Pesquisar e

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Expiação limitada- uma resposta a Jhon Piper


É coerente dizer que o Deus de AMOR INFINITO pode ter amado só ALGUMAS PESSOAS?


https://www.youtube.com/watch?v=tTH9iXw4lOs



LEGENDA:

Textos de Piper em preto.
citações da bíblia em verde
Reposta em vermelho
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os arminianos limitam os efeitos da expiação?
"negando que ela obteve as promessas da aliança para a graça irresistível"
"dizendo que ela não tem a intenção de conquistar verdadeiramente a garantia e a aquisição da fé e do arrependimento para os eleitos. Isso não acontece na cruz.
Resposta:
  • a expiação envolve um pacote (justificação, santificação, predestinação , glorificação etc). Logo não tem como desvincular expiação de seus componentes.
  • O arminianismo ou mesmo o calvinismo sublapsariano, não nega que a regeneração, justificação, glorificação, etc.   são componentes da expiação.
  • O ariminianismo e o calvinismo sublapsariano ensinam que a apropriação dos benefícios da expiação é restrita ao eleitos, aos salvos.
  • A expressão  Expiação Limitada ou Ilimitada diz respeito apenas a extensão do alcance da expiação, ou seja, pra quem ela foi dirigida, se a toda humanidade ou não.
  • Portanto não é verdade que os arminianos limitam os efeitos da expiação, pois ensinam que é disponível para todos, ao contrário do calvinismo que as  limitam aos salvos. Ambos, Calvinismo e Arminianismo dizem que quem se apropria dos efeitos da expiação são os eleitos
  • ou seja, ela é suficiente (possível) para todos mas eficaz para os que creem

Argumento 1: A nova Aliança inclui a promessa do novo coração

Lc 22:20  Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
Ez 36:25-27
25 ¶ Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
26  Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
27  Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.

Resposta:
O arminianismo não nega que a justificação, o novo nascimento e a presença do Espírito Santo sejam benefícios da expiação, mas afirma que para se apropriar deles é preciso que se creia.

Efésios 1:13  em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
Gálatas 3:22  Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.

Atos 13:39  e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés.
Romanos 3:22  justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,
Romanos 3:25  a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
Gálatas 3:8  Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos



Argumento  2- reunião dos filhos de Deus.
O texto de 1 Jo 2:2 faz paralelo a Ez 36:26-27
o termo "nossos pecados" faz paralelo a "toda a nação"
e "mundo inteiro" faz paralelo a "filhos de Deus"
1 Jo 2:2  e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

Jo 11:50-52  nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo e que não venha a perecer toda a nação {israel}
51  Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação
52  e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos.
Resposta:

1- ! Jo 2:2 faz paralelo com 1 Tm 4:10; onde "fiéis" se refere a cristãos e "nossos pecados" se refere a cristãos, e "todos os homens" e "mundo inteiro" se referem a toda humanidade.


1 Tm 4:10  Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.
1 Jo 2:2  e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

Hb 2:9  vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.

2-o termo "nossos pecados" não tem paralelo com "  "toda a nação"

  • "nossos pecados" significa  os pecados dos cristãos (de João e dos Cristãos) 
  • "toda a nação" tem haver com a nação de Judeus
3- o termo "mundo inteiro " não tem paralelo a " filhos de Deus"
  • o termo "filhos de Deus" diz respeito aos Cristãos, todo aquele que recebe a Jesus Jo 1:12
  •  eo  termo"mundo inteiro" por fazer constraste com "nossos pecados" [cristãos] em 1 Jo2:2, se refere aos não cristãos
Jo 10:11  Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
Resposta:
1-O texto de João diz mesmo que Jesus dá a vida pelas ovelhas, pois neste caso as ovelhas dele são os que ouvem a sua voz.
2-Entretanto outros textos dizem que ele deu a vida não somente pelos que vão crer mas pelos que o renegarão

3- Devemos orar por todos os homens, Deus deseja a salvação de todos eles, por isso pagou o resgate por todos eles
2 Pe 2:1 ¶ Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
 1 ¶ Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,
 4  o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade
5  Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
6  o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
4- todos sem excessão pecaram, todos morreram, e por todos Deus tornou possível a justificação e salavação

Rm 3:23  pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
Rm 5:12  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.Rm 5:18 Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.Rm 11:32  Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos

 e em paralelismo Paulo usa o hebraísmo, neste contexto específico, de "MUITOS" no sentido de TODOS  ou será que existem homens que nunca pecaram?????
Rm 5:15  Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.9  Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.


5- Jesus morreu pelos ímpios, e quem são os ímpios? Todos os homens, sem excessão o que inclui nós que nos convertemos.
1 Pedro 3:18  Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,
 Rm 5:6 ¶ Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
mais textos:
Ap 5:9  Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
10  e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.

Resposta:
Estes textos não contradizem os arminianos, pois eles crêem que a salvação só é eficaz para quem se apropria dela pela fé

Rm 8:28-33
28  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 ¶ Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30  E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Tudo que foi conquistado por Jesus é suficiente para todos mas eficaz para os que crêem, os eleitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário