Pesquisar e

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Sábado ou domingo? At 20:7 e 1 Co 16:2

"no texto de Atos dos apostolos 20 :7 está escrito que os irmão se reunião no primeiro dia da semana. Mas olha que interessante , o texto no aramaico vai trazer a seguinte expressão: no MOTZA'EI SHABAT. Essa expressão é muito comum no meio judaico, porque ela não se refere a o primeiro dia da semana em si, mas sim, a saida do shabat, o termino do shabat.

 Essa mesma expressão vai aparecer em 1 co16:1-2 quando shaul( chamado de paulo no meio cristão) pede que viesse recolher as ofertas para os irmão pobres, ele pede que essa oferta foce recolhida no motza'ei shabat, que seria a saida do sabado. Mas porque na saida do shabat? muito simples, porque a congregação na quela época ainda observava o shabat, e é um costume do judeu até hoje não mexe e nem falar de dinheiro ou qualquer negocio que envolvar dinheiro durante o shabat, por isso so se fazia isso na saida do shabat no termino ou no motza'ei shabat. Mas de repente vc pode ainda com toda essa explicação está duvidando por não acreditar que o novo testamento foi escrito originalmente em aramaico e hebraico, pois bem vamos analisar o texto grego. 

A expressão que vai aparecer no grego é a seguinte: MIA TON SABATON. O termo mia segundo o dicionario vine significa : um uma uns, só que na maioria dos textos onde ocorre esse termo, os tradutores traduziram como primeiro, para dar base da adoração aos domingos, que é uma pratica que nós herdamos dos catolicos e de constantino, que era adorador de uma divindade solar no império chamada de tamuz, daí vem o termo domingo que significa dia do sol. um dia em homenagem a ele. Pois bem esse texto poderia ser mais bem traduzido como em uns dos sabados, ou em um sabado, sem definir a que sabado seria. essa expressão sabaton vai aparecer tambem em hebreus 4:9 onde eles traduziram o texto como : resta um REPOUSO(SABATON) PARA O POVO DE D''US. Porque eles traduziram a mesma expesão de duas formas diferente sendo que é a mesma palavra? essa pergunta u vou deixar para voçês responderem visto que muitos já sabem a resposta. um abraço do chaver Ezdrá ben lev( flavio telles)

Resposta:
a-Antes de entrar na discussão é extremamente incorreto dizer que as reuniões de domingo começaram com a igreja católica (existem evidências desde o final do 1ª século, e nesta época não existia a Igreja Católica!! (volte aqui depois e click) http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2013/01/httpwww.html

b- Não defendo que devemos guardar sábado ou domingo, pois nenhum dos dois tem base neo-testamentária http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2012/11/a-igreja-de-deus-na-terra-igreja.html


A enciclopedia judaica diz: "Como o sábado é o dia mais importante da semana, o termo "Shabat" denota também "semana", isto é, o período de um sábado até outro, e um ano de descanso também é chamado de "Shabat" (ou "shabu "um"). http://www.jewishencyclopedia.com/articles/3921-calendar

1- A própria Bíblia Judaica Ed Vida- traduzida por judeus messiânicos traduzem os textos de ,(Mt 28:1, Mc 16:2,9; Lc 24:1; Jo 20:1,19 por domingo ou 'primeiro dia da semana"

2- Os dicionários mostram que o termo significa: também "semana" quando precedido de numerais:

Léxico grego CPAD- Edward Robinson, p. 819:
"metonímia: um sábado, usado para o intervalo de sábado a sábado; daqui um período de sete dias e noites, semana, assim especialmente em Lc 18:12. Em outros lugares somente após numerais indicando os dias da semana; Mc 16:9, Mt 28:1; Mc 16:2; Lc 24:1; Jo 20:1,19; At 20:7; 1 Co 16:2 Assim na septuaginta Lv 23:15 .. Nos talmudistas os dias da semana são escritos..., ou seja, o primeiro, segundo, terceiro dia do sábado (semana)

Lc 18:12   nhsteuw div tou sabbatou apodekateuw panta osa ktwmai
12  nhsteuw <3522> (5719) {V-PAI-1S} div <1364> {ADV} tou <3588> {T-GSN} sabbatou <4521> {N-GSN} apodekateuw <586> (5719) {V-PAI-1S} panta <3956> {A-APN} osa <3745> {K-APN} ktwmai <2932> (5736) {V-PNI-1S-C}
12  jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.


léxico de Strong:
sabbaton; DITAT-2323b; n. f./m. 
1) sábado 
1a) sábado 
1b) dia de expiação 
1c) ano sabático 
1d) semana 
1e) produto (no ano sabático) 

Dicionário Vine p. 982, cpad (vocábulo SEMANA)
sabbaton é usado: 
A- NO PLURAL, NA FRASE O PRIMEIRO DIA DA SEMANA,(Mt 28:1, Mc 16:2,9; Lc 24:1; Jo 20:1,19; At 20:7; 1 Co 16:2). Quanto a esse uso idiomático veja UM, A. (5)
B- NO SINGULAR (LC18:12, duas vezes na semana, literalmente 'duas vezes do sábado', ou seja, duas vezes nos dias depoIs do sábado). Veja SÁBADO.
 Um A(5)-Como numeral ordinal, equivalente a protos, "primeiro", na frase "primeiro dia da semana", literalemente e idiomaticamente "um dos sábados", significando "o primeiro dia depois do sábado" (idem p. 1042)

Dicionário do The Greek oj New Testament 4ª edição::  confirma que quando precedido de numeral significa semana:
mia prote sabbaton=o primeiro dia da semana
kata mian sabaton= cada primeiro dia da semana, cada domingo 1 Co 16:2
div ton sabbatou= duas vezes na semana Lc 18:12

 Léxico grego-português do Novo Testamento de domínios semânticos- para tradutores, SBB: p. 580:
período de sete dias-semana....Em algumas línguas a melhor opção  no caso de Lc 18:12 é dizer "de cada sete dias, jejuo dois (deles)..

Veja como alguns Judeus Messiânicos justificam a tradução de MOTZA'EI SHABAT:
o Comentário judaico do Novo Testamento p. 530 diz que:
"frase grega que significa literalmente "cada um de uma semana", "todo primeiro dia de uma semana" e defende que se trata de sábado a noite!!!

Respsota:
1-vimos acima o termo sábado é precedido de numeral sigifica: um dia da semana (que excetua o sábado)
Assim não cabe a expressão "cada saída do sábado"  "partida do sábado" "sábado a noite" OMITE o número 1 que está no texto grego

2- o texto de 1Co 16:2 é semelhante ao de Mt 28:1 que necessariamente significa o domingo, veja: 
o próprio texto de Mt 28:1 diz que foi depois do sábado: ao entrar o primeiro dia (domingo)
Mt 28:1 ¶ No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Mt 28:1  oqe de sabbatwn th epifwskoush eiv mian sabbatwn hlyen mariam h magdalhnh kai h allh maria yewrhsai ton tafon
1 Co 16:2  kata mian sabbatou ekastov umwn par eautw tiyetw yhsaurizwn o ti an euodwtai ina mh otan elyw tote logiai ginwntai
 Mc 16:2  kai lian prwi th mia twn sabbatwn ercontai epi to mnhma anateilantov tou hliou
Mc 16:9  anastav de prwi prwth sabbatou efanh prwton maria th magdalhnh af hv ekbeblhkei epta daimonia
Lc 24:1  th de mia twn sabbatwn oryrou bayewv epi to mnhma hlyon ferousai a htoimasan arwmata
Jo 20:19  oushv oun oqiav th hmera ekeinh th mia sabbatwn kai twn yurwn kekleismenwn opou hsan oi mayhtai dia ton fobon twn ioudaiwn hlyen o ihsouv kai esth eiv to meson kai legei autoiv eirhnh umin
Jo 20:1  th de mia twn sabbatwn mariam h magdalhnh ercetai prwi skotiav eti oushv eiv to mnhmeion kai blepei ton liyon hrmenon ek tou mnhmeiou
At 20:7  en de th mia twn sabbatwn sunhgmenwn hmwn klasai arton o paulov dielegeto autoiv mellwn exienai th epaurion pareteinen te ton logon mecri mesonuktiou (este verso é exatamente igual ao outros em AZUL) 

Alguns adventistas  e judeus messianicos ainda argumentam que At 20:7 se refere a um sábado!! veja que incoerência:

3- At 20:7 se refere ao domingo pois o texto diz que Paulo após seu discurso iria seguir viagem até o outro dia , e assim foi. 
Se o texto estivesse se referindo a hora judaica o romper da alva não seria o outro dia, mas o mesmo dia: At 20:7 ¶ No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. 8 Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos. 
9 Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto. 10 Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está. 
11 Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu. 
Ou seja, o romper da alva, marca o dia seguinte (conforme a hora romana)

Veja a argumentação do Comentário Judaico do Novo Testamento, p.530-531  sua refutação:
1- o uso de 'um' em vez de 'primeiro' mostra que Saul estava pensando em hebraico, não em grego (veja o hebraico de Gn 1:5)
Refutação:

1- os dicionários explicam que neste caso vale como numeral ordinal:
Léxico grego CPAD- Edward Robinson, p. 819:
"...Em outros lugares somente após numerais indicando os dias da semana; Mc 16:9, Mt 28:1; Mc 16:2; Lc 24:1; Jo 20:1,19; At 20:7; 1 Co 16:2 Assim na septuaginta Lv 23:15 .. Nos talmudistas os dias da semana são escritos..., ou seja, o primeiro, segundo, terceiro dia do sábado (semana)

Dicionário Vine p. 982, cpad (vocábulo SEMANA)
sabbaton é usado: 
A- NO PLURAL, NA FRASE O PRIMEIRO DIA DA SEMANA,(Mt 28:1, Mc 16:2,9; Lc 24:1; Jo 20:1,19; At 20:7; 1 Co 16:2). Quanto a esse uso idiomático veja UM, A. (5)
 Um A(5)-Como numeral ordinal, equivalente a protos, "primeiro", na frase "primeiro dia da semana", literalmente e idiomaticamente "um dos sábados", significando "o primeiro dia depois do sábado" (idem p. 1042)

2- Gn 1:5 se refere ao domingo e 2:2,3 se refere ao sábado!

A versão grega dos judeus diz: 
Gn 1:5  kai ekalesen o yeov to fwv hmeran kai to skotov ekalesen nukta kai egeneto espera kai egeneto prwi hmera mia (dia um) 



2- no calendário judaico o dia começa com por do sol, de forma que primeiro dia da semana se refere qualquer hora entre o por do sol no sábado e o por do sol do domingo
Resposta:
1-Isso é irrelevante pois o numeral precede o termo sábado e assim se refere ao primeiro dia depois do sábado, como visto acima
2-as outras passagens dos mesmos termos gregos foram traduzidas como domingo na biblia judaica!

3-nos primeiros dias da comunidade messianica, os crentes judeus continuaram a observar o shabat como um dia de descanso, e se encontravam para o culto messiânico na noite que se seguia ao seu termino
Qual fonte?
A bíblia não diz isto! At 2 diz que eles se reuniam todos os dias, e apresentar passagens de paulo na sinagogoa não prova que ele guardava este dia.

4-havia judeus proeminentes na congregação de corinto, de forma que Shaul (Paulo) não lidaria com esse assunto como se a comunidade fosse composta inteiramente de gentios.
por que não?

5- a outra únic passagem em que a expressão grega é usada em conexão com Shaul descreve um evento noturno, .... sábado a noite At 20:7
Vimos acima a refutação desta tese!!

6 o domingo não poderia ter sio regularmente celebrado como sahabat ou como yom tov (dia bom), porque considerando que o judaismo proíbe o manuseio de dinheiro nesses dias, Shaul nuca teria sugerido que se fizesse, naquele momento coleta em uma congregação da qual particiapavam judeus
Errado:
1 So´na palestina tinha esse costume:
Enciclopedia Judaica "Na Palestina ninguém tocou dinheiro no sábado: em outro lugar se poderia até mesmo levar o dinheiro no mesmo dia"  http://www.jewishencyclopedia.com/articles/11868-palestine-laws-and-customs-relating-to

2- o domingo era só um dia de reunião em comemoração a ressurreição, não era uma sábado cristão!!! só com o Catolicismo isso aconteceu


Conclusões:

  • Observe então que os Judeus Messiânicos na tentativa de defenderem o sábado traduzem apenas 1Co 16:2 e At 20:7 com uma expressão judaica "saída do sábado", "sábado á noite"  sendo:

1-Incoerentes com as demais passagens
2- Violando os dicionários gregos
3-Inserindo o termo 'sáida', partida' ou 'noite' no texto, SENDO QUE NÃO EXISTE tais palavras nos manuscritos gregos.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Ninrode, Semíramis e Tamuz? Não foram uma família!!



Image result for ralph woodrow
livro antigo em inglês





Antigo Livro- em Portugues
 Image result for The Babylon Connection?                          
Livro novo- foi retirado os erros!!

Desde a publicação do livro "As duas babilônias"(Alexander Hislop) em1853 alguns evangélicos tem divulgado UMA MENTIRA histórica:
1- Ninrode casou-se com Semíramis.
2- Semíramis era mãe de Tamuz
3- Tamuz era a reencarnação de Ninrode
4- Tamuz nasceu em 25 de dezembro

 o livro:"Babilônia: a religião de mistérios de Ralph Woodrow" comete o mesmo erro!!!, mas se baseou nele conforme indica sua bibliografia;MAS RECENTEMENTE RalPH RECONHECEU SEUS ERROS:
http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.ukapologetics.net/1hislopbaby.html&sa=X&oi=translate&resnum=10&ct=result&prev=/search%3Fq%3DRalph%2BWoodrow%2Btwo%2BBabylons%2Bde%2BAlexander%2BHislop%2Band%2Bits%2B%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

ELE LANÇOU SEU NOVO LIVRO:http://www.ralphwoodrow.org/books/pages/babylon-connection.html

Resposta:
1- Nenhuma literatura especializada (história e mitologia) afirma que NInrode casou-se com Semíramis, ela casou-se com Nino.
2-  Nenhuma literatura especializada (história e mitologia) afirma que Semíramis gerou a Tamuz, ela gerou a Nínias.
3-Nenhuma literatura especializada (história e mitologia) afirma que o pai de Tamuz era Ninrode,  na verdade o nome de seu pai era Ningishzida
3-  Nenhuma literatura especializada (história e mitologia)  afirma que Tamuz era a reencarnação de seu pai.

"Semíramis- Rainha da Assíra e da BAbilonia, filha da deusa Derketo e de um mortal, abandonada pela mãe no deserto, onde foi alimentada pelas pombas, depois recolhida pelo pastor Simas. Desposou Panes, governador da Síria... e depois o rei da Síria, Nino, que mandou assassinar...Depois de reinar durante 42 anos, apagou-se diante do filho Nínias e foi levada ao céu na forma de uma pomba" (Dicionário Rideel de Mitologia- Editora rideel, 1ª edição, p. 188)

"Semíramis- Rainha lendária da Assíra, filha da deusa Dérceto ou Dércetis; abandonada pela mãe, toronou-se escrava. Um general de Nino...tomou-a por esposa; o pr´róprio Nino por ela se apaixonou... Nino... a tomou por esposa. ...dessa união nasceu um filho, Nínias. ...Morreu depois de ter reinado 42 anos; sucedeu-lhe Nínias, seu ilho, que talvez, tenha lhe abrevidado os dias... seu nome significava pomba (Dicionário de Mitologia- Egípcia, sumeriana, babilônica, fenícia, hurrita, hitita e celta, Editora Cultrix, p. 107)

"Tamuz, a quem também chamavam Dumuzi, era filho de Ningishzida, o senhor do bosque da vida, que tinha ele próprio por pai Ninazu, senhor da advinhação pela água. Foi amado por Ishtar..." "Regressados à morada dos deuses, Tamuz e e seu pai Ningishzida;;;" (Histórias da mitologia 1, Edições 70, p. 126)


Infelizmente POR FALTA DE PESQUISA direta em fontes confiáveis sites tem propagado o mito acima!!  veja:

1- Edir macedo http://www.bispomacedo.com.br/2013/01/21/semiramis-obelisco-e-a-farsa-do-natal/
2- Jornal Mensageiro da Paz- Assembléia de Deus Número 1543 - dezembro de 2013, CPAD
"Satanás sabia que Jesus nasceria de uma virgem e que morreria e ressuscitaria, pois foi profetizado. Logo muito antes de Cristo, no paganismo babilônico forma-se a lenda de que a deusa Semíramis foi mãe endo virgem e dela nasceu Tamuz, que morreu no inverno e ressuscitou na primavera p. 21

Não existe lenda dizendo que Semíramis foi mãe sendo virgem!   e dela não nasceu Tamuz!!! coisa alguma

domingo, 15 de dezembro de 2013

Distorções do judaísmo da unidade

http://www.youtube.com/watch?v=fGIR2SdKfmY


Algumas afirmações falsas do vídeo:
1-o Novo Testamento foi manipulado pela igreja romana... por roma. 
Resposta;
a- Os manuscritos mais antigos são anteriores a existência da Igreja católica!!! 
b-Os manuscritos mais amplos se encontram nas seguintes localidades (roma está em 4º lugar):
1-Monte Athos (grécia) 900 manuscritos
2-Atenas (grécia)419 manuscritos
3-Paris - 373
4-roma- 367
5- Sinai- 301
6-Londres- 271
7-Leningrado ou sap petersburgo-233
8-Oxford 158
9-Jerusalem 146
10-Moscou 96
11- Ptmos- 81
12-florença 79
13-Grottaferrata 69
14-Cambridge 66
Ou seja a mAioria absoluta dos manuscritos não se encontra sob o poder de Rom

c- Como a igreja católica adulterou manuscritos que ela nunca teve em suas mãos? E o que estão em suas mãos condenam o comércio da fé, o autoriatrismo, a idolatria e outros pecados cometidos pela igreja!! RACIOCINE!!

OBS: Toda a argumentação da defesa do Novo Testamento que citam como "testemunhas oculares e testemunhos pagãos" e judeus foram compilados por cristãos (que eles dizem ser romanos!!!):
compre o livro: "Evidência que exige um veredito", Hagnos. Confira!
dizem que a citação de Flávio Josefo foi escrito me grego coiné e tem o nome Yeshua, mas consta o nome IESOUS!  CONFIRA!!! não aparece o nome YESHUA

Para maiores detalhes ver:
"O Texto do Novo Testamento- Kurt e Barbara Aland- SBB"
"Crítica Textual do NT, editora Vida Nova"
'Introdução Bíblica"- Editora Vida


2- Citam como exemplo de adulteração Mt 1 e diz que o tradutor do grego que dizem estar faltando uma geração
Dizem que aos contarmos os nomes citados pelo evangelista desde o exílio até Jesus (de Jeconias a José).  A soma dá 13 e não 14. Estranho.

Solução apresentada por eles: Mateus foi escrito originalmente em hebraico e a palavra traduzida por “marido” em Mt 1,16, deveria ter sido traduzida por “pai”.
e Jacó gerou José, marido (segundo eles, “pai”) de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. 
Resposta:

O texto especifica como como devemos contar: Mt 1:17  De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

a- não existe nenhum manuscrito hebraico antigo de Mateus

b- os judeus messiãnicos trinitarianos não concordam que este texto está adulterado -ver 'Comentário Judaico do Novo Testamento- Editora Atos"

c-Os judeus utilizavam de  dividir as genealogias em grupos para facilitar a memorização e faziam omissão de alguns nomes(Acazias, Joás e Amazias e Jeoaquim)
De acordo com o texto de Mateus conta-se assim:
Abraão até DAVI-14- 1Abraao, 2Isaque, 3Jacó, 4judá, 5Perez, 6Esrom, 7Arão, 8Aminadabe, 9Naasom, 10Salmon, 11Boaz, 12Obede,13Jessé,14 Davi

DAVI até o Exílio da Babilônia (Josias)Mt 1:11  Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. - 14- 1- Davi, 2 Salomão ,3 roboão, 4Abias, 5Asa, 6Josavá, 7Jorão, 8Uzias, 9 Jotão, 10 Acaz, 11Ezequias, 12Manassés, 13Amom, 14Josias

JOSIAS até Jesus"desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze".,Mt1:12  Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; 1Jeconias, 2Salatiel, 3Zorobabel, 4Abiúde, 5Eliaquim, 6Azor, 7Sadoque, 8Aquim, 9Eliúde, 10Eleazar, 11 Matã, 12 Jacó, 13José, 14 Jesus

O famoso erudito A. T. Robertson comenta:
"Os nomes apresentam três grupos: primeiro, de Abraaõ a Daví (vv.2-6); segundo, de Davi à deportação Babilônica (vv.6-11), terceiro, de Jeconias a Jesus (vv.12-16)... O versículo 17 faz um resumo das três listas, quatorze nomes em cada, contando com Davi duas vezes e omitindo vários nomes, um tipo de dispositivo mnemonico. Mateus não quer dizer que só havia quatorze descendentes em cada uma das três listas genealógicas. Os noomes das mulheres... também não são contados" (Comentário de Mateus e Marcos- A. T. Robertson, Cpad, 2012 p.23)


d- Se o Novo Testamento  foi escrito em hebraico por que então aparecia só palavras aramaicas?
a questão é que o Aramaico era a língua que Jesus fazia seus discursos e estes discursos foram registrados em grego e não em hebraico, tanto é que o termo Messias é a transliteração do ARAMAICO
Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 1079, Vida Nova:
"Cristo é derivado através do latim Christus, do Grego Christos, que , na (septuaginta) LXX e no NT é o equivalente grego do Aramaico mesîha´. Esta palavra por sua vez corresponde ao hebraico masîah, e denota a pessoa que foi cerimonialmente ungida para um cargo. A transliteração grega de mesîha´ é Messias, que, assim como Iesous, fica passível de declinação mediante o acréscimo de s. A palavra Messias, porém ocorre apenas duas vezes no NT grego, somente em Jo1 :41; 4:25...A septuaginta (LXX) não emprega a palavra estrangeira mas, assim como o NT (excetuando as passagens supra mencionadas), emprega com consistência a paalvra grega correspondente. Não foram, portanto, os Cristãos os primeiros a cunharem esta palavra. Ao empregá-la  no NT, os autores e suas formas literárias estavam adotando, sem dúvida alguma, uma palavra e um conceito que já estavam disponíveis e em uso corrente no período pré-cristão.."
jesus falou em ARAMAICO EM MC 15:34; 7:34; 5:41?
Mc 15:34 (RC) E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Mc 7:34
 (RA) depois <2532>, erguendo os olhos <308> (5660) ao <1519> céu <3772>, suspirou <4727> (5656) e <2532> disse <3004> (5719) <846>: Efatá <2188>!, que <3603> quer dizer <2076> (5748): Abre-te <1272> (5682)!

STRONG COMENTA:
2188 ephphathade origem aramaica 06606 xtpa; ; imperative
1) abre-te
1a) receber o poder de ouvir, estando os ouvidos do surdo e o olhos do cego ‘fechados’, i.e., impossibilitados de exercerem suas funções.

Mc 5:41
  Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te!

41 (RA) Tomando-a <2902> (5660) <3813> pela mão <5495>, disse <3004> (5719) <846>: Talitá <5008> cumi <2891>!,que <3739> quer dizer <2076> (5748) <3177> (5746): Menina <2877>, eu te <4671> mando <3004> (5719), levanta-te <1453> (5669)!

5008 talithade origem aramaica, cf 02924 atylj; ; n f
1) senhorita, moça
2891 koumi koumi
de origem aramaica 06966 ymwq; ; v
1) levantar
ATOS 26:14
14  E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.

14 (RA) E <1161>, caindo <2667> (5631) todos <3956> nós <2257> por <1519> terra <1093>, ouvi <191> (5656) uma voz <5456> que <4314> me <3165> falava <2980> (5723) <3004> (5723) em língua <1258> hebraica <1446>: Saulo <4549>, Saulo <4549>, por que <5101> me <3165> persegues <1377> (5719)? Dura coisa <4642> <4671> é recalcitrares <2979> (5721) contra <4314> os aguilhões <2759>.
STRONG COMENTA:
1446 Hebrais

de 1443; TDNT-3:356,372; n f

1) hebreu, a língua dos hebreus, contudo não aquela na qual o AT foi escrito, mas o aramaico, que no tempo de Jesus e dos apóstolos havia, há muito tempo, substituído o hebraico na Palestina.
At 21:40 
40 (RC) E, havendo-lho permitido, Paulo, pondo-se em pé nas escadas, fez sinal com a mão ao povo; e, feito grande silêncio, falou-lhes em língua hebraica, dizendo:
COMO VIMOS NO LIVRO DE MARCOS acima; JESUS FALAVA EM ARAMAICO, E NESTE CASO É PROVÁVEL QUE "HEBREU" SE REFIRA A LINGUA DOS HEBREUS (O ARAMAICO)

 JO 5:2
2 (RA) Ora <1161>, existe <2076> (5748) ali <1722> <2414>, junto à <1909> Porta das Ovelhas <4262>, um tanque <2861>, <3588> chamado <1951> (5746) em hebraico <1447> Betesda <964>, o qual tem <2192> (5723) cinco <4002> pavilhões <4745>

