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quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Governo Bíblico da Igreja- presbíteros ou bispos e diáconos e dons

 




1-Presbíteros/Bispos


1- Não devem ser julgados sem testemunhas

1 Timóteo 5:19  Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.

2- Presbíteros podem ser apóstolos (missionários) ou simplesmente presbíteros locais
1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:

2 João 1:1  O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
3 João 1:1  O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.

Para um estudo exaustivo sobre os Apóstolos click


4-Os presbíteros locais, em cada igreja, eram separados ao ministério por presbíteros missionários (apóstolos)
Atos 14:14  Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando:

Atos 14:23  E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

Atos 15:2  Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que esses dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a esta questão.


5- O socorro aos necessitados era  coordenado pelos presbíteros
At 11:29  Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia;
30  o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo.

6- As decisões locais eram tomadas pelos presbíteros apóstolos (missionários), presbíteros locais e pela igreja

Atos 15:4  Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles.
Atos 15:6  Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão.
Atos 15:22  Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos,
Atos 15:23  escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, {Antioquia: capital da Síria} Síria e Cilícia, saudações.
Atos 16:4  Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos, para que as observassem, as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém.
Atos 21:18  No dia seguinte, Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram.

7- Presbíteros eram o mesmo que bispo 

Atos 20:17  De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.
28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

Tt 1:5 ¶ Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:
6 ¶ alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.

Filipenses 1:1  Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos

1 Tm 3:1 ¶ Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado (bispado), excelente obra almeja.
2  É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3  não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;
4  e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito
5  (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);
6  não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
7  Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.
8 ¶ Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,
9  conservando o mistério da fé com a consciência limpa.
10  Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.
11  Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.
12  O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.
13  Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.


8- Os presbíteros pastoreavam
Atos 20:17  De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.
28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue

9- Os presbíteros dedicados devem ser dignos de duplicada honra
1 Timóteo 5:17  Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.


10- Os presbíteros presidem
1 Timóteo 5:17  Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.
1 Ts 5:12  Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;


11- Os presbíteros dedicam ao ensino da Palavra de Deus
1 Timóteo 5:17  Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.

12- Os presbíteros tem qualidades morais
Tt 1:5 Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:
6 ¶ alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.
7  Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;
8  antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si,
9  apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.
10  Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.
11  É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.

13- Os presbíteros devem dominar as escrituras e saber responder os contradizentes
Tt 1:5 ¶ Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:
6 ¶ alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.
7  Porque é indispensável que bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;
8  antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si,
9  apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.
10  Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.
11  É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.


14- Os presbíteros devem orar pelos enfermos
Tiago 5:14  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.
1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:

15- Os presbíteros missionários e locais eram separados ao ministério mediante imposição das mãos dos presbítereos
1 Timóteo 4:14  Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
2 Timóteo 1:6  Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.


2- Diáconos

Eram os auxiliares dos presbíteros, os quais dedicavam da questão social/material da igreja, embora alguns deles dedicavam á evangelização, como era o caso de Filipe e Estevão

At 1 ¶ Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.
2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.
3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;
4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
6  Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
7  Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.
8 ¶ Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

At 8:5  Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.
6  As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.
7  Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.


3-Cooperadores

Termo genérico que se referia a apóstolos, presbíteros locais, missionários e diáconos ou mensageiros como Epafrodito.

Tito e Timóteo eram apóstolos http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2022/05/nao-sao-apenas-14-apostolos-na-biblia.html

Romanos 16:9 Saudai Urbano, que é nosso cooperador em Cristo, e também meu amado Estáquis.
Romanos 16:21 Saúda-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.
1 Coríntios 9:23 Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
1 Coríntios 16:16 que também vos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro.
2 Coríntios 8:23 Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das igrejas e glória de Cristo.
Filipenses 2:25 Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades;
Filipenses 4:3  A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
Filemon 1:24  Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.



3- Diferença entre dom ministerial,  ofício e dons de manifestação
Felipe era um diácono com dom ministerial de evangelista,. Da mesma forma Estevão. (ver DIACONOS)

 Além disso tinha vários dons de manifestaçaõ como operação de maravilhas e dons de curar:

At 6:3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;
4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia
6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos
8 ¶ Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9  Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estêvão;
10  e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.


Atos 21:8 No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele


At 8:5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.
6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia,
7 pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
8 E havia grande alegria naquela cidade.


Pedro e João tinham dom ministerial de apóstolo (missionário) e eram presbíteros: 
1 Pedro 5:1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:
2 João 1:1 O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
3 João 1:1 O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.

Pedro, João, Paulo e outros tinham vários dons como linguas, profecia, cura, milhagres, discernimento de espírito, etc. At 2, 1 Co 14.

Qualquer cristão pode ter dons de manifestação 1Co 12 que são 9.
  • línguas
  • interpretação
  • profecia
  • palavra do conhecimento
  • palavra da sabedoria
  • discernimento de epíritos
  • cura
  • maravilhas
Todo cristão tem pelo menos um dom ministerial:

1 Pedro 4:10  Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Rm 12:3  Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4  Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
5  assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
6  tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
7  se ministério [diakonia, serviço], dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
8  ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.

1 Co 12:28  A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
29  Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?


  • evangelista, 
  • mestre / 
  • pastor, 
  • apóstolo (missionario), 
  • profeta,
  •  socorro
  • governo
  • presidencia
  • exortação
  • misericordia
  • etc.






4- Cada igreja tinha um ou mais presbíteros:

Atos 14:23  E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.


Atos 16:4  Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos, para que as observassem, as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém.

Atos 20:17  De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.

Tito 1:5  Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:

Tiago 5:14  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:
2  pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;

Considerações Finais

Presbíteros eram líderes, oficialmente reconhecidos (At 14.23; Tt 1.5; Fp 1.1)

Ordenados pelas igrejas pela imposição de mãos (1 Tm 5.22; cf. 1 Tm 4.14; At 13.1-3)

Dedicavam a estudo e exposição da Palavra (1 Tm 5.17)

Governavam a igreja (1 Tm 5.17; cf. 1 Tm 3.4-5; Hb 13,7,17; At 20.28; 1 Pe 5.1-4)

Ordenar outros presbíteros (Tt 1.5; 1 Tm 3.1ss; 5.22).



sábado, 6 de agosto de 2022

Maçonaria- posição da Igreja Presbiteriana do Brasil





 "SC-IPB-2006 Doc. CIV – 

Quanto aos Docs. 06, 07 e 08 – SUBSTITUTIVO – O SC/IPB –2006 


Quanto ao documento 06 - do Presbitério de Montes Claros, solicitando se

mantenha a decisão SC-IPB 2002 CXCVIII sobre a maçonaria; 

07 – proposta do Presbitério de São Vicente para que o Centro Presbiteriano de Pós-graduação

Andrew Jumper proceda avaliação e apresente parecer sobre a questão maçônica;

08 – relatório da Comissão Permanente para estudos da mesma matéria;


Considerando que, 


1. Não obstante a maçonaria não seja uma religião de direito conforme a constituição maçônica, é uma religião de fato, segundo dois terços de seus mais ilustres expositores; 


2. O Grande Arquiteto do Universo é uma divindade vaga como um rótulo em branco onde você pode preencher com Jeová, Alá, Shiva, etc; por isso não pode aplicar-se ao Deus Soberano, Triúno e Santo.


 3. Jesus, nosso Redentor, não é o mediador segundo a doutrina maçônica, pois todas as orações

feitas na loja não são endereçadas a Deus por meio de Jesus. 


4. A salvação na maçonaria é obtida pelas obras, uma vez que os maçons são aperfeiçoados pela

prática de ensinos filosóficos dessa vetusta instituição. Assim os maçons são aperfeiçoados pelos seus esforços e entram no céu por serem bons maçons e não mediante a obra redentora de Cristo. 


5. A esperança da vida futura não é baseada na obra expiatória de Cristo, conseqüentemente o maçom entra na bem-aventurança eterna, na loja celeste, mesmo sendo um idólatra ou espírita conquanto que seja um bom maçom. 


6. A unidade cristã é ferida, uma vez que crentes em Cristo entram em profunda comunhão iniciática com aqueles que negam o santo Evangelho de Cristo, contrariando assim o que preceitua a Segunda Epístola aos Coríntios 6:14-18. 


7. A Bíblia é usada contra a própria Bíblia nos rituais maçônicos pois não passa de uma mera peça ou símbolo sem jamais ser considerada como regra de fé e prática. Exemplo disso é o uso do Salmo 133 para enfatizar a união dos irmãos maçons mesmo quando essa união é feita de crentes, idólatras e até feiticeiros. 


8. Há ritos iniciáticos que ferem a consciência cristã, quando crentes dizem vir das trevas para a luz, fazendo promessas temerárias diante daquele a quem chamam “venerável”. 


9.A participação dos irmãos em Cristo na Maçonaria tem sido motivo de escândalo e tropeço para muitos neófitos. 


10. Por amor ao Senhor da Igreja e sua Noiva todos os crentes devem renunciar a tudo aquilo que seja estorvo para si e para os outros uma vez que a base da ética cristã é o amor. 


O Supremo Concílio RESOLVE: 


1. Afimar a incompatibilidade entre algumas doutrinas maçônicas, como as retromencionadas, com a fé cristã.


 2. Determinar a não recepção de membros à comunhão da Igreja de pessoas oriundas da maçonaria, sem que antes elas renunciem à confraria. 


3. Não eleger nem ordenar ao oficialato da Igreja aqueles que ainda estão integrados na maçonaria.  


4. Orientar com mansidão e amor aos irmãos maçons a, por amor a Cristo e sua Igreja, deixarem a maçonaria. 


5. Tratar com o máximo amor e respeito aqueles que ainda estão na maçonaria para que seu desligamento seja feito pelo esclarecimento do Espírito mais do que por coerção ou constrangimento. 

Sala das Sessões, 21/07/2006."



Para maiores detalhes acesse

Citações de escritos maçons.

http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2014/04/maconaria-sob-luz-de-seus-escritos-e.html


Falsa lenda do Baphomet

https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2016/07/a-falsa-lenda-do-baphomet-na-maconaria.html


Falsa lenda da Nota de um dólar e maçonaria

http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2015/07/o-mito-da-relacao-da-nota-de-um-dollar.html

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Análise do julgamento da Igreja Presbiteriana sobre a Congregação Cristã no Brasil ser uma seita.

 





Em julho de 2022 o Supremo Concilio da Igreja Presbiteriana do Brasil decidiu:

"Não reconhecer a CCB como Igreja genuinamente evangélica devido a identificação nesta de características peculiares a seitascompreensão equivocada sobre as Escrituras Sagradas, sobre a natureza dos sacramentos, especificamente o batismo, sobre cristologia, e exclusivismo." 


Segue abaixo em preto o parecer e em vermelho e azul as devidas considerações 

__________________________________________________________________________________

Consulta sobre Posicionamento da IPB quanto a Congregação Cristã no Brasil.

julho de 2022.


Considerando:

 1. A data de fundação da Congregação Cristã do Brasil (CCB) em julho de 1910, sem ligações com projetos missionários internacionais, e o fato da CCB não se reconhecer oficialmente como uma denominação pentecostal, mesmo que marcada pela presença em seus raros documentos, da glossolalia como evidência do recebimento do Espírito Santo e, portanto, pertinente a consulta sobre o posicionamento da IPB sobre a CCB. 

Resposta:

A CCB ainda que não tenha usado o termo pentecostal no seu site ela se identifica como tal por meio dos pontos de doutrina, este estão também nos hinários desta denominação:

"7 Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (Atos, 2:4; 10:45-47; 19:6)"

2. A forte presença da CCB no Estado de São Paulo, e em outros lugares do Brasil, bem como na América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e África. 

3. Que a CCB afirma em seu site oficial que "não faz qualquer tipo de propaganda de sua doutrina, nem se utiliza de qualquer meio de divulgação pública de seus princípios de fé. Quem tiver interesse espiritual de conhecer sua doutrina deverá frequentar seus cultos em qualquer de suas igrejas", o que gera certa dificuldade para levantamento de dados. 

Resposta:

A doutrina da CCB no Brasil está exposta no site oficial da mesma, de forma concisa https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/institucional/doutrina

Neste site também tem as reuniões das Assembléias. http://www.ccbhinos.com.br/topicos-de-ensinamentos-congregacao-ccb/ensinamentos.html

Faltou , como veremos abaixo, pesquisar melhor.


4. Que o modelo implementado pelo seu fundador, Louis Francescon, busca ser seguido ainda hoje; entretanto, passou por inegáveis e importantes modificações, a exemplo do próprio Estatuto, mormente nos Pontos de Doutrina, essencialmente na compreensão e aceitação da Bíblia, ponto que sofreu a seguinte modificação: Em 1980 dizia "1. Nós cremos na inteira Bíblia e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou DEla diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim., 3:16,17; Rom., 1:16)" e em 1995 recebeu nova redação a qual foi ratificada novamente em 2004, restando assim a nova: 

"I - Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou dEla diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim. 3:16-17; Rom. 1:16).", alteração essa que muda radicalmente o seu posicionamento inicial por submeter a autoridade da Escritura a avaliação e interpretação autoritativa humana; Louis foi dissidente da Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago (IPIC), onde também se casou em 1885; Lá ele apresentou dificuldades com o batismo por aspersão ministrado pela IPIC. 

Resposta:

O termo "contendo" nessa declaração, por si, é insuficiente para dizer que a Bíblia não foi inspirada por completo ou que ela apresenta erros. 

Para citar o exemplo vejamos o dicionário Michaelis eletrônico:

"conter

1 Ter ou comportar em si; encerrar(-se), incluir(-se), reunir(-se): O dicionário contém mais de 200 mil verbetes. Não é no dinheiro que se contém a felicidade."


Neste exemplo observa-se que o termo contém se refere ao CONTEÚDO do dicionário e não à partes do dicionário.

No caso acima ao dizer que creem  na inteira Bíblia sagrada elimina a posição de que partes da Bíblia devem ser descridas, obviamente.

Isso fica evidente nesse trecho da Assembleia de 2013 , portanto posterior a data citada pelo Concilio Presbiteriano:


* 13. LEITURA DA BÍBLIA

A irmandade deve possuir a sua Bíblia e hinário, levando-os ao culto. É necessário que todos os irmãos dediquem-se à leitura da Bíblia a fim de conhecer a vontade de Deus, pois ela é a Sua Santa Palavra. O apóstolo Paulo falou a Timóteo “persiste em ler” ( I – Tim. 4:13), e o Senhor Jesus disse aos Saduceus: “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. (Mat. 22:29). 78ª ASSEMBLÉIA – 2013

O uso do verbo conter é  uma maneira popular, não teológica, de se expressar o qual já ouvi várias vezes, para dizer por exemplo, que as falas de Satanás não  devem ser obedecidas, como outras partes da bíblia, ou que os erros de personagens não devem ser imitados. Por isso alguns usam o termo a Bíblia contém a Palavra de Deus, mesmo crendo que ela foi inspirada. 

Esse termo, porém, pode levar a confusões, como foi o caso agora, porque há pessoas que creem que a partes da Bíblia não foi inspirada e que ela contem erros. Da mesma forma há pessoas que ao ouvirem que a inspiração é Verbal acham que isso significa que ela foi ditada:

Norman Geilsler ensina que  a inspiração diz respeito ao registro da Bíblia, o qual foi isento de erros, mas não signfica que tudo que está escrito deve ser obedecido ou que não há registro de erros, ou seja,  registro de ações que não devem ser imitadas:


Teólogos ortodoxos ao longo dos séculos vêm ensinando, todos de comum acordo, que a Bíblia foi inspirada verbalmente, i.e., é o registro escrito por inspiração de Deus. ..

Ao surgir o idealismo germânico e a crítica da Bíblia (v. cap. 14), surgiu também uma nova visão evoluída da inspiração bíblica, a par do modernismo ou liberalismo teológico. Opondo-se à opinião ortodoxa tradicional de que a Bíblia é a Palavra de Deus, os modernistas ensinam que a Bíblia meramente contém a Palavra de Deus. Certas partes dela são divinas, expressam a verdade, mas outras são obviamente humanas e apresentam erros. Tais autores acham que a Bíblia foi vítima de sua época, exatamente como acontece a quaisquer outros livros. Afirmam que ela teria incorporado muito das lendas, dos mitos e das falsas crenças relacionadas à ciência. Sustentam então que, pelo fato de esses elementos não terem sido inspirados por Deus, devem ser rejeitados pelos homens iluminados de hoje; tais erros seriam resquícios de uma mentalidade primitiva indigna de fazer parte do credo cristão. Só as verdades divinas, entremeadas nessa mistura de ignorância antiga e erro grosseiro, é que de facto teriam sido inspiradas por Deus...


 ... nem tudo que está na Bíblia ficou isento de erro. Por exemplo, as Escrituras contêm o relato de muitos atos maus, pecaminosos, mas de modo algum a Bíblia os elogia; tampouco os recomenda. Ao contrário, condena essas práticas malignas. A Bíblia chega a narrar algumas das mentiras de Satanás (e.g., Gn 3.4). Portanto, a simples existência dessa narração não significa que a Bíblia ensine serem verdadeiras essas mentiras. A única coisa que a inspiração divina garante aqui é que se trata de um registro verdadeiro de uma mentira satânica, de uma perversidade real de Satanás.

...De fato, a Bíblia registra muitas coisas que ela de modo algum recomenda, como a asserção: "Não há Deus" (Sl 14.1). Em todas as passagens, o que a Bíblia está declarando deve ser estudado com cuidado, a fim de se apurar o que ela está ensinando na verdade. Só o que a Bíblia ensina é que é inspirado, e não todas as palavras relacionadas a todo o seu conteúdo." Introdução Bíblica. Norman Geilser. Editora Vida


Outros documentos da CCB demonstram que o sentido é que o conteúdo total da Bíblia é a palavra de Deus:


24. LEITURA DA BÍBLIA SAGRADA

Pela leitura da Bíblia Sagrada vem o conhecimento para a salvação, pois nela está contida a

Palavra de Deus. Porém, a falta de conhecimento pode levar ao erro. Por isso quando o Senhor Jesus foi interrogado pelos saduceus sobre a ressurreição, respondeu-lhes: “...Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22:29). O conhecimento das Escrituras não deve ser confundido com o que Paulo disse em II Coríntios 3:6 “... novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, e o espírito vivifica”. Paulo não se referia ao conhecimento especifico da lei, mas à obediência da lei do antigo testamento, pois em Romanos 3:20 está escrito: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”; e no verso 28 diz: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”. Assim, é dever de todos a leitura e meditação dos textos contidos na Escritura Sagrada, principalmente no Novo Testamento. Reunião Geral dos Ensinamentos -82ª ASSEMBLÉIA 

*10 - DOUTRINA - ADÃO, O PRIMEIRO HOMEM Alguns irmãos não conhecendo bem as Escrituras, entendem que antes de Adão havia homens na terra. Nós porém, que cremos e aceitamos a Bíblia Sagrada como contendo a infalível Palavra de Deus, temos que nos ater ao que está escrito. No capítulo 2, verso 4, do livro de Gênesis vem dito: “Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra”. Também está escrito que Eva foi a mãe de todos os viventes. 67ª ASSEMBLÉIA - 2002 -


5. Que a postura de Francescon relativa ao batismo fez com que ele e um grupo pessoas saíssem da IPIC e, a partir daí, tivessem contato com o movimento Pentecostal nos EUA, apegando-se a glossolalia como forma identificar o recebimento da bênção do Espírito Santo na vida do crente. Francescon chegou ao Brasil em 12 de março de 1910. 


6. Que, ao que parece, na CCB não se fazem cultos ao ar livre e pregações em locais públicos; que a mídia eletrônica é proibida; e que não são permitidas campanhas evangelísticas nem impressão e distribuição de folhetos. 

Resposta:

A CCB utiliza de cultos On line e tem canais oficiais de transmissão    https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/online


7. Que há testemunhos espontâneos por meio dos membros; e que a pregação não é preparada com antecedência pois espera-se que seja inspirada pelo Espírito Santo. 


8. Que há contradição entre o que ensina o art. 19 do estatuto da CCB quando afirma que a denominação "é constituída por uma comunidade que aceita toda a Bíblia Sagrada, na qual está contida a infalível Palavra de Deus, estando devotada a Jesus Cristo, Autor e Consumador da Fé, fundada na Doutrina Apostólica", mesmo afirmando em seus Pontos de Doutrina, que "Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-La como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d'Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" (grifos nossos). Essas afirmações conflitantes interpretadas à luz das decisões exaradas em seus "Tópicos de ensinamento" em diversas Assembleias anuais demonstram, no mínimo, a consideração quanto a precedência da interpretação humana sobre a própria palavra revelada; assim, a Bíblia não deve ser estudada, como ensinado, por exemplo, nos TÓPICOS - 36ª ASSEMBLÉIA DE 05 A 09 DE ABRIL DE 1971 "46 - NÃO DEVEMOS PREGAR CONTRA O ESTUDO - Há servos que interpretam como uma proibição de estudo a parte da palavra que diz: "e o muito estudar enfado é da carne." - NÃO É PROIBIDO ESTUDAR. Nesta reunião é dado esclarecimento a todos: O QUE NÃO PODEMOS FAZER É ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS. Quanto a estudar para ampliar os conhecimentos na parte material, em nossa profissão ou outras atividades, é coisa boa e proveitosa. Quem tem oportunidade de estudar, deve aproveitá-la. Atualmente, com o grande desenvolvimento de nossa Nação, o estudo tornou-se indispensável, tanto para a obtenção de colocações como para mantê-las e conservá-las. Portanto, que ninguém pregue contra o estudo. Deixemos a nossa mocidade e a irmandade em geral livre nesta parte. Mesmo que o irmão que estuda seja músico e falte nos cultos os dias da semana. Não o impeçamos de estudar. O que temos a fazer é aconselhá-lo a guardar-se no temor de Deus, não perdendo os cultos em dias em que não há aula. Quanto ao estudo de advocacia, não é conveniente para os irmãos do ministério.", e uma vez interpretada à mercê do que "prega", não pode ser questionada "TÓPICOS DE ENSINAMENTOS - REUNIÕES DE 1948 - AOS CRENTES - A palavra de Deus ensinada à Sua Igreja não é para ser discutida, porém obedecida; só assim se honra ao Senhor." Assim sendo, temos por clara a admissão de outra fonte de autoridade que não a Palavra de Deus e que, por conseguinte, a ela sobrepuja.

Resposta:

A CCB não estimula o ensino formal teológico, mas a leitura sim:

24. LEITURA DA BÍBLIA SAGRADA
Pela leitura da Bíblia Sagrada vem o conhecimento para a salvação, pois nela está contida a
Palavra de Deus. Porém, a falta de conhecimento pode levar ao erro. Por isso quando o Senhor Jesus foi interrogado pelos saduceus sobre a ressurreição, respondeu-lhes: “...Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22:29). O conhecimento das Escrituras não deve ser confundido com o que Paulo disse em II Coríntios 3:6 “... novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, e o espírito vivifica”. Paulo não se referia ao conhecimento especifico da lei, mas à obediência da lei do antigo testamento, pois em Romanos 3:20 está escrito: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”; e no verso 28 diz: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”. Assim, é dever de todos a leitura e meditação dos textos contidos na Escritura Sagrada, principalmente no Novo Testamento. REUNIÃO GERAL ANUAL DE ENSINAMENTOS -82ª A S S E M B L É I A



3 - EXORTAR A IRMANDADE A LER A BIBLIA SAGRADA

A irmandade deve ser ensinada e incentivada a ler as Escrituras Sagradas. Há irmãos que nunca lêem a Biblia, não têm qualquer conhecimento do seu conteúdo. O apóstolo São Paulo falou a Timóteo “persiste em ler" (I Tim., cap. 4, v" 13). 67ª Assembleia 2002

 


* 13. LEITURA DA BÍBLIA
A irmandade deve possuir a sua Bíblia e hinário, levando-os ao culto. É necessário que todos os irmãos dediquem-se à leitura da Bíblia a fim de conhecer a vontade de Deus, pois ela é a Sua Santa Palavra. O apóstolo Paulo falou a Timóteo “persiste em ler” ( I – Tim. 4:13), e o Senhor Jesus disse aos Saduceus: “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. (Mat. 22:29). 78ª ASSEMBLÉIA – 2013

9. Que as afirmações teológicas nos Pontos de Doutrina da CCB podem inicialmente aparentar não conter heresias doutrinárias, mas que, no mesmo documento há uma informação relativa ao batismo, que é muito estranha, a saber, que a CCB batiza seus membros "em nome de Jesus" e em "nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Desta forma, Jesus não seria essencialmente o "Filho", rompendo com a doutrina ortodoxa da união das duas naturezas de Cristo em uma só pessoa conforme definida no Concílio de Calcedônia (ano 451 d.C.). 

Resposta:

O Superemo Concílio agiu de forma desatenta, pois o  ponto de Doutrina 3 diz:

 Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Lucas, 1:27,35; João, 1:14; I Pedro, 3:18)  https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/institucional/doutrina acessso em 03/08/2022

Ainda no documento citado pelo Supremo Concílio (tópicos REUNIÃO GERAL ANUAL DE ENSINAMENTOS 86ª ASSEMBLEIA - 2022 - RESUMO DE ENSINAMENTOS disponível em https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/circular/topicos diz:

NATUREZA DE CRISTO - Referência ao Itens 2 e 3 dos Pontos de Doutrina
A natureza humana de Jesus, gerada no ventre de Maria, é claramente distinta da natureza divina do Deus filho, segunda pessoa (I João 5, 20) da trindade santa (Item 2 dos Pontos de Doutrina) que Nele tomou corpo. O Senhor, tomando natureza humana, com o objetivo de ser o representante dos que Nele crerem para a remissão dos pecados, na sua condição de homem, era inferior a Deus. Contudo, em sua natureza divina, sendo o Verbo eterno, jamais deixou de ser Deus (João 20,21 e I João 5,20). Jesus Cristo tornou-se, ao mesmo tempo, Deus filho - eterno e incriado - e o homem nascido em Belém da Judéia. Por conseguinte, ainda que Ele tenha assumido a natureza de homem (João 13,31), conserva para sempre - e inquestionavelmente inalterada - a sua natureza de Deus, intercedendo pela Igreja na glória celeste.

Conclusão:

A CCB não nega a doutrina ortodoxa das duas naturezas de Cristo.

 

 10. Que o presbitério consulente afirma em sua consulta ser a CCB um grupo exclusivista, baseando-se para tal no preâmbulo da obra Histórico da Obra de Deus revelada pelo Espírito Santo no Século passado (HOD), p.47 e no artigo 8º do Estatuto da CCB, ainda que esses textos, por não serem claros, e sejam passiveis de outros entendimentos; entretanto, há que se considerar a "Doutrina do Batismo" exarada nos "TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 28 A 31 DE MARÇO E 1° DE ABRIL DE 1961

" que nos seus termos diz: Doutrina do Batismo - "Quando se vai batizar, sendo o servo de Deus um mandado do Senhor, para cumprir o mandamento deve usar as palavras "Em Nome do Senhor Jesus te batizo Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" tudo conforme se encontra em S. Mateus XXVIII, vs. 19 e Atos II, vs. 38. Pois o sacramento que está cumprindo é um mandamento do Senhor Jesus. Sempre temos considerado que todos sejam batizados segundo o Senhor nos tem feito claro desde o princípio desta Obra. O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos irmãos aqueles que se batizam entre nós. Na obra de Deus não temos parentes nem amigos, todos somos iguais e quem não está na doutrina não é considerado como irmão nem tem liberdade nos cultos." (grifo nosso), bem como nos TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 28 A 31 DE MARÇO E 1° DE ABRIL DE 1961 "- FREQUENTAR SEITAS - Tem existido no meio da irmandade irmãos que não se satisfazendo, aliás, acham talvez, que o que o Senhor envia pelo Espírito Santo nas congregações não é suficiente para saciar suas almas buscando assim ser alimentados pela sabedoria humana, freqüentando seitas onde predomina o saber e a ambição do homem. Até no espiritismo tem ido irmãos nossos; aquele que iluminado pelo Espírito Santo deve saber discernir a moeda falsa da verdadeira. Sabemos por quem somos guiados e quem opera em nosso meio; todavia, não é possível ser admitido que nossos irmãos freqüentando seitas e denominações extranhas a nossa fé possam ser considerados nascidos da água e do espírito como um fiel que tem aceito o Senhor nosso Jesus Cristo como o seu único e Pessoal Salvador. Assim devem tais irmãos serem exortados com veemência e, si porventura não renunciarem a tais habitos, não serão mais considerados como irmãos e impedidos assim da comunhão da Igreja. Existem irmãos que tem em si o desejo de ser pregadores, não possuindo para tal o Dom de Deus, em casos tais alguns tem ido para seitas onde lhe dão a liberdade desejada. Devemos nos guardar desses espíritos de ambição e inveja pois mais tarde ou mais cedo o Senhor esclarece o que se encontra no coração daquela pessoa." Tais resoluções demonstram o que podemos certamente considerar como exclusivismo, posto que por "liberdade nos cultos" pode-se claramente se reconhecer como a participação na comunhão, o que é vedado até a membros de outras denominações cristãs, mesmo em comunhão com suas Igrejas, e até mesmo aos que tenham sido batizados em nome do Senhor Jesus e por imersão nas suas denominações, bem como a prevista exclusão da irmandade em caso de insistência na frequência em outras denominações. Tais práticas certamente demonstram o caráter exclusivista da CCB.

Resposta:

1- O Supremo Concilio, tal qual dito no topico 4 acima, diz : "Que o modelo implementado pelo seu fundador, Louis Francescon, busca ser seguido ainda hoje; entretanto, passou por inegáveis e importantes modificações, .." então é preciso levar em conta as declarações atuais. Inclusive no topico 12 diz: 

" Que em seu site oficial a CCB, em seus tópicos, presta esclarecimentos sobre seitas e sectários nos seguintes termos: "Não é correto denominar as igrejas evangélicas de seitas. Essa palavra, neste particular, designa sistema religioso divergente de religião dominante. Há irmãos membros de igrejas evangélicas, que vivenciam a Graça assim como nós; creem em Nosso Senhor Jesus e buscam a salvação na obra redentora de Cristo. De igual modo, jamais devemos cognominar de 'seitários' qualquer cristão, até porque essa palavra não consta do dicionário", o que aparentemente vai de encontro a afirmação de que a CCB é excludente e propaga a salvação somente entre seus muros." Ora isso é a posição atual. e pode ser encontrada no link  https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/circular/topicos


O topico, do site da CCB, A graça de Deus, também citado no ítem 12 do Documento da Igreja Presbiteriana diz:



"A GRAÇA DE DEUS – SALVAÇÃO DO HOMEMA graça é uma dádiva celeste, concedida por Deus, por intermédio do sacrifício de Cristo, salvando o crente da maldição, justificando-o e o conduzindo a vida eterna (Ef. 2,8 e Tito 2,11). Todos os salvos são vencedores pela graça de Deus. Ninguém pode conquistar salvação por méritos pessoais. A graça é, também, o poder vivo e operante de Deus na Igreja, concedida pelo Espírito Santo, de sorte a capacitá-la na milícia da vida eterna. O apostolo Paulo testifica do poder da graça em sua epistola 1Cor 15,10: "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo". Recomenda a Timóteo se fortificar na graça também, conforme se verifica em 2Tim 2,1: "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus". Portanto, a Igreja que vivenciar o Espírito Santo em si mesma, experimentar a dispensação dos dons celestes, respeitar a santa palavra de Deus e guardar a sã doutrina, pode afirmar que a graça de Deus habita nela. A salvação não é propriedade de nenhuma denominação religiosa nem, em verdade, o poderia ser, sendo obra da graça divinal - concessão maravilhosa de Jesus - que, por Seu sacrifício, abriu-nos a revelação de Sua Palavra e, por ela, mediante a fé, franqueou-nos o acesso a Deus, dispensando o Espírito Santo em nossos corações.

Conclusão:

A CCB não afirma mais ser um grupo exclusivista.

 

11. Que o Presbitério consulente afirma em seus considerandos que a CCB impede seus membros de visitarem outras igrejas evangélicas e de realizarem outras leituras fora a Bíblia no HOD na página 12, o que se lê literalmente no referido documento é que "O povo de Deus não tem necessidade de frequentar outros cultos e nem de ler leituras religiosas de diferentes princípios. Na Sagrada Escritura existe tudo o se precisa, individual e coletivamente", entretanto, há que se considerar nas resoluções da Assembleia de 1977 a seguinte decisão: "05 - SOCIEDADE SECRETA E RELIGIÕES DIVERSAS - O povo de Deus não deve se envolver com sociedades secretas, nem frequentar religiões, credos e outras formas de doutrinas. Surgiram ultimamente certas religiões estranhas, que vem iludindo a muitos, principalmente a mocidade. Estejamos todos advertidos contra a ação e influência desses emissários, portadores de doutrinas estranhas." (grifo nosso); a qual leva a compreender a existência de tal prática, visto colocar no mesmo patamar "religiões, credos e outras formas de doutrina," apesar de parecer esta tratar apenas do postulado inicial e considerando também o postulado em resolução citado no item anterior referente a TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 28 A 31 DE MARÇO E 1° DE ABRIL DE 1961 "- FREQUENTAR SEITAS, e claramente prevê sanção de exclusão da comunhão aos que frequentarem outra denominações que consideram estranhas.

Resposta:

Como respondido no tópico 10 (ver também o 12), a CCB não tem mais uma postura exclusivista. Não se pode dizer que ela é exclusivista, mas que foi exclusivista

Ainda que a CCB ainda mantenha esta posição exclusivista, esse critério sociológico não é suficiente para caracterizá-la como uma seita. Uma seita deve negar os pontos essenciais do evangelho, e esse sem dúvida não é um ponto essencial a salvação.   http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2019/10/doutrinas-essenciais-salvacao-criterios.html


12. Que em seu site oficial a CCB, em seus tópicos, presta esclarecimentos sobre seitas e sectários nos seguintes termos: "Não é correto denominar as igrejas evangélicas de seitas. Essa palavra, neste particular, designa sistema religioso divergente de religião dominante. Há irmãos membros de igrejas evangélicas, que vivenciam a Graça assim como nós; creem em Nosso Senhor Jesus e buscam a salvação na obra redentora de Cristo. De igual modo, jamais devemos cognominar de 'seitários' qualquer cristão, até porque essa palavra não consta do dicionário", o que aparentemente vai de encontro a afirmação de que a CCB é excludente e propaga a salvação somente entre seus muros. Entretanto é necessário esclarecer que tal posicionamento, corrigindo a posição exclusivista vigente até então, é resultante de resolução recente da REUNIÃO GERAL ANUAL DE ENSINAMENTOS - 86ª ASSEMBLEIA - 2022 - RESUMO DE ENSINAMENTOS SÃO PAULO - 14 A 17 DE ABRIL DE 2022 a qual diz em seus termos: "A GRAÇA DE DEUS - SALVAÇÃO DO HOMEM - A graça é uma dádiva celeste, concedida por Deus, por intermédio do sacrifício de Cristo, salvando o crente da maldição, justificando-o e o conduzindo a vida eterna (Ef. 2,8 e Tito 2,11). Todos os salvos são vencedores pela graça de Deus. Ninguém pode conquistar salvação por méritos pessoais. A graça é, também, o poder vivo e operante de Deus na Igreja, concedida pelo Espírito Santo, de sorte a capacitá-la na milícia da vida eterna. O apostolo Paulo testifica do poder da graça em sua epistola 1Cor 15,10: "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo". Recomenda a Timóteo se fortificar na graça também, conforme se verifica em 2Tim 2,1: "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus". Portanto, a Igreja que vivenciar o Espírito Santo em si mesma, experimentar a dispensação dos dons celestes, respeitar a santa palavra de Deus e guardar a sã doutrina, pode afirmar que a graça de Deus habita nela. A salvação não é propriedade de nenhuma denominação religiosa nem, em verdade, o poderia ser, sendo obra da graça divinal - concessão maravilhosa de Jesus - que, por Seu sacrifício, abriu-nos a revelação de Sua Palavra e, por ela, mediante a fé, franqueou-nos o acesso a Deus, dispensando o Espírito Santo em nossos corações.

Resposta:

O fato da resolução ser recente, mostra que a CCB mudou para melhor, deixando a posição exclusivista. Portanto não é mais exclusivista

" O SC/IPB - 2022 

Resolve: 1. Alterar a decisão SC - 1954 - DOC. CXXXVII que diz: SC - 1954 - DOC. CXXXVII: Quanto às consultas dos Presbitérios de Niterói, de Sorocaba e da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo sobre como devem ser recebidos na IPB membros de igrejas pentecostais, congregação cristã ou Assembleia de Deus, bem como pessoas que professam a fé em igrejas reconhecidamente evangélicas mas que não pertencem à Confederação Evangélica do Brasil e também não concedem carta de transferência para outras denominações, o SC resolve responder que essas pessoas sejam recebidas por pública profissão de fé, independente de novo batismo", suprimindo a "Congregação Cristã".

 2. Não reconhecer a CCB como Igreja genuinamente evangélica devido a identificação nesta de características peculiares a seitas: compreensão equivocada sobre as Escrituras Sagradas, sobre a natureza dos sacramentos, especificamente o batismo, sobre cristologia, e exclusivismo. 3. Determinar aos Conselhos que a recepção de membros oriundos da CCB se dê por meio de pública profissão de fé e batismo. 4. Rogar as bênçãos de Deus ao Presbitério consulente.

SUPREMO CONCÍLIO - 2022 24 a 31 de Julho de 2022 - Cuiabá/MT 

Resposta:

A congregação Cristã não tem uma Cristologia heterodoxa, não tem um compreensão equivocada do Batismo. 

Eles apenas pensam que o batismo trinitário deve ser precedido da frase "em nome do Senhor Jesus".


Conclusões:

1- O Supremo Concilio presbiteriano não pesquisou corretamente e desta forma agiu de maneira imprudente .

2- A CCB não é uma seita, pois não nega as doutrinas essenciais à Fe Cristã

Espero que haja retratação por parte do Supremo Concílio.

sábado, 4 de junho de 2022

Metaverso , Igrejas e o Evangelho



Experiências virtuais precedentes

Os agrupamentos religiosos (igrejas, sinagogas, mesquitas) podem ser agora vivenciados virtualmente em três dimensões e com sistemas de som surround. Na verdade, eles vêm sendo vividos virtualmente há muitos anos, primeiro via rádio e, mais recentemente, via televisão. O aspecto tridimensional da realidade virtual, combinado com o acesso desenfreado à sua “realidade” via internet, é a novidade. De qualquer forma, embora toda a experiência seja essencialmente subjetiva, há  uma possibilidade cada vez maior de combinar realidade com “desrealidade” ou combinar a realidade com a realidade imaginada, tal como já conhecemos quando ouvimos rádio ou assistimos televisão. 


O que é Metaverso?

Metaverso é um universo digital, conectado à Internet, integrando elementos de redes sociais, mesclando os elementos fisicamente presentes, por Realidade Aumentada, gamificação e criptomoedas (para realização de negócios) criando espaços de sociabilidade virtual.

 As pessoas podem reagir entre si por meio de avatares ou futuramente por meio de hologramas. Trata-se de algo distinto da Realidade Aumentada, no sentido que opera em camadas incrementais ao mundo físico.

Pretende-se que o metaverso seja um universo de universos físico-digitais onde as pessoas poderão se encontrar – independentemente de onde estejam geograficamente – de forma híbrida e tridimensional, não apenas olhando para telas planas, mas também e principalmente por meio de softwares, aplicativos e tecnologias de realidade virtual, ampliada e/ou hologramática.  Revista do Instituto Humanitas Unisinos Nº 550 | Ano XXI | 8/11/2021


As pessoas serão capazes de fazer várias coisas como como:
  1.  encontros com família
  2. encontro com, amigos, 
  3.  trabalhar,
  4.  participar de palestras,
  5. jogar
  6. assistir filme 
  7. participar de cultos relgiosos
  8. etc.


O metaverso descreve uma visão de um mundo virtual 3D conectado, onde os mundos real e digital são integrados usando tecnologias como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). Este ambiente envolvente estará acessível por meio de fones de ouvido de realidade virtual, óculos de realidade aumentada e aplicativos de smartphone.

Os usuários se encontrarão e se comunicarão como avatares digitais, explorarão novas áreas e criarão conteúdo. A ideia é que o metaverso se torne um espaço virtual colaborativo onde possamos socializar, brincar, trabalhar e aprender. https://www.bbc.com/portuguese/geral-59908725


Ja existe o Metaverso?

Existe apenas de forma incipiente. Atualmente, em 2022, a área dos negócios tem prevalecido , mas já há as igrejas no metaverso como a VR Church (2019) e a LagoVerso (2022) da Igreja Batista de Lagoinha de Orlando.


  Ainda não se tem as tecnologias necessárias para torná-lo viável do modo como vem sendo anunciado, seja do ponto de vista da infraestrutura para possibilitar a interaçãode bilhões de usuários nesse ambiente, seja do ponto de vista da chamada “interoperabilidade” entre as várias plataformas digitais que darão forma a essa infraestrutura. 


A internet atual disponível (4 G) à maioria da população não é capaz de lidar com o fluxo de dados de inúmeras plataformas de realidade aumentada e realidade virtual sendo acessadas por bilhões de usuários, simultaneamente.

As empresas precisam construir plataformas intercambiáveis e compatíveis, caso contrário, o metaverso como ele é pensado atualmente nunca se concretizará. Teremos, no máximo, vários metaversos.

 Como o Facebook reconhece, o metaverso não surgirá da noite para o dia, nem será um “produto” que uma única empresa poderá construir, mas se trata de um “sucessor” da internet como a conhecemos, que envolverá parcerias entre as principais plataformas e, principalmente, a participação da sociedade em geral, em seus diversos níveis, para “habitá-lo”. Nós já estamos fazendo parte dessa evolução gradual rumo a um futuro metaverso neste exato momento. Em outras palavras, o surgimento do metaverso não ocorrerá apenas por um processo de inovação tecnológica por parte de empresas como o Facebook, mas também depende de invenções socioculturais, que são complexas, imprevisíveis e indeterminadas. 

A infraestrutura tecnológica do metaverso será oferecida por tais empresas, mas só poderá ser concebida a partir do acompanhamento de certas tendências comunicacionais da sociedade (muitas das quais já estamos vivendo neste tempo de pandemia e de distanciamento). Por sua vez, quando o metaverso estiver estabelecido, as futuras tendências – a partir das práticas comunicacionais pessoais e sociais nesse novo ambiente – desempenharão um papel significativo na evolução e na transformação do próprio metaverso ao longo do tempo, a partir dos usos e apropriações específicos e conjunturais que a sociedade promoverá sobre essa “internet reinventada”.Revista do Instituto Humanitas Unisinos Nº 550 | Ano XXI | 8/11/2021


 Metaverso e a religião

Pensando o metaverso como um desdobramento da comunicação digital como a conhecemos hoje, o fenômeno religioso continuará se expressando também nesse meta-ambiente digital, seja ele como for. O metaverso poderá emergir como um ambiente de relação com o sagrado, pois no fundo se tratará de um ambiente de relação entre pessoas, que portam consigo uma dimensão religiosa e espiritual, de abertura e de busca de um “algo mais”.

No metaverso, do modo como ele vem sendo anunciado, poderá haver ritos celebrados com mediações intrarrituais (gestos, palavras, objetos) que poderão ser percebidas e sentidas a distância, por meio de uma macromediação extrarritual, ou seja, todo o aparato tecnológico que permitirá a “presença metaversal” em um rito celebrado em outro espaço geográfico – uma forma de presentificação digital em um espaço ritual geolocalizável. Se assim for, teremos uma complexificação da experiência histórica e tradicional do fenômeno religioso.... .Revista do Instituto Humanitas Unisinos Nº 550 | Ano XXI | 8/11/2021


Ceia e Batismo

Os sacramentos demandam sinais sensíveis e materiais para sua celebração, que passam pelo corpo e pelos sentidos corporais objetivos. Isto é, a vivência da eucaristia passa por um comer e beber que devem tocar o nosso paladar de forma objetiva, sensível e material; o batismo passa pela imersão na água (ou ao menos o derramamento dela) de forma objetiva, sensível e material; e assim por diante. No metaverso, os elementos objetivos, sensíveis e materiais não poderão ser “teletransportados” nem experimentados digitalmente. Revista do Instituto Humanitas Unisinos Nº 550 | Ano XXI | 8/11/2021


Um avatar ou mesmo um holograma ser batizado não é o mesmo que uma pessoa real ser batizada.

Um avatar ou mesmo um holograma comer pão e beber vinho não é o mesmo que  uma pessoa participar 


Conclusão:

O metaverso é um desdobramento histórico da comunicação digital, o fenômeno religioso continuará se expressando também nesse meta-ambiente digital, especialmente por meio de cultos, estudos bíblicos e pregações. O metaverso é deve ser visto com um meio e não um fim. A igreja do Senhor não pode ser resumida ao metaverso, mas deve estar no metaverso como meio de divulgação do evangelho.

 

Bilbiografia:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/11/o-que-e-metaverso-entenda-o-projeto-que-mudou-o-nome-do-facebook.ghtml

Revista do Instituto Humanitas Unisinos Nº 550 | Ano XXI | 8/11/2021

https://www.bbc.com/portuguese/geral-59908725


sábado, 7 de maio de 2022

Não são apenas 14 apóstolos na Bíblia. Missionário ou apóstolo, qual o termo bíblico?




1-Quantos apóstolos tem na bíblia?

A Bíblia fala de dois grupos de apóstolos:

1-     os canônicos- (os 12, pois lançaram os fundamentos e os que forma inspirados a escrever livros do cãnon sagrado , como Paulo, Silvano e Timóteo, Tiago,  Ef 2:20; 3:5. 


2-     Os não canônicos (missionários).  At 14:14; Gl 1:19 (como Barnabé e Tito); Andronico e Júnias Rm 16:7. Esses anunciam as boas novas sobre o fundamento dos outros, sobre a doutrina apóstólica.


confira abaixo:

os 12

Mt 10:2  Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.

Matias - 13º

Atos 1:26  E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.


Barnabé  e Paulo-  14º e 15º

 ¶ Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.
2  E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3  Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.
4 ¶ Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.


Atos 14:14  Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando:

1 Co 9:1  Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor?
2  Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.
3 ¶ A minha defesa perante os que me interpelam é esta:
4  não temos nós o direito de comer e beber?
5  E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
6  Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?

Gálatas 2:9  e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;

 Barnabé era apóstolo no sentido mais amplo da palavra, como também muitos outros eram assim nomeados naquela época. Eram irmãos enviados por igrejas locais para a obra de evangelização pioneira, para a plantação de novas igrejas em locais ainda não evangelizados. Usada neste sentido, a palavra "apóstolo” descreve a função deles, de enviados em missão. Teoricamente ela podería ser empregada em nossos dias para designar aqueles que são enviados para o campo missionário, para fazer a obra de evangelização e plantar novas igrejas (como Barnabé, Silas e Timóteo) Apóstolos : a verdade bíblica sobre o apostolado / Augustus Nicodemus Lopes - São José dos Campos, SP : Fiel, 2014.p. 112


Silas ou Silvano 16º - missionario com Paulo e coautor de carta
Timóteo 17º- missionário com Paulo e coautor da carta

2 Coríntios 1:19 Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim.
1 Ts 1:1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.
7 ¶ Embora pudéssemos, como enviados [apóstolos] de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos;

2 Ts 1:1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo,
1 Pedro 5:12 Por meio de Silvano, que para vós outros é fiel irmão, como também o considero, vos escrevo resumidamente, exortando e testificando, de novo, que esta é a genuína graça de Deus; nela estai firmes.


Atos 15:22  Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos,
Atos 15:27  Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais pessoalmente vos dirão também estas coisas.
Atos 15:32  Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram.
Atos 15:34  Mas pareceu bem a Silas permanecer ali.
Atos 15:40  Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.
Atos 16:19  Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades;
Atos 16:25  Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
Atos 16:29  Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.
Atos 17:4  Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres.
Atos 17:10  E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus.
Atos 17:14  Então, os irmãos promoveram, sem detença, a partida de Paulo para os lados do mar. Porém Silas e Timóteo continuaram ali.
Atos 17:15  Os responsáveis por Paulo levaram-no até Atenas e regressaram trazendo ordem a Silas e Timóteo para que, o mais depressa possível, fossem ter com ele.
Atos 18:5  Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus.



 Parece-nos que a resposta é a mesma dada no caso de Barnabé: Paulo, às vezes, chama de “apóstolos” os obreiros enviados para o serviço do Senhor, alguns dos quais seus companheiros de viagens. Silas era da igreja de Jerusalém, profeta e notável entre os irmãos. Seu relacionamento com Paulo começou quando foi escolhido e enviado pela igreja para acompanhá-lo, junto de outros, na missão de entregar aos cristãos gentios as decisões do concilio de Jerusalém sobre a entrada deles na igreja (At 1 5 .2 2 ,3 2 ). Mais tarde, o próprio Paulo o escolhe como parceiro para a segunda viagem missionária, depois do desentendimento com Barnabé (At 15.36-41). Juntamente com Timóteo, Silas e Paulo vão aTessalônica, Beréia e depois a Corinto (At 18.5). Paulo os chama de apóstolos no sentido mais abrangente da palavra, que é de enviados de Cristo, através das igrejas, para a obra de pregar o Evangelho Apóstolos : a verdade bíblica sobre o apostolado / Augustus Nicodemus Lopes - São José dos Campos, SP : Fiel, 2014.p. 113


 Aqueles que eram enviados por Cristo, através das igrejas, para pregar o Evangelho em regiões onde Cristo ainda não havia sido anunciado. Aqui temos Barnabé (At 14.1,14; IC o 9.6), Silvano e Timóteo (lT s 1.1; 2.7) e “os demais apóstolos” mencionados por Paulo (IC o 9.5). É somente neste sentido, assim entendemos, que alguém em nossos dias podería reivindicar a designação. Todavia, os verdadeiros missionários estão bem longe de procurar títulos desta natureza Apóstolos : a verdade bíblica sobre o apostolado / Augustus Nicodemus Lopes - São José dos Campos, SP : Fiel, 2014p. 120-121






Tiago18º irmão do Senhor, uma das colunas com Pedro e João e autor da carta 
Gálatas 1:17  nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.
Gálatas 1:19  e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor.

#At 12.17; 15.13; 21.18; Gl 1.19; 2.9}

Atos 12:17  Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar.
Atos 15:13  Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras:
Atos 21:18  No dia seguinte, Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram.

Gálatas 2:9  e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;



Tito-19º missionário com Paulo

Tito é  mencionado nos seguintes textos: {#2Co 2.13; 7.6-16; 8.6,16,23; 12.18}. 

{#Gl 2.1-3; Tt 1.4-5}

Gálatas 2:1  Catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito.
Gálatas 2:2  Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou ter corrido em vão.
Gálatas 2:3  Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.
Tito 1:4  a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.
Tito 1:5  Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:

2 Coríntios 2:13  não tive, contudo, tranqüilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia.
2 Coríntios 7:6  Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito;
2 Coríntios 7:7  e não somente com a sua chegada, mas também pelo conforto que recebeu de vós, referindo-nos a vossa saudade, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, aumentando, assim, meu regozijo.
2 Coríntios 7:8  Porquanto, ainda que vos tenha contristado com a carta, não me arrependo; embora já me tenha arrependido (vejo que aquela carta vos contristou por breve tempo),
2 Coríntios 7:9  agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis.
2 Coríntios 7:10  Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.
2 Coríntios 7:11  Porque quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que defesa, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vindita! Em tudo destes prova de estardes inocentes neste assunto.
2 Coríntios 7:12  Portanto, embora vos tenha escrito, não foi por causa do que fez o mal, nem por causa do que sofreu o agravo, mas para que a vossa solicitude a nosso favor fosse manifesta entre vós, diante de Deus.
2 Coríntios 7:13  Foi por isso que nos sentimos confortados. E, acima desta nossa consolação, muito mais nos alegramos pelo contentamento de Tito, cujo espírito foi recreado por todos vós.
2 Coríntios 7:14  Porque, se nalguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; pelo contrário, como, em tudo, vos falamos com verdade, também a nossa exaltação na presença de Tito se verificou ser verdadeira.
2 Coríntios 7:15  E o seu entranhável afeto cresce mais e mais para convosco, lembrando-se da obediência de todos vós, de como o recebestes com temor e tremor.
2 Coríntios 7:16  Alegro-me porque, em tudo, posso confiar em vós.
2 Coríntios 8:6  o que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós.
2 Coríntios 8:16  Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós;
2 Coríntios 8:23  Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros [apóstolos]  das igrejas e glória de Cristo.
2 Coríntios 12:18  Roguei a Tito e enviei com ele outro irmão; porventura, Tito vos explorou? Acaso, não temos andado no mesmo espírito? Não seguimos nas mesmas pisadas?




Andrônico e Júnias 20º e 21 ª

Júnias era uma mulher 



Romanos 16:7  Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.


2- Epafrodito e dois irmãos são apóstolos?
Não, eram enviados para acompanhar as ofertas. Ambos haviam sido eleitos pelas igrejas da Macedonia para acompanharem a entrega em Jerusalém das ofertas levantadas por estas igrejas,


2 Co 8:16 ¶ Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós;
17  porque atendeu ao nosso apelo e, mostrando-se mais cuidadoso, partiu voluntariamente para vós outros.
18  E, com ele, enviamos o irmão cujo louvor no evangelho está espalhado por todas as igrejas.
19  E não só isto, mas foi também eleito pelas igrejas para ser nosso companheiro no desempenho desta graça ministrada por nós, para a glória do próprio Senhor e para mostrar a nossa boa vontade;
20  evitando, assim, que alguém nos acuse em face desta generosa dádiva administrada por nós;
21  pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens.
22  Com eles, enviamos nosso irmão cujo zelo, em muitas ocasiões e de muitos modos, temos experimentado; agora, porém, se mostra ainda mais zeloso pela muita confiança em vós.
23  Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das igrejas e glória de Cristo.

Filipenses 2:25  Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro [apóstolotexto grego] e vosso auxiliar nas minhas necessidades;



3-Falsos apóstolos:

Coríntios 11:5  Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos.

2 Coríntios 11:13  Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.
2 Coríntios 12:11  Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou.
Apocalipse 2:2  Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;