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sexta-feira, 29 de julho de 2016

Que é o anticristo? De onde vem o anticristo? O messias muçulmano?

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Este artigo contém:

  • Etimologia
  • Anticristo/ anticristos
  • Nomes do anticristo
  • Tipologia bíblica do anticristo
  • Nacionalidade do anticristo


1- Etmologia

Aquele que se coloca no lugar/contra (anti) de Cristo

2- Anticristo/ Anticristos
Todo que nega que Jesus é o Messias, que Jesus veio em carne, é um anticristo. Mas existe um anticristo em específico profetizado no Antigo Testamento

1 João 2:18  Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora.
1 João 2:22  Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho.
1 João 4:2  Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
3  e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.
2 João 1:7  Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo.

3- Nomes do Anticristo
Iníquo- homem do pecado
2 Ts 2:1 Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos
2 a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.
3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição,
4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas?
6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria.
7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;
8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.
9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,
10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.

 besta, oitavo rei da besta que emerge do mar

Ap 13:1  Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia.

2  A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade.

3  Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta;

4  e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?

5  Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses;

6  e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu.

7  Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação;
8  e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Ap 17:8 a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.
9 Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis,
10 dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco.
11 E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição.
12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora.
13 Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem.
14 Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
15 Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.
16 Os dez chifres que viste e a besta, esses odiarão a meretriz, e a farão devastada e despojada, e lhe comerão as carnes, e a consumirão no fogo.
17 Porque em seu coração incutiu Deus que realizem o seu pensamento, o executem à uma e dêem à besta o reino que possuem, até que se cumpram as palavras de Deus.


chifre pequeno
Dn 8:2 Falou Daniel e disse: Eu estava olhando, durante a minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar Grande.
3 Quatro animais, grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.
4 O primeiro era como leão e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, foi levantado da terra e posto em dois pés, como homem; e lhe foi dada mente de homem.
5 Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou sobre um dos seus lados; na boca, entre os dentes, trazia três costelas; e lhe diziam: Levanta-te, devora muita carne.
6 Depois disto, continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio.
7 Depois disto, eu continuava olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível, espantoso e sobremodo forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava, e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez chifres.
8 Estando eu a observar os chifres, eis que entre eles subiu outro pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava com insolência.
9 Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente.
10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.
11 Então, estive olhando, por causa da voz das insolentes palavras que o chifre proferia; estive olhando e vi que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito e entregue para ser queimado.
12 Quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia, foi-lhes dada prolongação de vida por um prazo e um tempo.
13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele.
14 Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.

rei do norte (antigo reino selêucida) - ver 5
Dn 11:36 Este rei fará segundo a sua vontade, e se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus; contra o Deus dos deuses falará coisas incríveis e será próspero, até que se cumpra a indignação; porque aquilo que está determinado será feito.
37 Não terá respeito aos deuses de seus pais, nem ao desejo de mulheres, nem a qualquer deus, porque sobre tudo se engrandecerá.
38 Mas, em lugar dos deuses, honrará o deus das fortalezas; a um deus que seus pais não conheceram, honrará com ouro, com prata, com pedras preciosas e coisas agradáveis.



4- Tipos do anticristo

Antioco Epifâneo ver 5


5- O anticristo pode vir de um país Árabe?
Pode.

1-As profecias descrevem pelo menos os países árabes (os vizinhos de Israel são todos árabes) em conflito final contra Jerusalém


Zc 12:2  Eis que eu farei de Jerusalém um cálice de tontear para todos os povos em redor e também para Judá, durante o sítio contra Jerusalém.
3  Naquele dia, farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem se ferirão gravemente; e, contra ela, se ajuntarão todas as nações da terra.






2-O reino do Anticristo está relacionado à Grécia, especificamente ao reino Selêucida





a- Dn 11:1-35 fala do conflito entre sucessivos reis ptolomeus (sul) e selêucidas (norte) terminando na figura de Antíoco Epifâneo

profecia Bíblica de Dn 11:25-30 fala da conquista dele do Egito (sul). 
Dn 11:25  Suscitará a sua força e o seu ânimo contra o rei do Sul, à frente de grande exército; o rei do Sul sairá à batalha com grande e mui poderoso exército, mas não prevalecerá, porque maquinarão projetos contra ele.
26  Os que comerem os seus manjares o destruirão, e o exército dele será arrasado, e muitos cairão traspassados.
27  Também estes dois reis se empenharão em fazer o mal e a uma só mesa falarão mentiras; porém isso não prosperará, porque o fim virá no tempo determinado.
28  Então, o homem vil tornará para a sua terra com grande riqueza, e o seu coração será contra a santa aliançaele fará o que lhe aprouver e tornará para a sua terra.
29  No tempo determinado, tornará a avançar contra o Sul; mas não será nesta última vez como foi na primeira,
30  porque virão contra ele navios de Quitim, que lhe causarão tristeza; voltará, e se indignará contra a santa aliança, e fará o que lhe aprouver; e, tendo voltado, atenderá aos que tiverem desamparado a santa aliança.
31  Dele sairão forças que profanarão o santuário, a fortaleza nossa, e tirarão o sacrifício diárioestabelecendo a abominação desoladora.
32  Aos violadores da aliança, ele, com lisonjas, perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.
33  Os sábios entre o povo ensinarão a muitos; todavia, cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo roubo, por algum tempo.
34  Ao caírem eles, serão ajudados com pequeno socorro; mas muitos se ajuntarão a eles com lisonjas.

 O livro de Macabeus confirma a profecia de Daniel sobre a conquista do Egito:
17-Invadiu pois o Egito à frente de um exército poderoso, com carros, elefantes (e cavaleiros) e uma grande esquadra,
18 entrou em combate com o rei do Egito, Ptolomeu, o qual recuou diante dele e fugiu, muitos tombando mutos feridos.
19-As cidades fortificadas dos Egípcios foram tomadas e Antíoco apoderou-se dos despojos do país. Tendo assim vencido o Egitono ano cento e quarenta e três [169a.C] e empreendendo o caminho de volta, subiu contra Israel e contra Jerusalém com um numeroso exército

Referindo-se a  1ª expedição ao Egito diz o livro "Todas as profecias da bíblia" Ed.Vida, p.235, 2002:
"Essa guerra aconteceu aproximadamente 5 anos depois que Antíoco assumiu o trono. Um grande exército egípcio confrontou as forças da Síria em Pelusium, local próximo ao delta do Nilo, e ali foi derrotado por Antíoco. Depois da batalha, os dois reis se empenharam em fazer um tratado de paz, conforme descrito por Daniel 11:27-28..."

Referindo-se a 2ª expedição ao Egito, na qual Antíoco foi mal sucedido: "Essa profanação do templo em Jerusalém conforme descrita nos vv. 31 e 32, aconteceu depois de um outro ataque ao Egito, o qual foi mal sucedido. O problema de Antíoco é que nessa ocasião Roma já começara a estender seu poder para o oriente, e ele não julgou seguro conquistar o Egito em tais circunstâncias" (Idem p. 236)

Flávio Josefo narra a 2ª expedição ao Egito: "O temor de se ,meter numa guerra contra os romanos obrigou o rei Antíoco a abandonar a conquista do Egito. Ele veio então com seu exército a Jerusalém..." (História dos Hebreus livro 12, cap. 7, p. 561, CPAD, 15ª ed., 2009)

"No entanto, Antíoco tomou conhecimento desses planos e invadiu o Egito com um grande exército em 170/169 a.C., derrotando Ptolomeu VI Filométor e segui para Mênfis, onde se proclamou rei do Egito. Antíoco foi então para Alexandria e a sitiou (169 a.C.). foram feitos arranjos para que Ptolomeu VI Filométer fosse rei em Mênfis e seu irmão Ptolomeu Evérgeta reinasse em Alexandria. Esperando que o Egito continuasse paralisado devido à rivalidade entre os dois irmãos (Dn 11:25-27), Antíoco deixou a  região e retornou à Síria. No entanto, enquanto estava no Egito surgiram novos problemas em Jerusalém...Antíoco foi informado sobre esses problemas quando voltava do Egito e decidiu subjulgar Jerusalém (2 Mac 5:11-17). Sentiu que a rebelião dos judeus contra Menelau [sumo sacerdote] era uma rebelião contra sua própria autoridade. Junto com Menelau, ele profanou e saqueou o tesouro do templo, deixando a cidade sob o controle de um dos seus comandantes, Filipe, da Frígia (1 Mac 1:20-29; 2 Mc 5:18-22; Josefo, Antiguidades, cp.12)

No inverno de 169-168 a.C., os dois irmãos egípicos concordaram em se unir aliados contra o rei Antíoco, o qual atacou  o Egito na primavera de 168 a.C. O rei ptolomaico não teve condições de oferecer muita resistência. Antíoco marchou para Mênfis e de lá foi novamente contra Alexandria. Entretanto antes de conseguir subjulgá-la, o representante romano Popillius Laenas,...entregou-lhe um ultimato do Senado para sair do Egito dentro do prazo de alguns dias...Tendo conhecido o poderio Romano durante os catorze anos que passara na cidade, Antíoco concordou me sair do Egito (Pollybius xxix, 2,104; 27, 1-8; Livy xiv, 12, 1-6; Diodoro xxxi,2; Velleius Paterculus i, 10, 1-2; Appian,The Syrian Wars 66, Justino Epítome xxxiv, 3; Dn 11:28-30). Amargurado ele recuou para a Palestina (Polybius xxix,27, 9; Dn 11:30). Considerando-se Zeus Epifâneo, Antíoco ordenou a implantação da religião helênica na região, e enviou o general Apolônio com 22000 soldados; sob o pretexto de manter a paz, eles atacaram Jerusalém no Sabbath ...e mataram muitas pessoas. Logo depois, em 167 a.C., Antícoco decidiu exterminar a religião judaica, proibindo que os judeus vivessem de acordo com as suas leis ancestrais. Proibiu a guarda do sábado, os festivais tradicionais, os sacrifícos e a circuncisão das crianças, além de ordenar que as cópias da Torah fossem destruídas. Altares pagãos foram edificados e os judeus foram obrigados a oferecer sacrifícios impuros e  a comer carne de porco (2 Mac 6:18). Todos que desobedecessem essas ordens eram sentenciados a morte. O ato mais infame foi no Chislev 25(16 de dezembro de 167 a.C.)quando o Templo em Jerusalém.... tornou-se  local de adoração de Zeus e carne de porco foi oferecida sobre o altar dedicado a ele, construído em ciam do altar de ofertas quimadas (Dn 11:31-32; 1 Mc 1:41-64; 2 Mc 6:1-11." (Idem p.342)


b- Dn 11:35-45 se refere ao Anticristo que vem do Norte (Selêucida)

Note que:
- o verso 35 se refere ao tempo do fim
o termo "Este rei" se refira ao rei anterior (Antíoco IV -Epifâneo) só pode ser usado de maneira profética ou tipológica, pois ele adorava a Zeus deus de seus antepassados, não teve mais exito sobre os judeus ou sobre os egípcios
35  Alguns dos sábios cairão para serem provados, purificados e embranquecidos, até ao tempo do fim, porque se dará ainda no tempo determinado.
36  Este rei fará segundo a sua vontade, e se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus; contra o Deus dos deuses falará coisas incríveis e será próspero, até que se cumpra a indignação; porque aquilo que está determinado será feito.
37  Não terá respeito aos deuses de seus pais, nem ao desejo de mulheres, nem a qualquer deus, porque sobre tudo se engrandecerá.
38  Mas, em lugar dos deuses, honrará o deus das fortalezas; a um deus que seus pais não conheceram, honrará com ouro, com prata, com pedras preciosas e coisas agradáveis.
39  Com o auxílio de um deus estranho, agirá contra as poderosas fortalezas, e aos que o reconhecerem, multiplicar-lhes-á a honra, e fá-los-á reinar sobre muitos, e lhes repartirá a terra por prêmio.
40  No tempo do fim, o rei do Sul lutará com ele, e o rei do Norte arremeterá contra ele [do sul] com carros, cavaleiros e com muitos navios, e entrará nas suas terras, e as inundará, e passará.
41  Entrará também na terra gloriosa, e muitos sucumbirão, mas do seu poder escaparão estes: Edom, e Moabe, e as primícias dos filhos de Amom.
42  Estenderá a mão também contra as terras, e a terra do Egito não escapará.
43  Apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata e de todas as coisas preciosas do Egito; os líbios e os etíopes o seguirão.
44  Mas, pelos rumores do Oriente e do Norte, será perturbado e sairá com grande furor, para destruir e exterminar a muitos.
45  Armará as suas tendas palacianas entre os mares contra o glorioso monte santo; mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra.

c-O texto de Dn 8 se refere ao Anticristo sob a figura tipológica de Antíioco Epifâneo


A descrição de Dn 8:9-14 se encaixa perfeitamente a Antíoco Epifâneo (ver abaixo os detalhes em discussão)
O bode se engrandeceu sobremaneira; e, na sua força, quebrou-se-lhe o grande chifre, e em seu lugar saíram quatro chifres notáveis, para os quatro ventos do céu.
9  De um dos chifres saiu um chifre pequeno e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa.
10  Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou.
11  Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício diário e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo.
12  O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.
13  Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados?
14  Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.

Um ponto em contrário a intepretação  comum (de que Dn 8:17-25)  se refere a Antíoco, o contexto nos induz a pensar que se refere apenas ao anticristo; pois a expressão "sem auxílio de mãos humanas" se refere a uma intervenção divina no fim dos tempos e implantação plena do reino de Deus e o texto se refere ao tempo do fim
Dn 2:34  Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou.35  Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra

Dn 8:17  Veio, pois, para perto donde eu estava; ao chegar ele, fiquei amedrontado e prostrei-me com o rosto em terra; mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim.
18  Falava ele comigo quando caí sem sentidos, rosto em terra; ele, porém, me tocou e me pôs em pé no lugar onde eu me achava;
19  e disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira, porque esta visão se refere ao tempo determinado do fim.
20  Aquele carneiro com dois chifres, que viste, são os reis da Média e da Pérsia;
21  mas o bode peludo é o rei da Grécia; o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei;
22  o ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão deste povo, mas não com força igual à que ele tinha.
23  Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, levantar-se-á um rei de feroz catadura e especialista em intrigas.
24  Grande é o seu poder, mas não por sua própria força; causará estupendas destruições, prosperará e fará o que lhe aprouver;destruirá os poderosos e o povo santo.
25  Por sua astúcia nos seus empreendimentos, fará prosperar o engano, no seu coração se engrandecerá e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente; levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado sem esforço de mãos humanas.

para maiores detalhes ver 


Em suma, o rei Selêucida (grego) é usado como fugura tipológica do império do Anticristo




3-A Bíblia indica que o anticristo reinará cerca de 7 anos e o alcorão fala do Mahdi, um homem que une os muçulmanos:
Dn 9:25  Preste atenção, Daniel, e compreenda. Depois de ser dada a ordem para reconstruir Jerusalém, sete anos vezes sete vão passar até que chegue o líder escolhido por Deus. As novas ruas e muralhas de Jerusalém durarão sessenta e dois anos vezes sete, mas será um tempo de muito sofrimento.

26  No fim desse tempo, o líder escolhido por Deus será morto injustamente. Chegará um rei com o seu exército e destruirá a cidade e o Templo. O fim virá como uma enchente, trazendo a guerra e as destruições que Deus resolveu mandar.

27  Esse rei fará com muitos povos um acordo que durará sete anos; mas, quando passar metade desse tempo, ele acabará com os sacrifícios de animais e as ofertas de cereais no Templo. “O grande terror” será colocado no lugar mais alto do Templo e ali ficará até que aquele que fez isso seja destruído, conforme Deus resolveu.


"As circunstâncias da segunda vinda envolverão outras duas pessoas do final dos tempos, o Mahdi[1] e oMaseeh ad-Dajjal, árabe para o Falso Messias, e os testes e tribulações associados a eles. A tarefa primária de Jesus em seu retorno será salvar o mundo do Falso Messias e uni-lo mais uma vez sob o Governo de Deus. 

O advento do Falso Messias, entretanto, será precedido por um homem que une todos os muçulmanos sob sua liderança. Desse homem, o Profeta, que a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, disse que antes do mundo terminar, uma pessoa de sua família com seu nome (Muhammad bin Abdullah) governará os árabes, enchendo a terra com equidade e justiça onde antes havia opressão e injustiça, por 7 anos.[2] Disse ainda que ele será apoiado pela nação muçulmana, da qual disse:

“Um grupo de meu povo não parará de lutar pela Verdade e prevalecerá até o Dia da Ressurreição. E Jesus, filho de Maria, descenderá e seu líder (dos muçulmanos) dirá: ‘Venha e nos lidere em oração.’” (Saheeh Muslim)

Sendo assim, antes da vinda de Jesus, a nação muçulmana defenderá a religião sob um homem que descende diretamente do profeta, que convidará Jesus para liderar a oração interrompida por sua vinda. O tempo que ele liderará a nação muçulmana será de menos de 7 anos, mas quanto menos não se sabe exatamente. O que é sabido é que será um comandante relutante para quem as pessoas acorrerão, somente após um exército atacando Meca ser engolido pela terra"  http://www.islamreligion.com/pt/articles/365/o-retorno-de-jesus-parte-3-de-5/


4-O anticristo do alcorão parece ser o Jesus Bíblico pois os judeus o aceitarão:
Zc 12:9 ¶ Naquele dia, procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.
10  E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito

"Enquanto os soldados estiverem saqueando a cidade os alcançará um falso rumor de que o Falso Messias chegou, e eles retornarão à Síria. Quando chegarem a Damasco, onde o Mahdi os preparará para a guerra contra o Falso Messias, o Falso Messias aparecerá. 

Sua estada na terra será de 40 dias. Entretanto, esses 40 dias terão algo de especial. O primeiro dia e a primeira noite durarão um ano inteiro, o segundo um mês inteiro, e o terceiro uma semana inteira, e os 37 dias remanescentes serão normais.[7] É nesses 37 dias finais que Jesus provavelmente virá, já que matará o Falso Messias pouco depois de sua chegada. 

O Falso Messias aparecerá do oriente, no caminho entre a Síria e o Iraque[8], e sua chegada propagará grandes problemas e injustiça. Ele estará em todo o redor, como uma nuvem levada pelo vento, vindo primeiro para um povo e depois para outro. Convidará as pessoas a segui-lo, recompensando aqueles que responderem e afirmarem sua fé nele ordenando o céu a chover, o que fará com que a terra e os animais domésticos floresçam e produzam. Aqueles que se recusarem sofrerão seca, fome e perda de bens. Onde quer que vá, chamará os tesouros da terra, que se reunirão perante ele como um enxame de abelhas e ele até matará um homem, cortando-o ao meio, trazendo-o de volta à vida depois.
A Vinda de Jesus e a Morte do Falso Messias

Como pode ser visto, serão concedidos milagres ao Falso Messias para convencer as pessoas a se desviarem do caminho, e muitas o seguirão. Alguns hadiths mencionam que muitas pessoas, especialmente os judeus[9], o tomarão pelo Messias verdadeiro, já que ele se anunciará como o representante de Deus. Entretanto, logo ele reivindicará poder divino para si e eventualmente reivindicará ser o Senhor.[10] Conquistará a maior parte do mundo e irá contra o Mahdi em Damasco, e esse será o momento em que o verdadeiro Messias, Jesus, descerá.

“Deus enviará o Messias, filho de Maria, que descerá no minarete branco no lado oriental de Damasco usando duas vestimentas, ligeiramente tingidas com açafrão, suas mãos se apoiando nas asas de dois anjos. Quando ele abaixar sua cabeça, gotas de suor cairão e quando ele a levantar, gotas como pérolas se espalharão. Todo não-crente que sentir seu aroma morrerá, e seu sopro alcançará tudo que ele for capaz de ver.” (Saheeh Muslim)

Em outro hadith é dito:

“Certamente, o momento da oração virá e então Jesus, o filho de Maria, descerá e os liderará em oração. Quando o vir, o inimigo de Deus começará a se dissolver, como o sal se dissolve na água.” (Saheeh Muslim)

O primeiro hadith continua dizendo que ele o encontrará em Lida:

“Ele (Jesus) perseguirá o Falso Messias até capturá-lo nos portões de Lida e matá-lo.” (Saheeh Muslim)

Jesus usará uma lança guiada por Deus[11], através da qual as forças da tentação serão vencidas.

“Então, pessoas a quem Deus protegeu virão a Jesus, filho de Maria, e ele limpará seus rostos e os informará de suas posições no Paraíso.” (Saheeh Muslim)

Essa informação não é o julgamento do Dia do Juízo, mas conhecimento dado a Jesus por Deus. Essas pessoas não são eleitas do arrebatamento cristão, mas os sobreviventes da desordem envolvendo sua vinda. E esse é o primeiro episódio da vida do Messias em seu retorno, o qual o próximo texto elaborará, se Deus quiser."


5- Os defensores da teoria do imperio romano redivivo nãom podem afirmar que o anticristo vem da Europa, pois o antigo império romano abrangia os países muçulmanos do oriente medio e do norte da áfrica  


6-´O anticristo parece estar ligado a Turquia


6- Tito foi o anticristo?



7- O anticristo é romano?


8- Marca da Besta

9- Por que Nero não é o anticristo

10 - Escatologia de Irineu de Lyon 180 d.C

segunda-feira, 25 de julho de 2016

O melhor rei de Israel

Qual foi o rei mais fiel e que mais confiou em Deus?
 A resposta vai te surpreender!


