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segunda-feira, 13 de julho de 2015

O mito da relação da nota de um dollar com a Maçonaria

.Nota de um Dólar, Grande selo  e maçonaria




Tem sido afirmado ou intimado em periódicos maçonicos que este é um projeto maçônico, ou então foi sugerido pelo simbolismo maçônico, mas isso é um erro; o design é nada mais do que o lado reverso (e, portanto, a menos familiarizado lado) do Grande Selo dos Estados Unidos, não tem nenhum significado maçônico, e não foi sugerido por símbolos maçônicos; e, como se verá, um dos três homens responsáveis ​​pelo projeto apenas um era maçom. Em 4 de julho de 1776, o Congresso nomeou Benjamin Franklin, John Adams, e Thomas Jefferson uma comissão especial para elaborar o projeto para um grande selo. ( Mackey's Encyclopedia of Freemasonry. "Seal, the great" )  http://www.phoenixmasonry.org/mackeys_encyclopedia/s.htm
  • o Grande selo não foi criado por maçons. Benjamin Franklin era o único membro de um dos vários comités de grande selo que era maçon, e suas idéias não foram aprovadas. 
  • Dos quatro homens cujas idéias foram adotadas, nem Charles Thomson , Pierre Du Simitiere nem William Barton eram maçons e, enquanto Francis Hopkinson foi acusado de ter ligações maçônicas , não há nenhuma evidência firme para apoiar a reivindicação.
  • Maçons conhecidos como o primeiro presidente dos EUA, George Washington, Benjamin Franklin e não tiveram nenhum papel no desenho do selo final, que usa elementos da heráldica tradicional, como a pirâmide inacabada para simbolizar um trabalho em andamento, as setas para a guerra e um ramo de oliveira para a paz. Maçons compartilhar alguns desses símbolos, mas eles nunca foram exclusivamente do domínio da ordem.
  • A frase "Novus Ordo Seclorum" abaixo dos algarismos romanos para 1776 na base da pirâmide traduz como "A Nova Ordem das Eras [dos séculos]"  que começou com a independência e não implica os Estados Unidos será o eixo central de uma sinistra " Nova Ordem Mundial. "
seclorum= seculum (plural) [ a teminação ORUM identifica o plural]

Dicionario Escolar Latino-português ERNESTO FARIA, 1962
 
Catedrático de Língua e Literatura Latinas da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil








  • As palavras "Annuit Coeptis" ("Favores da providência") e o olho do providência que paira sobre a pirâmide referem-se a intervenções divinas que ajudou os colonos na criação de um novo país.
  • As referências ao numero 13 referem-se ao número de colônias que formaram o original Estados Unidos.
  • A primeira referência Maçônica oficial ao Olho está em O Monitor Maçônico por Thomas Smith Webb em 1797, alguns anos depois que o Grande Selo foi projetado. O uso Maçônico do Olho em geral não incorpora uma pirâmide, embora o triângulo seja incluído freqüentemente e é interpretado como sendo parte.
"A primeira aparição do Olho da Providência na iconografia maçónica surge apenas em 1797 (já depois da criação do Grande Selo dos Estados Unidos), com a publicação do Freemasons Monitor por Thomas Smith Webb. Ali foi incluída a representação do Olho Que Tudo Vê ou Olho da Providência, como forma de recordar a todos os maçons que os seus pensamentos e atos são observados por Deus, o Grande Arquiteto do Universo. E, a partir daí, foi-se expandindo, também nos meios maçónicos, a utilização do Olho da Providência, como representação e símbolo da Divindade."      
http://a-partir-pedra.blogspot.com.br/search/label/teoria%20da%20conspira%C3%A7%C3%A3o

  • O olho e o triãngulo eram  símbolo da trindade, bem antes da maçonaria o adotar como símbolo

  






http://www.foxnews.com/story/2008/02/12/secrets-great-seal-united-states-revealed.html



História do símbolo da pirâmide na nota de um dólar

Em 4 de julho de 1776, o mesmo dia em que a independência da Grã-Bretanha foi declarada pelos treze estados, o Congresso Continental nomeou o primeiro comitê para projetar um grande selo ou emblema nacional, para o país. Semelhante a outras nações, os Estados Unidos precisavam de um símbolo oficial da soberania para formalizar e selar (ou sinal) tratados e transações internacionais. 

Levou seis anos, três comités, bem como as contribuições dos quatorze homens antes que o Congresso finalmente aceitasse o projeto (que incluía elementos propostos por cada um dos três comitês) em 1782.
Em 13 de junho de 1782, o Congresso virou-se para seu Secretário Charles Thomson , e desde que todo o material apresentado pelos três primeiros comitês. Thomson foi de 53 anos de idade, e tinha sido um mestre Latina em uma academia de Filadélfia.  Thomson tomou elementos de todas as três comissões anteriores, chegando com um novo design que forneceu a base para o selo final

 Hopkinson pirâmide de 1778 USADA EM NOTA DE 50 DOLARS
OBSERVE A AUSÊNCIA DO OLHO


1778-foi projetada por Francis Hopkinson .
O design pirâmide inacabada era um precursor para o lado inverso do grande selo dos Estados Unidos




Terceira proposta da comissão, desenhado por William Barton
A pirâmide tinham vindo a partir de uma outra nota moeda Continental projetado em 1778 por Hopkinson, desta vez a nota US $ 50, que tinha uma pirâmide quase idêntico e o lema "Perennis" (eterno).

 Journals of the Continental Congress, June 1782



Thomson:.As cores dos empalidece são aqueles utilizados na bandeira dos Estados Unidos da América; Branco significa a pureza ea inocência, Vermelho, robustez e valentia, e azul, a cor do Chefe significa vigilância, perseverança e justiça. O ramo de oliveira e setas denotam o poder da paz e da guerra, que é exclusivamente investida no Congresso. A Constelação indica um novo Estado a tomar o seu lugar e posição entre outros poderes soberanos. O escudo é nascido no peito de uma águia americana sem quaisquer outros apoiadores para denotar que os Estados Unidos da América deve confiar em sua própria Virtude.
Reverso. A pirâmide significa a força ea duração: o olho sobre ela & a divisa aludem a muitas interposições do sinal do providência em favor da causa americana. A data embaixo é o da Declaração da Independência e as palavras nela significar o início do nova era americana, que começa a partir dessa data.
A inscrição latina "Novus Ordo Seclorum" se traduz em "A Nova Ordem das Eras." Thomson explica que isso se refere à nova forma de governo. Influenciado pela poesia de Virgílio, ele compôs este lema se, por escrito, que significava "o início de uma nova era americana".






1896
1886

1880
1896
1862

Projeto preliminar para a parte de trás da nota de dólar de 1935, a primeira a incluir o w: Grande selo dos Estados Unidos , com a nota de aprovação e solicitação de duas mudanças de Franklin Roosevelt. Esta versão inicial tinha o anverso do selo do lado esquerdo e do reverso do lado direito, mas Roosevelt ordenou-lhes comutada, e acrescentou a frase "O grande selo dos Estados Unidos" embaixo.


13 estrelas representam as 13 colônias originais. A chave embaixo é um emblema da autoridade pública. 1789 é o ano da independencia
https://www.philadelphiafed.org/education/teachers/publications/symbols-on-american-money/

http://www.conspiracytheories.us/george-bushs-new-world-order







terça-feira, 23 de junho de 2015

Divórcio em caso de adultério ou inifdelidade- Pornéia


Jeremias 3:8  Quando, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério, eu despedi a pérfida Israel e lhe dei carta de divórcio, vi que a falsa Judá, sua irmã, não temeu; mas ela mesma se foi e se deu à prostituição

São 3 argumentos a favor do divorcio por infidelidade:

Resumo:
1- O termo pornéia inclui toda forma de infidelidade (hetero, homo ou animal), bem como sexo antes do contrato de casamento. Dicionários, a literatura grega e a própria ocorrencia do termo prova isso.

2- A bíblia mostra que o casamento pode ser rompido com a infidelidade, tanto que se faz figura deste fato pra mostrar a quebra da aliança de Israel com Deus, se faz uso desta analogia. Deus deu carta de divórcio a Israel por causa da prostituição em adulterio

3- O contexto histórico gramatical determina que interpretemos o termo pornéia como infidelidade.

Apêndice:

  • a questão do abandono do lar!
  • fornicação=prostituição = toda sorte de relação sexual ilícita




Uma resposta às idéias defendidas pelo Pastor Paulo Jr. (vídeo abaixo) e outros:


ver 39:07 - 1:08:26

Alguns ensinam que a Bíblia não tem nenhuma exceção para o divórcio. e seus argumentos são:

1- O termo pornéia de Mt 19 não inclui o adultério (moichao), pois o termo se refere a pessoas solteiras. Se refere no texto em questão a uma mulher desposada como José e Maria, mas que no dia da noite de núpcias o marido descobre que a mulher o traiu, então era dada carta de divórcio

Mt 19:9  Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas (porneia) , e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério (moichao).

2- Jesus disse que a carta de divórcio foi dada a Moisés, mas como  a lei foi abolida, não devemos mais seguir esta lei, pois Jesus disse "eu porém vos digo"

3- Jesus disse que na criação não existia exceção para o divórcio, e Jesus veio restabelecer este padrão.

4- No caso de adultério a lei prescrevia a pena de morte, logo a lei não permitia o divórcio em caso de adultério
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 Resposta:

Existia 3 casos de adultério:

a- Adultério sem flagrante ou prova
Nm 5:12  Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Se a mulher de alguém se desviar e lhe for infiel,
13  de maneira que algum homem se tenha deitado com ela, e for oculto aos olhos de seu marido, e ela o tiver ocultado, havendo-se ela contaminado, e contra ela não houver testemunha, e não for surpreendida em flagrante,
14  e o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou o tiver, não se havendo ela contaminado,
15  então, esse homem trará a sua mulher perante o sacerdote e juntamente trará a sua oferta por ela: uma décima de efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite, nem sobre ela porá incenso, porquanto é oferta de manjares de ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniqüidade à memória.
16  O sacerdote a fará chegar e a colocará perante o SENHOR.
17  O sacerdote tomará água santa num vaso de barro; também tomará do pó que houver no chão do tabernáculo e o deitará na água.
18  Apresentará a mulher perante o SENHOR e soltará a cabeleira dela; e lhe porá nas mãos a oferta memorativa de manjares, que é a oferta de manjares dos ciúmes. A água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do sacerdote.
19  O sacerdote a conjurará e lhe dirá: Se ninguém contigo se deitou, e se não te desviaste para a imundícia, estando sob o domínio de teu marido, destas águas amargas, amaldiçoantes, serás livre.
20  Mas, se te desviaste, quando sob o domínio de teu marido, e te contaminaste, e algum homem, que não é o teu marido, se deitou contigo
21  (então, o sacerdote fará que a mulher tome o juramento de maldição e lhe dirá), o SENHOR te ponha por maldição e por praga no meio do teu povo, fazendo-te o SENHOR descair a coxa e inchar o ventre;
22  e esta água amaldiçoante penetre nas tuas entranhas, para te fazer inchar o ventre e te fazer descair a coxa. Então, a mulher dirá: Amém! Amém!
23  O sacerdote escreverá estas maldições num livro e, com a água amarga, as apagará.
24  E fará que a mulher beba a água amarga, que traz consigo a maldição; e, sendo bebida, lhe causará amargura.
25  Da mão da mulher tomará o sacerdote a oferta de manjares de ciúmes e a moverá perante o SENHOR; e a trará ao altar.
26  Tomará um punhado da oferta de manjares, da oferta memorativa, e sobre o altar o queimará; e, depois, dará a beber a água à mulher.
27  E, havendo-lhe dado a beber a água, será que, se ela se tiver contaminado, e a seu marido tenha sido infiel, a água amaldiçoante entrará nela para amargura, e o seu ventre se inchará, e a sua coxa descairá; a mulher será por maldição no meio do seu povo.
28  Se a mulher se não tiver contaminado, mas estiver limpa, então, será livre e conceberá.
29  Esta é a lei para o caso de ciúmes, quando a mulher, sob o domínio de seu marido, se desviar e for contaminada;
30  ou quando sobre o homem vier o espírito de ciúmes, e tiver ciúmes de sua mulher, apresente a mulher perante o SENHOR, e o sacerdote nela execute toda esta lei.
31  O homem será livre da iniqüidade, porém a mulher levará a sua iniqüidade.

Dt 24:1 ¶ Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa;
2  e se ela, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem;
3  e se este a aborrecer, e lhe lavrar termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,

4  então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a desposá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o SENHOR; assim, não farás pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança.
... disputa entre as duas escolas teológicas sobre o significado de # De 24:1. A escola de Shammai considerou a visão rigorosa e impopular, do divórcio para a falta de castidade, enquanto a escola de Hillel manteve a visão liberal e popular do divórcio fácil para qualquer capricho de passagem, se o marido viu uma mulher mais bonita (moderno o suficiente certamente) ou queimou seus biscoitos para café da manhã.  (Comentário de A.T.Robertson)
“Uma escola mais liberal considerava que apenas a infidelidade se achava envolvida; mas outra escola dizia que se um a esposa estragasse regularmente o alimento que cozinhava, isso bastava para estabelecer o fato que era desagradável ou repugnanteO rabino Ákkiba julgava até mesmo a idéia de procurar uma mulher de melhor aparência como razão suficiente para o repúdio da esposa.. O marido obrigava-se a pagar uma espécie de indenização, a kethubah , e isto estava ligado ao dote recebido pela esposa e à posição da família. ... .(A vida diária nos tempos de Jesus, Ed. Vida Nova, p.154-156)
“Nos dias de Cristo, havia duas teses que eram largamente aceitas. A escola do rabi Shammai interpretava esse texto de Deuteronômio ensinando que o divórcio só era permitido em caso de adultério. Os seguidores do rabi Hillel acreditava que a mesma passagem permitia que o marido se divorciasse da mulher por qualquer motivo” (Manual do Tempos e Costumes Bíblicos do N.T, p.109-110)


b-  adultério em flagrante- pena de morte

Dt 22:22  Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, eliminarás o mal de Israel.


c- Infidelidade pré-nupcial 
O compromisso de casamento era uma ligação legal. Apenas o divórcio em Juízo poderia desfazê-lo, e a infidelidade nesse estágio do compromisso era considerada adultério (cf. Dt 22.23,24 O comentário de João D.A. Carson. São Paulo: Shedd,, p. 99, 2010

Dt 22:13 ¶ Se um homem casar com uma mulher, e, depois de coabitar com ela, a aborrecer,
14  e lhe atribuir atos vergonhosos, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Casei com esta mulher e me cheguei a ela, porém não a achei virgem,
15  então, o pai da moça e sua mãe tomarão as provas da virgindade da moça e as levarão aos anciãos da cidade, à porta.
16  O pai da moça dirá aos anciãos: Dei minha filha por mulher a este homem; porém ele a aborreceu;
17  e eis que lhe atribuiu atos vergonhosos, dizendo: Não achei virgem a tua filha; todavia, eis aqui as provas da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa dela diante dos anciãos da cidade,
18  os quais tomarão o homem, e o açoitarão,
19  e o condenarão a cem siclos de prata, e o darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. Ela ficará sendo sua mulher, e ele não poderá mandá-la embora durante a sua vida.
20  Porém, se isto for verdade, que se não achou na moça a virgindade,
21  então, a levarão à porta da casa de seu pai, e os homens de sua cidade a apedrejarão até que morra, pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim, eliminarás o mal do meio de ti.


Conclusão:

Mt 19:9 não pode significar sexo antes do casamento propriamente dito, pois a pena para esta transgressão era a pena de morte, embora na épóca de Jesus, era só feita sob autorização do Imperio romano.
1- O termo PORNEIA e seus derivados se referem a várias práticas sexuais, inclusive o adultério:

1.1 Dicionários
Léxico de Strong: porneia:
    4202 porneia  de 4203; 
    1) relação sexual ilícita 1a) adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais etc. 1b) relação sexual com parentes próximos; Lv 18 1c) relação sexual com um homem ou mulher divorciada; #Mc 10.11,122) metáfora: adoração de ídolos2a) da impureza que se origina na idolatria, na qual se incorria ao comer sacrifícios oferecidos aos ídolos
     Léxico Grego do Novo Testamento
    Léxico Grego do Novo Testamento, p. 765, CPAD. Eward Robinson
    Veja o termo ADULTÉRIO 
     Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento
    "Muitas identificações têm sido propostas para a porneia (alistadas aqui na ordem inversa da probabilidade): (i) adultério (cf. Sir. 23:23); (ii) o casamento (celebrado em boa fé) dentro dos graus proibidos de consangüinidade (Lv 18:6-18; cf. At 15:20,29; 1 Co 5:1 onde o incesto - pomeia), onde porneia = Heb, zenut (iii) incastidade pré-nupcial descoberta após o casamento (cf. Dt 22:13-21);..."( Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Editora Vida Nova, vol. 2, p. 1772)
     Dicionário Vine
    1. pomeia , “fornicação, prostituição”, é usado acerca dc: (a) o “intercurso sexual ilícito”
    (Jo 8.41: At 15.20.29; 2 1.25; 1 Co 5.1:6.13,18; 7.3; 2 Co 12.21; Gl 5.19; Ef 5.3: Cl 3.5; I Ts 4.3: Ap 2.21; 9.21); em Mt 5.32 e 19.9, representa ou inclui o adultério; é diferenciado do adultério em Mt 15.19 e Mc 7.21: (b) metaforicamente, fala da “associação da idolatria pagã com as doutrinas da fé cristã e professadas por seus adeptos” ( Ap 14.8; 17.2.4: 18.3; 19.2); alguns sugerem que este é o sentido em Ap 2.21.!" 
    (Dicionário Vine, p. 665, CPAD)
    1.2 Literatura Grega sobre o assunto, onde as duas palavras ocorrem juntas
     Eclesiático 23:23 ou 33 (em algumas bíblias)  prwton men gar en nomw uqistou hpeiyhsen kai deuteron eiv andra authv eplhmmelhsen kai to triton en porneia emoiceuyh* kai ex allotriou androv tekna paresthsen http://www.bibliacatolica.com.br/septuaginta-transliterada/eclesiastico/23/#.VYcIzvlViko
    *palavra derivada de moichao

    Eclesiástico 23:33 Primeiro, ela foi infiel à lei do Altíssimo; segundo, pecou contra seu marido; terceiro, prostituiu-se no adultério e teve filhos de outro marido.
    1.3-  Ocorrências Bíblicas do termo porneia e seus derivados
    a- homossexualidade (sexo entre pessoas do mesmo gênero)
    Judas 1:7  como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição  (ekporneuo) como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição
    b- Incesto (sexo entre parentes próximos) (ver Levítico 18)
     Coríntios 5:1  Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade (porneia) e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.
     c,d- Sexo  entre pessoas de gênero diferente fora do casamento (antes ou depois [adultério)
     O texto de 1 Co 6:16 diz que quem tem relações com uma prostituta (porne), se prostitui (porneia) com ela.
    Logo um homem casado que tem relações com uma prostituta, traiu seu cônjuge, praticou (porneia), logo o cônjuge pode se separar e contrair novo matrimônio de acordo com o que disse Jesus  

    Mt 19:9  Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas (porneia) , e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério (moichao).
    1 Co 7:2  mas, por causa da impureza (porneia), cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido
    1 Co 6:16  Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta (porne) forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne.17  Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.18  Fugi da impureza (porneia). Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade (porneuo) peca contra o próprio corpo.
     1 Co 10:8  E não pratiquemos imoralidade (porneuo), como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil.
    Dt 22:13 ¶ Se um homem casar com uma mulher, e, depois de coabitar com ela, a aborrecer,14  e lhe atribuir atos vergonhosos, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Casei com esta mulher e me cheguei a ela, porém não a achei virgem,15  então, o pai da moça e sua mãe tomarão as provas da virgindade da moça e as levarão aos anciãos da cidade, à porta.16  O pai da moça dirá aos anciãos: Dei minha filha por mulher a este homem; porém ele a aborreceu;17  e eis que lhe atribuiu atos vergonhosos, dizendo: Não achei virgem a tua filha; todavia, eis aqui as provas da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa dela diante dos anciãos da cidade,18  os quais tomarão o homem, e o açoitarão,19  e o condenarão a cem siclos de prata, e o darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. Ela ficará sendo sua mulher, e ele não poderá mandá-la embora durante a sua vida.20  Porém, se isto for verdade, que se não achou na moça a virgindade,21  então, a levarão à porta da casa de seu pai, e os homens de sua cidade a apedrejarão até que morra, pois fez loucura em Israel, prostituindo-se  (ekporneuo)** na casa de seu pai; assim, eliminarás o mal do meio de ti.¨¨ **LXX (tradução grega  do Antigo Testamento feita pelos Judeus
    Jr 3:6 ¶ Disse mais o SENHOR nos dias do rei Josias: Viste o que fez a pérfida Israel? Foi a todo monte alto e debaixo de toda árvore frondosa e se deu ali a toda prostituição.
    7  E, depois de ela ter feito tudo isso, eu pensei que ela voltaria para mim, mas não voltou. A sua pérfida irmã Judá viu isto.
    8  Quando, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério, eu despedi a pérfida Israel e lhe dei carta de divórcio, vi que a falsa Judá, sua irmã, não temeu; mas ela mesma se foi e se deu à prostituição.
    12 ¶ Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado do Norte e dize: Volta, ó pérfida Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre ti, porque eu sou compassivo, diz o SENHOR, e não manterei para sempre a minha ira.
    13  Tão-somente reconhece a tua iniqüidade, reconhece que transgrediste contra o SENHOR, teu Deus, e te prostituíste com os estranhos debaixo de toda árvore frondosa e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR.
    14  Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; porque eu sou o vosso esposo e vos tomarei, um de cada cidade e dois de cada família, e vos levarei a Sião.

    A lei também exigia a virgindade do homem, pois ao ter relação com a mulher deveria se casar e não se divorciar:
    Dt 22:28  Se um homem achar moça virgem, que não está desposada, e a pegar, e se deitar com ela, e forem apanhados,29  então, o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinqüenta siclos de prata; e, uma vez que a humilhou, lhe será por mulher; não poderá mandá-la embora durante a sua vida.

    Ex 22:16 ¶ Se alguém seduzir qualquer virgem que não estava desposada e se deitar com ela, pagará seu dote e a tomará por mulher.17  Se o pai dela definitivamente recusar dar-lha, pagará ele em dinheiro conforme o dote das virgens.
    e- Relação sexual com animais (bestialismo, zoolfilia)
     Levítico 18:23  Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.

    1.4-  O contexto de outra passagem sobre divórcio ,também, determina que interpretemos ,  o termo porneia como adultério:
    Mt 5:27 ¶ Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.
    28  Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.
    29  Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.
    30  E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.
    31  Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
    32  Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.


    2- O contexto (histórico-gramatical) determina a interpretação

    2.1- O compromisso de casamento judaico já era considerado um casamento, e assim um traição pré-nupcial já era um adultério
    O compromisso de casamento era uma ligação legal. Apenas o divórcio em Juízo poderia desfazê-lo, e a infidelidade nesse estágio do compromisso era considerada adultério (cf. Dt 22.23,24; Moore, Judaism [Judaísmo], 2:121-22). (Comentário de Mateus. D.A Carson. São Paulo: Shedd, 2010p. 99)

    2.2-O texto em questão gira em torno da interpretação de Dt 24:1. Os judeus da escola de Hillel defendiam que o homem podia repudiar sua mulher por qualquer motivo, já os de Shammai só em caso de adultério:
    Dt 24:1 Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa;
    Mt 19:3 ¶ Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?
    Esta cláusula é uma alusão à disputa entre as duas escolas teológicas sobre o significado de # De 24:1. A escola de Shammai considerou a visão rigorosa e impopular, do divórcio para a falta de castidade, enquanto a escola de Hillel manteve a visão liberal e popular do divórcio fácil para qualquer capricho de passagem, se o marido viu uma mulher mais bonita (moderno o suficiente certamente) ou queimou seus biscoitos para café da manhã. Era um dilema muito e queria fazer mal a Jesus com as pessoas. (Comentário de A.T.Robertson)
    “Uma escola mais liberal considerava que apenas a infidelidade se achava envolvida; mas outra escola dizia que se um a esposa estragasse regularmente o alimento que cozinhava, isso bastava para estabelecer o fato que era desagradável ou repugnanteO rabino Ákkiba julgava até mesmo a idéia de procurar uma mulher de melhor aparência como razão suficiente para o repúdio da esposa.. O marido obrigava-se a pagar uma espécie de indenização, a kethubah , e isto estava ligado ao dote recebido pela esposa e à posição da família. ... .(A vida diária nos tempos de Jesus, Ed. Vida Nova, p.154-156)
    “Nos dias de Cristo, havia duas teses que eram largamente aceitas. A escola do rabi Shammai interpretava esse texto de Deuteronômio ensinando que o divórcio só era permitido em caso de adultério. Os seguidores do rabi Hillel acreditava que a mesma passagem permitia que o marido se divorciasse da mulher por qualquer motivo” (Manual do Tempos e Costumes Bíblicos do N.T, p.109-110)

    “Na época de Jesus, quando um casal se divorciava o marido tinha que dar à mulher uma carta de divórcio. Isso dava a ela o direito de se casar de novo. E quando se separavam, o marido tinha de devolver parte do dote, conforme fora estabelecido por ocasião do casamento” (Idem, p. 110)
     Apenas o divórcio em Juízo poderia desfazê-lo, e a infidelidade nesse estágio do compromisso era considerada adultério (cf. Dt 22.23,24; Moore, Judaism [Judaísmo], 2:121-22). (Comentário de Mateus. D.A Carson. São Paulo: Shedd,p. 99)



    2.3- Jesus respondeu que Deus não planejou o divórcio, mas a carta de divórcio veio por causa do pecado ("dureza do coração" se refere ao pecado)
    Zacarias 7:12  Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos precederam; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos.
    Salmos 95:8  não endureçais o coração, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto,
    Jeremias 3:17  Naquele tempo, chamarão a Jerusalém de Trono do SENHOR; nela se reunirão todas as nações em nome do SENHOR e já não andarão segundo a dureza do seu coração maligno.
    Jeremias 7:24  Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante.
    Jeremias 11:8  Mas não atenderam, nem inclinaram o seu ouvido; antes, andaram, cada um, segundo a dureza do seu coração maligno; pelo que fiz cair sobre eles todas as ameaças desta aliança, a qual lhes ordenei que cumprissem, mas não cumpriram.
    Jeremias 13:10  Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta.
    Jeremias 16:12  Vós fizestes pior do que vossos pais; pois eis que cada um de vós anda segundo a dureza do seu coração maligno, para não me dar ouvidos a mim.
    Jeremias 18:12  Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos consoante os nossos projetos, e cada um fará segundo a dureza do seu coração maligno.
    Jeremias 23:17  Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração dizem: Não virá mal sobre vós.
    Ezequiel 3:7  Mas a casa de Israel não te dará ouvidos, porque não me quer dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração.
    Mateus 13:15  Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.
    Marcos 6:52  porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.
    Marcos 16:14  Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado
    Romanos 2:5  Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
    Efésios 4:18  obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,
    Hebreus 3:15  Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.


    2.4- Jesus disse que a carta de divórcio dada por Moisés só tinha validade se fosse por infidelidade (pornéia), defendendo a posição similar da Escola Shammai
    3 ¶ Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?
    4  Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher
    5  e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?
    6  De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
    7  Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar?
    8  Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio.
     9  Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério.
    A expressão "eu porém vos digo"  se opõe a posição defendida pelos adeptos da escola de Hillel, de que a pessoa podia se divorciar por qualquer motivo, embora ambas exigissem o divórcio em caso de adultério:

    "Isso não quer necessariamente dizer que Mateus abranda Marcos: como Hill (M atthew [Mateus]) observa, nos círculos judaicos do século I, a lei judaica exigia que o homem se divorciasse de uma esposa adúltera (M Sotah 5.1); e isso pode bem ser assumido pelos outros evangelhos “como uma parte entendida e aceita de algum ensinamento sobre o assunto de divórcio”, mas expresso apenas em Mateus. O Comentário de Mateus. D A .Carson. São Paulo: Shedd, 2010,p. 485


     

    “Quando a esposa, estando sob o comando do marido, se extravia e se contamina ” ( Números 5:29 ), indica que sua contaminação resulta em duas proibições. Uma é que ela está proibida para seu marido e outra é que ela é proibida para seu amante.... MISHINA SOTAH 5

     

    A Gemara anterior (6b) ensinou que uma mulher cuja infidelidade se tornou objeto de discussão pública não pode mais ser testada pela água amarga de um sota . Conseqüentemente, ela deve se divorciar....MISHINA SOTAH 6

     

     No entanto, se duas disserem: Ela estava contaminada e uma diz: Ela não foi contaminada, o testemunho das duas testemunhas é aceito e ela não iria beber a água amarga, e o marido deve divorciar-se dela.  MISHINA SOTAH 6 

    https://www.sefaria.org/Mishnah_Sotah.6.3?lang=bi&with=all&lang2=en


    3- Na analogia sobre quebra de aliança Deus faz uso do adultério sexual para representar a quebra da aliança espiritual. 

    Isaías 50:1  Assim diz o SENHOR: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu credor, a quem eu vos tenha vendido? Eis que por causa das vossas iniqüidades é que fostes vendidos, e por causa das vossas transgressões vossa mãe foi repudiada.


    Jeremias 3:6 ¶ Disse mais o SENHOR nos dias do rei Josias: Viste o que fez a pérfida Israel? Foi a todo monte alto e debaixo de toda árvore frondosa e se deu ali a toda prostituição.
    7  E, depois de ela ter feito tudo isso, eu pensei que ela voltaria para mim, mas não voltou. A sua pérfida irmã Judá viu isto.

    8  Quando, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério, eu despedi a pérfida Israel e lhe dei carta de divórcio, vi que a falsa Judá, sua irmã, não temeu; mas ela mesma se foi e se deu à prostituição.


    Jeremias 31:32  Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam* a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR.
    * rrp parar

    uma raiz primitiva; DITAT-1829,1830,1831; v.

    1) quebrar, frustrar
    1a) (Hifil)
    1a1) quebrar, violar
    1a2) frustrar, tornar sem efeito
    1b) (Hofal)
    1b1) ser frustrado
    1b2) estar quebrado
    1b3) quebrar
    1c) (Pilpel) quebrar em pedaços, estraçalhar
    2) rachar, dividir
    2a) (Qal) rachar, dividir ao meio
    2b) (Poel) separar
    2c) (Hitpoel) ser rachado, ser dividido ao meio (léxico de Strong)

    Conclusão:
    A base para o divórcio  e novo casamento é a infidelidade. Cabe ao conjuge decidir manter ou não o casamento, pesando as circunstâncias.


    Apêndice:

    1-Abandono do lar, por parte de um incrédulo:

    Quanto à 1 Co 7:12-16 que trata de abandono de lar por um dos cônjuges: 
    “Acontecerá normalmente que, quando ocorrer tal separação, e a situação prosseguir durante longo tempo, o cônjuge incrédulo conseguirá o divórcio pelas leis civis e casar-se-á com outra pessoa. Essa atitude evidentemente constitui adultério, segundo Mt 5:32 e 19:9, sendo que a parte inocente estaria livre para casar-se de novo. No entanto, fora desse acontecimento, não se justifica um segundo casamento, pois violaria a autoridade de Cristo.” (Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas, Gleason L. Archer,Ed. Vida, 1998, p. 428)   

    2-Fornicar - todo ato FORA do casamento


    Dicionario Houaiss- eletrônico:
    "ter relações sexuais pecaminosas, fora do casamento; cometer o pecado da carne"

    sábado, 4 de abril de 2015

    A VERDADEIRA HISTÓRIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS

    Existem sites na Internet que de maneira Irresponsável trazem a seguinte mentira:

    "A verdadeira história das Assembléias de Deus
     Vejamos abaixo como surgiu a Assembléia de Deus no Brasil. As informações abaixo são tiradas dos livros A História dos Batistas e do Diário de Gunnar Vingren e Daniel Berg, fundadores das Assembléias de Deus no Brasil.Em 19 de Novembro de 1910 desembarcaram no Brasil dois "pastores batistas". Chamavam-se: Gunnar Vingren e Daniel Berg. Estes dois foram "pastores batistas" nos Estados Unidos, mas devido a apostasia de se unirem ao movimento pentecostal realizado na Rua Azuza 312, em Los Angeles, foram excluídos das igrejas batistas por causarem a divisão dos membros e distúrbios da ordem na igreja. Ao chegarem no Brasil foram apresentados ao pastor Eurico Nelson, o pastor da Igreja Batista de Belém do Pará. Pediram entrada nessa igreja, entrada esta que foi de princípio negada por não terem carta de transferencia (e nem poderiam ter, pois tinham sido excluídos). Omitindo que eram membros excluídos, apresentaram-se como verdadeiros pastores batistas, e isso lhes deu o privilégio de morarem no porão da igreja até conseguirem se instalar em outro lugar. Por aquele tempo o pastor Eurico Nelson precisou viajar para o Sudeste do país, pois veio a uma Convenção Batista. Foi neste tempo que esses dois "pastores" agiram de má fé e causaram um grande problema ao pastor que gentilmente os recebeu.
    Sem a presença do pastor, e ajudado por um co-moderador da igreja, José Plácito da Costa, eles conseguiram filiação na igreja, mesmo sem as cartas de transferência. Começaram então a induzir alguns membros a ficarem após o culto a assistir suas reuniões, às quais, eram feitas sem o conhecimento da igreja e no porão onde estavam instalados. Em seus cultos havia muito barulho e êxtases, e alguns começaram a dizer que tinham recebido dos dois pastores o que eles chamam de "batismo com fogo".Um irmão da igreja, o evangelista Raimundo Nobre, descobriu o caso, e logo comunicou a igreja. Foi feita uma reunião para apurar o caso, e nessa reunião os dois pastores e mais onze membros da igreja foram excluídos, isso no ano de 1910. Segundo o historiador da Igreja Batista de Belém, Antônio B. Almeida, Vingren e Berg continuaram a realizar trabalho de proselitismo entre os membros da Igreja, em lugar de evangelizarem os descrentes (é típico deles). O proselitismo perdurou por toda a sua vida. O próprio Vingren afirma em seu diário que: "Por onde íamos, buscávamos nas igrejas e nas casas dos batistas infundirem o novo batismo". Este "novo batismo" constituía de doar aos crentes já convertidos o "dom de línguas".O que os fundadores da Assembléia de Deus fizeram foi desonesto. Mentiram que eram batistas quando não eram. Diziam estar em comunhão quando na verdade foram excluídos. Esperaram um pastor viajar para poderem agir de uma forma sorrateira. E pior, dividiram um corpo de Cristo. A Bíblia é clara sobre esse assunto de divisão: "Quem comigo não ajunta se espalha". Dividir a Igreja de Cristo é dividi-lo, e todas as igrejas pentecostais que saíram dos grupos reformados deixaram para trás grandes divisões e mágoas contra pessoas que simplesmente amavam Jesus da mesma maneira que se amou a dois mil anos atrás."


     Resposta:
    1-Praticamente todas as igrejas  protestantes nasceram de uma divisão, inclusive por meio de homens destacados como Lutero, Calvino, Zwinglio, Jonh Wesley, Finney etc. 

    2-Daniel Berg não era pastor, somente Gunnar Vingren
     Aos 18 anos vai para a Inglaterra e de lá para os EUA. Chega no Brasil em 1910 com 26 anos, onde vive por 52 anos, vindo a falecer em 1963, na Suécia. Operário de fundição, apenas alfabetizado, no Brasil nunca assumiu qualquer igreja, cargo ou exerceu qualquer outra influência...(Assembléia de Deus: origem, implantação e militância (1911-1946)- Monografia ,p. 50)
    Não há nenhum registro de ter recebido alguma consagração como pastor. Seu nome desaparece dos jornais da denominação, e há apenas dois artigos assinados por ele (alguns entrevistados têm certeza de que não foi ele quem escreveu).  (Idem p. 51)

    Gunnar Vingren...Este é o inverso de Berg. Líder, com formação teológica no Seminário Teológico Batista Sueco de Chicago (1909), Vingren nasceu em 8 agosto de 1879, em Ostra Husby, na Suécia. Era cinco anos mais velho que Berg. Em 1903, já com 24 anos, vai para os EUA, e, depois de formado, inicia seu ministério pastoral junto à Primeira Igreja Batista de Chicago. Viveu vinte e dois anos no Brasil (1910- 32), e além do pastorado na Igreja-mãe em Belém, também pastoreou a Igreja do Rio (capital federal, na época) por nove anos, vindo a falecer em 29 de junho de 1933, na Suécia.  
    (Assembléia de Deus: origem, implantação e militância (1911-1946)- Monografia ,p. 50)   https://haroldoxsilva.files.wordpress.com/2014/12/assembleia-de-deus-origem-implantac3a7c3a3o-e-militc3a2ncia-1911-1946-por-gedeon-freire-de-alencar-umesp-2000.pdf

    "Durante o período de um ano que ele passou ali, a Igreja Batista Sueca, que se tornara para ele lar espiritual. realizou uma conferência no mês de novembro de1909. Pessoas de todas as bandas ali se reuniram. Desde então, já haviam passado alguns meses. Daniel guardava
    uma especial lembrança de um rapaz sueco com quem conversara, que também morava nos Estados Unidos há alguns anos . Após haver se formado pelo Seminário Batista Sueco, atuava como bem-sucedido pastor na capital do Estado vizinho, Indiana, na cidade de South Bend.
    (Enviado por Deus. David Berg  Versão Ampliada 1ª edição 1995, p. 51)


    História das Assembleias de Deus. Emílio Conde. CPAD,6ª edição, 2008, p. 23



    3- Os dois eram membros de uma Igreja Batista nos EUA;

    "Como Daniel Berg e Gunnar Vingren estivessem ligado até aquele dia à Igreja Batista na América, (igrejas que aceitavam o avivamento permaneciam com o mesmo nome), Justus Nelson os acompanhou até a igreja batista em Belém, e os apresentou ao responsável pelo trabalho, pastor Raimundo Nobre. E assim passaram a morar nas dependências da igreja" (História das Assembleias de Deus. Emilio Conde. CPAD,6ª edição, 2008, p29)
    História das Assembleias de Deus. Emilio Conde. CPAD,6ª edição, 2008, p. 24
    "Deus confirmou que devíamos ir para o Pará. Logo que tivemos certeza, levamos o fato ao conhecimento do pastor e de alguns irmãos membros da igreja. Eles não se mostaram muito entusiasmados; mencionaram dificuldades de clima e predisseram que voltaríamos sem demora. Por isso não nos prometeram qualquer garantia de sustento....A única coisa que os irmãos e prontificaram fazer, foi separarem-nos para a nossa missão no Brasil..." (Enviado por Deus- Memórias de Daniel Berg. Daniel Berg. CPAD. 7ª edição, 1987, p.29)
     "No culto de despedida, na igreja em que o irmão Vingren era membro, alguns irmãos deram-lhe o suficiente para viajar até a divisa do Estado..."  (Idem p. 30)


    4- A  própria igreja Batista narra que os dois missionários foram acolhidos pelo pastor Nelson para ajudar no trabalho na igreja. E que Raimundo Nobre, que era evangelista, que atuava como pastor na ausência dele, pois O primeiro cuidava de um campo muito grande:
    “Em abril de 1911 desembarcaram em Belém dois missionários suecos (...) que se intitularam batistas... Dirigiram-se imediatamente a Nelson, seu compatriota, para pedirem abrigo algures. O porão do templo foi lhes oferecido, e lá ficaram aprendendo a língua para então ajudarem Nelson na Evangelização. Este bom missionário fez uma de suas muitas viagens ao Piauí, deixando esses homens na igreja na doce esperança de que, mesmo sem saberem falar, ajudariam o trabalho (História dos Batistas no Brasil de 1907 até 1935 – Rio de Janeiro, Casa Publicadora Batista, 1940,p. 145) 
    Estavam todos presentes ao culto realizado naquele 10 de junho. Quando a irmã Celina Albuquerque dirigisse para ministrar à sua classe na escola dominical, foi barrada por Raimundo que, na falta de pastor, julgava ser o homem apropriado para resolver todos os problemas que surgissemEnviado por Deus. David Berg  Versão Ampliada 1ª edição 1995, p. 93

    Pastor e Missionario, Nelson cuidava de dois estados :Amazonas e Pará e visitava também Bolivia e Peru. El permitiu que os dois ajudassem NO TRABALHO DA IGREJA.


    História dos batistas no Brasil2


    Ao lado de uma xícara, numa mesa vizinha, podiam ver um jornal, evidentemente esquecido por alguém. Era uma publicação de um pastor metodista chamado Justus Nelson, com quem Gunnar já havia se encontrado nos Estados Unidos certa ocasião. Parecia ser da vontade de Deus que ambos o procurassem no endereço indicado.Enviado por Deus. David Berg  Versão Ampliada 1ª edição 1995, p. 70
    Justus Nelson contou-lhes então que, além deles próprios, os metodistas, havia ainda congregações de outras denominações por toda cidade. Presbiterianos, anglicanos
    e até mesmo batistas. Sugeriu que, mais tarde, visto serem eles batistas, se dirigissem à Igreja Batista local e procurassem o seu líder, e prometeu acompanhá-los e mostrar-lhes o caminho. Em uma cidade de 200.000 habitantes seria fácil de se errar o caminho. Sem falar o idioma, que dificultaria ainda mais o acesso a qualquer lugar. Justus tinha o endereço - rua João Balby - e sabia onde ficava.
    No entanto, fez questão de antes servir-lhes alguma coisa para comer. Daniel e Gunnar aceitaram o convite, agradecidos; afinal, não tinham certeza de quando teriam a chance de comer novamente. Ele conhecia bem o local, e em poucos instantes estariam lá. Em frente â casa, bateu palmas para chamar a atenção dos moradores. Logo surgiu um homem no primeiro degrau da escada. Ficaram se perguntando como trariam com a questão do idioma, depois que o pastor lhes prestasse as primeiras assistências. Mas o homem se revelou um jovem evangelista que podia se comunicar em inglês até que razoavelmente bem. Não teria sido preciso se preocupar. O Senhor sabia que eles não falavam português. O homem se apresentou como Raimundo Nobre, e disse que estava temporariamente atuando como pastor da congregação. Enviado por Deus. David Berg  Versão Ampliada 1ª edição 1995, p. 72-73

