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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

É pecado cortar o cabelo? É preciso usar véu? O véu era sinal de autoridade ou submissão?

Cl 1:18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,

Ouça o áudio de uma suposta revelação divina afirmando que é pecado cortar o cabelo:



Leia o que diz o site e depois leia a refutação deste site:

http://emdefesadasadoutrina.blogspot.com.br/2011/09/mulher-cortar-o-cabelo-ou-tirar-as.html

"O testemunho de Adão de Campos mostra que as mulheres que cortavam o cabelo  ou tirava as pontas e não pediam perdão a Deus não podiam entrar no céu. Esse detalhe do testemunho tem gerado muitas discussões. O testemunho de Adão de Campos é uma revelação dada por Deus a sua igreja e não deve ser desprezado por causa de polêmicas,

"USO DO VÉU


O véu era usado pelas mulheres orientais e gregas como sinal de pudor e submissão aos seus maridos. Portanto, essas mulheres se apresentavam nos templos e andavam nas ruas com véu e ainda hoje, em muitos países, elas andam veladas, isto é, portando o véu na cabeça como sinal de pudor e submissão aos seus maridos.

O uso do véu era evidência de uma vida controlada pelo espírito de obediência a Palavra e de sujeição ao marido. Deixar de usá-lo, valia por uma declaração de guerra contra a submissão ao marido e ao próprio Deus.
Essa postura das mulheres de Corinto, esse aderir ao movimento de não usar véu pelas mulheres crentes de Corinto, essa emancipação audaciosa, iria comprometer a decência do Evangelho e causar transtornos e desajustes na igreja e nos lares, pois o desuso do véu era notório por parte das prostitutas. Então, Paulo entra em cena e, como pastor aconselha e ordena que as mulheres usem o véu no recinto da igreja. Paulo diz: “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada” (I Co 11:5).
De acordo com as normas estabelecidas pelo apóstolo Paulo, as mulheres de Corinto não podiam abdicar do véu, nas reuniões da igreja ou nos atos de culto em geral.
Hoje a recomendação apostólica não faz sentido em nossas igrejas, visto que a sociedade não exige que a mulher ocidental ande velada em sinal de pudor e submissão do marido.

A ausência de uma exigência anula a razão de ser da outra. Mesmo porque, no final da sua exortação Paulo afirma que o cabelo foi dado à mulher em lugar do véu
“... Pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu” (I Co 11: 15)

O USO DO CABELO CRESCIDO

No v.6 Paulo diz: “Se a mulher não usa véu, tosquie-se também. Mas, se lhe é vergonhoso tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu”. Nesse versículo, temos a relação de duas coisas: o uso do véu e a conservação do cabelo crescido. Agora, não se deve confundir o uso do véu com a conservação do cabelo, são coisas diferentes, apesar de que estão intimamente ligadas.
O véu foi criado pelo homem, e o cabelo da mulher, em forma de véu, é criação divina. A invenção do homem foi abolida pelo próprio homem. Mas, a criação de Deus ainda permanece, em forma de véu, que é o cabelo crescido. Portanto, a mulher não precisa estar velada nos atos de culto em sua igreja. Porém, passará a usar o véu permanente, ou seja, o cabelo que Deus lhe deu porque este lhe foi dado em lugar do véu. Quando Deus criou a mulher dotou-a de um véu natural, o seu cabelo.

Em I Cor 11:5, Paulo declara que é desonra para mulher ter a cabeça rapada ou tosquiada. No v.6 Paulo volta ao assunto e declara que é vergonhoso, é coisa indecente para a mulher tosquiar-se ou rapar-se. No verso 15 Paulo diz: “Mas, ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso”, é uma glória. Portanto, Paulo não deixa dúvidas quanto a doutrinação a favor da conservação do cabelo crescido.

O véu artificial forjado pelo homem e introduzido na igreja de Corinto numa circunstância especial desapareceu. Contudo, o véu criado por Deus lá no Éden, permanece como adorno natural.
A mulher crente não deve esquecer que a Bíblia fala a respeito dos seus cabelos e toda mulher convertida tem a sua vida nas mãos do Senhor para glorificá-lo e os seus cabelos não formam exceção.
Infelizmente, há mulheres evangélicas que tosquiam seus cabelos  tirando as pontas ou cortando rente de acordo com a moda mundana e estão em pecado contra Deus. O livro de Cantares é uma alegoria do idílio espiritual entre a igreja, que é a NOIVA agraciada e o NOIVO divino, que é Jesus Cristo, amado e ansiosamente esperado. Nos galanteios afetivos do NOIVO celestial para com a NOIVA dileta, entre as expressões afáveis e cativantes, encontramos estas palavras: “os teus cabelos são como rebanho de cabras que descem ondeantes do monte Gileade” (Ct 4:1). Portanto, o Senhor Jesus Cristo quer ver suas filhas adornadas com o véu natural: os cabelos que Ele lhes deu, mas como disse o senhor Jesus, poucos são os que entrarão pela porta estreita, a maioria das igreja são mundanas e seus pastores não ensinam essas verdades bíblicas, fuja desses lobos, se arrependa e não mais corte seus cabelos irmã,"

Resposta:


1- Na verdade tanto o uso do véu como o uso de cabelos longos para mulher e curtos para os homens era cultural, tinha a ver com prostituição;

"Ao discorrer sobre as cabeças cobertas e o comportamento do cabelo, Paulo se reportou ao fato de que os crentes devem ter uma aparência e um comportamento honrado em sua cultura.. Embora seja desonroso para o homem ter cabelo crescido, há culturas onde o cabelo longo para homens é considerado apropriado e masculino. Em Corinto era um sinal de prostituição os homens de cabelos longos e as mulheres de cabelo curto" 
(Bíblia de Estudo Aplicação pessoal- nota 1 Co 11:14-14, CPAD)


2- Não usar véu era como mulher usar cabelo curto ou rapado,  sinal de desonra, vergonha 
1 Co 11:5  Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.

6  Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.




19Quanto à ideia de que o cabelo é a glória da mulher, cf. Aquiles Tácio 8.6 (em Leucipo):
“Roubaram dela a glória suprema do cabelo [ lit., ‘a beleza da sua cabeça’];
vocês ainda podem ver onde sua cabeça foi raspada” (Loeb, p. 399).


- O véu era um sinal de autoridade (honra) da mulher, a mulher sem véu era sem honra.

Em Corinto havia vários partidos, uns eram a favor de prostituição, outros eram contra o casamento e o sexo mesmo entre casais; uns diziam para usar o véu, outros negavam o véu, uns eram a favor das línguas, outros queriam proibir, uns eram contra comer carne outros não, uns eram a favor de comer carne sacrificada a ídolos, outros não.

Observemos o que Paulo diz:

Mulher- usar véu é honra para ela
Homem - usar véu é desonra

Mulher - usar cabelo longo é glória
Homem -usar cabelo longo é vergonhoso

Mulher- usar cabelo rapado ou curto era vergonhoso.
Homem - usar cabelo curto era honra
“ Dois textos de Luciano ilustram que na mulher o cabelo curto era considerado “masculino”:
um dos textos menciona uma esposa fugitiva na companhia de três escravos fugidos, “uma mulher com o cabelo cortado rente  no estilo espartano, com aparência de menino e bastante masculina” (Fug. 27; Loeb, 5:85); o outro, uma lésbica de nome Megila, que, depois de tirar a peruca, mostrou “a pele da cabeça, cujo cabelo estava cortado bem curto , tal como se vê nos mais ativos atletas” [Dial. Het. 5.3; Loeb, 7:383). A homossexualidade envolvida nesse diálogo demonstra onde ficava a “vergonha. Coríntios Gordon Fee, p. 641


1 Co 11:32  Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus,
33  assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.
1 ¶ Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
2  De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.
3  Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.
4  Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, {coberta; no original, velada} desonra a sua própria cabeça.
5  Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.
6  Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.

7  Porque, na verdade, o homem não deve cobrir {cobrir; no original, velar} a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem.
8  Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem.
9  Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem.
10  Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como [sinal de] autoridade.
11  No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher.
12  Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus.
13  Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?
14  Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido?
15  E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha.
16  Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.






O antigo código de Assur (Assíria) dizia que  o véu negado a prostitutas e escravas. Em Corinto alguns estavam negando as mulheres o direito de usar véu




Mas algumas mulheres estavam de fato orando/ profetizando (o mais provável) sem a usual “cobertura na cabeça”, ou então defendendo o direito de fazê-lo.2’ É provável que isso tenha relação com o fato de serem pneumatikoi (“pessoas do Espírito”) e terem uma escatologia um tanto ultrarrealizada. Também é difícil entender a resposta de Paulo, a menos que a escatologia “espiritualizada” deles também envolvesse algum tipo de ruptura na diferenciação entre os sexos. Uma vez que eles já tinham “chegado lá” no Espírito, talvez também já estivessem agindo como aqueles que seriam “como os anjos”, entre os quais não há diferenças entre os sexos. Como parte do entendimento deles de que eram pessoas do Espírito, aparentemente estavam desprezando algumas diferenciações bem usuais entre homens e mulheres, o que culturalmente
teria sido considerado vergonhoso.
 Coríntios Gordon Fee,p. 624-625

 

O problema estava bem na cabeça das mulheres, mas estava afetando
o relacionamento entre homens e mulheres na presente era. Ao adotarem uma
aparência que, ao que parece, também criava algum tipo de pressão sobre as
diferenças entre os sexos, estavam envergonhando aquele relacionamento
, que
ainda não tinha sido abolido, ainda que a nova era já tivesse iniciado.18
630



A lei da Assíria parece explicar (ou lançar luzes)a dúvida de alguns comentaristas sobre o o por que de algumas mulheres não usarem véu ou a quem o uso do véu era negado

I.40. Se as mulheres de um homem, ou as filhas de um homem sairem para a rua, suas cabeças devem ser cobertas. prostituta não deve ser velada. As servas não devem se velar. Prostitutas e servas veladas terão suas vestes apreendidas e 50 golpes infligidos sobre elas e betume derramado em suas cabeças.Lei Assíria (Código de Assur), 1075 a.C.

Nesse caso, ainda que tivéssemos certeza sobre os costumes prevalecentes, precisaríamos ser capazes de distinguir entre costumes gregos, romanos e judaicos, bem como diferenças geográficas, como as pessoas se vestiam em casa, fora de casa e no culto, e as diferenças entre os “que têm” e os pobres.50 Essa diversidade é bem ilustrada por vários exemplos em Goodenough.51
Com isso comparem-se os indícios literários fornecidos por Apuleio, Met. 11.10, sobre o festival de Isis em Corinto: “O cabelo das mulheres era ungido, a cabeça delas estava coberta com tecido leve de linho [cf. fig. 101 em Goodenough]; mas a cabeça dos homens estava raspada e brilhante” (Loeb, p. 555). Veja tb. os dois afrescos de Pompeia (fig. 117 e 118), em que em cenas que “sem dúvida alguma retratam cerimônias religiosas” (Goodenough, 9:137) as personagens centrais (mulheres) estão cobertas com o himácio, ao passo que na figura 117 a garota com flauta não está. A mesma ambiguidade ocorre na figura 218, em que a mulher que está homenageando os mortos está coberta enquanto aquela (aparentemente uma escrava) que segura a sombrinha não está. Coríntios Gordon Fee, p. 638


Portanto, à luz da reflexão adicional feita por Paulo (v. 8,9) e à luz do uso anterior da palavra (10.31), o mais provável é que ele queira dizer que a existência de um traz honra e louvor ao outro.13 Ao criar o “homem” à sua própria imagem, Deus, que é “imaginado” como Pai, coloca sua própria glória no “homem”. O “homem” existe, portanto, para louvor e honra de Deus e deve viver em relacionamento com Deus, para ser a “glória” de Deus....

Mas, ao chegar a essa intenção, ele retoma a palavra “glória”, dizendo apenas que “a mulher [, por outro lado,] é a glória do homem”. A implicação é que, ao orar e profetizar de uma maneira que (ao que parece) desprezava diferenças entre os sexos (já sendo como os anjos), ela traz vergonha sobre o homem, de quem pretende-se que seja a glória. Paulo não nega com isso que a mulher foi criada à imagem de Deus ou que ela também seja a glória de Deus. Sua ideia central é peculiar. A mulher está relacionada com o homem como a glória dele, um relacionamento que de alguma forma parece estar em risco graças a suas ações no presente.

 12A única evidência é um texto de uma inscrição judaica, citada primeiramente por Lietzmann, “abençoada Lucila, a glória [doxa em grego] de Sofrônio”p. 649

 

4- O texto em si não fala de submissão 


Portanto, a maneira de Paulo entender a metáfora e com quase toda a certeza
a única que os corintios teriam entendido é de “cabeça” como “fonte”, especialmente
“fonte de vida” ou origem.23 Isso parece ser corroborado pelas duas frases explicativas no parágrafo seguinte (v. 8,9), a única passagem em que uma dessas relações é retomada e aprofundada no argumento de Paulo. Ali ele afirma explicitamente que o homem foi a fonte original da mulher (cf. v. 12). Assim, a preocupação de Paulo não é hierárquica (quem tem autoridade sobre quem), mas relacionai (as relações peculiares determinadas pelo fato de alguém ser a fonte da existência de outrem). Aliás, ele não diz nada sobre a autoridade do homem;24
sua preocupação é com a mulher ser glória do homem, aquela pessoa sem a qual ele não é completo (v. 7c-9). Obscurecer esse relacionamento é envergonhar a “cabeça” dela. Isso significa que a frase intermediária, “o homem é a cabeça da mulher”,25 se refere ao relato da Criação também aludido duas vezes no argumento (v. 8,12). “O homem” deve ser referência a Adão, e “a mulher”, a Eva; dessa maneira, “o homem é a fonte da vida da mulher”. Mas, como a segunda passagem (v. 12) deixa claro, essa é apenas parte da história; de forma bem mais significativa, “todas as coisas” — tanto homem quanto mulher — “vêm de Deus”.Coríntios Gordon Fee,p.  632

