Pesquisar e

terça-feira, 24 de março de 2020

Os sete selos do apocalipse já se abriram?





Image result for seven seals


Ap 6:1  Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem!
2  Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.
3  Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem!
4  E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada.
5  Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão.
6  E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho.
7  Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem!
8  E olhei, e eis um cavalo amarelo {verde-amarelado} e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o hades [mundo dos mortos, deus do além] o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.
9  Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.
10  Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
11  Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.
12  Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,
13  as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes,
14  e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.
15  Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes
16  e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,
17  porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?

 1- Introdução
João teve uma visão de um livro com selo, o qual ao ser aberto João teve visões do futuro.

Os  7 selos apresentam um padrão sequencial, sendo que o sexto selo anuncia o início do Dia do Senhor. O sétimo selo anuncia o que se desenrolará após isso numa sequencia de trombetas e taças. Tudo isso são acontecimentos históricos que ainda virão, em especial por causa do sexto selo.
guerras, fomes, pragas , sempre aconteceram desde antes de Cristo, até os dias atuais, mais estes selos se referem a um desencadeamento sequencial de fatos. Veremos



2- Os 4 primeiros selos
Os 4 selos são tirados de Zacarias e Ezequiel 14, que é citado com clareza em Ap 6:8
A imagem dos quatro cavaleiros é extraída de Zacarias 1.7-11 e 6.1-8, em que
quatro carruagens são puxadas por cavalos vermelhos, pretos, brancos e baios
(ou cavalos: vermelho, vermelhos, marrons e brancos, em 1.8). Em Zacarias, as
carruagens percorrem toda a terra e a encontram “toda tranqüila e em descanso”.
Há um contraste deliberado com os cavaleiros, nesse texto, que saem para espalhar
guerra e praga sobre a humanidade. Além disso, o simbolismo das cores difere.
Em Zacarias, elas simbolizam os quatro ventos, ao passo que, em Apocalipse,
representam a morte e a destruição associadas aos juízos. Poirier (1999: 260-61)
acrescenta que a imagem também é inspirada em Jeremias 15.2 e Ezequiel 5.12
LX X . As três passagens têm os mesmos temas: cativeiro, espada, fome e morte.
Comentário exegético Apocalipse.Grant R. Osborne. São Paulo: Vida Nova, 2014,p. 306-307
Os quatro cavaleiros mostram um padrão sequencial de um líder que é coroado rei, e depois segue-se a  guerra ("tirar a paz") , fome , e com isto morte. 


Primeiro selo: Cavaleiro no cavalo Branco com uma coroa e um arco - anticristo (oitavo rei)

Ap 6:1  Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem!
2  Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.


A expressão...vencedor e para vencer) é uma expressão idiomática que utiliza um particípio circunstancial e uma oração gramatical de finalidade, para destacar que a atividade suprema e o propósito desse personagem são a conquista militar.Comentário exegético Apocalipse.Grant R. Osborne. São Paulo: Vida Nova, 2014,p. 310

A imagem demostra um cavaleiro com um arco, que recebeu  uma coroa ( um rei). Muitos intérpretes entendem que ele conquista a coroa pela guerra, porém apenas com o  segundo cavaleiro é que a  paz é tirada (promove a guerra). Isto está de acordo com Ap 17 e Dn 7, pois o texto diz que 10 reinos darão á besta o seu poder, depois ele fará guerra e derrubará 3:

 Ap 17:11  E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição.
12  Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora.
13  Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem.

Dn 7:24  Os dez chifres correspondem a dez reis que se levantarão daquele mesmo reino; e, depois deles, se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.
25  Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.