  • O rei  mais fiel foi JOSIAS
 2Rs 23:22  Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram Israel, nem durante os dias dos reis de Israel, nem nos dias dos reis de Judá.
23  Corria o ano décimo oitavo do rei Josias, quando esta Páscoa se celebrou ao SENHOR, em Jerusalém.
24  Aboliu também Josias os médiuns, os feiticeiros, os ídolos do lar, os ídolos e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, para cumprir as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na Casa do SENHOR.
25 ¶ Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao SENHOR de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual.

  • O  rei que mais confiou em Deus foi Ezequias
2 Reis 18:5  Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Sexo anal gera câncer e endocardite bacteriana?





Os 8 Erros do vídeo sobre sexo anal sob o ponto de vista científico:








1-Sexo anal causa  hemorróida

Resposta:
Não. O sexo anal é contra indicado em casos de inflamação das hemorróidas.
Alguns especialistas dizem que melhora.  Veja:

"A prática do sexo anal causa hemorroida?
Nem poderia, como explica o especialista. "É o oposto", ele diz. "Inclusive, a dilatação desse tecido elástico do canal anal é terapêutica. Com a devida prescrição, um método de introdução funciona como tratamento contra a hemorroida", explica o Dr. Afonso. "O importante para corrigir a hemorroida é recolocar as veias no interior do canal anal e o movimento de introdução do pênis pode ajudar", esclarece o especialista. Lembrando que o tratamento precisa de acompanhamento médico e de que nada deve ser feito à revelia do paciente.  
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/sexo-anal-confira-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade-sobre-essa-pratica.htm  acesso em 29/06/2016
2- sexo anal causa endocardite
Resposta:
  • Não existe relação causal comprovada. Veja o que diz este médico:
"Sexo anal é fator de risco para endocardite?
Não, sexo anal não provoca endocardite. Isso é apenas um dos muitos mitos espalhados pela Internet. Não há nenhum estudo científico que tenha comprovado qualquer relação direta entre qualquer tipo de sexo e a endocardite."  http://www.mdsaude.com/2009/08/endocardite.html

3- Sexo anal causa câncer
Resposta:
Não.  Mas pode ser um meio de se adquirir o HPV que causa cancer, assim como o sexo oral e vaginal
  • Mesmo que se estabelecesse relação causal  entre CANCER E SEXO ANAL esta se daria em pacientes aidéticos e não em pacientes saudáveis, pois o vídeo relata apenas pacientes homossexuais aidéticos. Veja esta pesquisa SOBRE O VIRUS HPV em pacientes aidéticos:
"O principal fator de desenvolvimento do carcinoma espinocelular (CEC) anal invasivo em doentes com HIV parece ser o tempo de infecção por esse vírus. Como há aumento do tempo de vida secundário à terapia ARV, induz-se que esse tumor se tornará mais freqüente .4,11 Outros fatores, como o tabagismo, o sexo anal receptivo, infecção pelo HPV e o número de parceiros sexuais durante a vida, podem propiciar a incidência aumentada de câncer anal em homens e mulheres.12 Acreditamos que a gênese tumoral esteja no tripé formado pelo fator viral e pelas imunidades local e sistêmica, uma vez que o tipo viral parece ser importante e a imunodepressão prolongada está associada à freqüência aumentada de tumores cervicais e anais. http://www.scielo.br/pdf/rbc/v26n2/v26n2a13.pdf
  • A ciência registrou a relação entre displasia e o vírus HIV, bem  como do HPV que causa cancer:
"A infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) e vírus da imunodeficiência humano (HIV) pode resultar em displasia anal. Estudos sobre esses vírus e suas relações à displasia consistem de fazer biópsias e anoscopias de homens que contraíram algum ou ambos vírus. A contagem de células do sangue e do tecido anal mostrou uma conexão entre a aquisição do HIV ou HPV e a displasia anal." http://www.ehow.com.br/homens-ficam-displasia-sobre_84115/

4-Incidência de câncer retal é maior na população homossexual por causa do sexo anal 
Resposta:
Os homossexuais são mais propensos a diversos tipos de cancer, não só ao de reto.
  • Isso decorre por causa de diversos fatores, e alguns deles não são diretamente ligados ao sexo anal dentre eles a  infecção por HPV. O HPV pode provocar cancer de reto em pessoas contaminadas, como já foi descrito acima!! 
"Quem pratica sexo anal tem mais risco de desenvolver câncer no reto?
Não. Isso é mito, não existe qualquer associação entre sexo anal e câncer de reto. O sexo anal pode predispor ao câncer de canal anal (não de reto) apenas através da transmissão do HPV."  http://temqueserincrivel.ig.com.br/sexo-anal-especialistas-esclarecem-as-principais-duvidas/
"Embora o estudo não tenha analisado as causas para estes resultados, há uma série de explicações possíveis, de acordo com Boehmer.
Os homens homossexuais, por exemplo, são mais propensos a serem HIV positivo. E quem é portador do vírus da Aids, possui um risco mais elevado para câncer anal, de pulmão, de testículo e linfoma de Hodgkin.
Outra possível razão é que a porcentagem de fumantes, significativamente mais elevada entre os homossexuais, ressalta Ronit Elk, Diretor de Controle e Prevenção do Câncer da Sociedade Americana de Câncer, que não esteve envolvido no estudo.
“Há toda uma série de variáveis​​, mas sabemos que a taxa de tabagismo é enorme”, assegura. Fumar aumenta o risco de uma série de cânceres, incluindo o de pulmão e de garganta.
De fato, um estudo publicado em 2009 na revista especializada Controle do Tabaco mostrou que 37% das mulheres homossexuais e 33% dos homens homossexuais são fumantes, comparados com 18% das mulheres héteros e 24% dos homens.
 http://hypescience.com/pesquisadores-encontram-ligacao-entre-opcao-sexual-e-cancer/

5- Sexo anal é a unica forma de relação entre homossexuais.
Resposta:
O sexo oral é a modalidade mais praticada, segundo alguns autores, tanto pelos homossexuais masculinos como femininos! E ainda que não fosse, não é a única!
Veja a opinião de Freud:
'O papel sexual da mucosa do ânus de modo algum se restringe à relação sexual entre homens, nem tampouco a predileção por ela é característica da sensibilidade dos invertidos. Parece, ao contrário, que o paedicatio do homem deve seu papel à analogia com o ato praticado com a mulher, ao passo que a masturbação recíproca é o alvo sexual mais facilmente encontrado na relação sexual dos invertidos." (Obras Completas)


6- O sexo anal é uma prática dolorosa ,humilhante, violadora se feita sem anéstesico. Mulher não sente prazer anal, somente dor.
Resposta:
Errado.
  • A dor só acontece em casos de falta de relaxamento, lubrificação, agressividade e hemorroidas inflamadas. Dor no sexo anal é sintoma de algum problema. (O prazer secreto, 8ª edição p.3, 6,15, 43,112)
  • Pode envolver prazer e orgasmo (Idem, p. 10,16,17,44).

  • Pesquisas científicas baseadas em experimentação e não em relatos, confirmam o prazer anal feminino:
"As mulheres atingiram níveis orgásmicos de excitação sexual  em 11 das 14 oportunidades de coito retal. já os homens pacientes da penetração não reagiram da mesma forma. Houve, no caso deles, apenas 2 experiências de orgasmo em um total de 10 oportunidades, e em ambos os casos, os homens se masturbaram enquanto eram penetrados"  (Homossexualidade em perspectiva.Masters e Jhonson , Artes Médicas, 1972, p. 72)
 HOMOSSEXUALIDADE EM PERSPECTIVA


7- O sexo anal é uma ato de Sadismo
Resposta:

  • Não existem pesquisas que provem que todo ato anal é sádico! O DSM (manual de psiquiatria) chama esta prática de parafilia (DSM IV) ou  transtorno parafílico (DSM V) podem praticá-lo.
  • Dizer que o sexo anal é um ato sádico seria o mesmo que dizer todo o que o pratica tem um Transtorno Mental, o que é um engano!

http://www.apm.org.br/imagens/Pdfs/revista-120.pdf#page=42

 8- A próstata gera orgasmo.
A próstata é o ponto “G” do homem?
Não! A próstata é uma glândula responsável por secretar parte do líquido seminal que constitui o sêmen. Não há contato direto da próstata com o coito anal, o contato se faz através da mucosa anal que não possui nenhuma sensibilidade de tato. A confusão se faz por uma manobra denominada massagem prostática em que o médico ao realizar esse exame faz com que por reflexo (assim como bater em seu joelho e você mover a perna) o líquido seminal seja eliminado como ocorre em uma ejaculação. Mas não há prazer no exame e nem o paciente fica excitado. Mulheres não possuem próstata e muitas acham prazeroso o coito anal, o centro do orgasmo está localizado em uma região do cérebro e não na próstata.

O ponto G do homem é a GLANDE do Pênis.
http://drpauloamaral.no.comunidades.net/verdades-e-mitos-em-urologia

Observações:
Os especialistas recomendam para quem pratica tal modalidade:
1- Uso de preservativos, para evitar problemas de uretrite no homem
2-Uso de lubrificante (diminuir o atrito)
3- Não uso de anestésico
4- Não uso de duchas frequentes para não desequilibrar a flora.
5- Não introdução de objetos no anus de calibre anormal para evitar INCONTINÊNCIA FECAL.




Apêndice:
Sexo anal causa incontinência fecal?
veja a resposta de um proctologista:
"...uma perda no controle dos esfíncteres ou mesmo a incapacidade em segurar a vontade de evacuar a tempo e lugar apropriado, resultando na perda involuntária de gases e fezes, Comprometendo a qualidade de vida, principalmente quando se consideram as conseqüências físicas, psicológicas e as limitações sociais. 
Causas: Todas as condições que afetam os mecanismos que garantem a continência anal, acima citados, poderão determinar a incontinência anal, são eles:

1 - Pseudo-incontinência:Prolapso ou saída de hemorróidaEscape fecalFistula analHigiene inadequadaEvacuação incompletaTumores- Prolapso retal

2- Por transbordamento pela abertura anal:TumoresFezes endurecidas

3- Lesões dos esfíncteres:Obstétrica: Episiotomia, desproporção cefalo-pelvicaTraumaTumoresProlapso retal: Saída do retoCirurgias Proctologicas: Hemorróida, fissura, fistula e condiloma acuminadoSexual: Praticas sexuais como a introdução de grandes objetos no ânus com fim erótico e nos praticantes do fist [introdução do punho no anusa incontinência poderá acontecer.


Comentário: Praticas sexuaisSemanalmente eu tenho pacientes que se consultam na minha clinica referindo incontinência ou com corpo estranho que ficou aprisionado dentro do reto. A incontinência não foi frequente nos meus pacientes que usam brinquedos apropriados e que seguem as regras de uma relação passiva saudável. A orientação é de fazer exames que mostrem a integridade e a função dos músculos formadores do esfíncter anal responsáveis pela continência. Esses pacientes são orientados a fazer periodicamente esses exames.

4- Doenças:DiabetesEsclerose múltiplaEsclerodermiaAcidente Vascular Cerebral

5- Envelhecimento

6- Diminuição Hormonal na mulher:Estrógeno
7- Síndrome do Intestino Irritável: Colite
8- Pos retirada da vesícula biliar
9- Uso abusivo de laxantes
10- Anismo ou contratura paradoxal do reto:Esta síndrome esta presente em duas afecções que com o tempo poderá levar a incontinência anal, leia abaixo:

Afecções:- Obstipados Crônicos de causa desconhecida.- Síndrome dos Intestinos Irritável.A parada de fezes no reto deve ser evitada, porque facilita o escape pela abertura anal. O esforço para evacuar de forma crônica determinara com o tempo uma descida ou prolapso do períneo e flacidez dos músculos. Os pacientes diagnosticados como constipados crônicos idiopática ou de causa desconhecida e com a Síndrome dos Intestinos Irritável em cerca de 33% dos casos têm anismo ou contratura paradoxal do músculo puborretal, isto e, este músculo durante a evacuação quando deveria esta relaxado para as fezes passarem, esta contraído fazendo com que estes pacientes façam um esforço o que determinara de inicio uma dilatação retal e posteriormente uma incontinência anal por escape. Com freqüência, durante o exame físico observa-se contração em vez de relaxamento do esfíncter anal. Uma investigação funcional anorretal através de exames que determinam o aumento da pressão muscular, inervação anorretal e a dinâmica do esvaziamento retal deveram confirmar o diagnostico. Você poderá usar supositórios ou enemas para manter o reto sempre vazio. Uma dieta com fibras (30gr) também e de grande valia para o esvaziamento retal, lembrando que a ingestão de fibras devera ser sempre acompanhada da ingestão de líquidos (1,5 a 2i/dia) para que as fezes tenham uma consistência amolecida evitando o traumatismo anorretal.

Entenda a explicação das causas de incontinência acima citadas:1 – Do traumatismo obstétrico:E a principal causa de incontinência nas mulheres, com a ruptura do períneo ocorrendo em ate 24% dos partos vaginais.

Mecanismos da lesão obstétrica:
1-Episiotomia: Consta da secção ou corte no períneo Geralmente para facilitar a passagem do bebe pela abertura vaginal e poderá lesar os esfíncteres e determinar a incontinência anal.
2- Das cirurgias anorretais que tem risco de incontinência:
1- Fissura anal:
A secção cirúrgica do músculo esfíncter anal, conhecida como esfincterotomia interna, se faz necessária para a cicatrização da fissura, porem a complicação mais temida por médicos e pacientes e a incontinência anal.
Comentário: Dr. Paulo Branco.
E importante que o medico tenha certeza que o músculo esteja hipertônico o que poderá ser determinado ate pelo toque por um medico experiente. O músculo devera ser identificado com clareza em toda a sua circunferência para posteriormente baixar a pressão o que eu faço com o laser. Nos pacientes idosos e com qualquer forma de prolapso a esfincterotomia deverá ser evitada.


2- Fistula anal:
Existem fistulas que passam através do músculo, conhecidas como transesfincteriana, e o cirurgião menos avisado corre o risco de ao retirar a fistula seccionar o músculo.

Comentário: Dr. Paulo Branco.
Há alguns anos realizo esta cirurgia com o laser e não tive nenhum caso de incontinência nas fistulas. A idealização por mim de um guia metálico que identifica o trajeto completo da fistula e determina a relação do trajeto da fistula com o esfíncter tornou praticamente nula esta possibilidade.

3- Hemorroida de quarto grau:
Essas hemorróidas são grandes, estão prolapsadas (fora do reto) e poderão distorcer a anatomia local o que poderá facilitar a lesão dos esfíncteres, fator determinante para a incontinência.
Comentário: Dr. Paulo Branco
O cirurgião devera ter o conhecimento exato da anatomia dos músculos esfincterianos e dissecá-los com extrema delicadeza o que evitara a lesão. Em muitos casos existe uma inflamação local que por alterar a anatomia local torna o cirurgião mais cauteloso no sentido de adiar a cirurgia após um tratamento clinico adequado.



4- Condiloma acuminado:
Muitos casos de condiloma apresentam um grande numero de verrugas dentro do reto que poderá tornar difícil a sua retirada com risco de incontinência.

3- Tumores:
Muitos tumores comprometem os esfíncteres anais e por princípios oncologicos muitas vezes precisam ser retirados junto com o músculo esfincteriano.

4- Da deficiência Hormonal em mulheres:
Existem receptores de estrógeno nos músculos anais, responsáveis pela contração dos músculos esfincterianos. A deficiência deste hormônio na menopausa determinara a hipotonia do músculo e instalação da incontinência. Muitas pacientes referem melhora com a reposição hormonal, porem exames especializados deveram comprovar a pressão diminuída no esfíncter anal e a diminuição da sensibilidade da mucosa retal, muito freqüente nas mulheres com deficiência deste hormônio."  http://blogdasaudedastravestis.blogspot.com.br/2012/12/proctologia-incontinencia-anal-causa.html


PARA SABER MAIS:

 http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2016/07/pastor-diz-que-sexo-oral-da-cancer-e.html


PARA UMA ABORDAGEM TEOLÓGICA:

http://testemunhasdejeovarefutadas.blogspot.com.br/2015/06/regulamentos-sobre-sexo-anal-e-oral.html

terça-feira, 21 de junho de 2016

A falácia do amor ágape!!! E os CINCO aspectos do amor de Deus por D .A Carson




1- ÁGAPE e PHILEO  são sinônimos:





..."agapaô e phileò se empregam como sinônimos em Jo 3:35 e 5:20 (cf. 16:27) do amor do Pai para o Filho, e em Jo 21:15 e segs., quando Jesus perguntou a Pedro se este ainda o amava, e na resposta de Pedro. ([F. F. Bruce] As tentativas de B. F. Westcott e outros no sentido de acharem significado nas variações entre os dois verbos em Jo 21:15 e segs. agora têm sido abandonadas, de modo geral — tanto mais porque conclusões opostas e mutuamente inconsistentes têm sido tiradas da variação [como por Westcott, de um lado, e R. C. Trench, de outro]. A variação é um aspecto do estilo de João: nos mesmos três versículos, foram empregadas duas palavras diferentes para “saber”, duas para “apascentar” [ou “pastoreiar”}, e duas para “ovelhas” [ou “cordeiros”]). Em 1 Co 16:22 phileò claramente se emprega para o amor ao Senhor Jesus: “Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema. Vem, nosso Senhor!” Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testametno. São Paulo: Vida Nova, p. 117, 2000.


1- O amor ágape é o de Deus? 
O termo ÁGAPE é exclusivo para Deus?
Veja os textos abaixo em que o termo usado para o amor de Deus não é AGAPE.

Apocalipse 3:19  Eu repreendo e disciplino a quantos amo <PHILEO>. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
João 5:20  Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. PHILEO
João 16:27  Porque o próprio Pai vos ama PHILEO, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus. PHILEO
João 11:3  Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas <PHILEO>.
João 11:36  Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. PHILEO
João 20:2  Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. PHILEO
João 21:17  Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas <PHILEO>? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas <PHILEO>? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo <PHILEO>. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.

2- Agapao e Phileo- sinônimos. Veja os textos paralelos.

Hebreus 12:6  porque o Senhor corrige a quem ama <AGAPAO> e açoita a todo filho a quem recebe.
Apocalipse 3:19  Eu repreendo e disciplino a quantos amo <PHILEO>. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

João 11:5  Ora, amava <AGAPAO> Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
João 11:3  Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas <PHILEO>.
João 11:36  Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. PHILEO

Mateus 10:37  Quem ama <PHILEO> seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama <5368> seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
Lucas 7:47  Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou <AGAPAO>; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama <AGAPAO>.

Lucas 11:43  Ai de vós, fariseus! Porque gostais <AGAPAO> da primeira cadeira nas sinagogas e das saudações nas praças.
Mateus 6:5  E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam <PHILEO> de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Lucas 20:46  Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e muito apreciam <PHILEO> as saudações nas praças, as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes;

João 3:35  O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos.  AGAPAO
João 5:20  Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. PHILEO

João 21:15  Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me <25> mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros
João 21:17  Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas <PHILEO>? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas <PHILEO>? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo <PHILEO>. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.



3- Amor de nós por Deus (PHILEO E AGAPE)
1 Coríntios 8:3  Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele.  AGAPAO
1 Coríntios 16:22  Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata! PHILEO


4- Amor por um conjuge
Efésios 5:28  Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama AGAPAO

5- Amor AGAPE pela fama
João 12:43  porque amaram <AGAPAO> mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

6- Amor AGAPE pelo mundo
2 Timóteo 4:10  Porque Demas, tendo amado <AGAPAO> o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
1 João 2:15  Não ameis <AGAPAO> o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar <AGAPAO> o mundo, o amor do Pai não está nele;

7- Amor  Agape ao dinheiro
2 Pedro 2:15  abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou <AGAPAO> o prêmio da injustiça

citações da LXX (septutaginta)- tradução judaica do hebraico para o grego:

8- Amor Agape com incesto

2 Samuel 13:1 ¶ Tinha Absalão, filho de Davi, uma formosa irmã, cujo nome era Tamar. Amnom, filho de Davi, se enamorou dela.
2 Samuel 13:4 E ele lhe disse: Por que tanto emagreces de dia para dia, ó filho do rei? Não mo dirás? Então, lhe disse Amnom: Amo Tamar, irmã de Absalão, meu irmão.
2 Samuel 13:15 Depois, Amnom sentiu por ela grande aversão, e maior era a aversão que sentiu por ela que o amor que ele lhe votara. Disse-lhe Amnom: Levanta-te, vai-te embora.


9- Amor àgape polígamo
2 Crônicas 11:21  Amava Roboão mais a Maaca, filha de Absalão, do que a todas as suas outras mulheres e concubinas; porque ele havia tomado dezoito mulheres e sessenta concubinas; e gerou vinte e oito filhos e sessenta filhas.

10 - Amor àgape ao pecado e ao mal
Salmos 52:3 Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente 

11- Amor á gape a maldição
Salmos 109:17  Amou a maldição; ela o apanhe; não quis a bênção; aparte-se dele.


12- Amor Ágape à morte
Provérbios 8:36  Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte.

13- Amor Agape aos prazeres
Provérbios 21:17 ¶ Quem ama os prazeres empobrecerá, quem ama o vinho e o azeite jamais enriquecerá.


14- Amor Ágape aos idolos
Oséias 9:10  Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como as primícias da figueira nova; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram à vergonhosa idolatria, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.

etc.

2- Os 5 aspectos do amor de Deus (D. A. Carson)
Não devemos considerar estas maneiras de falar sobre o amor de Deus, como amores independentes e compartimentados. Não será útil começar a falar com muita freqüência sobre o amor providencial de Deus, seu amor eletivo, seu amor intra-Trinitariano, e assim por diante, como se cada um deles estivesse hermeticamente separado do outro. Nem podemos permitir que qualquer uma destas maneiras de falar sobre o amor de Deus seja diminuída pelas outras, mesmo quando não podemos, com as evidências bíblicas, permitir que qualquer delas domestique todas as outras. Deus é Deus, e Ele é um. Não só devemos agradecidamente reconhecer que Deus na perfeição de sua sabedoria achou melhor nos prover com estas várias maneiras de falar de seu amor, se pensarmos nEle corretamente, mas devemos defender estas verdades e aprender a integrá-las em proporção e equilíbrio bíblicos. Devemos aplicá-las à nossa vida e à vida daqueles a quem ministramos com inspiração e sensibilidade formadas pelo modo como estas verdades funcionam nas Escrituras. A dificil doutrina do amor de Deus A difícil doutrina do Amor de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2007p. 24


2.1 Amor Intratrinitariano
(1) O amor peculiar do Pai pelo Filho, e do Filho pelo Pai. O Evangelho de João é especialmente rico neste tema. Duas vezes somos informados que o Pai ama o Filho, uma vez com o verbo grego agapao (Jo 3.35), e uma vez com philéõ (Jo 5.20). No entanto, o evangelista insiste também que o mundo deve aprender que Jesus ama o Pai (Jo 14.31). Este amor intra-Trinitariano de Deus não só separa o monoteísmo cristão de todos os outros monoteísmos, mas está ligado de maneiras surpreendentes com a revelação e a redenção. Voltarei a este tema no próximo capítulo. A dificil doutrina do amor de Deus A difícil doutrina do Amor de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2007p.. 17
2.2 Amor Providencial -  amor anelante
(2) O amor providencial de Deus sobre tudo o que Ele fez. De um modo geral, a Bíblia não usa a palavra amor neste sentido, mas o tema não é difícil de achar. Deus cria todas as coisas, e, antes que haja um sopro de pecado, Ele anuncia que tudo o que fez foi "bom" (Gn 1). Este é o produto de um Criador amoroso. O Senhor Jesus retrata um mundo no qual Deus veste a erva dos campos com a glória das flores silvestres talvez não vista por seres humanos, mas vista por Deus. O leão ruge e ataca a sua presa, mas é Deus que alimenta o animal. As aves encontram alimento, mas isto é o resultado da providência amorosa de Deus, e nenhuma delas cai sem a autorização do Todo-Poderoso (Mt 6.26; 10.29). Se esta não fosse uma providência benevolente, uma providência amorosa, então a lição moral que Jesus revela, isto é, que podemos confiar que este Deus é capaz de prover o sustento do seu próprio povo, seria incoerente....A dificil doutrina do amor de Deus A difícil doutrina do Amor de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2007p 17

Se o amor de Deus se referir exclusivamente ao seu amor pelos eleitos, é fácil se desviar em direção a uma bifurcação simples e absoluta: Deus ama os eleitos e odeia os reprováveis .i Corretamente posicionada aqui, há uma verdade nesta afirmação; desprovida das verdades bíblicas complementares, esta mesma afirmação gerou o hiper-calvinismoj Eu uso o termo intencionalmente, me referindo a grupos dentro da tradição da Reforma que proibiram a livre oferta do Evangelho. Spurgeon lutou contra eles em seus dias.10 O número deles não é grande na América hoje, mas seus ecos são encontrados em jovens ministros da Reforma que sabem que é certo oferecer o Evangelho gratuitamente, mas que não fazem idéia de como fazê-lo sem infringir algum elemento em sua concepção da teologia da Reforma.11 A dificil doutrina do amor de Deus A difícil doutrina do Amor de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2007p.p. 23
2.3 Amor Salvador
É o amor demonstrado a todos os seres humanos oferecendo a salvação a todos eles,
(3) A postura salvadora em relação ao seu mundo caído. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho (Jo 3.16). Eu sei que alguns calvinistas tentam tomar o grego kosmos ("mundo") aqui para se referir aos que eles chamam de eleitos. Mas isto realmente não servirá. Todas as evidências do uso da palavra no Evangelho de João são contrárias a esta sugestão. Para dizer a verdade, mundo em João não se refere tanto a grandeza  como a maldade. No vocabulário de João, mundo é primeiramente a ordem moral em rebelião intencional e culpável contra. Deus, Em João 3.16 o amor de Deus ao enviar o Senhor Jesus deve ser admirado, não porque seja estendido a algo tão grande quanto o mundo, mas a algo tão mau; não a tantas pessoas, mas a pessoas tão impiedosas. Entretanto, em outra passagem, João pôde falar de " todo o mundo" (1 Jo 2.2), unindo assim a grandeza com a maldade. Mais importante ainda, na teologia joanina os próprios discípulos pertenciam ao mundo, mas foram tirados dele (por exemplo, João 15.19). Neste eixo, o amor de Deus pelo mundo não pode ser reduzido ao seu amor pelos chamados eleitos» A mesma lição é aprendida em muitas passagens e temas nas Escrituras. Embora Deus se coloque em juízo sobre o mundo, Ele também se apresenta como o Deus que convida e ordena que todos os seres humanos se arrependam. Ele ordena que o seu povo leve o Evangelho até os confins da terra, anunciando-o aos homens e mulheres de toda parte. Aos rebeldes o Senhor soberano diz, "Vivo eu, (...), que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, converteivos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?" (Ez 33.11).9 A dificil doutrina do amor de Deus A difícil doutrina do Amor de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2007p. 17-18
 
 2.4 Amor particular
(4) O amor particular, efetivo e seletivo de Deus em relação aos seus eleitos. Os eleitos podem ser toda a nação de Israel, a Igreja como um corpo, ou os indivíduos. Em cada caso, Deus coloca a sua afeição em seus escolhidos, de um modo que Ele não coloque a sua afeição sobre outros. O povo de Israel é informado: "O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em números do que todos os povos, mas porque o Senhor vos amava; e, para guardar o juramento que jurara a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito" (Dt 7.7,8; cf. 4.37). Outra vez: "Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, teu Deus, a terra e tudo o que nela há. Tão somente o Senhor tomou prazer em teus pais para os amar; e a vós, semente deles, escolheu depois deles, de todos os povos, como neste dia se vê" (10.14,15). O mais admirável sobre estas passagens é que quando Israel é contrastado com o universo ou com outras nações, a característica distinguível não tem nada de mérito pessoal ou nacional; não é nada além do amor de Deus. Então, na própria natureza do caso, nestas passagens, o amor de Deus é dirigido a Israel de um modo que não é direcionado a outras nações. Obviamente, esta maneira de tratar o amor de Deus é diferente das outras três que observamos até agora. Esta característica aparentemente discriminatória do amor de Deus emerge com certa freqüência. "Amei a Jacó e aborreci a Esaú" (Ml 1.2,3), Deus declara. Permita todo o espaço que você desejar para a natureza semita deste contraste, observando que a forma absoluta pode ser uma maneira de articular uma preferência absoluta; no entanto, o fato é que o amor de Deus nestas passagens é peculiarmente dirigido aos escolhidos. Semelhantemente, no Novo Testamento: Cristo "amou a igreja" (Ef 5.25). De forma repetida, os textos do Novo Testamento nos contam que o amor de Deus (ou o amor de Cristo) é dirigido àqueles que constituem a Igreja. Retomarei a esse assunto no quarto capítulo. A dificil doutrina do amor de Deus A difícil doutrina do Amor de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2007p.p. 18
2.5  Amor condicional
(5) Finalmente, às vezes é dito que o amor de Deus é dirigido ao seu próprio povo de uma maneira provisional ou condicional condicionado, isto é, à obediência. Isto faz parte da estrutura relacional de conhecer a Deus; não tem a ver com como nos tornamos verdadeiros seguidores do Deus vivo, mas com o  nosso relacionamento com Ele uma vez que o conhecemos. "Conservai a vós mesmos na caridade de Deus", Judas exorta os seus leitores (v. 21), deixando a impressão inequívoca de que alguém poderia não se conservar no amor de Deus. Está claro que este não é o amor providencial de Deus; é muito difícil escapar disso. Nem é este o amor anelante de Deus, refletindo a sua postura salvadora em relação à raça caída. Nem é este o seu amor eterno e eletivo. As palavras têm os seus significados; e uma delas, como veremos, também se afasta deste amor. Judas não é o único que fala nestes termos. O Senhor Jesus ordena aos seus discípulos que permaneçam no seu amor (Jo 15.9), e acrescenta, "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor" (Jo 15.10). Permita-me fazer uma fraca analogia: Embora haja um sentido no qual o meu amor pelos meus filhos seja imutável (Deus é testemunha) independentemente do que eles façam, há um outro sentido no qual eles sabem muito bem que devem permanecer no meu amor. Se não houver um bom motivo para que os meus filhos adolescentes não cheguem em casa no horário combinado, o mínimo que eles experimentarão é uma repreensão, e também poderão incorrer em algumas sanções restritivas. Não adianta lembrá-los de que estou agindo assim porque os amo. Isto é verdade, mas a manifestação do meu amor por eles quando os coloco de castigo, e quando saio com eles para comer alguma coisa, ou compareço em uma de suas apresentações musicais, ou levo o meu filho para pescar, ou a minha filha para uma excursão de algum tipo, é bastante distinta nos dois casos. A diferença é apenas que o segundo caso se parecerá muito mais com permanecer no meu amor, do que cair sob a minha ira. Isto também não é apenas um fenômeno da nova aliança. O Decálogo declara que Deus é aquele que mostra o seu amor "a mil gerações daqueles que me amam eguardam os meus mandamentof (Êx 20.6). Sim, "Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade" (SI 103.8). Neste contexto, o seu amor é contrastado com a sua ira. Diferentemente de alguns textos que examinaremos, o seu povo vive debaixo de seu amor ou debaixo de sua ira, em função de sua fidelidade à aliança, pois Ele: "Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniqüidades. Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem, (...); sobre aqueles que guardam o seu concerto, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprirem" (SI 103.9-11,13,17,18; grifos meus). Esta é a linguagem do relacionamento entre Deus e a comunidade da aliança. A dificil doutrina do amor de Deus A difícil doutrina do Amor de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2007p.p. 18


sexta-feira, 17 de junho de 2016

Teoria evolucionista da religião refutada

Religions Myth Development
TEORIA EVOLUCIONISTA DA RELIGIÃO- uma farsa
O mundo como uma estrutura de significado e valor não apareceu da mesma forma a todas as civilizações humanas. Há, portanto, quase tantos mitos cosmogônicos como existem culturas humanas. Até muito recentemente, a classificação desses mitos em uma escala evolutiva, das culturas mais arcaicas de culturas contemporâneas ocidentais (ou seja, a partir da assumidamente mais simples ao mais complexo) foi o modo mais dominante de ordenar esses mitos. estudiosos recentes do século 20, no entanto, começaram a olhar para os vários tipos de mitos em termos das estruturas que revelam, em vez de considerá-los em uma escala evolutiva que se estende desde o chamado simples ao complexo, para, em um sentido, não há mitos simples sobre o princípio do mundo. O princípio do mundo é, simultaneamente, o início da condição humana, e é impossível falar deste início como se fosse simples.
Criação de um ser supremo
Os estudiosos do século 19 que tomaram uma pesquisa evolutiva da cultura humana e religião (por exemplo,Sir James George Frazere Sir Edward Burnett Tylor ), consideraram que a noção da criação do mundo por um Ser Supremo ocorreu apenas no mais alto estágio de desenvolvimento cultural.
Andrew Lang , um folclorista escocês, desafiou essa concepção do desenvolvimento de idéias religiosas, para que ele encontrou nos escritos de antropólogos, etnólogos, e os viajantes evidência de uma crença em um ser supremo ou deus superior entre as culturas que tinham sido classificados como o mais primitivo. Esta posição foi retomada e elaborado por um padre-antropólogo austríaco,Wilhelm Matthäus Schmidt , que reverteu a teoria evolutiva, considerando que havia uma noção primordial de um ser supremo, uma espécie de concepção intelectual e religiosa original de um único deus criador, que degenerou em estágios culturais subsequentes.
Embora teorias de estágios históricos e Difusão Cultural e um primordial original de Schmidt revelação têm em sua maior parte sido desacreditada e abandonada, a existência de uma crença em um ser supremo entre os povos primitivos (uma noção descoberto por Andrew Lang) foi comprovada e atestada uma e outra vez por investigadores de várias culturas.
Essa crença foi encontrado entre as culturas da África, o Ainu das ilhas japonesas do norte, ameríndios, centrais sul australianos, os Fuegians da América do Sul, e em quase todas as partes do globo.
Embora a natureza exata e as características da divindade criadora suprema podem diferir de cultura para cultura, uma estrutura específica e generalizada deste tipo de divindade pode ser discernido.
As seguintes características tendem a ser comuns:
(1) ele é todo sábio e todo poderoso . O mundo passa a existir por causa de sua sabedoria, e ele é capaz de realizar o mundo por causa de seu poder.(
2) existe A deidade sozinho antes da criação do mundo. Não existe um ser ou uma coisa antes de sua existência. Nenhuma explicação pode, portanto, ser dada de sua existência, antes que se confronta o mistério final.
(3) O modo de criação é consciente, deliberada e ordenada. Este novo é um aspecto da sabedoria e do poder do criador.A criação acontece porque a divindade parece ter um plano definido em mente e não cria em uma base de tentativa e erro. Em Gênesis, por exemplo, determinadas partes do mundo são criados em série; em um mito egípcio, Kheper, a divindade criadora, diz, "eu planejei no meu coração", e em um mito Maori mito o criador deidade rendimentos de inatividade, para aumentar as fases da atividade.
(4) A criação do mundo é ao mesmo tempo uma expressão da liberdade e da finalidade da divindade. Seu modo de criação define o padrão e finalidade de todos os aspectos da criação, embora a divindade não está vinculado pela sua criação.Sua relação com a ordem criada após a criação é novamente um aspecto da sua liberdade.
(5) A divindade criadora suprema é muitas vezes um deus do céu , e a divindade desta forma é um exemplo de valorização religiosa do simbolismo do céu.só aparece novamente quando uma catástrofe ameaça a ordem criada.
(6) A divindade criadora suprema é muitas vezes um deus do céu , e a divindade desta forma é um exemplo de valorização religiosa do simbolismo do céu.
http://global.britannica.com/topic/creation-myth