Embora à primeira vista essas frases soem como se indicassem subordinação dela a ele, a explicação em seguida (v. 11,12) deixa claro que Paulo não tinha essa intenção e que também percebeu que poderiam ser interpretadas (incorretamente) dessa maneira. Dessa forma, a explicação conclusiva não pretende “corrigir” essas duas frases; visa a qualificá-las para limitar sua aplicação apenas ao argumento imediato. Uma vez que o próprio Paulo não admitirá que “por causa do homem” signifique “para que ele domine” ou “para que ele exerça autoridade sobre ela”, é preciso indagar o que o preocupa nesse momento. Como o fato de a mulher proceder do homem e ter sido criada por sua causa a torna glória dele? O mais provável é que a resposta esteja naquilo que já foi sugerido; e nesse caso Paulo realmente está refletindo o sentido do texto do AT a que está aludindo.

Sozinho, Adão não era completo; ele estava só, sem companhia ou ajuda apropriada para ele. Os animais não se prestarão a isso; ele precisa de alguém que seja osso de seu osso, alguém que seja como ele, mas diferente dele, alguém que seja exclusivamente sua própria “glória”. Aliás, quando na narrativa do AT o homem vê a mulher, ele “se gloria” nela, explodindo em cântico (Gn 2.23).

Ela é, dessa forma, a glória do homem porque “veio do homem” e foi criada “para ele”. Por causa disso, ela não é subordinada a ele, mas necessária para ele. Ela existe para sua honra como aquela que, tendo vindo do homem, é a única companheira à altura dele, para que ele esteja completo e para que juntos possam formar a humanidade.17 E claro que a ideia central de Paulo é que, na narrativa da Criação, isso não aconteceu de forma inversa — o homem não veio da mulher nem foi criado por causa dela. Portanto, ele é a “cabeça” dela (sua fonte de origem), e ela é a “glória” dele. Ela não deve estar descoberta quando ora e profetiza e, com isso, desprezar uma das expressões (aparentemente) visíveis de diferenciação, porque, agindo assim, ela traz vergonha sobre ele, ao tentar romper um relacionamento legítimo masculino/feminino que ainda prevalece na era presente.

Coríntios Gordon Fee,p.  651

Em vista das disputas deles com Paulo ao longo de todo o texto e especialmente em vista da natureza do presente problema, essa frase inteira talvez reflita um argumento apresentado por algumas das mulheres coríntias: que elas têm exousia [autoridade] para estar “descobertas” porque já eram como os anjos (veja comentário de 7.1) ou talvez porque estavam falando a língua dos anjos (cf. 13.l).37 Nesse caso, então a ressalva seguinte (v. ll) teria como alvo tanto essa posição delas quanto o que foi dito logo antes (v. 9). A sequência do argumento a seguir, a saber, que a mulher não é independente do homem, com certeza admitiria essa possibilidade. Nesse caso, o argumento de Paulo deve ter sofrido ligeira mudança. Depois de ter declarado que o homem não deve estar coberto e, por ilação, que a mulher deve estar porque é a glória do homem, por um instante Paulo passa a declarar a liberdade da mulher. Mas essa não é a história toda; visto que a mulher não é independente do homem, Paulo também está defendendo que ela exerça corretamente essa liberdade, continuando com o costume de estar “coberta”.

Coríntios Gordon Fee,p.  657

 

Essa correspondência é tão exata que dificilmente poderia ter sido acidental.
Os elementos qualificadores nos segundos conjuntos (“no Senhor”, “todas as coisas
vêm de Deus”) são os que fazem a diferença. Mesmo que seja verdade que a mulher é a glória do homem, tendo sido criada por causa dele (v. 9), agora Paulo afirma que isso não significa que a mulher existe para atender aos propósitos do homem, como se ela estivesse em algum tipo de subordinação aos objetivos e vontade dele. Ao contrário, Deus organizou as coisas de tal maneira que “no Senhor”40 um não pode existir sem o outro, o que é claro que não significa que todo cristão e toda cristã têm de se casar, mas que, na condição de crentes, o homem e a mulher são mutuamente dependentes.4 Coríntios Gordon Fee,p.  658


5- A justificativa do autor acima para o não uso do véu é a mesma para não se exigir o uso de cabelo longo para a mulher, pois o tamanho do cabelo não constitui em nossas igrejas sinal de pudor, honra, dignidade . Tão pouco o véu.

6- Em nenhum momento o texto dizia que as mulheres não deveriam cortar seus cabelos!!! antes comparava o não uso do véu com usar cabelo curto ou rapado!!!!  e aliás 'tosquiar ' não significa cortar as pontas do cabelo, como afirma o texto acima!!!



Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
1. Cortar rente a lã ou o pêlo de.


2. Aparar (árvores ou arbustos).

3. [Figurado]  Cortar o cabelo rente.
ovelha sendo tosquiada, repare no diferença no tamanho do pelo


7- o verso que diz que o cabelo foi dado em lugar de véu, significa que Paulo está comparando o cabelo com o véu!!! Pois tanto um como o outro naquela cultura de então mostraria honra ou desonra, prostituição e castidade

1Co 11:6  Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu
15  E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha
"A. anti:Visto que o significado radical de anti é “(colocar) ao outro lado” , “oposto” (cf.Alemão ant- em antworten), a prep. naturalmente veio a denotar a equivalência (um objeto é colocado em contraste com outro como seu equivalente), a troca (um objeto, em oposição a outro ou distinto do mesmo, é dado ou recebido em troca por outro), e a substituição (um objeto, que pode ser distinguido de outro, é dado ou recebido em lugar do outro).1. Equivalência (“por”, “como equivalente de” ; cf. Homero, IL, 9, 116-7). Sob alex talionis (Êx 21:23-25), um olho era exigido como compensação equivalente poroutro olho (ophthalmon anti ophthalmou, Mt 5:38), um dente por um dente. Em 1Co 11:15 o argumento de Paulo não é que um véu é supérfluo para uma mulher visto que a natureza lhe deu os cabelos em lugar de um véu, mas, sim, argumentando analogicamente, infere do fato geral de que “o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha” (anti peribolaiou) (p46  D G omitem autè, “lhe”) que a quantidade mais generosa de cabelos que a mulher tem, em comparação com o homem, demonstra como é apropriado para ela estar coberta quando ora ou profetiza na assembléia cristã." (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 1756)


Para saber sobre o uso de cabelo longo para homem, e o termo 'natureza' click
http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/07/cabelo.html


8- O uso do véu não se justifica hoje
1 Co 11:2-5 contém uma discussão das razões porque as mulheres deviam ser obrigadas a colocar véu na cabeça durante o culto público, No judaísmo, as mulheres sempre usavam véu em público (cf. J. Jeremias, Jerusalem in The Time of Jesus, 1969, 358 e segs.).(Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 256)
A premissa menor que se dá a entender é que o véu é o símbolo da posição e da
autoridade da mulher da comunidade cristã.
A mulher, portanto, deve ter véu na cabeça durante o culto. Mais uma vez pode ser dito que, embora permaneçam válidos os princípios orientadores da recomendação de Paulo, a continuada aplicação dela depende da continuada aceitação de todas as premissas do argumento. Numa cultura na qual o significado do uso do véu já não se entende da mesma forma, o argumento já não tem a mesma força.
(Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 258)
 A declaração de que os cabelos compridos da mulher são “sua glória” que
“ lhe foram dados em lugar de véu” (v. 15), não dá a entender que, se ela tiver cabelos suficientes, não precisa de um véu. Pelo contrário, o uso do véu pela mulher no culto é considerado de acordo com a natureza.'
.(Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 259)
 A passagem tem sido citada para argumentar que as mulheres devem usar chapéus nos cultos, hoje em dia. Se fosse válida esta aplicação, o argumento apoiaria o uso, não de chapéus, mas de véus no sentido oriental. A discussão supra, no entanto, demonstrou que a força do pensamento depende do entendimento comum de certas premissas que eram válida no contexto da cultura de Paulo. Onde estas já não se impõem, as conclusões também já não se impõem, embora o princípio motivante de manter a liberdade do espírito, juntamente com o devido respeito para com a ordem da natureza e da sociedade ainda permaneça válido. (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 259)

9- Sobre revelações DOUTRINÁRIAS extra-bíblicas:
Gl 1:6 ¶ Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,
7  o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8  Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
9  Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.
1 Coríntios 14:29  Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.

Cl 1:18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
19  e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
20  Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21  não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,
22  segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23  Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

1 Coríntios 4:6  Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro

Conclusão:
Meu caro, fuja das revelações doutrinárias!!!!  NÃO EXISTE revelação divina doutrinária!!!
As revelações que existem não são de caráter doutrinário:
Atos 11:28  e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio
Atos 21:10  Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo;


11  e, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios.

Jesus o Deus sol parte 2 refutado

Jesu o deus sol, refutado parte 2



https://www.youtube.com/watch?v=9_DMYOI_yYo


"Jesus é o deus sol"
Resposta
Jesus é o criador do sol
Cl1:13  Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,
14  no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
15  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16  pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Gn1:16  Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.
O sol não pode ser adorado
Deuteronômio 4:19  Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.
Jesus é comparado ao sol (veja que são analogias)
Malaquias 4:2  Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.
Nós somos comparados ao sol
Mateus 13:43  Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça



"a coroa de espinhos são os raios do sol"
Refutação:
Jesus foi condenado por o chamarem de rei e por isso colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça para zombar dele. Sua sentença condenatória foi: "Jesus Nazareno Rei dos Judeus"
Mateus 27:29  tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!
João 19:2  Os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e vestiram-no com um manto de púrpura.
João 19:19  Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.


"várias referências astrológicas na bíblia:
Mt 12:32  Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.
Mt 13:39  o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos.
Refutação:
O léxico de Strong diz:
 aion
do mesmo que 104; TDNT-1:197,31; n m
1) para sempre, uma idade ininterrupta, tempo perpétuo, eternidade
2) os mundos, universo
3) período de tempo, idade, geração
Estas passagens por exemplo não tem sentido se traduzidas por 'era':
João 4:14  aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca (aion) mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.(aionos)
João 8:51  Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente (aion)
João 10:28  Eu lhes dou a vida eterna; jamais (aion) perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão
Hebreus 1:2  nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo (aion)


"o bezerro de ouro é tauros"
Resposta:
Na verdade era touros sagrados adorados no Egito, conhecido geralmente como Ápis.



"o chifre do carneiro é usado pelos judeus pois era a era de áries!!!!"
Refutação:
Não!!! era usado porque o principal rebanho era de carneiros, bodes e ovelhas e não de vacas!!!!Os judeus ainda usam pois mantém seus costumes milenares.
Como foi mostrado na refutação do outro vídeo, a Bíblica condena a astrologia!!!




"o símbolo do peixe = era de peixes"
"o peixe é o simbolismo astrológico pagão"
Resposta:
Jesus multiplicou pães e peixes
Jesus chamou pescadores, coletores de impostos, médico, etc. Mas o vídeo só escolhe o que lhe interessa
O peixe é um símbolo cristão porque em grego suas letras formam a frase:



Lc 22:10 referencia astrológica-"tudo que Jesus diz é que depois da era de peixe chegará a era de aquário
Resposta: o texto tem significado literal, fala de um homem e não de um sígno do zodíaco!!
Lc22:7 ¶ Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa.
8  Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos.
9  Eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?
10  Então, lhes explicou Jesus: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar
11  e dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?
12  Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado; ali fazei os preparativos.
13  E, indo, tudo encontraram como Jesus lhes dissera e prepararam a Páscoa.
14  Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.
15  E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.
16  Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.
17  E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós;
18  pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
Mt 26:18  E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos.
19  E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa.
20  Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos.
Mc 14:12 ¶ E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando se fazia o sacrifício do cordeiro pascal, disseram-lhe seus discípulos: Onde queres que vamos fazer os preparativos para comeres a Páscoa?
13  Então, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: Ide à cidade, e vos sairá ao encontro um homem trazendo um cântaro de água;
14  segui-o e dizei ao dono da casa onde ele entrar que o Mestre pergunta: Onde é o meu aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?
15  E ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado e pronto; ali fazei os preparativos.
16  Saíram, pois, os discípulos, foram à cidade e, achando tudo como Jesus lhes tinha dito, prepararam a Páscoa.


Sobre a pintura no templo de Luxor:
"imagens da enunciação da imaculada concepção do nascimento e da adoração á Hórus"
Resposta:
  • a deusa Isis não aparece nesta pintura!!! a mulher que engravida é a rainha Mutemwia, esposa de Tutmés IV (de acordo com todos os especialistas)!!!
  • o anuncio da criança que iria nascer se refere a Amenhetep III e não a Hórus
  • Quanta mentira num vídeo só!!!!