    5- O numero de membros expulsos não foi 11
    "As biografias dos suecos também confirmam estes fatos, só há um dadoconflituoso em todos os relatos: o número de excluídos. A 1ª história (Conde,1960:26) registra 17; Berg, 18 (1995:97); Vingren (1973:33), 18; 2ª história(Almeida,1982: 27), 19; 3ª história ( Oliveira, 1998:51), 19. Em todos os livros (àexceção de Mesquita) há listas dos nomes, as quais não combinam com o númeroinformado, Conde registra 17 excluídos, mas relaciona 20 nomes. A explicaçãoprovável está no próprio Conde quando diz que “dessa lista, 17 eram membros eoutros menores”  Assembléia de Deus: origem, implantação e militância (1911-1946)- Monografia Março de 2000.p. 56
     -Daniel Berg cita 18 pessoas fora ele e Vingren (Enviado por Deus- Memorias de Daniel Berg p. 47, 7ª edição)
    "Entre os 18 estavam incluídos os antigos líderes da tão lamentavelmente dividida igreja batista. Lá estava José Plácido da Costa que em primeiro lugar liderava os professores da escola dominical, tanto na ministração às crianças quanto aos adultos. Na verdade, era ele quem organizava os assuntos da igreja, enquanto não era nomeado algum pastor. Também se fazia presente sua esposa, irmã Piedade, que sempre esteve ao lado do marido, contribuindo nos trabalhos da igreja. Manoel Rodrigues, o irmão mais idoso, que acabara de se levantar e professar tão veementemente a sua fé, e secretário da igreja até então, também estava ali, aguardando, juntamente com sua esposa Maria. Daniel e Gunnar com muita freqüência eram convidados a participar de cultos e reuniões de oração nas casas destes irmãos, nas quais, não raro oravam noite adentro. Ali, eles estavam certos de que eram sempre bem-vindos. Um pouco afastados estavam Henrique Albuquerque e sua esposa Celina, a antiga professora da escola dominical e a primeira pessoa a ser batizada com o Espírito Santo. Maria Nazaré, a segunda a ser batizada, havia presenciado o batismo de Celina na madrugada de 9 de junho, e a ouvira falar em línguas e cantar no Espírito durante duas horas ininterruptas. Em seguida, ela deu um testemunho no culto de sexta-feira à noite sobre tudo o que havia visto e ouvido e sobre o seu próprio batismo com o Espírito Santo, durante a reunião de oração e ação de graças que os irmãos haviam feito no porão, mais tarde. Havia ainda várias famílias com crianças, que juntamente com os demais constituíam o simples começo de um grupo de pessoas que haviam descoberto a importância da Bíblia na sua plenitude, e que haveriam de fundar sua própria igreja, fundamentada unicamente na Palavra de Deus, que vale em todo o tempo e para todo o sempre, para quem quiser crer. (Enviado por Deus. David Berg  Versão Ampliada 1ª edição 1995, p.98-99)

    6- Desde que aprenderam português passaram a pregar sobre os dons espirituais e eram convidados a pregar em outras igrejas também:

    Diário de um pioneiro- Gunnar Vingren. CPAD, 5ª edição, 2000, p.39.
    Iniciamos assim nossas atividades,, dirigindo cultos e pregando na Igreja Batista. É claro que não fazíamos reserva quanto a doutrina pentecostal que havíamos aceitado. Quando nos fazíamos dirigidos a pregar sobre essas verdades, nós o fazíamos com toda franqueza. (Enviado por Deus- Memórias de Daniel Berg. Daniel Berg. CPAD. 7ª edição, 1987, p. 39-40)
    Ultimamente vinha ele sendo consultado por igrejas  de outras denominações que haviam sido influenciadas  pelo testemunho dos missionários. A celeuma estava formada.  Uma parte dizia haver encontrado uma nova luz  para a Bíblia. Os demais líderes da igreja queriam obter  respostas mais precisas sobre como a Igreja Batista iria  posicionar-se diante de toda a “novidade” . O evangelista  deu-se o direito de responder pela congregação, e sem  demora repudiou os missionários com sua pregação.(Enviado por Deus. David Berg  Versão Ampliada 1ª edição 1995 p. 93
    As demais igrejas protestantes na cidade ouviam comentários sobre os dois missionários do Senhor vindos da América, e os convidavam para cantar e tocar em seus ar cultos, o que eles faziam com grande satisfação. O Espírito se fazia sempre presente. Os cultos eram muito abençoados. (Enviado por Deus. David Berg  Versão Ampliada 1ª edição 1995, 74-75)


    Referencias bibliográficas:
    • História das Assembléias de Deus no Brasil. Emilio Conde, CPAD, 6ª edição, 2008)
    • Assembléia de Deus: origem, implantação e militância (1911-1946)- Monografia Março de 2000.
    • Enviado por Deus- Memórias de Daniel Berg. Daniel Berg. CPAD. 7ª edição, 1987)
    • Enviado por Deus. Memórias de Daniel Berg. David Berg. CPAD  Versão Ampliada 1ª edição 1995.
    • MESQUITA, Antônio Neves – História dos Batistas no Brasil de 1907 até 1935 – Rio de Janeiro, Casa Publicadora Batista, 1940.
    • Diário de um pioneiro- Gunnar Vingren. CPAD, 5ª edição, 2000.





    Lei sobre direito autoral (9610/98)
    Capítulo IV
    Das Limitações aos Direitos Autorais

    Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

    III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingirindicando-se o nome do autor e a origem da obra;