STRONG COMENTA:
964 Bethesdade origem aramaica, cf 01004 e 02617 adox-tyb; ; n pr loc
Betesda =" casa de misericórdia" ou "casa da água que flue"
1) nome de um tanque próximo \a "Porta das ovelhas" em Jerusalém, cujas águas tinham poderes curativos

jo 19:13,17
17 (RA) Tomaram eles <3880> (5627), pois <1161>, a Jesus <2424> <520> (5627); e <2532> ele próprio, carregando <941> (5723) a sua <848> cruz <4716>, saiu <1831> (5627) para <1519> o lugar <5117> chamado <3004> (5746) Calvário <2898>, <3739> <3004> (5743) Gólgota <1115> em hebraico <1447>,
STRONG COMENTA:
1115 Golgotha de origem aramaica, cf 01538 atlglg; ; n pr loc
Gólgota =" caveira"1) nome de um lugar fora de Jerusalém onde Jesus foi crucificado; assim chamado, aparentemente porque sua forma era semelhante a uma caveira

13 (RA) Ouvindo <191> (5660) Pilatos <4091> estas <5126> palavras <3056>, trouxe <71> (5627) Jesus <2424> para fora <1854> e <2532> sentou-se <2523> (5656) no <1909> tribunal <968>, no <1519> lugar <5117> chamado <3004> (5746) Pavimento <3038>, no hebraico <1447> Gabatá <1042>.
Strong COMENTA:
1042 gabbaya gabbatha de origem aramaica, cf 01355 atbg; ; n pr loc
Gabatá =" elevação ou plataforma"
1) um lugar elevado, elevação
Em grego era chamado "Lithostrotos". A versão siríaca o traduz como "pavimento de pedras". Pensa-se ser a sala "Gazith", onde o Sinédrio sentava-se no templo quando julgava causas capitais....

Jo 20:16 
  Disse-lhe <3004> (5719) <846> Jesus <2424>: Maria <3137>! Ela <1565>, voltando-se <4762> (5651), lhe <846> disse <3004> (5719), em hebraico: Raboni <4462> (que <3739> quer dizer <3004> (5743) Mestre <1320>)!

Strong COMENTA
4462 rabboni rhabboni ou  rabbouni rhabbouni 
de origem aramaica ynbr, ver 4461; TDNT-6:962,982; n m 
1) mestre, chefe, príncipe 
2) Raboni é um título de honra que Maria usou para se dirigir a Jesus 

CONCLUSÃO:
1- JESUS FALAVA EM ARAMAICO.
2- O aramaico era a língua dos hebreus antes do hebraico.
3- O hebraico é derivada do cananeu, portanto uma língua pagã!
4- O TERMO HEBRAICO, SIGNIFICA "LINGUAGEM HEBRAICA" OU SEJA, LINGUAGEM DOS HEBREUS, QUE ERA O ARAMAICO.
"No novo testamento, é chamado de hebraico (cf. Lc 23:38; Jo 5:2; 19:13, 17,20; 20:16; At 21:40; 26:14)
(Manual da bíblia hebraica, Editora Vida Nova, 3{ edição, p. 626)

3-Dizem que Jesus (romano) foi criado por constantino
A trindade é uma criação de Constantino, após o Concílio de Nicéia em 325 d.C. A trindade tem origem na tríade romana
Resposta:
Errado, os primeiros escritores cristãos atestam que eles acreditavam na DIVINDADE de Jesus e na trindade. bem ANTES de Constantino:

a- testemunhos cristãos: 

JUSTINO MÁRTIR  (100-167 d.C.) escreveu por volta do ano 155d.C:
                “O Pai do Universo tem um Filho, sendo o Primogênito Verbo de Deus e também Deus. Ele já havia aparecido na forma de fogo e na semelhança de um anjo a Moisés e aos outros profetas ...”   (Primeira Apologia, LXIII)
 "Nós porém do Deus verdadeiríssimo, pai da justiça, do bom senso e das outras virtudes, no qual não há mistura da maldade. A ele a o Filho, ...e ao Espírito profético, nós cultuamos e adoramos..."   Justino de Roma1ª apologia 6, Editora Paulus, p. 23

 IRINEU (130-200 d.C.)escreveu por volta de 180 d.C:
“... o Senhor dos que são salvos, o Senhor dos que se lhe submetem, o Deus das coisas criadas, o Filho unigênito do pai, o Cristo que foi anunciado, o Verbo encarnado quando o filho de Deus devia tornar-se filho do Homem.”    (Contra Heresias, Livro III, 16.7)
“Cristo é chamado ambos Deus e Senhor dos Exércitos”. ( Diálogo com Trifo. XXXVI)
“Cristo Jesus, nosso Senhor, e Deus, e Salvador” (Contra Heresias, 1.10.1, em ANF, 1:164)
 "E este Deus é verdadeiramente Espírito de Deus..." (Contra as Heresias 2º livro 30,8, Editora Paulus, p.228)
Desde sempre, de fato, ele tem junto de si o verbo e a sabedoria, o Filho  e o Espírito. É por meio deles e neles que fez todas as coisas, soberanamente e com toda liberdade, e é a eles que se dirige, quando diz "Façamos o homem á nossa imagem e semelhança" ( Contra as Heresias, livro IV, 20,1, p. 427)

INÁCIO DE ANTIOQUIA em 112
“há um só médico, da carne e do espírito, gerado e ingênito (não gerado), DEUS em homem, vida autêntica na morte, ao mesmo tempo de Deus e de Maria, um tempo passível e agora impassível, Jesus Cristo nosso Senhor."

 CLEMENTE DE ALEXANDRIA
'realmente a Deidade plenamente manifesta, sendo Ele feito igual ao Senhor do universo; porque Ele era seu Filho" (Exortação aos pagãos,10, The ante-Nicene Fahers (ANF) down to A.D 325, ed. Alexander toberts e James Donaldson, edição revisada. Publishing Co. 1969 reimpressão [orig. 1885] , 1:184.[green]
 "o mesmíssimo Deus que o Pai" (O instrutor, 1.8, 1.11 em ANF, 2.227, 234.
 "FILHO ETERNO" (Exortação aos pagãos,12, (ANF) , 2:206.
 Clemente também negou que o Pai tenha existido nalgum tempo sem o Filho (Miscelâneas [Stromata] 5.1
 "com os mais singelos HINOS, CANTEMOS SEM DISFARCE DO CRISTO a realeza: juntemos nossas vozes, pagando-lhe o tributo pelas lições da vida.
do FILHO ONIPOTENTE formemos o cortejo: um coro de pacíficos. HINOS AO DEUS DA PAZ cantemos, povo sábio, em Cristo transformados." (Antologia dos Santos Padres, Edições paulinas, 4ª edição, p. 140.)

ATENÁGORAS  escreveu por volta do ano 177 d.C: "Com efeito, dizemos que o mesmo Espírito Santo, que opera nos que falam profeticamente  é uma Emanação de Deus, emanando e voltando como um raio de sol. Portanto, quem não se surpreenderá ao ouvir chamar de ateus indivíduos que admitem um Deus Pai, um Deus Filho e um Espírito Santo, que mostram seu poder na unidade e sua distinção na ordem? Padres Apologistas Petição em favor dos cristãos 10,p.131


ORÍGENES 
"Nenhum deles demonstrou sua DIVINDADE de modo tão ABSoluto como João que lhe fez dizer: "eu sou a luz do mundo", eu sou o caminho, a verdade e a vida, eu sou a ressurreição , eu sou a porta, eu sou o bom pastor e no apocalipse, EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O COMEÇO E O FIM, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO"  ( Antologia dos Santos Padres, Edições paulinas, 4ª edição, p. 153.)
 "que  Cristo Deus ou Filho de Deus descerá, conforme expliquei anteriormente"(idem, p. 157)
convém destacar que orígenes tinha um conceito errôneo de uma hierarquia na trindade e assim dizia que o Pai era superior ao Filho e este ao Espírito Santo, porém ele cria na DIVINDADE de Cristo.!

TERTULIANO morreu em 220 d.C

apesar da brochura "Deve-se crer na trindade?- é Jesus Cristo o
Deus todo-poderoso?
distorcer algumas frases de tertuliano veja o que ele REALMENTE DISSE:

"QUE seja guardado o mistério da economia [administração] que dispõe UNIDADE NA TRINDADE, manifestando os três: o Pai, o filho e o espírito Santo! Três digo eu , nÃO PELA NATUREZA, mas pela condição; não pela substãncia, mas por seu caráter próprio; não pelo poder mas por sua manifestação. Eles são, pois DE UMA ÚNICA SUBSTÂNCIA, DE UMA ÚNICA NATUREZA, DE UM ÚNICO PODER, PORQUE EXIsTE UM ÚNICO DEUS, e é em virtude dele que essas condições, esses caracteres e essas manifestações são atribuídas ao nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"
(Contra Práxeas, II, 3. Citado em os Padres da Igreja, Edições Loyoila, 2ª edição, 2004,p. 75)


Tertuliano  "que dispõe a unidade na Trindade, e estabelece o Pai, o Filho e o Espírito Santo como três: não pela qualidade e sim pela sequência, não pela substância e sim pelo aspecto, não pelo poder mas pela manifestação, sendo pois de uma substância, de uma qualidade e de um poder,..."  ...porque Cristo é o Deus que reina sobre tudo, que ordenou a purificação do pecado, e renovou o velho homem"  (Tertuliano, Contra Práxeas Antologia dos santos padres,  p.166)

"POIS ELE NÃO PODERIA TER SIDO O pAI ANTERIORMENTE AO FILHO, NEM JUÍZ ANTERIORMENTE AO PECADO" 


"antes de todas as coisas vierem a existir, Deus estava sozinho... MAS mesmo então, não estava sozinho; pois ele tinha consigo aquilo que possuía em si mesmo, ou seja: sua própria RAZÃO, SEU VERBO (LOGOS)..." (Contra Práxeas, V. Citado em pOR QUE DEVOCRER NA TRINDADE- UMA RESPOSTA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, P.31)



TEÓFILO DE ANTIOQUIA escreveu por volta de 180 d.C."...são tipos da Trindade: de Deus, de seu Verbo, e de sua Sabedoria."  Nota de Rodapé: "Em são Teófilo, como em Santo Irineu (cf. Contra Her., 4:20), o Espírito Santo é dito a Sabedoria"  (Teófilo de Antioquia, Antologia dos santos padres, Edições Paulinas,  p. 106)

HIPÓLITO
"o Verbo de Deus é o único ser saído de Deus; por isso é Deus, sendo substância de Deus. Quanto ao mundo, foi tirado do nada; por isso não é de Deus e é capaz de ser destruído conforme a vontade do Criador ( Hipólito,Philosophumena,Antologia dos santos padres, Edições Paulinas,  p.177)

b- Testemunhos pagãos:


1-Plínio, o Jovem (61-114)-Caio Plínio Cecílio Segundo
 Os fez amaldiçoar Cristo, o que não consegue obrigar cristão nenhum verdadeiro a fazer...Afirmavam que sua única culpa, seu único erro, era terem o hábito de se reunir em um dia fixo para rezar ao Cristo, que consideravam Deus, para cantar e jurar não cometer crime, abstendo-se de roubo, assassinato, adultério e infidelidade”(Carta a Trajano, cap. X, p. 96)


2- Luciano de Samósata - satirsta grego. A natureza hostil de seu testemunho é ainda mais precioso, por volta do ano 170 d.C escreve:

“os cristãos como TODOS SABEM , adoram UM HOMEM ATÉ HOJE- O DISTINTO PERSONAGEM QUE INICIOU NOVOS RITUAIS-E FOI CRUCIFICADO POR CAUSA DISSO... Vejam bem , essas criaturas mal orientadas começam com a convicção geral de que são imortais para sempre, o que explica o desprezo pela morte e a dedicação voluntária de si mesmos, tão comuns ente eles. Foi também impresso sobre eles, pelo seu legislador original, que são todos irmãos, a partir do momento em que são convertidos, e abandonam os deuses gregos, passando a adorar o sábio crucificado e vivendo segundo as suas leis...”
 Lucian, The Death of Peregrine 11-13(AS)





4- Não existe proselitismo entre judeus, judeus não se converte! a não ser que eles tenham se tornado idólatras, o judeu não se converte ele apenas faz Teshuvá (em hebraico תשובה)

Resposta:
1-o termo Teshuvá significa "voltar-se, trazer de volta, converter-se" é usado em relação também aos pagãos e a Israel desviado de Deus!!:

Isaías 55:7  Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se <07725> ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
Jeremias 3:14  Convertei-vos <07725>, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; porque eu sou o vosso esposo e vos tomarei, um de cada cidade e dois de cada família, e vos levarei a Sião

Jeremias 18:11  Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Eis que estou forjando mal e formo um plano contra vós outros; convertei-vos <07725>, pois, agora, cada um do seu mau proceder e emendai os vossos caminhos e as vossas ações.

Jeremias 25:5  quando diziam: Convertei-vos <07725> agora, cada um do seu mau caminho e da maldade das suas ações, e habitai na terra que o SENHOR vos deu e a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.

Jeremias 31:18  Bem ouvi que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda não domado; converte-me <07725>, e serei convertido <07725>, porque tu és o SENHOR, meu Deus.

Lamentações 5:21  Converte-nos <07725> a ti, SENHOR, e seremos convertidos <07725>; renova os nossos dias como dantes
Ezequiel 18:21  Mas, se o perverso se converter <07725> de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá; não será morto.
Ezequiel 18:23  Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? —diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta <07725> dos seus caminhos e viva?




2- Jesus disse que existe  Judeus não idólatras que são filhos do diabo, e dentre eles fariseus e saduceus, que não eram idólatras. E saibam que o judaísmo de hoje é descendente dos fariseus!!
A bíblia diz sim que eles devem se converter a Deus! é a mesma palavra utilizada em outros trechos:
2 Co 3:13  E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia.
14  Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido.
15  Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
16  Quando, porém, algum deles se converte (epistrepho) ao Senhor, o véu lhe é retirado.

17  Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Oséias 11:5  Não voltarão para a terra do Egito, mas o assírio será seu rei, porque recusam converter-se.
Marcos 4:12  para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.
Lucas 1:17  E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
Tiago 5:19  Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter,

 Léxico de Strong: epistrepho
de 1909 e 4762; TDNT-7:722,1093; v
1) transitivamente
1a) retornar para
1a1) para o louvor do verdadeiro Deus
1b) fazer retornar, voltar
1b1) ao amor e obediência a Deus
1b2) ao amor pelas crianças
1b3) ao amor \a sabedoria e retidão
2) intransitivamente
2a) voltar-se para si mesmo
2b) virar-se, volver-se, dar volta
2c) retornar, voltar
Mateus 23:15  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!

Jo 8:3131 ¶ Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos 
escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?

34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.
36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
37 Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós.
38 ¶ Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vós, porém, fazeis o que vistes em vosso pai.
39 Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão.
40 Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão.
41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus.
42 Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
43 Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.
44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
45 Mas, porque eu digo a verdade, não me credes.

Para saber mais sobre JUDAÍSMO DA UNIDADE VEJA:
http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/search/label/juda%C3%ADsmo%20da%20unidade