Pesquisar e

quinta-feira, 24 de abril de 2014

DÍZIMO- TIPOS, OBRIGATORIEDADE E CONSEQUENCIAS


Argumentos contra o dízimo:

1- A lei foi abolida e o dízimo era da lei de Moisés
2- Se o dízimo é antes da Lei, a circuncisão também é, portanto deveríamos circuncidar nossos filhos
3- Dízimo não envolve dinheiro

Resposta:

O dízimo é antes da lei e antes da circuncisão.

O dízimo envolvia dinheiro. (Veja discussão abaixo)



A- Antes da lei (sacerdócio de Melquisedeque) e antes da circuncisão


1- Abraão deu o dízimo antes de Deus ordenar a cricuncisão
Deus ordenou a circuncisão como sinal do pacto entre Deus, Abraão e os seus descendentes físicos e seus servos

Gn 17:10  Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado.
11  Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós.
12  O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe.
13  Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua.

14  O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança.


2-Abraão deu os dizimos DE TUDO A MELQUISEDEQUE!! E ISTO INCLUÍA BENS MATERIAIS ALÉM DE ALIMENTOS! Gn 14:20  e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo

3-JACÓ DAVA O DÍZIMO DE TUDO QUE GANHAVA E ISTO INCLUIA SEU SALÁRIO! 
Gn 28:20  Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,
21  de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;
22  e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.

Veja como o Anjo revela que foi através do voto do dízimo é que Jacó foi abençoado!
7  mas vosso pai me tem enganado e por dez vezes me mudou o salário; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal nenhum.
8  Se ele dizia: Os salpicados serão o teu salário, então, todos os rebanhos davam salpicados; e se dizia: Os listados serão o teu salário, então, os rebanhos todos davam listados.
9  Assim, Deus tomou o gado de vosso pai e mo deu a mim.
10  Pois, chegado o tempo em que o rebanho concebia, levantei os olhos e vi em sonhos que os machos que cobriam as ovelhas eram listados, salpicados e malhados.
11  E o Anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui!
12  Ele continuou: Levanta agora os olhos e vê que todos os machos que cobrem o rebanho são listados, salpicados e malhados, porque vejo tudo o que Labão te está fazendo.
13  Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela.


PORTANTO, DÍZIMO É 10 POR CENTO DO SALÁRIO (RENDA) NÃO IMPORTA SE EXPRESSO EM MOEDA OU EM BENS!!


44 ¶ Ainda no mesmo dia, se nomearam homens para as câmaras dos tesouros, das ofertas, das primícias e dos dízimos, para ajuntarem nelas, das cidades, as porções designadas pela Lei para os sacerdotes e para os levitas; pois Judá estava alegre, porque os sacerdotes e os levitas ministravam ali;


b-Dízimo na Lei (Eram 2 ou 3 tipos de dízimos?)

  1-Um era para o sustento dos levitas:

Números 18:21  Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.
Números 18:24  Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis.
Números 18:26  Também falarás aos levitas e lhes dirás: Quando receberdes os dízimos da parte dos filhos de Israel, que vos dei por vossa herança, deles apresentareis uma oferta ao SENHOR: o dízimo dos dízimos.

Números 18:28  Assim, também apresentareis ao SENHOR uma oferta de todos os vossos dízimos que receberdes dos filhos de Israel e deles dareis a oferta do SENHOR a Arão, o sacerdote.
Ne 10:37  As primícias da nossa massa, as nossas ofertas, o fruto de toda árvore, o vinho e o azeite traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; os dízimos da nossa terra, aos levitas, pois a eles cumpre receber os dízimos em todas as cidades onde há lavoura.
38  O sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro.

2- O trienal era para sustento dos levitas, dos órfãos, dos estrangeiros e das viúvas também:
Dt 2612 ¶ Quando acabares de separar todos os dízimos da tua messe no ano terceiro, que é o dos dízimos, então, os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas cidades e se fartem.
13  Dirás perante o SENHOR, teu Deus: Tirei de minha casa o que é consagrado e dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão, e à viúva, segundo todos os teus mandamentos que me tens ordenado; nada transgredi dos teus mandamentos, nem deles me esqueci.
14  Dos dízimos não comi no meu luto e deles nada tirei estando imundo, nem deles dei para a casa de algum morto; obedeci à voz do SENHOR, meu Deus; segundo tudo o que me ordenaste, tenho feito.

15  Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo, a Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que mana leite e me

Parte do dízimo dos levitas poderia ser comido em algumas circunstâncias:

DT 14:23-25

23 E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR, teu Deus, todos os dias.

24 E, quando o caminho te for tão comprido, que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR, teu Deus, para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR, teu Deus, te tiver abençoado,

25 então, vende-os, e ata o 
dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR, teu Deus.


26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR, teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;


27 porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.


28  Ao fim de cada três anos, tirarás todos os dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade.


29  Então, virão o levita (pois não tem parte nem herança contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão dentro da tua cidade, e comerão, e se fartarão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem.


Dt 12:11  Então, haverá um lugar que escolherá o SENHOR, vosso Deus, para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar fareis chegar tudo o que vos ordeno: os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos, e toda escolha dos vossos votos feitos ao SENHOR,

17  Nas tuas cidades, não poderás comer o dízimo do teu cereal, nem do teu vinho, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas, nem nenhuma das tuas ofertas votivas, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem as ofertas das tuas mãos;

18  mas o comerás perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher, tu, e teu filho, e tua filha, e teu servo, e tua serva, e o levita que mora na tua cidade; e perante o SENHOR, teu Deus, te alegrarás em tudo o que fizeres.




1- o texto deixa claro que em caso de longa distância ERA PERMITIDO VENDER OS PRODUTOS DO DÍZIMO E TROCAR POR DINHEIRO.

2- O TEXTO NÃO DIZ que se entregava o dízimo só na forma de produtos da terra, MAS QUE SE PODIA naquele caso até comprar VINHO E BEBIDA FORTE! (sobre este assunto click em marcadores)

3- COMO UM TRABALHADOR QUE RECEBIA UM SALÁRIO EM DINHEIRO NOS TEMPOS E JESUS poderia dar o dízimo? ELE DARIA DE SEU GANHO!!!! MESMO QUE ELE trocasse o dízimo por animais ou produtos AGRÍCOLAS isso derruba a tese de  que dízimo não envolve DINHEIRO OU GANHO!


4- Esses Textos não ensina um terceiro tipo de dízimo:
"Além disso embora Números 18:21 diz que todo dízimo deveria ser dado aos levitas, Deuteronômio 14 pode simplesmente afirmar que,a apesar da referida destinação dos dízimos, o ofertante poderia reservar PARTE DELES para uma refeição comunal no santuário, exceto a cada 3 anos [pois era o 2° dízimo, destinado a órfãos, viúvas e gentios convertidos]" (comentário do livro de deuteronômio- editora Vida Nova, p. 176)

5- o livro de Tobias trás MAIS UMA EVIDÊNCIA HISTÓRICA do dízimo dado em soma de dinheiro, porém defende que havia 3 tipos de dízimos:

Tobias 1:6-7-8 (septuaginta)"... o dízimo do gado e a primeira lã das ovelhas. eu as entregava aos sacerdotes, filhos de Arão, para o altar. O SEGUNDO dízimo EU O PAGAVA EM DINHEIRO, pelo espaço de 6 anos, e ia gastá-lo a cada ano em Jerusalém. O terceiro dízimo eu o entregava aos órfãos, ás viúvas e aos prosélitos que viviam com os filhos de Israel, levava e o dava a eles de 3 em 3 anos."

6- Flávio Josefo confirma esta tese: 
"além das duas décimas [dizimos] que é obrigatório pagar a cada ano, uma aos levitas e outra para as festas sagradas, deve-se pagar uma terceira, para ser distribuída as viúvas, aos pobres e aos órfãos"

(História dos Judeus- Livro quarto, p. 223, CPAD)


Um outro detalhe é que quem não dava o dízimo estava sob maldição:

Ml 3:8  Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

9  Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.

10  Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
11  Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12  Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.



Devemos dar o dízimo na Nova Aliança?

Quem Não dá o dízimo está sob maldição?






  • Alguns argumentam que não devemos dar o dízimo, pois o dízimo era da lei. Porém isto é falso,o dízimo era antes da lei como já vimos.
  • Outros apelam para Mt 23:23 para dizer que somos obrigados a dar o dízimo:  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Porém aqui ainda estava em vigor a Antiga Aliança, ou seja, ele não se pronuncia sobre a Nova Aliança
  • O outro grupo mais equilibrado diz que como Jesus é do sacerdócio de Melquisedeque o dízimo é ato espontâneo como era na era dos Patriarcas  e não uma obrigação como na era da lei (Antiga Aliança)
Hb 7:1 ¶ Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou,

2  para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz;

11 ¶ Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
    12  Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.
      17  Porquanto se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
        18  Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade
          6 ¶ Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.
            7  Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda.


            Conclusões:
            1- O dízimo na Nova aliança é algo expontâneo como foi antes da Lei.
            2- O cristão que não dá o dízimo não está roubando ou sob maldição, pois a antiga lei já passou
            3- O dízimo continua sendo sinal de gratidão por tudo que o Senhor tem nos dado por sua graça!!!   

             Se alguém discordar favor colocar sua argumentação refutando meus comentários!!

            2 comentários:

            1. Em partes mano...Não aceito que se use o texto de Malaquias 3:10 pois esse texto é um estelionato contra a Graça, que era um texto circunstancial, o dizimo sempre esteve estabelecido em Israel para sustento da ordem levitica, da manutenção do templo e para distribuição aos pobres. Antes do cativeiro na Babilonia o dizimo ou imposto era levado ao Palacio, e de lá o dizimo seguia para a distribuição das necessidades do Reino, depois do cativeiro na Babilonia Israel estava todo quebrado, sem Rei, sem organização, o território de Israel era 1/4 do que foi outrora, então muitos não possuíam terra para plantar, a primeira função deles foi erguer os muros, naquele periodo aproximadamente 460 A.C. era a Grecia Antiga a potencia que "aterrorizava", a segunda medida foi construir um templo, como não existia Rei e não existia Palacio, o Templo virou o templo-estado a receita federal de Israel, Deus fala através de Malaquias para que os que possuiam terras, levassem o dizimo que outrora era no Palacio para o Templo-Estado, mas hoje em dia... ninguem deve mais imposto nem dizimo para templo nenhum, eu imagino Pedro ou Paulo levando Dizimo para a Instituição que matou Jesus rsrsrs... a Historia não deixa mentir. Nem as escrituras - "E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão."

              Hebreus 7:5

              E sobre o dizimo de Abraão a Melquisedeque, Abraão deu o dizimo uma vez na vida, em decorrência de uma guerra desencadeada pelo seu sobrinho rebelde, e nem foi o dizimo de nada que ele produziu, mas foi dos despojos dessa guerra... E outro detalhe não foi nem Abraão que deu o dizimo, equivoco ali, foi Abrão, antes da aliança dele com Deus.

              Só para finalizar, o dizimo Judaico não é para nós, não existe quantia estipulada para ser o minimo, no Novo Testamento o dinheiro é chamado de Mamom, é uma potestade, que deve ser colocada no seu lugar de submissão, e qual é esse lugar? A solidariedade, o bom senso, a caridade, a ajuda, auxilio aos pobres, e ora se você frequenta uma igreja, você sabe que seu Pastor vive daquilo, sabe que existe contas naquele lugar para serem sanadas mensalmente, é bom, sensato e sadio que você retire uma parte do seu salario, não importando qual seja, para contribuir e ajudar nos custos daquele lugar que te faz tão bem e que tem por obrigação ajudar quem precisa, esse é o espirito do Evangelho, o que passar disso é imposição religiosa.

              ResponderExcluir
              Respostas
              1. 1- Abraaão deu o dízimo de tudo que ganhou, o dízimo sempre foi de tudo que se ganha
                2- Jacó também fez voto de dizimar e não deu o dízimo uma vez na vida!!
                3- nenhuma parte da bíblia diz que Abraaõ só deu dízimo uma vez na vida!! O que voce fez se chama ARGUMENTO DO SILENCIO, utilizou uma única menção de Abraão para afirmar que ele só fez isso uma vez
                4- O dízimo logo não era judaico, pois Melquisedeque não era judeu!!!

                Excluir