Casal Vingrem |
Em reportagem sensacionalista , a BBC publica em 22 julho 2018 a Missionaria Frida Vingren pregadora, professora, evangelista e dirigente da Assembléia de Deus na sua origem) esposa do principal fundador das Assembléias de Deus: foi acusada de adultério e sofrer perseguição.
A resposta oficial veio somente no mês de outubro de 2018, no Jornal Mensageiro da Paz. 3 meses depois. Apesar da CPAD. ligada a CGADB ter um jornal on-line CPAD NEWS.
Foi feito também um vídeo no dia 28 de julho, mas com pouquissimas visualizações https://www.youtube.com/watch?v=Br2uteukczE
O jornal da Assembléia de Deus fez uma resposta branda e tardia, omitindo alguns fatos importantes.
A-SOBRE O SUPOSTO ADULTÉRIO
A BBC divulgou:
"A situação escalou depois de um suposto caso de adultério de Frida com um brasileiro. Apesar de não haver uma confirmação documental do romance que a missionária teve com o rapaz, bem mais novo que ela, os indícios levam a crer que isso de fato aconteceu.
"Eu realmente acredito que seja verdade", diz Norell, que entrevistou um dos filhos de Frida e algumas de suas netas enquanto escrevia o livro e que identificou o assunto em cartas enviadas à Suécia "por pessoas que não eram hostis a ela".
https://www.bbc.com/portuguese/geral-44731827
O jornal Mensageiro da Paz respondeu:
"A própria Norrell reconhece em depoimento a BBC que não há como provar isso, que é opinião dela apenas. No rio de Janeiro quando Gunnar Vingrem estava enfermo, Frida dirigia a igreja, sendo auxiliada por um obreiro, e porque ambos trabalhavam juntos na Seara do Mestre, esse fator serviu de combustível para a formulação de comentários maliciosos. Quando vamos a fontes da jornalista, ela afirma que a história circulou através de história de pessoas que espalhavam boatos, e a propria não consegue afirmar com segurança pela inconsistência do conteúdo, isto porque não há comprovação" Mensageiro da Paz. p. 27, ano 88 n? 1601 outubro de 2018
DESTACAMOS QUE:
1- Isso não foi usado contra ela na época
g) Frida: uma adúltera? Há uma versão entre os pastores mais antigos184, reproduzida ainda hoje por alguns, que afirma que a campanha dos nativos e suecos contra Frida teria sido motivada porque Frida teria tido um caso extraconjugal. Em 1940, ano de sua morte, essa acusação era de conhecimento publico?
Isso, então, explicaria por que no MP não se escreveu uma única linha sobre a sua morte? Aceitada a veracidade desta versão, surge um problema: se isso de fato foi verdade, como alguns gostam de repetir para justificar seu alijamento, por que isso não foi usado contra ela na carta em que foi denunciada a Pethrus, em 1932? (Anexo V).
Isso não seria o suficiente para por fim à sua atuação no MP, seu ministério e seu casamento? Esse fato poderia ter sido usado na época para calá-la completamente, mas as acusações são de que ela manda na igreja, atropela os homens, não obedece a convenção e incita as mulheres contra os obreiros? A acusação de adultério surge – coincidência? – bem depois das polêmicas. Na falta de argumentos parte-se para ataques pessoais, fórmula bem “eficiente”, especialmente contra mulheres
184 Quando das entrevistas com pastores com mais de 70 anos, no meu período de mestrado, um pastor insinuou isso, mas não aceitou gravar entrevista nem publicar seu nome. Segundo ele, exagerando, “todos os pastores sabiam disso”. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC – SP GEDEON FREIRE DE ALENCAR ASSEMBLEIAS BRASILEIRAS DE DEUS: TEORIZAÇÃO, HISTÓRIA E TIPOLOGIA – 1911- 2011. DOUTOURADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO SÃO PAULO 2012
B- SOBRE A SUPOSTA LOUCURA, CAUSA DA MORTE E FILHOS
A BBC divulgou:
Detida na estação de trem de Estocolmo, ela já sai com uma camisa de força em direção ao hospital psiquiátrico.O mensageiro da paz respondeu:
A igreja lhe tira a guarda dos filhos e doa todos os seus pertences.
Para Kajsa Norell, é difícil dizer se, naquele momento, Frida realmente tinha algum tipo de doença psiquiátrica. "Ela estava esgotada, física e mentalmente, já tinha tido malária no Brasil e, provavelmente, sofria de alguma doença na tireoide".
Em nenhum dos prontuários médicos, contudo, há o diagnóstico de que ela sofria de algum distúrbio mental.
Durante sua pesquisa, a autora percebeu "alguma coisa estranha" nos olhos de Frida. Quanto mais recente a fotografia, mais saltados eles pareciam. A partir dos registros médicos da missionária, especialistas concluíram que ela tinha possivelmente hipertireoidismo – doença que provavelmente a matou. https://www.bbc.com/portuguese/geral-44731827
"É verdade que os hospitais onde Frida acabou sendo internada também funcionavam como sanatórios, mas o conceito de 'sanatório' não era o de 'hospício', lugar onde os loucos ficam internados, que fique bem claro...a família não ficou desamparada: a igreja Sueca estava preparada a fim de cuidar da viúva e dos filhos. " Mensageiro da Paz. p. 27, ano 88 n? 1601 outubro de 2018
DESTACAMOS QUE:
- Frida nunca foi diagnosticada como louca
- Frida foi diagnosticada com câncer e ulcera
- Seus filhos em razão da morte do marido e da internação da mãe ficaram na hospedaria da igreja na Suécia
Por volta de 1935, quando continuava com o seu plano de atuar como missionária em Portugal, Frida adoeceu. Sobreveio-lhe uma terrível enfermidade que a faria sofrer por quase seis anos. Na verdade, a perda de dois entes queridos, a pequena Gunvor e Vingren, num curto espaço de tempo a deixara muito abatida. Então, o filho Ruben internou Frida no Hospital de Långbro, que era um sanatório. Ela era visitada e cuidada pelos dois filhos mais velhos. Os filhos menores ficaram aos cuidados de famílias da Igreja Filadélfia de Estocolmo. Eles não podiam visitar a mãe, pois na época somente crianças com mais de 15 anos entravam em hospitais
Os hospitais suecos naquela época só permitiam o paciente permanecer internado durante dois anos. Assim, por volta de 1937, Frida foi levada para morar com o filho Ivar num apartamento pequeno em Estocolmo. Ivar agora trabalhava transportando mercadorias numa bicicleta, e com o que ganhava ele podia sustentar e cuidar de sua mãe. Mas logo Frida precisou ser internada outra vez. Agora, foi internada numdos maiores hospitais sanatórios, o de Beckomberga, onde precisou permanecer por mais tempo.Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, 174
Por volta de 1935, quando continuava com o seu plano de atuar como missionária em Portugal, Frida adoeceu. Sobreveio-lhe uma terrível enfermidade que a faria sofrer por quase seis anos. Na verdade, a perda de dois entes queridos, a pequena Gunvor e Vingren, num curto espaço de tempo a deixara muito abatida .Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015 P. 173
Por volta de 1939, Frida foi levada de volta para morar com o filho Ivar. Margit Completara 16 anos e fora autorizada a deixar a hospedaria da igreja para viver com os seus dois irmãos mais velhos e com a mãe. A filha Margit passou a cuidar exclusivamente de Frida. A enfermidade se agravara ainda mais. Nenhum dos hospitais por onde passara a havia examinado. Ficara muito magra pesando apenas trinta quilos. Margit teve que cuidar de Frida em seu pior momento.
Nessa época, além de sentir muitas dores no corpo e os tratamentos nos hospitais não resolverem sua enfermidade, Frida teve que padecer a acusação de alguns pastores da Igreja Filadélfia de Estocolmo de que ela sofria de problemas mentais. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015 ,p. 175
Um domingo de manhã, quando Margit acordou, Frida estava desmaiada. Margit chamou uma ambulância para levá-la ao hospital. Ela não queria ser internada novamente. Já havia manifestado anteriormente o desejo de partir para o Senhor. Mas foi levada por Margit para o Hospital Karolinska.
Ela estava anêmica, foi radiografada e constatou-se que sofria de úlcera no estômago e câncer. Foi logo operada e apresentou melhora. Recebeu a visita de seus filhos, amigos, irmãos e de pastores da Igreja Filadélfia de Estocolmo, os quais lhe levaram o conforto espiritual. Frida piorou outra vez, e depois de um mês no hospital, findou seus sofrimentos. Sua filha Margit estava com ela na hora da morte segurando suas mãos. Era o dia 30 de setembro de 1940. Frida estava com 49 anos de idade. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, 177
C- MINISTÉRIO FEMININO
A BBC divulgou:
"Suas atribuições – muitas até então reservadas apenas aos homens –, entretanto, desagradaram pastores brasileiros e suecos, fizeram com que ela fosse perseguida e pressionada a voltar a seu país de origem, onde teve um fim trágico."
As mulheres têm ganhado cada vez mais espaço dentro das Assembleias de Deus no Brasil, diz Alencar. Essa tendência, contudo, é bastante assimétrica nas diferentes regiões do país, justamente pelas características da religião.
Ao contrário da Igreja Católica, bastante hierarquizada, sua estrutura é congregacional. "É como se fosse uma democracia direta", compara o sociólogo. Cada congregação define suas liturgias, "tem lugar que aceita mulher, tem lugar que não aceita".
Em 2005, ele exemplifica, o pastor Manoel Ferreira – filiado ao PSC e presidente da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (Conamad) –, ao consagrar Jairo Manhães como pastor, acabou consagrando, sem aviso prévio, sua esposa, Cassiane - "cantora gospel de sucesso e milionária".
Depois disso, afirma Alencar, todas as esposas de pastores do ministério de Madureira também foram ordenadas como pastoras. "Já a minha igreja, a Betesda, consagra pastoras desde 1994", ele acrescenta.O jornal Mensageiro da Paz disse:
" A nossa personagem acabou sendo assunto da primeira Convenção Geral das Assembléias de Deus realizada em Natal (RN) , realizada em 1930. É que os pastores reuniram afim de debater, dentre outros assuntos, a questão da ordenação de mulheres ao pastorado. Os pioneiros Gunnar Vingren, marido de Frida, e Samuel Nynstron defenderam suas idéias, com Vingren a favor e Nynstrom contra. Os argumentos do segundo venceram o debate"...
...Frida sempre será lembrada como ensinadora, evangelista, musicista, compositora, redatora, poetisa, esposa mãe e uma eficaz auxiliadora na obra de Deus, porém nunca como alguém que empunhava uma bandeira de militância ao engajamento feminino ao pastorado.
Ao longo de sua trajetória. a missionária jamais escreveu sobre - ou estimulou as demais missionárias ou mesmo mulheres nativas a - trabalharem para tornarem-se pastoras." Mensageiro da Paz Ano 88, n° 1601, outubro de 2018.p. 27
Destacamos que:
1- Samuel Nynstron era um pioneiro junto com Gunnar Vingren, Samuel Nynstron veio 6 anos depois enviado por uma igreja que não enviou os dois pioneiros:
- os missionários pioneiros foram Daniel Berg e Gunnnar Vingren em 1910.
"Os anseios dos pioneiros Gunnar Vingren e Damniel Berg, ao aportarem em Belém do Pará, no ida 19 de novembro de 1910" História do Movimento Pentecostal no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2017p. 41
- Samuel Nynstrom com sua esposa chegaram ao Brasil 6 anos depois, enviados pela igreja Filadélfia de Estocolmo
"Em 18 de agosto de 1916, chegaram a Belém os suecos Samuel e Lina Nynstrom, os primeiros missionários oficialmente enviados pela Igreja Filadélfia de Estocolmo, para se juntarem a Daniel Berg e Otto Nelson, que ficaram no Brasil (Idem p. 47)
Quanto ao sustento financeiro, os Vingren viviam em 1930 pela fé em Deus, dependendo de ofertas enviadas do exterior, que não eram regulares. Em carta escrita ao secretário da Missão Livre Sueca, Paul Ongman, e datada de 16 de outubro de 1930, Vingren escreveu:
Sempre tenho dito, desde que cheguei a este país, que vim aqui confiando somente no Senhor, sem ter nenhuma promessa de sustento, e tenho continuado assim. Na verdade, a igreja Filadélfia de Estocolmo, Suécia, começou a ajudar-me com algum sustento depois de seis anos, mas isto não foi suficiente. De qualquer maneira, tanto essa oferta como outras que recebi, eu as tenho recebido como se viessem diretamente do Senhor. Mas, como não tem sido um sustento certo cada mês, tenho sido obrigado a viver e andar pela fé em Deus durante todo este tempo. (Idem p. 124)
2- Daniel Berg e Gunnar Vingren não eram missionários enviados pela igreja da Suécia
"Em 1914, Daniel Berg viajou para a Suécia, estabeleceu contato com Lewi Pethrus, seu amigo de infância e pastor da Igreja Batista de Estocolmo, que, poucos anos antes, se tornara pentecostal e organizou como a Igreja Filadelfia de Estocolmo em 1913. A partir deste ano, Daniel Berg e Gunnar Vingren passaram a constar nos registros dessa igreja como missionários" (Idem p. 47)
3- Samuel Nynstron era contra o ensino, pregação e pastoreio das mulheres e perseguiu o casal Vingren, pressionou Daniel Berg contra o casal Vingren:
Em 26 de março de 1930, o missionário Samuel Nyström voltou a se encontrar com Vingren no Rio de Janeiro e conversaram a respeito do papel da mulher na igreja. Vingren escreveu em sua agenda: “Samuel chegou do Pará em viagem para São Paulo. Ele não tem mudado a opinião concernente à mulher. Disse que não é bíblico a mulher pregar, ensinar e doutrinar”Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 112
Unicamente sob o comando de Samuel Nyström, o jornal Boa Semente de outubro de 1929, página 7, publicou um artigo sob o título “O Serviço das Irmãs na Igreja”, traduzido de livro editado por uma convenção pentecostal em Berlim (Alemanha). O artigo dizia que, para a edificação da igreja, há uma tarefa definida, deixada às irmãs, dentro das linhas traçadas nas Escrituras. O autor condenava, ao mesmo tempo, a limitação do serviço da mulher dentro da igreja, como se estivesse a sua tarefa só dentro da família, e os esforços para simplesmente igualar o serviço das irmãs aos dos irmãos na igreja. Ele afirmava que ambas as atitudes eram contra a natureza e as Escrituras. Defendia que se devia permitir ao Espírito Santo ajudar a igreja a encontrar as diretrizes que foram determinadas para as especialidades do gênero feminino. Às irmãs cabia o serviço auxiliar nas igrejas. Uma quantidade de referências bíblicas é citada e o autor afirmou que, por meio delas, encontra-se a grande tarefa que as irmãs têm na edificação da igreja de Deus na terrap. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 102-103
Em 4 de novembro [1929], os Vingren receberam a visita do missionário Samuel Nystrom. Ele veio de Belém do Pará certamente para conversar pessoalmente com Vingren, que era considerado o líder nacional das Assembleias de Deus no Brasil naquela época. Vingren escreveu no diário que Samuel Nyström não se humilhou e continuou sustentando que a mulher não podia pregar nem ensinar, só testificar. Disse mais que, provavelmente, iria embora do Brasil.
No dia seguinte, Nyström viajou a São Paulo para se encontrar com Daniel Berg, e de lá para Santos, para se avistar com Simon Lundgren. Sua intenção era conquistar a adesão de Berg e Lundgren para pressionar Vingren a mudar de ideia. Assim, em 13 de novembro, Nyström visitou Vingren para mais uma conversa, dessa vez acompanhado de Lundgren e Berg. Depois desse segundo encontro, a divergência chegou ao clímax.
Vingren escreveu: “Chegaram Samuel, Simon e Daniel. Samuel não se humilhou. Separamo-nos em paz, mas para não trabalhar mais juntos, nem com jornal ou nas escolas bíblicas, até o Senhor nos unir. Simon disse que ficava de fora, e Daniel tinha convidado Samuel a trabalhar em São Paulo”. Assim, Vingren disse a Nyström: “Estamos separados”. Apesar disso, Nyström ainda permaneceu no Rio de Janeiro por mais quatro dias e participou do culto do domingo à noite, quando cinco pessoas aceitaram a Jesus" Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD, 2015, p. 104
4- Gunnar Vingren considerava o ensino, pregação, pastoreio por parte das mulheres como obra do Espirito Santo, a obra ORIGINAL
Em 1º de abril de 1930, Vingren escreveu uma carta para Samuel Nyström tentando convencê-lo de que a necessidade premente de mais obreiros para a obra no Brasil deveria levá-los a aproveitar melhor as mulheres, dando-lhes maiores responsabilidades e liberdade de atuação. Nesta missiva, Vingren defende:
Deus é testemunha de que o meu único desejo é que o Espírito Santo possa ter o seu caminho, o seu próprio caminho neste país, e que esta gloriosa obra divina possa continuar da mesma forma que começou. Não posso deixar de apresentar a minha convicção de que o Senhor chamou e ainda está chamando homens e mulheres para o serviço do evangelho, para ganhar almas e testificar do seu amor. Sei que todos nós, juntos no Céu, nos alegraremos um dia pelas almas que ganhamos para Jesus durante a nossa vida. Eu mesmo fui salvo por uma irmã evangelista que veio visitar e realizar cultos na povoação de Björka, Smaland, Suécia, há quase trinta anos. Depois veio uma irmã dos Estados Unidos e me instruiu sobre o batismo com o Espírito Santo. Também quem orou por mim para que eu recebesse a promessa foram irmãs. Eu creio que Deus quer fazer uma obra maravilhosa neste país. Porém, com o nosso modo de agir, podemos impedi-la. Para não impedi-la, devemos dar plena liberdade ao Espírito Santo para operar como Ele quiser.
Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD, 2015, p. 113
5- O PRÓPRIO DEUS ALERTOU EM 1929 SOBRE A OPOSIÇÃO LIDERADA POR NYNSTRON
Ainda em setembro, no culto da sexta-feira, dia 27, destinado somente para os membros da igreja, Vingren pregou concernente aos dons espirituais e sobre o direito de a mulher falar na igreja. Um dos crentes foi usado por Deus em profecia e falou que Vingren não temesse, mas que continuasse a ensinar a sã doutrina, e predisse que muitos se levantariam contra ele. No dia seguinte, 28 de setembro, Vingren recebeu uma carta dura, com ameaças, do missionário Samuel Nyström, pastor da Assembleia de Deus de Belém do Pará na época e era, desde 1923, o diretor-gerente do jornal Boa Semente, órgão oficial e nacional das Assembleias de Deus no Brasil. Possivelmente, o assunto dessa missiva teria sido a sua posição contrária ao ministério da mulher na igreja Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015 p. 102
6- POR CAUSA DA OPOSIÇÃO DE NYNSTRON O CASAL VINGREN SE ESTABELECE NO RIO DE JANEIRO E FUNDA OUTRO JORNAL
Provavelmente em decorrência dessa separação ministerial com Samuel Nyström, Vingren lançou um novo jornal como órgão oficial e nacional da igreja. O periódico mensal foi intitulado O Som Alegre e teve o seu primeiro número circulando em dezembro de 1929. Abaixo do nome veio estampada a frase “Jornal das Assembléas de Deus para avivamento espiritual”. Frida passou a ter a função de redatora das seções “Na Seara do Senhor” e “Breves Menções” no O Som Alegre. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 104
Agora, as Assembleias de Deus passaram a ter dois órgãos oficiais nacionais, um impresso no Norte (AD de Belém) e outro no Sudeste (AD de São Cristóvão). Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro: CPAD 2015, p. 105.
7- A CAUSA PRINCIPAL DA CONVENÇÃO GERAL ERA SIM O MINISTÉRIO DAS MULHERES
Convenção Geral de 1930 |
Durante os dias 17 e 18 de dezembro de 1929, os obreiros nacionais (alguns deles não eram pastores), Francisco Gonzaga da Silva (pastor da AD de Natal), Cícero Canuto de Lima (pastor da AD de João Pessoa, Paraíba), Antonio Lopes Galvão, Ursulino Costa, José Amador, Napoleão de Oliveira Lima, José Barbosa, Francisco César, Nathanael Galvão de Figueiredo e Pedro Costa, se reuniram na cidade de Natal (RN).
Segundo explicaram num Manifesto, nessa reunião, por causa de uma “crise” ocorrida nas Assembleias de Deus, eles tiveram a inspiração da necessidade urgente de uma Convenção Geral (assembleia geral) em que se congregasse a maior parte dos obreiros
brasileiros e missionários para resolverem certas questões relacionadas ao progresso e à harmonia das Assembleias de Deus no Brasil.
Nas correspondências trocadas entre o secretário de missões da Igreja Filadélfia de Estocolmo, Paul Ongman, e os missionários, viu-se com clareza onde de fato estava a origem do conflito: a visão sobre o papel das missionárias. Em especial duas mulheres, que eram consideradas boas pregadoras e muito ativas na participação dos trabalhos, e tinham não pouca atuação nas ausências de seus esposos, Frida e Adina Nelson. Em especial o esposo da última, missionário Otto Nelson, escreveu uma carta para Estocolmo queixando-se de que havia missionários colegas seus que desejavam impedir a atuação de sua esposa. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro: CPAD 2015, p. 106
8- FRIDA ESCREVIA VÁRIOS ARTIGOS EM DEFESA DO MINISTERIO DE MULHERES
Para defender o trabalho da mulher nas Assembleias de Deus, Frida traduziu uma parte do artigo escrito por um missionário de nome F. Franson, sob o significativo título “Filhas Profetizando”, e publicou no jornal O Som Alegre, de janeiro de 1930, páginas 3 a 5. Na abertura do artigo, lemos:
É interessante vermos o que a Bíblia diz acerca do trabalho da mulher no evangelho. Visto que dois terços das pessoas convertidas no mundo são mulheres, esta questão torna-se importante. Suponhamos, pois, que verdadeiramente não existe mandamento contra o trabalho da mulher; estamos então diante do triste fato de que Satanás procura empatar dois terços das pessoas convertidas no mundo de trabalharem para o Senhor. E isto é um prejuízo enorme para a causa do Senhor. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro: CPAD 2015, P. 110
Na parte do desenvolvimento do artigo, são abordados alguns pontos da Bíblia concernentes ao assunto. No fim, após a assinatura de Frida como tradutora, vem uma nota da redação do jornal, que tudo indica ter sido escrita pela própria Frida, a redatora daquele periódico. A nota diz:
Vendo então que não existe, na Palavra de Deus, mandamento contra o trabalho da mulher no evangelho, ... Mas não há proibição para a mulher se consagrar para ser um vaso de bênção na casa de Deus. Acontece, porém, que os vasos que desonram a casa de Deus pelo seumau procedimento e desobediência à Palavra de Deus são bem tolerados, enquanto os vasos de honra, os que são cheios do Espírito Santo e usados pelo Senhor são desprezados e criticados. Convém abrirmos os olhos para a realidade. Nos diferentes países onde existe a obra pentecostal, as mulheres tomam grande parte no trabalho. Nos países europeus, nos Estados Unidos e até nos países pagãos, elas têm penetrado.
Oxalá que as mulheres brasileiras, que certamente não são inferiores às suas irmãs estrangeiras, se consagrassem de tal forma que o Espírito Santo as pudessem chamar para pregar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Dizem alguns que há dificuldades especiais neste país, se assim é, cremos ser por falta de ensino entre os crentes.
Às irmãs, queremos dizer que não convém contenderem pelo seu direito, somente fazerem o que o Espírito dirigir. Assim estamos certos de que, com humildade, prudência e pelo poder de Deus, vencerão todos os obstáculos. Também queremos dizer que o motivo que nos levou a publicar este assunto não foi o do desejo de combater opiniões contrárias ao mesmo. Mas, sim, o de dar uma explicação que nos foi pedida por alguns irmãos. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro: CPAD 2015, P. 110-112
Em junho, Frida recepcionou na igreja alguns obreiros visitantes. O primeiro foi Archias de Oliveira, que estava iniciando as Assembleias de Deus na região sul do Estado do Rio e permaneceu com os irmãos de São Cristóvão durante quinze dias. Depois chegou a missionária norueguesa Signora Dragland, que estava a caminho do campo missionário na Argentina. Signora alegrou a igreja com os seus cânticos e testemunhos. No culto de
domingo, ela pregou a Palavra de Deus no poder do Espírito Santo e três pessoas aceitaram Jesus. Ela já atuava como evangelista havia onze anos, tendo viajado na Suécia, Noruega e Finlândia. Após a partida da visitante estrangeira, chegou o casal de evangelistas João Evangelista e sua esposa Deolinda, que atuava no interior do Estado do Rio de Janeiro. Eles participaram do culto de domingo, dia 29 de junho. Nesse mesmo culto, a irmã Felisbela Barbosa, conhecida como Belinha, que atuava na evangelização em Realengo, subúrbio do Rio, pregou a Palavra de Deus. Em referência à atuação das visitantes femininas na pregação do evangelho, o redator dessas notícias (provavelmente a própria Frida) no jornal O Som Alegre de julho de 1930, página 7, comentou: “Graças a Deus que Ele também está levantando irmãs brasileiras para pregarem a sua Palavra”.
9- A ASSEMBLEIA DE DEUS SEPARAVA MULHERES AO MINISTÉRIO DE DIACONIZA, EVANGELISTA.
Emílio Conde escreveu no livro História das Assembleias de Deus no Brasil que no Rio de Janeiro, como cada membro da igreja era um evangelista voluntário e eficiente, parecia não haver necessidade de separar obreiros para determinados fins. “Contudo, de acordo com a Palavra de Deus, a igreja separou para servir como diácono o irmão Palatino dos Santos, que mais tarde foi consagrado a pastor. Também separou Emília Costa como diaconisa, a única que ocupou esse cargo na igreja.”
Emília foi separada pelo missionário Gunnar Vingren. Ela era bastante ativa na Evangelização, ganhando muitas pessoas para Cristo. Trabalhava realizando cultos nas cadeias da cidade. A separação dela e do irmão Palatino aconteceu em 6 de fevereiro de 1928, num culto de segunda-feira. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 92
Os outros dois novos evangelistas separados para a obra na seara do Senhor foram os irmãos João Evangelista e sua esposa Deolinda, a primeira mulher brasileira separada evangelista segundo escreveu Gunnar Vingren na reportagem publicada sobre a escola bíblica no jornal sueco Evangelli Hårold. João Evangelista e Deolinda foram os fundadores das Assembleias de Deus nos municípios de Rio Bonito, Silva Jardim e em outras regiões do interior fluminense, e por meio dos quais surgiram muitos outros obreiros, entre eles, pastor Moysés Soares da Fonseca. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015,p.101
10- FRIDA EXERCIA MINISTERIO DE LIDERANÇA, PASTOREA (SEM O TITULO) e era auxiliada por seus obreiros:
- Na ausência de seus marido ela quem dirigia a igreja, PASTOREAVA assumindo assim o trabalho. Ao contrario do que ocorre hoje, não eram os obreiros quem assumiam, eles eram auxiliares.
