Pesquisar e

terça-feira, 4 de junho de 2013

Vídeo Aline Barros e Maçonaria detonado


Este blog tem refutação de vários vídeos da internet:

Este vídeo abaixo é um exemplo de uma pessoa FASCINADA PELO MAL!!! enxerga ocultismo e satanismo até onde não tem!!!




David Costa ( o autor do vídeo 
       https://www.youtube.com/watch?v=KWxwdzzq1-c gosta de promover  vídeos das Testemunhas de Yehoshua/ Yahoshua/ yaohushua) e olhe o piso (que ele chama de maçônico)!!!!!!!





olhe o "piso maçônico" (SEGUNDO OS FANÁTICOS)






Pentagrama- É SEMPRE um símbolo ocultista?
Depende do contexto, da intenção:


1-.Em uma camisa de futebol pode marcar os títulos mundiais ou mesmo ser o símbolo do time

2-pode representar patente, fama, etc

3- pode ser meramente estética, decorativa, etc.

4- Deus foi a primeira pessoa a fazer um pentagrama!! a estrela do mar

5- Será que todas as montadoras de carro são do diabo?  Pois TODAS usam o pentagrama!!


Deus criou o pentagrama- seria ele maçon???? ou satanista????
- Chevrolet- S 10 -
 Hyunday- i 30
Ford- focus 2015 (roda com pentagrama)
Honda- CRV
Fiat- roda original




 Carro da Mercedes -roda com pentagrama artístico

                                       


estrela pode ser sinal de destaque
será que quem torce para este time é maçon?
as cinco estrelas significa  penta campeão
será que o cruzeiro é maçon??? claro que não!!!

13.dez.2012 O ator Hugh Jackman é homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Condecoração de famosos
                             
JAC motors- se vc concorda com o vídeo
se ganhar um carro desta marca ponha fogo!!!
ou dê para mim!!!


A Lua quarto crescente está no vídeo da Aline Barros? não!!!
Um site maçônico explica:
"Por que a Lua quarto-crescente? Porque a astronomia ensina que a Lua quarto-crescente nasce ao meio-dia e se põe exatamente à meia-noite. Assim, quando o Sol está em seu zênite, ao meio-dia em ponto, é quando a Lua quarto-crescente nasce, a qual se põe à meia-noite em ponto. A lua quarto-crescente, tão importante para os Persas seguidores de Zoroastro, atravessou os milênios, tornando-se emblema da cultura árabe. Esse fato não deixa dúvidas de que o símbolo do Sol e Lua na Maçonaria é realmente símbolo “do meio-dia à meia-noite” e de nada mais, apesar das especulações. - See more at: http://www.noesquadro.com.br/2011/03/sol-lua-na-maconaria.html#sthash.gPmhHmkz.dpuf"

Esta iumagem não tem lua alguma, muikto menos QUARTO-CRESCENTE, a usada na parece maçônica. O sol pode ser visto na prancha, mas não tem lua quarto crescente alguma. O máximo que poderíamos forçar seria uma lua com 4/5  E NÃO 1/4!!!!!  mas se vc vê aqui uma lua 1/4 crescente penso que está se deixando fascinar pelo mal!!

Veja as Lojas maçonicas e observe  a lua quarto-crescente 


veja a lua quarto-crescente acima, à sua direitae o olho que tudo vê bem no centro!


Sobre o "olho que tudo vê'

Como visto acima nas lojas maçônicas ele:
1-está entre o sol e a lua quarto crescente
2-não fica no chão
3-fica dentro do triângulo   
nenhuma destes 3 características aparece no vídeo
o brinquedo está à esquerda do sol e no chão, além não é um olho, e se fosse não tem as caracterísitcas do 'olho que tudo vê"



Sobre as colunas místicas
Colunas do quarto ou do cenário da história da viúva pobre?


estas colunas fazem parte do cenário da história da viúva pobre , cenário do templo de jerusalém e não do quarto do
menino





Lc 21:1 ¶ Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio.
2  Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas;
3  e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos.
4  Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.
5 ¶ Falavam alguns a respeito do templo, como estava ornado de belas pedras e de dádivas;






Viagem ao mundo mágico ou ritual de iniciação?
O vídeo diz o chão tem "3 círculos  de tamanhos diferentes porque representam as 3 colunas místicas""
Resposta:  As 3 colunas maçônicas são iguais!!! e não de dimensões diferentes e assim não representam coluna alguma!!!!

veja que os 3 círculos são de dimensões diferentes, ao contrário das 3 colunas maçõnicas que são idênticaa!!




Sobre as cores na maçonaria

Não existe relação alguma da cor amarela  OU BRANCA ao ritual de iniciação e a cor VERMELHA não representa os graus mais elevados da maçonaria. a COR BRANCA representa o grau supremo e não o inicial!!!

a cor AZUL representa os 3 primeiros graus:
"Os três primeiros graus formam a chamada Maçonaria Azul, que agrega as LojasSimbólicas, os graus 1, 2 e 3, Aprendiz, Companheiro e Mestre, respectivamente. O reino é o mineral. É a fase em que se deve trabalhar a tolerância, no desbaste da Pedra Bruta.
O grupo seguinte, dos graus 4 ao 14, ditos Inefáveis, tem a cor verde como símbolo esimboliza a transição entre o azul e o vermelho.. O reino é o vegetal e dá seqüência aoprocesso de aprimoramento do Homem Maçom.
Os graus 15 ao 18 formam os Capítulos e são os graus da expansão, simbolizado pelo vermelho, a cor do sacrifício. O reino é o animal. São graus caracteristicamenteespirituais.
Os graus 19 ao 30 estão inseridos nos Conselhos de Kadosh, simbolizados pela cor negra, a cor do luto e da tristeza e que tomam conta do Iniciado ao julgar que seusacrifício e ardor foram em vão. É uma fase de elevação rápida. O reino é o humano.
Chega-se, finalmente, ao Supremo Conselho, representado pela cor branca, que simbolizaa paz e a serenidade do Iniciado, quando alcança a plenitude e desenvolveu aespiritualidade pura, livre de qualquer sentimentalismo. O reino é o divino.
Fonte: http://www.supremoconselho33sp.org.br/downloads/reaa.pdf Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Sobre Baphomet e a posição das mãos e dos dedos

Baphomet não tem ligação com a maçonaria https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2016/07/a-falsa-lenda-do-baphomet-na-maconaria.html

na mão do baphomet os dedos indicador e médio estão estendidos e o anular e mínimo estão dobrados MAS NO VIDEO DA ALINE NÃO ACONTECE O MESMO. só pessoas desatentas poderiam dizer que é o mesmo gesto





VEJA A MARCAÇÃO DE ROSA NA ORELHA DIREITA da imagem- o dedo polegar coincide com a orelha esquerda!!  MAS E A ORELHA DIREITA???  O AUTOR DO VIDEO ADAPTOU OS DEDOS medio e mínimo PARA TE FORÇAR A VER O QUE ELE QUER!!! observe atentamente






Vídeo dos adeptos do nome YAOHuSHUA - observe que a pessoa em questão faz o gesto condenado pelo autor do vídeo!!!  e O PIOR É QUE O AUTOR DO VIDEO SOBRE A ALINE postou vários videos desta pessoa de preto!!!

observe que David Costa recomenda os vídeos do personagem
que fez a mão que segundo ele é de Baphomet!!





observe que os braços estão esticados!! mas o autor do vídeo diz que ela faz o gesto de Baphomet!!!

Aparece a sigla BR que pode significar Brasil- mas o autor quer que vejamos BA- Baphomet- se fosse BA, poderia ser Barros (sobrenome da Aline)



veja em destaque a letra R e não  a letra A








Aline é neo-nazista?
o autor do video  compara o catavento com a suástica ou cruz gamada
será que quem fez este catavento é neonazista?
SE VC CONCORDA COM O VÍDEO NÃO COMPRE UM PARA SEU FILHO quem sabe isso vai fazê-lo tornar-se neo nazista!!!



Sobre o espiral

quem disse que cada desenho representa o 6?  QUAL LIVRO? o autor do video quer te forçar a ver três números  6, mas de fato só tem 3 desenhos de algo que ele chama de espiral



Sobre o  abajur  

O AUTOR DO VIDEO DIZ que o S do abajur NÃO REPRESENTA O S de Samuel mas de Satan, Sirius, etc. A VERDADE É QUE se trata apenas de uma base de abajur retorcido NÃO TERMINIA EM S. 
será que estes também  prestam culto a Satanás, Sirius???



Olho de hórus é o mesmo que olho grego? Não!!! 
O olho grego tem 4 cores!!!!!!!  e não tem delimitação grega como aparece no vídeo!!
o
olho que tudo vê (olho de hórus)= ele é um olho mesmo e é representado dentro de um triangulo com ápice para cima!!!
"Nazar ou Pedra contra o mau-olhado também chamada "olho turco" (em turco: nazar boncuğu) é um amuleto que se destina a proteger contra o mau-olhado, sendo mais comum na Turquia, onde é onipresente em escritórios e residências, em jóias (inclusive para bebês), em veículos, portas, cavalos e até telefones celulares. É geralmente visto no formato de gota aplainada ou como um ornamento de vidro pendurado, feito à mão e colorido, e é usado como um colar ou uma pulseira, ou ligados aos tornozelos. Geralmente consiste de círculos concêntricos ou formas de gotas - de dentro para fora: azul escuro (ou preto), azul claro, branco e azul escuro (ocasionalmente com um círculo de bordas amarelas/douradas) - e por vezes referido como o olho azul." wikipedia
Ficheiro:Blue eyes.JPG


Veja que esta boneca tem um olho azul  com bordas e não um olho grego!!! 


Notem que este olho colocado pelo autor do vídeo tem delimitação preta!! logo não é um olho grego e sim um olho azul. Os dois são parecidos MAS PORQUE OS DOIS SÃO OLHOS e  o grande não é um "olho grego"


   

Mão chifrada-ver abaixo

vc acha que neste gesto Aline quis represntar dois chifres?  seria melhor por as mãos no alto da cabeça!!!






Tapar o olho é reverenciar o anticristo? Onde está escrito isso?

tapar o olho nunca foi um símbolo maçon ou illuminati!!!!!
Aline tapa a boca e o olho e o rato apenas o olho

não tire sua foto assim, pois de acordo com o autor do vídeo vc está adorando o Anticristo!!!  MAS ESSA É A OPINIÃO DELE!! de onde ele tirou isso? do grande senso de imaginação dele!!





Saudação de punho fechado representa saudação a Satã??
1-Pode representar vitória, é um gesto muito usado para isso!! eu mesmo faço isso !!  Será que estou adorando o diabo????




Sol germânico ou roda de carro?

O autor do vídeo diz que a Marina colocou 12 raias na roda porque utilizou do símbolo ocultista 'sol germânico"


Veja que as duas imagens tem diferenças sensíveis







O fato é que existe rodas de verdade com 12 raias
o
         





PISO MAÇÔNICO  É ASSIMÉTRICO COMO ABAIXO?


Não- se observarmos na foto da loja maçônica o piso é igual a de um tabuleiro de damas!! isso não acontece aqui!!




A estrela abaixo tem 5 pontas? E Sírius?

 A ESTRELA SIRIUS É REPRESENTADA NA MAÇONARIA como tendo 5 PONTAS!!
A estrela do vídeo tem 3 dimensões!!!



estrela flamejante- Sirius



estrela flamejante no centro da loja- observe aqui  duas estrelas (de cores diferentes) de cinco pontas sobrepostas


Ourobos (Serpente de Midgard) ?


observe as representações da serpente: Não tem nada a ver com o desenho na roupa da figura abaixo!!

a roupa de aline tem apenas dois círculos!!! O ourobos não é representado por esses dois círculos!!! o autor do vídeo inventou este suposto simbolismo!!







Gota de sangue- zombaria de Cristo?

uma mancha de tinta na parede se transforma na mente de UMA PESSOA FASCINADA PELO MAL em sangue!!
sangue azul da cor da pele da menina!


Serpentes?

os traços pretos se transforma em serpentes na visão de uma pessoa fascinada pelo ocultismo!!
será que as bolas são ovos de serpente,  ou duas colunas maçônicas?. Pergunte a ele!!!


Cores da ordem estrela do oriente? ou de pirulitos ?
observe que as duas colunas são de cores diferentes e a da sua direita não tem cor vermelha!!  NA VERDADE AS BOLAS MUDAM DE COR DURANTE O DVD- assista e confira



sim nesta as cores coincidem, mas nas outras imagens não!!


este pirulito comum encontrado em qualquer doceria tem as mesmas cores


                            
veja que foi do pirulito que Marina tirou as cores! e não da ordem Estrela do Oriente















será que este pirulito é maçônico?? Na cabeça  do autor do vídeo
 o SIM seria a resposta provável



As pirâmides tem a cor da ordem maçônica?


veja que as pirâmides estão na cor LILÁS em contraste com o Azul!!
o lilás não faz parte das cores da ordem "estrela do oriente"


A Imagem representa o Egito ou a Maçonaria?


Antes de mais nada é preciso adiantar que:
1- o autor do vídeo disse que como o tema em questão era o Moisés no Egito "nada seria mais justo que mostrar a cultura daquele povo"
2- Pirâmides e obeliscos são siímbolos originalmente egípicios, adotados posteriormente pela maçonaria
3- Assim a imagem abaixo retrata o Egito e não a Maçonaria, observe que não tem só uma pirâmide, e também tem um rio e vegetações!!! tanto é verdade que no vídeo se coloca um cesto com um bebê no rio ´para representar Moisés!!

Esta imagem tem 3 pirâmides no Egito, sendo que a
central está cercada por dois obeliscos e tem palmeiras, e o cenário foi baseado neste imagem!




Obeliscos de Thotmes III e da Rainha Hatshepsut em Karnak


Arquivo:. Luxor07 (js) jpg
templo de Luxor -dois obeliscos (sendo que o da direita está quebrado)
observe a palmeira à esquerda



Ritual iluminati ou encenação da cultura egípcia?



observe que o autor do vídeo EXTENDEU os 3 LADOS DA PIRÂMIDE 
AS VESTES de Aline não formam um triangulo, mas uma figura de mais de 3 lados
além disso os dois braços levantados formam um v até o pescoço
o autor escolheu a cabeça para tentar fazer uma reta, MAS FOI EM VÃO





Iniciação no ocultismo?


não há pentagrama algum!!! SÓ APARECE um pentagrama quando ele CRIA TRAÇOS
PELA SUA MENTE FASCINADA PELO MAL


VEJA COMO a manipulação da imagem faz surgir um pentagrama



TEM OUTRO VÍDEOS:CLICK E ASSISTA - DEPOIS VEJA A REFUTAÇÃO ABAIXO DOS OUTROS VÍDEOS

Obs: o video ANTIGO foi retirado da internet devido a reivindicação de direitos autorais da MKpublicitá
Antes de Falar sobre o suposto ocultismo, gostaria de ressaltar que as declarações de Aline Barros sobre a Xuxa foram sim precipitadas e em uma época em que era neófita, mas acusá-la de ligações ocultistas beira calúnia e difamação!!!



Veja as alegações do site o aviso de Deus e sua detonação, BEM COMO DOSA ADEPTOS do nome YEHOSHUA e suas variações:

Piso
imagem do vídeo

1- O piso do cenário da Loja Maçônica consta somente de uma figura geométrica:o quadrado, e todos sem exceção do mesmo tamanho! Daí o dualismo.
O piso da Aline tem várias figuras (quadrados e retângulos)

  • Dentro da simbologia maçônica simboliza a igualdade, pois tem 4 lados iguais.
2- Todos os quadrados na Loja Maçònica são do mesmo tamanho. Os retângulos e quadrados da Aline são de diversos tamnhos!!

Foto de Loja maçônica



3-Também a disposição dos quadrados estão na Loja Maçônica estão, na usa maioria, na diagonal.

  •  pois o quadrado nesta posição forma dois triãngulos equiláteros, 3 lados iguais (igualdade)





4- Se formos tomar que todo desenho na forma de mosaico quadrado é maçônico, então o jogo de damas e xadrez seria maçônico!!!!  Que ridículo!!
5- A bíblia , o compasso e o esquadro são símbolos maçônicos!!! será que devemos deixar de usá-los?


6-Nesta imagem abaixo, sim tem um piso simétrico, com quadrados perfeitos, mas isso não faz dela uma maçon ou simpatizante.Se eu utilizar um piso deste na minha casa isso faz de mim um adepto da maçonaria? ou simpatizante? Não, é claro




7- O piso quadriculado é usado em ambientes que não tem nada a ver com maçonaria, banheiros, cozinhasetc, em várias cores:



    


A bíblia na maçonaria representa o Livro da lei maçônica
bíblia, esquadro e compasso no interior de uma loja maçônica
6- A regua, o nivel o malho e o cinzel também são símbolos maçônicos!! Devemos deixar de usá-los ou exibi-los em vídeos?

7- Os adeptos do nome YEHOSHUA e suas variantes se reúnem em igrejas com estes piso!!!!




Baphomet

Apesar de propagado em livros e na internet, e até em livros evangélicos, o Baphomet nunca fez parte da maçonaria.

Faz parte da lende propagada por Leo Táxil o qual inventou que a lenda de Baphomet e sobre Albert Pike:

https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2016/07/a-falsa-lenda-do-baphomet-na-maconaria.html

http://www.masonicdictionary.com/taxil.html
Veja que a posição dos braços e dos dedos é bem diferente do gesto que Aline Barros faz
observe o ângulo entre a mão e o ante-braço e veja a grande diferença




Cruz invertida
1-A Aline não fez o sinal da cruz, foi a Xuxa!

2-A cruz invertida (conhecida pelos católicos como Cruz de São pedro)como símbolo negativo surgiu recentemente, em oposição à cruz católica!!


3-O sinal da cruz surgiu bem antes do significado negativo.Ela também é conhecida por Cruz de Sao Pedro
Alegar portanto  que o sinal da cruz feito pelos católicos é na verdade a cruz invertida do Satanismo é ridículo!!!

 Número 666!!! 
 1- Na verdade trata-se de um desenho que se parece com o número 6, o número 6 não tem uma bolinha em cima!!!  observe atentamente!!!

2-O vídeo maldosamente seleciona na imagem das meninas apenas três desenhos dando assim o número 666. Por que não foram expostos as outras figuras? Inclusive do colar?

3-Observe por exemplo nesta imagem abaixo o desenho mostra  4 figuras, se fosse números daria 6666 e não 666, o bracelete também tem a mesma imagem


Sobre a estrela de cinco pontas
1-A estrela do mar criada por Deus tem cinco pontas! Será que Deus é maçon?
2-Deus criou o arco íris, mas o movimento homossexual utiliza dele como símboloutilizar num cenário um arco íris isso significa que sou homossexual?.
 A ESTRELA SIRIUS É REPRESENTADA NA MAÇONARIA como tendo 5 PONTAS!!
A estrela do vídeo tem muito mais de 5 pontas!!!!
3-O fato de alguém utilizar de uma estrela de cinco pontas não significa necessariamente que ela compactua com o satanismo ou maçonaria






ESTRELA SIRIUS? MESAGEM SUBLIMINAR?











Cruz vergada
No vídeo não dá para ver nada disso!!!

Olho de hórus
1- Não se v~e nenhuma imagem do olho de Hórus.
2- Mostrar apenas um olho não simboliza o olho de Hórus!!!
3- Nem mesmo existe esse gesto na maçonaria!!

Isso é forçar a barra

penis disfarçado nas nuvens
1- Só com muita maldade e criatividade malígna se vê isso!!! tem que forçar a barra!!!!

Mão chifrada 
Exsitem váriios tipos de mãos chifradas:
A mão chifrada utilizada pelos satanistas é formada pelos dedos indicador e mínimo e não pelo polegar e indicador. É a mesma utilizada por adeptos do Rock.

1- O sinal feito pela Xuxa não é o mesmo do Satanismo e sim é um sinal que significa eu te amo, quando se utiliza o mínimo, o indicador e o polegar, é utilizado pelos surdos.

  • Mesmo que tenha sido um ocultista que tenha criado o sinal isto não singnifica que não podemos usá-lo se fosse assim, por exemplo não poderíamos usar as notas musicais pois tem origem idolátrica!!!um hino a São João Batista
  • Será que os surdos mudos terão que abandonar este sinal?



Xuxa dizendo eu te amo na linguagem de sinais















                                                                                  "eu te amo" na linguagem de sinais


2-O sinal chifrado também é utilizado pela Universidade do Texas tem como mascote o touro Texas Longhorn, isso não tem nada a ver com Satanismo













3-



3- O sinal do Homem Aranha para lançar teias:


niver-familia-valadao-600x597
Nesta foto Ana Paula Valadão e os seus faz o sinal do homem aranha.
Este sinal é o mesmo da linguagem de sinais "eu te amo"




4- O sinal do Y em libras (linguagem de sinais)
5- Hang loose-(jeito solto) sinal de saudação muito utilizado por surfistas, indica descontração.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hang_loose



Conclusão:
1- Os produtores do vídeo não sabem os diferentes tipos da "mão chifruda", confundindo tudo.
2-Assim o fato  de uma pessoa fazer estes sinais acima não significa que ela é satanista, mesmo que seja o tradicional simbolo satanista, como visto acima.
3-Eu mesmo já reparei em inúmeras pessoas que fazem o sinal sem perceber, especialmente pessoas que gesticulam muito!!!  Vale aquele ditado "as aparências enganam"

Raio- no ocultismo simboliza poder
Será que o raio que estava pintado na prancha de surf representa o poder de satanás? Não!!
1- o raio pode significar perigo de choque elétrico, por exemplo. Será que se invoca o diabo ao invocar ao diabo?
2- pode significar velocidade, como the Flash Uma vez apelidado velocista escarlate, o Flash possui "super-velocidade", que inclui a habilidade de correr e mover-se extremamente rápido, usar reflexos sobre-humanos  Parece que é este o significado da prancha com o raio no vídeo

3- Será que não podemos utilizar o arco íris, pois é um símbolo do movimento gay?




3- A rosa por exemplo é símbolo de Afrodite (Vênus). Será que um senário não pode ter uma rosa?

Números, Sequência de Fibonacci  e Proporção Áurea Espirais

1-O vídeo diz: "Sempre encontramos os espirais da regra de ouro na natureza" 44:46
2-O próprio vídeo apresenta o documentário que mostra que a natureza utiliza desta sequência, será que Deus é maçon?
3- Veja como Deus utiliza desta regra na natureza:
veja abaixo: 















Será então que não podemos utilizar nenhuma figura que tenha espiral? Isso faz de nós servos do diabo?



Filhas de Jó?
UM dos vídeos fala que Aline Barros é da Maçonaria, o PROBLEMA É O QUE O AUTOR DO VÍDEO esqueceu que esta ordem é para pessoas de até cerce de 20 ANOS e a Aline  PASSOU DOS VINTE A MUITO TEMPO!!!
Assim não faz sentido este argumento!!!
Veja o site MAÇONICO abaixo sobre as filhas de Jó:
http://sgec.gob.org.br/component/content/article/42-latest-photo/145-fraternidade-feminina-cruzeiro-do-sul



Você sabia que mensagens subliminares NÃO TEM EFEITO sobre a mente??????  veja este blog: http://musicagospelcontemporanea.blogspot.com.br/2012/11/mensagens-subliminares-na-musicas.html

Veja também a HERESIA do pastor Caio Fábio  http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/09/video-de-caio-favio-sobre-inerrancia.html

domingo, 14 de abril de 2013

Criança transexual ? Jovens transgêneros




https://www.youtube.com/watch?v=Eo_fPEBS3rw


A psiquiatra disse: " as crianças podem até ter essa expressão de gênero mais masculina ou feminina,  talvez invertida, e tal, isso não quer dizer necessariamente nada ou pode ser homossexualidade ou pode ser algo lúdico que vai passar, pode ser até psicose infantil"
  • homossexualidade (transtorno da identidade de gênero)
  • psicose infantil
  • algo lúdico que vai passar 


O vídeo diz:
"duas teorias básicas não comprovadas. Uma seria genética... e a outra hormonal"

Comentários:
1- Não se falou em momento algum sobre fatores psico-sociais (apesar de que a fala dos especialistas foi editada (cortada). Ninguém nasce gay ou transgenero veja o que diz o mais novo manual de psiquiatria DSM V:

"A necessidade de introduzir o termo gênero surgiu a partir da constatação de que, para in-divíduos com indicadores biológicos conflitantes ou ambíguos de sexo (i.e., "intersexuais"), o papel desempenhado na sociedade e/ou a identificação como masculino ou feminino não pode-riam ser associados de maneira uniforme com ou ser preditos a partir de indicadores biológicos e, mais tarde, de que alguns indivíduos desenvolvem uma identidade masculina ou feminina em desacordo com seu conjunto uniforme de indicadores biológicos clássicos. Assim, o termo gênero é utilizado para denotar o papel público desempenhado (e em geral juridicamente reconhecido) como menino ou menina, homem ou mulher; porém, diferentemente de determinadas teorias construcionistas sociais, os fatores biológicos, em interação com fatores sociais e psicológicos, são considerados como contribuindo para o desenvolvimento do gênero"
2- Se a explicação fosse genetica ou hormonal puramente, no caso de gêmeos, se um tivesse essa alteração, necessariamente o outro teria também!

3- Jogaram a decisão pra família, para usar ou não hormonios!! Subjetividade!

O fantástico comete a falácia de REDUCIONISMO,  tentando resumir todas as causas a uma só a congênita= genética / hormonal.


Vídeo mostra menino de 6 anos "transexual"





Observe abaixo que a Psiquiatra deste video contraria tanto o CID 10 E O DSM IV tr !!!!! 


 pois os dois MANUAIS tratam o problema como um transtorno (ver abaixo o DSM-V) 

Veja o que diz o CID 10: Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde

CID-10 (Código Internacional de Doenças 10º Ed.)
O CID é a compilação de todas as doenças e condições médicas conhecidas, elaborada pela Organização Mundial de Saúde. O capítulo V é dedicado à psiquiatria. Longe de ser considerado uma palavra definitiva em classificação das doenças mentais, representou um grande avanço sobre a 9º edição que era carregada de muita subjetividade o que levava a ampla variação e diversidade de diagnóstico, ao contrário da 10º edição que está permitindo maior confiabilidade. Espera-se que na 11º edição melhorias sejam apresentadas como por exemplo a exclusão do termo neurose já não mais usado modernamente por ter se tornado palavra de uso coloquial.
Este é o link oficial com a classificações do CID 10.

http://www.datasus.gov.br/cid10/webhelp/cid10.htm


F64 - TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE DA IDENTIDADE SEXUAL 

F64.0 Transexualismo

Trata-se de um desejo de viver e ser aceito enquanto pessoa do sexo oposto. Este desejo se acompanha em geral de um sentimento de mal estar ou de inadaptação por referência a seu próprio sexo anatômico e do desejo de submeter-se a uma intervenção cirúrgica ou a um tratamento hormonal a fim de tornar seu corpo tão conforme quanto possível ao sexo desejado.

F64.2 - TRANST. DE PERSONALIDADE DA IDENTIDADE SEXUAL

Transtorno que usualmente primeiro se manifesta no início da infância (e sempre bem antes da puberdade), caracterizado por um persistente em intenso sofrimento com relação a pertencer a um dado sexo, junto com o desejo de ser (ou a insistência de que se é) do outro sexo. Há uma preocupação persistente com a roupa e as atividades do sexo oposto e repúdio do próprio sexo. O diagnóstico requer uma profunda perturbação de identidade sexual normal; não é suficiente que uma menina seja levada ou traquinas ou que o menino tenha uma atitude afeminada. Os transtornos da identidade sexual nos indivíduos púberes ou pré-púberes não devem ser classificados aqui mas sob a rubrica F66.-.
Exclui: orientação sexual egodistônica (F66.1)
transtorno da maturação sexual (F66.0)



Veja o que diz o:

 DSM-IV tr (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 4º Ed. texto revisado)


Este manual de classificação das doenças mentais foi elaborado pelos psiquiatras da Associação de Psiquiatria Norte-americana, independentemente da classificação elaborada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o CID. Este manual de diagnósticos passou a tomar importância a partir da 3º edição, na qual foi optada uma postura descritiva das doenças (fenomenológica) sem qualquer conotação etiológica ou explicativa das doenças, restringindo-se ao trabalho de descrever os sintomas e agrupá-los em síndromes. Esta opção permitiu grandes avanços na psiquiatria a partir de então. Primeiro passou-se a obter maior confiabilidade de diagnóstico, ou seja, psiquiatras provenientes de diversas regiões ao entrevistarem os mesmos pacientes conseguiam chegar ao mesmo diagnóstico, tarefa aparentemente banal mas que não se conseguia fazer antes do DSM-III. Com esta taxonomia psiquiátrica as pesquisas tornaram-se mais precisas, a indicação das medicação mais acertadas, o prognóstico mais previsível. Tal foi o sucesso do DSM-III que a OMS logo incorporou grande parte dos avanços ao CID-10. O DSM-IV representa uma evolução do DSM-III.


302.xx Transtorno da Identidade de Gênero
Critérios Diagnósticos
A. Uma forte e persistente identificação com o gênero oposto (não um mero desejo de obter quaisquer vantagens culturais atribuidas ao fato de ser do sexo oposto).

Em crianças, a perturbação é manifestada por quatro (ou mais) dos seguintes quesitos:
(1) declarou repetidamente o desejo de ser, ou insistência de que é, do sexo oposto
(2) em meninos, preferência pelo uso de roupas do sexo oposto ou simulação de trajes femininos: em meninas, insistência em usar apenas roupas do estereótipo masculino.
(3) preferências intensas e persistentes por papéis do sexo oposto em brincadeiras de faz-de-conta, ou fantasias persistentes acerca de ser do sexo oposto
(4) intenso desejo de participar em jogos e passatempos do estereótipo do sexo oposto
(5) forte preferência por colegas do sexo oposto
Em adolescentes e adultos, o distúrbio se manifesta por sintomas tais como desejo declarado de ser do sexo oposto, fazer-se passar freqüentemente por alguém do sexo posto, desejo de viver ou ser tratado como alguém do sexo oposto, ou convicção de ter os sentimentos e reações típicos do sexo oposto.B. Desconforto persistente com seu sexo ou sentimento de inadequação no pepel de gênero deste sexo.
Em crianças, a perturbação manifesta-se por qualquer das seguintes formas: em meninos, afirmação de que seu pênis ou testículos são repulsivos ou desaparecerão, declaração de que seria melhor não ter um pênis ou aversão a brincadeiras rudes e rejeição a brinquedos, jogos e atividades do estereótipo masculino; em meninas rejeição a urinar sentada, afirmação de que desenvolverá um pênis, afirmação de que não deseja desenvolver seios ou menstruar ou acentuada aversão a roupas do estereótipo feminino.
Em adolescentes e adultos, o distúrbio manifesta-se por sintomas tais como preocupação em ver-se livre de características sexuais primárias ou secundárias (p. ex., solicitação de hormônios, cirurgia ou outros procedimentos para alterar fisicamente as características sexuais, com o objetivo de simular o sexo
oposto) ou crença de ter nascido com o sexo errado.C. A perturbação não é concomitante a uma condição intersexual física.D. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

302.6 Transtorno da Identidade de Gênero em Crianças
302.85 Transtorno da Identidade de Gênero em Adolescentes ou Adultos

10-
Coy Mathis- ela tem um irmão gêmeo 'hétero'!!! e dizem que isto é genético!!!
O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5):

  •  Alterou “Transtornos da identidade de gênero” (DSM-IV-TR) para Disforia de Gênero 
  •  Disforia de gênero:sofrimento que pode acompanhar a incongruência entre a experiência ou a expressão de gênero do indivíduo e o gênero a ele atribuído 
  •  Disforia como problema clínico (e não a identidade, por si só) 
  • Sofrimento (como resultado de tal incongruência) pode não ser experimentado por todos os indivíduos" ...Profª Drª Carmita Abdo Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex)

Mudanças do DSM- V:

"Não-conformidade de gênero, por si só, não é um transtorno mental

  •  Supressão do termo “transtorno”: evita estigmatizção de indivíduos que se percebem e se sentem com gênero diferente daquele que lhe foi atribuído 
  • Presença de sofrimento clinicamente significativo associado à condição é o elemento crítico da disforia de gênero (!) 
  • É oferecida denominação diagnóstica mais apropriada para sintomas e comportamentos experimentados por esses indivíduos, sem comprometer o acesso a tratamentos eficazes" Profª Drª Carmita Abdo Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) http://www.cremesp.org.br/pdfs/eventos/eve_06102016_124046_Carmita%20Abdo%20-%20Transexualidade%20na%20Idade%20Adulta.pdf


Para saber mais sobre o DSM V e  a Associação Americana de Psiquiatria veja:
http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2017/01/a-revolucao-do-genero.html






quinta-feira, 14 de março de 2013

A lenda das Mensagens subliminares desmascarada!!!



Introdução
Existem na Internet inúmeros sites sensacionalistas que propagam o terror e a paranoia sobre este tema.
Confundem mensagem SUBLIMINAR, SUBENTENDIDA, EXPLÍCITA E ASSOCIATIVA
Propagam a crença de que mensagens imperceptíveis, ou abaixo do limiar de percepção, chamadas de mensagens subliminares, têm o poder de ditar comportamentos, curar maus hábitos, aumentar o consumo de um determinado produto ou, em resumo, manipular a mente das pessoas. Será que isso é verdade?

Mensagem Associativa
Em muitas ocasiões e em círculos pouco informados se confunde a técnica subliminar com a técnica associativa com exemplos como:
Os anúncios de bebidas alcoólicas se vem acompanhados de grupos de jovens, belos e bem vestidos.
Um automóvel se anuncia e se associa com êxito, beleza e virilidade.
Os produtos para o lar são anunciados por famílias felizes e completas (com pai, mãe e um, dois, três filhos), que vivem em uma casa que indica a sua posição social.
Em muitos dos anúncios de produtos cosméticos, como loções ou perfumes, é uma mulher jovem, sensual, bela, quem vende o produto. Isto apela ao desejo das pessoas de encontrar uma mulher com certas características estéticas e a que quem se sintam identificados.
Estes exemplos não são subliminares porque as imagens, dos ambientes e as situações são conscientemente percebidas, tanto é assim que passado o anuncio se podem resumir e descrever.






Autor de “A Dona do Pedaço” participou de campanha publicitária ...


Mensagem Subentendia



AQUI TALVEZ sim se teve a intenção de se parecer com uma mulher até porque os montes estão mais nivelados

o time de efeitos especiais na verdade queria acrescentar a sigla “SFX” para deixar sua marquinha no desenho.




A maioria dos sites considera qualquer imagem que esteja num segundo plano como subliminar. Claro que a primeira regra para uma imagem ser subliminar é não ser vista, mas os sites e blogs ignoram completamente este fato. Geralmente julgam como subliminar tudo o que não é percebido imediatamente, ou seja, usam a palavra subliminar como sinônimo de subentendido.
 
Mensagem Explícita
São mensagens que claramente expõe seu conteúdo.
 Exemplo: o personagem "Munhá" invoca dizendo: "Antigos espíritos do mal, transformem esta forma decadente em Mun-rá

Mensagem Subliminar
Subliminar significa "abaixo do limiar de percepção". Um som numa freqüência mais alta do que o ouvido pode escutar ou uma imagem tão rápida que o olho não possa captar são exemplos de estímulos subliminares.

 Os psicólogos sabem hoje que a percepção de um estímulo (isto é, ver algo e saber que viu) depende de fatores psicológicos e sociais tanto quanto de fatores fisiológicos. Alguém pode ver alguma coisa e simplesmente não se sentir confiante o suficiente de ter visto. 
 os psicólogos falam em uma faixa de percepção: 
1-acima do limite superior, (limiar subjetivo), as pessoas são capazes de notar claramente um estímulo; 
2-abaixo do limite inferior, ( limiar objetivo) estão os estímulos que não podem ser percebidos de maneira nenhuma; (menagem subliminar)
3-abaixo do limiar subjetivo, mas acima do limiar objetivo as pessoas percebem os estímulos mas pensam que não perceberam.(mensagem subliminar)
.Acima do limite subjetivo o estímulo é percebido conscientemente pelo observador, sendo chamado de supraliminar. Já abaixo do limite objetivo não há nenhum traço de percepção. Descobrir os limites objetivo e subjetivo de cada pessoa e enquadrar o estímulo nesta estreita faixa para todas as pessoas no experimento é uma dificuldade enorme.




Fascinados pelo mal


observe a inversão do desenho!! UMA MANIPULAÇÃO






Observe que DESPREZARAM  a letra C e acrescentaram uma perna no A


o que se vê é MANIPULAÇÃO DA IMAGEM


Pessoas fascinadas  pelo mal enxergam maldade em tudo




Veja como o traço da letra "X" é desviado de propósito
para te fazer crer que é um X











Ignorancia de sites e blogs
A maioria dos sites sobre o assunto não só misturam todos os tipos de mensagens subliminares (subjetivas e objetivas, visuais e auditivas) num mesmo balaio, atribuindo a todas elas poderes fantásticos de persuasão, como ainda acrescentam ao saco inúmeras coisas que não tem absolutamente nada de subliminar.
A maioria dos sites considera qualquer imagem que esteja num segundo plano como subliminar. Claro que a primeira regra para uma imagem ser subliminar é não ser vista, mas os sites e blogs ignoram completamente este fato. Geralmente julgam como subliminar tudo o que não é percebido imediatamente, ou seja, usam a palavra subliminar como sinônimo de subentendido.
 Vêem mensagens subliminares  nas cores da rede de lanchonetes MacDonald's (o vermelho estimularia a fome, segundo ele - no que mistura o assunto com a pseudociência da cromoterapia) e até nas figuras de linguagem usadas na conversas do dia a dia. Porém nada disso é classificado como subliminar na literatura científica - nem na psicologia, nem na publicidade - conforme resumem Martha Rogers e Christine A. Seiler, PhDs em Marketing, no artigo "The Answer Is No: A National Survey of Advertising Industry Practitioners and Their Clients about Whether They Use Subliminal Advertising", publicado no Journal of Advertising Research:
"(...) a maioria dos que dizem ter conhecimento do uso de mensagens subliminares em propagandas, na verdade não compartilha um conhecimento científico ou técnico do conceito de propaganda subliminar. Eles parecem possuir uma opinião popular de que qualquer elemento subentendido usado em propagandas (como cores, certos tipos de indíviduos usados para representar conceitos publicitários, etc) representam ‘propaganda subliminar’, quando na verdade estes elementos subentendidos não estão incluídos na discussão técnica de propaganda subliminar."


O que diz a ciência
Antes de mais nada, não existe na psicologia respeitável a noção de subconsciente como uma entidade separada do consciente, com idéias, crenças, desejos e motivações próprios. Este subconsciente "esperto", capaz de tomar suas próprias decisões à revelia do dono, povoa apenas o imaginário popular, não os livros científicos. É importante deixar isto bem claro, pois esta visão popular do subconsciente é a grande responsável pela força do mito das mensagens subliminares. Apesar disso, nenhum psicólogo duvida que é possível perceber um estímulo sem estar consciente dele. O problema é descobrir em que grau isso acontece.
Outro consenso entre os cientistas é que percepção subliminar não significa persuasão subliminar. Ou seja, embora a percepção subliminar possa aumentar o número de respostas certas em questões de múltipla escolha sobre o estímulo, ela não pode fazer que alguém beba mais coca-cola, pare de fumar ou mude de orientação sexual. Não há nenhuma evidência de que as ações de alguém podem ser comandadas por estímulos percebidos inconscientemente (como bem sabem os paranóicos de plantão, as únicas alegações deste tipo vêm de mitos urbanos como o "Experimento Pipoca", de James Vicary). Pelo contrário, todas as evidências sugerem que para iniciar uma ação baseada em um estímulo, uma pessoa precisa estar ciente dele.
No estudo "Effectiveness of Subliminal in Television Commercials" (Eficácia do Subliminar nos Comerciais de Televisão) de Smith e Rogers (1994), os pesquisadores incluíram em um comercial as palavras "ESCOLHA ESTE" com graus diferentes de contraste de tal maneira que elas fossem perfeitamente claras para um grupo e subliminares para outro e pediram aos expectadores que marcassem num questionário seu interesse nos comerciais. Depois compararam os resultados com os de um grupo de controle, cujos expectadores assistiram comerciais sem nenhuma mensagem. Ao final constataram que os comerciais com as mensagens detectáveis obtiveram mais pontos que aqueles com mensagens subliminares. Para sua surpresa, verificaram que os comerciais com mensagens, subliminares ou não, obtiveram menos pontos do que os do grupo de controle, sem mensagens. Do trabalho os autores concluíram que a mais forte mensagem subliminar ainda é mais fraca que uma mensagem direta e que mesmo que fossem eficazes (e não fossem proibidas por lei, ao menos nos EUA), a inserção deste tipo de mensagens na televisão envolve dificuldades práticas que tornariam a técnica pouco viável.

Efeitos conhecidos no subconsciente neurológico

É unânime entre os neurocientistas e psicólogos que o inconsciente não é facilmente manipulado, como acredita o senso popular. Segundo Henrique Schützer Del Nero, Especialista em Psiquiatria pelo H.C da Faculdade de Medicina da USP, o inconsciente não pode levar o consciente a fazer algo que ele julgue errado ou que realmente não queira: "O inconsciente como um depósito de complexas decisões, desejos, preferências etc., é, sem dúvida, o principal alicerce [para a crença nas 'mensagens subliminares']. No entanto, esse inconsciente 'esperto', contido na visão popular da psicologia, tem sido rejeitado pelas modernas pesquisas cognitivas", afirmam os psicólogos Birgit Mayer e Harald Merckelbach, através do artigo "Unconscious Processes, Subliminal Stimulation, and Anxiety",[5] publicado pela Clinical Psychology Review.

Mas, então, é preciso entender como é o funcionamento da parte não-consciente do cérebro. Subconsciente é um termo utilizado em psicologia para designar aquilo que está situado abaixo do nível da consciência ou que é inacessível à mesma. São todas as lembranças que não podem ser imediatamente recordadas, como também as diversas características de nossa personalidade. O subconsciente não é uma consciência paralela, ele é a "engrenagem" que sustenta a mente consciente, o reservatório de informações e sensações. Portanto o subconsciente não é capaz de tomar decisões, embora como parte do processamento, seja capaz de responder a estímulos - seja enviados do consciente como também estímulos dos cinco sentidos. (O conceito de subconsciente como uma mente paralela só aparece na psicanálise, mas não é apoiado pela psicologia moderna.)

Como Philip M. Merikle, membro do departamento de psicologia da Universidade de Waterloo afirma, testes empíricos demonstram que existe certo nível de percepção inconsciente. No entanto, ele afirma: "Um tema comum que ligue todas as reivindicações extraordinárias a respeito da percepção subliminar é que a percepção na ausência de uma consciência é de algum modo mais poderosa ou influente do que a percepção que é acompanhada por uma consciência. Esta idéia não é suportada pelos resultados de investigações controladas do laboratório da percepção subliminar. Ao contrário, os resultados dos estudos controlados indicam essa percepção subliminar, quando ocorre, refletem, no máximo, interpretações habituais de uma pessoa a esse estímulo." Esse é também o posicionamento de diversos outros teóricos, como Daneman.[6]

O nascimento de uma lenda
Em setembro de 1957, o especialista em marketing americano James Vicary convocou a imprensa para anunciar o lançamento de sua empresa, a Subliminal Projection Company, na qual era vice-presidente. Na conferência Vicary revelou ter patenteado uma nova técnica de vendas chamada "projeção subliminar" que consistia em utilizar um taquitoscópio (um dispositivo capaz de projetar imagens numa tela muito rapidamente) para exibir imagens entre os quadros de um filme durante uma fração de segundos (para ser mais preciso, 0.00033s). Como eram projetadas numa velocidade maior que o olho podia captar, estas imagens não eram vistas conscientemente, mas Vicary acreditava que elas atingiam diretamente o subconsciente. Para provar a eficiência de suas propagandas subliminares, Vicary divulgou o resultado do experimento que teria conduzido num cinema de New Jersey. Ao inserir as frases "Drink Coke" e "Eat Popcorn" durante a projeção do filme (em noites alternadas) ele teria aumentado em 57,7% as vendas de pipoca e em 18,1% as vendas de Coca-Cola às portas de saída do cinema. A experiência foi relatada na revista Advertising Age (Vol 37, pág. 127, 16 de setembro de 1957).

A mídia deu Á esta história tratamento sensacionalista. Um dos artigos, do Wall Street Journal, por exemplo, começava assim:
"Esta história pode soar como se um disco voador espreitasse por detrás das cenas, mas você pode ter certeza que todos os personagens nesta novela são reais. O conto começa alguns meses atrás, quando vários homens silenciosos adentraram um cinema de New Jersey e montaram um estranho mecanismo junto ao projetor."
Desde o início as mensagens subliminares estiveram na mira dos grupos religiosos: logo após o anúncio da experiência de Vicary, a WCTU (Women's Christian Temperance Union) enviou uma nota à imprensa afirmando que técnicas subliminares estariam sendo usadas para aumentar as vendas de cervejas e outras bebidas alcoólicas. Nenhuma evidência que comprovasse a alegação foi apresentada, assim como nenhuma evidência tinha sido apresentada para comprovar o experimento de Vicary, mas juntas as duas alegações deram credibilidade uma à outra ("How a Publicity Blitz Created the Myth of Subliminal Advertising" de Stuart Rogers, publicado em 1992 no Journal "Public Relations Quarterly", Volume 37).
Muitos cientistas tentaram repetir a experiência de Vicary nos anos seguintes, sem sucesso. Mesmo com numerosos trabalhos feitos até hoje, a maioria possui falhas de metodologia que não permitem nenhuma afirmação conclusiva.[4] No entanto, o efeito psicológicocausado pela imensa repercussão da experiência foi suficiente para o surgimento de diversas teorias conspiratórias, mantendo a fama da força das mensagens subliminares até hoje.

Uso da técnica subliminar não surgiu efeito
Ainda em 1957, o ano em que Vicary anunciou seu experimento, surgiram as primeiras tentativas de replicar o efeito subliminar. A rede de televisão WTWO testou a técnica inserindo imagens que diziam "se você viu esta mensagem escreva para a WTWO". A WTWO não reportou nenhum aumento na correspondência. No ano seguinte o próprio Vicary concordou em conduzir um experimento público na rede de televisão canadense. A imagem dizendo "LIGUE AGORA" foi inserida 352 vezes durante meia hora de programa, mas nenhum aumento nas ligações foi registrado. Os telespectadores, que sabiam que alguma imagem estava sendo subliminarmente exibida mas não sabiam qual, escreveram para a rede de TV dizendo que haviam sentido uma vontade irresistível de apanhar uma cerveja ou de trocar de canal.

Lenda desmascarada
Finalmente em 1962, alarmado com a dimensão que a história recebeu, James Vicary concedeu uma entrevista à revista Advertinsig Age em que confessou ter sido pressionado pelos investidores a publicar resultados de experimentos que não tinha feito realmente(Fred Danzig, "Subliminal Advertising - Today It's Just Historic Flashback for Researcher Vicary", Advertising Age, September 17, 1962, pp. 72-73). Disse Vicary:

"...nós fomos forçados a divulgar a idéia (da subliminaridade) antes que estivéssemos realmente prontos... nós não havíamos feito nenhuma pesquisa exceto o mínimo necessário para registrar a patente. Eu tinha pouco interesse na companhia (Subliminal Projection) e uma pequena quantidade de dados, muito pequena para ser significativa."

A confissão de Vicary esfriou o assunto mas não o esvaziou. Em 1973, houve um renascimento do interesse pelo tema com o lançamento do livro "Subliminal Seduction - Ad Media's Manipulation of a Not So Innocent America" (Sedução Subliminar - Manipulação da Mídia Publicitária de uma América Não Tão Inocente). O autor, Wilson Bryan Key, acusava as agências de publicidade de usar mensagens subliminares em jornais, revistas e na televisão para aumentar suas vendas. No livro, Key fez várias afirmações bombásticas, dizendo, por exemplo, que "as agências de publicidade gastam boa parte de seus recursos em pesquisas, desenvolvimento e aplicação de estímulos subliminares", mas sem apresentar nenhum documento, nem testemunhas, ilustradores, desenhistas, artistas gráficos ou nenhum profissional que admitisse, nem anonimamente, haver inserido deliberadamente mensagens subliminares em propagandas. Claro que, segundo Key, tudo estava sendo mantido em segredo pelas grandes corporações e pelo próprio governo.

Uma marca pitoresca do discurso de Key que foi incorporada ao mito das mensagens subliminares é o apelo sexual. Key afirmava que: "palavras como fuck, ass, whore, cunt  são usadas freqüentemente como gatilhos subliminares para motivar comportamentos consumistas". Por exemplo, no nome da marca de cigarros "Kent", Key via uma similaridade subliminar com a palavra "cunt" (na verdade Kent era o sobrenome do dono da companhia de cigarros Lorillard na época do lançamento da marca). Como palavrões poderiam influenciar os hábitos de consumo de alguém é uma coisa que Key explicava com uma tortuosa psicologia freudiana. Além de palavras de baixo calão, 
Key possuía uma habilidade incomum de ver sexo escondido em qualquer coisa. O título de seu livro posterior, "The Clam-Plate Orgy" (A Orgia no Prato de Moluscos), era uma referência à imagem de um prato de moluscos que ilustrava o menu de um restaurante de frutos do mar; em vez de um punhado de moluscos Key viu uma cena de sexo grupal... que incluía um jumento! E o que dizer da afirmação de que os orifícios dos biscoitos Ritz eram dispostos propositalmente para formar a palavra "SEX"?
Por mais que as alegações de Key fossem desprovidas de evidências, elas revitalizaram o mito e o tornaram muito mais "interessante" (sobre uma coisa Key tinha razão: sexo é sempre um tema popular).



Seis idéias básicas para guardar sobre as mensagens subliminares Existem alguns temas nas pseudociências que são como aqueles vilões de filmes de terror dos anos 80. Não interessa de quantas maneiras diferentes os mocinhos os matam, no final eles sempre reaparecem. Assim são as mensagens subliminares. Agora mesmo, enquanto escrevemos este artigo uma marca de cerveja está sendo denunciada à Justiça do Consumidor pela ONG Mensagem Subliminar por incluir num comercial palavrões que só podem ser ouvidos quando a gravação é tocada ao contrário. E lá vem de novo a história do cinema de Vicary para nos lembrar de como são poderosas as mensagens escondidas.

Enquanto isso pessoas ganham dinheiro e projeção com livros, palestras e sites sobre o que pensam ser mensagens subliminares. Fitas de auto-ajuda movimentam um comércio milionário, a despeito das fartas evidências científicas de que não funcionam. Grupos religiosos alimentam a paranóia, denunciando o uso das mensagens subliminares na divulgação da palavra de satã. Amparando tudo isso não há nenhum estudo realmente científico, apenas livros populares escritos pelos leitores de outros livros populares. É... não há dúvida de que estamos no terreno pantanoso de uma legítima pseudociência.

Conclusões:

(1) A história do cinema, da coca-cola e da pipoca é uma farsa, admitida pelo próprio autor em uma entrevista publicada em 1962. E ninguém, nem mesmo o próprio James Vicary, conseguiu reproduzir a experiência até hoje. (Aqui cabe um pensamento: tudo bem que lendas urbanas são extremamente resistentes e costumam sobreviver a todas as evidências contrárias, mas se a própria confissão do autor que fabricou o mito não é capaz de enterrá-lo, o que será?)

(2) Repita : subliminar não é subentendido. Subliminar é o que não é visto conscientemente; se viu, deixou de ser subliminar. Uma imagem ou uma idéia sugerida, nas entrelinhas, sutil ou periférica não é subliminar.

(3) Estímulos sensoriais abaixo do limiar de percepção objetivo, ou seja, fora do alcance dos sentidos, como um som fraco demais para ser captado pelo ouvido ou ininteligível como uma mensagem reversa, ou uma imagem rápida demais que não possa ser captada pelo olho, não causam absolutamente nenhum efeito em quem é sujeito a eles.

(4) Percepção subliminar é um tema amplamente estudado há mais de 100 anos pela psicologia. Embora muitos pontos permaneçam controversos, não há nenhuma evidência científica de que alguém possa ser persuadido por uma mensagem subliminar a iniciar uma ação complexa como consumir um determinado produto ou se suicidar.

(5) Fitas de auto-ajuda com mensagens subliminares não funcionam, a não ser que você considere o efeito placebo. As mensagens subliminares em algumas delas não podem ser detectadas nem por aparelhos, que dirá pelos seus ouvidos.

(6) Procurar mensagens subliminares escondidas em propagandas, como mulheres nuas em copos de vodca e orgias em pratos de moluscos é a mesma coisa que procurar formas familiares em nuvens ou manchas (como bem sabem aqueles que já fizeram exames psicotécnicos que incluíam o teste de Rorschach). Com alguma paciência algumas pessoas são capazes de enxergar animais ou objetos caseiros enquanto outras provavelmente conseguem distinguir diabos chifrudos ou órgãos sexuais. Cada um enxerga o que está acostumado ou predisposto a ver.

Bibliografia recomendada

Psychological Investigations of Unconscious Perception; Merikle, Philip; Journal of Consciouness Studies; 1998.
How a Publicity Blitz Created the Myth of Subliminal Advertising Stuart Rogers; Public Relations Quarterly. Volume: 37. Issue: 4; 1992
Subliminal Stimulation: Some New Data and Interpretation Del I. Hawkins - author. Journal Title: Journal of Advertising. Volume: 18. Issue: 3; 1989.
The Subliminal Persuasion Controversy: Reality, Enduring Fable, and Polonius's Weasel ; LAURA A. BRANNON, TIMOTHY C. BROCK;
Effectiveness of Subliminal Messages in Television Commercials: Two Experiments; Smith, Kirk; Rogers, Martha; Journal of Applied Psychology; 1994.
Subliminal Self-Help Audiotapes: A Search for Placebo Effects; Merikle, Philip; Skanes, Heather; Journal of Applied Psychology;1992
Unconscious Processes, Ssubliminal Stimulation, And Anxiety ;Birgit Mayer and Harald Merckelbach; Clinical Psychology Review; 1999.
Activation by Marginally Perceptible ("Subliminal") Stimuli: Dissociation of Unconscious From Conscious Cognition; Greenwald, Anthony; Klinger, Mark R.2; Schuh, Eric; Journal of Experimental Psychology: General, 1995.
Comments on the Subliminal Psychodynamic Activation Method; Figueroa, Michael; American Psychologist; 1989.
Is the Unconscious Smart or Dumb?; Loftus, Elizabeth; Klinger, Mark; American Psychologist 1992.
SPA Is Subliminal, but Is It Psychodynamically Activating?; Balay, Jennifer; Shevrin, Howard; American Psychologist; 1989
Subliminally Activated Symbiotic Fantasies: Facts and Artifacts; Hardaway, Richard; Psychological Bulletin; 1990.
The Effect of Subliminal Oedipal and Competitive Stimulation on Dart Throwing:Another Miss; Vitiello, Michael; Carlin, Albert; Becker, Joseph; Barris, Bradley; Journal of Abnormal Psychology; 1989.
The Effects of Subliminal Symbiotic Stimulation on Free-Response and Self Report Mood; WEINBERGER, JOEL; KELNER, STEPHEN; McCLELLAND, DAVID; The Journal of Nervous & Mental Disease; 1997.
The Subliminal Psychodynamic Activation Method: A Critical Review; Balay, Jennifer; Shevrin, Howard; American Psychologist; 1988.
Parallels between Perception without Attention and Perception without Awareness; Philip M. Merikle and Steve Joordens; CONSCIOUSNESS AND COGNITION; 1997.
Moderation of Mood Change after Subliminal Symbiotic Stimulation: Four Experiments Contributing to the further Demystification of Silverman's ''Mommy and I Are One'' Findings Staffan Sohlberg, Alexandra Billinghurst, and Sara Nyle; JOURNAL OF RESEARCH IN PERSONALITY; 1998
Sublimminal Mere Exposure: Specific, General and Difuse Effects; Jennifer L. Monahan; Psycological Science; 2000.
Subliminal Perception of Pictures in the Right Hemisfere ; Katharina Henke; CONSCIOUSNESS AND COGNITION; 1993.
Subliminal Visual Priming; Moshe Bar and Irving Biederman;Psycological Science; 1998.
Subliminal Self-help Auditory Tapes: An Empirical Test of Perceptual Consequences;TIMOTHY E. MOORE; http://www.cpa.ca/cjbs/moore.html
Scientific Knowledge and the Twist in the Tail: The Case of Subliminal Persuasion; Gary P. Radford; Paper presented at the 42nd Annual Conference of the International Communication Association, Miami, Florida May 21-25, 1992. http://alpha.fdu.edu/~gradford/sublim.html
Subliminal Perception; Philip M. Merikle; Encyclopedia of Psychology (Vol. 7, pp. 497-499). New York: Oxford University Press, 2000. http://www.arts.uwaterloo.ca/~pmerikle/papers/SubliminalPerception.html
Subliminal Self-help Tapes: Promises, Promises... Barry Beyerstein, Simon Fraser; Eric Eich; Rational Enquirer, Vol 6, No 1, Jul 93. http://members.aol.com/psychneuro/subliminal/Beyerstein.htm
Effect of Archetypal Embeds on Feelings: An Indirect Route to Affecting Attitudes? Andrew B. Aylesworth , Ronald C. Goodstein , Ajay Kalra, Journal of Advertising. Volume: 28. Issue: 3. Publication Year: 1999. Page Number: 73
Subliminal advertising: the biggest myth of all Max Sutherland - author, Alice K. Sylvester - author. Publisher: Allen & Unwin. Place of Publication: St. Leonards, N.S.W.. Publication Year: 2000. Page Number: 33.
Subliminal stimulation: some new data and interpretation. Sharon E. Beatty - author, Del I. Hawkins - author. Journal Title: Journal of Advertising. Volume: 18. Issue: 3. Publication Year: 1989. Page Number: 4+
The answer is no: a national survey of advertising industry practitioners and their clients about whether they use subliminal advertising.Martha Rogers , Christine A. Seiler, Journal of Advertising Research, Vol. 34, 1994
What You Expect Is What You Believe (But Not Necessarily What You Get): A Test of the Effectiveness of Subliminal Self-Help Audiotapes Jay Eskenazi - author, Anthony G. Greenwald - author, Anthony R. Pratkanis - author. Journal Title: Basic and Applied Social Psychology. Volume: 15. Issue: 3. Publication Year: 1994. Page Number: 27
  fonte: http://www.projetoockham.org/pseudo_subliminar_1.html