Pesquisar e

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Moisés e Elias. Visão ou aparição? Moisés ressuscitou? Elias reencarnou? ou foi uma visão holográfica?





Elias e Moisés apareceu ainda mortos, reencarnados ou transformados? Ou foi uma visão espiritual, ou seja, uma espécie de holograma? 


Resposta:

1-Mortos não se comunicam com vivos:

A- A Bíblia ensina a impossibilidade dos mortos se comunicarem com os vivos.
Lc 16:26,31; Ec 9:5-7; Jó 7:9-10. Os mortos vão para o paraíso celestial At 7:59; II Co 12:2,4; Ap 6 :9-11; Lc 23:43; Fl 1:23; II Co 5:6-8;  ou para o inferno[hades], de onde não podem sair Lc16:23-25. 

B- A Bíblia denomina os espíritos que se incorporam em homens ou animais como sendo demônios [espíritos imundos, malignos ou demoníacos, ou ainda anjos do diabo] Lc 4:33; 8:2,29; Ap 14:6; Mt 25:41 os quais são enganadores I Tm 4:1.

C- Os demônios eram originalmente anjos de Deus, que através do uso de seu livre arbítrio se rebelaram contra a autoridade de Deus seguindo as idéias de um querubim[categoria especial de anjos] o qual era arcanjo [anjo chefe], seu nome foi Lúcifer [o portador da luz]. Devido a esta rebelião perderam a posição que tinham no terceiro céu Is 14:12-14; Ez 28:13-16; Ap 12:3-4. Alguns destes foram presos no tartaroo ,que foi traduzido por inferno em II Pe 2:4, ver Jd 1:6. Porém os outros foram presos e se encontram nas regiões celestiais Ef 2:2; 6:12 de onde planejam seus ataques destruidores contra os habitantes da Terra.

D- Estes seres não tem perdão pois viviam face a face com Deus, tendo perfeito conhecimento a Seu respeito, por si mesmos se rebelaram. O homem tendo conhecimento progressivo foi tentado pelo diabo Gn 3:12-13. Os demônios serão julgados pelos homens I Co 6:3 e por punição de suas obras jogados no lugar de tormento sem fim Ap 20:10.

E- Os demônios para serem adorados, servidos pelos homens se auto-nomeam de modo a serem identificados pelos homens, muitas vezes imitam traços psicológicos e expressões corporais de humanos, para enganar seus ouvintes. Jo 8:44; Ap 20:10; I Tm 4:1; II Co 11:14. A primeira encorporação satânica foi no jardim do Éden Gn 3:1,14.
F-      Por isso a Bíblia proíbe a tentativa de consulta aos mortos Dt 18:9-14; Lv19:31, Is 8:19.




2- Não existe reencarnação 


A.      A palavra ressurreição vem de uma palavra grega que significa levantar, se refere a levantar no mesmo corpo Jo 11:17-44; 20:27; Dn 12:2; Mt 27:52. Alna Kardec diz que ressurreição é o mesmo que reecarnação.
B.      Hb 9:27 e Jó 7:9-10 diz que o homem só morre uma vez.
C.      O malfeitor crucificado não reencarnou para ser salvo Lc 23:39-42.
D.      A reencarnação anularia o sacrifício expiatório de Jesus Cristo caso existisse Jo 14:6; Rm 5:6-11. Além disso o espírito é criado dentro do homem Zc 12:1.
E.      João Batista não era Elias reencarnado  Mt 17:10-13:
·         João negou ser Elias Jo1:21.
·         Elias não morreu II Rs 2:5,11, assim como Enoque Hb 11:5; Gn 5:24 pois ambos foram arrebatados, como será a Igreja. I Ts 4:17; Jo 14:1-4. A carta escrita por Elias foi escrita antes do seu arrebatamento para Deus (II Rs 2:11; II Cr 2:1:12 ).
·         João Batista veio “no poder e espírito de Elias” Lc 1:17, no sentido de ter a mesma unção do Espírito que estava sobre Elias, compare com II Rs 2:9.


3-  A ocasião da transfiguração não foi uma visão espiritual
Mc 9:9  Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto eidon  , até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos.

Mt 17:9  E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão horama, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos.



Lc 9:36 Depois daquela voz, achou-se Jesus sozinho. Eles calaram-se e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto. horao


Como observado acima, a visão, isto é a coisa vista, o que foi visto, se refere a Elias, Moisés e Jesus. Se considerarmos a visão como espiritual a transfiguração teria sido uma farsa


3.1 Existem 2 tipos de visões:
Visão física
Acontece quando os objetos da visão são físicos ou manifestam-se fisicamente:
Paulo e seus companheiros viram uma luz e uma voz que falou com Paulo. Os homens ouviram a voz mas não entenderam. Paulo ao fitar a luz ficou cego:
At 9:1 ¶ Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
2  e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.
3  Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,
4  e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
6  mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.
8  Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.

At 16:3  Ao meio-dia, ó rei, indo eu caminho fora, vi uma luz no céu, mais resplandecente que o sol, que brilhou ao redor de mim e dos que iam comigo.
14  E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.
15  Então, eu perguntei: Quem és tu, Senhor? Ao que o Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.
16  Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda,
17  livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio,
18  para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
19  Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial,

At 22:6  Ora, aconteceu que, indo de caminho e já perto de Damasco, quase ao meio-dia, repentinamente, grande luz do céu brilhou ao redor de mim.
7  Então, caí por terra, ouvindo uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
8  Perguntei: quem és tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues.
9  Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo.
10  Então, perguntei: que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer.
11  Tendo ficado cego por causa do fulgor daquela luz, guiado pela mão dos que estavam comigo, cheguei a Damasco.



Visão espiritual ou em êxtase sob o Espirito Santo
O objeto da visão não é físico ou não apareceu na forma física:
At 10:10  Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase;
11  então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas,
12  contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.
13  E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come.
14  Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.
15  Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum.
16  Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.
17  Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados da parte de Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta;

Atos 11:5  Eu estava na cidade de Jope orando e, num êxtase, tive uma visão em que observei descer um objeto como se fosse um grande lençol baixado do céu pelas quatro pontas e vindo até perto de mim.

At 22:17  Tendo eu voltado para Jerusalém, enquanto orava no templo, sobreveio-me um êxtase,
18  e vi aquele que falava comigo: Apressa-te e sai logo de Jerusalém, porque não receberão o teu testemunho a meu respeito.
19  Eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu encerrava em prisão e, nas sinagogas, açoitava os que criam em ti.
20  Quando se derramava o sangue de Estêvão, tua testemunha, eu também estava presente, consentia nisso e até guardei as vestes dos que o matavam.

21  Mas ele me disse: Vai, porque eu te enviarei para longe, aos gentios.

At 7:55  Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,

56  e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.

Ez 8:3  Estendeu ela dali uma semelhança de mão e me tomou pelos cachos da cabeça; o Espírito me levantou entre a terra e o céu e me levou a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus.
4  Eis que a glória do Deus de Israel estava ali, como a glória que eu vira no vale.
5  Ele me disse: Filho do homem, levanta agora os olhos para o norte. Levantei os olhos para lá, e eis que do lado norte, à porta do altar, estava esta imagem dos ciúmes, à entrada.
6  Disse-me ainda: Filho do homem, vês o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Pois verás ainda maiores abominações.
7 ¶ Ele me levou à porta do átrio; olhei, e eis que havia um buraco na parede. Então, me disse: Filho do homem, cava naquela parede.
8  Cavei na parede, e eis que havia uma porta.
9  Disse-me: Entra e vê as terríveis abominações que eles fazem aqui.
10  Entrei e vi; eis toda forma de répteis e de animais abomináveis e de todos os ídolos da casa de Israel, pintados na parede em todo o redor.

11  Setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jazanias, filho de Safã, que se achava no meio deles, estavam em pé diante das pinturas, tendo cada um na mão o seu incensário; e subia o aroma da nuvem de incenso.

Ap 1:10  Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta
11  dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
12  Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro
13  e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

Atos 2:17  E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões horasis, e sonharão vossos velhos;
2 Coríntios 12:1  Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões horasis e revelações do Senhor.
Colossenses 2:18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões horasis, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,



O TERMO horama significa visão espiritual? 
Significa algo visto, podendo ser real ou uma visão espiritual. Deriva do verbo ver (horao):
(d) Os substantivos horasis, horama e optasia são usados no mesmo sentido que o AT.
horasis significa “ aparência” (Ap 4:3) ou “ visão” (At 2:17; Ap 9:17) e horama, “coisa vista” , a “visão” (Mt 17:9; At 18:9) e também a “ visão” vista em um sonho (At
16:9). Continuando a linha do AT, o NT representa seus efeitos sobre o visionário, perdoando, encorajando, comissionando (At 10:3; 9:10, 12; cf. Hermas, Vis. 3, 10, 6), .
 Dicionario Internacional de Teologia do Novo Testamento. São Pauio ; Vida Nova, 2000. p. 2595
 horao: ver, perceber com os olhos, olhar para ...Mt 17:9 compare com Mc 9:9. Lèxico Grego NT. Edward Robinson.  Rio de Janeiro:CPAD, p. 644

 Mc 9:9  Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto eidon, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos.
Mt 17:9  E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão horama, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos.

horama: coisa vista. , uma vista, espetáculo,... especialmente de  de uma aparição sobrenatural, uma visão At 9:10,12; 10:3, 17,19; 11:5; 12:9; 16:9-1018:9  Lèxico Grego NT. Edward Robinson.  Rio de Janeiro:CPAD, p. 644

(horaó), “ ver” ; (horatos), “ visivel” ; (ahoratos), “ invisivel” ; (horama), “vista” , “ visao'*;  Dicionario Internacional de Teologia do Novo Testamento. São Paulo ; Vida Nova, 2000. p. 2591

 horasis , cognato de A n° 7 [eidon- verbo ver] denota: (a) “visão” (o mesmo se dá com o substantivo associado hora/tia. por exemplo. At 7.31; horasis significa especificamente o ato de ver, horama. aquilo que é visto); também ocorre em At 2.17: Ap 9.17; (h) “aparência” (Ap 4.3; na ARA é traduzido duas vezes por “aspecto” ). Dicionário Vine: Rio de Janeiro: CPAD, P. 833
24.2 horama derivação de horao, ver;  aquilo que se vê- 'aquilo que se vê, visão" Léxico grego portugues baseado em domínios semânticos, SBB. Nota: horama pode também ocorrer com o significado de ´visão´, um tipo de comunicação não verbal em 33488 Léxico grego portugues baseado em domínios semãnticos. Barueri-SP:SBB, p. 249
 33488 horasis, horama, optsia um acontecimento em que algo aparece de forma clara e crível para a mente, embora não esteja de fato presente, mas deixando implicita a influência de algum agente ou poder divino ou sobrenatural - visão: At 9:12; Ap 9:17 ;  2 Co 12:1 Léxico grego portugues baseado em domínios semãnticos. Barueri-SP:SBB p. 387
At 9:12  e viu horama entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
Apocalipse 9:17  Assim, nesta visão  horasis, contemplei que os cavalos e os seus cavaleiros tinham couraças cor de fogo, de jacinto e de enxofre. A cabeça dos cavalos era como cabeça de leão, e de sua boca saía fogo, fumaça e enxofre.
2 Coríntios 12:1  Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões horasis e revelações do Senhor.



Lucas usa 3 palavras: horama, horasis e optasia

Lucas 1:22  Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão horama
 no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo.
Lucas 24:23  e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão optasia
 de anjos, os quais afirmam que ele vive.
Atos 7:31  Moisés, porém, diante daquela visão horama ficou maravilhado e, aproximando-se para observar, ouviu-se a voz do Senhor:
Atos 9:10  Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão horama: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
Atos 10:3  Esse homem observou claramente durante uma visão horama, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:
Atos 10:17  Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão horama, eis que os homens enviados da parte de Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta;
Atos 10:19  Enquanto meditava Pedro acerca da visão horama  , disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram;
Atos 11:5  Eu estava na cidade de Jope orando e, num êxtase, tive uma visão horama  em que observei descer um objeto como se fosse um grande lençol baixado do céu pelas quatro pontas e vindo até perto de mim.
Atos 12:9  Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão horama.
Atos 16:9  À noite, sobreveio a Paulo uma visão horama na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
Atos 16:10  Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.
Atos 18:9  Teve Paulo durante a noite uma visão horama em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales;
Atos 26:19  Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão optasia celestial,
Apocalipse 9:17  Assim, nesta visão horasis, contemplei que os cavalos e os seus cavaleiros tinham couraças cor de fogo, de jacinto e de enxofre. A cabeça dos cavalos era como cabeça de leão, e de sua boca saía fogo, fumaça e enxofre.





3.2 Na transfiguração não ouve êxtase por parte dos que presenciaram o acontecimento. (ver abaixo)

3.3 Na transfiguração se cumpriu o preludio do reino de Deus na sua plenitude 
Jesus mostrou a glória da sua morphe (natureza).
Elias e Moisés apareceram em glória (ver próxima resposta)
Lc 9:27  Verdadeiramente, vos digo: alguns há dos que aqui se encontram que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam o reino de Deus.
28 ¶ Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar.
29  E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura.
30  Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias,
31  os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém.
32  Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam.
33  Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia.
34  Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem.

35  E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.


Mt 26:28  Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir [mostrar, exibir - Lexico de Strong] o Filho do Homem no seu reino.
Mt 17:1 ¶ Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte.
2  E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
3  E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
4  Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias.
5  Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
6  Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo.
7  Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais!
8  Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.
9  E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos.
10  Mas os discípulos o interrogaram: Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?
11  Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas.
12  Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles.

13  Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista.


Mc 9:1 ¶ Dizia-lhes ainda: Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o reino de Deus.
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João e levou-os sós, à parte, a um alto monte. Foi transfigurado diante deles;
3  as suas vestes tornaram-se resplandecentes e sobremodo brancas, como nenhum lavandeiro na terra as poderia alvejar.
4  Apareceu-lhes Elias com Moisés, e estavam falando com Jesus.
5  Então, Pedro, tomando a palavra, disse: Mestre, bom é estarmos aqui e que façamos três tendas: uma será tua, outra, para Moisés, e outra, para Elias.
6  Pois não sabia o que dizer, por estarem eles aterrados.
7  A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela uma voz dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi.
8  E, de relance, olhando ao redor, a ninguém mais viram com eles, senão Jesus.
9  Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos.
10  Eles guardaram a recomendação, perguntando uns aos outros que seria o ressuscitar dentre os mortos.
11  E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?
12  Então, ele lhes disse: Elias, vindo primeiro, restaurará todas as coisas; como, pois, está escrito sobre o Filho do Homem que sofrerá muito e será aviltado?

13  Eu, porém, vos digo que Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como a seu respeito está escrito.


4- Elias apareceu Glorificado e Moisés ressuscitado.

4.1 Uma pessoa que foi morta só pode aparecer se for por meio de ressurreição
Lc 16:30  Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.

31  Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.


4.2 Corpos ressurretos são gloriosos, assim como os corpos dos vivos transformados
Moisés e Elias apareceram com corpos gloriosos, ressurretos.
1 Co 15:42  Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.
43  Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.
44  Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
45  Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.
46  Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual.
47  O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.
48  Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.
49  E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.
50  Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
51 ¶ Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
52  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53  Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
54  E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.

Fp 3:21  o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.



Lc 9:27  Verdadeiramente, vos digo: alguns há dos que aqui se encontram que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam o reino de Deus.
28 ¶ Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar.
29  E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura.
30  Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias,
31  os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém.
32  Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam.
33  Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia.
34  Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem.

35  E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.

4.3 A literatura judaica também está de acordo com esta visão bíblica apresentada acima
Os Livros Santos, que ele nos deixou, dizem que Moisés morreu porque se temia que o povo não acreditasse que ele ainda estava vivo, arrebatado ao céu por causa de sua eminente santidade. Faltava somente um mês para que, dos cento e vinte anos que viveu, ele completasse quarenta no governo daquele grande povo, cuja direção Deus lhe havia confiado. Ele morreu no primeiro dia do último mês do ano, que os macedônios chamam Dystros, e os hebreus, Adar. História dos Hebreus. Antiguidades Judaicas. Rio de janeiro. CPAD cap. 8 ,179.
1. Temos agora que notar, de acordo com as declarações da Escritura, como os poderes opostos, ou o próprio diabo , lutam contra a raça humana , incitando e instigando os homens a pecar . E em primeiro lugar, no livro de Gênesis, a serpente é descrita como tendo seduzido Eva; a respeito de quem, no trabalho intitulado A Ascensão de Moisés (um pequeno tratado, do qual o Apóstolo Judas menciona em sua Epístola), o arcanjo Miguel, ao discutir com o diabo a respeito do corpo de Moisés , diz que a serpente se inspira pelo diabo , foi a causa da trasngressão de Adão e Eva .  Dos Princípios. Orígenes. Livro 3 cap. 2 http://www.newadvent.org/fathers/04123.htm
Quando Miguel o arcanjo, discutindo com o diabo , debateu sobre o corpo de Moisés . Aqui ele confirma a Assunção de Moisés . Ele está aqui chamado Michael, que através de um anjo próximo a nós debateu com o diabo . Comentario de Judas (fragmento) Clemente de Alexandria http://www.newadvent.org/fathers/0211.htm
 Observação>
Uma possível  citação de apócrifos por parte da bíblia não implica que o livro apócrifo é verdadeiro.  veja este linkhttps://logosapologetica.com/judas-9-14-15-por-que-judas-cita-a-assuncao-de-moises-v-9-e-o-livro-de-enoque-v-14-15/


4.4 Primícia significa principal.
A ressurrreição de Cristo garante a ressurreição de todos
 1 Co 15:20 ¶ Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
21  Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.
22  Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.

23  Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.

Paulo usa a palavra primícia num sentido figurado. A partir da analogia da Festa das Primícias (primícia no sentido literal):
Observe que primícia significa o melhor, mais sublime,etc:
Ex 34:22  Também guardarás a Festa das Semanas, que é a das primícias da sega do trigo, e a Festa da Colheita no fim do ano.
23  Três vezes no ano, todo homem entre ti aparecerá perante o SENHOR Deus, Deus de Israel.
24  Porque lançarei fora as nações de diante de ti e alargarei o teu território; ninguém cobiçará a tua terra quando subires para comparecer na presença do SENHOR, teu Deus, três vezes no ano.
25  Não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão levedado; nem ficará o sacrifício da Festa da Páscoa da noite para a manhã.

26  As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus. Não cozerás o cabrito no leite da sua própria mãe.
OU SEJA. As primícias eram a melhor, principal parte dos primeiros frutos. Eram consagradas a Deus.


A palavra primícia  é usada no sentido figurado denotando preeminência,  e também consagração
Jeremias 2:3  Então, Israel era consagrado ao SENHOR e era as primícias da sua colheita; todos os que o devoraram se faziam culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR.

1 Coríntios 16:15  E agora, irmãos, eu vos peço o seguinte (sabeis que a casa de Estéfanas são as primíciada Acaia e que se consagraram ao serviço dos santos):

Apocalipse 14:4  São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro;


Até os anjos embora criados antes dos homens estão a serviço do homem:
Tiago 1:18  Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.


Hebreus 1:14  Não são todos eles espíritos ministradores (servidores, diakonos) , enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?



4.5 Jesus é o primogênito dos mortos e da criação. Tem a primazia. 

Cl 1:15  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16  pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17  Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

18  Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,


  • O primogênito era autoridade sobre seus irmãos Gn 29:32; 37:19-22; tinha também porção dobrada da herança Dt 21:17. 


  • A primogenitura era um direito e portanto poderia ser transferida como foi o caso de Esaú
Hebreus 12:16  nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.

  •  Primogênito denota ‘preeminencia  Sl 89:27; Ex 4:22 e Jr 31:9 mostram que primogênito significa ‘aquele que tem a preeminência’, até os salvos são chamados de primogênitos Hb 12:23. Não implica necessariamente cronologia.

Salmos 89:27  Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra.

Jeremias 31:9  Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão; porque sou pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.

1 Crônicas 5:1  Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (pois era o primogênito, mas, por ter profanado o leito de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; de modo que, na genealogia, não foi contado como primogênito.

1 Crônicas 5:2  Judá, na verdade, foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o príncipe; porém o direito da primogenitura foi de José.),



Conclusões:

Mortos não se comunicam com vivos
Não existe reencarnação.
O episódio da transfiguração não foi uma visão espiritual.
Moisés e Elias apareceram literalmente em corpos glorificados.








quarta-feira, 1 de maio de 2019

O povo do príncipe que há de vir (ANTICRISTO) eram os romanos ou os povos vizinhos Dn 9:24-27?


Image result for the eagle



Image result for legion roman in war
legião romana em combate























A maioria das pessoas acha que os romanos destruiram o templo por ordem de Tito,  mas não sabem que o Templo foi incendiado pelos soldados de Tito, contra as ordens deles e por povos que odiavam os judeus.

1- A profecia de Daniel diz que o povo de um príncipe que haveria de vir, o anticristo, destruiria a cidade e  o templo de Jerusalém



Dn 9:24  Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos.
25  Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido [messias], ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
26  Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.
27  Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.

O texto fala de dois príncipes e não três:
1- O Messias 
2- O príncipe que haveria de vir (anticristo)


2- O príncipe que haveria de vir era Vespasiano/Tito?

Todos sabem que o exército comandado por Tito sob as ordens de Vespasiano destruiu a cidade e o templo. Isto é uma fato histórico.

A primeira rebelião judaica começou no ano 66 d.C e Nero, então imperador, enviou Vespasiano no ano 67 para conter a rebelião. Neste processo o filho deste, Tito, foi auxiliar o pai. Depois Vespasiano se trona Imperador, ele enviou Tito no ano 69 d.C para conter a rebelião Judaica que começou no ano 66 d.C e o templo foi destruído no ano 70, sendo que a toda a rebelião cessou no ano 73 d.C.  

Enfim, nem Tito, nem Vespasiano fazem um acordo de sete anos e depois de 3,5 anos quebram esta acordo. Além disso  as profecias sobre o anti-cristo não se encaixam nem em Vespasiano, nem em Tito. Ou seja, dizer que Tito ou Vespasiano eram o anticristo é um erro. 



Primeira Revolta Judaica , ( AD 66-70), rebelião judaica contra o domínio romano na Judéia . A Primeira Revolta Judaica foi o resultado de uma longa série de confrontos em que pequenos grupos de judeus ofereceram resistência esporádica aos romanos, que por sua vez responderam com severas contra medidas. No outono de 66 DC, os judeus combinaram-se em revolta, expulsaram os romanos de Jerusalém e submergiram na passagem de Beth-Horon uma força punitiva romana sob Galo, legado imperial na Síria. Um governo revolucionário foi então criado e ampliou sua influência em todo o país.Vespasiano foi despachado pelo imperador romano Nero para esmagar a rebelião. Ele foi acompanhado por Tito , e juntos os exércitos romanos entraram na Galiléia , onde o historiador Josefo liderou as forças judaicas. O exército de Josefo foi confrontado pelo de Vespasiano e fugiu. Após a queda da fortaleza de Jatapata, Josefo entregou-se e as forças romanas varreram o país. No dia 9 do mês de Av (29 de agosto), em 70 DC , Jerusalém caiu; o templo foi queimado e o estado judeu desmoronou, embora a fortaleza de Massada não tenha sido conquistada pelo general romano Flávio Silva até o dia 73 de abril.  https://www.britannica.com/event/First-Jewish-Revolt acesso em 30-04-2019

Em 67, no entanto, Vespasiano , o futuro imperador, com seu filho Tito, chegou com uma força de cerca de 60 mil homens e a guerra se tornou cada vez mais amarga. No final de 67 a Galiléia foi capturada, e a Judéia foi reduzida em três campanhas, que terminaram com a queda de Jerusalém em 70. O Templo foi destruído, embora a tradição registrasse que Tito deu ordens para que fosse poupado, e a cidade se tornou a cidade de guarnição permanente de uma legião romana. Por volta de 73 toda resistência havia cessado https://www.britannica.com/place/Palestine#ref45059 acesso em 30-04-2019

Após o serviço na Grã-Bretanha e na Alemanha, Titus comandou uma legião sob seu pai, Vespasiano , na Judéia (67). https://www.britannica.com/biography/Titus acesso em 25/04/2019
Após a morte de Herodes (4 AC ), Massada foi capturada pelos romanos, mas o Zelotes , uma seita judaica que fez  firme oposição da dominação de Roma, tomou de surpresa em 66 CE . As encostas íngremes da montanha fizeram de Masada uma fortaleza praticamente inexpugnável....Os zelotes No entanto, preferiram a morte à escravidão, e os conquistadores descobriram que os defensores, liderados por Eleazar ben Jair, haviam tirado suas próprias vidas (15 de abril de 73 DC )   https://www.britannica.com/place/Masada  acesso em 25/04/2019

Para uma análise exaustiva sobre porque Tito não era o anticristo veja:  https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2019/04/tito-e-realmente-o-anticristo-tito-foi.html



3- O povo que destruiu a cidade e o templo. Quem é ?
O povo do príncipe que haveria de vir tradicionalmente é interpretado  como sendo uma referência aos romanos, pois o exército que destruiu Jerusalém era o exército romano, liderado pelo general Tito sob a ordem do Imperador Vespasiano. Mas isto é um erro como veremos abaixo.
Sob o governo de Augusto, os pretorianos eram normalmente italianos, mas muitos legionários e virtualmente todos os auxiliares eram provinciais, principalmente das províncias imperiais do oeste, os legionários vindos das cidades municipais e os auxiliares das áreas tribais. A tendência de usar os provincianos cresceu e, no ano 100, o exército imperial romano era esmagadoramente não-italiano. Enciclopedia britanica

Livro V Tácitus History

No início deste ano, Titus Caesar, que havia sido selecionado por seu pai para completar a subjugação da Judéia, e que ganhou distinção como um soldado enquanto ambos ainda eram sujeitos, começou a subir em poder e reputação, como exércitos e províncias imitaram um ao outro em seu apego a ele. O próprio jovem, ansioso por ser considerado superior à sua posição, era sempre exibindo sua graça e sua energia na guerra. Por sua cortesia e afabilidade ele chamou uma obediência voluntária, e ele muitas vezes misturado com os soldados comuns, durante o trabalho ou marcha, sem prejudicar sua dignidade como geral. Ele encontrou na Judéia três legiões, a 5, a 10 e 15, todas as antigas tropas de Vespasiano. Para estes ele adicionou a 12 da Síria, e alguns homens pertencentes a 18 e 3, a quem ele tinha retirado de Alexandria. Esta força foi acompanhada por vinte coortes de tropas aliadas e oito esquadrões de cavalaria, pelos dois reis Agripa e Sohemus, pelas forças auxiliares do rei Antíoco, por um forte contingente dos árabes, que odiavam os judeus com o ódio habitual dos vizinhos, e, por último, por muitas pessoas trazidas da capital e da Itália por particulares esperanças de assegurar as afeições ainda não engajadas do Príncipe. Com isso força Titus entrou no território do inimigo, preservando a ordem estrita em sua marcha, reconhecendo cada ponto e sempre pronto para dar batalha. Finalmente ele acampou perto de Jerusalém. 
http://classics.mit.edu/Tacitus/histories.5.v.html

Flavio Josepho-



182 Mas os sírios confiavam no auxílio dos soldados, porque uma parte das tropas romanas, tendo sido formada na Síria, tinha entre eles um grande número de parentes, sempre prontos a ajudá-los. Os oficiais, que os comandavam, fizeram todo o possível para acalmar o tumulto e mandaram mesmo vergastar e prender os mais exaltados. Mas esse castigo, em vez de assustá-los, irritou-os ainda mais.História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro:CPAD, 2009, Livro 2 cap. 23

253 ...Dessa forma, esse sábio general contentou-se em lhes atirar continuamente flechas, dardos e pedras, por meio dos árabes, dos sírios, dos fundibulários e das máquinas. História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro:CPAD, 2009, Livro3  cap.14
621.  Enquanto isso se passava, José, irmão de Herodes, perdeu a vida na Judéia, por não ter cumprido a ordem que dele recebera, ou seja, de não se arriscar, como vou narrar a seguir. Ele marchou para Jerico com as suas tropas e cinco companhias de cavalaria cedidas por Maquera, pretendendo fazer a colheita do trigo, e acampou nos montes. Mas a cavalaria romana era composta de moços pouco habituados à guerra, a maior parte recrutada na Síria. .História do Hebreus. Antiguidades Judaicas .Rio de Janeiro:CPAD. Livro 14 cap. 27, p. 683

253 cap. 14...Dessa forma, esse sábio general contentou-se em lhes atirar continuamente flechas, dardos e pedras, por meio dos árabes, dos sírios, dos fundibulários e das máquinas. Os judeus, embora muito oprimidos e atribulados, em vez de se espantarem e de recuarem, avançavam com incrível coragem, para travar combate com os romanos e nenhuma luta poderia ser mais obstinada do que aquela.
 429...Aconteceu que um desses fugitivos foi surpreendido no quarteirão dos sírios, quando procurava naquilo de que a natureza o obrigava a se desfazer, o ouro que tinha engolido; a notícia correu imediatamente por todo o acampamento de que os fugitivos tinham o corpo cheio de ouro. Vários então dos sírios e dos árabes começaram a abrir o ventre dos prisioneiros para procurar nas suas entranhas o metal com que queriam satisfazer à sua abominável ambição, o que penso ser a mais horrível de todas as crueldades, que jamais os judeus tiveram de sofrer, por maiores e mais estranhas que tenham sido as outras; numa só noite, dois mil terminaram sua vida desse modo.
430.  Tito sentiu com isso tal horror que mandou sua cavalaria rodear imediatamente todos os culpados para matá-los, numa chuva de dardos, e o teria feito se não viesse a saber que seu número sobrepujava de muito o dos mortos. Ele reuniu então todos os chefes dessas tropas auxiliares e mesmo das do império, porque alguns soldados romanos tinham tomado parte naquele crime e disse-lhes, encolerizado: "Será possível que haja entre vossos soldados, homens mais cruéis que os mais ferozes dos animais, que não tiveram receio de cometer tão detestável crime, na esperança de um lucro incerto e não tenha vergonha de se enriquecer de maneira tão execrável? Como os árabes e os sírios tiveram coragem de praticar tão horríveis desumanidades, numa guerra que  não lhes interessava, nem a eles se refere, e de dar motivo a se atribuir aos romanos o que sua ambição, sua crueldade e seu ódio pelos judeus os levaram a fazer?"História do Hebreus. Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro:CPAD, 2009,Livro 5 cap. 36 p. 1335

234. O imperador Nero soube com espanto e perturbação do péssimo resultado de suas armas na Judéia, mas dissimulou e cobrindo seu temor com uma aparência de coragem, fez rebentar sua cólera contra Céstio, como se devesse atribuir à sua incapacidade, e não ao valor dos judeus, as vantagens que estes tinham obtido sobre suas tropas. Ele julgava que era próprio da dignidade do império e da suprema grandeza que o elevava tão acima de todos os outros príncipes, testemunhar pelo desprezo das coisas mais vergonhosas aquela firmeza que torna a alma superior a todos os acidentes da fortuna. Naquela luta que se travava nele mesmo, entre sua altivez e seu temor, ele lançou seus olhares para todos os lados, a fim de ver a quem poderia confiar a direção de uma guerra, onde não se tratava somente de castigar a revolta dos judeus, mas de conservar no cumprimento do dever o restante do Oriente, impedindo que as outras nações quisessem também sacudir o jugo dos romanos como pareciam estar inteiramente dispostas.

Depois de ter refletido muito, achou que somente Vespasiano seria capaz de sustentar o peso de tão grande empreendimento. Sua vida, desde a juventude até à velhice, tinha-se passado na guerra. O império devia ao seu valor a paz de que gozava no Ocidente, que se vira abalado pela revolta dos alemães, e seus trabalhos tinham dado ao imperador Cláudio, sem esforço algum, sem ter derramado uma gota sequer de sangue, a glória de triunfar contra a Inglaterra, que não se podia dizer, até então, ter sido verdadeiramente dominada. Dessa forma, Nero, considerando a idade, a experiência e a coragem desse grande general e que ele tinha filhos que eram como reféns de sua fidelidade, os quais no vigor da juventude podiam servir como de braços à prudência de seu pai, além de que talvez, Deus assim o permitia para o bem do império, resolveu dar-lhe o comando dos exércitos da Síria. E na necessidade que tinha dele, deu-lhe todas as demonstrações de afeto e de estima, a fim de animá-lo a se esforçar para um bom êxito, numa ocasião tão importante. Vespasiano estava então com esse príncipe, na Acaia, e apenas honrado com esse grande cargo, ele mandou Tito, seu filho, a Alexandria, para receber as quinta e décima legiões. Ele, depois de ter passado o estreito do Helesponto, dirigiu-se por terra para a Síria, onde reuniu todas as forças romanas e as tropas auxiliares que lhe deram os reis das nações vizinhas àquela província.História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,Livro 3, cap. 1, p. 1167


241.  Entretanto, Tito, com as tropas que tinha levado de Alexandria, dirigiu-se a Ptolemaida, para junto de Vespasiano, seu pai, mais depressa do que se teria imaginado e que o inverno lhe teria permitido. Uniu assim, à décima quinta legião, a quinta e a décima, compostas dos melhores soldados do império e que eram seguidas de dezoito coortes fortalecidas ainda com cinco outras e com seis companhias de cavalaria, vindas de Cesaréia, cinco das quais eram de sírios. Dez dessas coortes, ou regimentos, tinham cada uma mil soldados de infantaria e as outras, seiscentos e treze, além de cento e vinte cavaleiros. Os príncipes aliados fortaleceram ainda mais esse exército, pois os reis Antioco, Agripa e Soheme mandaram cada qual dois mil soldados de infantaria;
Malco, rei da Arábia, mandou mil cavaleiros e cinco mil soldados de infantaria, dos quais a maior parte também estava armada de arcos e flechas. Todas essas tropas unidas faziam mais ou menos sessenta mil homens, sem contar os empregados, os servidores que eram em mui grande número e que tendo passado toda a vida nos perigos da guerra e assistido a todos os exercícios que se faziam durante a paz não eram inferiores aos seus amos, em coragem e perícia. História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro:CPAD, 2009,Livro 3 cap. 5 p. 1173
[64] Mas quanto a Tito, ele partiu da Acaia para Alexandria, e que antes do inverno geralmente permitia; então ele levou com ele as forças para as quais foi enviado e, marchando com grande expedição, subitamente chegou a Ptolemais, e lá encontrou seu pai, junto com as duas legiões, o quinto e a décima, que eram as legiões mais eminentes de todos. juntou-se a eles àquela décima quinta legião que estava com seu pai; dezoito coortes seguiram essas legiões; também vieram cinco coortes de Cesaréia, com uma tropa de cavaleiros e cinco outras tropas de cavaleiros da Síria. Ora, estas dez coortes tinham, por várias vezes, mil homens de infantaria, mas as outras treze coortes não tinham mais do que seiscentos homens de infantaria cada, com cento e vinte cavaleiros. Havia também um número considerável de auxiliares reunidos, que veio dos reis Antíoco, Agripa e Sohemus, cada um deles contribuindo com mil soldados de infantaria que eram arqueiros e mil cavaleiros. Malco também, o rei da Arábia, enviou mil cavaleiros, além de cinco mil homens de infantaria, a maior parte dos quais eram arqueiros; de modo que todo o exército, incluindo os auxiliares enviados pelos reis, bem como cavaleiros como soldados de infantaria, quando todos estavam reunidos, chegava a sessenta mil, além dos servos, que, como eles seguiam em grande número, então porque tinham sido treinados em guerra com o resto, não deve ser distinguido dos combatentes; pois, como eles estavam no serviço de seus senhores em tempos de paz, eles também passaram por perigos semelhantes em tempos de guerra, de modo que eram inferiores a nenhum deles, seja em habilidade ou em força,  https://sites.google.com/site/latinjosephus/bellum-judaicum/book-3  Bellum Judaicum Livro 3 


382. Depois que Tito reuniu uma parte de seu exército e ordenou ao restante que se dirigisse ao mesmo tempo que ele para Jerusalém, foi a Cesaréia. Tinha além das três legiões que haviam servido sob o imperador, seu pai, e devastado a Judéia, a décima segunda, que não somente era composta de ótimos soldados, mas ainda se lembravam dos infelizes resultados sob o comando de Céstio e esperavam o momento de se vingar de tal afronta. Tito ordenou à quinta legião que marchasse, passando por Emaús; à décima, que passasse por Jerico, e se pôs em marcha, com as outras duas, os socorros dos reis, mais fortes do que haviam sido até então, e com um grande número de sírios. Para substituir os homens que Vespasiano tinha tirado daquelas quatro legiões e feito passar à Itália, sob o comando de Múcio, ele se serviu de uma parte dos dois mil homens escolhidos no exército de Alexandria, que ele tinha levado consigo, três mil outros vinham ao longo do Eufrates e Tibério Alexandre os seguia. Era um homem de grande mérito e tão sábio que ocupava o primeiro lugar entre seus amigos. Fora governador do Egito e o primeiro que havia demonstrado afeto pelo Império Romano, quando começava a se estender por aquelas partes, sem que a incerteza dos acontecimentos da sorte tivesse jamais podido abalar sua fidelidade. Ele tinha, além disso, tal capacidade para os assuntos da guerra e sua idade lhe havia granjeado tanta experiência, que tão excelentes qualidades, unidas juntamente, faziam-no merecedor, mais de que qualquer outro, de um grande posto de comando.História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,Livro 5 cap. 6 p. 1283


Josefo nos diz que "todo o exército, incluindo os auxiliares enviados pelos reis, bem como cavaleiros e soldados, quando todos estavam reunidos, somam sessenta mil."  Lembre-se que uma legião continha cerca de 5.000 soldados. Havia quatro legiões completas e duas legiões parciais envolvidas no ataque. Isso significaria que havia cerca de 25.000 homens que eram legionários em tempo integral com os 35.000 homens restantes, que eram voluntários ou auxiliares. Os auxiliares não eram cidadãos romanos da periferia das províncias. Josefo confirma isso quando diz que os auxiliares foram "enviados pelos reis" da "vizinhança" da Síria, Ásia Menor e Arábia. Se as estimativas mais altas de Pollard estiverem corretas quanto à margem de cinco para um dos soldados do leste ao oeste, isso significaria que não poderia haver mais de 5.000 soldados ocidentais no exército invasor. Os demais 55.000-56.000 eram todos orientais. E isso está levando em conta as estimativas máximas dos soldados ocidentais. Isso significaria que não havia mais de um soldado da Europa Ocidental para cada onze soldados no Oriente Médio. Onze para um! No entanto, com toda a probabilidade, a proporção foi muito maior. LA BESTIA DEL MEDIO ORIENTE .Books Washington, D.C. Copyright © 2012 Joel Richardson p. 95

4- As Legiões Romanas usadas no cerco
Legiões romanas e seus comandantes após Tito assumir em 69 d.C:

V Macedonia -  Sexto Cereales
X Fretensis -    Largio Lépido
XV Appoinaris - Tito Frígio
XVIII
III Gallica 
XII Fulminata - Asia Menor / Siria

263. No entanto, a extraordinária resistência de Jotapate ergueu o ânimo dos de Jafa, que lhe está bem perto. Mas Vespasiano para lá mandou Trajano, que comandava a décima legião, com dois mil soldados de infantaria e mil de cavalaria. História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,Livro 3 cap. 21, p. 1192

264. Os samaritanos experimentaram também os tristes efeitos dessa guerra sangrenta. Reuniram-se no monte Gerizim, que consideravam santo. Essa reunião fazia crer, mesmo sem considerarmos sua fraqueza e o poderio e a sorte dos romanos, que eles se preparavam para uma revolta. Vespasiano soube de tudo e achou que devia prevenir qualquer acontecimento, porque, embora eles estivessem rodeados de guarnições romanas, seu número excessivamente grande dava motivos a temores. Ordenou então a Cerealis, tribuno da quinta legião, que para lá partisse com quinhentos cavaleiros e três mil soldados de infantaria.História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,Livro 3 cap. 22, p. 1193

382. Depois que Tito reuniu uma parte de seu exército e ordenou ao restante que se dirigisse ao mesmo tempo que ele para Jerusalém, foi a Cesaréia. Tinha além das três legiões que haviam servido sob o imperador, seu pai, e devastado a Judéia, a décima segunda, que não somente era composta de ótimos soldados, mas ainda se lembravam dos infelizes resultados sob o comando de Céstio e esperavam o momento de se vingar de tal afronta. Tito ordenou à quinta legião que marchasse, passando por Emaús; à décima, que passasse por Jerico, e se pôs em marcha, com as outras duas, os socorros dos reis, mais fortes do que haviam sido até então, e com um grande número de sírios. Para substituir os homens que Vespasiano tinha tirado daquelas quatro legiões e feito passar à Itália, sob o comando de Múcio, ele se serviu de uma parte dos dois mil homens escolhidos no exército de Alexandria, que ele tinha levado consigo, três mil outros vinham ao longo do Eufrates e Tibério Alexandre os seguia. Era um homem de grande mérito e tão sábio que ocupava o primeiro lugar entre seus amigos. Fora governador do Egito e o primeiro que havia demonstrado afeto pelo Império Romano, quando começava a se estender por aquelas partes, sem que a incerteza dos acontecimentos da sorte tivesse jamais podido abalar sua fidelidade. Ele tinha, além disso, tal capacidade para os assuntos da guerra e sua idade lhe havia granjeado tanta experiência, que tão excelentes qualidades, unidas juntamente, faziam-no merecedor, mais de que qualquer outro, de um grande posto de comando.História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,Livro 5 cap. 6 p. 1283

[64] Mas quanto a Tito, ele partiu da Acaia para Alexandria, e que antes do inverno geralmente permitia; então ele levou com ele as forças para as quais foi enviado e, marchando com grande expedição, subitamente chegou a Ptolemais, e lá encontrou seu pai, junto com as duas legiões, o quinto e a décima, que eram as legiões mais eminentes de todos. juntou-se a eles àquela décima quinta legião que estava com seu pai; dezoito coortes seguiram essas legiões; também vieram cinco coortes de Cesaréia, com uma tropa de cavaleiros e cinco outras tropas de cavaleiros da Síria. Ora, estas dez coortes tinham, por várias vezes, mil homens de infantaria, mas as outras treze coortes não tinham mais do que seiscentos homens de infantaria cada, com cento e vinte cavaleiros. Havia também um número considerável de auxiliares reunidos, que veio dos reis Antíoco, Agripa e Sohemus, cada um deles contribuindo com mil soldados de infantaria que eram arqueiros e mil cavaleiros. Malco também, o rei da Arábia, enviou mil cavaleiros, além de cinco mil homens de infantaria, a maior parte dos quais eram arqueiros; de modo que todo o exército, incluindo os auxiliares enviados pelos reis, bem como cavaleiros como soldados de infantaria, quando todos estavam reunidos, chegava a sessenta mil, além dos servos, que, como eles seguiam em grande número, então porque tinham sido treinados em guerra com o resto, não deve ser distinguido dos combatentes; pois, como eles estavam no serviço de seus senhores em tempos de paz, eles também passaram por perigos semelhantes em tempos de guerra, de modo que eram inferiores a nenhum deles, seja em habilidade ou em força,  https://sites.google.com/site/latinjosephus/bellum-judaicum/book-3  Bellum Judaicum Livro 3 


385.  Na noite seguinte a legião que estava em Emaús chegou a Tito ao despontar do dia, chegando até Scopos, distante de Jerusalém apenas sete estádios do lado do norte, de onde se pode, de um lugar baixo, contemplar a beleza da cidade e a magnificência do Templo. Ele ordenou a duas legiões que construíssem o acampamento; quanto à terceira, porque estava cansada da marcha que fizera durante a noite, ordenou que acampasse três estádios mais adiante, a fim de fortificar-se sem temor de ser perturbada pelos inimigos, em seu trabalho. Essas três legiões haviam apenas executado as ordens, quando a décima chegou de Jerico, onde Vespasiano, depois de ter tomado aquela praça, tinha posto uma parte de suas tropas como guarnição. Tito ordenou-lhe que acampasse a seis estádios de Jerusalém, do lado do oriente e do monte das Oliveiras, que está em frente da cidade, separada pelo vale do Cedrom. História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,Livro 5, cap. 8 p. 1286

463.  No dia seguinte, Tito ordenou que se apagasse o fogo e se aplainasse um caminho ao longo dos pórticos a fim de que o exército pudesse avançar mais facilmente. Reuniu em seguida os principais chefes, isto é, Tibério Alexandre, seu lugar-tenente geral, Sexto Cerealis, que comandava a quinta legião, Largio Lépido, que comandava a décima, Tito Frígio, que comandava a décima quinta, Eternio Fronto que comandava as duas legiões vindas de Alexandria e Marco Antônio Júlio, governador da judéia, além de alguns outros, para deliberarem sobre a resolução que deviam tomar com relação ao Templo História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,Livro 6. cap. 24, p. 1362-1363

504. Vimos como Tito deixou a décima legião como guarnição em Jerusalém, em vez de mandá-la para o Eufrates, onde estava antes. Quanto à décima segunda, que antes estava em Rafana, lembrando-se de que tinha sido derrotada pelos judeus no tempo de Céstio, fê-la sair da Síria, para mandá-la a Melita, que está ao longo do Eufrates, nos limites da Armênia e da Capadócia, e conservou somente a quinta e a décima quinta, que julgou suficientes, até que ele tivesse chegado ao Egito. Depois de ter dado estas ordens partiu com o exército e dirigiu-se a Cesaréia, que está à beira-mar, porque o inverno não lhe permitia embarcar para ir à Itália; ali deixou os prisioneiros e todos os seus despojos, em quantidade bastante grande.História do Hebreus.Guerra dos Judeus. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,Livro 7 cap. 4, p. 1387.

Conclusão:

O povo que destruiu a cidade eram em sua maioria nacionalidade dos povos vizinhos de Israel. E de um destes povos vem o anticristo. 


O anticristo parece vir do antigo império seleucida https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2020/04/gogue-o-anticristo-por-que-ele-nao-vem.html


Para saber mais sobre o anticristo
https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2016/07/que-e-o-anticristo-de-onde-vem-o.html