V – Cristo Não É Eterno.
Vimos nos tópicos anteriores que a doutrina da trindade não encontra base na bíblia e foi enxertada no cristianismo pelos líderes religiosos apóstatas para agradar ao imperador romano Constantino. Para dar base a essa doutrina pagã, os líderes religiosos apóstatas fizeram diversas manobras teológica para tentar convencer o povo de que a doutrina da trindade é razoável. Uma dessas manobras foi inventar que o filho, assim como o pai é eterno, e, portanto, é igualmente Deus todo poderoso ocupando a 2º posição na hierarquia celestial. Eles afirmam que Cristo é eterno justamente por ser membro da trindade. Mas, como já mencionei acima, a trindade foi uma doutrina pagã enxertada no cristianismo e por isso deve ser rejeitada por quem realmente deseja viver o verdadeiro cristianismo.
Resposta:
Os tópicos anteriores não provaram que a doutrina da trindade não se encontra na bíblia, apenas afirmaram, não houve nenhuma discussão bíblica, mas apenas afirmações falsas dizendo que os cristãos não criam na trindade e que esta foi criada no Concilio de Nicéia
a) A Bíblia Afirma Que Cristo Foi O Primeiro Ser Espiritual Que Foi Criado.
Vejamos alguns versículos bíblicos que comprovam que Cristo foi criado.
1. Em Apocalipse 3:14, o Filho é chamado de o princípio da criação de Deus: E, ao anjo da igreja que está em Laodicéia, escreve: Isto diz o amém, a testemunha fiel e verdadeira, O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS.
Resposta:
1-O termo princípio é usado para Deus. Será que Deus é uma criatura?
Ap 22:5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
2- A respeito de Jesus a Bíblia diz que Jesus é também o Alfa e Omega, o Princípio e o Fim, o que cedo vem:
Ap 22:12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!
3- O termo princípio era usado pelos gregos para denotar a origem das coisas
Os filósofos procuravam a substância principal ou dominante, chamada archê, a partir da qual todas as coisas são feitas ou existem. Era a busca da essência ou substância suprema das coisas, a busca daquilo de
que, afinal, o mundo real é feito. Daí a diversidade de escolas filosóficas, dando origem a fundamentações conceituais (e portanto abstratas) muito diferentes entre si.
"O "principio" (arché), portanto:
a) a fonte e a origem de todas as coisas;
b) a foz ou termo último de todas as coisas;
c) o sustentáculo permanente de todas as coisas (a "substância", podemos dizer, usando um termo posterior, suado por Aristóteles).
Em suma, o "principio" pode ser definido como aquilo do qual provém, aquilo no qual se concluem e aquilo pelo qual existem e subsistem todas as coisas." História da Filosofia 1 p. 30 Geovane Reale. São Paulo: Paulus, 3ª edição, 1990, p. 30
2. Cristo sempre falou de si mesmo como o Filho de Deus, o que prova que ele recebeu a vida de Deus, como seu Pai celestial. (João 10:36; 3:16; 5:26) Encarado do ponto de vista linguístico, o mero fato de que Cristo é o “Filho de Deus” indica que Ele teve um princípio, ou seja: NÃO É ETERNO.
Resposta:
1- Do ponto de vista linguístico, não podemos confundir a linguagem brasileira com a judaica. No Brasil, "filho de" singnifica descendente direto, filho biológico.
No texto bíblico filho de pode ser:
Filho do diabo- pessoas que tem o caráter do diabo
1 João 3:10 Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.
Atos 13:10 Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?
Filho do homem= homem (natureza humana)
Salmos 8:4 que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites?
Filho de Deus por adoção - seres humanos
João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
Gálatas 4:5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
Jesus como Filho de Deus- Filho de Deus= Deus.
Jo 10:31 Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar.
32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais?
33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
36 então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus?
3. Em Colossenses 1. 15, 18 está escrito que Ele “...é imagem do Deus invisível, O PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO...”. Ser Ele o “primogênito de toda a criação” significa que Ele mesmo foi criado pelo seu Pai celestial (Reis 1:5, 17, 18; Atos 2:22-32). Ainda muitos versículos mostram com clareza que Cristo foi o primeiro ser que foi criado por Deus.
Resposta:
1-O termo primogênito designa preeminência, direito a herança, primazia.
Não denota sempre o primeiro filho. Observe:
A)- Primogênito (prototokos) pode significar ‘preeminente’ ou ‘primeiro filho’. Sl 89:20,27; Ex 4:22 e Jr 31:9 mostram que primogênito significa ‘aquele que tem a preeminência’, até os salvos são chamados de primogênitos Hb 12:23. O primogênito era autoridade sobre seus irmãos Gn 29:32; 37:19-22; tinha também porção dobrada da herança Dt 21:17. Cl 1:15 apresenta Jesus como O Criador, Cl 1:17 como antes de todas as coisas e Cl 1:18 como o preeminente, assim Jesus tem a preeminência sobre toda a sua criação. No caso de Jesus, como em outros acima citado, não significa ‘primeiro filho’.
Sl 89:20 Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi.
27 Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra.
Ex 4:22 Dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito.
Jr 31:9 Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão; porque sou pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.
Jesus é o primogênito porque é o herdeiro, o criador de todas as coisas
Cl 1:15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia
Jesus é adorado como Deus por ser o primogênito
Hebreus 1:6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
b) Uma Análise de Provérbios Capítulo 8 Prova Que Cristo Foi Criado. Ao analisarmos o capítulo 8 do livro de provérbios veremos que o mesmo tem ligação direta com 1ª Coríntios 1. 24 onde o Apóstolo Paulo afirma que a sabedoria de provérbio 8 é uma personificação de Cristo, veja: Provérbios 8. 1 e 8. 22-25: Não clama, porventura, A SABEDORIA, e a inteligência não dá a sua voz?... O Senhor me possuiu no princípio dos seus caminhos, e antes das suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. ANTES DE HAVER ABISMOS, FUI GERADA, e antes de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, ANTES DOS OUTEIROS, EU FUI GERADA.
Agora compare com 1ª Coríntios 1.24 e veja que Paulo chama Cristo de: A sabedoria de Deus! 1ª Coríntios 1.24: Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a CRISTO, PODER DE DEUS, E SABEDORIA DE DEUS.
Os escritores cristãos dos séculos 2 e 3 usaram este para provar aos gentios e judeus a pré-existência de Cristo e seu papel na criação. Uma pesquisa detalhada lhe permitirá ver onde citações dos escritos de Irineu, Orígenes, Tertuliano, Clemente de Alexandria, e Justino Mártir, igualam o Filho como a sabedoria mencionada em Provérbios 8:22-30 e admitem que ele foi criado por Deus como o início das obras de Deus.
Até mesmo um dos mais renomados comentaristas conservadores e eruditos dos tempos modernos; Matthew Henry, afirma em sua obra: COMENTÁRIOS de 1.710 se referindo a sabedoria de Provérbios 8:22-31: “...que é uma pessoa divina e inteligente que aqui fala, parece muito claro..., e essa pessoa Divina inteligente não pode ser nenhum outro a não ser o próprio Filho de Deus...”.
Concluindo...:
Sendo a sabedoria da qual falou Salomão em Provérbios a mesma da qual falou Paulo em 1ª Coríntios, concluímos daí que ambos os textos falam de Cristo e naturalmente chegamos ao fato que: Sendo a Sabedoria de Provérbios 8 criada antes de toda a criação; Cristo também foi criado antes de toda a criação!
Resposta:
1- Irineu, Origenes, Tertuliano, e outros citados acima, todos eles , como ja demostrado criam que Jesus é Deus, o ser Eterno. Criam na Trindade. Interessante é que nenhuma prova contrária foi citada. Repito aqui :
INÁCIO DE ANTIOQUIA em 112
“Existe apenas um médico, carnal e espiritual, gerado e ingênito (não gerado), Deus feito carne, flho de Maria e Filho de Deus, vida verdadeira na morte, , um tempo passível e agora impassível, Jesus Cristo nosso Senhor." Padres Apostólicos. Inácio aos Efésios 7, São Paulo:Paulus, 2008, p. 84
"...por Jesus Cristo, nosso Deus... eu lhes desejo alegria ura em Jesus Cristo, nosso Deus Padres apostólicos. Padres Apostólicos.Inácio aos Romanos Saudação, São Paulo:Paulus, 2008, p. 103
"...permanecendo inseparáveis de Jesus Cristo Deus, do bispo e dos preceitos dos apóstolos... Padres Apostólicos.Inácio aos Tralianos 7 São Paulo:Paulus, 2008, p. 99
"Desejo que estejais sempre bem em nosso Deus Jesus Cristo, e nele permaneçais... Padres Apostólicos.Inácio a Policarpo 8.3 São Paulo:Paulus, 2008, p p. 125
- JUSTINO MÁRTIR (100-167 d.C.) escreveu por volta do ano 155d.C:
“O Pai do Universo tenha um Filho, que sendo o Primogênito Verbo de Deus tambem é Deus. Ele Foi este que primeiro apareceu a Moisés e aos profetas na forma de fogo ou imagem incorpórea” Justino de Roma 1ª apologia 63. Editora Paulus, 2010, p. 80
"Nós porém do Deus verdadeiríssimo, pai da justiça, do bom senso e das outras virtudes, no qual não há mistura da maldade. A ele a o Filho, ...e ao Espírito profético, nós cultuamos e adoramos..." Justino de Roma1ª apologia 6, Editora Paulus,2010, p. 23
...o nosso sumo sacerdote e Deus, o Cristo, Filho do Pai do universo." Justino de Roma.Diálogo com Trifão115.4, São Paulo: Paulus, 2010, p. 286
"Cristo é chamado rei e sacerdote, Deus, Senhor..." Justino de Roma. Diálogo com Trifão 34.2, 2010, p. 159
Estas palavras dão a entender claramente que se deve adorar a ele, que é Deus e Cristo, testemunhado pelo criador do mundo Justino de Roma. Diálogo com Trifão 63.5, 2010,p. 208
aquele que lhe apareceu para cumprir a vontade do Pai, mas que era Deus, por ser Filho primogênito antes de todas as criaturas..."Justino de Roma.Diálogo com Trifão 125.3, 2010, p. 301
...embora ele tenha vindo a nascer da virgem Maria como homem, ele é eterno Justino de Roma.Diálogo com Trifão 113.4, 2010, p. 282
ATENÁGORAS - escreveu por volta do ano 177 d.C:
"Com efeito, dizemos que o mesmo Espírito Santo, que opera nos que falam profeticamente é uma Emanação de Deus, emanando e voltando como um raio de sol. Portanto, quem não se surpreenderá ao ouvir chamar de ateus indivíduos que admitem um Deus Pai, um Deus Filho e um Espírito Santo, que mostram seu poder na unidade e sua distinção na ordem? Padres Apologistas Petição em favor dos cristãos 10,p.131
IRINEU (130-200 d.C.)escreveu por volta de 180 d.C:
" ...recebeu do dos apóstolos e seus discípulos a fé em um só Deus, Pai Onipotente, que fez o céu e a terra, o mar e tudo que nele existe, em um só Jesus Cristo, Filho de Deus, encarnado para nossa salvação; e no Espirito Santo..."(Contra Heresias, Livro I, 10.1) Ver também 22:1 e IV 33:7
"o Pai que ungiu, o Filho que foi ungido e a Unção que é o Espírito" (Contra Heresias, livro III 18.3)
“... o Senhor dos que são salvos, o Senhor dos que se lhe submetem, o Deus das coisas criadas, o Filho unigênito do pai, o Cristo que foi anunciado, o Verbo encarnado quando o filho de Deus devia tornar-se filho do Homem.” (Contra Heresias, Livro III, 16.7)
“Cristo é chamado ambos Deus e Senhor dos Exércitos”. ( Diálogo com Trifo. XXXVI)
“Cristo Jesus, nosso Senhor, e Deus, e Salvador” (Contra Heresias, 1.10.1, em ANF, 1:164)
"E este Deus é verdadeiramente Espírito de Deus..." (Contra as Heresias 2º livro 30,8, Editora Paulus, p.228)
Desde sempre, de fato, ele tem junto de si o verbo e a sabedoria*, o Filho e o Espírito. É por meio deles e neles que fez todas as coisas, soberanamente e com toda liberdade, e é a eles que se dirige, quando diz "Façamos o homem á nossa imagem e semelhança" ( Contra as Heresias, livro IV, 20,1, p. 427)
'os três espiões que investigam toda a terra e os escondeu na sua cassa, isto é, o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Contra as heresias, livro IV 20.12)
40. Assim, pois, o Verbo de Deus ostenta o primado sobre todas as coisas,[103] porque é o verdadeiro homem e “Conselheiro-Maravilhoso, Deus-forte”,[104] que chama novamente, com a ressurreição, o homem à comunhão com Deus, para que, por meio da comunhão, com ele participemos da incorruptibilidade. (Demonstração da pregação apostólica. Irineu. São Paulo: Paulus)
34. ...Ele mesmo é o Verbo de Deus onipotente, que, no estado de invisibilidade, se difundiu no universo inteiro, que [o] abraça em comprimento, largura, altura e profundidade. Todas as coisas, de fato, são governadas e administradas pelo Verbo de Deus.
44. Disse ainda Moisés que o Filho de Deus se aproximou de Abraão para entreter-se com ele:
“Iahweh lhe apareceu no carvalho de Mambré [...] no maior calor do dia. Tendo levantado os olhos,
eis que viu três homens de pé, perto dele; logo que os viu, correu da entrada da tenda ao seu
encontro, e se prostrou por terra. E disse: Meu Senhor, eu te peço, se encontrei graça aos teus
olhos...”. Em seguida, ele falava com o Senhor, e o Senhor com ele. Ora, dois dos três eram
anjos; o terceiro, ao invés, o Filho de Deus. Com Ele, Abraão falou ainda suplicando pelos
habitantes de Sodoma, para que não fossem exterminados se fossem encontrados ao menos dez justos.
Enquanto conversavam, os dois anjos que desceram a Sodoma foram recebidos por Ló. A
Escritura diz então: “Iahweh fez chover, sobre Sodoma e Gomorra, enxofre e fogo vindos de
Iahweh”.[119] Isso quer dizer que o Filho, o mesmo que conversava com Abraão, sendo “Senhor”, recebeu o poder de punir os habitantes de Sodoma “pelo Senhor, do alto do céu”, pelo Pai, que é o Senhor do universo.
46. Foi Ele (o Verbo) que, na sarça ardente, conversou com Moisés e disse: “Eu vi, eu vi a miséria
de meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos seus opressores; pois eu conheço as
suas angústias. Por isso desci, a fim de libertá-lo da mão dos egípcios”.Ele subia e descia para
libertar os oprimidos, arrancando-os do poder dos egípcios, ou seja, de toda sorte de idolatria e
impiedade; salvando-os do mar Vermelho, isto é, liberando-os das turbulências homicidas dos
gentios, e das águas amargas de suas blasfêmias. Esses acontecimentos eram contínua repetição do
que a nós se refere, no sentido de que o Verbo de Deus mostrava antecipadamente as coisas futuras,
mas liberando realmente da servidão cruel dos gentios.
47. O Pai, então, é Senhor, e o Filho é Senhor, Deus o Pai e Deus o Filho, porque aquele que é
nascido de Deus é Deus.[127] Assim, segundo a essência do seu ser e de seu poder, aparece um só
Deus; mas, contemporaneamente, na administração da economia da nossa redenção, Deus aparece
como Pai e como Filho. E como o Pai do universo é invisível e inacessível aos seres criados, é
através do Filho que os destinados a aproximarem-se de Deus devem conseguir o acesso ao Pai.
CLEMENTE DE ALEXANDRIA
'realmente a Deidade plenamente manifesta, sendo Ele feito igual ao Senhor do universo; porque Ele era seu Filho" (Exortação aos pagãos,10, The ante-Nicene Fahers (ANF) down to A.D 325, ed. Alexander toberts e James Donaldson, edição revisada. Publishing Co. 1969 reimpressão [orig. 1885] , 1:184.[green]
"o mesmíssimo Deus que o Pai" (O instrutor, 1.8, 1.11 em ANF, 2.227, 234.
"FILHO ETERNO" (Exortação aos pagãos,12, (ANF) , 2:206.
Clemente também negou que o Pai tenha existido nalgum tempo sem o Filho (Miscelâneas [Stromata] 5.1
"com os mais singelos HINOS, CANTEMOS SEM DISFARCE DO CRISTO a realeza: juntemos nossas vozes, pagando-lhe o tributo pelas lições da vida.
do FILHO ONIPOTENTE formemos o cortejo: um coro de pacíficos. HINOS AO DEUS DA PAZ cantemos, povo sábio, em Cristo transformados." (Antologia dos Santos Padres, Edições paulinas, 4ª edição, p. 140.)
ORÍGENES
"Nenhum deles demonstrou sua DIVINDADE de modo tão Absoluto como João que lhe fez dizer: "eu sou a luz do mundo", eu sou o caminho, a verdade e a vida, eu sou a ressurreição , eu sou a porta, eu sou o bom pastor e no apocalipse, EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O COMEÇO E O FIM, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO" ( Antologia dos Santos Padres, Edições paulinas, 4ª edição, p. 153.)
"que o Cristo Deus ou Filho de Deus descerá, conforme expliquei anteriormente"(idem, p. 157)
"e ele declara que este Deus recebeu a unção de um Deus que era seu Deus e lhe deu a unção" (Contra Celso livro 1 56, p.99, São Paulo: Paulus, 2004)
TERTULIANO morreu em 220 d.C
"QUE seja guardado o mistério da economia [administração] que dispõe UNIDADE NA TRINDADE, manifestando os três: o Pai, o filho e o Espírito Santo! Três digo eu , não PELA NATUREZA, mas pela condição; não pela substãncia, mas por seu caráter próprio; não pelo poder mas por sua manifestação. Eles são, pois DE UMA ÚNICA SUBSTÂNCIA, DE UMA ÚNICA NATUREZA, DE UM ÚNICO PODER, PORQUE EXISTE UM ÚNICO DEUS, e é em virtude dele que essas condições, esses caracteres e essas manifestações são atribuídas ao nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"
(Contra Práxeas, II, 3. Citado em os Padres da Igreja, Edições Loyoila, 2ª edição, 2004,p. 75)
"que dispõe a unidade na Trindade, e estabelece o Pai, o Filho e o Espírito Santo como três: não pela qualidade e sim pela sequência, não pela substância e sim pelo aspecto, não pelo poder mas pela manifestação, sendo pois de uma substância, de uma qualidade e de um poder,..." ...porque Cristo é o Deus que reina sobre tudo, que ordenou a purificação do pecado, e renovou o velho homem" (Tertuliano, Contra Práxeas Antologia dos santos padres, p.166)
2- Ainda que alguns interpretes interpretes dizem que a sabedoria de Pv 8 seria Jesus, NENHUM deles disse que Jesus foi criado.Nenhum dos citados!!!
3-Os mais conceituados em hebraico reconhecem que o sentido primordial de qanah é “possuir, adquirir, comprar”. Se Deus tivesse criado a sabedoria, então antes desse momento não teria sabedoria, então como criaria? Isso é irracional. Antes Deus possuiu, utilizou, usou a sabedoria para criar todas as coisas, pois a sabedoria é um dos atributos de Deus.
4-Leia Provérbios 1:20-30; 8:1-36; 9:1-12 e veja que se refere à personificação da sabedoria e Pv 9:13-18 à personificação da loucura.
Pv 7:12 Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos.
13 O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.
14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza.
15 Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça.
16 Por meu intermédio, governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra.
17 Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.
18 Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça.
19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado; e o meu rendimento, melhor do que a prata escolhida.
20 Ando pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo,
21 para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros.
22 ¶ O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas.
23 Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra.
24 Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas.
25 Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci.
26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
28 quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo;
29 quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra;
30 então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo;
31 regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
32 ¶ Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos.
33 Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis.
34 Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada.
35 Porque o que me acha acha a vida e alcança favor do SENHOR.
36 Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte.
Pv 9:1 ¶ A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.
2 Carneou os seus animais, misturou o seu vinho e arrumou a sua mesa.
3 Já deu ordens às suas criadas e, assim, convida desde as alturas da cidade:
4 Quem é simples, volte-se para aqui. Aos faltos de senso diz:
5 Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que misturei.
6 Deixai os insensatos e vivei; andai pelo caminho do entendimento.
7 O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria.
Pv 1:20 Grita na rua a Sabedoria, nas praças, levanta a voz;
21 do alto dos muros clama, à entrada das portas e nas cidades profere as suas palavras:
22 Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?
23 Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
24 Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse;
25 antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão;
26 também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei,
27 em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia.
28 Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar.
29 Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR;
30 não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.
Pv 9:13 A loucura é mulher apaixonada, é ignorante e não sabe coisa alguma.
14 Assenta-se à porta de sua casa, nas alturas da cidade, toma uma cadeira,
15 para dizer aos que passam e seguem direito o seu caminho:
16 Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de senso diz:
17 As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável.
18 Eles, porém, não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.
5- I Co 1:24 não prova que a sabedoria de Pv 8:22 é Cristo. Antes diz que a sabedoria que Paulo pregava não era a de belas palavras, sabedoria grega, mas sim Cristo crucificado ( I Co 1:22,23,30; 2:1-8). A sabedoria em Provérbios foi utilizada como figura de retórica, a personificação para esclarecer a importância da sabedoria na vida de qualquer pessoa (Pv 1:5; 2:1-7; 4:5-8; 7:1-4).
6 Jesus é eterno, não foi criado.
João 1:1; Is 9:6; Hb 13:8; Mq 5:2; Jo 8:58; Cl 1:17; compare Is 44:12,13 com Ap 1:17-18; 2:8; 22:13. Se Jesus foi a primeira criatura de Deus Pai, por meio do qual Jesus fez o mundo, então como explicar Is 44:24? Esse versículo só pode ser explicado coerentemente admitindo-se que SENHOR (Jeová) se refere neste versículo à Deus [isto é, o Deus triúno – Pai , Filho e Espírito Santo, pois os três recebem esse nome, como veremos].
Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
Mq 5:2 E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Jo 8:58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.
59 Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.
Para uma resposta exaustiva da Divindade de Jesus click
VI – Cristo é inferior ao pai.
Precisamos entender que; sendo Cristo
criado originalmente pelo Pai, ele não pode ser igual ao Pai. E seguindo a lógica; é de suma importância compreender que este que foi posto como Senhor sobre todos nós serve aquele que o elevou a essa posição, serve a seu Pai como ele mesmo disse em
Mateus 28.18: “...E, chegando-se Cristo, falou-lhes dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra...” Ora, se o poder lhe é dado;
alguém lhe deu esse poder! Vejamos o que nos diz a bíblia sobre isso: 1
Coríntios 15.27-28: ...Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
Aqui fica claro que o pai é superior ao filho e que foi o Pai que sujeitou todas as coisas ao governo do filho. O fato de que o pai é superior ao filho está muito claro na própria declaração de Cristo.
Veja o que ele disse em João 14.28: O PAI É MAIOR DO QUE EU!
Conclusão.
Aprendemos num estudo mais acurado da bíblia que; antes que houvesse mundo, o Eterno Deus já existia desde a eternidade passada. Ele no princípio criou um corpo de luz, que posteriormente se materializou em forma física1. Nesse corpo físico o Eterno Deus concentrou toda a plenitude da divindade2 e logo esse corpo físico criou vida própria e tornou-se autoconsciente. Esse ser magnifico que fora criado pelo Eterno Deus a partir do nada foi chamado de Sabedoria de Deus3 e posteriormente de Filho de Deus. Logo em seguida, Cristo criou tudo4 através do poder que recebeu de seu pai. Criou os Céus, os Anjos e todos os seres espirituais. Criou também a terra e o ser humano e tudo que existe5.
1 Apocalipse 3.14
2 Colossenses 2.9
3 Provérbios 8.1 e 8. 22-25. / 1ª Coríntios 1.24
4 João 1.3
5 Colossenses 1.16
Respostas:
1-O homem é menor que os anjos.
Como Jesus se fez homem ele se tornou menor que os anjos,e claro menor que o Pai.
Hb 2:6. antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?
7 Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos.
8 Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas;
9 vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.
2- Jesus tem a natureza divina e humana. Na sua natureza divina ele é igual a Deus. Na humana menor. Por isso Jesus foi acusado de Blasfêmia
João 5:18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
João 10:33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
3-Jesus ao se fazer homem esvaziou-se da manifestação de seus poderes, ou seja, seu poder era latente. Tudo que fez foi por intermédio do Espirito Santo Is 11:2; Lc 3:22; 4:1,18; At 10:38; Mt 12:28
Fp 2:6 pois ele, subsistindo em forma [natureza] de Deus, não julgou o ser igual a Deus como algo a se prender [ou como usurpação]
7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
NVI “o qual embora sendo Deus,
não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia apegar-se” a
AR “o qual subsistindo em forma
de Deus, não considerou o ser igual a Deus, coisa a que se devia apegar”
NTLH “Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a
Deus”.
Essas traduções deixam o sentido do texto mais evidente pois o v.7
diz: “antes a si mesmo se esvaziou(...)” ou “abriu mão de tudo..”,
deixando o exemplo de humildade para nós Fl 2:5. Contudo como diz a maioria das
versões “não julgou como usurpação o ser igual a Deus”, evidencia que Jesus
enquanto na forma humana não usou de seus atributos divinos “antes a si
mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de
homens;” Fl 2:7.
A palavra
esvaziou-se (kenosis) em Fl 2:7 envolve três aspectos:
I. Encobrimento da glória pré-encarnada Jo 17:5
II.
Aceitação
das limitações humanas Fl 2:7
III.
O não uso voluntário de alguns de seus atributos durante sua vida terrena
(onisciência, onipresença e onipotência) ficando dependente dos Dons do
Espírito Santo Lc 3:22; 4:1,14,18,19; Mt 12:28; At 10:38; Hb 9:14; etc.
4- Ao ressuscitar, ele retoma tudo que esvaziou. Obs:erve
I.
Ao lado de Deus Pai no princípio, em igualdade de
posição (Jo 1:1,2).
II. Na
forma humana mortal, limitando-se a si mesmo voluntariamente (Fl 2:5-8), por
isso disse: “o Pai é maior do que eu”(Jo 14:28), dependendo do Espírito
Santo. Jesus enquanto homem mortal foi
menor que os anjos Hb 2:7.
III. No
momento presente vivendo na totalidade do seu Ser, isto é, exercendo sua
onipotência, onipresença e onisciência. Mas por ocupar a função de mediador tem
como cabeça o Pai. Evidentemente isto não significa ser menos poderoso ou
inferior, pois voluntariamente em favor do homem assumiu esta posição.
IV. No
futuro, quando tudo estiver restaurado, após se sujeitar ao Pai entregando o
Reino a Ele. Então Cristo estará na posição em que estava no princípio, isto é,
não tendo como cabeça o Pai (I Co 11:3).O homem é o cabeça da mulher, mas isso
não significa que ele seja mais humano que ela. Assim Jesus não é menos
Deus que o Pai..
Jesus assentado à direita de Deus Pai exerce o
papel de mediador e Sumo-sacerdote (I Jo 2:1; I Tm 2:5) hoje. Jesus entregará o
reino ao Pai após restaurar todas as coisas terminando sua missão. Assim Deus
(a Trindade) será tudo em todos (I Co 15:24-28). Pois o trono eterno é de “Deus e do Cordeiro”(Ap 22:1,3).
Com isso Jesus não exercerá mais a função de sumo-sarcedote ou mediador, pois
tudo estará restaurado, não terá o Pai como cabeça, pois o plano da redenção
universal estará consumido (Ap 21:1-4; 22:1-5).
VII – O Que A Bíblia Ensina Sobre O Espírito Santo?
Nos tópicos anteriores ficou claro que a trindade é uma invenção do paganismo romano e que Cristo é o único salvador, porém, é inferior ao Deus altíssimo. Vimos também que Jesus foi criado antes de todas as coisas. Porém, e o Espírito Santo, quem é? Neste capítulo mostrarei com base bíblica quem é o Espirito Santo mencionado nas escrituras sagradas.
Resposta:
Vimos que negar a divindade de Cristo é uma heresia pagã e que não existe trindade no paganismo.
Vimos que tentaram apedrejar Jesus justamente por ele dizer que era igual a Deus em sua natureza divina. e que portanto Jesus é eterno.
a) O Espírito Santo na Bíblia. Na Bíblia, a palavra “espírito” é uma tradução do hebraico rú·ahh e do grego pneúma. Na maioria das vezes, esses termos se referem à
força ativa de Deus, (Gênesis 1.2) Mas essas palavras podem ter também outros significados, como:
Fôlego. — Habacuque 2.19; Apocalipse 13.15.
Vento. — Gênesis 8.1; João 3.8.
A força da vida presente nos seres vivos. — Gênesis 6.17.
A atitude, ou disposição, de uma pessoa. — Números 14.24.
Corpo espiritual, como Deus e os anjos. — 1 Reis 22.21; João 4.24.
Resposta:
O Espírito Santo é um espírito, não uma força. Negar a dinvidade de Jesus e dizer que O Espsirito Santo é um.a força é defender a doutrina das Testemunhas de Jeová
As T. J dizem que Deus é espírito Jo 4:24; os anjos são espíritos Hb 1:14; os demônios são espíritos Lc 4:35-36;
reconhecendo que todos eles são seres pessoais, porém dizem que o
Espírito Santo é uma ‘força’, isso é coerente?
Veja o que diz o teólogo mundialmente conhecido William Vine:
Todos esses significados possuem a mesma ideia: Algo invisível aos olhos humanos que produz um efeito visível. Do mesmo modo, o Espírito de Deus, igual ao vento, é invisível, imaterial e poderoso. 6 An Expository Dictionary of New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento), de William Vine.
A Bíblia se refere também ao espírito santo como as “mãos” ou os “dedos” de Deus. (Salmo 8.3; 19.1; Lucas 11:20; Mateus 12.28) Assim como um artesão usa as mãos e os dedos para fazer seu trabalho,
Deus usa seu espírito para produzir resultados como:
O Universo. — Salmo 33.6;
Isaías 66.1, 2.
A Bíblia. — 2 Pedro 1.20, 21.
Os milagres e a pregação zelosa que os servos dos tempos antigos fizeram. — Lucas 4.18; Atos 1.8; 1 Coríntios 12.4-11.
As boas qualidades que as pessoas que obedecem a Deus mostram. — Gálatas 5.22, 23.
Resposta:
1- Vine, citado acima em parte e fora de contexto, era um defensor da trindade, nunca disse que o Espirito Santo era impessoal:
O título completo com o artigo antes de pneuma e de hagios (o uso “de recomeço” do artigo), literalmente, “o Espírito o Santo”, põe em relevo o caráter
da Pessoa (por exemplo, Mt 12.32; Mc 3.29; 12.36; 13.11; Lc 2.26; 10.21; Jo 14.26; At 1.16; 5.3; 7.51; 10.44,47; 13.2; 15.28; 19.6; 20.23,28; 21.11; 28.25; Ef 4.30; Hb 3.7; 9.8; 10.15).
A Personalidade do Espírito é enfatizada às custas do rígido procedimento gramatical cm Jo 14.26; 15.26: 16.8.13.14. onde o pronome enfático ekeinos, “Ele”, é usado para se referir a Ele. no masculino, considerando que o substantivo pneuma é neutro em grego, ao passo que a palavra correspondente em aramaico, a língua que nosso Senhor
provavelmente falava, é feminina (rüchâ. cf. em hebraico rüach). A tradução “mesmo” em Rm 8.16,26, devido ao gênero grego, tem o sentido de “Ele mesmo”.
O tema do “Espírito Santo” no Novo Testamento pode ser considerado no que toca aos Seus atributos divinos; Sua Personalidade distinta na deidade deidade: Sua operação concernente ao Senhor Jesus no Seu nascimento, vida. batismo, morte; Suas operações no mundo; na Igreja; o fato de Ele ter sido enviado no Dia de Pentecostes pelo Pai c por Cristo; Suas operações no crente individual; nas igrejas locais; Suas operações na produção das Santas Escrituras; Sua obra no mundo, etc. Dicionário Vine. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 618
2-Deus é espírito, logo não é uma força. O Espírito Santo não é um espirito?? Jesus criou o Universo antes de se encarnar, seria ele uma força ativa?
3- Sl 8:3 e 19:1 não dizem que a mão de Deus é o Espírito Santo. O texto está escrito em forma poética. Aliás seria Deus uma rocha, águia, escudo? Figuras tão usadas na Bíblia? Além disso a bílbia diz que Jesus Criou o universo, seria ele uma força ativa?
Sl 8:3 ¶ Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste,
Sl 19:1 ¶ Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos
4- O dedo de Deus é uma figura que representa o poder de Deus ou o Espírito de Deus
Êxodo 8:19 Então, disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
Êxodo 31:18 E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
Deuteronômio 9:10 Deu-me o SENHOR as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e, nelas, estavam todas as palavras segundo o SENHOR havia falado convosco no monte, do meio do fogo, estando reunido todo o povo.
Lucas 11:20 Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.
Mt 12:28 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.
5- O Espírito Santo é uma Pessoa
(Divina).
A)- Componentes essenciais
de uma personalidade: intelecto (Rm 8:26,27; I Co 2:10,11,16; etc.), sensibilidade
(Rm 8:26,27; Ef 4:30; Rm 15:30; Is 63:10; etc.) e vontade (Hb 2:4; I Co
12:11; Rm 8:27; etc.). A palavra hebraica “ruach” pode ser traduzida por
“espírito, fôlego, vento” dependendo do contexto, mas nunca por “força ativa”
como faz a TNM em Gn 1:2.
B)-
Associações pessoais
Mateus
28:19; Apocalipse 1:4,5 e II Coríntios 13:13.
C)- Atos pessoais:
9.
Revela, motiva, capacita (II Pe 1:21)
10.
Sonda (I Co 2:10)
11. Fala (At 13:2; 11:12; Ap 2:7; II Cr
18:23,24; At 8:29)
12.
Testifica (Jo 15:26; Rm 8:16)
13.
Impede (At 16;6,7)
14.
Convence (Jo 16:8-11)
15.
Glorifica a Cristo (Jo 16:14)
16.
Regenera ( Jo 3:5; Tt 3;5)
17.
Julga (At 15:28)
18.
Advoga (Jo 14:16)
19.
Convida (Ap 22:17)
20.
Contende (Gn 6:3)
21.
Ensina (Jo 14:26)Ne 9:20)
22.
Guia (Jo 16:13)
D)-Pronomes
pessoais:
Ele, Aquele, etc.
João 16:8,13,14 (ekeinos).
E)- Tratamento
pessoal, Ele pode ser:
23.
Submetido a teste (At 5:9)
24.
Entristecido (Is 63:9,10; Ef 4:30)
25.
Blasfemado (Mt 12:31,32)
26.
Resistido (At 7:51)
27.
Insultado ( Hb 10:29)
28.
Podemos mentir à Ele ( At 5:3)
F)- Nomes pessoais e
títulos:
1. Advogado,
Consolador ou Ajudador (Jo 14:16,26)
2. Espírito
da verdade (Jo 14:17)
3. Espírito
de vida (Rm 8:2)
4. Espírito
de graça (Hb 10:29)
5. Espírito
de adoção (Rm 8:15; Gl 4;5,7)
6. Espírito
Santo (Ef 4:30)
7. Espírito
de Jesus (At 16:7)
8. Espírito
de Jesus Cristo (Fl 1:19)
9. Espírito
de Cristo( Rm 8:9)
10. Espírito
de Deus (I Jo 4:2; Rm 8:9)
11. Espírito
Eterno (Hb 9:14)
12. Espírito
do Senhor (Lc 4:18)
13. Espírito
da Santidade (Rm 1:4)
Todo
nome tem significado Yhwh (aquele que existe por si mesmo), Jesus (Yhwh
é salvação), etc. Assim também cada um desses nomes revelam a própria
Pessoa, sua obra, seu caráter, etc. Assim também os nomes do Espírito Santo
identificam sua natureza (2,4,6,11), sua obra (1,3,13), sua Divindade (10,12),
sua relação com Jesus Cristo (7,8,9), pois foi Jesus Cristo quem enviou o
Espírito Santo após sua ascensão (At 16:7) e foi o Espírito Santo que inspirou
as profecias messiânicas (I Pe 1:11).
G)- O termo “7 espíritos
de Deus” se refere a plenitude da manifestação do Espírito Santo que estava
sobre Jesus Cristo e foi por Ele enviado por toda a terra (Ap 1:4; 4:5;5:6; Is
11:12; Lc 4:18; Jo 16:7)
Alguns símbolos são empregados para descrever a obra do
Espírito Santo:
Azeite = capacitação (At 10:38; I Sm 16:13).
Fogo = transformação e fervor (Lc 3:16; I Ts 5;19).
Água = purificação Tt 3:5
Chuva = batismo com o Espírito Santo (At 10:44; 2:17)
Pomba = paz, pureza (Lc3:22)
Rio = fonte de paz, poder, etc.(Jo 7:38,39)
Selo = segurança da salvação (Ef 1:3)
è
Jesus e o Pai são também simbolizados por: rocha,
água, sombra, fogo, vento, etc.
H)- Ficar cheio do
Espírito Santo é ficar cheio do poder ou “revestido de poder” (Mq 3:8; Lc
24:49; At 1:4,5,8; 2:4), é ser batizado(envolvido) com o poder do Espírito
Santo. Até mesmo demônios (seres pessoais) habitam em seres humanos (Jo 13:27;
Lc 22:4; Mc 1:23-25), assim também a Pessoa do Espírito Santo habita nos salvos
(Jo 14:17; I Co 6:19). Gl 3:27 e Rm 6:3 falam do batismo em Cristo [do qual o batismo
em água é símbolo] que acontece quando a pessoa através da habitação do
Espírito Santo passa a pertencer a Cristo.
I)- Diante de todas estas
evidências vimos que a Bíblia não “personifica o espírito santo” pois nem a
morte (Rm 5:14) e a sabedoria (Pv 1:20,21) possuem todas as evidências aqui
apresentadas e acima disso tudo a Pessoa do Espírito Santo é Divina.
6- O Espírito Santo é
Divino.
O Espírito
Santo é o “outro Consolador” (Jo 14:16) outro (allos) significa outro da
mesma natureza ou do mesmo tipo. Se o Espírito Santo fosse uma força o termo
usado seria heteron. Sabendo que Jesus é Deus, o outro Consolador (parákleto
= advogado), teria que ser uma outra Pessoa Divina (do mesmo tipo).
Por isso o Espírito Santo é chamado de Deus em Atos 5:3,4 e de Senhor em II Co
3:16-18, pois Senhor no grego (kyrios) eqüivale ao hebraico Yahweh.
Este trecho fala do ministério do Espírito (II Co 3:6,8) e fala que o Espírito
é o Senhor, assim como o Pai e o Filho (Mt 4:7; Fl 2:11), ou seja o Soberano do
Universo, que nos transforma segundo Sua imagem; e identifica o Espírito Santo
como sendo o Senhor com quem Moisés falava e refletia glória (II Co 3:7,13),
pois o versículo 17 diz; “O Senhor é o Espírito”.
A)-Títulos Divinos:
Deus (At 5:3,4); Senhor (II Co 3:16-18); Yahweh
(At 7:51 com II Rs 17:14; Jz 15:14 com 16:20; Ex 17:7 com Hb 3:7,9; At 28:25,26
com Is 6:8,9).
B)- Relacionamento
com as outras Pessoas da Trindade:
Fórmula batismal (Mt 28:19); bênção apostólica (II Co
13:13); distribuição dos dons (I Co 12); criação (Gn 1:1,26); confusão das
línguas (Gn 11:7); saudação de Apocalipse (Ap 1:4,5).
C)- Atributos
Divinos:
Onisciência (I Co
2;10,11; Rm 8:26,27); Onipresença (SL139:7;I Co 3:16; Jo 14:17); Onipotência
(Lc 1:35; At 1:8; Rm 15:13,19); Eterno (Hb 9:14); Criador (Jó
33:4*; Gn 1:1,26; Sl 104:30); Santo (Is 63:10; Sl 51:11; Rm 15:16); Bom
(Sl 143;10; Ne 9;20); A verdade
(Jo 14:17; 15:26); Dá vida eterna (Gl 6:8); Guia (Sl
143:10; Is 63;14; Rm 8:14; Gl 5:18); Santificador (Rm 15:16; I Pe 1:2); Autor
do novo nascimento (Jo 3:5,6; Tt 3:5); Distribuidor dos dons (I Co
12:7-11); Salvador (Tt 3:4,5; Jo 3:8) e Mestre (Jo 14:26).* A
palavra espírito ou Espírito no hebraico é ruach e pode significar
também vento, sopro, compare Jó 33:4 com Salmo 33:6 e João 20:22. O
grego antigo não tinha letras maiúsculas, portanto a tradução Espírito ou
espírito depende do contexto, se for referente ao Espírito Santo traduz-se com
iniciais maiúsculas. Devido a isto há pequenas variações nas diversas versões.
Por se referir a esse espírito como “mãos”, “dedos” ou “fôlego” de Deus, a Bíblia mostra que o espírito Santo não é uma Pessoa. (Êxodo 15.8, 10) As mãos de um artesão não podem funcionar sozinhas, de maneira independente do corpo e da mente dele. Do mesmo modo, o Espírito Santo não pode atuar sozinho; é Deus quem o direciona - Lucas 11.13.
Resposta:
Ex 15:8- 10 fala de um vento literal que abriu o mar,. O texto não diz que o Espirito Santo é um vento:
8 Com o resfolgar das tuas narinas, amontoaram-se as águas, as correntes pararam em montão; os vagalhões coalharam-se no coração do mar.
9 O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; a minha alma se fartará deles, arrancarei a minha espada, e a minha mão os destruirá.
10 Sopraste com o teu vento, e o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em águas impetuosas.
Êxodo 14:21 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas.
O texto simplesmente mostra que Deus dá de seu Espirito para morar na pessoa que crê. Não diz que Deus controla o Espirito como um instrumento.
1 Co 12:11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
A Bíblia também compara o espírito de Deus com a água, e ele é às vezes associado com
coisas como a fé e o conhecimento. Essas comparações mostram a natureza impessoal do
espírito santo - Isaías 44.3; Atos 6.5; 2a Coríntios 6.6. Por isso o Espírito Santo não pode ser uma
pessoa independente, ao contrário: todos os textos bíblicos apresentam o Espírito Santo
como sendo uma emanação do próprio Deus!
Resposta:
Como falado acima tanto o Pai quanto Jesus são comparados a coisas impessoais como:
Salmos 84:11 Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.
Isaías 26:4 Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna;
2 Samuel 22:33 Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho
Hebreus 12:29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.
Jeremias 2:13 Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
Salmos 36:7 Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas.
João 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
João 15:5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 10:7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
João 8:12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Seriam eles seres impessoais? Claro que não.
b) Conceitos Errados Sobre O
Espírito Santo.
Vejamos alguns conceitos errados sobre o
Espírito Santo que são ensinados nas igrejas e os
fatos que a bíblia realmente ensina:
1º CONCEITO ERRADO: O espírito
santo é uma pessoa e é parte da Trindade, como
mostra o texto de 1ª João 5.7, 8 na
versão Almeida da Bíblia.
O Fato: Embora algumas versões da Bíblia,
como a Almeida, incluam em 1ª João 5.7, 8 as
palavras: ...no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito
Santo; e estes três são um. E três são os que
testificam na terra, pesquisadores descobriram
que esse trecho não foi escrito pelo apóstolo
João e, por isso, NÃO FAZ PARTE DA BÍBLIA.
“...O professor universitário
Bruce Metzger escreveu: Não há
dúvida de que essas palavras são espúrias e não têm o direito de
permanecer no Novo
Testamento...” 7
7
A Textual Commentary on the Greek New Testament (Comentário
Textual sobre o Novo Testamento Grego).
Resposta:
1- A doutrina da Trindade como vimos acima não se baseia neste texto.
2- Não foram seitas como as Testemunhas de Jeová que descobriram que este texto é um acréscimo ao Novo Testamento.
3- Os comentários do evangelho de João,e bíblias de comentário não escondem este detalhe.
7. Este versículo todo deve ser considerado como um comentário
acrescentado, como igualmente as palavras na terra, do versículo 8.
Plummer qualifica a redação como “completamente indefensável” e dá
um estudobem completo da documentação num apêndice (págs. 163-172),
e o mesmo faz Brooke (págs. 154-165). As palavras não ocorrem em
nenhum MSS grego, e em nenhuma versão ou citação antes do século
quinze. Aparecem pela primeira vez num obscuro MSS latino do século
quarto, e acharam o caminho para a AV porque Erasmo relutantemente as incluiu na terceira edição do seu texto. Acertadamente estão
ausentes até da margem da RV e da RSV.
Algum escriba com mania de
ordem, impressionado com o tríplice testemunho do versículo 8, foi
levado a pensar na Trindade e teve a idéia de que havia um tríplice
testemunho no céu também. Na verdade, o seu comentário não é muito
feliz, pois o tríplice testemunho do versículo 8 é de Cristo; e o ensino
bíblico acerca do testemunho não é que Pai, Filho e Espírito Santo dão
testemunho juntos do Filho, mas que o Pai dá testemunho do Filho por
meio do Espírito. I,II, e III João. São Paulo: Vida Nova, 2007, p. 155
2º CONCEITO ERRADO: A Bíblia personifica o
Espírito Santo, e isso prova que ele é uma
pessoa.
O Fato: A bíblia às vezes personifica o
Espírito Santo.
Por exemplo, quando o apóstolo
João citou as palavras de Cristo, ele personificou
o Espírito Santo como “ajudador” (paráclito) que
‘daria evidência’, ‘guiaria’, ‘falaria’, ‘ouviria’,
‘declararia’, ‘glorificaria’ e ‘receberia’. (João
16.7-15) MAS ISSO NÃO PROVA QUE ELE SEJA
UMA PESSOA, pois, A Bíblia também personifica
a morte e o pecado. ( Romanos 5.17, 21)
Por
exemplo; na Bíblia o pecado é descrito como
‘seduzindo’, ‘assassinando’ e ‘produzindo cobiça’
(Mateus 11.19;Lucas 7.35; Romanos 7.8, 11).
NEM POR ISSO O PECADO PODE
SER CONSIDERADO PESSOA!
Resposta:
1- O Espírito Santo é um espírito, assim como Deus Pai e os anjos, sendo por tanto pessoal. Como visto acima
2- A bíblia mostra que todos os atributos da divindade são também atribuídos ao Espírito Santo (ver acima)
3- O pecado não é uma pessoa, é a transgressão dos mandamentos, e fica claro na linguagem do Novo Testamento o uso de figura de linguagem da personificação:
1 João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
1 João 1:10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nó
14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
4- Somos escravos da lei do pecado
Romanos 7:25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
E´muito claro que o Novo Testamento enfatiza que o pecado não é uma pessoas e apenas usa algumas figuras de linguagem.
3º CONCEITO ERRADO: Os apóstolos de Cristo e os primeiros cristãos acreditavam que o espírito santo era uma pessoa. O Fato: A Bíblia não diz isso, nem é o que diz a História. A Encyclopédia Britannica declara: “...A definição de que o Espírito Santo era uma Pessoa distinta e divina . . . surgiu no Concílio de Constantinopla em 381 a.D...” Vemos, portanto, que a igreja só passou a adotar o conceito de que o Espírito Santo é uma pessoa depois de mais de 250 anos da morte do último apóstolo, João. Afirmar que Cristo e os apóstolos acreditavam ou ensinaram que o Espírito Santo é uma pessoa não passa de uma mentira e engano teológico sem base nenhuma nas escrituras!
Resposta:
A própria Enciclopédia Britânica diz que o Novo Testamento estabeleceu a base da doutrina da Trindade:
Os primeiros cristãos, no entanto, tiveram que lidar com as implicações da vinda de Jesus Cristo e da presumida presença e poder de Deus entre eles - isto é, o Espírito Santo , cuja vinda estava conectada com a celebração do Pentecostes . O Pai, o Filho e o Espírito Santo foram associados em tais Passagens do Novo Testamento como a Grande Comissão: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” ( Mateus28:19); e na bênção apostólica: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós” (2 Coríntios 13:13). Assim, o Novo Testamento estabeleceu a base para a doutrina da Trindade.
https://www.britannica.com/topic/Trinity-Christianity