Pesquisar e

domingo, 1 de novembro de 2015

Halloween -Dia das Bruxas- Samain, História

Festival religioso ou secular?
Qual a origem do Halloween?
Pode um cristão comer doces da festa de Halloween?
A festa atual tem alguma conotação religiosa?

Leia abaixo e descubra as respostas.

ORIGEM
"Samhain, também escrito Samain, (Celta: "Final do verão"), um dos festivais mais importantes  e sinistros do Calendário Celta. Samhain, era celebrado 1º de Novembro , acreditava-se que o mundo dos deuses tornava-se visível para a humanidade e os deuses faziam pregavam peças em seus adoradores mortais; era uma época cheia de perigos, carregado com medo e cheia de episódios sobrenaturais. 
 Pensava-se que sacrifícios e propiciações de todo tipo era vital, pois sem eles os celtas acreditavam que não poderiam prevalecer sobre os perigos da temporada ou reprimir as atividades das divindades. Samhain foi um precursor importante para o  Halloween -Dia das Bruxas."  http://www.britannica.com/topic/Samhain


Halloween =Dia das Bruxas, a contração de All Hallows 'Eve [Véspera do dia de todos os santos] um feriado observado em 31 de outubro, à noite antes do Dia de Todos os Santos ( All Hallows 'day ou All Saints'day) . A celebração marca o dia antes da festa cristã ocidental de Todos os Santos e inicia a temporada de Allhallowtide, que dura três dias e termina com o Dia de Finados. Em grande parte da Europa e mais da América do Norte, a observância do Dia das Bruxas é amplamente não-religioso.


Halloween teve suas origens no festival de Samhain entre os Celtas da antiga Grã-Bretanha e Irlanda. No dia correspondente a 01 de novembro em calendários contemporâneos, acreditava-se que o ano novo começava. Essa data foi considerada o início do período de inverno,... Durante o festival de Samhaim acreditava-se que as almas dos que haviam morrido voltavam para visitar suas casas, e aqueles que tinham morrido durante o ano viajavam para o outro mundo.

MÁSCARAS
Pessoas faziam fogueiras no alto de morros para reacender os fogos da lareira para o inverno e para espantar os maus espíritos, e às vezes eles usavam máscaras e outros disfarces para evitar ser reconhecido pelos espíritos que pensavam estarem presentes. Foi desta maneira que seres como as bruxas, duendes, fadas, e demônios vieram a ser associado com o dia. Acreditava-se que o período também era favorável para a adivinhação sobre questões como o casamento, saúde e morte. Quando os romanos conquistaram os celtas, no século 1 dC, acrescentaram seus próprios festivais de Feralia, comemorando a passagem dos mortos, e de Pomona, a deusa da colheita.


No século 7 d.C Papa Bonifácio IV estabeleceu o Dia de Todos os Santos, originalmente no dia 13 de maio, e no século seguinte, talvez em um esforço para suplantar a festa pagã com uma observância cristã, ele foi transferido para 1º de novembro [data do Samhain]A noite antes  do Dia de Todos dos Santos tornou-se um  dia santo, ou santificado e, assim, o Dia das Bruxas. 

Até o final dos Idade Média, o secular e os dias sagrados tinha se fundido. A Reforma essencialmente pôs fim ao feriado religioso entre os protestantes, embora na Grã-Bretanha, especialmente Halloween continuou a ser celebrado como um feriado secular
Junto com outras festividades, a celebração do Halloween foi amplamente proibida entre os primitivos colonos americanos , embora em 1800 se desenvolveu festivais que marcaram a colheita e elementos de Halloween incorporados. Quando um grande número de imigrantes, incluindo os irlandeses, foi para os Estados Unidos a partir de meados do século 19, eles levaram seus costumes de Halloween com eles, e no século 20 Halloween tornou-se um dos principais feriados norte-americanos, especialmente entre as crianças.

ATIVIDADES e SÍMBOLOS


bobbing for apples

Como um feriado secular o Dia das Bruxas tem vindo a ser associado com um número de atividades. Um deles é a prática de fazer brincadeiras geralmente inofensivas. Os celebrantes usam máscaras e trajes para festas de doces e travessuras, que teria derivado da prática britânica de permitir que os pobres supliquem por comida, chamados "bolos de alma." Trick-or-treaters ir de casa em casa com o ameaça de que eles vão fazer um truque (ou travessura) se não receber um presente, geralmente doces.
As festas de Halloween, muitas vezes incluem jogos como retirar maçãs coma a boca de dentro de recipientes com água [bobbing for apples- ver imagem acima], talvez derivados da celebração romana de Pomona. Junto com esqueletos e gatos pretos, o feriado incorporou seres assustadores, como fantasmas, bruxas e vampiros para a celebração. Outro símbolo é jack-o’-lanternuma  abóbora oca, originalmente um nabo, esculpido em uma face demoníaca e iluminada com uma vela dentro. Desde meados do século 20, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tentou fazer a coleta de dinheiro para seus programas de uma parte do Halloween."


fontes: Enciclopedia Britânica on line
http://www.britannica.com/topic/Halloween
http://www.britannica.com/topic/Samhain

para saber mais: 
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151029_origem_halloween_rb

Pode ou deve um cristão participar do Halloween?
Alguns considerando a origem pagã diriam que nunca. Mas o teatro, a acupuntura, o uso de flores em velório, o uso de perfume, desejar saúde ao espirrar, uso do véu no casamento, cremação de corpos, embalsamamento de corpos,etc., tem todos origem pagã. Mas os cristãos e mesmo as seitas radicais tem estas práticas sem medo de transgredir algum princípio bíblico. ver
http://testemunhasdejeovarefutadas.blogspot.com.br/2013/06/costumes-pagaos-das-testemunhas-de-jeova.html.

Alguns pais chegam a proibir as crianças de comer doces de festas de Halloween, especialmente em escolas de inglês, alegando que os doces são oferecidos a espíritos.. Mas o fato é que não há oferenda alguma a espíiritos
Como visto acima esta festa se tornou totalmente secular, cultural, sem conotação religiosa
Mas não significa que vc deve participar dela também.

"Assim, deve um Cristão comemorar o Halloween? Existe algo de mau em um Cristão se vestir como uma princesa ou cowboy e andar pela vizinhança pedindo por doces? Não, não existe. Existem coisas sobre o Halloween que são anti-Cristãs e que devem ser evitadas? Claro que sim! Se os pais vão dar aos seus filhos permissão de participar no Halloween, então eles devem certificar-se de que seus filhos não vão se envolver nos aspectos mais escuros do dia. Se os Cristãos vão participar no Halloween, então sua atitude, roupa e, mais importante, seu comportamento, ainda devem refletir uma vida redimida (Filipenses 1:27). Há muitas igrejas que possuem "festivais da colheita" e incorporam fantasias, mas em um ambiente devoto. Há muitos Cristãos que distribuem, juntamente com os doces de Halloween, folhetos que compartilham o Evangelho. A decisão final é nossa. Entretanto, assim como com todas as outras coisas, devemos seguir os princípios de Romanos 14. Não podemos permitir que nossas próprias convicções sobre um feriado causem divisão no corpo de Cristo, nem podemos usar nossa liberdade para levar os outros a tropeçar em sua fé. Devemos fazer todas as coisas como ao Senhor."

http://www.gotquestions.org/Portugues/Cristaos-comemorar-Dia-das-Bruxas-Halloween.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário