1-Contexto Histórico dos Séculos XIX e XX
2-A Teologia do Século XX: Karl Barth e Paul Tillich,Emil Brunner, Dietrich Bonhoeffer, Rudolf Oscar Culmann, Wolfhart Pannemberg , Jurgen Moltmann
4-Movimentos Teológicos Contemporâneos: Ecumenismo, Teologia Gay, Teologia Feminista, Teologia da Prosperidade, Teologia do teísmo aberto
5- A Teologia Latinoamericana
Idade contemporânea:
da revolução Francesa até hoje
1-Contexto Histórico século 19
Charles Darwin - "Evolução das Espécies"- explicações naturalísticas, questionou o Fixismo (crença que as espécies são imutáveis), - questionamento do ensino bíblico. No futuro a crença em Deus iria desaparecer.
Agnóstico- não sabe se Deus existe ou não. "A descendência do homem"
Augusto Comte- positivismo (bandeira nacional) a humanidade passou por 3 estágios:
Estagio primitivo ("mítico"), intermediário e um positivo ou cientifico (evolução). Ele aplicou a teoria da evolução na sociologia. Ateu. No futuro a crença em Deus iria desaparecer.
A antropologia/sociologia dizia havia uma evolução das religiões:
- desenvolvimento da crença na imortalidade da alma/espírito
- desenvolvimento do animismo (crença que tudo tem "anima" [alma, vida])
- desenvolvimento do totemismo (Animal, planta, objeto ou fenômeno natural que serve de símbolo sagrado de certas tribos ou clãs a que se julgam ligados de modo específico e considerado seu ancestral ou divindade protetora.- deus tribal)
- desenvolvimento do politeismo (muitos deuses)
- desenvolvimento do henoteísmo (adoração a apenas um dos deuses)
- desenvolvimento do monoteísmo (crença em apenas um único Deus)
Freud- pai da psicanálise. Ateu. Acreditava assim como Comte, que a sociedade estava em um estado de evolução. Ele dizia a crença em Deus era a lembrança (inconsciente) ou anseio da proteção do pai, que a criança tinha, enquanto criatura frágil. Deus é a projeção da imagem paterna. Dois impulsos básicos e fortes: sexo, violência. Ser humano tem basicamente 3 "partes": ID (impulsos), EGO (eu, decisão), SUPEREGO (normas sociais). No futuro a crença em Deus iria desaparecer.
Marx- marxismo. Ateu. Acredita numa evolução do capitalismo desembocaria no socialismo e depois no fim do Estado, ou seja o comunismo, o fim das classes sociais, o fim da traição*, etc
*A origem da família da propriedade privada e do Estado". "A religião é o opio do povo, ...o suspiro da criatura oprimida" URSS - pregaram o ateismo.
2- sec. 18
David Hume - argumento contra os milagres
Immanuel Kant- teoricamente destruiu os argumentos contra a existência de Deus
مؤسسة الوطنية للخدمات المنزلية
ResponderExcluirشركة تنظيف بالرياض
شركة نقل اثاث بالرياض