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terça-feira, 15 de setembro de 2015

Como identificar uma seita- O que é seita, religião e heresia?

Conceito de Seita,  Heresia e Religião





Religião

O termo Religião  normalmente é apresentado como derivado de religare (atar, unir, juntar) e expressaria o vínculo do homem à divindade, porém alguns defendem a teoria mais antiga da qual o termo religião derivaria de  relegere (reler) e portanto uma atividade introspectiva do homem perante a Divindade, Dicionário Houaiss eletrônico diz:

RELIG- elemento de composição antepositivo, do latim religìo,ónis (relligìo nos poetas dactílicos) 'religião, culto prestado aos deuses, prática religiosa; escrúpulo religioso, receio religioso, sentimento religioso, superstição; santidade, caráter sagrado; objeto de um culto, objeto sagrado; uma divindade, um oráculo; profanação, sacrilégio, impiedade; lealdade, consciência, exato cumprimento do dever, pontualidade; cuidado minucioso, escrúpulo excessivo'; us. em todas as épocas; "o prefixo é re-, red- (cf. relliquiae, reliquiae)", dizem Ernout e Meillet,

"mas o segundo elemento é obscuro. Os latinos ligam-no a relegere (...), etimologia defendida por Cícero (...). Outros autores [Lactâncio e Sérvio] associam religìo a religáre: seria propriamente 'o fato de se ligar com relação aos deuses', simbolizado pela utilização das uittae ['fitas para enfeitar as vítimas ou ornar os altares'] e dos stémmata no culto. Alega-se em favor desse sentido a imagem de Lucrécio, 1, 931: religionum nodis animum exsoluere; (...). O sentido seria portanto: 'obrigação assumida para com a divindade; vínculo ou escrúpulo religioso' (cf. mihi religio est 'tenho o escrúpulo de'); depois 'culto prestado aos deuses, religião'."; der. latinos: religiósus,a,um 'religioso, piedoso; consagrado pela religião, santo, sagrado; supersticioso; escrupuloso, consciencioso; proibido pela religião, ímpio, sacrílego', lat.imp. religiosìtas,átis 'religiosidade, piedade', lat.imp. irreligiósus,a,um 'ímpio, irreligioso', irreligiosìtas,átis 'impiedade' (linguagem da Igreja), lat.imp. irreligìo,ónis; a cognação port. desenvolve-se desde as orig. do idioma: correligionário, correligionarismo, correligionarista, correligionarístico, correligiosismo, correligiosista, correligiosístico; irreligião, irreligiosidade, irreligiosismo, irreligioso; religião, religiomania, religiomaníaco, religiômano, religionário, religiosa, religiosidade, religioso, religiúncula; ver lig-  


Segundo o “Novo dicionário da língua portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 1a edição”

 “1- Crença na existência de força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecidas [Deus ou deuses]. 2-A manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos. 5- Crença fervorosa; devoção, piedade.
Portanto estes conceitos incluem como religião até mesmo o Satanismo. Assim, toda seita é uma religião.


Seita
“Grupo religioso que se separa de uma religião estabelecida, devido ao carismatismo e pregação de um ex-líder local, que geralmente alega ter revelações advindas diretamente do céu” (Dicionário de crenças religiões e ocultismo, Ed. Vida, 2000)

Um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas”(O Império das Seitas, vol. 1, 2a edição, 1992)

Em termo práticos seita é qualquer grupo religioso que nega uma das doutrinas essenciais à salvação

O Dicionário Houaiss Eletrônico diz:
"Seita:
substantivo feminino 
1 na antiga literatura romana e pré-cristã, partido ou escola filosófica
2 na Vulgata, variedade de tendências religiosas dentro do judaísmo
Ex.: s. dos fariseus *
3 doutrina ou sistema que se afasta da crença ou opinião geral
4 Derivação: por metonímia.
o conjunto das pessoas que seguem essa doutrina ou sistema
5 Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: religião.
grupo de dissidentes de uma religião ou de uma comunhão principal
Ex.: <a s. dos fundamentalistas> <a s. dos quacres>
6 Derivação: por analogia. Uso: informal.
grupo de indivíduos partidários de uma mesma causa; partido, bando, facção
7 teoria de um mestre com inúmeros seguidores
8 Rubrica: sociologia.
sociedade cujos membros se agregam voluntariamente e que se mantém à parte do mundo"

 *O Cristianismo também foi chamado de seita por aqueles que pensavam ser este mais um ramo do judaísmo At 24:5,14; 28:22.
A palavra háiresis é traduzida por seita em At 5:17; 15:5; 24:5,14; 26:5; 28:22, por facção em Gl 5:20, por partidos em I Co 11:19 e por heresia em II Pe 2:1.

Heresia
n substantivo feminino 
1 interpretação, doutrina ou sistema teológico rejeitado como falso pela Igreja
2 teoria, idéia, prática etc. que nega ou contraria a doutrina estabelecida (por um grupo)
3 ação, dito ou atitude que desrespeita a religião
4 Derivação: por extensão de sentido, sentido figurado.
contra-senso, opinião absurda; disparate, despautério, tolice
Ex.: uma heresia científica




Características das seitas:
"Não há uma definição mundial de comum acordo a respeito do que caracteriza uma seita; existem apenas algumas características gerais que nos permitem reconhecê-las. 
Há hoje três diferentes dimensões de seitas — doutrinárias, sociológicas e morais....Tenha em mente, contudo, que nem todas as seitas manifestam cada uma das  características que discutimos." Resposta às seitas, p. 10 CPAD



1-Características doutrinárias 
Para uma religião ser uma seita ela deve negar pelo menos uma das seguintes doutrinas:



  • Crença exclusiva num único Deus; 1 Jo 5:20
  • crença na divindade de Cristo Rm 1:19-23; Jo 8:34; 1 Jo 2:23
  • crença na pecaminosidade humana Rm 3:23
  • salvação eterna pela graça por meio da  no único Salvador (Jesus) Ef 2:8-9; Lc 23:43; Gl 5:4
  • crença na encarnação de Cristo, Fp 2:6-1; Jo 1:1
  • crença na morte vicária 2 Coríntios 5:3, 14-15
  • crença num único mediador 1 Tm 2:1-2
  • crença na ressurreição corpórea de Cristo 1 Co 15:14-17
  • crença na infabilidade bíblica; Jo 10:35; Mt 5:18
  • crença no Juízo divino; Atos 10:42; 2 Timóteo 4:1 ; Rm 2:16;
  • crença numa vida de santidade de acordo com as regras das Escrituras, o que inclui não invocar ou cultuar os santos e outros mortos ou aprovar pecados sexuais 1 Jo 3:8-10; 1 Co 6:9-10; 1 Tm 1:10; Gl 5:20-21; Rm 13:13
Para maiores detalhes ver: https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2019/10/doutrinas-essenciais-salvacao-criterios.html


2-Características sociológicas de uma seita
"Além das características doutrinárias das seitas, muitas delas (não todas) também possuem traços sociológicos que incluem:

  • Autoritarismo — O autoritarismo envolve a aceitação de uma figura de autoridade, que freqüentemente utiliza técnicas de controle mental sobre os membros do grupo. Como profeta e/ou fundador, a palavra desse líder é considerada final. O falecido David Koresh, da seita Branch Davidian (Ramificação Davidiana) emWaco, no estado do Texas, é um exemplo trágico. Outras seitas que envolvem autoritarismo incluem os Meninos de Deus (agora chamados de A Família) e a Igreja da Unificação.
  • Exclusivismo — Outra característica das seitas é um exclusivismo que declara:“Somente nós temos a verdade”. Os mórmons acreditam que são a comunidade exclusiva dos salvos na terra. As Testemunhas de Jeová acreditam que são a comunidade exclusiva dos salvos.
  • Dogmatismo — Relacionadas de perto com o exposto acima, muitas seitas são dogmáticas — e esse dogmatismo é freqüentemente expresso de forma institucional. Por exemplo, os mórmons declaram ser a única igreja verdadeira na terra. As Testemunhas de Jeová dizem que a Sociedade Torre de Vigia é a única voz de Jeová na terra. David Koresh declarou-se a única pessoa capaz de interpretar a Bíblia. Muitas seitas acreditam ter a verdade dentro de uma pasta, como se ela ali estivesse. Pensam que somente elas estão de posse dos oráculos divinos.
  • Mentes fechadas — De mãos dadas com o dogmatismo está a característica de possuir mentes fechadas. Essa indisposição de ao menos considerar qualquer outro ponto de vista tem freqüentes manifestações radicais. Um mórmon educado que encontramos nos disse que não lhe importaria se pudesse ser provado que Joseph Smith foi um falso profeta; ele ainda assim continuaria sendo um mórmon. Um homem testemunha-de-Jeová que certa vez encontramos recusou-se a concluir a leitura de um artigo que provava a divindade de Cristo porque, disse ele:“Isso está incomodando a minha fé”.
  • Susceptibilidade — O perfil psicológico de muitas pessoas que são “sugadas” para dentro de seitas não é do tipo bajulador. Com certa freqüência, as pessoas que se juntam a uma seita são altamente incautas. Algumas vezes são até mesmo psicologicamente vulneráveis. Mas, acima de tudo, a mentalidade nas seitas é caracterizada por uma compartimentalização não saudável (isto é, elas “põem em compartimentos” fatos conflitantes e ignoram qualquer coisa que contradiga as suas afirmações). Muitos mórmons possuem uma “chama em seu seio” que faz com que seja praticamente impossível argumentar com eles sobre a sua fé. Membros de seitas freqüentemente aceitam ensinos conforme um tipo de fé cega, que é insensível à argumentação sensata...
  • Antagonismo — Em um contexto de isolamento, são gerados tanto o medo como o sentimento de hostilidade em relação ao mundo exterior. Todos os outros grupos são considerados apóstatas, “o inimigo” e “as ferramentas de Satanás”. Em casos extremos, esse fato pode levar a conflitos armados, como aconteceu em Jonestown e em Waco.

3-Características morais de uma seita
No topo dos traços doutrinários e sociológicos das seitas existem também algumas dimensões morais a serem consideradas. Em meio às seitas que brotam, estão muito presentes o legalismo, a perversão sexual, a intolerância, abusos psicológicos e até mesmo físicos.Vale lembrar que nem todas as seitas manifestam cada uma dessas características.

  • Legalismo — Para muitas seitas, é comum o estabelecimento de um rigoroso conjunto de regras que devem ser obrigatoriamente vividas pelos devotos. Esses padrões são usualmente extrabíblicos.

O ensino mórmon que proíbe o uso de café, chá, ou qualquer bebida que contenha cafeína é um caso típico. O requisito imposto pela Sociedade Torre de Vigia para que as lestemunhas de Jeová distribuam literatura de porta em porta é outro exemplo. O ascetismo do tipo monástico, com sua rigorosa obrigatoriedade de cumprimento de regras, é freqüentemente visto como um meio de se alcançar o favor de Deus. Como tal, é a manifestação da rejeição comum das seitas à graça de Deus.

  • Perversão sexual — Lado a lado com o legalismo, o vício gêmeo da perversidade moral é bastante encontrado nas seitas. Joseph Smith (e outros líderes mórmons) teve muitas esposas. David Koresh afirmou possuir todas as mulheres em seu grupo, até mesmo as meninas mais novas. De acordo com uma revelação através de uma reportagem em 1989, meninas da idade de dez anos estavam incluídas. A seita Meninos de Deus tem utilizado, através de sua história, técnicas de “pescaria através do flerte”, com a finalidade de atrair pessoas para a seita, com apelos sexuais. Foi denunciada a prática de sexo entre adultos e crianças dentro dessa seita.
  • Abuso físico — De forma trágica, algumas seitas empenham-se em aplicar diferentes formas de abuso físico. Ex- adeptos de seitas acusam com freqüência seus ex-líderes de concentrarem-se em espancamentos, privação do sono, severa privação de alimentos e agressões a crianças até que estas ficassem queimadas ou sangrando. As vezes, há acusações de abusos ritualísticos satânicos, embora tais fatos raramente sejam levados a conhecimento público.

Contudo, os abusos psicológicos como o medo, a intimidação e o isolamento são mais comuns. O abuso físico em seu máximo grau é ilustrado na pessoa do líder Jim Jones, que levou todos os membros de Jonestown a beber ponche envenenado.

  • Intolerância para com as outras pessoas —Tolerância religiosa não é uma das virtudes da mentalidade das seitas. A intolerância é freqüentemente manifestada através de hostilidades, culminando algumas vezes com assassinatos. A história tanto dos mórmons como da seita Branch Davidian '(Resposta às seitas, p. 10-16, CPAD)

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Tipos de aborto e resposta a Edir Macedo


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TIPOS DE ABORTO.

1-Aborto sentimental (aborto em caso de estupro)
2-Aborto de anencéfalo
3-Aborto necessário (aborto em caso de risco de vida da mãe)


1- Aborto Sentimental (em caso de estupro)

Argumentos a favor:
1.1 O feto ou embrião é parte do corpo da mulher, e ela tem direito sobre seu próprio corpo
Resposta:
  • Os direitos da mulher sobre seu próprio corpo são por exemplo: não ser agredida, não ser estuprada, não ser tocada sem consentimento e outros. A mulher não tem nem mesmo o direito de se matar  pois constitui ato ilícito, muito menos de matar uma pessoa indefesa
'Autocídio. Morte de uma pessoa, conscientemente provocada por ela. Não constitui infração penal, embora seja ato ilícito, porque a vida é bem jurídico indisponível. "  https://www.jusbrasil.com.br/topicos/296866/suicidio  acesso em 31-3-2018
  • O embrião ou feto é geneticamente diferente da mãe, portanto não faz parte do corpo da mãe. E como ser humano este tem direito a vida. (Declaração Universal dos direitos humanos)
1.2 O feto não sente dor
 o feto humano não sente dor durante as primeieras vinte e quatro semanas de gestação, porque suas terminações nervosas são formadas apenas após a vigésima quarta semana.

Resposta:
Se ausência de dor dá permissão ao assassinato, basta anestesiar então a pessoa que se quer matar.
Ou seja, apelar para a ausência de dor é um argumento não válido.


1.3- A mulher não pode fazer nada  para impedir a concepção por um estupro
Resposta:
  • chance de se engravidar num estupro é de 0,5 a 3%
"A gestação proveniente de estupro pode variar de 0,5 até 3%, dependendo do tipo de exposição que uma determinada mulher esteja submetida. Assim um mulher que tenha sido submetida a uma violência oportunista tem um risco relativo muito menor do que aquelas que vivem em situação de violência, como por exemplo, as adolescentes que são violentadas frequentemente por seus agressores, drogatictas ou mulheres em situação de violência doméstica. pela qual passaram PROAGO. SENCAD.Artmed/ Panamericana,
 Ciclo 7. Módulo 3. Violência Sexual, p. 138
  • A mulher deve ser orientada a tomar a pílula do dia  seguinte, o mais rápido possível, pois esta evita a fecundação do óvulo
"Em muitas situações, também pelo medo da denúncia, essas mulheres deixam de procurar o atendimento imediato e oportuno para a realização de mergência e só buscam atendimento quando se descobrem grávidas...' Proago. Artmed/ Panamericana,
 Ciclo 7. Módulo 3. Violência Sexual, p. 138
"Esquema profilático para adultos e adolescentes até o 5º dia: 
Gravidez: pílula do  dia seguinte- levonorgestrel 1,5 mg (dose única via oral-VO, até o  5º dia após a violência"  PROAGO. SEMCAD. Artmed /Panmericana. Ciclo 7. Módulo 3. Violência Sexual, p. 138
 Quanto a questão do uso da pílula click:
 http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2017/02/e-pecado-tomar-pilula-do-dia-seguinte.html

1.5- O que a mulher vai fazer com o bebê a ser formado?
Resposta:

  • Nos casos em que a mulher foi impedida de tomar a pílula do dia seguinte a mulher que não quiser o bebê pode submetê-lo a adoção. 
  • Nesses casos a mulher deveria receber um auxílio financeiro do governo, bem como médico e psicológico
  • No caso de mulheres estupradas e que quiserem ficar com o bebê, o governo deveria dar todo o suporte pelo menos até que se complete 18 anos


Argumentos contrários ao aborto em caso de estupro:
1- O feto ou embrião é um ser humano inocente e ele tem direito a vida. Portanto  aborto é uma violação dos direitos humanos
O feto ou embrião (após a implantação no útero) é um ser humano individual (pois antes da implantação) pode ocorrer a formação de gêmeos desde o 1º dia da fecundação até o 14º dia.
Todo ser humano inocente tem direito à vida

Declaração universal dos direitos humanos:
Artigo 3° Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
 Artigo 7° Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
 Artigo 30° Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada de maneira a envolver para qualquer Estado, agrupamento ou indivíduo o direito de se entregar a alguma atividade ou de praticar algum ato destinado a destruir os direitos e liberdades aqui enunciados
 Artigo 29° 1.O indivíduo tem deveres para com a comunidade, fora da qual não é possível o livre e pleno desenvolvimento da sua personalidade. 2.No exercício deste direito e no gozo destas liberdades ninguém está sujeito senão às limitações estabelecidas pela lei com vista exclusivamente a promover o reconhecimento e o respeito dos direitos e liberdades dos outros e a fim de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar numa sociedade democrática. 3.Em caso algum estes direitos e liberdades poderão ser exercidos contrariamente e aos fins e aos princípios das Nações Unidas.

Convenção Americana de Direitos Humanos
"Artigo 4. Direito à vida
1. Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente.'
Bíblia Sagrada

O embrião ou feto tem o mesmo valor de uma pessoa adulta!
Ex 21:22 "Se homens brigarem e ferirem uma mulher grávida, e ela der à luz prematuramente*, não havendo, porém, nenhum dano sério, o ofensor pagará a indenização que o marido daquela mulher exigir, conforme a determinação dos juízes.

23 Mas, se houver danos graves, a pena será vida por vida,
(NVI)

Ex 21:22"Se alguns homens brigarem, e um deles ferir uma mulher grávida, a ponto de a criança sair*, sem que haja outro dano, o responsável certamente será obrigado a fazer indenização, conforme o que lhe exigir o marido da mulher. Ele pagará segundo a decisão dos juízes; " (Almeida Século 21)


*auy yatsa’ não significa abortar, como diz algumas versões.

1) ir, vir para forasair, avançar
1a) (Qal)
1a1) ir ou vir para fora ou adiante, ir embora
1a2) avançar (para um lugar)
1a3) ir adiante, continuar (para ou em direção a alguma coisa)
1a4) vir ou ir adiante (com um propósito ou visando resultados)
1a5) sair de
1b) (Hifil)
1b1) fazer sair ou vir, trazer, liderar
1b2) trazer
1b3) guiar
1b4) libertar

1c) (Hofal) ser trazido para fora ou para frente

2-Assassinar bebês não trata as causas do estupro. 
Devia-se ao invés de defender a morte de crianças inocentes buscar os direitos Internacionais de proteção à mulher como:

  • Constituição Federal
  • Convenção Interamericana de Direitos Humanos
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos


3- O aborto pode trazer consequências psicológicas terríveis

4- O aborto não resolve nem mesmo os outros problemas advindos do estupro, como:
  • "Traumas físicos..
  • Fobias
  • Pânico
  • Depressão,etc.  Proago. Cielo 7. Módulo 3. Violência Sexual, p. 138

  • Riscos de contrair doenças sexualmente trasmissíveis (DST), sobretudo a AIDS
  • Alterações psicológicas como o transtorno de estresse pós traumático (TEPT)" Proago. Ciclo 7. Módulo 3. Violência Sexual, p. 138




2- Aborto de anencéfalo
"anencefalia é um defeito de fechamento da porção anterior do tubo neural, levando a não formação adequada do encéfalo e da calota craniana. É uma condição incompatível com a vida em 100% dos casos, acarretando morte intra-uterina ou no periodo neonatal precoce" PROAGO. SEMCAD. Artmed/ Panemericana, ciclo 1 módulo 2,p. 159
Estudos indicam que aproximadamente três quartos dos fetos acometidos têm morte intra-uterina e um quarto deles nascem vivos. Destes, a imensa maioria morre dentro de 24 horas e o restante, no decorrer da primeira semana....
 Atualmente, graças ao uso cada vez mais disseminado da ultrasonografia obstétrica, é possível diagnosticar a anormalidade ainda no início da gravidez. O desfecho final da gestação – morte do concepto ainda no útero ou logo após o nascimento -já passa a ser conhecido desde o seu início. Dessa forma, por força da inexistência de qualquer tratamento que possa curar ou, pelo menos, amenizar o problema, as futuras mães são submetidas a um profundo sofrimento psicológico por todo o período gestacional, pois têm a consciência de carregar, em seus ventres, fetos sem qualquer possibilidade de vida extra-uterina.
Além do trauma psíquico, a anencefalia fetal enseja sérios prejuízos à saúde materna, tais como o aumento da incidência de eclâmpsia e de anormalidades placentárias. Com efeito, a justificativa da interrupção da gravidez em casos de anencefalia fetal decorre da conjunção dos fatores materno e fetal – o risco imposto à saúde física e psicológica da mãe somado à completa impossibilidade de o nascituro prosperar na vida extra-uterina 
 Quando a gravidez implica risco moderado à saúde da gestante, os obstetras aguardam até que o feto seja considerado viável para induzir o parto. No caso do anencéfalo, todavia, essa viabilidade nunca é atingida, mesmo que se espere até o termo. Ele tem, por definição, viabilidade igual a zero, independentemente da idade gestacional.
 DIÁRIO DO SENADO FEDERAL Quinta-feira 12 Agosto de 2004    http://legis.senado.leg.br/diarios/BuscaPaginasDiario?codDiario=1014&seqPaginaInicial=29&seqPaginaFinal=29
O anencéfalo é um ser humano formado vivo?
É um ser humano?
Não. pois:
  • O que caracteriza  um ser humano já formado estar vivo ou morto, que já passou o período de formação de seus órgãos,  é exatamente a vitalidade de seu encéfalo. Só se decreta uma morte após verificação de morte encefálica.
  • um corpo humano que já passou do período de formação de seus órgãos e não tem um cérebro, é portanto apenas um corpo sem cérebro, e não tem chance de desenvolver um, ao contrário de um que ainda está em formação
  • logo um corpo humano sem cérebro é apenas uma parte do ser humano já formado, logo é apenas uma parte de um ser humano, logo não é humano e não tem a potencialidade de ser, ao contrário de um feto ou embrião antes da formação dos órgãos.

O anencéfalo nunca teve, nem tem potencial para ter um encéfalo. Neste caso a retirada deste corpo humano incompleto na verdade não é um assassinato de uma pessoa. Seria o equivalente de desligar um aparelho de uma pessoa cujo cérebro está morto, mas que o restante do corpo está sobrevivendo ás custas do aparelho.

No caso do anencéfalo, ao se desligar da mãe ou mesmo antes, seu coração para de bater.
"A prática de aborto de feto anencéfalo não poderá ser considerada antijurídica, já que o aborto relaciona-se à interrupção de uma vida em curso. Não sendo, pois, o feto anencéfalo dotado de vida, de acordo com as ponderações médicas, inexistiria pertinência em considerá-lo crime.'

3-Aborto necessário ou terapêutico

'Interrupção proposital da gravidez realizada numa urgência pelo obstetra, em circunstâncias excepcionais, nos casos de iminente perigo de vida da gestante, perigo este advindo de perturbações graves e irremediáveis do curso normal da gravidez. A medicina elenca numerosas circunstâncias que tornam incompatíveis o organismo da gestante com o do feto." https://jb.jusbrasil.com.br/definicoes/100007818/aborto-necessario

  • No caso de risco de vida da mãe e quando o feto tem chance de sobrevida extra-uterina, faz-se o parto, salvando o bebê e a mãe.

  • "cardiopatias dos grupos funcionais 3 e 4 (Colégio Americano de Cardiologia), 
  • diabete cronico com vasculopatia, 
  • nofropatias ou alterações retinianas, 
  • nefropatias agravadas com insuficiência renal; 
  • pneumopatias restritivas; 
  • doença pulmonar obstrutiva crõnica (DPOC)
  •  síndrome help
  •  eclampsia iminente 
  •  aminorrexis prematura"  PROAGO. SEMCAD. Artmed /Panmericana. Ciclo 1. Módulo 3. Aborto, p. 136

  • Mas nos casos em que o feto não tem chance de sobrevida extra-uterina e a , mãe corre risco iminente de vida, salva-se a mãe, pois não é possível salvar o feto, pois não tem sobrevida extra-uterina (fora do útero)
"peso fetal menor que 500 gramas... feto medir até 16,5 cm. Este conceito foi formulado baseado na viabilidade fetal extra-uterina e é mundialmente aceito pela literatura médica"

PROAGO. SEMCAD. Artmed /Panmericana. Ciclo 1. Módulo 2. Aborto: aspectos éticos e legais,. Artmed/Panmeriacana, p. 148




Análise dos argumentos do Bispo Macedo:

Fala de Edir Macedo em preto
As respostas estão em vermelho.
Citações Bíblicas em verde. 
Citações de textos contra Edir Macedo em Azul


"ABORTO Sou a favor do direito de escolha da mulher.
Em casos como estupro, má-formação do feto ou quando a vida da mãe está comprovadamente ameaçada pela gestação, não há o que discutir. Sou a favor do aborto, sim.
 A Bíblia também é. Eu vou ler para você (Edir se levanta, busca o livro e senta ao nosso lado). Olha só: "Se alguém gerar cem filhos e viver muitos anos, até avançada idade, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é mais feliz do que ele". Fica em Eclesiastes, capítulo 6, versículo 3.
O Brasil deveria se unir pelo direito da mulher de optar pelo aborto. Nossos governantes deveriam se empenhar para isso e não se curvar diante da pressão de alguns segmentos religiosos. Certamente, grande parte de nossas mazelas sociais diminuiria. Pense comigo: é melhor a mulher não ter filho ou ter e jogar o bebê na lata do lixo? O número de meninas solteiras de 12, 13 anos dando à luz não pára de crescer. Crianças que deveriam estar na escola, mas estão em casa cuidando dos filhos. Não é necessário teorizar muito. Qual será o futuro dessas crianças? Qual a estrutura que um garoto de 14, 15 tem para ser pai? O que uma garota que mal entrou na adolescência tem para ser mãe? A maioria delas é pobre, cujos filhos crescem em um ambiente cercado de violência e miséria. Que esperança existe para essas crianças que, cedo ou tarde, sempre acabam aliciadas pelo crime? Vamos ser frios e racionais: é preferível a criança não vir ao mundo ou vê-la nos lixões catando comida para sobreviver? Eu creio na Bíblia. Nesses casos, eu acredito que o aborto é melhor do que nascer. A mulher precisa ter o direito de escolher. (O Bispo- A história revelada de Edir Macedo)

 Resposta:
1- Sim um aborto é mais feliz do que uma pessoa que foi infeliz na vida!!! Pois um bebê além de nunca ter experimentado a tristeza ao morrer vai para o céu!!
Porém este texto não nos dá o direito de matar um bebê!!
Se  o texto dissesse: "Se alguém gerar cem filhos e viver muitos anos, até avançada idade, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um pré-adolescente assassinado é mais feliz do que ele", não poderíamos inferir do mesmo que é lícito assassinar inocentes.  Em suma, o bispo erra na sua análise.

2-Sim, é melhor uma mulher não ter filho, do que jogá-lo no lixo, por isso, sou a favor dos métodos contraceptivos.  Se não há fecundação, não há concepção e portanto não haverá criança.

3- o aborto ser evitado pelo simples planejamento familiar (informação e ações preventivas), e isto o bispo admite com muita sabedoria (veja abaixo)


Eu sempre digo que sou a favor do aborto, não indiscriminadamente, mas em determinadas circunstâncias. Não faço isso para declarar guerra a nenhuma religião ou à parcela da sociedade que é contra o procedimento. Tenho esta opinião principalmente porque a fé que eu professo me impede de exaltar a hipocrisia. O aborto não é a causa do problema, é o efeito. O problema começa antes, na falta de informação, principalmente às camadas financeiramente menos favorecidas; na falta de ações preventivas; nas inúmeras questões sociais que têm levado à destruição de lares e à banalização da família.
Diversas manifestações sociais, políticas e religiosas condenam a legalização do aborto, em nome da “defesa da vida”, mas parecem ignorar ou não dar o mesmo valor à vida de crianças que nasceram indesejadas ou em famílias sem a menor condição de criá-las, e que andam por aí, revirando lixo para se alimentar, expostas a todo tipo de doença e violência nas ruas. Também não parecem se importar com a vida de meninas e mulheres que morrem diariamente em clínicas de aborto clandestino.
 Para os que acreditam não haver embasamento bíblico no que eu digo, cito o momento em que o Senhor Jesus sentou-se à mesa com Seus discípulos para celebrar a última ceia, antes de ser torturado e morto. Ele anunciou que ali estava presente quem O trairia, e sentenciou: “O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24.No meu entendimento, essa última frase pode ser interpretada como: seria melhor que Judas tivesse sido abortado. Melhor do que o futuro de sua alma. http://blogs.universal.org/bispomacedo/2010/09/03/jesus-fala-sobre-o-aborto/ acesso em 01/09/15
Resposta:
1-Se o problema começa com a falta de informação e ação preventiva, a solução está na informação e na ação preventiva, como admite sabiamente o Bispo. 
2- Se o aborto é o efeito, tratemos a causa. Uma coisa lógica!
3- Jesus também disse:
Marcos 9:42  E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar.

Lucas 17:2  Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.
Estaria ele aprovando o assassinato? Claro que não. Esta siplesmente dizendo que se ele tivesse sido morto ele não estaria nesta situação!!

"Mas, quem não se lembra daquele anticoncepcional feito à base de farinha? Muitas mulheres engravidaram, mesmo se prevenindo. Lembro-me muito bem das reportagens. Várias daquelas mulheres não tinham condições de ter uma criança. Algumas já tinham, inclusive, mais de dois, três filhos. Neste caso, a culpa não era delas. Foi uma falha do medicamento.
Aí eu me pergunto: Para Deus, é mais importante colocar uma criança no mundo, sem ter condições para isso, ou não tê-la, para poupar-lhe de qualquer sofrimento? Será que Deus julgaria a mãe que não deixou seu filho vir ao mundo com a intenção de não deixá-lo passar necessidades?
Se estivesse no lugar daquela jovem ou, no lugar de muitas mulheres por aí, faria o mesmo também. Só Deus saberia da minha situação, do meu coração e das minhas reais intenções.
Que não me levem à mal os que são contra o aborto, mas, experimente, nem que seja por um dia, colocar o seu filho debaixo de um viaduto, andando nu, no mais completo frio, comendo com você restos de comida (farelos) do chão. Ou ainda, experimente deixar sua filha de nove, dez anos, na beira de uma estrada, tendo que vender seu corpo infantil, por três ou cinco reais, para comprar um prato de comida ou, até mesmo, para sustentar seu vício.
Tenho certeza que você deve estar revoltado, mas não sou hipócrita! Se tivesse de ver um filho nas condições descritas acima, abortaria sim, com todas as letras, pena que eu correria o risco de morrer também em cima de uma mesa de cirurgia clandestina.
Seria Deus um carrasco que, a todo custo, quer que uma criança venha ao mundo, mesmo se for para sofrer, ser violentada, prostituída, abusada, e se tornar, lá na frente, a escória da sociedade? Não que com todas essas crianças aconteça isso, mas com a maioria, que nasce sem condições de vir ao mundo, você pode estar certo que sim.
Não vamos coar um mosquito e deixar passar um camelo por nossas gargantas! Se você é contra a legalização do aborto, então, deveria ser o primeiro a adotar uma criança que está debaixo dos viadutos. Perto de você deve ter uma, com certeza. Se Deus quisesse que uma criança nascesse simplesmente porque quer que nasça, custe o que custar, então, Ele deveria, de alguma forma e, a todo custo, dar um jeito de sustentar essa vida.
Se fosse de Sua vontade que cada vida viesse ao mundo, então, Deus deveria ser o primeiro a ser culpado por tanta tragédia envolvendo as pessoas. Mas, será que Deus é tão dúbio, que ‘ordena’ o nascimento de um ser, para depois deixá-lo morrer à mingua?
Se formos pensar que Deus permite o aborto em caso de má formação do feto, risco para a mãe, e estupro, Ele também seria dúbio, visto que esses fetos também são vidas. Que diferença haveria entre esses e os outros fetos? Nenhuma. Feto é feto.
Vou ser sincera com você, posso até estar ‘pecando’ em pensar no aborto de um feto. Afinal, é uma vida, correto? No entanto, que vida é esta, quando o melhor mesmo seria ter nascido morto?
Entre pecar pela sinceridade ou pecar pela hipocrisia, fico com a primeira alternativa. Pelo menos, não me igualaria aos fariseus da época do Senhor Jesus, que deixavam um mosquito passar para engolir um camelo!
Reflita. Você realmente acredita que um aborto é pior do que um filho em condição subhumana? Se o nome disso não for hipocrisia, então, chamo de egoísmo.
Um grande abraço!"
Bons pontos a ser refletidos:, vejamos a Resposta:
1- Por que então não se aprova leis que permitam pais que caíram nestas mesmas situações, após o nascimento do bebê,  de matar seus filhos "com a intenção de não deixá-lo passar necessidades?"

2-  "Se estivesse no lugar daquela jovem ou, no lugar de muitas mulheres por aí, faria o mesmo também." Não seria melhor a pessoa recorrer a Deus como o senhor bem ensina nos seus livros? 
Não seria o caso dela passar a frequentar a Universal? Onde se passa fé para as pessoas? Afinal, Deus é um Deus de milagres. Penso que neste caso o senhor usaria sua fé e recorreria a Deus, pois "todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus", não que eu creia que Deus traz o mal, mas do mal ele faz o bem. "Deus em Cristo, pode suprir cada uma das nossas necessidades"

3- Uma mãe que aborta nestas condições expressa falta de fé no Criador, acima de tudo, mesmo que suas intenções sejam a de querer o melhor pras crianças!!

4- Mas o fato é que na maioria dos abortos, a mãe pensa no seu bem, e não no da criança!! Isto é fato, e o senhor sabe disso.

5- Deus não quer que uma criança venha ao mundo nestas condições, nem que haja traições, roubos, assassinatos, doenças. Como o senhor bem ensina em seus livros isto é consequência da queda e da ação dos demônios. Mas a bíblia ensina que Deus pode suprir cada uma das nossas necessidades, independente das circunstâncias!

6- Ao contrário do que se noticia na imprensa,crianças anencéfalas [sem cérebro], não sobrevivem após parto, geralmente se noticia crianças com cérebro rudimentar!! Esta é o unico caso de má formação incompatível com a vida!!E como sabemos o critério de morte é morte cerebral, se não há cérebro não há vida, seria o mesmo que deixar um corpo de uma pessoa decaptada "viva' em um aparelho. O corpo da mãe neste caso é o que mantém o corpo "vivo".

7- No caso de risco de vida da mãe {aborto necessário* ou terapêutico}, quando o feto tem chance de sobrevida extra-uterina, faz-se o parto, salvando o bebê e a mãe.
Mas nos casos em que o feto não tem chance de sobrevida extra-uterina[ idade menor que 20 semanas, peso inferiror 500 gramas e/ou estatura iinfeiror a 25 centímetros]  e a , mãe corre risco iminente de vida, salva-se a mãe, pois não é possível salvar o feto. O Dicionário de Termos Técnicos de Saúde (s.d., p. 02)  diz sobre o termo aborto:
"Expulsão espontânea ou provocada do embrião ou feto de menos de 500g de peso ou até 20 semanas de idade gestacional, quando tem pouca ou nenhuma chance de sobrevivência fora do organismo materno. A expulsão do feto após essa idade gestacional é considerada internacionalmente como parto prematuro"
*Aborto necessário
Interrupção proposital da gravidez realizada numa urgência pelo obstetra, em circunstâncias excepcionais, nos casos de iminente perigo de vida da gestante, perigo este advindo de perturbações graves e irremediáveis do curso normal da gravidez. A medicina elenca numerosas circunstâncias que tornam incompatíveis o organismo da gestante com o do feto.

8- Mesmo em casos de estupro, a pílula do dia seguinte, evita a fertlização do óvulo e a consequente gravidez indesejada, dispensando assim a prática do aborto.

Ou seja, feto é feto, mas existe uma grande diferença entre fetos sem chance de vida ulterina e fetos com tudo favorável a vida extra-ulterina!

Comentário final:

Um erudito cristão, Normam Geisler, um dos maiores apologistas da História, já foi um defensor do aborto em caso de estupro, como Edir Macedo, mas mudou de opinião, e hoje é contra o aborto em caso de estupro.
Penso que devemos respeitar a opinião dos outros, e não é através de ataques pessoais que se convence uma pessoa. 
Espero que Edir Macedo volte atrás e reflita se seus argumentos são de fato tão justos e intrinsicamente lógicos!
Só o tempo nos dirá!


Neste livro, Normam Geisler, defendia o aborto
Neste livro, Norman Geilser é contra o aborto

domingo, 30 de agosto de 2015

Mitos e Verdades sobre a Teologia da Prosperidade

Citações em azul
Resposta aos erros em vermelho

Sinônimos de Teologia da Prosperidade:

  • Evangelho da saúde e da prosperidade'', 
  • Palavra da fé 
  • Movimento da fé
  • Teologia da Confissão Positiva (nome mais apropriado)
Definição 
 As fórmulas de fé são o nome do jogo. Esse é o motivo pelo qual o Movimento da Fé também tem sido chamado de Movimento da Confissão Positiva. A doutrina da Fé ensina que as confissões servem para dar efeito à fórmula da fé, fazendo com que a lei espiritual funcione em favor de quem as pronuncia. As confissões positivas ativam o lado positivo da força; e as confissões negativas ativam o seu lado negativo. Duma perspectiva prática, pode-se dizer que a lei espiritual (que rege todas as coisas na esfera da eternidade) é a força derradeira do Universo.(Idem p. 79)
"O Movimento da “Fé” acredita que a mente e a língua humanas contêm uma habilidade ou poder sobrenatural. Quando alguém fala, expressando a sua fé em leis supostamente divinas, seus pensamentos e expressão verbal positivos produzem uma “força” supostamente divina que irá curar, proporcionar riqueza, trazer sucesso e, de outras maneiras, influenciar o ambiente. Kenneth Copeland ensina que “a força poderosa do mundo espiritual, o qual cria as circunstâncias que nos rodeiam, é controlada pelas palavras pronunciadas pela boca humana. Essa força vem de nosso interior”.2 Portanto, “não há nada nesta terra tão grande ou poderoso... que não possa ser controlado pela língua... É até possível controlar Satanás, aprendendo a controlar a própria língua”.3 Segundo os pregadores da “Fé”, Deus responde automaticamente e realiza o que ordenamos quando confessamos nossas necessidades e desejos pela fé, de maneira positiva.4' (Os fatos sobre: O Movimento da Fé, p.11)
 Kenneth Copeland põe a questão nestes termos: “A língua de vocês é o fator decisivo na sua vida...”;1 “Vocês podem controlar Satanás aprendendo a controlar a própria língua”.2 Diz ainda: Vocês têm sido condicionados, desde o nascimento, a falar palavras
negativas, carregadas de sentimentos de morte. Inconscientemente, em sua conversação diária, vocês usam palavras que se referem a morte, enfermidade, ausência, temor, dúvida e incredulidade: Quase morri de susto! Estou morrendo de vontade de fazer isso ou aquilo. Pensei que ia morrer de tanto rir. Ainda morro disso! Isso me deixa doente! Essa confusão está acabando comigo. Acho que vou pegar um resfriado. Não agüento mais isso. Duvido que... Quando proferem essas palavras vocês nem suspeitam do que acontece, mas estão trazendo sobre si mesmos forças negativas e brasas incandescentes... Suas palavras liberam os poderes de Satanás... (Cristianismo em Crise, p. 277-278)

“Deus criou o universo dizendo que este viesse a exisitr. Ele deu a você essa mesma habilidade na forma de palavras.”10 Deus é, portanto, um Deus de “palavra de fé”, que criou o homem à Sua imagem e lhe deu o potencial de usar o poder que Ele manifestou na criação.11 “O homem é então um espírito, perfeitamente capaz de operar no mesmo nível de fé que 12 Deus.”12 Como resultado, “você tem o poder de Deus à sua disposição”.13 Tudo isso explica porque a maioria dos pregadores da Fé pensa que 0 homem é um deus literal - nas palavras de Copeland, um ser “da classe de Deus”.14  (Os fatos sobre: O Movimento da Fé, p.12-13)
 As palavras são os receptáculos que contêm a substância da fé. De acordo com a teologia da Fé, se você proferir palavras de fé, ativará o lado positivo da força; mas se disser palavras de temor, estará ativando o lado negativo dessa força. No vernáculo da Fé, isso é chamado de “fazer confissões positivas ou negativas”. O movimento da Fé quer nos fazer acreditar que tudo quanto nos acontece é um resultado natural de nossas palavras: “As palavras são receptáculos espirituais, e a força da fé é liberada através das palavras”.8 É, conforme explicou Copeland: Deus usou palavras ao criar os céus e a Terra...Cada vez que Deus falou, ele liberou a sua fé — o poder criativo que fez suas palavras acontecerem (Cristianismo em crise, p. 73)
 Ensina Frederick Price: “Eu não olho para um câncer. Eu não olho para um tumor... Não posso olhar para o natural e... dizer... ‘estou enfermo’. Porque quando eu digo isso, estou assinando embaixo. Uma vez que o assuma, ele me pertence legalmente. Satanás pode forçá-lo contra meu corpo. E acabará me matando com o mesmo”. (Cristianismo em crise, p 281)
Movimento multifacetado
O Movimento da Fé, assim como todos os outros movimentos, compõe-se de vários grupos, cada qual com suas particularidades, mas compartilhando um tema. uma visão e um alvo comuns.8 Por essa razão, as numerosas igrejas, mestres e adeptos do Movimento da Fé devem ser julgados sobre uma base individual. Cada um deles deve erguer-se ou cair segundo seus próprios (des)méritos.
 Os Ministérios Kenneth Copeland, encabeçados por Kenneth e Glória Copeland, por exemplo, têm todas as marcas duma seita. Em primeiro lugar, possui uma estrutura formal de hierarquia, conta com as facilidades duma organização centralizada, além de ser equipado com canais próprios de publicação e distribuição. Em adição a isso, conforme será plenamente documentado, eles subvertem muitos pontos essenciais do cristianismo histórico, pregando sua própria variação de teologia que, embora antibíblica, é aceita sem perguntas pela grande maioria de seus devotos. Outrossim, os seguidores mais ferrenhos consideram os Copelands como a autoridade final em questões de fé e prática. Assim, podemos caracterizá-los legitimamente como líderes duma seita, representantes, no vernáculo do apóstolo Paulo, de “outro evangelho” (G1 1.6,7)." (Cristianismo em crise, p. 48)

Pontos positivos do movimento:
"Não se pode negar que o movimento de confissão positiva tem várias coisas a nos ensinar, tais como orar com fé, orar crendo nas promessas de Deus e ter uma mente positiva, evitando, assim, atitudes pessimistas, tão comuns em muitas pessoas que se dizem cristãs. Nestes aspectos, precisamos reconhecer que a confissão positiva tem algo a nos transmitir e devemos ser humildes o suficiente para receber tais ensinos.(Super Crentes, p. 6)

Origem
"Muitas pessoas no movimento da confissão positiva consideram Kenneth Hagin como o pai deste ensino...
 Entretanto, quando se investiga o desenvolvimento histórico do movimento, chega-se à conclusão de que o verdadeiro pai da confissão positiva é Essek William Kenyon. Ern Baxter, que conheceu e conviveu com Kenyon, declara que ele sem dúvida foi influenciado por Mary Baker Eddy, fundadora da seita norte-americana Ciência Cristã....
O ministério de Kenneth Hagin é hoje um dos maiores do mundo e sua influência tem se espalhado por muitas partes do globo. Em 1966, Hagin estabeleceu o centro de suas atividades na cidade de Tulsa, em Oklahoma. Em 1974, iniciou a Escola Bíblica por Correspondência Rhema e o Centro de Treinamento Bíblico Rhema em Tulsa. Esta escola já formou cerca de 6.600 alunos. A revista Word of Faith (Palavra da Fé) do movimento é enviada para 190 mil lares mensalmente e calcula-se que cerca de 20 mil fitas cassete de estudos são distribuídas a cada mês. Já foram vendidos cerca de 33 milhões de cópias de seus 126 livros e panfletos. Os bens da organização estão avaliados em 20 milhões de dólares. 15 Depois que se formam na Escola Rhema, os alunos espalham-se por diferentes partes do mundo, levando em sua bagagem os ensinos de uma fé triunfalista e de um evangelho certamente controvertido. "(Idem p.7- 15)

Avaliando os erros do Movimento
Ao combater os erros que confrontam o cristianismo, é importante compreender que nem todos eles têm a mesma substância; alguns são mais claramente destrutivos que outros. Pode ser útil descrevê-los como repousando sobre um continuum que vai desde o declaradamente tolo até o perigosamente sério. O comentário de Benny Hinn sobre as mulheres, que teriam sido originalmente constituídas para dar à luz pelo lado, por exemplo, pode ser considerada uma declaração tola - a qual, apesar de não ser bíblica, não representa qualquer ameaça ao que a doutrina cristã tem de essencial.9 Por outro lado, ensinos como aquele que diz que Deus possui um corpo físico, que os seres humanos foram criados como duplicatas exatas de Deus, e que Cristo foi transformado num ser satânico, caem direitinho no outro extremo do “espectro do erro”. São indubitavelmente heréticos, o que significa que se opõem diretamente ao ensino das Escrituras sobre questões de insofismável importância, cujo teor se apresenta claro nos credos e concílios da Igreja. A classificação dos erros pode, muitas vezes, ser um negócio complicado, visto que há uma boa área cinzenta entre os tipos de erro sério e os fúteis. Não obstante, tais dificuldades não devem nos impedir de julgar certos ensinos e práticas para constatar se são ou não fiéis à Palavra de Deus e às doutrinas do cristianismo histórico. Pelo menos elas possuem o mérito de realçar nossa consciência de que devemos nos preparar melhor e passar mais tempo refletindo sobre as coisas que ouvimos diariamente e que tanto valorizamos.(Idem p. 48-49)


Pontos negativos:

1- Poder da palavra
"Para reforçar seus argumentos, citam Provérbios 18:21, que diz: "A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto". Crêem que, se algo negativo for declarado, isto se concretizará, resultando numa espécie de automaldição, uma expressão também cunhada pelos seus pregadores...(Super Crentes p. 26)
Resposta: 
"O fato de ele confessar no versículo 36 que "José já não existe" não provocou a morte de José no Egito, não constituindo, portanto, em maldição. Vejamos também algo semelhante na vida de Davi. Perseguido tenazmente por Saul, que procurava por todos os meios assassiná-lo, Davi foi procurar refúgio junto a Aquis, rei de Gate (1 Samuel 27:2). Em meio ao seu desespero, tornou-se extremamente negativo: "Disse, porém, Davi consigo mesmo: Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul" (1 Samuel 27:1). Apesar de sua atitude negativa, Davi não pereceu e nem poderia perecer pela mão de Saul. Deus o havia escolhido, através de Samuel, para ser rei de Israel. Se ele morresse, a palavra de Deus não se cumpriria."(Idem p. 26-27)

2- Distinção entre logos e rhema
"Rhema, dizem eles, é a ''palavra'' que os crentes usam para “decretar” ou "declarar" a fim de trazer prosperidade ou cura para esta dimensão. É o "abracadabra". Depois vem logos, ou "a palavra de revelação" que é a palavra mística, direta, que Deus fala aos iniciados. O termo pode-se referir também à Bíblia, mas é geralmente empregado no contexto de sonhos, visões e comunicações particulares entre Deus e seu "agente". Assim, quando alguém lê uma referência na literatura do pregador da fé à "Palavra de Deus", ou "agir sobre a Palavra" e outras, o autor não está mais se referindo à Palavra de Deus escrita, a Bíblia, mas, sim, ao seu próprio "decreto" (rhema) ou uma palavra pessoal de Deus para ele (logos). ' (Idem p. 28)

Resposta:
Esta distinção não existe. Observe:

A Palavra que produz:
Hebreus 11:3  Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra(rhema) de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
2 Pedro 3:5  Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra (logos)de Deus,

Palavra evangelizada:

1 Pedro 1:25  a palavra (rhema) do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra (rhema) que vos foi evangelizada.
Hebreus 4:2  Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra (logos) que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
Palavra de Jesus dita a Pedro:
Mateus 26:75  Então, Pedro se lembrou da palavra (rhema)que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.
Lucas 22:61  Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra (Logos) do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.


3- Jesus era rico
"...Filho de Deus, Jesus não andou em pobreza. Leia cuidadosamente a alimentação dos cinco mil. Quando eles viram os cinco mil, literalmente disseram isto. Agora, eu sei o que os teólogos farão com isso, mas eu não estou tentando impressionar os teólogos. Estou tentando impressionar pessoas que querem saber o que a Palavra de Deus diz. Estou tentando colocar alguma verdade em seu espírito. E você lê a narrativa, e ela literalmente diz: o discípulo disse: "Compraremos comida e alimentaremos todos estes? E eles disseram: 'Duzentos dinheiros seriam necessários para alimentar a todos. Iremos nós comprar a comida?'" Eles tinham o dinheiro na bolsa para alimentar cinco mil, mais as mulheres e crianças. Estou lhe dizendo, Jesus não liderou um ministério de pobreza (John Avanzíni, gravado em 14.12.91, no programa Believer's Voice of Victory). "
 Jesus estava administrando muito dinheiro, pois o tesoureiro que ele tinha era um ladrão. Agora, você não vai me dizer que um ministério com um tesoureiro ladrão pode operar apenas com poucos centavos. Era necessário muito dinheiro para operar aquele ministério, pois Judas estava roubando da bolsa (John Avanzini, gravado em 15.7.1988, no programa Praise The Lord, da Trinity Broadcasting Network). João 19 nos diz que Jesus usava roupas de griffe... A túnica era sem costura, tecida de cima até embaixo. Era o tipo de vestimenta que os reis e os mercadores ricos usavam (John Avanzini, gravado em 20.1.1991, no programa de Kenneth Copeland) (idem p.42)
4-  Fome exagerada  por Prosperidade financeira e uso inapropriado da mesma
Não há dúvida, à luz da Bíblia, de que a prosperidade financeira na vida do cristão é uma verdadeira bênção. Não precisamos vasculhar a Palavra de Deus em busca de homens que serviram fielmente a Deus e que foram prósperos financeiramente. Ao falar sobre este assunto, nomes como o de Abraão, Davi, Salomão e Jó nos vêm imediatamente à mente. A Bíblia está cheia de promessas de Deus em relação à prosperidade material de seus filhos. Mesmo a história das missões da Igreja tem sido marcada pelo sucesso, muitas vezes, devido às contribuições de grandes somas em dinheiro feitas por cristãos abastados. Sem dúvida, isto é uma bênção. Um dos nomes de Deus na Bíblia é Jeová Jiré, que significa "o Senhor proverá". Deus de fato supre a nossa necessidade e tenho experimentado isto pessoalmente, até mesmo de forma inesperada e milagrosa. A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raíz de todo o mal (1 Timóteo 6:10), e não o dinheiro em si. Já ouvi alguém dizer que o dinheiro pode ser tanto um péssimo patrão quanto um bom empregado"
 ...Devemos buscar a Deus muito mais pelo que ele é do que por aquilo que ele pode nos dar. Devemos também buscar e estar abertos para receber tudo o que ele tem para nos dar, sejam bênçãos espirituais, sejam materiais. Entretanto, não é isto o que se passa dentro do movimento da fé, em que há uma onda de ganância, de materialismo, de desfrutar tudo aqui e agora. Isto leva a pessoa a buscar muito mais a mão de Deus do que a sua face. Hendrik Hanegraaíl resumiu tudo isto muito bem quando afirmou: "Muitos são atraídos para a mesa do Mestre não para ter comunhão e intimidade com ele, mas para desfrutar do que está sobre ela''. (Idem p. 47)
 "Deus não é glorificado quando guardamos para nós mesmos(independente de quão agradecidos sejamos) o que deveríamos estar usando para aliviar a miséria dos perdidos, analfabetos, doentes e milhões de famintos. A evidência de que muitos cristãos professos têm sido enganados por essa doutrina.é o quão pouco dão e o quanto possuem. Deus fê-los prosperar. E, mediante uma quase irresistível orientação cultural para o consumismo (consubstanciada numa doutrina de saúde, riquezas e prosperidade), eles têm  comprado maiores e mais casas, carros do ano sempre mais novos, roupas da moda e mais caras, carne de primeira e cada vez mais, e toda espécie de pequenos aparelhos e objetos, recipientes, dispositivos e equipamentos que tornem a vida mais divertida.
 E ainda querem objetar: “Mas, o Antigo Testamento não promete que Deus fará seu povo prosperar?”De fato! Deus aumenta a nossa renda para compartilharmos dela com outrem, provando assim que a mesma não é um deus para nós. Deus não prospera os negócios dum homem simplesmente para que ele possa vender seu Ford e comprar um Cadillac. Deus prospera um homem de negócios a fim de que 17 mil pessoas perdidas possam ser alcançadas com o Evangelho. Ele prospera um comerciante a fim de que doze por cento  a população mundial dê um passo atrás do precipício da morte à míngua. (Cristianismo em crise, p.250-251)
*Vale ressaltar que o fato de uma igreja pregar prosperidade, não faz dela necessariamente, adepta da Teologia da prosperidade.

5- Divindade do homem
 "Até que compreendamos que somos pequenos deuses e comecemos a agir como pequenos deuses, não podemos manifestar o reino de Deus (Earl Paulk, Satan Unmasked, 1984, p. 97).
 Você não tem um deus dentro de você. Você e um deus (Kenneth Copeland, fita cassete The Force of Love, BBC-56). Cachorros geram cachorros, gatos geram gatos e Deus gera deuses (K. Copeland, no programa Praise The Lord, Trinity Broadcasting Network. Fita nos arquivos do ICP)"(Idem p. 53)
 "Kenneth Copeland declara que “a razão para Deus criar Adão foi seu desejo de reproduzir a si mesmo... Ele [Adão] não era um deus pequenino. Não era um semideus. Nem ao menos estava subordinado a Deus. (Cristianismo em crise, p.117)
Resposta:
 Ora, no Salmo 82:6, o Senhor está-se dirigindo aos juízes de Israel, que, a exemplo de Moisés em Êxodo 4:16, são considerados como representantes de Deus. Devido às injustiças cometidas por esses juízes, são agora alvo de repreensão Observe o comentário de Bowman sobre esta passagem: Uma interpretação alternativa concorda que os "deuses" são juízes israelitas, mas considera o uso do termo "deuses" como uma figura de linguagem conhecida como ironia. Ironia é um recurso de retórica em que alguma coisa é dita de tal maneira a fazer com que a asserção pareça ridícula (compare com a ironia de Paulo, "chegastes a reinar sem nós", em 1 Coríntios 4:8, onde o que Paulo afirma é que eles não se tornaram reis). De acordo com esta interpretação, a descrição paralela de "deuses" como "filhos do Altíssimo" (que, como se discute, não adota o uso do termo veterotestamentário "filhos de Deus"), a condenação dos juizes por causa de ímpios julgamentos, e, especialmente, a declaração: "Todavia, como homens, morrereis" (v. 7), apontam para a conclusão de que os juizes estão sendo chamados de "deuses" ironicamente. (Super crentes, p. 53)
Interpretar os juízes hebreus literalmente como “deuses” é admitir que
a nação de Israel cria na existência de não apenas um único Deus. Mas
conforme mencionamos antes, tais noções conflitam com o restante da
revelação bíblica - o contexto - acerca de Deus e de seu povo. (
Cristianismo em crise, p. 122)
"Os eruditos do hebraico salientam que a palavra “semelhança” (no hebraico, demuth) “define e limita” a outra palavra traduzida como “imagem” (tselem), em Gênesis 1.26,27, “para evitar a implicação que o homem seja uma cópia precisa de Deus, embora em miniatura”.24 . A palavra hebraica para “semelhança” indica apenas similaridade, e
não identidade.25 A asserção de que somos exatas duplicatas de Deus não somente é enganadora, mas destrói toda distinção entre Criador e criatura. E também fica claro, no contexto mais amplo das Escrituras, que os seres humanos não possuem a natureza divina. (Idem, p. 126)
 Em primeiro lugar, se somos duplicatas exatas de Deus - e nós somos homens - então Deus deve também ser um homem. Mas a Bíblia declara enfaticamente que Deus não é homem (Nm 23.19; 1 Sm 15.29; Os 11.9). Em segundo lugar, o próprio Deus com freqüência faz declarações de incomparabilidade. Como poderia haver duplicatas exatas de Deus se, conforme Ele mesmo declara em Êxodo 9.14 (ARA), “não há quem me seja semelhante em toda a terra”? 
Por fim, embora tenhamos sido criados à imagem de Deus, não possuímos qualquer dos atributos intransferíveis ou incomunicáveis de Deus— tais como auto-existência, imutabilidade, eternidade, onipotência, onisciência, onipresença e soberania  absoluta (Idem p. 127)
 6- Limitação de Deus
Kenneth Copeland assevera que Deus não é “uma criatura de quase 10 metros de altura com mãos, você sabe, grandes como bolas de basquete. Ele não é uma criatura desse tipo... Embora sobrenatural, ele é um ser cuja aparência é muito parecida com a sua e a minha. Ele tem uma altura aproximada entre 1,88 e 1,90 metro, pesa mais ou menos 90 quilos e o palmo de sua mão é de 23 centímetros”. (Idem p. 131)
 Jerry Savelle elabora o ensino de seu mentor quando assevera: Deus não mede mais de 100 metros de altura, não pesa duas toneladas, nem seu braço dá volta ao redor deste salão. Ele é grande, mas não é um monstro. Ele mediu os céus com um palmo de 23 centímetros... A distância entre meu polegar e o dedo mínimo não tem exatamente 23
centímetros. Portanto, sei que Ele é maior do que eu, graças a Deus. Amém? Mas Ele não é uma coisa monstruosa, incapaz de passar por aquela porta ali, vocês sabem; quando Ele se senta, não ocupa todos os assentos na casa. Não sirvo ao Globo. Sirvo a Deus, e fui criado segundo sua imagem e semelhança.
(Idem p. 133)
 "Benny Hinn... delcarou... Deixem-me explicar: Deus Pai, senhoras e senhores, é uma pessoa com seu próprio espírito pessoal, com sua própria alma pessoal, e com seu próprio corpo espiritual. Vocês dizem, humm, eu nunca ouvi falar nisso. Bem, vocês pensam que estão nesta igreja para ouvir as mesmas coisas que ouviram pelos últimos 50 anos? Vocês não podem argumentar com a Palavra, podem? Está tudo na Palavra (Idem. p. 134)
 "Kenneth Copeland ..:Fiquei chocado quando descobri quem são os maiores fracassos da Bíblia realmente... O maior deles, em toda a Bíblia, é Deus... Ora, a razão pela qual você não pensa em Deus como o fracasso que Ele é, decorre do fato de que ele nunca se declarou como tal. E você não é um fracasso enquanto não diz que é. (Idem p. 136)
Copeland dispõe-se até mesmo a dar a posse da Terra a Satanás: Deus está do lado de fora, olhando para dentro. Ele não tem direito legal de entrar na Terra. A coisa não lhe pertence. Lembra-se quão atrevido o diabo se mostrou na presença de Deus, no livro de Jó? Deus lhe disse: Por onde tens andado? Aquilo não interessava a Deus. Satanás nem teria de responder, se não quisesse... Deus não discutiu com ele nem um pouquinho! Como se vê, esta é a posição que cabe a Deus. Poderíamos dizer: “Bem, se Deus está dirigindo as coisas, Ele está fazendo um trabalho péssimo”. Ele não tem dirigido o mundo, senão quando consegue, você sabe, um pouco de chance. (idem p.142)

Charles Capps, Authority in Three Worlds (“Autoridade em Três Mundos”):
Adão possuía conhecimento que lhe fora revelado da parte de Deus, o Pai. Mas, rendendo-se a Satanás, Adão fechou Deus do lado de fora. Deus, quando viu, estava lá fora, olhando para dentro. Seu homem, Adão, dera cabo de sua autoridade. Satanás tornara-se o deus do sistema mundial, obtendo ascendência na Terra, conquistando a
autoridade de Adão... e Deus foi deixado do lado de fora. Mesmo em seu poder divino ele não podia vir aqui e expulsá-los. Assim, teve de se mover numa área declarada legal pelo Supremo Tribunal do Universo.7
(Idem p. 144)
Resposta:

Deus é onisciente http://testemunhasdejeovarefutadas.blogspot.com.br/2015/03/deus-e-onisciente-ou-usa-seletivamente.html

Deus é onipresente:  
Salmos 139:8  Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;


Jeremias 23:24  Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.

1 Reis 8:27  Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.

Tudo pertence a Deus
SI 24:1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam ).


7- Jesus assumiu a natureza de satanás
"declaração de Benny Hinn pretensamente dita a ele pelo Espírito Santo:
Senhoras e senhores, a serpente é um símbolo de Satanás. Jesus Cristo sabia que a única maneira de parar Satanás era tornar-se uno em natureza com ele. Talvez você diga: “Que foi que ele disse? Que blasfêmia é essa?” Não. Ouça isto! Ele não tomou meu pecado: ele tornou-se meu pecado. O pecado é próprio do inferno. Foi o pecado
que gerou Satanás... O pecado é que fez Satanás. Jesus disse: "Eu serei pecado! Irei ao mais profundo lugar! Alcançá-lo-ei na origem!" Quando Jesus tornou-se pecado, senhores. tomou-o de A a Z e disse: “Nunca mais!” Pense nisso: Eie tornou-se carne, para que a carne se tornasse como ele. Ele tornou-se morte, para que homens moribundos
pudessem viver. Ele tornou-se pecado, para que pecadores possam ser justos nEle. Ele assumiu a natureza de Satanás, para que todos quantos tinham a natureza de Satanás pudessem participar da natureza de Deus.2
(Idem 165-166)
 Kenneth Hagin, por exemplo, afirma igualmente que Jesus Cristo assumiu a natureza de Satanás. A semelhança de Hinn, não mede esforços para nos tomar conscientes da sua crença de que a morte espiritual envolve mais do que ser separado de Deus. Ela significa também receber a natureza de Satanás... Jesus provou a morte - a morte espiritual - em favor de cada homem. (Idem, p. 166)
Resposta: 
2 Coríntios 5.21: "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós: para que nele fôssemos feitos justiça de Deus"
  • O texto de 2 Co 5:21 se refere a pena do pecado por metonímia.[figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado.]
  • pecado é transgressão [violação, infração] da lei. Logo Jesus não pode ser literalmente "pecado"
  • Jesus nem ao menos se tornou pecador, assumiu apenas a pena ou sentença dos nossos pecados, a responsabilidade pelos nossos ilícitos.
  • Jesus sofreu as consequências jurídicas de nossos atos, a punição ou retribuição pelas nossas transgressões
  • Jesus não foi separado do Pai, pelo contrário, mostra comunhão 1-intercedeu pelos pecadores, 2-entregou seu espírito, 3-foi ao paraíso. Jesus era Justo, e não, um pecador!!
Lucas 23:34  Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
  Lucas 23:43  Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
  Lucas 23:46  Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
 Is 53:11  Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si.12  Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
  • A expressão "por que me desamparaste" soa como uma recitação do Sl 22 e não como uma pergunta idiota [se ele tivesse em pecado, não precisaria fazer esta pergunta] pois as pessoas diziam que Jesus estava desamparado. O Sl 22 inicia com um suposto desamparo, mas termina com o salmista concluindo que não foi desamparado. Logo quem conhecia o Sl 22 entendeu que ele não foi desamparado!
Mateus 27:43  Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus.
Veja o salmo 22 com a seguinte legenda:
sublinhado verde: citações dos evangelhos
negrito verde: aparente abandono
negrito vinho: conforto, comunhão, súplica atendida 

Sl 22:1 ¶ Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?
2  Deus meu, clamo de dia, e não me respondes; também de noite, porém não tenho sossego.
3  Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.
4  Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e os livraste.
5  A ti clamaram e se livraram; confiaram em ti e não foram confundidos.
6  Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.
7  Todos os que me vêem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça:
8  Confiou no SENHOR! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer.
9  Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe.
10  A ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre de minha mãe, tu és meu Deus.
11 ¶ Não te distancies de mim, porque a tribulação está próxima, e não há quem me acuda.
12  Muitos touros me cercam, fortes touros de Basã me rodeiam.
13  Contra mim abrem a boca, como faz o leão que despedaça e ruge.
14  Derramei-me como água, e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu coração fez-se como cera, derreteu-se dentro de mim.
15  Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega ao céu da boca; assim, me deitas no pó da morte.
16  Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés.
17  Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim.
18  Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.
19  Tu, porém, SENHOR, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.
20  Livra a minha alma da espada, e, das presas do cão, a minha vida.
21  Salva-me das fauces do leão e dos chifres dos búfalos; sim, tu me respondes.
22 ¶ A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação;
23  vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel.
24  Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflito, nem ocultou dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro.



8-Redenção no inferno e Jesus atormentado pelo diabo
"Frederick K. C. Price:Você pensa que o castigo pelo nosso pecado foi morrer sobre a cruz? Se assim fosse, os dois ladrões poderiam ter pago o preço. Não, a punição foi descer ao próprio inferno e lá cumprir a pena, separado de Deus... Satanás e todos os demônios do inferno pensaram ter amarrado e enredado Jesus quando o arrastaram às profundezas do próprioinferno para que pagasse a nossa sentença...Seu [de Jesus] espírito e alma desceram ao inferno, ou Hades, e Ele pagou a sentença que você e eu deveríamos ter pago. Ele fez isso por nós. Ele foi ao inferno por nós”.3
 Hagin...: Ele [Jesus] provou a morte espiritual em favor de todo homem. Seu espírito e homem interior foram para o inferno em meu lugar. Você não pode ver isso? A morte física não poderia remover seus pecados. Ele provou a morte por todo homem. E a morte de que fala é a morte espiritual....
 Copeland...  Quando exclamou: “Está consumado!”, Jesus não se referia ao planoda redenção. Ainda restavam três dias e três noites, pelos quais devia passarantes que pudesse subir ao trono... A morte de Jesus foi apenas o começo dacompleta obra da redenção. (Idem 175-176)

Resposta: 
1- Satanás nunca esteve preso no inferno (geena). Ele será jogado lá somente no futuro
Apocalipse 20:10  O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
Mateus 25:41  Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos

2- O inferno não é o reino de Satanás, lá ele será atormentado

3- Alguns demonios estão presos no tartaroo
Esta palavra parece em II Pe 2:4 e indica o lugar onde alguns anjos estão presos, estes serão jogados no lago de fogo (Jd 6; Mt 25:41). 


4- Satanás e os outros demônios estão soltos nas regiões celestiais (biosfera) (Ef 2:2; 6:12), engando as pessoas

Lugar dos mortos

A)   Antes da morte de Cristo:
              Tanto justos  como ímpios iam para o Sheol/ Hades, pois este tinha dois compartimentos, um de consolo, onde o falecido se reunia ao seu povo (Jó 14:13; Sl 88:3; 49:15; 89:48; Gn 37:34,35; 49:33; 25:8; Dt 32:50; Nm 20:24; Lc 16:22,25).
              O outro compartimento é de punição (Sl 9:17; 31:17; 49:14; 55:15; Pv 5:3-5; 7:27; Jó 24:19; Lc 16:23-25).
              Tanto os justos como os ímpios desciam ao Sheol (Sl 55:15; Gn 37:34,35; Pv 5:5; 7:27), descer ao Sheol/ Hades não é ir para o céu (Lc 10:15; Sl 139:8; Pv15:24). No A.T. só Elias e Enoque foram para o céu (Gn 5:24; Hb 11:5; II Rs 2:11), não morreram, mas foram transformados (I Co 15:50-52), são símbolos da igreja que estará viva na terra na ocasião da volta de Cristo (I Ts 4:17; I Co 15:52).

B) Após a morte de Cristo:
              Após a morte de Cristo a Bíblia não descreve os homens salvos como  descendo ao Hades / Sheol na parte dos justos, más indo para o Paraíso do 3° Céu.( At 7:59; II Co 12: 2-4; Ap 6: 9-11; estando com Cristo Fl 1:23;  II Co 5:1,6-8).
              Cristo após sua morte desceu ao Hades ( na parte dos Justos ) e os levou para o 3° Céu. Leia  Ef  4:8-10 e compare com Ez 31:17-18, onde as regiões inferiores da Terra se referem ao Sheol.
              Contudo o compartimento de tormento no Hades continua sendo habitado pelos ímpios ( Ap 20:13-14 ) e apesar dos justos estarem no 3° Céu eles não gozam da plenitude da presença de Cristo, o que acontecerá somente após a ressurreição.

              Obs* As Testemunhas de Jeová traduzem Lc 23:43  por “Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”, argumentam com base em Jo 20:17 que Jesus não subiu ao Pai se não 40 dias após sua ressurreição, contudo lendo Jo 16:16-22 vê-se que Jesus subiu ao Pai antes dos 40 dias, mais certamente no Domingo de sua ressurreição pois depois disso as pessoas o tocaram sem impedimento Mt 28:9, tanto que se alegraram ao vê-lo cumprindo a profecia em Jo 20:20. Portanto houve duas ascensões após a ressurreição, uma para apresentar-se ao Pai Hb 9:11-13 e outra após 40 dias At 1:1-3 . Por outro lado Cristo ao ascender  levou consigo todos os habitantes do paraíso no Hades, para o paraíso no 3o céu.  Assim a tradução correta é “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”