Pesquisar e

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Imprevisibilidade ou incausalidade?

Muitos ateus utilizam este princípio para dizer que existem  efeitos sem causa, isto para negar que o mundo tem uma causa incausada, Deus!!

O princípio da causalidade diz que TODO EFEITO TEM CAUSA!! e não que "tudo tem causa".
Deus não tem causa porque não é efeito, mas o mundo segundo a ciência contemporânea vem do big bang, e este também tem causa!

ATÉ O FAMOSO ateu,Daniel C. Dannett,  errou!
"alguns negam a premissa, uma vez que a física quantica nos ensina (não ensina?) que nem tudo que acontece tem de ter uma causa."  (Quebrando o encanto, editora globo,p. 258)
'encabeça o ranking dos criticos ferozes á crença em Deus- ao lado de richard Dawkins e Steven Pinker" (Revista superinteressante, p. 8, edição 263-a março de 2009)

Princípio da Incerteza de Heisenberg
O princípio da incerteza, de Heisenberg, é relativamente simples de ser enunciado e tem uma idéia simples.Na física tradicional newtoniana, também chamada de Física Clássica, acreditava-se que se soubermos a posição inicial e o momento (massa e velocidade) de todas as partículas de um sistema, seríamos capaz de calcular suas interações e prever como ele se comportará. Isto parece correto, se soubermos descrever com precisão as interações entre essas partículas, mas parte de um pressuposto bastante forte: o de que de fato conhecemos a posição e o momento de todas as partículas.
Segundo o princípio da incerteza, não se pode conhecer com precisão absoluta a posição ou o momento (e, portanto, a velocidade) de uma partícula. Isto acontece porque para medir qualquer um desses valores acabamos os alterando,e isto não é uma questão de medição, mas sim de física quântica e da natureza das partículas. UFRJ (RIO DE JANEIRO)



SIM O evento não pode ser encontrado POR CAUSA DA METODOLOGIA!

VEJA:



"O principio da incerteza nos diz...para predizer a POSIÇÃO E A VELOCIDADE futuras de uma particula, é necessário que se possa medir seu estado inicial- isto é, a PRESENTE VELOCIDADE E POSIÇÃO -COM EXATIDÃO. A maneira óbvia de fazê-lo é iluminar a partícula... mesmo um quantum de luz PERTUBARÁ A PARTícula: ALTERARÁ SUA VELOCIDADE DE UMA MANEIRA QUE NÃO PODE SER PREVISTA E quanto mais energético for o quantum de luz que você for usar, maior será o DISTúRBIO provável.

Isto significa que, para medições mais precisas da posição, quando você terá de empregar um quantum mais energético, a velocidade da particula será perturbada num valor maior. LOGO, QUANTO MAIOR A PRECISÃO COM QUE VOCÊ TENTAR MEDIR A POSIÇÃO DA PARTÍCULA, MENOR SERÁ A PRECISÃO COM QUE CONSEGUIRÁ MEDIR A VELOCIDADE E VICE VERSA" 

Isto significa que, para medições mais precisas da posição, quando você terá de empregar um quantum mais energético, a velocidade da particula será perturbada num valor maior. LOGO, QUANTO MAIOR A PRECISÃO COM QUE VOCÊ TENTAR MEDIR A POSIÇÃO DA PARTÍCULA, MENOR SERÁ A PRECISÃO COM QUE CONSEGUIRÁ MEDIR A VELOCIDADE E VICE VERSA" 

("UMA NOVA HISTÓRIA DO TEMPO" , EDITORA EDIOURO, P. 94-95, )



A segunda lei da termodinamica também vale na física quantica:

"mesmo em um sistema aparentemetne "pequeno", o número de PART[ÍCULAS é muito maior, de forma que as colisões são muito mais frequentes e a velocidade das partículas é reduzida a um valor médio (mesmo que ligeiramente flutuante). Apesar de alguns poucos eventos isolados poderem mostrar comportametno completamente imprevisivel, uma ´serie de eventos exibe certa regularidade. 
PortaNTO, quantidades como densidade podem fluturar, MAS PREMANECEM previsíveis no geral. Por esse motivo, A SEGUNDA LEI CONTINUA A REGER O MUNDO PEQUENO." (CIENTIFIC AMERICAN P. 67- DEZ 2008)



Nenhum comentário:

Postar um comentário