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domingo, 30 de agosto de 2015

Mitos e Verdades sobre a Teologia da Prosperidade

Citações em azul
Resposta aos erros em vermelho

Sinônimos de Teologia da Prosperidade:

  • Evangelho da saúde e da prosperidade'', 
  • Palavra da fé 
  • Movimento da fé
  • Teologia da Confissão Positiva (nome mais apropriado)
Definição 
 As fórmulas de fé são o nome do jogo. Esse é o motivo pelo qual o Movimento da Fé também tem sido chamado de Movimento da Confissão Positiva. A doutrina da Fé ensina que as confissões servem para dar efeito à fórmula da fé, fazendo com que a lei espiritual funcione em favor de quem as pronuncia. As confissões positivas ativam o lado positivo da força; e as confissões negativas ativam o seu lado negativo. Duma perspectiva prática, pode-se dizer que a lei espiritual (que rege todas as coisas na esfera da eternidade) é a força derradeira do Universo.(Idem p. 79)
"O Movimento da “Fé” acredita que a mente e a língua humanas contêm uma habilidade ou poder sobrenatural. Quando alguém fala, expressando a sua fé em leis supostamente divinas, seus pensamentos e expressão verbal positivos produzem uma “força” supostamente divina que irá curar, proporcionar riqueza, trazer sucesso e, de outras maneiras, influenciar o ambiente. Kenneth Copeland ensina que “a força poderosa do mundo espiritual, o qual cria as circunstâncias que nos rodeiam, é controlada pelas palavras pronunciadas pela boca humana. Essa força vem de nosso interior”.2 Portanto, “não há nada nesta terra tão grande ou poderoso... que não possa ser controlado pela língua... É até possível controlar Satanás, aprendendo a controlar a própria língua”.3 Segundo os pregadores da “Fé”, Deus responde automaticamente e realiza o que ordenamos quando confessamos nossas necessidades e desejos pela fé, de maneira positiva.4' (Os fatos sobre: O Movimento da Fé, p.11)
 Kenneth Copeland põe a questão nestes termos: “A língua de vocês é o fator decisivo na sua vida...”;1 “Vocês podem controlar Satanás aprendendo a controlar a própria língua”.2 Diz ainda: Vocês têm sido condicionados, desde o nascimento, a falar palavras
negativas, carregadas de sentimentos de morte. Inconscientemente, em sua conversação diária, vocês usam palavras que se referem a morte, enfermidade, ausência, temor, dúvida e incredulidade: Quase morri de susto! Estou morrendo de vontade de fazer isso ou aquilo. Pensei que ia morrer de tanto rir. Ainda morro disso! Isso me deixa doente! Essa confusão está acabando comigo. Acho que vou pegar um resfriado. Não agüento mais isso. Duvido que... Quando proferem essas palavras vocês nem suspeitam do que acontece, mas estão trazendo sobre si mesmos forças negativas e brasas incandescentes... Suas palavras liberam os poderes de Satanás... (Cristianismo em Crise, p. 277-278)

“Deus criou o universo dizendo que este viesse a exisitr. Ele deu a você essa mesma habilidade na forma de palavras.”10 Deus é, portanto, um Deus de “palavra de fé”, que criou o homem à Sua imagem e lhe deu o potencial de usar o poder que Ele manifestou na criação.11 “O homem é então um espírito, perfeitamente capaz de operar no mesmo nível de fé que 12 Deus.”12 Como resultado, “você tem o poder de Deus à sua disposição”.13 Tudo isso explica porque a maioria dos pregadores da Fé pensa que 0 homem é um deus literal - nas palavras de Copeland, um ser “da classe de Deus”.14  (Os fatos sobre: O Movimento da Fé, p.12-13)
 As palavras são os receptáculos que contêm a substância da fé. De acordo com a teologia da Fé, se você proferir palavras de fé, ativará o lado positivo da força; mas se disser palavras de temor, estará ativando o lado negativo dessa força. No vernáculo da Fé, isso é chamado de “fazer confissões positivas ou negativas”. O movimento da Fé quer nos fazer acreditar que tudo quanto nos acontece é um resultado natural de nossas palavras: “As palavras são receptáculos espirituais, e a força da fé é liberada através das palavras”.8 É, conforme explicou Copeland: Deus usou palavras ao criar os céus e a Terra...Cada vez que Deus falou, ele liberou a sua fé — o poder criativo que fez suas palavras acontecerem (Cristianismo em crise, p. 73)
 Ensina Frederick Price: “Eu não olho para um câncer. Eu não olho para um tumor... Não posso olhar para o natural e... dizer... ‘estou enfermo’. Porque quando eu digo isso, estou assinando embaixo. Uma vez que o assuma, ele me pertence legalmente. Satanás pode forçá-lo contra meu corpo. E acabará me matando com o mesmo”. (Cristianismo em crise, p 281)
Movimento multifacetado
O Movimento da Fé, assim como todos os outros movimentos, compõe-se de vários grupos, cada qual com suas particularidades, mas compartilhando um tema. uma visão e um alvo comuns.8 Por essa razão, as numerosas igrejas, mestres e adeptos do Movimento da Fé devem ser julgados sobre uma base individual. Cada um deles deve erguer-se ou cair segundo seus próprios (des)méritos.
 Os Ministérios Kenneth Copeland, encabeçados por Kenneth e Glória Copeland, por exemplo, têm todas as marcas duma seita. Em primeiro lugar, possui uma estrutura formal de hierarquia, conta com as facilidades duma organização centralizada, além de ser equipado com canais próprios de publicação e distribuição. Em adição a isso, conforme será plenamente documentado, eles subvertem muitos pontos essenciais do cristianismo histórico, pregando sua própria variação de teologia que, embora antibíblica, é aceita sem perguntas pela grande maioria de seus devotos. Outrossim, os seguidores mais ferrenhos consideram os Copelands como a autoridade final em questões de fé e prática. Assim, podemos caracterizá-los legitimamente como líderes duma seita, representantes, no vernáculo do apóstolo Paulo, de “outro evangelho” (G1 1.6,7)." (Cristianismo em crise, p. 48)

Pontos positivos do movimento:
"Não se pode negar que o movimento de confissão positiva tem várias coisas a nos ensinar, tais como orar com fé, orar crendo nas promessas de Deus e ter uma mente positiva, evitando, assim, atitudes pessimistas, tão comuns em muitas pessoas que se dizem cristãs. Nestes aspectos, precisamos reconhecer que a confissão positiva tem algo a nos transmitir e devemos ser humildes o suficiente para receber tais ensinos.(Super Crentes, p. 6)

Origem
"Muitas pessoas no movimento da confissão positiva consideram Kenneth Hagin como o pai deste ensino...
 Entretanto, quando se investiga o desenvolvimento histórico do movimento, chega-se à conclusão de que o verdadeiro pai da confissão positiva é Essek William Kenyon. Ern Baxter, que conheceu e conviveu com Kenyon, declara que ele sem dúvida foi influenciado por Mary Baker Eddy, fundadora da seita norte-americana Ciência Cristã....
O ministério de Kenneth Hagin é hoje um dos maiores do mundo e sua influência tem se espalhado por muitas partes do globo. Em 1966, Hagin estabeleceu o centro de suas atividades na cidade de Tulsa, em Oklahoma. Em 1974, iniciou a Escola Bíblica por Correspondência Rhema e o Centro de Treinamento Bíblico Rhema em Tulsa. Esta escola já formou cerca de 6.600 alunos. A revista Word of Faith (Palavra da Fé) do movimento é enviada para 190 mil lares mensalmente e calcula-se que cerca de 20 mil fitas cassete de estudos são distribuídas a cada mês. Já foram vendidos cerca de 33 milhões de cópias de seus 126 livros e panfletos. Os bens da organização estão avaliados em 20 milhões de dólares. 15 Depois que se formam na Escola Rhema, os alunos espalham-se por diferentes partes do mundo, levando em sua bagagem os ensinos de uma fé triunfalista e de um evangelho certamente controvertido. "(Idem p.7- 15)

Avaliando os erros do Movimento
Ao combater os erros que confrontam o cristianismo, é importante compreender que nem todos eles têm a mesma substância; alguns são mais claramente destrutivos que outros. Pode ser útil descrevê-los como repousando sobre um continuum que vai desde o declaradamente tolo até o perigosamente sério. O comentário de Benny Hinn sobre as mulheres, que teriam sido originalmente constituídas para dar à luz pelo lado, por exemplo, pode ser considerada uma declaração tola - a qual, apesar de não ser bíblica, não representa qualquer ameaça ao que a doutrina cristã tem de essencial.9 Por outro lado, ensinos como aquele que diz que Deus possui um corpo físico, que os seres humanos foram criados como duplicatas exatas de Deus, e que Cristo foi transformado num ser satânico, caem direitinho no outro extremo do “espectro do erro”. São indubitavelmente heréticos, o que significa que se opõem diretamente ao ensino das Escrituras sobre questões de insofismável importância, cujo teor se apresenta claro nos credos e concílios da Igreja. A classificação dos erros pode, muitas vezes, ser um negócio complicado, visto que há uma boa área cinzenta entre os tipos de erro sério e os fúteis. Não obstante, tais dificuldades não devem nos impedir de julgar certos ensinos e práticas para constatar se são ou não fiéis à Palavra de Deus e às doutrinas do cristianismo histórico. Pelo menos elas possuem o mérito de realçar nossa consciência de que devemos nos preparar melhor e passar mais tempo refletindo sobre as coisas que ouvimos diariamente e que tanto valorizamos.(Idem p. 48-49)


Pontos negativos:

1- Poder da palavra
"Para reforçar seus argumentos, citam Provérbios 18:21, que diz: "A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto". Crêem que, se algo negativo for declarado, isto se concretizará, resultando numa espécie de automaldição, uma expressão também cunhada pelos seus pregadores...(Super Crentes p. 26)
Resposta: 
"O fato de ele confessar no versículo 36 que "José já não existe" não provocou a morte de José no Egito, não constituindo, portanto, em maldição. Vejamos também algo semelhante na vida de Davi. Perseguido tenazmente por Saul, que procurava por todos os meios assassiná-lo, Davi foi procurar refúgio junto a Aquis, rei de Gate (1 Samuel 27:2). Em meio ao seu desespero, tornou-se extremamente negativo: "Disse, porém, Davi consigo mesmo: Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul" (1 Samuel 27:1). Apesar de sua atitude negativa, Davi não pereceu e nem poderia perecer pela mão de Saul. Deus o havia escolhido, através de Samuel, para ser rei de Israel. Se ele morresse, a palavra de Deus não se cumpriria."(Idem p. 26-27)

2- Distinção entre logos e rhema
"Rhema, dizem eles, é a ''palavra'' que os crentes usam para “decretar” ou "declarar" a fim de trazer prosperidade ou cura para esta dimensão. É o "abracadabra". Depois vem logos, ou "a palavra de revelação" que é a palavra mística, direta, que Deus fala aos iniciados. O termo pode-se referir também à Bíblia, mas é geralmente empregado no contexto de sonhos, visões e comunicações particulares entre Deus e seu "agente". Assim, quando alguém lê uma referência na literatura do pregador da fé à "Palavra de Deus", ou "agir sobre a Palavra" e outras, o autor não está mais se referindo à Palavra de Deus escrita, a Bíblia, mas, sim, ao seu próprio "decreto" (rhema) ou uma palavra pessoal de Deus para ele (logos). ' (Idem p. 28)

Resposta:
Esta distinção não existe. Observe:

A Palavra que produz:
Hebreus 11:3  Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra(rhema) de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
2 Pedro 3:5  Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra (logos)de Deus,

Palavra evangelizada:

1 Pedro 1:25  a palavra (rhema) do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra (rhema) que vos foi evangelizada.
Hebreus 4:2  Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra (logos) que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
Palavra de Jesus dita a Pedro:
Mateus 26:75  Então, Pedro se lembrou da palavra (rhema)que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.
Lucas 22:61  Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra (Logos) do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.


3- Jesus era rico
"...Filho de Deus, Jesus não andou em pobreza. Leia cuidadosamente a alimentação dos cinco mil. Quando eles viram os cinco mil, literalmente disseram isto. Agora, eu sei o que os teólogos farão com isso, mas eu não estou tentando impressionar os teólogos. Estou tentando impressionar pessoas que querem saber o que a Palavra de Deus diz. Estou tentando colocar alguma verdade em seu espírito. E você lê a narrativa, e ela literalmente diz: o discípulo disse: "Compraremos comida e alimentaremos todos estes? E eles disseram: 'Duzentos dinheiros seriam necessários para alimentar a todos. Iremos nós comprar a comida?'" Eles tinham o dinheiro na bolsa para alimentar cinco mil, mais as mulheres e crianças. Estou lhe dizendo, Jesus não liderou um ministério de pobreza (John Avanzíni, gravado em 14.12.91, no programa Believer's Voice of Victory). "
 Jesus estava administrando muito dinheiro, pois o tesoureiro que ele tinha era um ladrão. Agora, você não vai me dizer que um ministério com um tesoureiro ladrão pode operar apenas com poucos centavos. Era necessário muito dinheiro para operar aquele ministério, pois Judas estava roubando da bolsa (John Avanzini, gravado em 15.7.1988, no programa Praise The Lord, da Trinity Broadcasting Network). João 19 nos diz que Jesus usava roupas de griffe... A túnica era sem costura, tecida de cima até embaixo. Era o tipo de vestimenta que os reis e os mercadores ricos usavam (John Avanzini, gravado em 20.1.1991, no programa de Kenneth Copeland) (idem p.42)
4-  Fome exagerada  por Prosperidade financeira e uso inapropriado da mesma
Não há dúvida, à luz da Bíblia, de que a prosperidade financeira na vida do cristão é uma verdadeira bênção. Não precisamos vasculhar a Palavra de Deus em busca de homens que serviram fielmente a Deus e que foram prósperos financeiramente. Ao falar sobre este assunto, nomes como o de Abraão, Davi, Salomão e Jó nos vêm imediatamente à mente. A Bíblia está cheia de promessas de Deus em relação à prosperidade material de seus filhos. Mesmo a história das missões da Igreja tem sido marcada pelo sucesso, muitas vezes, devido às contribuições de grandes somas em dinheiro feitas por cristãos abastados. Sem dúvida, isto é uma bênção. Um dos nomes de Deus na Bíblia é Jeová Jiré, que significa "o Senhor proverá". Deus de fato supre a nossa necessidade e tenho experimentado isto pessoalmente, até mesmo de forma inesperada e milagrosa. A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raíz de todo o mal (1 Timóteo 6:10), e não o dinheiro em si. Já ouvi alguém dizer que o dinheiro pode ser tanto um péssimo patrão quanto um bom empregado"
 ...Devemos buscar a Deus muito mais pelo que ele é do que por aquilo que ele pode nos dar. Devemos também buscar e estar abertos para receber tudo o que ele tem para nos dar, sejam bênçãos espirituais, sejam materiais. Entretanto, não é isto o que se passa dentro do movimento da fé, em que há uma onda de ganância, de materialismo, de desfrutar tudo aqui e agora. Isto leva a pessoa a buscar muito mais a mão de Deus do que a sua face. Hendrik Hanegraaíl resumiu tudo isto muito bem quando afirmou: "Muitos são atraídos para a mesa do Mestre não para ter comunhão e intimidade com ele, mas para desfrutar do que está sobre ela''. (Idem p. 47)
 "Deus não é glorificado quando guardamos para nós mesmos(independente de quão agradecidos sejamos) o que deveríamos estar usando para aliviar a miséria dos perdidos, analfabetos, doentes e milhões de famintos. A evidência de que muitos cristãos professos têm sido enganados por essa doutrina.é o quão pouco dão e o quanto possuem. Deus fê-los prosperar. E, mediante uma quase irresistível orientação cultural para o consumismo (consubstanciada numa doutrina de saúde, riquezas e prosperidade), eles têm  comprado maiores e mais casas, carros do ano sempre mais novos, roupas da moda e mais caras, carne de primeira e cada vez mais, e toda espécie de pequenos aparelhos e objetos, recipientes, dispositivos e equipamentos que tornem a vida mais divertida.
 E ainda querem objetar: “Mas, o Antigo Testamento não promete que Deus fará seu povo prosperar?”De fato! Deus aumenta a nossa renda para compartilharmos dela com outrem, provando assim que a mesma não é um deus para nós. Deus não prospera os negócios dum homem simplesmente para que ele possa vender seu Ford e comprar um Cadillac. Deus prospera um homem de negócios a fim de que 17 mil pessoas perdidas possam ser alcançadas com o Evangelho. Ele prospera um comerciante a fim de que doze por cento  a população mundial dê um passo atrás do precipício da morte à míngua. (Cristianismo em crise, p.250-251)
*Vale ressaltar que o fato de uma igreja pregar prosperidade, não faz dela necessariamente, adepta da Teologia da prosperidade.

5- Divindade do homem
 "Até que compreendamos que somos pequenos deuses e comecemos a agir como pequenos deuses, não podemos manifestar o reino de Deus (Earl Paulk, Satan Unmasked, 1984, p. 97).
 Você não tem um deus dentro de você. Você e um deus (Kenneth Copeland, fita cassete The Force of Love, BBC-56). Cachorros geram cachorros, gatos geram gatos e Deus gera deuses (K. Copeland, no programa Praise The Lord, Trinity Broadcasting Network. Fita nos arquivos do ICP)"(Idem p. 53)
 "Kenneth Copeland declara que “a razão para Deus criar Adão foi seu desejo de reproduzir a si mesmo... Ele [Adão] não era um deus pequenino. Não era um semideus. Nem ao menos estava subordinado a Deus. (Cristianismo em crise, p.117)
Resposta:
 Ora, no Salmo 82:6, o Senhor está-se dirigindo aos juízes de Israel, que, a exemplo de Moisés em Êxodo 4:16, são considerados como representantes de Deus. Devido às injustiças cometidas por esses juízes, são agora alvo de repreensão Observe o comentário de Bowman sobre esta passagem: Uma interpretação alternativa concorda que os "deuses" são juízes israelitas, mas considera o uso do termo "deuses" como uma figura de linguagem conhecida como ironia. Ironia é um recurso de retórica em que alguma coisa é dita de tal maneira a fazer com que a asserção pareça ridícula (compare com a ironia de Paulo, "chegastes a reinar sem nós", em 1 Coríntios 4:8, onde o que Paulo afirma é que eles não se tornaram reis). De acordo com esta interpretação, a descrição paralela de "deuses" como "filhos do Altíssimo" (que, como se discute, não adota o uso do termo veterotestamentário "filhos de Deus"), a condenação dos juizes por causa de ímpios julgamentos, e, especialmente, a declaração: "Todavia, como homens, morrereis" (v. 7), apontam para a conclusão de que os juizes estão sendo chamados de "deuses" ironicamente. (Super crentes, p. 53)
Interpretar os juízes hebreus literalmente como “deuses” é admitir que
a nação de Israel cria na existência de não apenas um único Deus. Mas
conforme mencionamos antes, tais noções conflitam com o restante da
revelação bíblica - o contexto - acerca de Deus e de seu povo. (
Cristianismo em crise, p. 122)
"Os eruditos do hebraico salientam que a palavra “semelhança” (no hebraico, demuth) “define e limita” a outra palavra traduzida como “imagem” (tselem), em Gênesis 1.26,27, “para evitar a implicação que o homem seja uma cópia precisa de Deus, embora em miniatura”.24 . A palavra hebraica para “semelhança” indica apenas similaridade, e
não identidade.25 A asserção de que somos exatas duplicatas de Deus não somente é enganadora, mas destrói toda distinção entre Criador e criatura. E também fica claro, no contexto mais amplo das Escrituras, que os seres humanos não possuem a natureza divina. (Idem, p. 126)
 Em primeiro lugar, se somos duplicatas exatas de Deus - e nós somos homens - então Deus deve também ser um homem. Mas a Bíblia declara enfaticamente que Deus não é homem (Nm 23.19; 1 Sm 15.29; Os 11.9). Em segundo lugar, o próprio Deus com freqüência faz declarações de incomparabilidade. Como poderia haver duplicatas exatas de Deus se, conforme Ele mesmo declara em Êxodo 9.14 (ARA), “não há quem me seja semelhante em toda a terra”? 
Por fim, embora tenhamos sido criados à imagem de Deus, não possuímos qualquer dos atributos intransferíveis ou incomunicáveis de Deus— tais como auto-existência, imutabilidade, eternidade, onipotência, onisciência, onipresença e soberania  absoluta (Idem p. 127)
 6- Limitação de Deus
Kenneth Copeland assevera que Deus não é “uma criatura de quase 10 metros de altura com mãos, você sabe, grandes como bolas de basquete. Ele não é uma criatura desse tipo... Embora sobrenatural, ele é um ser cuja aparência é muito parecida com a sua e a minha. Ele tem uma altura aproximada entre 1,88 e 1,90 metro, pesa mais ou menos 90 quilos e o palmo de sua mão é de 23 centímetros”. (Idem p. 131)
 Jerry Savelle elabora o ensino de seu mentor quando assevera: Deus não mede mais de 100 metros de altura, não pesa duas toneladas, nem seu braço dá volta ao redor deste salão. Ele é grande, mas não é um monstro. Ele mediu os céus com um palmo de 23 centímetros... A distância entre meu polegar e o dedo mínimo não tem exatamente 23
centímetros. Portanto, sei que Ele é maior do que eu, graças a Deus. Amém? Mas Ele não é uma coisa monstruosa, incapaz de passar por aquela porta ali, vocês sabem; quando Ele se senta, não ocupa todos os assentos na casa. Não sirvo ao Globo. Sirvo a Deus, e fui criado segundo sua imagem e semelhança.
(Idem p. 133)
 "Benny Hinn... delcarou... Deixem-me explicar: Deus Pai, senhoras e senhores, é uma pessoa com seu próprio espírito pessoal, com sua própria alma pessoal, e com seu próprio corpo espiritual. Vocês dizem, humm, eu nunca ouvi falar nisso. Bem, vocês pensam que estão nesta igreja para ouvir as mesmas coisas que ouviram pelos últimos 50 anos? Vocês não podem argumentar com a Palavra, podem? Está tudo na Palavra (Idem. p. 134)
 "Kenneth Copeland ..:Fiquei chocado quando descobri quem são os maiores fracassos da Bíblia realmente... O maior deles, em toda a Bíblia, é Deus... Ora, a razão pela qual você não pensa em Deus como o fracasso que Ele é, decorre do fato de que ele nunca se declarou como tal. E você não é um fracasso enquanto não diz que é. (Idem p. 136)
Copeland dispõe-se até mesmo a dar a posse da Terra a Satanás: Deus está do lado de fora, olhando para dentro. Ele não tem direito legal de entrar na Terra. A coisa não lhe pertence. Lembra-se quão atrevido o diabo se mostrou na presença de Deus, no livro de Jó? Deus lhe disse: Por onde tens andado? Aquilo não interessava a Deus. Satanás nem teria de responder, se não quisesse... Deus não discutiu com ele nem um pouquinho! Como se vê, esta é a posição que cabe a Deus. Poderíamos dizer: “Bem, se Deus está dirigindo as coisas, Ele está fazendo um trabalho péssimo”. Ele não tem dirigido o mundo, senão quando consegue, você sabe, um pouco de chance. (idem p.142)

Charles Capps, Authority in Three Worlds (“Autoridade em Três Mundos”):
Adão possuía conhecimento que lhe fora revelado da parte de Deus, o Pai. Mas, rendendo-se a Satanás, Adão fechou Deus do lado de fora. Deus, quando viu, estava lá fora, olhando para dentro. Seu homem, Adão, dera cabo de sua autoridade. Satanás tornara-se o deus do sistema mundial, obtendo ascendência na Terra, conquistando a
autoridade de Adão... e Deus foi deixado do lado de fora. Mesmo em seu poder divino ele não podia vir aqui e expulsá-los. Assim, teve de se mover numa área declarada legal pelo Supremo Tribunal do Universo.7
(Idem p. 144)
Resposta:

Deus é onisciente http://testemunhasdejeovarefutadas.blogspot.com.br/2015/03/deus-e-onisciente-ou-usa-seletivamente.html

Deus é onipresente:  
Salmos 139:8  Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;


Jeremias 23:24  Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.

1 Reis 8:27  Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.

Tudo pertence a Deus
SI 24:1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam ).


7- Jesus assumiu a natureza de satanás
"declaração de Benny Hinn pretensamente dita a ele pelo Espírito Santo:
Senhoras e senhores, a serpente é um símbolo de Satanás. Jesus Cristo sabia que a única maneira de parar Satanás era tornar-se uno em natureza com ele. Talvez você diga: “Que foi que ele disse? Que blasfêmia é essa?” Não. Ouça isto! Ele não tomou meu pecado: ele tornou-se meu pecado. O pecado é próprio do inferno. Foi o pecado
que gerou Satanás... O pecado é que fez Satanás. Jesus disse: "Eu serei pecado! Irei ao mais profundo lugar! Alcançá-lo-ei na origem!" Quando Jesus tornou-se pecado, senhores. tomou-o de A a Z e disse: “Nunca mais!” Pense nisso: Eie tornou-se carne, para que a carne se tornasse como ele. Ele tornou-se morte, para que homens moribundos
pudessem viver. Ele tornou-se pecado, para que pecadores possam ser justos nEle. Ele assumiu a natureza de Satanás, para que todos quantos tinham a natureza de Satanás pudessem participar da natureza de Deus.2
(Idem 165-166)
 Kenneth Hagin, por exemplo, afirma igualmente que Jesus Cristo assumiu a natureza de Satanás. A semelhança de Hinn, não mede esforços para nos tomar conscientes da sua crença de que a morte espiritual envolve mais do que ser separado de Deus. Ela significa também receber a natureza de Satanás... Jesus provou a morte - a morte espiritual - em favor de cada homem. (Idem, p. 166)
Resposta: 
2 Coríntios 5.21: "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós: para que nele fôssemos feitos justiça de Deus"
  • O texto de 2 Co 5:21 se refere a pena do pecado por metonímia.[figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado.]
  • pecado é transgressão [violação, infração] da lei. Logo Jesus não pode ser literalmente "pecado"
  • Jesus nem ao menos se tornou pecador, assumiu apenas a pena ou sentença dos nossos pecados, a responsabilidade pelos nossos ilícitos.
  • Jesus sofreu as consequências jurídicas de nossos atos, a punição ou retribuição pelas nossas transgressões
  • Jesus não foi separado do Pai, pelo contrário, mostra comunhão 1-intercedeu pelos pecadores, 2-entregou seu espírito, 3-foi ao paraíso. Jesus era Justo, e não, um pecador!!
Lucas 23:34  Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
  Lucas 23:43  Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
  Lucas 23:46  Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
 Is 53:11  Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si.12  Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
  • A expressão "por que me desamparaste" soa como uma recitação do Sl 22 e não como uma pergunta idiota [se ele tivesse em pecado, não precisaria fazer esta pergunta] pois as pessoas diziam que Jesus estava desamparado. O Sl 22 inicia com um suposto desamparo, mas termina com o salmista concluindo que não foi desamparado. Logo quem conhecia o Sl 22 entendeu que ele não foi desamparado!
Mateus 27:43  Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus.
Veja o salmo 22 com a seguinte legenda:
sublinhado verde: citações dos evangelhos
negrito verde: aparente abandono
negrito vinho: conforto, comunhão, súplica atendida 

Sl 22:1 ¶ Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?
2  Deus meu, clamo de dia, e não me respondes; também de noite, porém não tenho sossego.
3  Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.
4  Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e os livraste.
5  A ti clamaram e se livraram; confiaram em ti e não foram confundidos.
6  Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.
7  Todos os que me vêem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça:
8  Confiou no SENHOR! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer.
9  Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe.
10  A ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre de minha mãe, tu és meu Deus.
11 ¶ Não te distancies de mim, porque a tribulação está próxima, e não há quem me acuda.
12  Muitos touros me cercam, fortes touros de Basã me rodeiam.
13  Contra mim abrem a boca, como faz o leão que despedaça e ruge.
14  Derramei-me como água, e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu coração fez-se como cera, derreteu-se dentro de mim.
15  Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega ao céu da boca; assim, me deitas no pó da morte.
16  Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés.
17  Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim.
18  Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.
19  Tu, porém, SENHOR, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.
20  Livra a minha alma da espada, e, das presas do cão, a minha vida.
21  Salva-me das fauces do leão e dos chifres dos búfalos; sim, tu me respondes.
22 ¶ A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação;
23  vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel.
24  Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflito, nem ocultou dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro.



8-Redenção no inferno e Jesus atormentado pelo diabo
"Frederick K. C. Price:Você pensa que o castigo pelo nosso pecado foi morrer sobre a cruz? Se assim fosse, os dois ladrões poderiam ter pago o preço. Não, a punição foi descer ao próprio inferno e lá cumprir a pena, separado de Deus... Satanás e todos os demônios do inferno pensaram ter amarrado e enredado Jesus quando o arrastaram às profundezas do próprioinferno para que pagasse a nossa sentença...Seu [de Jesus] espírito e alma desceram ao inferno, ou Hades, e Ele pagou a sentença que você e eu deveríamos ter pago. Ele fez isso por nós. Ele foi ao inferno por nós”.3
 Hagin...: Ele [Jesus] provou a morte espiritual em favor de todo homem. Seu espírito e homem interior foram para o inferno em meu lugar. Você não pode ver isso? A morte física não poderia remover seus pecados. Ele provou a morte por todo homem. E a morte de que fala é a morte espiritual....
 Copeland...  Quando exclamou: “Está consumado!”, Jesus não se referia ao planoda redenção. Ainda restavam três dias e três noites, pelos quais devia passarantes que pudesse subir ao trono... A morte de Jesus foi apenas o começo dacompleta obra da redenção. (Idem 175-176)

Resposta: 
1- Satanás nunca esteve preso no inferno (geena). Ele será jogado lá somente no futuro
Apocalipse 20:10  O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
Mateus 25:41  Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos

2- O inferno não é o reino de Satanás, lá ele será atormentado

3- Alguns demonios estão presos no tartaroo
Esta palavra parece em II Pe 2:4 e indica o lugar onde alguns anjos estão presos, estes serão jogados no lago de fogo (Jd 6; Mt 25:41). 


