Pesquisar e

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Cruz e peixe. Simbolos cristãos do primeiro século. Atesta a arqueologia


Na verdade a cruz e o peixe já eram símbolos cristãos no primeiro século como demonstra a descoberta arqueológica de Israel em Talbiot, perto de uma tumba que supostamente era atribuída a Cristo.

https://www.youtube.com/watch?v=4bwuBHpwKog



https://youtu.be/-b_4nGbXbZw



Em 1980 foi encontrado em Talpiot, um bairro de Jerusalém, um sepulcro com que continham nomes comuns da época como José, Jesus e Mariamne. Em 2007 foi feito um documentário pelo cineasta canadense Simcha Jacobovici:O Túmulo Perdido de Jesus .

A descoberta foi real mas a interpretação de que se tratava da família de Jesus foi rejeitada pelos estudiosos. A tumba foi descoberta em 28 de março de 1980, por trabalhadores da construção civil que lançaram as bases de um complexo de apartamentos,  quando trabalhos de demolição preparatória descobriram acidentalmente a entrada da tumba.

Em 1981 em Talpiot, um bairro de Jerusalém, foi descoberto outra tumba  com 7 urnas de ossos.  Mas um conjunto  de prédios foi construído sobre ele, pois judeus ortodoxos impediram o prosseguimento da pesquisa. Este sepulcro fica a 60 metros do sepulcro que fora atribuído erroneamente a família de Jesus descoberto em 1980.

 Então em 2010 por meio de um braço mecânico e câmeras especiais, Simcha Jacobovici com sua equipe filmou a caverna funerária após obter permissão de autoridades judaicas . Ele introduziu o braço mecânico dentro da tumba por meio de uma perfuração dentro do pátio do corredor de um prédio  e conseguiu filmar os sete ossários, sendo que dois deles continha algumas imagens. Dentre as imagens, as mais importantes foram as palavras, a cruz e o peixe

planta da tumba funerária descoberta em 1981
foto do ossuário descoberto em 1981



foto do ossuário descoberto em 1981


1-- O Nome de Deus  e o termo "levantar"

réplica do ossuário 5 baseada nas imagens de 2010




O ossuário 5 contem as seguintes palavras:

IAIO - tetragrama hebraico (YHWH) transcrito em grego *1

DIOS-  Deus
UPSO- verbo "levantar" em hebraico *2
AGB- agba  "levantar "em grego

*1 Esta grafia aparece  num "tablete de maldição mágico" da Jordânia, com a mesma grafia exata do nome de Deus. Segundo, essa ortografia em particular, embora em grego, seja consistente com o entendimento hebraico da palavra, ou seja, em hebraico, existem quatro letras no nome de Deus; portanto, os primeiros seguidores judeus de Jesus teriam escrito quatro letras para o nome de Deus. em grego.


*2 Essa leitura também combina com uma inscrição em hebraico ao lado de um ossuário encontrado em 1945 pelo lendário professor Eleazar Sukenik, o estudioso que identificou os Manuscritos do Mar Morto. Esse ossuário, encontrado não muito longe de Talpiot, tem quatro cruzes de carvão nas laterais e as palavras “Iesous Aloth”, ou seja, “Jesus, levanta” ou “Jesus, levanta”.   http://www.simchajtv.com/once-again-dramatic-support-for-jesus-tomb/ acesso em  02-11-2017






transcrição paralienar.
Ou seja na primeira e segunda linha temos o nome Deus em grego e em hebraico.
Na terceira e quearta temos o verbo (levantar, ressuscitar)

2- O símbolo da cruz
cruz. símbolo cristão. Mais antiga prova arqueológica

IMG_7422


Para saber sobre crucifixão click 
http://testemunhasdejeovarefutadas.blogspot.com/2013/04/cruz-ou-estaca.html


3- O sinal de Jonas- peixe
O "Signo de Jonas" é uma das primeiras imagens cristãs. Nas catacumbas cristãs de Roma, é a imagem bíblica mais predominante de todas. Para os cristãos primitivos, representava a ressurreição de Jesus, ou seja, como Jonas sobreviveu à barriga do peixe, assim também Jesus ressuscitou.







embora muitos digam que  o desenho acima no ossuário seja  um  vaso, 
a abertura superior  apresenta  muito excessiva para tal





peixe com escamas com um homem na boca. Um símbolo que se remete a ressurreição,
Mateus 12:40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.





Desenhos de Kloner
Esboço publicado pelo arqueólogo Amos Kloner, que em 1981 teve acesso à caverna funeráriahttps://jamestabor.com/an-eyewitness-account-of-the-1981-discovery-of-the-talpiot-jonah-tomb/

IMG_7422
réplica do ossuário 6 baseada nas imagens de 2010








peixes num dos ossuários








observe que dá para ver o fim da cauda do peixe


Um comentário: