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sábado, 6 de julho de 2019

Salmos


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1- Introdução

O livro de Salmos é uma coleção de poemas religiosos, que eram cantados com o acompanhamento de instrumentos musicais. O livro dos Salmos  é um dos mais belos da Bíblia, um dos mais extensos e o mais citado no Novo Testamento. Seu conteúdo é muito vasto abrangendo desde orações, história, adoração até profecia, dentre muitas outras coisas importantes. Tendo em vista estas coisas seu estudo é imprescindível à devoção Cristã.


2-Definição

O termo Salmos vem do grego psalmos, que foi o título dado a coletânia de 150 capítulos deste livro da bíblia na tradução grega do Antigo Testamento conhecida como Septuaginta

Seu título em hebraico é Téhillim e singifica "louvores"

Na LXX, psallõ e psalmos representam, de modo geral, o Heb. zãmar ou nãgãn, como
também iir (-> õdè). Geralmente, a referência diz respeito aos Salmos do nosso Saltério

(e.g. 2 Sm 23:1, que, tanto no TM como na LXX é obscuro e de difícil tradução). Esta

fato está de acordo com o significado tradicional do Heb, sir ou mizmôr, “cântico” , que

se emprega nos títulos de 49 Salmos, usualmente com o acréscimo de tó David (“segundo, com, ou para Davi”). Às vezes se emprega também com um gen. (e.g. psalmos õdès p Sl 68[67]:1; ou õdê psalmou, Sl 66[65]:1), Pode-se tomar por certo que, pelo menos durante o período do AT, o cantar dos Salmos sempre era acompanhado por instrumentos musicais. Além disto, psalmos pode significar qualquer cântico espiritual, sendo mencionado um acompanhamento instrumental, ou não (cf. Sl 33[32]:2). 
Dicionário internacional de teologia do NovoTestamento / Colin Brown, Lothar Coenen (orgs.). 2. ed. — São Pauio ; Vida Nova, 2000, p. 273


"psallo...'tocar instrumento de cordas com os dedos' , e por conseguinte, na Septuaginta'cantar com a harpa, cantar salmos' (Dicionário Vine p.967, CPAD)
"Na LXX [Septuaginta], psallo e psalmos representam, de modo geral, o hgeb. zamar ou nagan, ... geralmente, a referência diz respeito aos Salmos do nosso Saltério...
Pode se tomar por certo que, pelo menos durante o período do AT, o cantar dos Salmos sempre era acompanhado por instrumentos musicais.. Além disso, psalmos pode significar qualquer cântico espiritual, sendo mencionado um acompanhamento musical, ou não (cf. Sl 33[32]:2)."  ( Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento,p. 272)
"um tocar, um vibrar, p. ex. de uma corda de um arco,...; de instrumentos de cordas, um execução, música, Anthol. Gr. II. p. 73,74. IV. p. 257; tom ,melodia, compasso, como tocado,...No uso posterior, cântico, em sentido próprio e literal como acompanhado de instrumentos de cordas, Josepho Antiguidades 6.11.3... "Léxico Grego Edward Robinson, CPAD, p. 996

3- Autoria
São diversos os seus autores, segundo o texto hebraico:
Davi (73)Salmos
Salomão Sl 72 e 127 (2)
Hemã Sl 88 (1)
 Etã Sl 89 (1)
Moisés Sl 90 (1)
Asafe Sl 50, 73-83 (12)
Coré Sl 42-49, 84,85,87 (11)
Anônomo (49)

Observação:
A Septuaginta atribui a Davi mais 12 Salmos: 33,42, 67, 71, 91, 95-99, 104, 137. atribui a Jeremias o Salmo 137 e a Ageu e Zacarias o 116 e 147. (ANGUS, 2003)



4-Divisão
O livro dos Salmos se acha dividido em 5 partes:
 Livro 1: Salmo 1- 41
Livro 2 : Salmo 42-72
Livro 3: Salmos 73-89 
Livro 4: Salmos 90-106
Livro 5: Salmos 107-150



5-Compilação
Sabemos que foi Davi que organizou o louvor na Casa do Senhor:
1 Cr 16:1-7;  1 Cr 25 Cr 29:25

2 Cr 29:25  Também estabeleceu os levitas na Casa do SENHOR com címbalos, alaúdes e harpas, segundo mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do SENHOR, por intermédio de seus profetas.

Os Salmos foram coligidos e ordenados em 5 partes ou seções ou livros, sendo que cada livro termina com uma declaração terminal ou doxologias para assinalar o fim de cada livro, feitas por:

Livro 1   Sl 41:13    (Davi);
Livro 2   72:18-20    (Salomão);
Livro 3  89:52    (Exílica);
Livro 4  106:48   (Davi);
Livro 5  Sl 150    (Esdras).

Compilação Davídica: O livro 1 e 4 parece ter se originado de Davi. O Livro 1 tem salmos de Davi exceto o 9 e 10 que é um acróstico, e o 33. Apresenta um caráter mais pessoal. O  Sl 96, 105 e 106 foram estabelecidos por Davi como um padrão de adoração publica no início de seu reinado.  1 Cr 16:7-36

Compilação Salomônica livro 2 
O livro 5 apresenta um natureza mais litúrgica e predominância de Salmos anônimos.

Compilação exílica: livro 3.
Os Salmos 74, 79 89 faz referências à destruição de Jerusalém, especialmente a doxologia do 89.

Compilação restauração: livro 5. Atribui-se a Esdras esta compilação e consta de alguns salmos pós exílicos como 107 ( primeiro deste livro) e 147:13


"Setenta e três dos salmos, no entanto, que consistem em quase metade do Saltério, se introduzem com a fórmula: “De Davi”; e quatorze destes são vinculados a episódios na sua carreira, a maioria deles sendo dos dias em que era perseguido. Tomando-os por aquilo que declaram ser, portanto, estes são salmos tirados diretamente da vida: do campo de batalha ou “na caverna”, não do santuário nem do drama cúltico. As direções musicais, no entanto, bem como as alusões “ao mestre de cântico” (conforme usualmente se traduz este termo), mostra que foram colecionados, e, onde necessário, adaptados, para o emprego no culto.
 Kidner, Derek. Salmos 1-72: Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1980p.28


6- Organização
O livro do Salmos é o primeiro livro da terceira divisão do AT, na sua antiga divisão:
Lei- pentateuco
Profetas-  profetas maiores, menores, livros históricos
Escritos- Salmos, Proverbios, Eclesiastes e Cantares.

Observações:
Na Septuaginta os Salmos 9 e 10 estão reunidos como um só,  pois formam um acróstico.  Ela também une os Salmos 114-115. Assim na LXX o Salmo 115 é designado como 113:9-26. Mas como ela divide os Salmos 115 e 147 ela termina em 150 Salmos. Sendo assim como as traduções católicas tem um numero a menos que as edições protestantes exceto em 1-9 e 147-150.

O Salmo 14 é repetido no 53 e uma parte do 40 no 70.

O Salmo 18 foi incluído no livro de 2 Sm 22,  50 anos após a morte de Davi.



7- Títulos
Mais de 3/4 dos Salmos tem cabeçalhos de diversos tipos e aparecem no texto Hebraico.
Cinco elementos podem aparecer nos títulos dos Salmos, sendo que apenas o 60 contém todos os cinco:

1- Atribuição (para que ou quem)

2- Música

2.1 Indicava o tipo de melodia  Sl 9, 22,45,56, 57-59, 60, 69, 75,80
"Algumas delas designam antigas músicas ou melodias pelas quais os poemas podem ter sido cantados, pois elas são frequentemente introduzidas pela preposição... "sobre" significando especificamente 'Da melodia segundo a qual a música deve ser cantada' Tenney, C. Merrill. Enciclopedia da Bíblia Cultura Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2008. p. 380
2.2 Indicava o método  (tipo de instrumento, pausa, etc) Sl 5

  • Alamote ou voz de soprano Sl 46; 
  • Seminite ou tom de oitava (não necessarimente o intervalo musical , mas pode ser um estilo particular ou ritmo Sl 6,12; 
  • Gitite ou Lagares ou Instrumetno de Gate  Sl 8,81,84;
  •  Maalate (Leannoth ou tristeza ou para cítara ou dança Sl 53,88;
  • Neginote ou instrumento de cordas; 
  • Neilote ou instrumentos de sopro

3- Tipo literário e objetivo (oração, doutrina, História, Hino, etc.)

4- Autor (pessoa ou pessoas que compuseram o Salmo)

5 Ocasião em que foi escrito (Perseguição, Volta do Cativeiro, etc.)




8- Características dos Salmos

Os Salmos tem a caraterísticas de outros livros poéticos, sendo estas as principais:

1-Acrósticos  Versos em ordem alfabética: 9, 10, 25, 34, 37, 111, 112-119, 145.

2- Paralelismo

  • sinônimo- a segunda linha é descrita com palavras sinônimas da primeira Sl 89:3
  • antíteses - a segunda linha mostra idéia contrária a primeira Sl 37:9
  • síntese - a segunda parte amplia a primeira linha Sl 99:2




9- Importância
Os Salmos revelam detre outras coisas:

  •  a proximidade de Deus  ao homem
  •  os atributos exclusivos de Deus
  • a visão distorcida da realidade sobre a prosperidade dos ímpios
  • a importância da frequência na oração
  • a importância da atitude de: sinceridade, arrependimento, fé, ação de graça e decisão de consagração na oração.
  • a importância do louvor  
  • as diferentes formas de liturgia do culto
  • detalhes da predições messiânicas
  • a predição da mudança do sacerdócio e da lei
  • a predição do reino de Justiça do Messias.
  • os benefícios de uma vida reta
  • os malefícios de uma vida longe de Deus
  • as maldições da quebra da lei de Moisés
  • a importância de uma vida de confiança em Deus



10- Classificação dos Salmos

1- Louvor 23, 24, 36, 91, 100, 103, 106107, 117, 121, 139,145, 146 etc.

2- Natureza - obras das mãos de Deus 104, 29, 65, 148

3-Histórico 78, 81,105,106

4- Oração  17,86,90,102,142. 

5- Imprecatório 109, 35, 59, 59, 69, 83, 109, 137, 140

São os Salmos onde se pede a Deus a punição de seus inimigos.

Devemos ter em mente algumas coisas:


  • O Salmista apelava a Deus que cumprisse as maldições invocadas na aliança contra aqueles que quebravam a lei e contra os inimigos de Israel Lv 26:11-36; Dt 28
  • O Salmista visava em primeiro lugar a honra de Deus antes da sua Sl 79:10
  • Por estarmos na Nova Aliança devemos ler os Salmos sob a luz desta. Não faz sentido por exemplo oferecer sacrificios de animais Sl 51
  • Devemos reconhecer que nossos verdadeiros inimigos são os demônios Ef 6:12 ss.
  • Devemos orar para que o agente da ira de Deus (o governo) faça justiça Rm 12:19-13:7

"do outro lado, é significativo em João 13:18, onde nosso Senhor cita Salmo 41:9 a respeito do amigo “que comia do meu pão” e que “levantou contra mim o calcanhar”, mas deixa de orar, como Davi orou, pedindo a oportunidade de retribuir a ele. Jesus tem algo melhor para lhe oferecer. Kidner, Derek. Salmos 1-72: Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1980 p. 42
Paulo tem uma ternura semelhante para com Israel (em prol do qual poderia desejar ser amaldiçoado) quando vê que herdam a condenação do Salmo 69:22-23: “Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha . . . escureçam-se-lhes os olhos . . . e fiquem para sempre encurvadas as suas costas” (Rm 11:9-10) — mas claramente considera a cláusula “para sempre” como revogável se eles se arrependerem, conforme ele realmente espera que façam. Assim, ganhamos este entendimento adicional destas maldições, que, por toda a sua aparência de implacabilidade, devem ser tomadas como sendo condicionais, como, de fato, eram os oráculos dos profetas.5 ... Sua força integral era para os empedernidos; mediante o arrependimento, ficariam sendo uma “maldição sem causa”, que, segundo Provérbios 26:2 nos assegura, “não se cumpre”. Kidner, Derek. Salmos 1-72: Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1980. p. 43
  A retribuição futura de Alexandre o latoeiro é declarada em termos do Salmo 62:12 em 2 Timóteo 4:14 (mas note-se a oração do versículo 16). O que há em comum entre todos estes casos é a preocupação pelo bem-estar do reino ou do próprio pecador (inclusive Alexandre, pode ser, enquanto ainda havia esperança de arrependimento: 1 Tm 1:20). Os interesses pessoais dos que invocam estes julgamentos não têm nada do destaque que parecem ter nos Salmos. A escassez destas orações ou oráculos de julgamento, e a ausência de amargura, são provas suficientes da coisa nova que acontecera; o fato de que há a presença delas no Novo Testamento confirma a continuidade deste còm o Antigo. Idem, p. 44
 A mesma coisa acontece com Jó: escureceu os desígnios de Deus “com palavras sem conhecimento”, no entanto, falou a respeito de Deus “o que era reto” (Jó 38:2; 42:7). Em poucas palavras, Deus lê a mensagem inteira: não somente as palavras como também o homem e a situação — o que os consoladores de Jó deixaram de fazer. Deus é menos passível de ficar chocado do que nós — ou, mais precisamente, fica chocado ou comovido por coisas diferentes, uma vez que Ele vê o coração e Se aflige com as nossas aflições. Idem p. 41-42

6- Didático 1, 5-7,9-12,14,15,17 24,25,32,34,36,3750,52,53, 58 73,75, 84,91, 92,94, 112, 119,121, 125, 127, 128, 133
7- Penitenciais 6, 32,38,51, 102, 130, 143
Exprimem pecado, confissão,  arrependimento e consagração.


8- Proféticos 2, 16, 22 , 40:7-8, 45,  69,   110, 118

9- Litúrgico 

  • Sl 92 Sábado;
  •  120-134 Cantico de degraus (festas de peregrinação Pascoa, Pentecostes e Tabernáculos); Páscoa 113-118


11- Profecias messiânicas
Além das alusões diretas, às profecias messiânicas dos Salmos, muitas vezes, se davam em meio a expressões poéticas de acontecimentos reais de sofrimento do Salmista, que se cumpriram nos mínimos detalhes como por exemplo do Sl 22, 69.

  • Encarnação: Sl 40:6 (orelhas me "escavastes" [trad. literal] é uma expressão idiomática que se refere a criação do homem
  • Ressurreição Sl 2:7   At 13:33; Sl 16:10 At 2:25-31 O corpo de Davi apodreceu
  • Futuro Reino  Sl 2:8 Davi nunca herdou toda a Terra
  • Perseguição do Messias Sl 2    At 4:25-26
  • Eventos da crucificação Sl 22 e 69:15-21
  • Entronização e Sacerdócio de Melquizedeque:  Sl 110  Mt 22:43-46, 1 Co 15:25; Hb 1:13; 5:6 7:17   Davi não era sacerdote
  • Traição e perseguição dos judeus e do traidor Sl 69:22-28  At 1:16-20;   Sl 69:9 Jo 2:17; Mt 23:35-39
  • Divindade do Messias Sl 45:6-7 Hb 1:8-9
  • Pedra angular rejeitada Sl 118: 22-26   Mt 21:42 e 23:35-39
  • Ascensão de Deus Sl 68:16-19 Ef 4:8  Na antiguidade o rei vencedor voltava com os prisioneiros, recebendo presentes dos povos conquistados e distribuindo presentes aos seus seguidores
  • ascendência Davídica do Messias: Sl 132:11 At 2:30
  •  Eternidade do Messias: Sl 102  Hb 1:10-12
  • Preservação dos Ossos: Sl 34:19-20 Jesus venceu todas as aflições e seus osso foram preservados. Somente nele esta palavra se cumpre completamente e literalmente, sendo que Ele é o Justo por natureza.
Dois modos diferentes de ler os w. 23 e 24 se acham, respectivamente, nos textos hebraicos (TM) e grego (LXX). Pressupõem as mesmas consoantes hebraicas, mas diferem quanto às vogais e à divisão dos versículos (que não eram indicados no texto original das Escrituras). O modo hebraico de lê-lo é aquele que se acha em nossa traduções; renova a petição dos versículos 11 e 12. 

O Grego, lendo as consoantes hebraicas com vogais diferentes, diz assim:
Respondeu-lhe no caminho da sua força: ‘Declara-me a escassez dos meus dias. Não me ergue no meio dos meus dias; teus anos são para gerações sem fim. No princípio, tu, Senhor, lançaste os fundamentos da terra ...” (etc.). 

Isto fica obscuro, enquanto o texto hebraico (conforme vem traduzido em nossas Bíblias) é claro. Há, porém, um aspecto significativo do Grego: faz com que a passagem inteira, inclusive as palavras tremendas de w. 25-28, seja de palavras que Deus dirige ao salmista, a quem Deus trata de Senhor e Criador; e é assim que Hb 1:10-12 cita os w. 25-27, como prova da divindade do Filho.
Segundo este modo de entender, o salmo todo é messiânico, mostrando, em primeiro lugar, os sofrimentos e abandono do Messias (1-11), depois Sua antecipação animada do reino na sua glória de alcance mundial (12-22); finalmente, nos w. 23-28, Deus responde que, por enquanto, esta é apenas metade da história, somente uns poucos dias da Sua obra, que deve alcançar sua duração total, medida pelos anos eternos do próprio Messias. Este curso completo incluirá o próprio universo que envelhecerá e será ultrapassado; o Filho, no entanto, bem como as gerações dos Seus servos, ficará para sempre. Kidner, Derek. Salmos 1-72: Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1980. p. 382



Observação: Embora o Sl 97:7 seja tido como a citação de Hb 1:6  o texto hebraico apareça o termo elohim que pode se referir a anjos como no Sl 8:5 o texto de Sl 97 fala de ídolos. A citação de Hb 1:6 ma verdade vem de Dt 32:43 "regozijai vos céus, com ele, e todos os anjos de Deus o adorem.."


Dt 32:43  Louvai, ó nações, o seu povo [e todos os anjos de Deus o adorem], porque o SENHOR vingará o sangue dos seus servos, tomará vingança dos seus adversários e fará expiação pela terra do seu povo.


12- O Louvor no templo e fora dele

  • O louvor na Antiga Aliança não era restrito ao Santuário físico
 Rs 3:15 Agora me tragam um músico. Enquanto o músico tocava harpa, o poder do SENHOR Deus veio sobre Eliseu,
 1Samuel 10:5  Então, seguirás a Gibeá-Eloim, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, precedidos desaltérios, e tambores, e flautas, e harpas, e eles estarão profetizando.
1 Sm 16:23 E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
Ex 15:20  A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças.21  E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
 2 Sm 6:5  Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos.
14  Davi dançava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho.


Todos eram incentivados a tocar fora do templo, pois no templo sós os sacerdotes faziam este trabalho
 Sl 33:2 Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com saltério de dez cordas
Sl 43:4 Então irei ao altar de Deus. Ao Deus da minha exaltação e regozijo, E ao som da harpa dar-te-ei graças, ó Deus, Deus meu 
Sl 47:7-9 7 Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei e salmodiarei.8 Desperta, glória minha, desperta, alaúde e harpa; Eu farei acordar a aurora.9 Dar-te-ei graças, ó Deus, entre os povos; Cantarei a ti louvores entre as nações.
Sl 71:22 Também eu te louvarei com o saltério(lira), bem como à tua verdade, ó meu Deus; cantar-te-ei com a harpa, ó Santo de Israel. 
Sl 81:2 Salmodiai e fazei soar o tamboril,a suave harpa com o saltério. Bom é louvar ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,
Sl 92: 1 ¶ Bom é render graças a Jeová, E cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo:2 anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade,3 com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa.
Sl 98:5 Cantai com harpa louvores ao SENHOR, com harpa e voz de canto;
Sl 108:1-3 1 ¶ O meu coração está resoluto, ó Deus; Cantarei, sim cantarei louvores, até com a minha glória.2 Despertai, saltério e harpa! Quero acordar a alva.3 Render-te-ei graças entre os povos, ó SENHOR! Cantar-te-ei louvores entre as nações.
Sl 44:9 A ti, ó Deus, entoarei novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei louvores
Sl 147:7 Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus,
Sl 149:3 Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.3 Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.4 Louvai-o com pandeiros e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
Sl 150 menciona danças e pandeiros além de outros!!


  • louvor no Antigo Testamento já era um sacrifício de ação de graças
 Salmos 50:14  Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;
Salmos 50:23  O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus.
Salmos 107:22  Ofereçam sacrifícios de ações de graças e proclamem com júbilo as suas obras!
Salmos 116:17  Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do SENHOR.
Salmos 27:6  Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilocantarei e salmodiarei ao SENHOR.


  • O Novo testamento incentiva a devoção cristã por meio da música:

Efésios 5:19  falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,

Colossenses 3:16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
1. No NT, pode-se determinar dois significados básicos:

 (a) psalmos representa os Salmos do AT; ou os assim-chamados kethubim, “Os Escritos” , dos quais os Salmos, como primeiro documento desta divisão, representam uma pars pro toto. Esse último significado ocorre somente em Lc 20:42; 22;44; At 1;2Q; 13:33. Sendo assim, este é o uso de Lucas.
(b) Mais geralmente, psalmos significa um “hino de louvor”, e psallõ, “cantar um cântico espiritual ou sacro”. Todas as passagens são não-lucanas: psalmos em 1 Co 14:26; Ef 5:19; Cl 3:16; psallõ no segundo sentido ocorre somente em Rm 15:9; 1 Co 14:15; Ef 5:19; Tg 5:13. Este é provavelmente o segundo sentido; fica claro no paralelo lucano a Mateus (Lc 20:42; Mt 22:43) que os Salmos do AT eram considerados como um protótipo de cânticos espirituais Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento / Colin Brown, Lothar Coenen (orgs.). 2. ed. — São Pauio ; Vida Nova, 2000.p. 272
psalmos
1) toque, ato de fazer vibrar e produzir som
1a) do toque das cordas de um instrumento musical
1b) de um canção piedosa, um salmo


O termo aparece na Bíblia em :
Lucas 20:42  Visto como o próprio Davi afirma no livro dos Salmos <5568>: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
Lucas 24:44  A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos <5568>.
Atos 1:20  Porque está escrito no Livro dos Salmos <5568>: Fique deserta a sua morada; e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu encargo.
Atos 13:33  como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo <5568> segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.
1 Coríntios 14:26  Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo <5568>, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.
Efésios 5:19  falando entre vós com salmos <5568>, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
Colossenses 3:16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos <5568>, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.


psallo 
1) tirar, arrancar 
2) fazer vibrar pelo toque, produzir som agudo ou metálico 
2a) tocar ou bater a corda, vibrar as cordas de um instrumento musical, de modo que ressoem suavemente 
2b) tocar num instrumento de corda; tocar, a harpa, etc. 
2c) cantar ao som da harpa 
2d) no NT, cantar um hino, celebrar os louvores de Deus em canção 

Aparece na Bíblia em:

Romanos 15:9  e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu te glorificarei entre os gentios e cantarei louvores <5567> ao teu nome.
1 Coríntios 14:15  Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei <5567> com o espírito, mas também cantarei <5567> com a mente.
Efésios 5:19  falando entre vós com salmos, entoando e louvando <5567> de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
Tiago 5:13  Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores <5567>.

13- Conclusão
O estudo do livro de Salmos sem dúvida nos leva a uma maior devoção a Deus e nos leva a um maior discernimento espiritual, nos torna mais maduros, mais sinceros, mais dedicados, enfim, nos leva a querer estar mais perto do Senhor se achegando a ele com o louvor.


14- Bibliografia

Angus, Joseph. História, doutrina e interpretação da Bíblia. São Paulo: Hagnos, 2003.

Brown, Colin; Coenen, Lothar . Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. 2. ed. — São Paulo ; Vida Nova, 2000.

Bruce, F.F. Comentário Bíblico NVI. São Paulo:m Vida 2017.

Kidner, Derek. Salmos 1-72: Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1980.

Kidner, Derek. Salmos 73-150: Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1981.

Robinsson, Edward. Léxico Grego. Rio de Janeiro:CPAD.

Tenney, C. Merrill. Enciclopedia da Bíblia Cultura Cristã. São Paulo: Cultura Crisitã, 2008.

Vine. Dicionário Vine ,Rio de Janeiro: CPAD.

Para saber mais sobre TEOLOGIA DA MÚSICA click http://musicagospelcontemporanea.blogspot.com/

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Devemos crer em revelações doutrinárias? Televisão, brinco, barba e bermuda impedem o arrebatamento?

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Cl 2:18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
19  e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
20  Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21  não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,
22  segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23  Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.


Gálatas 1:8  Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado!
Gálatas 1:9  Pois já dissemos antes e repetimos: se alguém anunciar um evangelho diferente daquele que vocês aceitaram, que essa pessoa seja amaldiçoada!


1 Coríntios 4:6  Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro.


1 Coríntios 14:29  Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.





O vice presidente da 1º vice-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), e presidente da Convenção dos Ministros e das Assembleias de Deus no Estado do Mato Grosso (COMADEMAT), que é presidida pelo pastor Sebastião Rodrigues de Souza, assina documento proibindo vários itens, dentre eles a televisão. 

No caso da televisão ele se baseia numa revelação por ele descrita e publicada no Jornal Mensageiro da Paz ano 87 numero 1590, nov. de 2017 e disponível abaixo, depois da resolução.
Neste artigo será mostrado :
1- Resolução,
2-Texto que contém a revelação e
3- análise bíblica com refutação:


1- A Resolução proíbe:

Para os homens:
  • barba
  • cavanhaque
  • cabelo crescido ou corte extravagante
  • bermuda
  • camiseta regata
  • brinco, piercing
Para as mulheres:
  • calça
  • roupa curta e transparente
  • maquiagem
  • design de sobrancelhas
  • corte de cabelo

Para ambos:
  • televisão (classificado por Deus como maldito mediante revelação)
  • bateria
  • jogos
  • cinema e outros divertimentos





2-Texto da revelação:
Publicado no Jornal Mensageiro da Paz, Nov. 2017, p. 27:

"SÃ DOUTRINA, USOS E COSTUMES E SANTIFICAÇÃO


Para as mulheres:

Sobre o dever da mulher de ter cabelos crescidos, a Palavra de Deus afirma: “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.” (1 Coríntios 11.15,16). A expressão “cabelo crescido” se refere a não ir tesoura ou qualquer outra ferramenta que o corte, mas que ele cresça naturalmente conforme a força do próprio cabelo.

“Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavras, considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” (1 Pedro 3.1-4). Esse termo referindo-se a vida casta significa: pureza, abstinência total de pensamentos, palavras e atos sexuais.

Sobre a maneira como as mulheres devem se vestir, lemos em Deuteronômio 22.5: “Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao Senhor, teu Deus.” Lemos também em 2 Timóteo 2.9,10 “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém as mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.”

Considerando os textos bíblicos citados acima, entendemos que não convém às mulheres servas de Deus, usarem calça comprida, roupas com rendas transparentes, decotes ousados, ombros e braços descobertos, ou minissaia e roupas semelhantes a estas que expõe partes do corpo sem pudor algum.


Para os homens:

“Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” (2 Timóteo 2.19)

A recomendação Divina para aqueles que professam a fé em Jesus Cristo é: “aparte-se da iniquidade”. Dentre as diversas definições que temos para a palavra iniquidade temos a seguinte: “Ato ou comportamento contrário à moral, à religião, à igualdade.” Observemos o seguinte: muitas coisas que são aprovadas e tidas pela sociedade atual como lícitas e legais, diante de Deus são moralmente reprovadas.

O apóstolo Paulo afirma: “Todas a coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”; “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” (1 Coríntios 6.12; 10.23). Note bem as palavras “lícitas” e “convém” empregadas no texto acima: as coisas lícitas falam daquilo que é legal e aceitável de acordo com a moralidade da sociedade, enquanto que as coisas que convém falam daquilo de podemos concordar, aceitar ou admitir baseados em nossas convicções pessoais. Nesse sentido não podemos concordar, aceitar ou admitir muitas coisas que para a sociedade não tem importância ou problema algum. As Escrituras deixam bem claro essa questão das convicções pessoais, quando nos exorta dizendo: “Bem aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.” (Romanos 14.22b).

Portanto, entendemos, pela Palavra do Senhor, que muitos procedimentos aprovados e aceitos pelos homens de forma geral, são reprovados e condenados diante de Deus e da sua Palavra. Por exemplo: não convém ao homem, que professa a fé em Jesus Cristo, usar short ou bermudas, camisetas regatas, cavadas ou sem magas, ou mesmo usar pijamas de calça curta e coisas semelhantes a essas que para a sociedade são lícitas e aprovadas, mas diante de Deus, o Senhor de toda a terra, são reprovadas.
Sobre Televisão

Por volta do ano de 1945, eu era adolescente com cerca de catorze anos de idade e estava na casa de uma prima minha na cidade de Pirajuba, Minas Gerais. A casa estava cheia de pessoas e o assunto era sobre a televisão. Embora ninguém ali possuísse o aparelho e nem mesmo o conhecesse, pois somente nas grandes capitais existiam aparelhos de televisão, trazidos da Europa ou dos Estados Unidos por pessoas que viajando para esses lugares os traziam em suas bagagens. Eu, como adolescente, estava ouvindo o assunto, mas sem interesse; estava apenas “sapeando” termo usado muito naquele tempo para expressar “observar, sem tomar parte”.

De repente, o Espírito Santo abriu o meu tórax e falou contundentemente no meu coração: “Televisão não é para crente”. Esperei uns dois minutos, aproximadamente, para ver se alguém tinha ouvido aquela repreensão também. Eu estava tremendo e atônito. Ao notar que ninguém, além de mim, tivesse ouvido, pedi licença e fui para minha casa. Chegando lá contei o ocorrido aos meus pais. Posteriormente, contei à igreja e a diversas pessoas ao longo desses anos.

O tempo passou e no princípio de 2005, já em Cuiabá, eu estava sozinho no alpendre na minha casa descontraído, vendo os carros que desciam a rua, observando os prédios e as nuvens, quando o Espírito Santo me chamou a atenção, dizendo: “Lembras aquele dia em que o Senhor te chamou à atenção e só você, dentre os que estavam na casa, ouviu?" Eu disse: “Lembro sim, Senhor”. Então, o Espírito Santo reiterou: “Lembras que estavas na casa cheia de gente e só você, como crente, ouviu a repreensão? Assim será também no dia do arrebatamento. Só será arrebatado aqueles que ouvirem o som da trombeta e só ouvirão o som da trombeta aqueles que estiverem salvos. Exemplo: Aqueles que estão “em cima do muro” com um pouco do coração na igreja e outro pouco do coração no mundo, não ouvirão o toque da trombeta e consequentemente não serão arrebatados.

Mais tarde, aqui em Cuiabá, eu fui orar para um doente em sua casa em um domingo. Na segunda-feira, quando estava em um culto de oração na sede, Deus usou alguém em profecia e falou comigo: “Orastes por um enfermo na última casa que visitastes. Não o curei. Mas, o curarei se ele tirar de sua casa aquele “aparelho maldito”.



No dia seguinte, terça-feira, ele estava no culto e eu falei com ele sobre o que o Senhor me havia dito. Ele pediu para que eu falasse com sua esposa, que estava no culto também. Eu falei com ela em continente, porém notei que ela não gostou. Logo depois, eles se mudaram para outro Estado e finalmente, eu soube que ele havia falecido.

Baseado nessas experiência que o Senhor me deu sobre a televisão eu reitero o que o Senhor disse: “Televisão não é para crente” e peço a todos que ponderem eu seus corações e lutem pela sua salvação pessoal, deixando tudo aquilo que o Senhor rejeita, para que possas naquele dia, ouvir o toque da última trombeta e ser arrebatado para estar com o Senhor para sempre no seu Reino e na sua Glória.

Estamos encerrando a mensagem de Cristo para a Igreja e ministério da Assembleia de Deus no Brasil e Exterior onde temos missionários, na expectativa de que estejamos fazendo tudo na orientação do Espírito Santo. Sendo assim, já falamos sobre a sã doutrina, sobre os bons costumes e agora falaremos sobre a santificação, lendo em 1 Pedro 1.13:



“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo, como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, portanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.”

Diante de tudo isso, para que não aconteça com nenhum de nós o que aconteceu com o rico; enquanto viveu não atentou para o detalhes; quando morreu estando no Hades, apelou para o pai Abraão sem que ele pudesse resolver o problema. Portanto, aconselho a todos nós indistintamente, pastores, obreiros irmãos, irmãs, moços e moças em geral, que atentemos para esses detalhes e mesmo com sacrifício, sejamos obedientes à Palavra do Senhor Deus, para que sejamos vitoriosos para sempre e para toda a eternidade.

Maranata! O Senhor vem! (1 Coríntios 16.22)

Pr. Sebastião Rodrigues de Souza

Cuiabá, em 03 de setembro de 2017  "




3- Análise Bíblica e refutação

1-  A frase "sadios princípios estabelecidos como doutrina da Palavra de Deus e conservados como costumes" na verdade são apenas interpretações equivocadas de textos bíblicos conservados sob o nome de 'usos e costumes'.
Nenhum "uso e costume" relatado acima é baseado em princípios da Palavra de Deus.

2- Nenhum texto da bíblia diz que deixar barba, ou cavanhaque viola algum princípio bíblico. Antes pelo contrário o uso  de deixar ou tirar a barba é citado como prática cultural. Tirar a barba era vergonhoso em tempos antigos em Israel, mas não no Egito:
Gênesis 41:14  Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó.



2 Samuel 10:4  Tomou, então, Hanum os servos de Davi, e lhes rapou metade da barba, e lhes cortou metade das vestes até às nádegas, e os despediu.

2 Samuel 10:5  Sabedor disso, enviou Davi mensageiros a encontrá-los, porque estavam sobremaneira envergonhados. Mandou o rei dizer-lhes: Deixai-vos estar em Jericó, até que vos torne a crescer a barba; e, então, vinde.



3- Nenhum texto da bíblia diz que usar bermuda ou short ou pijama de calça curta, ou camiseta cavada é reprovado por Deus.
Cada ocasião determina o vestuário:
  • O militar, por exemplo, tem sua farda de trabalho, mas ao fazer esporte ele usa camiseta cavada e short.
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  • Não se entra numa piscina de terno ou de calça Jeans.
  • Não se vai em um casamento a não ser de roupa social.
  • As roupas de hoje são diferentes de antiguidade
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4- Nenhum texto da Bíblia proíbe maquiagem. Geralmente se diz que maquiagem é vaidade. Ma vaidade é sinônimo de Ostentação e não de cuidado pessoal

Dicionario Michaelis:

sf (lat vanitate)
1 Qualidade do que é vão, instável ou de pouca duração.
2 Desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros.
3 Vanglória, ostentação.
4 Presunção malfundada de si, do próprio mérito; fatuidade, ostentação.
5 Coisa vã, fútil, sem sentido.
6 Futilidade. V. de língua: jactância, presunção.

5- Nenhum texto da Bíblia proíbe o uso de bateria. A Bíblia aprova todos os tipos de instrumentos, inclusive os de percussão


Sl 33:2 Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com saltério de dez cordas
Sl 43:4 Então irei ao altar de Deus. Ao Deus da minha exaltação e regozijo, E ao som da harpa dar-te-ei graças, ó Deus, Deus meu
Sl 47:7-9 7 Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei e salmodiarei.
8 Desperta, glória minha, desperta, alaúde e harpa; Eu farei acordar a aurora.
9 Dar-te-ei graças, ó Deus, entre os povos; Cantarei a ti louvores entre as nações.
Sl 71:22 Também eu te louvarei com o saltério(lira), bem como à tua verdade, ó meu Deus; cantar-te-ei com a harpa, ó Santo de Israel.
Sl 81:2 Salmodiai e fazei soar o tamboril,a suave harpa com o saltério
Bom é louvar ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,
Sl 92: 1 ¶ Bom é render graças a Jeová, E cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo:
2 anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade,
3 com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa.
Sl 98:5 Cantai com harpa louvores ao SENHOR, com harpa e voz de canto;
Sl 108:1-3 1 ¶ O meu coração está resoluto, ó Deus; Cantarei, sim cantarei louvores, até com a minha glória.
2 Despertai, saltério e harpa! Quero acordar a alva.
3 Render-te-ei graças entre os povos, ó SENHOR! Cantar-te-ei louvores entre as nações.
Sl 144:9 A ti, ó Deus, entoarei novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei louvores
Sl147:7 Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus,
Sl 149:3 Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.
3 Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
4 Louvai-o com pandeiros e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
Sl 150 menciona danças e pandeiros além de outros!!


6- A bíblia não proíbe o homem ter cabelo grande ou médio. Em corinto essa era uma pratica de garotos de programa, mas não entre os judeus.  
"Ao discorrer sobre as cabeças cobertas e o comportamento do cabelo, Paulo se reportou ao fato de que os crentes devem ter uma aparência e um comportamento honrado em sua cultura.. Embora seja desonroso para o homem ter cabelo crescido, há culturas onde o cabelo longo para homens é considerado apropriado e masculino. Em Corinto era um sinal de prostituição os homens de cabelos longos e as mulheres de cabelo curto" (Bíblia de Estudo Aplicação pessoal- nota 1 Co 11:14-14, CPAD)
Judeus usavam cabelos geralmente até os ombros, mas alguns usavam cabelos mais longos, especialmente rabinos e pessoas mais abastadas:
“O historiador inglês Ian Wilson foi o primeiro a chamar a atenção para o formato da longa mecha de cabelo que cai sobre o meio das costas... Trançar os cabelos atrás do pescoço era uma moda comum entre homens judeus do tempo de Jesus” (Revista Galileu, outubro de 1999, p.69)


"os ricos gostavam de usá-lo longo, prática que Paulo chamou de  desonrosa'...Os homens do povo também usavam cabelo comprido, mas não tanto; exceto nos feriadosusavam tranças ou o enrolavam debaixo da cobertura da cabeça" (A vida diária nos tempos de Jesus,Ed. Vida Nova, p. 345)
"É possível que nos dias de Cristo houvesse diversos tipos de cortes masculinos. O mais popular era o cabelo a meio comprimento; mas não era incomum o uso de cabelos longos" (Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos, p. 73 Editora Betânia)

"Assim, ele [Salomão] pôde acrescentar quatrocentos carros aos mil que já possuía e aos vinte mil cavalos que mantinha ordinariamente. Os cavalos que lhe eram mandados não somente eram perfeitamente belos, mas sobrepujavam a todos os outros em velocidade. Os que os montavam ressaltavam-lhes ainda mais a beleza, pois eram jovens de belo talhe, vestidos de púrpura tíria, armados de aljavas e possuidores de longas cabeleiras cobertas de papelotes de ouro, que faziam resplandecer as suas cabeças quando o sol os feria com os seus raios. Essa tropa magnífica acompanhava o rei todas as manhãs, quando, segundo o costume, ele saía da cidade vestido de branco, num carro soberbo, para ir a uma casa de campo num lugar próximo de Jerusalém, de nome Etã, onde ele se recreava, pois havia ali belos jardins, lindas fontes e uma terra extremamente fértil." (HISTÓRIA DOS HEBREUS, cpad)
"O costume israelita normal, no caso de ambos os sexos, parece ter sido deixar os cabelos crescerem até considerável comprimento...Nos tempos do Novo Testamento, era vergonhoso para o homem ter cabelos compridos 1 Co 11:14, embora Paulo tenha feito tal declaração para uma igreja na Grécia" ( o Novo Dicionário da Bíblia- Edição em 1 Volume, p. 228)



Ezequiel 8:3  E estendeu a forma de uma mão e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu e me trouxe a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus


Judeus cativos

http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com/2013/08/homem-pode-ter-cabelo-comprido-ou-medio.html


7- O texto de Co 11 não proíbe a mulher cortar cabelo
Na verdade tanto o uso do véu como o uso de cabelos longos para mulher e curtos para os homens era cultural, tinha a ver com prostituição;
"Ao discorrer sobre as cabeças cobertas e o comportamento do cabelo, Paulo se reportou ao fato de que os crentes devem ter uma aparência e um comportamento honrado em sua cultura.. Embora seja desonroso para o homem ter cabelo crescido, há culturas onde o cabelo longo para homens é considerado apropriado e masculino. Em Corinto era um sinal de prostituição os homens de cabelos longos e as mulheres de cabelo curto" (Bíblia de Estudo Aplicação pessoal- nota 1 Co 11:14-14, CPAD)

 A própria bíblia dizia que o não uso do véu era como mulher usar cabelo curto ou rapado sinal de desonra, vergonha (prostituição)

1 Co 11:5  Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.

6  Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.

"devemos interpretar esta passagem levando em conta as expectativas culturais da época. Uma das ênfases é que cada cristão deve se almodurar aos costumes prevalescentes de sua cultura, desde que tais costumes n~çao seja incompatíveis com o cristianismo"  Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1004

8-  O uso de jóias também não é proibido na bíblia


"Os judeus usavam colares, braceletes, tornozeleiras e anéis (de orelha, de nariz e de dendo) em ocasiões especiais. As jóias eram feitas de ouro, prata e metais preciosos, e ornamentadas com pedras preciosas e semi preciosas. O marfim era entalhado e transformado em pentes e broches. usar jóias nunca foi algo condenado na Bíblia e, de fato, algumas vezes esse costume é descrito como correto e adequado. Porém condenava-se o uso ostentosos de joias (Isaías 3:116-23; 12 Tm 2:9-10) (Enciclopédia Bíblica Ilustrada. SBB, 2013, p. 101)

O Comentário Bíblico Pentecostal da Assembléia de Deus, CPAD, 2003,P. 1712 diz:
"Pedro não proíbe os adornos exteriores, mas sabe que a santidade é uma questão de conduta (1:13-2.3) e nunca austeridade exterior"

 Não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso. As mulheres não devem ferir as mais pobres por meio de uma riqueza ostensiva nem provocá-las à inveja. Da mesma forma Paulo criticou a atitude dos coríntios que por sua conduta envergonhavam os pobres nas refeições comunitárias.(Comentário Bíblico Esperança 2007, Editora Evangélica Esperança 1 Tm 2:9)
“A beleza é tão profunda quanto a pele”, diz o conhecido provérbio. Observe que, ao aconselhar as mulheres casadas de sua época. Pedro capta o sentido desse provérbio. Ele está mais preocupado com o seu charme interior do que com sua beleza exterior.
a. “Sua beleza não deve vir de adornos exteriores”. Devemos ler os versículos 3 e 4 em conjunto e ver qual é a comparação que Pedro faz. Ele compara a beleza exterior da mulher com sua graça interior, e ensina que esta última é muito mais importante do que a primeira. Pedro não diz que uma mulher não deve se enfeitar, ele não escreve nenhuma proibição contra o uso de cosméticos ou de roupas atraentes. A ênfase de Pedro não está na proibição, mas num senso adequado de valores”.8
b. “Como cabelos trançados e o uso de jóias de ouro e roupas finas”. Pedro oferece três exemplos de adornos externos: cabelo, jóias e roupas. Ele não está dizendo que as mulheres não devem cuidar de sua aparência exterior, não quer que tenham cabelos desgrenhados ou não usem nenhum adorno ou vistam roupas esfarrapadas. Assim como Isaías, no Antigo Testamento (Is 3.18-24), Pedro é contra o excesso de maquiagens e adornos, que eram comuns entre as mulheres ricas na igreja e na sociedade da época (ver também lTm 2.9). J. N. D. Kelly comenta: A complexidade dos penteados, maquiagens, roupas e jóias nos séculos l e e 2° é comprovada com eloqüência na literatura e na arte da época”.9
Se parafrasearmos Pedro para captar a intenção do grego, podemos ouvi-lo dizendo: “Sou contra os frisados elaborados de seus cabelos, ostentação de usar adornos de ouro e o esforço inapropriado que fazem para vestir-se com roupas caras”. Pedro não se dirige às escravas, que não tinham como vestir roupas caras e jóias de ouro.Pelo contrário, ele admoesta as senhoras ricas da comunidade cristã a não enfatizarem a aparência exterior e a deixarem de desenvolver a beleza interior de um espírito manso. Ele diz:
c. “Antes, deve constituir-se em seu ser interior”. O contraste é claro. Ao invés do “adorno exterior”, Pedro enfatiza o “ser interior”. Uma tradução literal do grego é “a pessoa oculta do coração”. Enquanto penteados, jóias e roupas caras existem para ser exibidos, o homem interior não pode ser visto (comparar com ICo 14.25; Ef 3.16). Pedro dá ao leitor uma descrição do homem interior:...NOTAS:8. Edwin A. Blum, I Peter, in Hebrews-Revelation, vol. 12 de The Expositor’s Bible Commentary, org. Frank E. Gaebelein, 12 vols. (Grand Rapids: Zondervan, 1981), p. 237. 9. J. N. D. Kelly, A Commentary on the Epistles o f P eter and Jude, Thornapple Commentaries Series (1969; Grand Rapids: Baker, 1981), p. 129. Ver também Charles Bigg, A Criticai and Exegetical Commentary on the Epistles o f St. Peter and St. Jude,International Criticai Commentary Series (1901; Edimburgo: Clark, 1961), p. 152.
http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com/search/label/%C3%A9%20pecado%20usar%20bijouterias%3F


9- O uso de calça por parte das mulheres não é pecado

O texto baixo condena o travestismo:

Deuteronômio 22:5 A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus.

O uso de vestidos  ou saias por parte do homem sempre existiu:

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10- Nenhum texto da bíblia proíbe a televisão.
Interessante é que o celular, tablete ou computadores tem um potencial de acessar qualquer tipo de imagem, ao contrário da televisão.

Devemos selecionar o que colocamos diante de nossos olhos, a televisão ou aparelhos de acesso a internet podem ser uma bênção. Basta saber utilizá-los.
No caso da televisão estão disponíveis muitas dezenas de canais incluindo educativos, esportivos e até evangélicos.

Dizer que a televisão é maldita não corresponde à realidade. 

É muito estranho um pastor vice presidente da CGADB ser contra televisão sendo que a CGADB tem um programa de televisão "Programa Movimento Pentecostal"

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Jesus foi procurar figos numa época que havia figos?










1-A figueira  conserva as folhas em todas as estações?

2-A renovação da folhagem indica alguma coisa?

3-Jesus amaldiçoou a figueira antes ou depois da purificação do templo?

4-Jesus amaldiçouou a figueira simplesmente por ela não ter fruto?

1-A figueira  conserva as folhas em todas as estações?
"a figueira aqui (syke) é um arbusto grande que atinge no máximo 5-6 m. Não é preciso subir nele para alcançar os frutos. Ele não é uma planta de folhas perenes, mas perde as folhas em novembro. Depois suas varas compridas e grossas, com poucas bifurcações, ficam espetadas no ar.
"a figueira aqui (syke) é um arbusto grande que atinge no máximo 5-6 m. Não é preciso subir nele para alcançar os frutos. Ele não é uma planta de folhas perenes, mas perde as folhas em novembro. Depois suas varas compridas e grossas, com poucas bifurcações, ficam espetadas no ar.
Quando a folhagem brota novamente em março, isto é um sinal bem conhecido de que o tempo quente está próximo (13.2).Esta figueira tem duas florações e três safras por ano. Os primeiros figos do ano ainda são frutos do outono anterior (novembro), que não tinham chegado a amadurecer, e não caíram com as tempestades do inverno (Ap 6.13). Eles amadurecem com a seiva que sobe na primavera e faz as novas folhas brotar no fim de março, e os figos chegam a ficar maduros no fim de maio/começo de junho, presos ainda nos galhos antigos. Estes primeiros figos do ano eram um petisco especial (Is 28.4; Jr 24.2; Os 9.10; Mq 7.1). A safra principal é a dos figos tardios, que se formaram nos brotos novos e são colhidos do fim de agosto até outubro."
Em Israel, todo viajante podia servir-se à beira do caminho, para seu consumo pessoal (cf. 2.23). E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas. A folhagem bonita é destacada duas vezes. Ela parece garantir que a árvore é frutífera e fez Jesus se aproximar - para não encontrar nada, apesar das folhas. Todavia, será que a árvore já não poderia ter sido colhida? Para deixar clara a avaliação de que a árvore era infrutífera, Marcos acrescenta intencionalmente: Porque não era tempo de figos. As épocas regulares de colheita obviamente eram maio/junho e agosto até outubro. Jesus, porém, procurava na época da Páscoa os figos do inverno que se podia esperar em uma figueira com muitas folhas (opr 4).


Mt 24:28,29 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam, e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. A opr 4 a 11.12-21 explicou por que a figueira é um indicador ideal das estações. Em contraste com as árvores que não perdem as folhas, a renovação primaveril pode ser vista claramente em seus galhos nus.  Comentário Bíblico Esperança. Curitiba:Editora Evangélica Esperança

2- A renovação da folhagem indica alguma coisa?
Sim. Sinal de uma nova estação e de possíveis frutos.

Quando a folhagem brota novamente em março, isto é um sinal bem conhecido de que o tempo quente está próximo (13.2).Esta figueira tem duas florações e três safras por ano. Os primeiros figos do ano ainda são frutos do outono anterior (novembro), que não tinham chegado a amadurecer, e não caíram com as tempestades do inverno (Ap 6.13). Eles amadurecem com a seiva que sobe na primavera e faz as novas folhas brotar no fim de março, e os figos chegam a ficar maduros no fim de maio/começo de junho, presos ainda nos galhos antigos. Estes primeiros figos do ano eram um petisco especial (Is 28.4; Jr 24.2; Os 9.10; Mq 7.1). A safra principal é a dos figos tardios, que se formaram nos brotos novos e são colhidos do fim de agosto até outubro."
Em Israel, todo viajante podia servir-se à beira do caminho, para seu consumo pessoal (cf. 2.23). E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas. folhagem bonita é destacada duas vezes. Ela parece garantir que a árvore é frutífera e fez Jesus se aproximar - para não encontrar nada, apesar das folhas. Todavia, será que a árvore já não poderia ter sido colhida? Para deixar clara a avaliação de que a árvore era infrutífera, Marcos acrescenta intencionalmente: Porque não era tempo de figos. As épocas regulares de colheita obviamente eram maio/junho e agosto até outubro. Jesus, porém, procurava na época da Páscoa os figos do inverno que se podia esperar em uma figueira com muitas folhas (opr 4).


Mt 24:28,29 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam, e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. A opr 4 a 11.12-21 explicou por que a figueira é um indicador ideal das estações. Em contraste com as árvores que não perdem as folhas, a renovação primaveril pode ser vista claramente em seus galhos nus.  Comentário Bíblico Esperança. Curitiba:Editora Evangélica Esperança


O fato de não ser tempo de figo explica por que Jesus foi até essa árvore específica, que se destacava por estar com folhas. Suas folhas anunciavam que estava dando fruto, mas o anúncio era falso. Jesus, incapaz de satisfazer sua fome, viu a oportunidade de ensinar uma lição memorável e amaldiçoou a figueira, não porque não estava produzindo frutos, quer na estação quer fora dela, mas porque ela deu uma amostra de vida que promete fruto, mas não produz nenhum, de vida que promete fruto, mas não produz nenhum. O comentário de Mateus / D.A. Carson ; São Paulo : Shedd Publicações, 2010,p. 518-519.



3-Jesus amaldiçoou a figueira simplesmente por ela não ter fruto?

O fato de não ser tempo de figo explica por que Jesus foi até essa árvore específica, que se destacava por estar com folhas. Suas folhas anunciavam que estava dando fruto, mas o anúncio era falso. Jesus, incapaz de satisfazer sua fome, viu a oportunidade de ensinar uma lição memorável e amaldiçoou a figueira, não porque não estava produzindo frutos, quer na estação quer fora dela, mas porque ela deu uma amostra de vida que promete fruto, mas não produz nenhum.

A luz da discussão sobre a relação entre folhas e fruto, Jesus está amaldiçoando aqueles que alardeiam produzir muitos frutos, mas são espiritualmente estéreis. Essa  interpretação tem quatro vantagens.
1. Lida primorosamente com o relato de Marcos e de Mateus em relação à figueira e às folhas.
2. Dirige o ataque contra os hipócritas dentre o povo judeu, um alvo constante em todos os quatro evangelhos, mas, sobretudo, em Mateus (e.g., 6.2,5,16; 7.5; 15.7; 22.18; e, agora, aproximamo-nos de 23.1-39!).
3. Ela é compatível com a purificação do templo, que não critica as crianças judias e seu louvor, nem os judeus cegos e coxos que vêm para ser curados (v. 14,15), mas os que usam o templo para conseguir muito lucro e os que reprimem os louvores das crianças para o Messias. Estes, como a figueira coberta de folhas, Jesus encontra-os cheios de piedade alardeada sem nenhum fruto; e ele amaldiçoados.
4. Ao contrário de outras passagens (3.9; 8.11,12), não há nenhuma menção de tirar algo dos judeus e dar aos gentios. A maldição da figueira é uma parábola seguida de ação amaldiçoando os hipócritas, não os judeus nem o judaísmo. O comentário de Mateus / D.A. Carson ; São Paulo : Shedd Publicações, 2010,p. 518-519.



Mc 11:11 E, quando entrou em Jerusalém, no templo, tendo observado tudo, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.
12 ¶ No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
13 E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos.
14 Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto.
15 E foram para Jerusalém. Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
16 Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo;
17 também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.
18 E os principais sacerdotes e escribas ouviam estas coisas e procuravam um modo de lhe tirar a vida
; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava de sua doutrina.
19 Em vindo a tarde, saíram da cidade.
20 E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz.
21 Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou.
22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus;
23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.
24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.
25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.
26 Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.
27 ¶ Então, regressaram para Jerusalém. E, andando ele pelo templo, vieram ao seu encontro os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos
28 e lhe perguntaram: Com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem te deu tal autoridade para as fazeres?
29 Jesus lhes respondeu: Eu vos farei uma pergunta; respondei-me, e eu vos direi com que autoridade faço estas coisas.
30 O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei!
31 E eles discorriam entre si: Se dissermos: Do céu, dirá: Então, por que não acreditastes nele?
32 Se, porém, dissermos: dos homens, é de temer o povo. Porque todos consideravam a João como profeta.
33 Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E Jesus, por sua vez, lhes disse: Nem eu tampouco vos digo com que autoridade faço estas coisas.



Mt 21:2 ¶ Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.
14 Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou.
15 Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe:
16 Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?
17 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde pernoitou.
18 ¶ Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome;
19 e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.
20 Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira!
21 Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá;
22 e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.
23 ¶ Tendo Jesus chegado ao templo, estando já ensinando, acercaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, perguntando: Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu essa autoridade?
24 E Jesus lhes respondeu: Eu também vos farei uma pergunta; se me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas.
25 Donde era o batismo de João, do céu ou dos homens? E discorriam entre si: Se dissermos: do céu, ele nos dirá: Então, por que não acreditastes nele?
26 E, se dissermos: dos homens, é para temer o povo, porque todos consideram João como profeta.
27 Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E ele, por sua vez: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.
28 ¶ E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha.
29 Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi.
30 Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi.
31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus.
32 Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele.

4- Jesus amaldiçoou a figueira antes ou depois da purificação do templo?

Na verdade Mateus fez uma narração condensada, ao passo que Marcos fez uma narração detalhada:
Na verdade Jesus amaldiçoou a figueira quando ia para o templo, como Marcos disse,
mas isso não significa que o relato de Mateus esteja errado. Cristo foi ao templo duas vezes, e ele amaldiçoou a figueira na segunda ida.Marcos 11:11 diz que Cristo entrou no templo no dia da sua entrada triunfal. O evangelista não mencionou que Jesus tenha feito alguma proclamação contra qualquer coisa errada, ao entrar no templo. O versículo 12 usa a expressão: "No dia seguinte", referindo-se à jornada até o templo, quando passaram pela figueira, no segundo dia. Foi nesse momento que Cristo expulsou os que compravam e vendiam no templo.
Mateus, entretanto, refere-se às duas idas de Cristo ao templo como se fossem um só evento, e relata em seguida a maldição sobre a figueira. Fica-se assim com a impressão de que na primeira ida ao templo Cristo expulsou os que ali vendiam e compravam. O relato de Marcos, portanto, nos fornece mais detalhes desses eventos, revelando que realmente foram duas as idas ao templo. Em vista disso, não temos razão alguma para crer que haja uma discrepância entre os relatos.Manual popular de dúvidas, enigmas e “contradições” da Bíblia. Noman Geisler, Thomas Howe;— São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Observe quantas menções Marcos faz da ida ao Templo:

Mc 11:11  E, quando entrou em Jerusalém, no templo, tendo observado tudo, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.

12 ¶ No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
13  E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos.
14  Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto.
15  E foram para Jerusalém. Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
16  Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo;
17  também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.
18  E os principais sacerdotes e escribas ouviam estas coisas e procuravam um modo de lhe tirar a vida; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava de sua doutrina.
19  Em vindo a tarde, saíram da cidade.
20  E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz.
21  Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou.
22  Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus;
23  porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.
24  Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.
25  E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.
26  Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.
27 ¶ Então, regressaram para Jerusalém. E, andando ele pelo templo, vieram ao seu encontro os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos
28  e lhe perguntaram: Com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem te deu tal autoridade para as fazeres?
29  Jesus lhes respondeu: Eu vos farei uma pergunta; respondei-me, e eu vos direi com que autoridade faço estas coisas.
30  O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei!
31  E eles discorriam entre si: Se dissermos: Do céu, dirá: Então, por que não acreditastes nele?
32  Se, porém, dissermos: dos homens, é de temer o povo. Porque todos consideravam a João como profeta.

33  Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E Jesus, por sua vez, lhes disse: Nem eu tampouco vos digo com que autoridade faço estas coisas.


Mt 21:2 ¶ Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
13  E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.
14  Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou.
15  Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe:
16  Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?
17  E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde pernoitou.
18 ¶ Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome;
19  e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.
20  Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira!
21  Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá;
22  e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.
23 ¶ Tendo Jesus chegado ao templo, estando já ensinando, acercaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, perguntando: Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu essa autoridade?
24  E Jesus lhes respondeu: Eu também vos farei uma pergunta; se me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas.
25  Donde era o batismo de João, do céu ou dos homens? E discorriam entre si: Se dissermos: do céu, ele nos dirá: Então, por que não acreditastes nele?
26  E, se dissermos: dos homens, é para temer o povo, porque todos consideram João como profeta.
27  Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E ele, por sua vez: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.
28 ¶ E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha.
29  Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi.
30  Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi.
31  Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus.
32  Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele.



terça-feira, 28 de maio de 2019

Maconha não faz mal à saúde?


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"Cannabis


Terminologia

Cannabis é um termo genérico usado para denotar as várias preparações psicoativas da planta Cannabis sativa . O principal componente psicoativo na cannabis é o ∆-9 tetrahidrocanabinol (THC). Os compostos que são estruturalmente semelhantes ao THC são referidos como canabinóides. Além disso, vários compostos recentemente identificados que diferem estruturalmente dos canabinóides compartilham muitas de suas propriedades farmacológicas. O termo mexicano "maconha" é freqüentemente usado para se referir a folhas de cannabis ou outros materiais vegetais brutos em muitos países. As plantas femininas não polinizadas são chamadas de haxixe. O óleo de cannabis (óleo de haxixe) é um concentrado de canabinóides obtido por extracção com solvente do material vegetal em bruto ou da resina.
Epidemiologia

A cannabis é de longe a droga ilícita mais amplamente cultivada, traficada e abusada. Metade de todas as apreensões de drogas em todo o mundo são apreensões de cannabis. A propagação geográfica dessas apreensões também é global, abrangendo praticamente todos os países do mundo. Cerca de 147 milhões de pessoas, 2,5% da população mundial, consomem cannabis (prevalência anual) em comparação com 0,2% consumindo cocaína e 0,2% consumindo opiáceos. Na presente década, o abuso de cannabis cresceu mais rapidamente do que o abuso de cocaína e opiáceos. O crescimento mais rápido do consumo de cannabis desde os anos 60 tem sido nos países desenvolvidos da América do Norte, Europa Ocidental e Austrália. A cannabis tornou-se mais ligada à cultura jovem e a idade de iniciação é geralmente menor do que para outras drogas. Uma análise dos mercados de cannabis mostra que os preços baixos coincidem com os altos níveis de abuso, e vice versa. A cannabis parece ser inelástica em termos de preço a curto prazo, mas bastante elástica a longo prazo. Embora o número de consumidores de cannabis seja maior do que o dos consumidores de opiáceos e cocaína, os preços mais baixos da cannabis significam que, em termos econômicos, o mercado de cannabis é muito menor do que o mercado de opiáceos e cocaína.

Efeitos agudos para a saúde do uso de cannabis

Os efeitos agudos do uso de cannabis são reconhecidos há muitos anos, e estudos recentes confirmaram e ampliaram resultados anteriores. Estes podem ser resumidos da seguinte forma:

A cannabis prejudica o desenvolvimento cognitivo (capacidades de aprendizagem), incluindo processos associativos; 
a lembrança livre de itens previamente aprendidos é freqüentemente prejudicada quando o cannabis é usada tanto durante períodos de aprendizado quanto de recordação;
A cannabis prejudica o desempenho psicomotor em uma ampla variedade de tarefas, como coordenação motora, atenção dividida e tarefas operacionais de muitos tipos; 
o desempenho humano em máquinas complexas pode ser prejudicado por até 24 horas depois de fumar tão pouco quanto 20 mg de THC em cannabis;
 existe um risco acrescido de acidentes com veículos motorizados entre pessoas que dirigem quando intoxicadas por cannabis.

Efeitos crônicos na saúde do uso de cannabis

1-comprometimento seletivo do funcionamento cognitivo, que inclui a organização e integração de informações complexas envolvendo vários mecanismos de atenção e processos de memória;

2-o uso prolongado pode levar a um maior comprometimento, que pode não se recuperar com a cessação do uso e que pode afetar as funções da vida diária;

3-o desenvolvimento de uma síndrome de dependência de cannabis caracterizada por uma perda de controle sobre o uso de cannabis é provável em usuários crônicos;

4-o consumo de cannabis pode exacerbar a esquizofrenia em indivíduos afetados;

5-A lesão epitelial da traquéia e dos brônquios maiores é causada pelo fumo prolongado de cannabis;


6-lesão das vias aéreas, inflamação pulmonar e defesa pulmonar prejudicada contra infecção por consumo persistente de cannabis durante períodos prolongados;

7-o consumo pesado de cannabis está associado a uma maior prevalência de sintomas de bronquite crónica e a uma maior incidência de bronquite aguda do que na coorte para não fumadores;

8-A cannabis utilizada durante a gravidez está associada a um comprometimento do desenvolvimento fetal, levando a uma redução do peso ao nascer;

9-O consumo de cannabis durante a gravidez pode levar ao risco pós-natal de formas raras de câncer, embora mais pesquisas sejam necessárias nessa área.

As consequências para a saúde do uso de cannabis nos países em desenvolvimento são amplamente desconhecidas por causa de pesquisas limitadas e não sistemáticas, mas não há razões a priori para esperar que os efeitos biológicos sobre indivíduos nessas populações seriam substancialmente diferentes do que foi observado em países desenvolvidos. . No entanto, outras conseqüências podem ser diferentes, dadas as diferenças culturais e sociais entre os países.

Usos terapêuticos de canabinóides
Vários estudos demonstraram os efeitos terapêuticos dos canabinóides para náuseas e vômitos nos estágios avançados de doenças como câncer e AIDS. O dronabinol (tetrahidrocanabinol) está disponível por prescrição há mais de uma década nos EUA. Outros usos terapêuticos dos canabinóides estão sendo demonstrados por estudos controlados, incluindo o tratamento da asma e do glaucoma, como antidepressivos, estimulantes do apetite, anticonvulsivantes e antiespasmódicos, e as pesquisas nessa área devem continuar. Por exemplo, pesquisas mais básicas sobre os mecanismos centrais e periféricos dos efeitos dos canabinóides na função gastrointestinal podem melhorar a capacidade de aliviar náuseas e vômitos. Mais pesquisas são necessárias sobre a neurofarmacologia básica do THC e outros canabinóides, para que melhores agentes terapêuticos possam ser encontrados." 
Organização Mundial da Saúde              https://www.who.int/substance_abuse/facts/cannabis/en/  acesso em 28-05-2019




"Efeitos agudos para a saúde do uso de cannabis

Os efeitos agudos do uso de cannabis são reconhecidos há muitos anos, e estudos recentes confirmaram e ampliaram resultados anteriores. Estes podem ser resumidos da seguinte forma:
A cannabis prejudica o desenvolvimento cognitivo (capacidades de aprendizagem), incluindo processos associativos; a lembrança livre de itens previamente aprendidos é freqüentemente prejudicada quando o cannabi é usado tanto durante períodos de aprendizado quanto de recordação;
A cannabis prejudica o desempenho psicomotor em uma ampla variedade de tarefas, como coordenação motora, atenção dividida e tarefas operacionais de muitos tipos; o desempenho humano em máquinas complexas pode ser prejudicado por até 24 horas depois de fumar tão pouco quanto 20 mg de THC em cannabis; existe um risco acrescido de acidentes com veículos motorizados entre pessoas que dirigem quando intoxicadas por cannabis.    https://www.who.int/substance_abuse/facts/cannabis/en/  acesso em 28-05-2019