- Pregação
- Ensino na igreja
- Escritora de revistas da Escola Dominical
"Capitulo 4 - 1918... Como Vingren precisava viajar bastante, Frida ficava responsável pela direção da igreja e dos cultos muitas vezes. Seu bom conhecimento bíblico foi de grande bênção tanto verbalmente como por escrito nessas ocasiões e nos anos vindouros do ministério do casal, tanto no Pará como no Rio de Janeiro. Ela era enérgica, mas procurava compreender e solucionar os diferentes problemas que surgiam. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015,p. 46
"Capítulo 9 - 1923... Frida foi a principal redatora do jornal Boa Semente, iniciado por Vingren em 1919, na cidade de Belém do Pará, para a divulgação das doutrinas apostólicas em todo o país.p. 47
Vingren resolveu então fazer outra viagem ao Sudeste, e partiu em meados de outubro de 1923. Após quase três meses, no dia 14 de dezembro, embarcou de novo em um navio e voltou ao Pará. Durante esse tempo que Vingren se ausentou do Pará, Frida também foi um dos colaboradores na direção da igreja ao lado dos pastores auxiliares que sempre cumpriam essa tarefa nas viagens do pioneiro. Ela foi de grande ajuda para Vingren em orações, cânticos, visitas e testemunhos Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p.65
"Capítulo 11 - 1924... Paulo Leivas Macalão, um jovem gaúcho, um dos primeiros membros da igreja, realizou o primeiro culto ao ar livre no Campo de Santana. Nenhuma alma se converteu. Frida tomou a frente dos cultos ao ar livre. Faziam-se cultos na Praça da Bandeira, Estação Central, Praça 11 e Largo da Lapa. Dessa forma muitas pessoas ouviram a Palavra de Deus. Frida foi responsável pelas atividades evangelísticas em diversas áreas da cidade do Rio de Janeiro. Ela era responsável pela oração e visitação aos crentes.Na abertura dos cultos, era ela quem fazia a leitura bíblica com a igreja. Quando Gunnar se ausentava em suas viagens, era Frida quem pregava a mensagem nos cultos e também cuidava de outras atividades da igreja. Ela gostava muito de ministrar estudos bíblicos. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 76
"Cap. 12 - 1925 Frida era um dos pregadores mais ativos nesses trabalhos evangelísticos ao lado do seu esposo, e de dois jovens evangelistas: Paulo Leivas Macalão e Sylvio Brito. Além dessas atuações na igreja carioca, Frida, em 1925, ainda produziu artigos para o jornal Boa Semente, editado no Pará. Na edição de maio de 1925, saiu o artigo traduzido sob o título “A Foice e o Trigo” e, em setembro, foi publicado seu artigo intitulado “A Peleja Gloriosa” Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p.81
" Cap. 14 - 1927 Também, Frida foi bastante ativa tanto na igreja como na área da literatura e imprensa das Assembleias de Deus.... em março ela pregou no mida 27. No mes seguinte... 7, 10,14 e 17...em maio preou nos cultos dias 15 e 29...
Em setembro, no dia 8, ela pregou no culto."Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 87,88
Vingren começou a realizar cultos na prisão do Rio, tendo à frente do trabalho a sua esposa Frida, junto com muitos outros irmãos e irmãs. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015 p. 99
Durante esse tempo de viagens de Vingren, Frida ficou à frente da igreja do Rio de Janeiro sendo auxiliada pelos seus obreiros. p. 106
"Na ausência de Vingren, a liderança da igreja do Rio de Janeiro ficou a cargo de Frida, auxiliada pelos obreiros da época . Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015 ,P. 114
" irmã Frida foi uma das mais profícuas da história das Assembléias de Deus. Ela é autora de hinos belíssimos da Harpa Cristã e foi a única mulher a escrever comentários da revista de Escola Dominical Lições Bíblicas. Foi também uma colaboradora efetiva do jornal Mensageiro da Paz em seus primeiros anos, com artigos e poesias edificantes. Mesmo aqueles que criticam a sua presença no jornal (seu marido a incentivava, não por nepotismo, mas por Frida ser notoriamente talentosa) eram unânimes em reconhecer que ela era vocacionada para aquele trabalho e uma das mais bem preparadas missionárias evangélicas que já pisaram em solo brasileiro. Sabe-se que a irmã Frida Vingren também se destacava muito na obra pela sua atuação em várias outras áreas. Ela era extremamente atuante.Quando Gunnar Vingren não podia dirigir os cultos na igreja de São Cristóvão devido às suas muitas enfermidades, quem os dirigia era sua esposa (DANIEL, S. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: Cpad, 2004, p. 34.)
Cinco meses depois da primeira Convenção Geral 1930 , Frida escreveu um texto chamado de “Deus mobilizando suas tropas”:
Despertemo-nos, para atender o chamado do Rei, alistando-nos nas suas fileiras. As irmãs das “assembleias de Deus”, que igualmente, como os irmãos têm recebido o Espírito Santo, e portanto, possuem a mesma responsabilidade de levar a mensagem aos pecadores precisam convencer-se que precisam fazer mais do que tratar dos deveres domésticos. Sim, podem também, quando chamadas pelo Espírito Santo, sair e anunciar o Evangelho.
Em todas as partes do mundo, e especialmente no trabalho pentecostal, as irmãs tomam grande parte na evangelização. Na Suécia, país pequeno com cerca de 7 milhões de habitantes, existem um grande número de irmãs evangelistas, que saem por toda parte anunciando o Evangelho, entrando em lugares novos e trabalhando exclusivamente no Evangelho. Dirigem cultos, testificam e falam da palavra do Senhor, aonde há uma porta aberta. (Os que estiveram na convenção em Natal e ouviram o pastor Lewi Pethrus falar desse assunto sabem que é verdade). Por qual razão, as irmãs brasileiras hão de ficar atrasadas? Será, que o campo não chega, ou que Deus não quer? Creio que não. Será falta de coragem? Na “parada das tropas” a qual teve lugar aqui no Rio, depois da revolução, tomou também parte, um batalhão de moças do estado de Minas Gerais, as quais tinha se alistado para a luta (MENSAGEIRO DA PAZ, 1º.2.1931, p. 6).
Gideom Alencar cita a decisão da Convenção de 1930 e comenta:Além do trabalho na cidade, Vingren tinha de viajar constantemente ao interior do Estado do Rio para instruir na Palavra de Deus os membros das igrejas recém-levantadas, e ajudar na consolidação daquelas almas. Tudo estava se desenvolvendo de maneira muito rápida.Então todos os obreiros do Estado se reuniram para uma semana de oração e estudos bíblicos, o que foi de grande proveito para a obra. Os assuntos tratados nessas reuniões foram: “Como ter um espírito excelente”, “A vida de Jesus”, “Como deve ser o servo de Deus”, “A igreja e os dons espirituais” e “A segunda vinda de Cristo”. Era a primeira escola bíblica e foi dirigida e ministrada pelos missionários Gunnar Vingren e Frida Vingren. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 101
'As irmãs têm todo o direito de participar na obra evangélica, testificando de Jesus e a sua salvação, e também ensinando quando for necessário. Mas não se considera justo que uma irmã tenha a função de pastor de uma igreja ou de ensinadora, salvo em casos excepcionais mencionados em Mateus 12.3-8. Assim deve ser somente quando não existam na igreja irmãos capacitados para pastorear ou ensinar' (Vingren, 1982:168).
Duas questões fundamentais estão presentes nessa declaração: primeiro, o fato dela tornar óbvio que, na época, existiam mulheres pastoreando – senão seria desnecessária a proibição.. ASSEMBLEIAS BRASILEIRAS DE DEUS: TEORIZAÇÃO, HISTÓRIA E TIPOLOGIA – 1911- 2011. DOUTOURADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, SÃO PAULO, 2012, p. 102
11- Mesmo que não tomou o titulo para si, Frida pastoreava e assumia posições hoje proibidas pelo homem, como já demonstrado acima.
Em 1931 ela escreve, em tom de resposta à convenção:
Muitos pensam que é consagração que faz o pastor. É um erro – esta é apenas uma confirmação de Deus, e um auxílio, diante da lei social, poder exercer as funções de um ministro do Evangelho.... É preferível, então, ter a realidade sem os títulos. O verdadeiro pastor nunca é “dirigente” em absoluto. Ele tem o Espírito Santo como dirigente, e não como “auxiliar” Mensageiro da Paz (15.02.1931, p. 3),
CARTA EXIGINDO A SAIDA DE FRIDA POR CAUSA DE SUA LIDERANÇA:
Em uma carta assinada por Cícero Lima, Napoleão Oliveira, Francisco Gonzaga, João Baptista, José Amador e Amaro Celestino215, em 21/04/1931, datilografada em português, e acrescida de uma versão em sueco (quem traduziu para o sueco?), enviada de Natal, para L. Pethrus, os brasileiros dão o ultimato; entre Frida e Nystron, eles preferem o último.
“todos os ministros unânimes protestamos, primeiramente pela entrada da irmã Frida como redactor do “Mensageiro de Paz”.(...) fora disso, irmã Frida tem escripto artigos (...) ella ensina como deve estar um pastor, como também como o trabalho deve ser dirigido” 216. Segunda questão, a “retirada do nosso irmão Nystron, por questões com irmã Frida, haverá grandes desintelligencias entre os nativos. Por causa d´isso, desejamos que a Assembleia de Deus em Stockholmo fará todo o possível para que nosso irmão Samuel ficará neste paiz em continuação” [mantida a grafia original]. ASSEMBLEIAS BRASILEIRAS DE DEUS: TEORIZAÇÃO, HISTÓRIA E TIPOLOGIA – 1911- 2011.DOUTOURADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, SÃO PAULO, 2012, p. 124
12- APÓS A CONVENÇÃO DE 1930 PERMANECE A OPOSIÇÃO ENTRE SAMUEL E VINGREM
Eu sei que Frida deve ter escrito que eu tenho saído e brincado com garotas no local de banho (praia, provavelmente). Bem, se há alguma suspeita sobre isto escutem Lina, que estava lá, Nels J Nelsn também, um dos mais velhos pais na igreja no Pará, Rodrigues agente da bíblia para o Norte do Brasil agora representante de bíblias provenientes da Inglaterra no Peru, Beckett e sua família que eu brinquei com crianças tanto garotos como garotas de 8 – 10 -12 anos é verdade nós recebemos uma menina que nós criamos que tinha 9 anos foi em 1925 – 1926. Depois disto tive tempo e oportunidade de nadar na praia que era um banho normal quando centenas de pessoas nadavam que minha posição na sociedade foi conhecida.Agora você mesmo pode pensar o resto. Se eles, os Vingren, vão ficar ou não vocês decidam. Mas uma coisa, não haveria mais brigas se depender de mim, eu desejo que eles partam, porque a autoridade dos missionários pode ter sido perdida por razão das intrigas e escândalos diante dos nativos.
Fala sobre um jornal (ou revista). O primeiro número já saiu e o segundo está quase pronto. Diz que os imprime no Rio, pois sente que Deus o tem guiado para assim fazer."
Rio de janeiro, 5 de março de 1932 – de Nystrom para Pethrus (ASSEMBLEIAS BRASILEIRAS DE DEUS:TEORIZAÇÃO, HISTÓRIA E TIPOLOGIA – 1911- 2011, p. 282)
No dia 12 de novembro de 1931, Vingren recebeu um telegrama da Suécia. Chegara uma ordem para ele entregar a direção do jornal Mensageiro da Paz. Provavelmente, essa entrega deveria ser para o missionário Samuel Nyström. Na semana seguinte, Vingren escreveu uma carta para o pastor Lewi Pethrus, na Suécia. Vingren informou no diário de novembro de 1931 que o teor dessa missiva foi “contando a verdade concernente a Samuel”. p. 135
Havia um desentendimento entre os missionários e os pastores nacionais envolvendo Frida, Vingren e a direção do jornal Mensageiro da Paz. Por conta disso, nessa época o relacionamento entre Vingren e Samuel Nyström ficara estremecido, havendo troca de correspondências contendo acusações e ameaças. Em 2 de janeiro de 1932, Vingren mandou um telegrama para Nyström dizendo “Recebestes carta. Resolvi outra coisa. Entrega jornal. Mando pra aí.”
No dia seguinte, Vingren mandou um telegrama para o pastor Lewi Pethrus informando: “Jornal entregue”. Na semana seguinte, dia 6 de janeiro, Vingren recebeu uma carta de Nyström o ameaçando. Vingren escreveu em sua agenda: “Recebi uma carta feia do irmão Samuel Nyström… O Senhor tenha compaixão dele”. Dois dias depois, Vingren escreveu carta para Pethrus a respeito das acusações de Nyström contra ele.
Frida continua na direção da igreja com o consentimento de seu marido e Paulo Macalão que já era PASTOR, ministrou a ceia:Em janeiro de 1932, Vingren entregou a responsabilidade da direção do jornal Mensageiro da Paz ao missionário Samuel Nyström. Elaborou um comunicado para ser publicado no jornal e o enviou em forma de cartacircular aos convencionais reunidos na Assembleia de Deus de Recife (PE), de 20 a 24 de janeiro, na 3ª Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. No comunicado, Vingren declarou que não mais teria participação na redação do jornal (subentendido também a sua esposa Frida) e todas as
correspondências (cartas com dinheiro, testemunhos, artigos, etc.) deveriam ser enviadas para Nyström em São Paulo. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 144
Como Vingren resolveu empreender nova viagem a Santa Catarina, no culto de domingo do dia 17 de janeiro, ele anunciou Frida como seu substituto na direção da igreja, nquanto pastor Paulo Macalão ficou responsável em ministrar a Ceia do Senhor. Também eram obreiros nessa época, os diáconos Palatino dos Santos, Joaquim Cardoso, Balbino da Silva e Sansão Batista. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 147
Durante todo o tempo da sua última viagem ao Sul e depois, durante a sua enfermidade, Frida, junto com os obreiros da igreja, assumiu a responsabilidade da Assembleia de Deus no Rio. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, P. 150
O próprio Gunnar Vingren reconhece em seu diário que “durante a minha enfermidade, a minha esposa, junto com os obreiros da Igreja, tem assumido a responsabilidade pela obra” (Vingren, 1982:209, grifo nosso), e no mesmo texto reproduzindo um artigo do Macalão, publicado na revista O Semeador, maio de 1961, diz o que “a irmã Frida tomou a frente dos cultos ao ar livre” (Vingren, 1982:131, grifo meu).
Essa frase de Vingren diz muito: sua esposa de fato liderava os obreiros. E, quando ela “tomou a frente”, não foi por falta de líderes e obreiros, pois este registro se refere ao período em que o casal vivia no Rio de Janeiro, onde passou a residir a partir de 1924. Aliás, “tomou a frente dos cultos”, significa dizer que os mesmos já estavam acontecendo e alguém já os dirigia? E Frida assumiu a responsabilidade da obra durante sua enfermidade, mas ele viveu sempre doente... (ASSEMBLEIAS BRASILEIRAS DE DEUS:TEORIZAÇÃO, HISTÓRIA E TIPOLOGIA – 1911- 2011P. 97-98)
13- O CASAL VINGREN DECIDE DEIXAR O BRASIL
Depois que Vingren entregou a direção do jornal Mensageiro da Paz, os Vingren sentiram que o tempo deles no Brasil talvez estivesse terminado, ou que o Senhor tinha alguma outra missão para eles. Durante uma semana, Frida orou e pediu ao Senhor um sinal. Vingren estava fazendo uma viagem pelo interior. No culto da quinta-feira na igreja do Rio de Janeiro, o poder de Deus caiu maravilhosamente sobre os presentes. Os irmãos vieram à plataforma, dobraram os joelhos, e Frida e os obreiros colocaram as mãos sobre eles. Em dez minutos, quatro deles foram batizados com o Espírito Santo. E isso continuou culto após culto. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 147Após a morte de sua filha de 3 anos e em meio a tanta perseguição , o casal decide deixar o Brasil :
Poucos dias depois, em 23 de julho, um triste acontecimento marcaria profundamente o momento final de Frida e Vingren no Brasil. A filha Gunvor, com três anos e dez meses de idade, faleceu.
Em 14 de agosto de 1932, num culto de domingo à noite, Vingren entregou oficialmente a Assembleia de Deus do Rio de Janeiro ao missionário Samuel Nyström. Por motivos desconhecidos, ele não passou a igreja para o missionário Jahn Sörheim, a quem convidara para o cargo quase oito meses antes. No entanto, ficou acertado que Jahn Sörheim ficaria também no Rio de Janeiro para auxiliar Nyström em toda a obra, que já estava bem crescida. Contavam-se mais de 2.000 membros Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p. 152-154
Pelo que tudo indica Levi Pethrus o mesmo que ordenou Samuel a entregar o jornal, deve ter ordenado a entregar o ministério ao beligerante Samuel Nynstron, observe:
Agradece por carta recebida
Diz que Deus os tem abençoado muito. O inimigo está furioso. Tem um jornal aqui que está escrevendo contra nós. Continua contando de pessoas que se convertem, são batizadas e batizadas com o Espírito Santo.
Diz que quer falar algumas coisas para o irmão Petrus e a igreja:
1. Vocês sabem que foi decidido que os missionários sairão do norte do Brasil e trabalharão no Sul de agora em diante. Os nacionais tomarão conta do trabalho.
Acredito que mesmo que seja tão difícil o trabalho aqui, não é hora de eu sair daqui. Quero ficar e se for preciso falar com a igreja aí na Suécia me falem, pois quero permanecer.
2. Descreve a necessidade assustadora que tem encontrado. Tudo que ele tem visto nos últimos três meses ele não tinha visto em toda sua vida.
Fala da importância do orfanato. Pergunta se ele deve continuar com o orfanato. Ele diz que o trabalho com orfanatos é muito bom.
Assina Joel
Pernambuco, 28.4.1931 para Pethrus de - quatro paginas escrita a Mao (ASSEMBLEIAS BRASILEIRAS DE DEUS:TEORIZAÇÃO, HISTÓRIA E TIPOLOGIA – 1911- 2011,p. 282)
Eu sei que Frida deve ter escrito que eu tenho saído e brincado com garotas no local de banho (praia, provavelmente). Bem, se há alguma suspeita sobre isto escutem Lina, que estava lá, Nels J Nelsn também, um dos mais velhos pais na igreja no Pará, Rodrigues agente da bíblia para o Norte do Brasil agora representante de bíblias provenientes da Inglaterra no Peru, Beckett e sua família que eu brinquei com crianças tanto garotos como garotas de 8 – 10 -12 anos é verdade nós recebemos uma menina que nós criamos que tinha 9 anos foi em 1925 – 1926. Depois disto tive tempo e oportunidade de nadar na praia que era um banho normal quando centenas de pessoas nadavam que minha posição na sociedade foi conhecida.Agora você mesmo pode pensar o resto. Se eles, os Vingren, vão ficar ou não vocês decidam. Mas uma coisa, não haveria mais brigas se depender de mim, eu desejo que eles partam, porque a autoridade dos missionários pode ter sido perdida por razão das intrigas e escândalos diante dos nativos.Fala sobre um jornal (ou revista). O primeiro número já saiu e o segundo está quase pronto. Diz que os imprime no Rio, pois sente que Deus o tem guiado para assim fazer." Rio de janeiro, 5 de março de 1932 – de Nystrom para Pethrus (ASSEMBLEIAS BRASILEIRAS DE DEUS:TEORIZAÇÃO, HISTÓRIA E TIPOLOGIA – 1911- 2011, p. 282)Vejam também a carta exigindo a saída de Frida em lugar de Samuel Nynstrom em 11 (acima)
14- APÓS A MORTE DE VINGREN, FRIDA DECIDE VOLTAR AO BRASIL MAS É IMPEDIDA
Após a morte de Vingren, Frida desejou ardentemente retornar ao Brasil. Sua ideia era voltar imediatamente para trabalhar como missionária. Retornaria viúva, acompanhada de seus filhos. Mas o pastor Lewi Pethrus não aprovou a ideia de Frida, surgindo então um conflito entre eles. Como era bastante independente, Frida insistia na ideia. Pethrus sempre dizia “não” aos pedidos de Frida. P. 171
Por volta de 1935, quando continuava com o seu plano de atuar como missionária em Portugal, Frida adoeceu. Sobreveio-lhe uma terrível enfermidade que a faria sofrer por quase seis anos. Na verdade, a perda de dois entes queridos, a pequena Gunvor e Vingren, num curto espaço de tempo a deixara muito abatida. Então, o filho Ruben internou Frida no Hospital de Långbro, que era um sanatório. Ela era visitada e cuidada pelos dois filhos mais velhos. Os filhos menores ficaram aos cuidados de famílias da Igreja Filadélfia de Estocolmo. Eles não podiam visitar a mãe, pois na época somente crianças com mais de 15 anos entravam em hospitais
Os hospitais suecos naquela época só permitiam o paciente permanecer internado durante dois anos. Assim, por volta de 1937, Frida foi levada para morar com o filho Ivar num apartamento pequeno em Estocolmo. Ivar agora trabalhava transportando mercadorias numa bicicleta, e com o que ganhava ele podia sustentar e cuidar de sua mãe. Mas logo Frida precisou ser internada outra vez. Agora, foi internada numdos maiores hospitais sanatórios, o de Beckomberga, onde precisou permanecer por mais tempo.Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, 174
15 A MORTE POR CANCER
Por volta de 1935, quando continuava com o seu plano de atuar como missionária em Portugal, Frida adoeceu. Sobreveio-lhe uma terrível enfermidade que a faria sofrer por quase seis anos. Na verdade, a perda de dois entes queridos, a pequena Gunvor e Vingren, num curto espaço de tempo a deixara muito abatida .Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015 P. 173
Por volta de 1939, Frida foi levada de volta para morar com o filho Ivar. Margit Completara 16 anos e fora autorizada a deixar a hospedaria da igreja para viver com os seus dois irmãos mais velhos e com a mãe. A filha Margit passou a cuidar exclusivamente de Frida. A enfermidade se agravara ainda mais. Nenhum dos hospitais por onde passara a havia examinado. Ficara muito magra pesando apenas trinta quilos. Margit teve que cuidar de Frida em seu pior momento.
Nessa época, além de sentir muitas dores no corpo e os tratamentos nos hospitais não resolverem sua enfermidade, Frida teve que padecer a acusação de alguns pastores da Igreja Filadélfia de Estocolmo de que ela sofria de problemas mentais. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015 ,p. 175
Um domingo de manhã, quando Margit acordou, Frida estava desmaiada. Margit chamou uma ambulância para levá-la ao hospital. Ela não queria ser internada novamente. Já havia manifestado anteriormente o desejo de partir para o Senhor. Mas foi levada por Margit para o Hospital Karolinska.
Ela estava anêmica, foi radiografada e constatou-se que sofria de úlcera no estômago e câncer. Foi logo operada e apresentou melhora. Recebeu a visita de seus filhos, amigos, irmãos e de pastores da Igreja Filadélfia de Estocolmo, os quais lhe levaram o conforto espiritual. Frida piorou outra vez, e depois de um mês no hospital, findou seus sofrimentos. Sua filha Margit estava com ela na hora da morte segurando suas mãos. Era o dia 30 de setembro de 1940. Frida estava com 49 anos de idade. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, 177
16- A INSENSIBILIDADE DE LEVI PETHRUS
Frida havia falecido num domingo. Na segunda-feira, no culto na Igreja Filadélfia de Estocolmo só para os membros da igreja, pastor Lewi Pethrus pregou e falou sobre a viagem que faria aos Estados Unidos. Margit estava sentada entre os irmãos naquele culto. Durante a sua pregação, pastor Lewi Pethrus não disse nenhuma palavra sobre o falecimento de Frida. Mas quando terminou o culto e as pessoas estavam se levantando para sair do templo, então pastor Lewi Pethrus fez um sinal para o povo, pediu, por favor, que se assentassem por um instante e disse que tinha um anúncio a fazer. Eleinformou: “Ontem, a senhora Frida Vingren faleceu”. Só disse isso e nada mais. Nem usou a palavra “missionária’”. As expectativas de Ivar e Margit eram que Pethrus falasse um pouco sobre a mãe deles no culto. Porém, faleceu um irmão de Lewi Pethrus após aquele culto e isso lhe deixou muito sentido emocionalmente. Então dias depois, quando foi realizar a cerimônia fúnebre de Frida, Pethrus falou muito bem a respeito dela.Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015, p.178
17- FRIDA FOI ACUSADA DE SOFRER PROBLEMAS MENTAIS.
Nessa época, além de sentir muitas dores no corpo e os tratamentos nos hospitais não resolverem sua enfermidade, Frida teve que padecer a acusação de alguns pastores da Igreja Filadélfia de Estocolmo de que ela sofria de problemas mentais. Frida Vingren, Isael de Araújo. Rio de Janeiro:CPAD 2015 ,p. 175
Conclusões:
1- O suposto adultério de Frida não tem fundamento histórico e lógico.
2- Frida Vingren apesar de não receber o TITULO de pastora atuou como tal, deixando não palavras, mas o seu exemplo de pastora exemplar a ser seguido tanto por homens como por mulheres.
3- O jornal Mensageiro da paz OMITE, ao contrário dos livros publicados pela CPAD que Frida Vingren exerceu o papel de PREGADORA, PASTORA, ESCRITORA DE REVISTA DE ESCOLA DOMINICAL, REDATORA DE JORNAL E ASSUMIU A FRENTE DE TRABALHO em vários frentes, mesmo na presença de pastores como Paulo Macalão.
4- O jornal Mensageiro da Paz não menciona e perseguição infringida por Samuel Nynstron
5- O jornal Mensageiro da Paz demorou muito a responder as falsas acusações de adultério. Sendo detentora da CPAD NEWS deveriam de pronto ter desmascarado as mentiras expostas pela mídia secular.
Para saber mais sobre esta grande mulher acesse:
http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2015/10/historia-do-ministerio-das-mulheres-na.html
Não achei a citação ao episódio quanto a chegada, em que o pastor batista os dá guarida, porque a assembléia de Deus faz questão de omitir isso, que eles foram morar no subsolo da igreja, e participavam dos cultos e depois racharam a igreja.
ResponderExcluirVc vai conhecer a verdadeira historia aqui http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2015/04/a-verdadeira-historia-da-assembleia-de.html
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