seus esforços e entram no céu por serem bons maçons e não mediante a obra redentora de Cristo. 


5. A esperança da vida futura não é baseada na obra expiatória de Cristo, conseqüentemente o maçom entra na bem-aventurança eterna, na loja celeste, mesmo sendo um idólatra ou espírita conquanto que seja um bom maçom. 


6. A unidade cristã é ferida, uma vez que crentes em Cristo entram em profunda comunhão iniciática com aqueles que negam o santo Evangelho de Cristo, contrariando assim o que preceitua a Segunda Epístola aos Coríntios 6:14-18. 


7. A Bíblia é usada contra a própria Bíblia nos rituais maçônicos pois não passa de uma mera peça ou símbolo sem jamais ser considerada como regra de fé e prática. Exemplo disso é o uso do Salmo 133 para enfatizar a união dos irmãos maçons mesmo quando essa união é feita de crentes, idólatras e até feiticeiros. 


8. Há ritos iniciáticos que ferem a consciência cristã, quando crentes dizem vir das trevas para a luz, fazendo promessas temerárias diante daquele a quem chamam “venerável”. 


9.A participação dos irmãos em Cristo na Maçonaria tem sido motivo de escândalo e tropeço para muitos neófitos. 


10. Por amor ao Senhor da Igreja e sua Noiva todos os crentes devem renunciar a tudo aquilo que seja estorvo para si e para os outros uma vez que a base da ética cristã é o amor. 


O Supremo Concílio RESOLVE: 


1. Afimar a incompatibilidade entre algumas doutrinas maçônicas, como as retromencionadas, com a fé cristã.


 2. Determinar a não recepção de membros à comunhão da Igreja de pessoas oriundas da maçonaria, sem que antes elas renunciem à confraria. 


3. Não eleger nem ordenar ao oficialato da Igreja aqueles que ainda estão integrados na maçonaria.  


4. Orientar com mansidão e amor aos irmãos maçons a, por amor a Cristo e sua Igreja, deixarem a maçonaria. 


5. Tratar com o máximo amor e respeito aqueles que ainda estão na maçonaria para que seu desligamento seja feito pelo esclarecimento do Espírito mais do que por coerção ou constrangimento. 

Sala das Sessões, 21/07/2006."



Para maiores detalhes acesse

Citações de escritos maçons.

http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2014/04/maconaria-sob-luz-de-seus-escritos-e.html


Falsa lenda do Baphomet

https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2016/07/a-falsa-lenda-do-baphomet-na-maconaria.html


Falsa lenda da Nota de um dólar e maçonaria

http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2015/07/o-mito-da-relacao-da-nota-de-um-dollar.html

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Análise do julgamento da Igreja Presbiteriana sobre a Congregação Cristã no Brasil ser uma seita.

 





Em julho de 2022 o Supremo Concilio da Igreja Presbiteriana do Brasil decidiu:

"Não reconhecer a CCB como Igreja genuinamente evangélica devido a identificação nesta de características peculiares a seitascompreensão equivocada sobre as Escrituras Sagradas, sobre a natureza dos sacramentos, especificamente o batismo, sobre cristologia, e exclusivismo." 


Segue abaixo em preto o parecer e em vermelho e azul as devidas considerações 

__________________________________________________________________________________

Consulta sobre Posicionamento da IPB quanto a Congregação Cristã no Brasil.

julho de 2022.


Considerando:

 1. A data de fundação da Congregação Cristã do Brasil (CCB) em julho de 1910, sem ligações com projetos missionários internacionais, e o fato da CCB não se reconhecer oficialmente como uma denominação pentecostal, mesmo que marcada pela presença em seus raros documentos, da glossolalia como evidência do recebimento do Espírito Santo e, portanto, pertinente a consulta sobre o posicionamento da IPB sobre a CCB. 

Resposta:

A CCB ainda que não tenha usado o termo pentecostal no seu site ela se identifica como tal por meio dos pontos de doutrina, este estão também nos hinários desta denominação:

"7 Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (Atos, 2:4; 10:45-47; 19:6)"

2. A forte presença da CCB no Estado de São Paulo, e em outros lugares do Brasil, bem como na América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e África. 

3. Que a CCB afirma em seu site oficial que "não faz qualquer tipo de propaganda de sua doutrina, nem se utiliza de qualquer meio de divulgação pública de seus princípios de fé. Quem tiver interesse espiritual de conhecer sua doutrina deverá frequentar seus cultos em qualquer de suas igrejas", o que gera certa dificuldade para levantamento de dados. 

Resposta:

A doutrina da CCB no Brasil está exposta no site oficial da mesma, de forma concisa https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/institucional/doutrina

Neste site também tem as reuniões das Assembléias. http://www.ccbhinos.com.br/topicos-de-ensinamentos-congregacao-ccb/ensinamentos.html

Faltou , como veremos abaixo, pesquisar melhor.


4. Que o modelo implementado pelo seu fundador, Louis Francescon, busca ser seguido ainda hoje; entretanto, passou por inegáveis e importantes modificações, a exemplo do próprio Estatuto, mormente nos Pontos de Doutrina, essencialmente na compreensão e aceitação da Bíblia, ponto que sofreu a seguinte modificação: Em 1980 dizia "1. Nós cremos na inteira Bíblia e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou DEla diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim., 3:16,17; Rom., 1:16)" e em 1995 recebeu nova redação a qual foi ratificada novamente em 2004, restando assim a nova: 

"I - Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou dEla diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim. 3:16-17; Rom. 1:16).", alteração essa que muda radicalmente o seu posicionamento inicial por submeter a autoridade da Escritura a avaliação e interpretação autoritativa humana; Louis foi dissidente da Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago (IPIC), onde também se casou em 1885; Lá ele apresentou dificuldades com o batismo por aspersão ministrado pela IPIC. 

Resposta:

O termo "contendo" nessa declaração, por si, é insuficiente para dizer que a Bíblia não foi inspirada por completo ou que ela apresenta erros. 

Para citar o exemplo vejamos o dicionário Michaelis eletrônico:

"conter

1 Ter ou comportar em si; encerrar(-se), incluir(-se), reunir(-se): O dicionário contém mais de 200 mil verbetes. Não é no dinheiro que se contém a felicidade."


Neste exemplo observa-se que o termo contém se refere ao CONTEÚDO do dicionário e não à partes do dicionário.

No caso acima ao dizer que creem  na inteira Bíblia sagrada elimina a posição de que partes da Bíblia devem ser descridas, obviamente.

Isso fica evidente nesse trecho da Assembleia de 2013 , portanto posterior a data citada pelo Concilio Presbiteriano:


* 13. LEITURA DA BÍBLIA

A irmandade deve possuir a sua Bíblia e hinário, levando-os ao culto. É necessário que todos os irmãos dediquem-se à leitura da Bíblia a fim de conhecer a vontade de Deus, pois ela é a Sua Santa Palavra. O apóstolo Paulo falou a Timóteo “persiste em ler” ( I – Tim. 4:13), e o Senhor Jesus disse aos Saduceus: “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. (Mat. 22:29). 78ª ASSEMBLÉIA – 2013

O uso do verbo conter é  uma maneira popular, não teológica, de se expressar o qual já ouvi várias vezes, para dizer por exemplo, que as falas de Satanás não  devem ser obedecidas, como outras partes da bíblia, ou que os erros de personagens não devem ser imitados. Por isso alguns usam o termo a Bíblia contém a Palavra de Deus, mesmo crendo que ela foi inspirada. 

Esse termo, porém, pode levar a confusões, como foi o caso agora, porque há pessoas que creem que a partes da Bíblia não foi inspirada e que ela contem erros. Da mesma forma há pessoas que ao ouvirem que a inspiração é Verbal acham que isso significa que ela foi ditada:

Norman Geilsler ensina que  a inspiração diz respeito ao registro da Bíblia, o qual foi isento de erros, mas não signfica que tudo que está escrito deve ser obedecido ou que não há registro de erros, ou seja,  registro de ações que não devem ser imitadas:


Teólogos ortodoxos ao longo dos séculos vêm ensinando, todos de comum acordo, que a Bíblia foi inspirada verbalmente, i.e., é o registro escrito por inspiração de Deus. ..

Ao surgir o idealismo germânico e a crítica da Bíblia (v. cap. 14), surgiu também uma nova visão evoluída da inspiração bíblica, a par do modernismo ou liberalismo teológico. Opondo-se à opinião ortodoxa tradicional de que a Bíblia é a Palavra de Deus, os modernistas ensinam que a Bíblia meramente contém a Palavra de Deus. Certas partes dela são divinas, expressam a verdade, mas outras são obviamente humanas e apresentam erros. Tais autores acham que a Bíblia foi vítima de sua época, exatamente como acontece a quaisquer outros livros. Afirmam que ela teria incorporado muito das lendas, dos mitos e das falsas crenças relacionadas à ciência. Sustentam então que, pelo fato de esses elementos não terem sido inspirados por Deus, devem ser rejeitados pelos homens iluminados de hoje; tais erros seriam resquícios de uma mentalidade primitiva indigna de fazer parte do credo cristão. Só as verdades divinas, entremeadas nessa mistura de ignorância antiga e erro grosseiro, é que de facto teriam sido inspiradas por Deus...


 ... nem tudo que está na Bíblia ficou isento de erro. Por exemplo, as Escrituras contêm o relato de muitos atos maus, pecaminosos, mas de modo algum a Bíblia os elogia; tampouco os recomenda. Ao contrário, condena essas práticas malignas. A Bíblia chega a narrar algumas das mentiras de Satanás (e.g., Gn 3.4). Portanto, a simples existência dessa narração não significa que a Bíblia ensine serem verdadeiras essas mentiras. A única coisa que a inspiração divina garante aqui é que se trata de um registro verdadeiro de uma mentira satânica, de uma perversidade real de Satanás.

...De fato, a Bíblia registra muitas coisas que ela de modo algum recomenda, como a asserção: "Não há Deus" (Sl 14.1). Em todas as passagens, o que a Bíblia está declarando deve ser estudado com cuidado, a fim de se apurar o que ela está ensinando na verdade. Só o que a Bíblia ensina é que é inspirado, e não todas as palavras relacionadas a todo o seu conteúdo." Introdução Bíblica. Norman Geilser. Editora Vida


Outros documentos da CCB demonstram que o sentido é que o conteúdo total da Bíblia é a palavra de Deus:


24. LEITURA DA BÍBLIA SAGRADA

Pela leitura da Bíblia Sagrada vem o conhecimento para a salvação, pois nela está contida a

Palavra de Deus. Porém, a falta de conhecimento pode levar ao erro. Por isso quando o Senhor Jesus foi interrogado pelos saduceus sobre a ressurreição, respondeu-lhes: “...Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22:29). O conhecimento das Escrituras não deve ser confundido com o que Paulo disse em II Coríntios 3:6 “... novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, e o espírito vivifica”. Paulo não se referia ao conhecimento especifico da lei, mas à obediência da lei do antigo testamento, pois em Romanos 3:20 está escrito: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”; e no verso 28 diz: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”. Assim, é dever de todos a leitura e meditação dos textos contidos na Escritura Sagrada, principalmente no Novo Testamento. Reunião Geral dos Ensinamentos -82ª ASSEMBLÉIA 

*10 - DOUTRINA - ADÃO, O PRIMEIRO HOMEM Alguns irmãos não conhecendo bem as Escrituras, entendem que antes de Adão havia homens na terra. Nós porém, que cremos e aceitamos a Bíblia Sagrada como contendo a infalível Palavra de Deus, temos que nos ater ao que está escrito. No capítulo 2, verso 4, do livro de Gênesis vem dito: “Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra”. Também está escrito que Eva foi a mãe de todos os viventes. 67ª ASSEMBLÉIA - 2002 -


5. Que a postura de Francescon relativa ao batismo fez com que ele e um grupo pessoas saíssem da IPIC e, a partir daí, tivessem contato com o movimento Pentecostal nos EUA, apegando-se a glossolalia como forma identificar o recebimento da bênção do Espírito Santo na vida do crente. Francescon chegou ao Brasil em 12 de março de 1910. 


6. Que, ao que parece, na CCB não se fazem cultos ao ar livre e pregações em locais públicos; que a mídia eletrônica é proibida; e que não são permitidas campanhas evangelísticas nem impressão e distribuição de folhetos. 

Resposta:

A CCB utiliza de cultos On line e tem canais oficiais de transmissão    https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/online


7. Que há testemunhos espontâneos por meio dos membros; e que a pregação não é preparada com antecedência pois espera-se que seja inspirada pelo Espírito Santo. 


8. Que há contradição entre o que ensina o art. 19 do estatuto da CCB quando afirma que a denominação "é constituída por uma comunidade que aceita toda a Bíblia Sagrada, na qual está contida a infalível Palavra de Deus, estando devotada a Jesus Cristo, Autor e Consumador da Fé, fundada na Doutrina Apostólica", mesmo afirmando em seus Pontos de Doutrina, que "Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-La como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d'Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" (grifos nossos). Essas afirmações conflitantes interpretadas à luz das decisões exaradas em seus "Tópicos de ensinamento" em diversas Assembleias anuais demonstram, no mínimo, a consideração quanto a precedência da interpretação humana sobre a própria palavra revelada; assim, a Bíblia não deve ser estudada, como ensinado, por exemplo, nos TÓPICOS - 36ª ASSEMBLÉIA DE 05 A 09 DE ABRIL DE 1971 "46 - NÃO DEVEMOS PREGAR CONTRA O ESTUDO - Há servos que interpretam como uma proibição de estudo a parte da palavra que diz: "e o muito estudar enfado é da carne." - NÃO É PROIBIDO ESTUDAR. Nesta reunião é dado esclarecimento a todos: O QUE NÃO PODEMOS FAZER É ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS. Quanto a estudar para ampliar os conhecimentos na parte material, em nossa profissão ou outras atividades, é coisa boa e proveitosa. Quem tem oportunidade de estudar, deve aproveitá-la. Atualmente, com o grande desenvolvimento de nossa Nação, o estudo tornou-se indispensável, tanto para a obtenção de colocações como para mantê-las e conservá-las. Portanto, que ninguém pregue contra o estudo. Deixemos a nossa mocidade e a irmandade em geral livre nesta parte. Mesmo que o irmão que estuda seja músico e falte nos cultos os dias da semana. Não o impeçamos de estudar. O que temos a fazer é aconselhá-lo a guardar-se no temor de Deus, não perdendo os cultos em dias em que não há aula. Quanto ao estudo de advocacia, não é conveniente para os irmãos do ministério.", e uma vez interpretada à mercê do que "prega", não pode ser questionada "TÓPICOS DE ENSINAMENTOS - REUNIÕES DE 1948 - AOS CRENTES - A palavra de Deus ensinada à Sua Igreja não é para ser discutida, porém obedecida; só assim se honra ao Senhor." Assim sendo, temos por clara a admissão de outra fonte de autoridade que não a Palavra de Deus e que, por conseguinte, a ela sobrepuja.

Resposta:

A CCB não estimula o ensino formal teológico, mas a leitura sim:

24. LEITURA DA BÍBLIA SAGRADA
Pela leitura da Bíblia Sagrada vem o conhecimento para a salvação, pois nela está contida a
Palavra de Deus. Porém, a falta de conhecimento pode levar ao erro. Por isso quando o Senhor Jesus foi interrogado pelos saduceus sobre a ressurreição, respondeu-lhes: “...Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22:29). O conhecimento das Escrituras não deve ser confundido com o que Paulo disse em II Coríntios 3:6 “... novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, e o espírito vivifica”. Paulo não se referia ao conhecimento especifico da lei, mas à obediência da lei do antigo testamento, pois em Romanos 3:20 está escrito: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”; e no verso 28 diz: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”. Assim, é dever de todos a leitura e meditação dos textos contidos na Escritura Sagrada, principalmente no Novo Testamento. REUNIÃO GERAL ANUAL DE ENSINAMENTOS -82ª A S S E M B L É I A



3 - EXORTAR A IRMANDADE A LER A BIBLIA SAGRADA

A irmandade deve ser ensinada e incentivada a ler as Escrituras Sagradas. Há irmãos que nunca lêem a Biblia, não têm qualquer conhecimento do seu conteúdo. O apóstolo São Paulo falou a Timóteo “persiste em ler" (I Tim., cap. 4, v" 13). 67ª Assembleia 2002

 


* 13. LEITURA DA BÍBLIA
A irmandade deve possuir a sua Bíblia e hinário, levando-os ao culto. É necessário que todos os irmãos dediquem-se à leitura da Bíblia a fim de conhecer a vontade de Deus, pois ela é a Sua Santa Palavra. O apóstolo Paulo falou a Timóteo “persiste em ler” ( I – Tim. 4:13), e o Senhor Jesus disse aos Saduceus: “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. (Mat. 22:29). 78ª ASSEMBLÉIA – 2013

9. Que as afirmações teológicas nos Pontos de Doutrina da CCB podem inicialmente aparentar não conter heresias doutrinárias, mas que, no mesmo documento há uma informação relativa ao batismo, que é muito estranha, a saber, que a CCB batiza seus membros "em nome de Jesus" e em "nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Desta forma, Jesus não seria essencialmente o "Filho", rompendo com a doutrina ortodoxa da união das duas naturezas de Cristo em uma só pessoa conforme definida no Concílio de Calcedônia (ano 451 d.C.). 

Resposta:

O Superemo Concílio agiu de forma desatenta, pois o  ponto de Doutrina 3 diz:

 Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Lucas, 1:27,35; João, 1:14; I Pedro, 3:18)  https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/institucional/doutrina acessso em 03/08/2022

Ainda no documento citado pelo Supremo Concílio (tópicos REUNIÃO GERAL ANUAL DE ENSINAMENTOS 86ª ASSEMBLEIA - 2022 - RESUMO DE ENSINAMENTOS disponível em https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/circular/topicos diz:

NATUREZA DE CRISTO - Referência ao Itens 2 e 3 dos Pontos de Doutrina
A natureza humana de Jesus, gerada no ventre de Maria, é claramente distinta da natureza divina do Deus filho, segunda pessoa (I João 5, 20) da trindade santa (Item 2 dos Pontos de Doutrina) que Nele tomou corpo. O Senhor, tomando natureza humana, com o objetivo de ser o representante dos que Nele crerem para a remissão dos pecados, na sua condição de homem, era inferior a Deus. Contudo, em sua natureza divina, sendo o Verbo eterno, jamais deixou de ser Deus (João 20,21 e I João 5,20). Jesus Cristo tornou-se, ao mesmo tempo, Deus filho - eterno e incriado - e o homem nascido em Belém da Judéia. Por conseguinte, ainda que Ele tenha assumido a natureza de homem (João 13,31), conserva para sempre - e inquestionavelmente inalterada - a sua natureza de Deus, intercedendo pela Igreja na glória celeste.

Conclusão:

A CCB não nega a doutrina ortodoxa das duas naturezas de Cristo.

 

 10. Que o presbitério consulente afirma em sua consulta ser a CCB um grupo exclusivista, baseando-se para tal no preâmbulo da obra Histórico da Obra de Deus revelada pelo Espírito Santo no Século passado (HOD), p.47 e no artigo 8º do Estatuto da CCB, ainda que esses textos, por não serem claros, e sejam passiveis de outros entendimentos; entretanto, há que se considerar a "Doutrina do Batismo" exarada nos "TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 28 A 31 DE MARÇO E 1° DE ABRIL DE 1961

" que nos seus termos diz: Doutrina do Batismo - "Quando se vai batizar, sendo o servo de Deus um mandado do Senhor, para cumprir o mandamento deve usar as palavras "Em Nome do Senhor Jesus te batizo Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" tudo conforme se encontra em S. Mateus XXVIII, vs. 19 e Atos II, vs. 38. Pois o sacramento que está cumprindo é um mandamento do Senhor Jesus. Sempre temos considerado que todos sejam batizados segundo o Senhor nos tem feito claro desde o princípio desta Obra. O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos irmãos aqueles que se batizam entre nós. Na obra de Deus não temos parentes nem amigos, todos somos iguais e quem não está na doutrina não é considerado como irmão nem tem liberdade nos cultos." (grifo nosso), bem como nos TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 28 A 31 DE MARÇO E 1° DE ABRIL DE 1961 "- FREQUENTAR SEITAS - Tem existido no meio da irmandade irmãos que não se satisfazendo, aliás, acham talvez, que o que o Senhor envia pelo Espírito Santo nas congregações não é suficiente para saciar suas almas buscando assim ser alimentados pela sabedoria humana, freqüentando seitas onde predomina o saber e a ambição do homem. Até no espiritismo tem ido irmãos nossos; aquele que iluminado pelo Espírito Santo deve saber discernir a moeda falsa da verdadeira. Sabemos por quem somos guiados e quem opera em nosso meio; todavia, não é possível ser admitido que nossos irmãos freqüentando seitas e denominações extranhas a nossa fé possam ser considerados nascidos da água e do espírito como um fiel que tem aceito o Senhor nosso Jesus Cristo como o seu único e Pessoal Salvador. Assim devem tais irmãos serem exortados com veemência e, si porventura não renunciarem a tais habitos, não serão mais considerados como irmãos e impedidos assim da comunhão da Igreja. Existem irmãos que tem em si o desejo de ser pregadores, não possuindo para tal o Dom de Deus, em casos tais alguns tem ido para seitas onde lhe dão a liberdade desejada. Devemos nos guardar desses espíritos de ambição e inveja pois mais tarde ou mais cedo o Senhor esclarece o que se encontra no coração daquela pessoa." Tais resoluções demonstram o que podemos certamente considerar como exclusivismo, posto que por "liberdade nos cultos" pode-se claramente se reconhecer como a participação na comunhão, o que é vedado até a membros de outras denominações cristãs, mesmo em comunhão com suas Igrejas, e até mesmo aos que tenham sido batizados em nome do Senhor Jesus e por imersão nas suas denominações, bem como a prevista exclusão da irmandade em caso de insistência na frequência em outras denominações. Tais práticas certamente demonstram o caráter exclusivista da CCB.

Resposta:

1- O Supremo Concilio, tal qual dito no topico 4 acima, diz : "Que o modelo implementado pelo seu fundador, Louis Francescon, busca ser seguido ainda hoje; entretanto, passou por inegáveis e importantes modificações, .." então é preciso levar em conta as declarações atuais. Inclusive no topico 12 diz: 

" Que em seu site oficial a CCB, em seus tópicos, presta esclarecimentos sobre seitas e sectários nos seguintes termos: "Não é correto denominar as igrejas evangélicas de seitas. Essa palavra, neste particular, designa sistema religioso divergente de religião dominante. Há irmãos membros de igrejas evangélicas, que vivenciam a Graça assim como nós; creem em Nosso Senhor Jesus e buscam a salvação na obra redentora de Cristo. De igual modo, jamais devemos cognominar de 'seitários' qualquer cristão, até porque essa palavra não consta do dicionário", o que aparentemente vai de encontro a afirmação de que a CCB é excludente e propaga a salvação somente entre seus muros." Ora isso é a posição atual. e pode ser encontrada no link  https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/circular/topicos


O topico, do site da CCB, A graça de Deus, também citado no ítem 12 do Documento da Igreja Presbiteriana diz:



"A GRAÇA DE DEUS – SALVAÇÃO DO HOMEMA graça é uma dádiva celeste, concedida por Deus, por intermédio do sacrifício de Cristo, salvando o crente da maldição, justificando-o e o conduzindo a vida eterna (Ef. 2,8 e Tito 2,11). Todos os salvos são vencedores pela graça de Deus. Ninguém pode conquistar salvação por méritos pessoais. A graça é, também, o poder vivo e operante de Deus na Igreja, concedida pelo Espírito Santo, de sorte a capacitá-la na milícia da vida eterna. O apostolo Paulo testifica do poder da graça em sua epistola 1Cor 15,10: "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo". Recomenda a Timóteo se fortificar na graça também, conforme se verifica em 2Tim 2,1: "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus". Portanto, a Igreja que vivenciar o Espírito Santo em si mesma, experimentar a dispensação dos dons celestes, respeitar a santa palavra de Deus e guardar a sã doutrina, pode afirmar que a graça de Deus habita nela. A salvação não é propriedade de nenhuma denominação religiosa nem, em verdade, o poderia ser, sendo obra da graça divinal - concessão maravilhosa de Jesus - que, por Seu sacrifício, abriu-nos a revelação de Sua Palavra e, por ela, mediante a fé, franqueou-nos o acesso a Deus, dispensando o Espírito Santo em nossos corações.

Conclusão:

A CCB não afirma mais ser um grupo exclusivista.

 

11. Que o Presbitério consulente afirma em seus considerandos que a CCB impede seus membros de visitarem outras igrejas evangélicas e de realizarem outras leituras fora a Bíblia no HOD na página 12, o que se lê literalmente no referido documento é que "O povo de Deus não tem necessidade de frequentar outros cultos e nem de ler leituras religiosas de diferentes princípios. Na Sagrada Escritura existe tudo o se precisa, individual e coletivamente", entretanto, há que se considerar nas resoluções da Assembleia de 1977 a seguinte decisão: "05 - SOCIEDADE SECRETA E RELIGIÕES DIVERSAS - O povo de Deus não deve se envolver com sociedades secretas, nem frequentar religiões, credos e outras formas de doutrinas. Surgiram ultimamente certas religiões estranhas, que vem iludindo a muitos, principalmente a mocidade. Estejamos todos advertidos contra a ação e influência desses emissários, portadores de doutrinas estranhas." (grifo nosso); a qual leva a compreender a existência de tal prática, visto colocar no mesmo patamar "religiões, credos e outras formas de doutrina," apesar de parecer esta tratar apenas do postulado inicial e considerando também o postulado em resolução citado no item anterior referente a TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 28 A 31 DE MARÇO E 1° DE ABRIL DE 1961 "- FREQUENTAR SEITAS, e claramente prevê sanção de exclusão da comunhão aos que frequentarem outra denominações que consideram estranhas.

Resposta:

Como respondido no tópico 10 (ver também o 12), a CCB não tem mais uma postura exclusivista. Não se pode dizer que ela é exclusivista, mas que foi exclusivista

Ainda que a CCB ainda mantenha esta posição exclusivista, esse critério sociológico não é suficiente para caracterizá-la como uma seita. Uma seita deve negar os pontos essenciais do evangelho, e esse sem dúvida não é um ponto essencial a salvação.   http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2019/10/doutrinas-essenciais-salvacao-criterios.html


12. Que em seu site oficial a CCB, em seus tópicos, presta esclarecimentos sobre seitas e sectários nos seguintes termos: "Não é correto denominar as igrejas evangélicas de seitas. Essa palavra, neste particular, designa sistema religioso divergente de religião dominante. Há irmãos membros de igrejas evangélicas, que vivenciam a Graça assim como nós; creem em Nosso Senhor Jesus e buscam a salvação na obra redentora de Cristo. De igual modo, jamais devemos cognominar de 'seitários' qualquer cristão, até porque essa palavra não consta do dicionário", o que aparentemente vai de encontro a afirmação de que a CCB é excludente e propaga a salvação somente entre seus muros. Entretanto é necessário esclarecer que tal posicionamento, corrigindo a posição exclusivista vigente até então, é resultante de resolução recente da REUNIÃO GERAL ANUAL DE ENSINAMENTOS - 86ª ASSEMBLEIA - 2022 - RESUMO DE ENSINAMENTOS SÃO PAULO - 14 A 17 DE ABRIL DE 2022 a qual diz em seus termos: "A GRAÇA DE DEUS - SALVAÇÃO DO HOMEM - A graça é uma dádiva celeste, concedida por Deus, por intermédio do sacrifício de Cristo, salvando o crente da maldição, justificando-o e o conduzindo a vida eterna (Ef. 2,8 e Tito 2,11). Todos os salvos são vencedores pela graça de Deus. Ninguém pode conquistar salvação por méritos pessoais. A graça é, também, o poder vivo e operante de Deus na Igreja, concedida pelo Espírito Santo, de sorte a capacitá-la na milícia da vida eterna. O apostolo Paulo testifica do poder da graça em sua epistola 1Cor 15,10: "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo". Recomenda a Timóteo se fortificar na graça também, conforme se verifica em 2Tim 2,1: "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus". Portanto, a Igreja que vivenciar o Espírito Santo em si mesma, experimentar a dispensação dos dons celestes, respeitar a santa palavra de Deus e guardar a sã doutrina, pode afirmar que a graça de Deus habita nela. A salvação não é propriedade de nenhuma denominação religiosa nem, em verdade, o poderia ser, sendo obra da graça divinal - concessão maravilhosa de Jesus - que, por Seu sacrifício, abriu-nos a revelação de Sua Palavra e, por ela, mediante a fé, franqueou-nos o acesso a Deus, dispensando o Espírito Santo em nossos corações.

Resposta:

O fato da resolução ser recente, mostra que a CCB mudou para melhor, deixando a posição exclusivista. Portanto não é mais exclusivista

" O SC/IPB - 2022 

Resolve: 1. Alterar a decisão SC - 1954 - DOC. CXXXVII que diz: SC - 1954 - DOC. CXXXVII: Quanto às consultas dos Presbitérios de Niterói, de Sorocaba e da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo sobre como devem ser recebidos na IPB membros de igrejas pentecostais, congregação cristã ou Assembleia de Deus, bem como pessoas que professam a fé em igrejas reconhecidamente evangélicas mas que não pertencem à Confederação Evangélica do Brasil e também não concedem carta de transferência para outras denominações, o SC resolve responder que essas pessoas sejam recebidas por pública profissão de fé, independente de novo batismo", suprimindo a "Congregação Cristã".

 2. Não reconhecer a CCB como Igreja genuinamente evangélica devido a identificação nesta de características peculiares a seitas: compreensão equivocada sobre as Escrituras Sagradas, sobre a natureza dos sacramentos, especificamente o batismo, sobre cristologia, e exclusivismo. 3. Determinar aos Conselhos que a recepção de membros oriundos da CCB se dê por meio de pública profissão de fé e batismo. 4. Rogar as bênçãos de Deus ao Presbitério consulente.

SUPREMO CONCÍLIO - 2022 24 a 31 de Julho de 2022 - Cuiabá/MT 

Resposta:

A congregação Cristã não tem uma Cristologia heterodoxa, não tem um compreensão equivocada do Batismo. 

Eles apenas pensam que o batismo trinitário deve ser precedido da frase "em nome do Senhor Jesus".


Conclusões:

1- O Supremo Concilio presbiteriano não pesquisou corretamente e desta forma agiu de maneira imprudente .

2- A CCB não é uma seita, pois não nega as doutrinas essenciais à Fe Cristã

Espero que haja retratação por parte do Supremo Concílio.