4- Satanás e os outros demônios estão soltos nas regiões celestiais (biosfera) (Ef 2:2; 6:12), engando as pessoas

Lugar dos mortos

A)   Antes da morte de Cristo:
              Tanto justos  como ímpios iam para o Sheol/ Hades, pois este tinha dois compartimentos, um de consolo, onde o falecido se reunia ao seu povo (Jó 14:13; Sl 88:3; 49:15; 89:48; Gn 37:34,35; 49:33; 25:8; Dt 32:50; Nm 20:24; Lc 16:22,25).
              O outro compartimento é de punição (Sl 9:17; 31:17; 49:14; 55:15; Pv 5:3-5; 7:27; Jó 24:19; Lc 16:23-25).
              Tanto os justos como os ímpios desciam ao Sheol (Sl 55:15; Gn 37:34,35; Pv 5:5; 7:27), descer ao Sheol/ Hades não é ir para o céu (Lc 10:15; Sl 139:8; Pv15:24). No A.T. só Elias e Enoque foram para o céu (Gn 5:24; Hb 11:5; II Rs 2:11), não morreram, mas foram transformados (I Co 15:50-52), são símbolos da igreja que estará viva na terra na ocasião da volta de Cristo (I Ts 4:17; I Co 15:52).

B) Após a morte de Cristo:
              Após a morte de Cristo a Bíblia não descreve os homens salvos como  descendo ao Hades / Sheol na parte dos justos, más indo para o Paraíso do 3° Céu.( At 7:59; II Co 12: 2-4; Ap 6: 9-11; estando com Cristo Fl 1:23;  II Co 5:1,6-8).
              Cristo após sua morte desceu ao Hades ( na parte dos Justos ) e os levou para o 3° Céu. Leia  Ef  4:8-10 e compare com Ez 31:17-18, onde as regiões inferiores da Terra se referem ao Sheol.
              Contudo o compartimento de tormento no Hades continua sendo habitado pelos ímpios ( Ap 20:13-14 ) e apesar dos justos estarem no 3° Céu eles não gozam da plenitude da presença de Cristo, o que acontecerá somente após a ressurreição.

              Obs* As Testemunhas de Jeová traduzem Lc 23:43  por “Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”, argumentam com base em Jo 20:17 que Jesus não subiu ao Pai se não 40 dias após sua ressurreição, contudo lendo Jo 16:16-22 vê-se que Jesus subiu ao Pai antes dos 40 dias, mais certamente no Domingo de sua ressurreição pois depois disso as pessoas o tocaram sem impedimento Mt 28:9, tanto que se alegraram ao vê-lo cumprindo a profecia em Jo 20:20. Portanto houve duas ascensões após a ressurreição, uma para apresentar-se ao Pai Hb 9:11-13 e outra após 40 dias At 1:1-3 . Por outro lado Cristo ao ascender  levou consigo todos os habitantes do paraíso no Hades, para o paraíso no 3o céu.  Assim a tradução correta é “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O que a Bíblia ensina sobre a atuação e expulsão de demônios

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DEMONOLOGIA BÍBLICA e EXORCISMO


 “porque não ignoramos as suas maquinações”2 Co 2:11
“Para que Satanás não tire vantagem, pois não desconhecemos seus ardis” 2 Co 2:11 Bíblia Alfalit
                
Introdução
Alguns judeus dizem que a crença no diabo é uma invenção pagã. A palavra satã no antigo testamento algumas vezes se referir a inimigos humanos  I Sm 29:4; I Rs 11:23,25. Vejamos então o Antigo Testamento fala sobre Satanás, um espírito caído, um querubim:

SATANÁS NA TRADIÇÃO JUDAICA
 Satanás veio ao mundo com mulher, ou sejacom Eva (Yalḳ., Gen. i. 23); de modo que ele foi criado e não é eternoComo todos os seres celestes, ele voa pelo ar (Gen. R. xix.), E pode assumir toda forma, como de um pássaro (Sanh. 107a), um cervo ( ib. 95a), uma mulher (id. 81a), um mendigo ( ib. ) ou um jovem (Tan., Wayera, final); Diz-se que ele pula (Pes. 112b; Meg. 11b), em alusão à sua aparência na forma de uma cabra (comp. os demônios-bode da Bíblia), e foi assim que ele foi abordado com as palavras "uma flecha entre os teus olhos" por alguém que desejava expressar desprezo por ele (id. 30a, 81a, e passim ).Ele é a encarnação de todo o mal, e seus pensamentos e atividades são dedicados à destruição do homemde modo que Satanás, o impulso para o mal ("yeẓer ha-ra") e o anjo da morte são uma e a mesma personalidade. Ele desce do céu e se desvia, então sobe e traz acusações contra a humanidade. Recebendo a comissão divina, ele tira a alma, ou, em outras palavras, ele mata (BB 16a). Ele se apega até mesmo a uma única palavra que pode ser prejudicial ao homem; de modo que "não se deve abrir a boca para o mal" isto é , "para Satanás" (Ber. 19a). Em tempos de perigo, ele também traz suas acusações (Yer. Shab. 5b et passim). Enquanto ele tem poder sobre todas as obras do homem (Ber. 46b), ele não pode prevalecer ao mesmo tempo contra dois indivíduos de nacionalidade diferente; de modo que Samuel, um notável astrônomo e professor da Lei (d. em Nehardea 247), começaria em uma jornada apenas quando um gentio viajasse com ele (Shab. 32a).O conhecimento de Satanás é circunscritopois quando o shofar é soprado no dia de ano novo ele é "confundido" (RH 16b; Yer. Targ. para Num. x. 10). No Dia da Expiação, seu poder desaparece; para o valor numérico das letras do seu nome () é apenas 364, estando um dia assim isento de sua influência (Yoma 20a). Moisés o baniu por meio do Nome Divino (Grünhut, "Sefer ha-Liḳḳuṭim", v. 169). Se Satanás não alcança seu propósito, como foi o caso em sua tentação de Jó, ele sente grande tristeza (BB 16a); e foi um golpe terrível para ele, como representante do mal moral, que a Torá, a encarnação do bem moral, fosse dada a Israel. Ele se esforçou para derrubá-lo e finalmente levou o povo a fazer o bezerro de ouro (Shab 89a; Yer. Targ. A Ex. Xxxii. 1), enquanto as duas tábuas da Lei foram concedidas a Moisés por necessidade sem o conhecimento de Satanás ( Sanh. 26b). 
 http://www.jewishencyclopedia.com/articles/13219-satan

SATANÁS NO ANTIGO TESTAMENTO


Satanás um Querubim, simbolizado pelo orgulhoso rei de Tiro

Ez 28:11 ¶ Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
12  Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura.
13  Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados.
14  Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.
15  Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.
16  Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.
17  Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.
18  Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam.
19  Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás.

Satanás um espirito pessoal com poderes malignos
Jó 1:6 ¶ Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7  Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.
8  Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.
9  Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus?
10  Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra.
11  Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
12  Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
13 ¶ Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito,
14  que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;
15  de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.
16  Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova.
17  Falava este ainda quando veio outro e disse: Dividiram-se os caldeus em três bandos, deram sobre os camelos, os levaram e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.
18  Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito,
19  eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova.
20 ¶ Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;
21  e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!
22  Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
1 ¶ Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o SENHOR.
2  Então, o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.
3  Perguntou o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.
4  Então, Satanás respondeu ao SENHOR: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
5  Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face.
6  Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida.

7 ¶ Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.



Satanás. A Serpente. Engana a humanidade, mentindo
Gn 3:1 ¶ Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2  Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3  mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
4  Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
5  Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
6 ¶ Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
7  Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8  Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
9 ¶ E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
10  Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
11 ¶ Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
12  Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.
13  Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
14 ¶ Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.

15  Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Para prova que a Serpente era Satanás click: 
https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2015/10/a-serpente-de-gn-3-era-uma-cobra-ou-um.html

Satanás se opõe ao sumo sacerdote Josué
Zc 3:1 ¶ Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.
2  Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?
3  Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo.
4  Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes.

Satanás tenta Davi a fazer o censo
1 Cr 21:1 ¶ Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel.
2  Disse Davi a Joabe e aos chefes do povo: Ide, levantai o censo de Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a apuração para que eu saiba o seu número.
3  Então, disse Joabe: Multiplique o SENHOR, teu Deus, a este povo cem vezes mais; porventura, ó rei, meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que requer isso o meu senhor? Por que trazer, assim, culpa sobre Israel?
4  Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; pelo que saiu Joabe e percorreu todo o Israel; então, voltou para Jerusalém.
5  Deu Joabe a Davi o recenseamento do povo; havia em Israel um milhão e cem mil homens que puxavam da espada; e em Judá eram quatrocentos e setenta mil homens que puxavam da espada.
6  Porém os de Levi e Benjamim não foram contados entre eles, porque a ordem do rei foi abominável a Joabe.
7 ¶ Tudo isto desagradou a Deus, pelo que feriu a Israel.

8  Então, disse Davi a Deus: Muito pequei em fazer tal coisa; porém, agora, peço-te que perdoes a iniqüidade de teu servo, porque procedi mui loucamente.

Conclusão:  
O Antigo Testamento aparesenta Satanás como um ser que:
  • é um espirito criado e finito
  • um Querubim
  • um ser pessoal capaz de falar, convencer, maquinar planos etc.
  • um espírito com poderes sobrenaturais mas finito
  • um espírito que se opõe ao homem e o incita a pecar (tentação)
Quanto aos demônios no Antigo Testamento e no Novo Testamento, veja abaixo:

1.  ORIGEM E QUEDA DE SATANÁS 
Ez 28:11-16; Is14:12-14 ( O rei de Tiro e o rei de Babilônia foram comparados à Satanás)

·         Criatura espiritual (querubim) Ez 28:14,15.
·         Estava no 3o céu (monte santo de Deus) Ez 2813,14.
·         Foi moralmente perfeito Ez 28:14,15.
·         Foi cheio de  formosura e sabedoria Ez 28:12,17 (Continua ainda muito astuto)
·         Foi expulso do 3o céu por causa do orgulho Ez 28:16; Is 14:12-14; I Tm 3:6
·     Liderou a queda de outros anjos Ap 17



2- ORIGEM E QUEDA DOS DEMÔNIOS Ap 12:3-4,9

·         São anjos caídos, que foram liderados por Satanás Mt 25:41; Ap 12:9; I Co 6:3. Satanás é um demônio Mt 12:24.
·         O reino de Satanás é bem organizado, não há divisão nele Mt 12:26
·         Estão organizados hierarquicamente Dn 10:12-13,20 (Como os anjos de Deus, Miguel que é um arcanjo “anjo chefe’ é um dos primeiros príncipes Dn 10:13).
·         São chamados na bíblia de espírito imundo Lc 8:29; demônio Lc 8:30; espírito de demônio Lc 4:33; espírito malígno Lc 8:2; e ainda pelo tipo da  atuação como veremos depois .


Lc 9:29 Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem, pois muitas vezes se apoderara dele. E, embora procurassem conservá-lo preso com cadeias e grilhões, tudo despedaçava e era impelido pelo demônio para o deserto.
42  Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai.

Lc 11:14  De outra feita, estava Jesus expelindo um demônio que era mudo. E aconteceu que, ao sair o demônio, o mudo passou a falar; e as multidões se admiravam.
15  Mas alguns dentre eles diziam: Ora, ele expele os demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios.
16  E outros, tentando-o, pediam dele um sinal do céu.
17  E, sabendo ele o que se lhes passava pelo espírito, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e casa sobre casa cairá.
18  Se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Isto, porque dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.
19  E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.
20  Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.
21  Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens.
22  Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.
23  Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.
24  Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí.
25  E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada.
26  Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro.


3- NOMES DE SATANÁS

Satanás (adversário, oponente, inimigo) Lc 4:8; Ap 12:9, etc.
Diabo (difamador, acusador) Ap 12:9-10.
Tentador I Ts 3:5; Mt 4:3; I Co 7:5.
Belial  (maligno, indignidade) 2 Co 6:15.
Abadom e Apoliom (destruidor) Ap 9:11.
Belzebu (derivado de baal zibbul- senhor do sacrifício idólatra, sendo que zibbul significa sacrificio idólatra)
Obs. alguns atribuem outras origens sugerindo “senhor das moscas” (baal zebub) ou “senhor das alturas” (baal zebub).Mas o primeiro significado é mais provável.  Mt 12:24.

deus deste século 2 Co 4:4.
Príncipe das potestades do ar Ef 2:2 nas versões ARC, ACR, AR, ALFALIT , NTLH.  
Malígno 1 Co 6:15; I Jo 5:18,19; Mt 5:37; Mt 13:19 c/ Mc 4:15, Mt 13:38-39 etc.      
*Príncipe deste  mundo – a palavra príncipe no grego é  archon e significa: príncipe, chefe, governante. (aquele que  manda  neste mundo - na NTLH) Jo 14:30; 16:11

  • Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a Bíblia descreve o Diabo como o príncipe, isto é, o governante deste mundo, mantendo controle de seus súditos Ef 2:2; I Jo 5:19. Isto também pode ser visto no trecho da tentação de Jesus Lc 4:5-6 e Mt 4:8-9, onde Jesus não contesta a veracidade do dito de Satanás sob o controle do mundo político. 
  • Deus sustenta o Universo  Hb 1:3; Cl 1:17, porém só reina na vida daqueles que lhe obedecem, porém chegará o dia que o reino deste mundo será integralmente dele Ap 11:15; 12:10. Por isso a Bíblia fala do reino de Deus em confronto com o reino de Satanás Lc 11:2, Mt 12:26,28.  Portanto muitos dos governantes deste mundo não são colocados por Deus e sim pelo Diabo Os 8:4, pois Deus decidiu por sua soberania respeitar a escolha do homem. Rm 13: 1-7 não contradiz o versículo anterior, antes fala da autoridade delegada, isto é, um arranjo de governo constituído por Deus. A Bíblia é também clara no que diz respeito na intervenção de Deus no governo humano em circunstâncias excepcionais Dn 4:17,25


4- SÍMBOLOS DE SATANAS E SEUS ANJOS
Serpente Ap 12:9; Dragão Ap 12:9; Escorpião Lc 10:19; Gafanhoto Ap 9:3-11; Leão I Pe 5:8-9; Sl 91:13; Estrela Ap 9:1


5- LUGAR ONDE ESTÃO
·         Alguns estão presos no tartaroo (traduzido por inferno -porém diferente do lugar onde estão os mortos sem Cristo, que é hades) Jd 6; 2 Pe 2:4
·         Os outros estão soltos no 1o céu (atmosférico) Ef 2:2; 6:12, atuando na vida humana.

6- SATANÁS É UM SER PESSOAL Mt 4:1-11; Jó 1:6-12; Mt 8:28-34 (“diálogos” de Deus e o Diabo/ demônios)

Pela palavra satã no antigo testamento algumas vezes se referir a inimigos humanos  I Sm 29:4; I Rs 11:23,25 , alguns argumentam que o diabo é apenas o mal dentro de cada um, já que não é exclusiva do Diabo. Porém a Bíblia descreve Satanás como um anjo, isto é, um querubim que se rebelou contra Deus. O Diabo por ser oponente de Deus, recebe o nome de Satanás.
·         Intelecto / razão: Ez 28:12,17; Mt 8:29
·         Emoções: Tg 2:19; Ap 12:12,17.
·         Vontade: Is 14:12-14 (ser igual a Deus); Ap 13:4 (receber adoração)

7-  ATUAÇÃO
7.1-De dentro do homem (possessão) : Quando a pessoa tem um demônio dentro de si este atua pelas seguintes formas:
  • manifestação- controle total de todas as faculdades do indivíduo (ao contrário das atuações citadas a seguir) de forma que há a supressão da sua personalidade pela manifestação do demônio em seu corpo Lc 8:27; Mc 1:32; Mc 9:17-18;
  • pensamentos contrários à vontade de Deus Jo 13:27 .
  • Doenças físicas Lc 13:10-13; Mt 12:22-32; Mt 9:32-33.
  • Doenças mentais Mc 5:1-15 (embora este relato já mostre o demônio em manifestação física no corpo do homem gadareno, é comum ver-se pessoas perturbadas que no momento da oração manifestam os espíritos que habitam em seus corpos Mc 1:21-26, neste relato Jesus estava apenas ensinando!)
7.2-De fora para dentro :
  • Pensamentos e palavras At 5:3; Mt 16:23; Jo 13:2; Mt 5:37; Tg 3:6; I Tm 5:14; etc., podendo chegar a se tornar uma opressão 
  • 1 Sm 16:14, 23. 2-Doenças Jó 2:7

7.3-Observações:
  • Os demônios podem atuar em animais Mc 5:13.
  • É importante observarmos que normalmente a opressão precede a possessão (1 Sm 16:14, 23 e compare com 1 Sm 18:8-11; 19:9.
  • As escrituras sagradas mostram que nos casos de possessão , Satanás e seus demônios podem entrar e sair dos corpos! Lc 22:3,4 (antes da ceia);  Jo 13:27 (durante a ceia).
  • O louvor pode não ser eficaz no caso de possessão 1 Sm 18:8-11; 19:9.
  • A pessoa endemoniada pode ter um ou mais demônios Lc 8:2; Mt 17:18; Lc 8:30.
  • Quando uma pessoa é liberta os demônios procurarão entrar na pessoa, porém só entrarão se a casa , a pessoa, estiver receptiva a ela! Lc 11:14-26 e o último estado se tornará pior que o primeiro!
  • Uma pessoa que é de Deus tem o Espírito Santo Rm 8:9; 1 Jo 4:13; 3:24, não vive em pecado e o Diabo não lhe toca! 1 Jo 5:18; 2 Ts 3:3; Nm 23:23.
  • Pessoas que não cristãs não tem êxito real sobre os demônios, mesmo que sejam “exorcistas” At 19:13-16; Mt 12:26; Lc 11:17-18. O homem citado em Lc 9:49-50 e Mc 9:38-40 era um seguidor de Cristo, porém não do grupo de apóstolos! Veja que logo a seguir Jesus designa mais 70 exorcistas “oficiais” Lc 10:1, 19-20
  • A falta de fé impede o exorcismo por parte do cristão Mt 17:19-20; Mc 16:17, os apóstolos haviam recebido autoridade sobre todo tipo de casta! Lc 9:1, observem que o relato do exorcista citado em Mc 9:38-40 e Lc 9:49-50 aparece depois do fracasso dos apóstolos em expulsar o demônio do “lunático”.
  • Os demônios ao se manifestarem podem conversar espontaneamente  e ou gritar Mc 1:24-26. Podem responder com violência At 19:13-26, inclusive apresentando força sobre-humana Mc 5:3-4.
  • Os demônios ao saírem podem: gritar Mc 9:25-26; jogar no chão Lc 4:35; agitar o corpo Mc 1:26; deixar a pessoa em estado aparente de desmaio Mc 9:26.
  • Os demônios ás vezes inicialmente resistem a ordem de saída Mc 5:6-8.
  • Os demônios normalmente tem nome Mc 5:9, isto se dá normalmente para que possam ser cultuados.
  • Os demônios se sentem atormentados ante o poder de Deus Mt 8:29; Mc 5:7; Lc 8:28.
  • Jesus expulsava os demônios até mesmo na sinagoga perante todos Mc 1:21-27
  • A razão pela qual Jesus não permitia que os demônios falassem era porque eles revelavam sua identidade messiânica, e a maioria dos judeus queriam um messias político, um rei uma afronta as autoridades romanas, o que prejudicaria o ministério de Jesus Mc 3:11-12; Lc 4:41;Mt 16:20; Mt 2:1-15; Jo 6:15
                                                                                     
8-OBRAS DO DIABO
                Apesar de alguns negarem a atuação de Satanás não é isso que a Bíblia ensina:

porque não ignoramos as suas maquinações2 Co 2:11
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo Ef 5:11
“Para isto se manifestou o Filho de Deus, para desfazer as obras do DiaboI Jo 3:8 b
“... para que não caia em opróbrio, e no laço do diabo” 1 Tm 3:7
“... e que se desprendam do laço do diabo...”  2 Tm 2:26

                Jesus na verdade derrotou Satanás Cl 2:15, assim como levou nossas iniquidades e doenças Is 53:4,6,11. Porém a partir disso não podemos negar a existência das doenças I Tm 5:23, do pecado I Jo 1:9-10 ou da atuação de Satanás, pois este só deixará de atuar futuramente, no milênio Ap 20:2-3 e definitivamente quando for lançado no lago de fogo, ocasião esta que se dará após ser solto depois dos mil anos para tentar a humanidade Ap 20:7-10.

1-TentaÇÃO -I Co 7:5; I Ts 3:5, Gn 3:1-6; I Cr 21:1
2- ACUSAÇÃO- I Tm 5:14-15; Zc 3:1-4; Ap 12:10 (este trecho mostra que o diabo está disposto a nos acusar o tempo todo, e só deixará de exercer esta função na 2ª metade da tribulação, após o arrebatamento da Igreja Ap 3:10)
3- ROUBO -Jó 1:12-15,17. (Morte e prejuízos)
4- CATÁSTROFES NATURAIS, DESASTRES – Jó 1:16,19  (Morte e prejuízos)
5- DOENÇAS FÍSICAS- Jó 2:6-7; Lc 11:14;  Lc 13:11-13; Mt 9:32-33.
6- DISCÓRDIA/aversão- Jz 9:23 Ver Obs*; Jó 2:7-9
7- MENTIRA/ engano  Jo 8:44; 1 Tm 4:1; At 5:1-4; Ap 20:3; 13:14;  I Rs 22:21-23 Ver Obs*. Satanás pode até se desfarçar de anjo de luz! 2 Co 11:14
8- SOBERBA- 1 Cr 21:1,7; Is 14:13-14; I Tm 3:6;
9- INVEJA, HOMICÍDIO-  Jo 8:44 ; 1 Jo 3:12. 1 Sm 18:8-9; 19:8-9 Ver Obs*.
10- SUICÍDIO- 1 Sm 31:4; Mt 27:3-5 (ambos, Saul e Judas, eram endemoniados Jo 13:27; )
11- PROSTITUIÇÃO (PECADOS SEXUAIS)- 1 Co 7:5; Os 4:10-14.
12- BEBEDICE- Os 4:10-12.
13- IDOLATRIA-Veja que a idolatria está vinculada a adoração de demônios! 1 Co 10:19-21; Dt 32:16-17; Ap 9:20;  Sl 106:37-38; Lv 17:7.  
14- ANTROPOLATRIA (Culto ao homem)- Ap 13:4-5
15- SATANISMO (adoração direta ao diabo) - Lc 4:5-6 e Mt 4:8-9; Ap 13:4
16- CONFUSÃO- Is 19:14. Ver Obs*
17- OPRESSÃO- 1 Sm 16:14; 16:23 Ver Obs*
18- ENTORPECIMENTO, LETARGIA, INSENSIBILIDADE OU “PROFUNDO SONO” Rm 11:8; Is 29:10 ( Veja que não foi Deus que endureceu o coração dos judeus, mas eles mesmos Rm 11:20, tanto que podem se converterem Rm 11:23; leia Hb 3:13-19) Ver Obs*
19- ENDURECIMENTO Mt 13:15-19; Mc 4:15; Is 29:10; Hb 3:13-19. Ninguém pode entender a palavra com o coração endurecido ou ouvir de má vontade, esta indisposição já é a ação (sugestão) de Satanás
20- DOENÇAS MENTAIS- Lc 8:26-30; Mt 17:15-18.
21- ADIVINHAÇÃO- At 8:16-18;
22- PERSEGUIÇÃO- Ap 2:9-10; 1 Ts 2:18;  compare 2 Co 12:7 c/ 1 Co 4:11 (o termo espinho na carne é um hebraísmo, se refere ao incomodo trazido pelo oponentes Nm 33:55; Josué 23:13, logo, muito provavelmente o “espinho na carne” era um anjo,mensageiro humano, um servo de satanás que estava literalmente esbofeteando a Paulo.
23- TIRA O ENTENDIMENTO e mantém as pessoas cativas – 2 Co 4:4.; At 26:18; Mt 13:38-39
24- TRAIÇÃO- Jo 13:2; Lc 22:3
25- AVAREZA- At 5:1-4;
26- HERESIAS OU FACÇÕES, RELIGIÕES, APOSTASIA -  1 Tm 4:1-3;  Ap 20:3; 13:14; 1 Tm 5:15 (1 Tm 1:20)
27- FEITIÇARIA/ OPERAÇÃO DE MILAGRES  - Ap 13:4, 11-15; 16:13-14; 2 Ts 2:9. 24; 19:20.
28- DESVIO DO PROPÓSITO DE DEUS- Mt 16:21-23.
29- INSPIRAÇÃO- Mt 16:21-23; At 5:3-4; Ap 16:13-14;  Tg 3:6 (Pois a língua fala dos pensamentos que Satanás colocou no nosso coração)
30- REBELIÃO CONTA DEUS/ BLASFÊMIAS- Ap 13:5-6 ; 2 Ts 2:3-4; Ap 16:13-14;


Obs-
1- Is 19:14; Jz 9:23; 1 Sm 18:10 e outros expressam que isto se deve por permissão de Deus, pois a permissão de Deus com exceção do caso de Jó, se dá quando alguém dá lugar ao Diabo Ef 4:17; 1 Jo 5:18; 2 Ts 3:3 ; pois ele está buscando alguém para destruí-lo 1 Pe 5:8-9.
3- Podemos também observar que as obras da carne (natureza pecaminosa) se relacionam diretamente com as obras de Satanás Gl 5:19-21 . Veja Tg 3:14-4:7, aqui  Tiago cita inveja, facção, perturbação, cobiça, adultério, soberba, individualismo. Começa nos v. 13-15 falando sobre a origem de tais obras e conclui no v. 7 afirmando que isto provém de Satanás.
4-  Satanás usa [nos tenta] nossos desejos e necessidades naturais (fome, sede, provisão financeira, sexo, Deus, etc) e incita o homem a satisfaze-los de forma errada, ou na hora indevida (glutonaria, bebedice, adultério, fornicação, homossexualidade, idolatria, feitiçaria, inveja,  roubo, etc.) 

9-EXORCISMOS DE JESUS

perto da Casa de Pedro Mc 1:32-34; Mt 8:16; Lc 4:40-41
 sinagoga Mc 1:21-28; Lc 4:31-37
nas sinagogas da galiléia Mc 1:39
pessoas vindas da Síria Mt 5:24
pessoas da Judéia , Síria e Sidon Lc 6:17-18
pessoas da galiléia,, Iduméia (sul) além do Jordão (Peréia) arredores de Tiro e Sidon Mc 3:7-11
quando interrogado por João Lc 7:18-21
Maria Madalena Lc 8:2
Gadara Mc 5:1-20; Lc 8:26-39; Mt 8 :28-34
Lunático e mudo Mt 17:14-20; Mc 9:14-29; Lc 9 :37-45
Menino mudo Mt 9:32-33
Cego e mudo Mt 12:22-32; Lc 11:14-23
Mulher paralítica Lc 13:10-13
Menina endemoniada de Tiro e Sidon Mt 15:21-28; Mc 7:24-30

 10-TIPOS DE EXORCISMOS
ordem verbal e imposição das mãos Lc 13:12-13
objetos pessoais- At 19:11-12
a distância- Mt 15:21-28
ordem verbal – Lc 4:35-36; Mt 8:16



11-SINAIS E SINTOMAS DE POSSESSÃO DEMONÍACA (citadas na bíblia)
  • Distúrbios  físicos : cegueira, mudez, surdez, desmaios, problemas na coluna.(ver número 9)
  • Disturbios mentais:

a- hábitos estranhos (morar nos sepulcros Mc 5:3);
b-(atitudes suicidas); ferir-se com pedras Mc 5:5-15,
cair no fogo
c-  atitudes estranhas: gritar Mc 5:5; andar sem roupa Mc 5:15; Lc 8:27.
d- nervosismo Mt 8:28; 1 Sm 18:8-9; 19:8-9
e- tormento (acontece até mesmo na opressão demoníaca)- At 5:16; 1Sm 16:14,23
f-poderes sobrenaturais: milagres Ap 19:20; Mt 24:24; 2 Ts 2:9; Ap 13:13; adivinhação At 16:16-18
g- mudança de voz Mc 5:9

Observação:
Pessoas portadoras da maioria destes sintomas podem estar sendo acometidas de causas naturais (físicas, psíquicas, químicas, germes patológicos, endócrinas, etc.). Portanto não se deve dizer que uma pessoa NECESSSARIAMENTE esta sob a influência de demônios apenas por apresentar estes sintomas!
Normalmente são sintomas demoníacos quando tem causas não diagnosticadas pela medicina!


12-AUTORIDADE SOBRE OS DEMÔNIOS

“Ele nos resgatou do poder das trevas e nos transportou para o reino de seu Filho amado” Cl 1:13
“Para lhes abrir os olhos e os converterdes das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim” At 26:18
“e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nas regiões celestiais  em Cristo Jesus””muito acima de todo principado e potestade e poder e domínio e todo nome que se nomeia..” Ef 2:6 e 1:21
“em meu nome expulsarão demônios” Mc 16:17
“quem é de Deus o Maligno não lhe toca” 1 Jo 5:18
“fiel é Deus, que nos guardará do Maligno”Fl  3:3
“para que por sua morte destruísse (tornar sem efeito) aquele que tem poder sobre a morte, a saber, o Diabo” Hb 2:14
“despojando ele os principados e potestades, os expôs em público (humilhação), e triunfou deles em si mesmo.” Cl 2:15
“para isto se manifestou o filho de Deus , para destruir as obras do Diabo” 1 Jo 3:8
“eles pois o venceram por causa do sangue (sacrifício) de Jesus” Ap 12:11
“o Senhor me livrará de toda obra maligna” 2Ttm 4:18
“porque não vale encantamento contra Jacó, nem adivinhação contra Israel” Nm 23:23

 1-       JESUS

Jesus sendo Deus (Is 9:6; 1 Jo 5:20; Jo 1:1,18; Jo 5:18; 10:33; Jo 8:58;  Rm 5:9; Tt 2:13;; Hb 1:8-12; 2 Pe 1:1; Cl 1:15-18; 2:9; etc) ao somar a sua natureza divina `a humana, esvaziou-se da manifestação de alguns de seus atributos (Fl 2:6-10) como onisciência, onipotência, onipresença, imortalidade, intentabilidade, etc.; tornando-se voluntariamente dependente da unção (poder ) do Espírito Santo para realizar coisas sobrenaturais como :revelações, curas, exorcismos e outros milagres (At 10:38; Lc 4:18; Mt 12:28; etc.). Por isso Jesus disse que aquele que cresse nele poderia fazer sinais MAIORES que ele! Jo 14:11-12

2-       DISCÍPULOS E APÓSTOLOS ANTES DA MORTE DE JESUS
Jesus delegou aos discípulos autoridade recebida pelo Espírito Santo, sem que estes tivessem o Espírito dentro deles Jo 14:17 ainda:
·       Aos doze :Mt 10:1-8; Mc 6:7-13; Lc 9:1-6 (sobre todos os demônios)
·       Aos setenta Lc 10:1, 19-20 (nenhum demônio lhes poderia causar dano algum)

3-       APÓS O SACRIFÍCIO DE CRISTO

Com sua vida de obediência, morte e ressurreição, Jesus derrotou o diabo Cl 2:15; Hb 2:14; e concedeu o Espírito Santo a todos que nele creu Ef 1:13; fazendo-os “assentar nas regiões celestiais acima de todo principado e potestade” Ef 1:19-23; 2:6,7 (pois se Jesus que é a cabeça está sobre os demônios , nós que somos se “corpo” estamos também sobre os demônios)por isso disse que aqueles que cressem nele expulsariam os demônios Mc 16:15-20.

Temos alguns fatos:
1-       O Diabo foi derrotado Cl 2:15; Hb 2:14
Por termos o selo da salvação Ef 1:12, o Espírito Santo  1 Jo 4:13; 3:24, não vivemos em pecado e o Diabo não pode nos tocar! 1 Jo 5:18; 2 Ts 3:3; Salmo 91; 34:7; Nm 23:23

2-       Jesus e seu “corpo”, a igreja, tem autoridade sobre todos os demônios Ef 2:6-7;  1:19-23. Em outras palavras Jesus delegou poderes a igreja para que expulsasse os demônios em seu nome Mc 16:17, já que eles foram derrotados .

4- CONCLUSÃO:
Se mesmo antes do sacrifício de Jesus seus discípulos já expulsavam os demônios, apesar de Cristo, ainda não os ter despojado e os humilhado, muito mais AGORA  não conseguiríamos expulsar estes seres fracassados? Se antes do sacrifício nenhum demônio poderia fazer mal algum com quem exercesse autoridade, muito menos  agora! Lc 10:19-20; 1 Jo 5:18; 2 Ts 3:3.
Se temos uma procuração de Cristo dizendo que em nome dele expulsaríamos demônios por que duvidaríamos dela?
A única coisa que impede um Cristão salvo  de expulsar os demônios é a incredulidade! (como já demonstrado)

5-Observações e MITOS sobre expulsão de demônios- Direito legal?

5.1-Alguns alegam que se um Salvo não tem os pecados confessados, o demônio tem base legal para amaldiçoar a pessoa, a isso chamam  direito de posse,porque Satanás passa a ter o direito de posse sobre uma determinada área da vida da pessoa, podendo permanecer e atura na vida dela...”  (Vida em abundância através da libertação e quebra de maldições- editora IFC,p.89) e para isto citam Jo 8:34”todo o que comete pecado é escravo do pecado” e 1 Jo 3:8 “aquele que pratica o pecado é do diabo” querendo dizer que aqueles que cometem um pecado isolado MESMO QUE SEJA SALVO faz com que Satanás tenha autoridade (legalidade) sobre ele! 
Também utilizam essas passagens para dizer que se uma pessoa não confessa seus pecados o demônio não sai dela! “quando um demônio têm direito legal sobre a vida de uma pessoa, para sua expulsão deve-se quebrar primeiro este direito legal” (Idem, p. 128, observação 18)
  
“Deus é tão justo que respeita até mesmo o direito do demônio, de não sair, quando há pecado não confessado na vida da pessoa. Será necessário, então primeiro quebrar o direito de legal do demônio, para depois expulsá-lo” (idem, p.126)

“De igual modo podemos entender Romanos 7:20: Mas se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado (o demônio) que habita em mim” (Idem p. 103, nota 6)


REFUTAÇÃO:
·         João em sua carta diz que aquele que vive na prática do pecado (vive pecando) (o tempo verbal no grego dá idéia de pecado contínuo) 1 Jo 3:6 “não o viu nem o conhece”, ou seja quem é nascido de Deus (um salvo) “todo aquele que permanece nele não vive pecando”. Então quem vive no pecado não é salvo!
·         Em relação a Jo 8:34 Jesus logo em seguir disse que se “o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres”Jo 8:36. Também Paulo  disse: “Porque quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça... Agora no entanto, já fostes libertos do pecado e feitos servos de Deus, colhei fruto para a santificação, cujo fim é a vida eterna” Rm 6:20,22. Portanto estes textos 1 Jo 3:8 e Jo 8:34 não dá base para afirmar que um salvo pode receber retaliações.
·         A bíblia é enfática: um salvo não vive no pecado, o maligno não lhe toca, não pode ter um demônio dentro de si, nenhum mal, maldição, encantamento lhe atinge, Deus o guarda de todo mal, os anjos de Deus o livra, etc. Sl 34:7; Sl 91; Nm 23:23; 1 Jo 5:18; Fl 3:3; 2 Tm 4:18.
·         Quanto a questão se o demônio tem o direito para não sair de uma pessoa que está em pecado, isto não tem base bíblica! Estes dois textos citados não dão esta base como já explicado. Vou citar o próprio livro na explicação de Mt 17:14-18 “O demônio teve que obedecer não porque o seu direito legal tivesse sido quebrado por um pedido de perdão (o menino endemoniado não pediu perdão nem renunciou nada), mas o espírito maligno teve de obedecer em decorrência da imposição de um poder maior, o poder do nível espiritual de Jesus.” (Idem , p.131). Ora como já demonstrei Jesus já nos deu uma procuração nos dando direitos legais para agir em seu nome para expulsar os demônios.

5.2- Alguns alegam que existe vários níveis de unção para expulsar demônios. Dividem os salvos figuradamente em “soldados rasos, sargentos , coronéis,etc”
“quando alguém tem o status de um soldado raso e defronta-se com um inimigo que tem um status maior do que ele, este inimigo não lhe respeita em nada, a não ser que não tenha direito” (Idem, p.133), ou seja a não ser que o inimigo não  tenha o suposto direito legal de posse.
“Uma coisa é termos recebido do Senhor a ‘exousia’, a autoridade e o poder para expulsar os demônios; outra coisa ´´e receber uma unção específica para isso”(Idem p. 130) Para isto lançam mão de Mc 16:17 dizendo que todos tem autoridade para curar, assim como todos tem autoridade para expulsar demônios e também que Deus confere a alguns uma unção específica de cura ou seja os dons de curar.
REFUTAÇÃO:
  • A bíblia não ensina em nenhum lugar que há diferença entre unção e autoridade para expulsar demônios como ensina esses grupos. A unção refere-se a capacitação dada pelo Espírito para realização de algo, no caso da expulsão de demônios refere-se a autoridade conquistada pro Cristo e repassada por meio da pessoa do Espírito Santo para expulsão do espíritos maus.
  • A comparação entre a cura e a expulsão de demônios é falsa, pois a bíblia não fala de expulsar demônios como um dom, mas fala da existência de dons de curar 1 Co 12:9, também é provável que em Marcos 16 quando Jesus disse sobre curar os enfermos estava se referindo aos dons de curar, porque também fala sobre o falar em novas línguas (que é um dom citado também em  1Co 12:10). Soma-se a isso o fato da promessa da proteção contra serpentes e contra veneno não serem citadas na bíblia como dons espirituais! Assim conclui-se que não há base bíblica para dizer que há vários níveis de unção para expulsar demônios. Expulsar demônios não é descrito como dom no sentido dos outros dons 1 Co 12:1-11.
  • Somos todos soldados de Cristo, mas em nome dele até o Diabo tem de se dobrar Fl 2:10.

5.3- Há pessoas que dizem que 1 Jo 5:18 diz que Satanás só não toca no homem espiritual e que essa passagem não se refere ao crente mas ao homem espiritual, um ser que surgiu  com o novo nascimento, que com isso um demônio pode habitar no corpo de um salvo:
O que acontece na hora da conversão? O homem espiritual (...1 Co 2:15) foi gerado. Este é o ser  que surgiu com o novo nascimento. Um homem espiritual foi gerado por Deus em nosso espírito. E é no homem espiritual que o Espírito Santo habita” (Idem p. 192)

“Porque diz que todo aquele que é nascido de Deus não peca”. Ora, como o crente peca, o versículo não pode estar se referindo ao crente em seu corpo natural”
“O maligno não toca no homem espiritual, aquele que é nascido de Deus. Ma ele seguradamente pode tocar no homem natural, que possui um corpo ,uma alma e um espírito” (idem p. 192)
REFUTAÇÃO:
  • 1 Jo 4:7”todo aquele que é ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” Se refere a pessoa humana como um todo e não ao homem espiritual. Leia também Jo 1:10-13; 1 Jo 3:9; 1 Jo 5:1,4-5
  • Em todas essas passagens inclusive 1 Jo 5:18 o termo “aquele” se refere a pessoa humana.
  • 1 Jo 5:18 está num tempo verbal no grego que se refere a uma ação repetida como traduz a ARA “todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado” “O tempo presente do grego sugere comportamento característico ou costumeiro” (Bíblia de estudo de Genebra)
  • O homem espiritual 1 Co 2:15 é o homem guiado pelo Espírito e não um ser que surgiu dentro do homem! Ver 1 Co 3:1
  • 1 Co 6:19 diz que o Espírito Santo habita no nosso corpo. Logo um salvo não pode ter demônios em seu corpo.
Logo este ensino não passa de engenharia bíblica , sim com distorções de textos.


13-COMO LIDAR COM DEMÔNIOS 
"EXEMPLOS ESPIRITUAIS
Através dos exemplos que o Senhor Jesus e Seus discípulos nos dão na Palavra de Deus, tomamos conhecimento de determinados procedimentos para expulsarmos os demônios e libertar as pessoas.
Vejamos algumas observações:
1. Jesus dava ordens diretas aos demônios: cale-se, saia, nunca mais entre nele etc. As pessoas que O viam realizar essas libertações maravilharam-se, porque Ele falava com autoridade e poder e dava ordens aos demônios (Marcos 1.25-27; Lucas 8.29) - Como se libertar?
2. Jesus sempre estava no controle da situação; os demônios não tinham permissão para fazer o que quisessem. Ele fazia perguntas aos demônios e aos parentes para receber informações e, certa vez, os demônios tiveram de Lhe pedir permissão para entrar em uma manada de porcos (Marcos 5.9-13; Marcos 9.21).
3. Ele Se dirigia ao espírito maligno ou à doença diretamente. Por exemplo: ―Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai deste jovem e nunca mais tornes a ele.‖ Suas orações eram claras e específicas e direcionadas à raiz do problema. No exemplo da filha de Abraão, Jesus falou com a enfermidade que a estava aprisionando por dezoito anos‖ (Marcos 9.25; Lucas 13.12).
4. Alguns demônios manifestavam e outros não. Nos nove exemplos específicos de Jesus expulsando demônios, alguns falaram através de suas vítimas, as jogaram no chão ou lhes causaram convulsões, enquanto outros sequer apresentaram sinais de manifestação. Porém, em todas as situações, o Senhor Jesus não perdeu a visão de que a raiz do problema era demoníaca (Mateus 8.28-32; 9.32,33; 12.22; Marcos 1.24; 7.29; 16.9; Lucas 9.42; 13.10-13; João 13.27).
5. Jesus e Seus discípulos ensinaram e aconselharam aqueles que eles libertaram. Um homem da região dos gerasenos que estivera possesso, sentou-se aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo após sua libertação. Dois capítulos depois, Maria fez o mesmo, sentando-se aos pés de Jesus e ouvindo Seus ensinamentos (Lucas 8.35; 10.39).
6. A libertação era simples e rápida. Não havia orações escritas ou cerimônias, e nem durava horas. Ele usava Sua autoridade e mandava os demônios embora. 7. Jesus expulsava os demônios sozinho. Quando os doze e os setenta foram enviados (Marcos 6.7-13; Lucas 10.1-20), foram em pares e, provavelmente, expulsaram demônios sozinhos (ou, no máximo, em pares, mas é mais provável que eles tenham seguido o exemplo de Jesus). A única ―equipe" que tentou expulsar demônios na Bíblia foi a dos filhos de Ceva, a qual levou uma surra e teve de fugir dos demônios (Atos 19.15).
8. A libertação era feita em público. Por esse motivo, era uma ferramenta poderosa de ensino para todos os presentes. Eles viam o diabo derrotado, e viam a autoridade do homem de Deus. Hoje, podemos estar muito preocupados com nossa imagem, muito orgulhosos para aceitar o método do nosso Senhor. '
(Crentes Possessos, p.161-163)


14- EXISTEM DEMÔNIOS QUE SÓ SAEM SE A PESSOA ESTIVER EM JEJUM? 
Não. Embora o Jejum seja parte do exercício da vida cristã normal o jejum não´é necessário para que um demônio saia pelos seguintes motivos:

Atos 13:2  E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Atos 13:3  Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.

Mc 2:18 ¶ Ora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Vieram alguns e lhe perguntaram: Por que motivo jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?
19  Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Durante o tempo em que estiver presente o noivo, não podem jejuar.
20  Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; e, nesse tempo, jejuarão.



1-Jesus deu autoridade para os apóstolos expulsarem todos os tipos de demônios
Lc 9:1 ¶ Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.
2  Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.

2- Jesus disse que a razão dos discípulos não expulsarem era falta de fé, de oração
Lc 9:40  Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam.
41  Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e vos sofrerei? Traze o teu filho.
42  Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai.


Mt 17:16  Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo.
17  Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino.
18  E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.
19  Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo?
20  E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.
21  [Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.] este trecho foi retirado de Marcos- ver o  topico 3

Mc 9:18  e este, onde quer que o apanha, lança-o por terra, e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei a teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam.
19  Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo.
20  E trouxeram-lho; quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o agitou com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando.
21  Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu;
22  e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.
23  Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.
24  E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!
25  Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele.
26  E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: Morreu.
27  Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.
28  Quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
29  Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum.] Este trecho foi adicionado por um copista -ver o  topico 3


3- O termo jejum não faz parte dos manuscritos mais antigos (e portanto fidedignos) e contradiz a fala de Jesus que deu autoridade sobre todos os demônios

Sobre Mt 17:21
"Não existe razão suficiente que poderia ter levado copistas a omitir esse versículo numa variedade tão grande de manuscritos, caso fosse, originalmente, parte do texto de Mateus. Com frequencia, copistas inseriam material num evangelho que se encontra em outro. Neste caso... o acréssimo [Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.] foi tirado do paralelo em Mc 9:29 (veja comentário ali)...  (Variantes Textuais do Novo Testamento, São Paulo:SBB, 2010 p. 27
Sobre Mc 9:29 [e Jejum]


"à luz da crescente ênfase dada ao jejum, na Igreja Antiga, é compreensível que um copista tenha acrescentado ao texto, em forma de comentário, a locução... (e com jejum), que acabou por fazer parte do texto da maioria dos testemunhos. entre aqueles que se opuseram a esse acréscimo estão importantes representantes dos tipos de texto alexandrino e ocidental (Variantes Textuais do Novo Testamento, São Paulo:SBB, 2010 p. 82
Tendo em vista isto, as traduções mais modernas ou trazem estes trechos entre colchetes ARA (Almeida Revista e Atualizada), AR (Almeida Revisada)  Almeida séc. 21 ou trazem notas nas margens como o caso daNVI, NVT, Nova Almeida Atualizada NAA. A NTLH omite o termo jejum em Mc 9:29 e coloca Mt 17:21 entre colchetes.

Conclusão:

Embora o Jejum deva faze parte da vida de um cristão não é preciso estar Jejuando para que um demônio saia. Temos autoridade sobre todos os demônios.

15-Retaliação do diabo?
Outro falso ensinamento, que infelizmente parece ser muito comum, é que aqueles que entram para o ministério de libertação  sofrerão ataques demoníacos terríveis e não conseguirão viver uma vida normal por ser este um chamado muito difícil. 
Autores de vários livros vistos nas prateleiras de livrarias cristãs alegam que, por estarem na linha de frente da guerra espiritual, têm de lidar com visões demoníacas, não podem se casar ou ter filhos, ou devem sofrer de alguma doença incurável porque eles intervém por aqueles que estão endemoninhados.
É ridículo e antibíblico! Não posso contar o número de demônios que minha esposa e eu já expulsamos - muito menos os que todos os outros pastores com quem trabalhei expulsaram durante anos. Tenho pregado direta e enfaticamente contra aqueles que praticam feitiçaria nas igrejas, levantando a ira das igrejas africanas locais que misturam espiritismo com cristianismo. Bruxas têm feito sacrifícios contra mim e os demais pastores, na intenção de destruir nossas igrejas e nossas vidas, mas nunca passamos sequer uma vez por qualquer tipo de tormento que esses autores mostram em seus livros. Minha esposa e meus filhos são felizes, saudáveis e abençoados, como são as famílias dos pastores que conhecemos. Perseguições fazem parte de nossas vidas, mas não somos, de modo algum, atormentados ou amarrados pelos demônios!
O Deus que expulsa os demônios quando eu oro é o mesmo que coloca Seus braços carinhosos de proteção ao nosso redor. Mas se um dia eu me tornar tolo o suficiente para virar as costas para Ele, posso estar certo de que o diabo terá imenso prazer em usar essa pequena brecha para me destruir depois de todos os anos que passei lutando contra ele. A única conclusão que chego sobre aqueles que estão envolvidos em guerras espirituais, mas que também estão sob a opressão, é que eles mesmos estão endemoninhados e ainda não conhecem a plenitude da presença de Deus em suas vidas. Somos todos chamados para lutar nessa batalha contra o trabalho do diabo em nossas vidas e em nossas famílias e amigos. Toda igreja tem a obrigação de ensinar a seus membros como vencer as lutas, o que significa que em toda igreja deveria ter o ministério de libertação junto aos outros ministérios de pregação, doutrina, evangelização, (Crentes possessos, p.168-169)

Apêndice: 
Deus envia demônios?
 Como pode Deus permitir a atuação de demônios?

"Lemos em 1 Samuel 18.10 que um espírito mau da parte de Deus sobreveio ao rei Saul. Como podemos explicar isso, se de Deus só vêm coisas boas? 
... No entanto, também é verdade que a bondade genuína em um Deus justo exige que se faça uma diferença distinta entre o bem e o mal. Como aquele que ordenou e preservou a ordem moral, é absolutamente necessário que ele traga punição ao pecado, independentemente do grande amor e compaixão que possa sentir pelo pecador.
..... Observe que Tiago prossegue e mostra o funcionamento do processo maligno: "Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte" (Tg 1.14, 15).

Saul havia conscientemente quebrado a lei de Deus. Primeiro, profanou o altar de Deus, ao executar um sacrifício sacerdotal que contrariava a ordem divina (1 Sm 13.12, 13), e, em segundo lugar, ao poupar o rei Agague e certa porção do gado dos amalequitas, embora houvesse recebido ordens para executar a todos (1 Sm 15.20- 23). Além do mais, em 1 Samuel 18.8, lemos que Saul ficou louco de ciúmes por causa do louvor público que o jovem Davi recebera, à vista da façanha de matar
Golias e os filisteus. Por causa desses sucessivos atos de rebelião contra a lei e a vontade de Deus, ele tornou-se passível de sofrer a influência de Satanás, tal como Judas Iscariotes que se deixou influenciar pelo diabo, ao decidir que trairia o Senhor Jesus (cf. Jo 13.2).

Visto que Deus estabeleceu as leis espirituais de causa e efeito, é correto afirmar que a desobediência de Saul cortou-lhe o acesso à orientação do Espírito Santo e sua comunhão com ele. Antes, o rei Saul tinha total acesso a Deus. Agora, ele se tornara presa do espírito maligno da depressão e do ciúme, que o empurrava cada vez mais em direção à paranóia. Embora estivesse sem a menor dúvida servindo como joguete de Satanás, a queda de Saul ocorreu por permissão de Deus e segundo seu plano. Devemos entender que, na verdade, todas as conseqüências das penalidades do pecado provêm de Deus, que é o Autor da lei moral, a Pessoa que sempre faz justiça (Gn 18.25)." (Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas. Editora Vida)