Resposta: Na verdade se refere à Rainha Mutemwia, mãe do faráo Amenhetep III




Luxor inscrição nascimento do Rei Amunothph III


 Em sua análise, o Dr. Barry J. Kemp, Reader em Egiptologia na Universidade de Cambridge e Diretor de Campo das escavações em el-Amarna no Egito Exploration Society inclui a quarta cena do ciclo de Luxor, no qual ele escreve:
... Uma concepção imaculada, o deus Amon (canto superior direito) impregna Rainha Mutemwia (superior esquerdo), esposa de Tutmés IV e mãe do futuro rei-deus Amenhetep IIIAbaixo deles sentar o Selket deusas (esquerda) e Neith (direita). A cena do ciclo de nascimento divino no templo de Luxor ... Depois H. Brunner, Die Geburt des Gottskönigs, Wiesbaden, 1964 ... (19)
O fato do rei (e todos os outros) ser considerado uma encarnação de Hórus não significa que a pintura trate do nascimento original de Hórus, pois se refere a um personagem histórico Amenhetep III

Sobre magos oferecendo presentes
A figura é clara e mostra no retangulo do meio (lado direito) ´personagens  com cruzes egípcias (Ankh) nas mãos, sendo que alguns deles tem cabeça de animais e são identificados como deus Khnun (cabeça de carneiro) e Sobec (cabeça de crocodilo)
historiador Richard Carrier faz alguns pontos, em resumo:
  • Painel 4:  descreve o deus Amun pulando na cama com a rainha humana na noite de núpcias
  • De Amun amigo Thoth está ao lado da cama para assistir, e depois de Amun "faz tudo o que ele queria com ela", ela e Amun se envolver em alguma conversa de travesseiro divino
  • Amun diz que ela está impregnada e arcará com seu filho, Amenófis (ou "Amun é amado [ou satisfeita]")
  • Amun, não Thoth, anuncia a concepção e Kneph só se forma o feto e da alma e une, ele não impregnar a Rainha
  • Painel 8: o ankh tocou no nariz da rainha, não descreve uma impregnação uma vez que ela já está grávida e "mostrar"
  • Pelo contrário, é o nascimento que é anunciado, e não a concepção; Kneph passa a transmitir a alma do deus para o feto divino usando o Ankh
  • Painel 9: descreve o nascimento
  • a cena adoração envolve apenas funcionários importantes do estado (e divindades menores), e não reis ou "magos"
  • o ciclo descrito no Luxor não corresponde na mesma seqüência com a narrativa cristã: a anunciação segue a concepção do ciclo egípcia (mas no mesmo painel)
  • a seqüência real Luxor é a concepção e Anunciação no painel 4, gestação e aceleração no painel 8 (também um segundo discurso de fiabilidade), nascimento no painel 9 e, em seguida, em painéis de 9 em diante uma adoração e uma confirmação
  • este tipo de sequência é encontrado em toda a mitologia grega e romana, assim os cristãos não precisam ter começado a idéia do Egito


"O nascimento de Moisés foi retirado da história de Sargão II (2250 a.C)"
Um texto neo-assírio do século VII a.C., que alega ser a autobiografia de Sargão, afirma que o grande rei seria o filho ilegítimo de uma sacerdotisa. No relato neo-assírio o nascimento e a infância de Sargão são descritos:
"Minha mãe foi uma alta sacerdotisa, meu pai eu não conheci. Os irmãos de meus pais amavam as montanhas. Minha cidade é Azupiranu, que se situa às margens do Eufrates. Minha mãe, alta sacerdotisa, me concebeu, em segredo me pariu. Colocou-me numa cesta de juncos, e selou-o com betúmen. Colocou-me no rio, que se elevou sobre mim, e me carregou a Akki, o carregador de água. Akki, o carregador de água, me aceitou como seu filho e me criou. Akki, o carregador de água, me nomeou como seu jardineiro. Enquanto eu era um jardineiro, Ishtar me concedeu seu amor, e por quatro e [...] anos eu exerci o reinado."

(1) The Legend of Sargon. This is found on three Assyrian copies (late and incomplete) and one late Babylon fragment, so the version above is a composite text.

Resposta:
A lenda da infância de SargãoI (Sargão da Acádia), vem de duas tabuletas cuneiformes do 7 º século AC (da biblioteca do rei assírio Assurbanipal, que reinou 668-627 AC), escritas centenas de anos (cerca de 500 anos)após o livro de Êxodo. Se alguém quiser argumentar que uma narrativa copiou de outra, teria que ser o contrário: a lenda de Sargão parece ter copiado do Êxodo de Moisés.

Mas nada impede que as duas narrativas sejam independentes também. Ou seja, que as duas sejam históricas.