26  Mas, depois, se assentará o tribunal para lhe tirar o domínio, para o destruir e o consumir até ao fim.

Apocalipse 11:2  mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa.
Apocalipse 13:4  e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?
5  Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses;

 Ap 12:3  Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão;
14  e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

Embora alguns defendam que o primeiro cavaleiro simboliza Cristo, uma análise mais bem apurada mostra que não, pois Jesus  o livro de Apocalipse mostra muitas paródias propositais:

  • Trindade divina Ap 1 - tríade do mal (oitavo rei  [besta da terra], falso profeta [besta do mar] e o diabo) Ap 13; 16:13
  • Cavaleiro com uma espada [na boca]  num cavalo branco (Jesus) Ap 19:15 - cavaleiro com arco num cavalo branco (besta- oitavo rei) Ap 6:2
  • Jesus morto e revivido  Ap 5:6- uma das cabeças da besta ferida e curada Ap 13:3,4
  • Jesus com diademas  Ap 19:12-  Besta com diademas Ap 13:1
  • Jesus com coroa* Ap 14:4- Ap 6:2 Anticristo com coroa
  • Jesus faz milagres- a besta faz milagres Ap 13:13-14; 16:14
  • Selo de Deus Ap 9:4- marca da besta Ap 13:16
  • etc


 Seus “diademas/coroas” são cópias das coroas de Cristo (19.12); a “ferida mortal” da besta que é curada (13.3) imita a ressurreição de Cristo; os “grandes sinais miraculosos” da segunda besta (13.13; 16.14) imitam os “sinais miraculosos” do Evangelho de João; e o “sinal da besta” (13.16) é uma paródia do selo que os santos recebem (7.3). 
Comentário exegético Apocalipse.Grant R. Osborne. São Paulo: Vida Nova, 2014,
p. 509
“Assim como Cristo recebeu autoridade do Pai (Mt 11.27),
da mesma forma, o Anticristo recebe autoridade do dragão (Ap 13.4), e assim
como o Espírito Santo glorifica Cristo (jo 16.14), assim também o falso profeta
dá glória ao Anticristo (Ap 13.12)”. 
Comentário exegético Apocalipse.Grant R. Osborne. São Paulo: Vida Nova, 2014,p. 573

Entretanto, isso não se encaixa no contexto imediato nem na unidade dos quatro cavaleiros, pois o uso de “cavalo branco” nos dois contextos é bem diferente e, aqui, o  cavaleiro carrega um arco, ao passo que Cristo carrega uma espada. Além disso, os quatro cavaleiros têm ligação intensa demais entre si para o primeiro diferir tão radicalmente dos demaisComentário exegético Apocalipse.Grant R. Osborne. São Paulo: Vida Nova, 2014,p. 308
Embora Grand Osborne não arrisque dizer que o cavaleiro do primeiro selo seja o anticristo, ele reconhece que a paz advinda pela pax romana era uma fachada. Do mesmo modo será o domínio do anticristo.


1 Ts 5:1  Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;
2  pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
3  Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.

E melhor interpretar essa imagem de uma forma mais geral: os cavaleiros estão relacionados ao desejo humano pela guerra e às suas conseqüências (assim Swete, Morris, Roloff, Beasley-Murray, Metzger, Talbert, Giesen, Mounce, Aune). Nesses quatro selos interconectados, o juízo de Deus é permitir que a depravação humana siga seu curso.8 Não são forças demoníacas, e sim humanas. Tal mensagem seria especialmente impactante no século primeiro, quando a Pax Romana não era, de forma alguma, a verdadeira “paz” romana, mas uma fachada alcançada pela espada romana, isto é, seu controle militar sobre as nações conquistadas.  Comentário exegético Apocalipse.Grant R. Osborne. São Paulo: Vida Nova, 2014,p. 309


Segundo selo: Cavaleiro no cavalo Vermelho com uma espada -guerra civil
Ap 6:3  Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem!
4  E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada.

Assim como em Ap 12 a cor vermelha representa a morte advinda das guerras promovidas pelo anticristo



Terceiro selo: Cavaleiro no cavalo Preto com uma balança - fome
Ap 6:5  Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão.
6  E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho.

Em Levítico 26.26 e Ezequiel 4.16, a cena  simboliza uma terrível escassez.A menção de não danificar o azeite e o vinho era provavelmente a menção da época que em tempos de escassez se derrubava as vinhas, como fez Domiciano no ano 92 d.C

No ano 92 d.C., houve escassez de grãos e Domiciano decretou que metade das
vinhas, na província da Ásia, fosse derrubada, a fim de ampliar a produção de
grãos.
Isso causou um protesto popular tão intenso que ele precisou cancelar a
ordem. A derrubada das vinhas prejudicaria a produção durante anos e tornaria
a fome ainda mais severa
. A passagem de Apocalipse poderia ser uma referência
a esse tipo de situação, destacando a severidade das condições da fome
e mostrando
a que extremo o povo precisaria chegar para aliviar seu sofrimento. Aune (1998a: 399-400) apresenta um bom resumo dos vários períodos de fome que ameaçaram o Império Romano, mostrando que esta era uma imagem de grande impacto. Houve, de fato, um período de fome na Ásia Menor, próximo à época em que Domiciano publicou seu édito. Como Aune observou, ninguém pode ter certeza de que esses eventos estejam por trás desse texto, mas a cena aqui é baseada nesse tipo de acontecimento. Conforme o selo seguinte mostra, estas
tentativas de proteger o povo serão inúteis.
A voz que vem do céu mostra que Deus está por trás de tal severidade (ver em 17.17 um juízo igualmente enviado por Deus) e, portanto, ela faz parte do juízo inerente aos selos
 Comentário exegético Apocalipse.Grant R. Osborne. São Paulo: Vida Nova, 2014.p. 314-315
Quarto selo: cavaleiro do cavalo amarelo- morte
Ap 6:7  Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem!
8  E olhei, e eis um cavalo amarelo {verde-amarelado} e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o hades [mundo dos mortos, deus do além] o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espadapela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.

A morte e o hades [mundo dos mortos, deus grego do mundo invisível dos mortos] são personificadas mostrando as consequencias da guerra: morte por armas, fome, pragas e animais.O termo tanatos [mortandade] neste caso se refere à morte pelas pragas, como atesta a tradução grega dos judeus, que usou o termo tanatos  θάνατον
 Ez 14:21  Porque assim diz o SENHOR Deus: Quanto mais, se eu enviar os meus quatro maus juízos, a espada, a fome, as bestas-feras e a peste, contra Jerusalém, para eliminar dela homens e animais?

"21.τάδε λέγει κύριος ἐὰν δὲ καὶ τὰς τέσσαρας ἐκδικήσεις μου τὰς πονηράς ῥομφαίαν καὶ λιμὸν καὶ θηρία πονηρὰ καὶ θάνατον ἐξαποστείλω ἐπὶ Ιερουσαλημ τοῦ ἐξολεθρεῦσαι ἐξ αὐτῆς ἄνθρωπον καὶ κτῆνος"


Ez 14:19  Ou se eu enviar a peste sobre essa terra e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para eliminar dela homens e animais,



Este selo mostra as mortes causadas pelo domínio do anticristo.

"19.ἢ καὶ θάνατον ἐπαποστείλω ἐπὶ τὴν γῆν ἐκείνην καὶ ἐκχεῶ τὸν θυμόν μου ἐπ’ αὐτὴν ἐν αἵματι τοῦ ἐξολεθρεῦσαι ἐξ αὐτῆς ἄνθρωπον καὶ κτῆνος"
Quinto selo- mártires no céu imploram o dia da ira de Deus

Ap 6:9  Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.

10  Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

11  Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.
Este selo mostra os mortos, no céu,  antes do término da grande tribulação de 3,5 anos (ver Primeiro selo)

Sexto selo- marca o início do dia da vingança (dia do Senhor. dia da ira de Deus)
Ap 6:12  Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,
13  as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes,
14  e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.
15  Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes
16  e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,
17  porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?

A resposta de Deus à pergunta “até quando?” dos mártires é tanto imediata quanto final. O fim iminente da história é representado primeiro no tradicional abalo do céu,28 que, com muita frequência, inicia o Dia do Senhor nas Escrituras.Comentário exegético Apocalipse.Grant R. Osborne. São Paulo: Vida Nova, 2014.p. 325

A maioria dos intérpretes não se atenta a este selo, pois ele marca o início do dia vingança,, o dia da ira do Senhor. É a resposta das orações dos mártires do 5º selo, mortos pelo anticristo.  Esse sinal foi anunciado com um sinal astronômico pelos profetas:

Is 13:6  Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem do Todo-Poderoso como assolação.
7  Pelo que todos os braços se tornarão frouxos, e o coração de todos os homens se derreterá.
8  Assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e terão contorções como a mulher parturiente; olharão atônitos uns para outros; o seu rosto se tornará rosto flamejante.
9  Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores.
10  Porque as estrelas e constelações dos céus não darão a sua luz; o sol, logo ao nascer, se escurecerá, e a lua não fará resplandecer a sua luz.
11  Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniqüidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos.
12  Farei que os homens sejam mais escassos do que o ouro puro, mais raros do que o ouro de Ofir.
13  Portanto, farei estremecer os céus; e a terra será sacudida do seu lugar, por causa da ira do SENHOR dos Exércitos e por causa do dia do seu ardente furor.


1  Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós, povos, escutai; ouça a terra e a sua plenitude, o mundo e tudo quanto produz.
2  Porque a indignação do SENHOR está contra todas as nações, e o seu furor, contra todo o exército delas; ele as destinou para a destruição e as entregou à matança.
3  Os seus mortos serão lançados fora, dos seus cadáveres subirá o mau cheiro, e do sangue deles os montes se inundarão.
Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira.
5  Porque a minha espada se embriagou nos céus; eis que, para exercer juízo, desce sobre Edom e sobre o povo que destinei para a destruição.
6  A espada do SENHOR está cheia de sangue, engrossada da gordura e do sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o SENHOR tem sacrifício em Bozra e grande matança na terra de Edom.
7  Os bois selvagens cairão com eles, e os novilhos, com os touros; a sua terra se embriagará de sangue, e o seu pó se tornará fértil com a gordura.
8  Porque será o dia da vingança do SENHOR, ano de retribuições pela causa de Sião.


Joel 2:31  O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR.
32  E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
3:1  Eis que, naqueles dias e naquele tempo, em que mudarei a sorte de Judá e de Jerusalém,
2  congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre os povos, repartindo a minha terra entre si.

Is 34:2 Porque a indignação do SENHOR está contra todas as nações, e o seu furor, contra todo o exército delas; ele as destinou para a destruição e as entregou à matança.
3 Os seus mortos serão lançados fora, dos seus cadáveres subirá o mau cheiro, e do sangue deles os montes se inundarão.
4 Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira.



Atos 2:20  O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.

O dia do Senhor vem depois de iniciada a  grande tribulação que durará 3,5 anos, exatamente como resposta a perseguição do anticristo (quito selo)

Mt 24:29  Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.

Zc 14:1 Eis que vem o Dia do SENHOR, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.2 Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade.3 Então, sairá o SENHOR e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha.
Objeções:
Alguns preteristas usam os seguintes textos para dizer negar o cumprimento futuro:
Sobre a Babilônia:

Isaías 13.10 – “Porque as estrelas e constelações dos céus não darão a sua luz; o sol, logo ao nascer, se escurecerá, e a lua  não fará resplandecer a sua luz”.


Sobre o Egito:
Ezequiel 32.7-8 – “Quando eu te extinguir, cobrirei os céus e farei enegrecer as suas estrelas; encobrirei o sol com uma nuvem, e a lua não resplandecerá a sua luz. Por tua causa, vestirei de preto todos os brilhantes luminares do céu e trarei trevas sobre o teu país, diz o SENHOR Deus.

Sobre Edom:
Isaías 34.3-5 – “Os seus mortos serão lançados fora, dos seus cadáveres subirá o mau cheiro, e do sangue deles os montes se inundarão. Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão
como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira.
Porque a minha espada se embriagou nos céus; eis que, para exercer juízo, desce sobre Edom e sobre o povo que destinei para a destruição”.

Resposta:
Is 13 mostra que Babilõnia será punida futuramente no dia do Senhor, como visto acima. Embora tenha sofrido juízo pelos medo-persas no passado
Ez 32 mostra apenas um eclpse sobre o Egito

Is 34 fala do dia do Senhor também (como visto acima), embora Edom tenha sofrido juízos no passado como descrito em Ml 1


Sétimo selo- introduz os acontecimentos das seis trombetas


Ap 8:1 Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora.
2 Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas.
3 Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono;
4 e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos.
5 E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.
6 Então, os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário