Pesquisar e

sábado, 13 de junho de 2020

Covid 19 e as fake news - Conheça os mitos Ministerio da Saúde-




O que é COVID-19

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório). https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid acesso em 18/06/2020


O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
  https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid acesso em 18/06/2020



Mtos:  https://www.saude.gov.br/fakenews?start=20



1- O vírus foi criado em laboratório


Não há nenhum registro científico indique que há inserções semelhantes ao vírus HIV no novo coronavírus e muito menos que o vírus foi criado em laboratório.
Estudo publicado na renomada revista Lancet fez uma descrição de 10 sequências genéticas do novo coronavírus que demonstrou uma similaridade com o vírus SARs (COV), tendo o morcego como hospedeiro original e como hospedeiro intermediário animais do mercado de Wuhan. https://www.saude.gov.br/fakenews/46313-semelhanca-do-virus-hiv-com-o-coronavirus-e-fake-news


2- Material vindo da China tem corona vírus

O Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o coronavírus (COVID-19). Argumenta ainda que os vírus geralmente não sobrevivem muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de tráfego destes produtos costuma ser de muitos dias. Geralmente, o vírus só é transmitido entre humanos e não sobrevive mais de 24 horas fora do organismo humano ou de algum animalhttps://www.saude.gov.br/fakenews/46777-mascaras-de-doacao-da-china-sao-contaminadas-com-coronavirus-e-fake-news  acesso em 13/06/2020
3- MInistro pazuello
O Ministério da Saúde informa que a referida publicação trata-se de Fake News. O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, não manifestou essa declaração e não possui contas em redes sociais. O perfil com a mensagem é "fake" e a pasta tem solicitado à plataforma a exclusão de vários perfis falsos em nome do ministro.
Sobre a notificação de óbitos, informamos que são incluídos nos números oficiais os casos em que o resultado do teste foi positivo. Os casos de pacientes que vieram a óbito e o resultado do teste ainda não foi concluído, constam como óbitos em investigação nos dados divulgados pela pasta.  https://www.saude.gov.br/fakenews/47028-declaracao-ministro-pazuello-sobre-atestados-de-obitos-e-fake-news

4-Mascaras da China estão contaminadas

O Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o coronavírus (COVID-19). Argumenta ainda que os vírus geralmente não sobrevivem muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de tráfego destes produtos costuma ser de muitos dias. Geralmente, o vírus só é transmitido entre humanos e não sobrevive mais de 24 horas fora do organismo humano ou de algum animalhttps://www.saude.gov.br/fakenews/46777-mascaras-de-doacao-da-china-sao-contaminadas-com-coronavirus-e-fake-news

5- Software das UPAS obrigam registro de coronavírus 

Não há orientação da pasta aos parentes das vítimas de óbitos recentes para que não aceitem atestados de óbito em que o médico estiver atribuindo a causa morte ao coronavírus (COVID-19).
Todas as orientações do Ministério da Saúde sobre óbitos relacionados ao coronavírus (COVID-19) estão disponíveis na publicação “Manejo de corpos no contexto da COVID-19”, na páginas 9, 11 e 12. De acordo com a publicação, o atestado de óbito é fornecido pelo cartório, a partir da declaração de óbito fornecida pelo médico que assistiu o paciente. Além disso, para a situação do óbito ser de caso suspeito de coronavírus (COVID-19), será realizado exame com coleta post mortem pelo serviço de saúde e somente após o resultado será estabelecida a causa da morte. Em sendo confirmado o diagnóstico de coronavírus (COVID-19), haverá notificação compulsória para o sistema de vigilância epidemiológica local.
O Ministério da Saúde reforça que todos os casos graves de síndrome respiratória sob suspeita de coronavírus (COVID-19) passam pelo exame RT- PCR, o que confirma ou descarta a infecção. Caso o paciente evolua para óbito, a causa da morte já estará estabelecida, sendo notificada e atestada na declaração de óbito.
https://www.saude.gov.br/fakenews/46778-software-das-upas-obrigam-registro-de-coronavirus-e-fake-news

6- Corona virus veio de animais

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) não existe nenhuma comprovação científica de que o novo coronavírus veio dos animais. As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo.
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:gotículas de saliva;espirro;tosse;catarro;contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, indicam menor de grande circulação mundial.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:Lave as mãos com frequência, com água e sabão. Ou então higienize com álcool em gel 70%.Cubra seu nariz e boca com lenço ou COM O BRAÇO (e não com as mãos!) quando tossir ou espirrar.Evite contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.Quando estiver doente, fique em casa.Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.Não compartilhe objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

7-Coronavírus morre a 26º C 

O texto contém diversas informações erradas sobre o coronavírus (COVID-19) e sobre como se proteger da doença.
A temperatura do corpo humano é de pelo menos 36°C, assim, beber água a uma temperatura de 26 a 27 °C não traz benefício algum em relação à prevenção ou eliminação do coronavírus (COVID-19), uma vez que no corpo humano o vírus tolera temperatura de pelo menos 36°C.
https://www.saude.gov.br/fakenews/46576-coronavirus-morre-a-26-c-e-fake-news

8- Carnaval 

No momento, não há comprovação que o novo coronavírus esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral.
O isolamento só é recomendado para os casos suspeitos da doença que atendem a definição disponível no portal do Ministério da Saúde.
Além disso, não há orientação da Organização Mundial de Saúde para bloquear portos, aeroportos e fronteiras.
As recomendações de prevenção feitas pelo Ministério da Saúde são:
Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas
Realizar lavagem frequente das mãos
Utilizar lenço descartável para higiene nasal
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
Não compartilhar objetos de uso pessoal
Manter os ambientes bem ventilados
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 18h39 Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 15h26
Governo e OMS foi irresponsável, pois o vírus veio dos aeroportos, em pessoas infectadas



https://www.saude.gov.br/fakenews/46252-parar-o-carnaval-por-conta-do-novo-coronavirus-e-fake-news

Nenhum comentário:

Postar um comentário