"os 10 mandamentos foram tirados dodo livro dos mortos"
O livro dos mortos tinha várias confissões negativas que deveria ser proferidas pelos candidatos à vida pós morte, veja algumas:
1 Não cometi qualquer fraude contra os homens;
2 não atormentei as viúvas; 
3 não menti em tribunal; 
4 não sei o que é má fé; 
5 nada fiz de proibido; 
6 não obriguei o capataz de trabalhadores a fazer diariamente mais que o trabalho devido; 
7 não fui negligente; 
8 não estive ocioso; 
9 nada fiz de abominável aos deuses;
10 não prejudiquei o escravo perante o seu senhor; 
11 não fiz padecer de fome; 
12 não fiz chorar; 
13 não matei;
14 não ordenei morte à traição; 
15 não fraudei ninguém; 
16 não tirei os pães do templo; 
17 não subtrai as oferendas aos deuses; 
18 não  roubei nem as provisões nem as ligaduras dos mortos; 19 não tive ganhos ilegítimos por meio de pesos do prato da balança;
20  não tirei leite da boca de meninos; 
21 não cacei com rede as aves divinas; 
22 não pesquei os peixes sagrados em seus tanques; 
23 não cortei a água em sua passagem; 
24 não apaguei o fogo sagrado; 
25 não violei o divino céu nas suas oferendas escolhidas;
27 não escorracei os bois das propriedades divinas;
28 não afastei qualquer deus ao passar. 
29 não maltratei os animais. 
30 não fiz o mal em lugar da justiça.
31 não fiz sofrer
32 não pratiquei atos obscenos no lugar do templo"
33 nunca espionei
34" não recusei a barca a quem não possuia
35 não neguei a sepultura a quem não tinha parentes
36 não neguei pão ao que tinha fome, água ao sedento
38 não neguei roupa a quem não tinha" (O Egito dos Farós, p.44)
39 não cometi adultério, etc
 Vejamos os 10 mandamentos:
Dt 10:7 1º- Não terás outros deuses diante de mim.

2º- 8  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
9  não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,
10  e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

 3º- 11  Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4º- 12  Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus.
13  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
14  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
15  porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.

5º -16  Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

6º- 17  Não matarás.

7º- 18  Não adulterarás.

8º- 19  Não furtarás.

9º- 20  Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10º -21  Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Resposta:
1- Primeiro mandamento condena o politeísmo!!!! O livro dos mortos honra 42 deuses!!!!!
2- O segundo mandamento condena a fabricação de imagens para fins de culto, ou seja, condena o culto egípcio
3- O terceiro mandamento vai além do "não blasfemar" pois inclui também por exemplo não jurar falso:
Levítico 19:12  nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o SENHOR
4- Nenhum outro código no mundo prescrevia o sábado como dia obrigatório de descanso
5- Não se faz menção no livro dos mortos sobre honrar pai e mãe
os outros 5 mandamentos tem sim paralelo no livro dos mortos, como também em antigos códigos como o de Hamurabi!!!!
Conclusão:
1-Dos 10 mandamentos 5 não existe no livro dos mortos!!!!!
2-Os  dois primeiros são totalmente contrários ao livro dos mortos!!!
3- Os outros 5 tem paralelo em qualquer código antigo!!!!!
4- O vídeo mostra soemente 3 confissões negativas e deixa subentendido que os 10 mandamentos estão no livros dos mortos!!!
Isso é agir de má fé, ser ingnorante e falso!!!


Sobre o dilúvio ter sido copiado de fontes pagãs como a Epopéia de Gilgamesh
Resposta:
1-As semelhanças superficiais indicam um núcleo histórico de acontecimentos que deu origem a todas as narrativas, ou à maioria delas:
Um homem recebe isntruções para construir um barco
O mundo vai ser inundado
Ele obedece, faz sacrifícios
A divindade faz aliança com o homem

2-Temos várias razões que a narrativa bíblica registra a história original:
  • A narrativa babilônica é politeísta. Os tabeletes de Ebla datados de cerca de 2580-2450 (Giovanne Pettinato, Paolo Maatthiae (2400-2250 a.C) [são os mais  antigos realatos escritos, bem como da Epopéia de Gilgamesh] relata a criação a partir do nada por um Deus único, logo a narrativa bíblica é a original.
  • A narrativa de Gênesis mostra toda uma cronologia (vida de Noé e da data do dilúvio) bem como um diário de bordo
  • A arca descrita na Epopéia é cúbica e nãoé eficiente ao contrário da narrativa bíblica que mostra um barco retangular
  • A duração da chuva nos relatos pagãos (sete dias) não seria suficiente para a devastação mencionada
  • A idéia babilônica de que as águas naturalmente cederam e secaram em apenas um dia é absurda
  • A narrativa babilõnica faz do herói um deus e na bíblia Noé continua como um homem pecador, tanto é que ele se embriaga logo depois