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sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Jesus o deus sol -refutado (zeitgeist) parte 1


Assista o vídeo e veja em seguida os erros brutais do mesmo:


este é a a parte 1


legendado



DUBLADO

parte 1 (a parte 2 e 3 estão no final da postagem)



Afirmações sobre a cruz do zodíaco:
“Esta é a cruz do zodíaco, uma das imagens conceptuais mais antigas em história”
Resposta: 
A “cruz” do vídeo é também conhecida como “Crux”, ou mais recentemente, como a constelação “Cruzeiro do Sul”. 
 O cruzeiro do sul não foi identificada como constelação até uns 1500 anos depois da morte de Cristo,
 Assim não é de forma alguma uma das imagens conceptuais mais antigas da história” 


Afirmações sobre hórus:
"este messias solar” 
"era o deus sol
E, metaforicamente falando, todas as manhãs Hórus ganhava a batalha contra Set - quando, à noite, Set conquistava Hórus eo enviava para o submundo. É importante notar que "dark vs light" ou "bem contra o mal" é uma das mais onipresentes dualidades mitológicas já conhecidas e ainda se expressa em vários níveis até hoje.
horus nasceu no dia 25 de dezembro
nasceu da virgem Isis Mery
seu nascimento foi acompanhado por uma estrela no oeste
adorado por reis
aos 12 anos criança prodígio nos ensinamentos
aos 30 anos foi batizado por uma figura conhecida como Anubs e assim começou seu ministério
hórus teve 12 discípulos e viajou com eles, fazendo milagres, tais com curar os enfermos e andar sobre as águas
era conhecido como: a verdade, a luz, o filho adorado de deus, o bom pastor, cordeiro de deus
depois de ser traído por tifão, hórus foi crucificado, enterrado por 3 dias e então ressuscitou"
Resposta:
1- Hórus era um deus egípcio criado , filho de Osíris e Ísis. Não era o deus sol especificamente (apesar de posteriormente ser um deus solar), mas o deus do céu!!!! Nunca foi chamado de Messias (ungido)
  • " Hórus, transcrição latina do grego Hôros ed o egípcio Hor...que significa 'Céu" ....adorava-se Hórus, mas a função deste deus e os seus atributos foram se diversificando ao longo do tempo nos diferentes santuários que no panteão egípicio nunca encontramos menos que uma vintena de Hórus...." (História das mitologias 1- Editora 70, 2006)p. 56)
  • Um olho representava o sol  (Olho que não foi ferido)e o outro a lua (olho ferido por seu tio) Horus no Egito antigo era o deus falcão cujo nome significa o alto , distante , ou um distante . 
  • Os deuses tipicamente solares eram: Ra (Re), Amon e Atom (Atum)
  • Na mitologia de Heliópolis: Havia Nu (Caos), surgiu o Sol (Atum) que criou Shu e Tefnut, estes geraram Ket (deus terra) e Nut  (deusa céu), eles geraram: Osíris, Set, Isis e Néftis. Isis e Osíris geraram Hórus
  • Assim Hórus descende do Deus-sol (Atum)  (As religiões no Antigo Oriente, Livraria Editora Flamboyant, 1958,p.24)
  • Horus nunca foi enviado para o submundo, quem foi para lá foi seu pai, Osíris, que foi morto e tornou-se senhor do mundo subterrâneo (ou seja, os mortos), enquanto Horus era rei dos vivos. 
  • Em uma das versões do mito, Horus batalhas com Seth por um período 80 anos, a terra-deus Geb em um julgamento premia toda a herança do Egito, a Horus, e Horus, em seguida, torna-se governador do Egito. 
  • Nos egípcios Textos Coffin (Feitiço 148, citado acima), Horus aparece como um falcão que sobe para o céu além do vôo do original pássaro-soul, além das estrelas e todas as divindades dos velhos tempos cujas almas habitam as constelações. Ao fazê-lo, ele traz de volta a luz e a certeza de um novo dia, subjugando assim Seth, que personifica os terrores da escuridão e da morte.
2- Em contraste, Jesus é apresentado como incriado, eterno. 
Ap 22:12  E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
13  Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
Is 9:6  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
Hb 1:6  E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
7  Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;
8  mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.
9  Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.
10  Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos;
11  eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste;
12  também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.
Jo 8:57  Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão?
58  Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.
Miquéias 5:2  E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

3-SUA MÃE NÃO ERA VIRGEM, 
  • ERA CASADA COM SEU IRMÃO OSÍRIS.Os deuses egípcios eram antropomórficos, tinham os mesmos comportamentos dos seres humanos!
  • Alguns blogs fazem referencia ao "Dicionario Internacional de Teologia" para dizer que elda era chamada de virgem, mas veja o que o dicionário diz:"A palavra egípcia especialmente paralela a esta palavra hebraica é HWN.T. Ainda que a palavra possa denotar moça, virgem pode também denotar uma mulher em idade de casar ou uma jovem que tenha tido relações sexuais. Assim a palavra é usada nos textos da Pirâmide da protetora do rei, que é explicitamente chamada de sua mãe, e de Isis, de quem se diz um oráculo de um sarcófago que está misteriosamente grávida. Tsevat conclui: 'Pode ser afirmado que HWN.T  NÃO É USADO PARA DENOTAR VIRGINDADE BIOLÓGICA, MAS ANTES DE TUDO VIGOR JUVENIL E MATERNIDADE EM POTENCIAL" (Dicionario Internacional de Teologia do Antigo Testamento, p. 230, Editora Vida Nova)
  • Hórus era filho de um deus, sim de Osiris e este era filho de Gebed e Nut, que por usa vez eram filhos de Shu e Tefnut, e estes filhos de Atum (DEUS SOL) "PALAVRA QUE SIGNIFICA O COMPLETO OU O TOTAL. Desse deus ia nascer uma linhagem divina, da qual cada geração ia representar um aspecto ou elemento do Universo." (O DICIONÁRIO DE MITOLOGIA, editora cultrix, p. 16)
  • "Entretanto sua irmã e esposa de Osíris, Isis, conseguiu reunir os pedaços, realizar a primeira mumificação da histtória egípicia, reconstituindo o corpo do marido e dele concebendo um filho- hòrus" (Fatos e Mitos no Antigo Egito, p. 54)
  • "Relata o assassinato de Osíris por seuirmão Seth, Isis e Nephtihys, suas irmãs, conseguem recolher aspartes de seu corpo desmembrado, e Isis, então faz reviver seu marido/irmão por tempo suficiente para engravidar dele. Mais tarde ela dá a luz Hórus" (As religiões no antigo Egito, São Paulo, Nova Alexandria, 2002,p. 61)
  • Atividades de Isis 'no que diz respeito ao cadáver de Osíris culminam na concepção póstuma de Horus. Nos relatos de historiadores gregos Diodoro e Plutarco, Isis recupera todas as partes do corpo do deus morto, exceto por seu membro viril, que tinha sido engolido por um peixe. Ela foi, assim, obrigado a substituir esse membro com uma artificial que ela usa como um instrumento para a inseminação póstuma para produzir Horus. Embora os textos egípcios raramente mencionar esta cena, o lócus classicus (passagem clássica) é a partir dos textos da pirâmide (Feitiço 366):
Isis vem até você, alegria, por amor a você,
que sua semente pode emitir dentro dela, sendo afiada como Sothis.

Horus, o forte um, que sai de você
em seu nome "Horus, que está em Sothis",
ele pode estar bem com você por ele
em seu nome "Spirit in the dndrw-barca ".

Horus tem protegido você em seu nome "protetor Horus de seu pai."
Textos da Pirâmide , Feitiço 366 , a partir de Jan Assmann, página 25)
  • Aqui estão alguns comentários sobre a "concepção de Horus" a partir de vários estudiosos egípcios:
  • "... Desenhos em papiros funerários contemporâneo mostrá-la como uma águia que paira acima de Osíris, que é revivido o suficiente para ter uma ereção e engravidar sua esposa . " (Lesko, grandes deusas do Egito , p. 162)
  • Depois de ter relações sexuais , na forma de um pássaro, com o deus morto que volta à vida, ela deu à luz um filho póstumo, Horus "(Dunand / Zivie-Coche, Deuses e Homens no Egito , 39 pág.)
  • "Através de sua magia Isis revivida o membro sexual de Osiris e ficou grávida dele , acabou de dar à luz seu filho, Horus. " (Richard Wilkinson,deuses e deusas completos do Antigo Egipto , p. 146)
  • "por Hórus, o seu filho póstumo que concebera unido-se ao cadáver do marido, reanimado magicamente por seus feitiços, realizou pela primeira vez os rituais do embalsamamento que conceberam ao deus assassinado um vida eterna" (História das Mitologias 1- Edições 70, 2006,p. 51)
  • "Isis já sabe que ela está destinada a ter um filho que será o rei. Para que isso aconteça, ela tem que reviver os poderes sexuais de Osíris , assim como a Deusa Mão despertou o pênis do criador para criar a primeira vida "(Pinch, Handbook of Mythology Egyptian , p. 80

 para maiores detalhes ver :http://www.philvaz.com/apologetics/HORUS.htm

4- não há qualquer menção na história de sua mãe sendo chamada de "Maria" ou Mary. Isso é pura invenção!Isis é chamada de Meri (amor na língua egípcia) e não Mirian ou Maria (que tem outro significado)

5- Hórus nasceu  não no dia 25 de dezembro. 
  • a Bíblia não diz que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro!
  • "25 de dezembro foi identificado pela primeira vez como a data do nascimento de Jesus por Sexto Júlio Africano, em 221 e mais tarde [440 d.C] tornou-se a data universalmente aceita. Uma explicação generalizada da origem desta data é que 25 de dezembro foi a cristianização do dies solis invicti nati ("dia do nascimento do Sol invicto"), uma festa popular no Império Romano que celebrava o solstício de inverno como um símbolo do ressurgimento do sol, a jogar fora do inverno e da proclamação do renascimento da primavera e verão. De fato, após 25 de dezembro tornou-se amplamente aceito como a data do nascimento de Jesus, os escritores cristãos freqüentemente fizeram a conexão entre o renascimento do sol e do nascimento do Filho. Uma das dificuldades com este ponto de vista é que ele sugere uma vontade indiferente por parte da igreja cristã de apropriação de um festival pagão, quando a igreja primitiva estava tão decidida a distinguindo-se categoricamente a partir de crenças das práticas pagãs.
Um segundo ponto de vista sugere que 25 de dezembro tornou-se a data do nascimento de Jesus por um raciocínio a priori, que identificou o equinócio da primavera como a data da criação do mundo e do quarto dia da criação, quando a luz foi criada, como o dia de Jesus "concepção (ou seja, 25 de março). 25 de dezembro, nove meses depois, em seguida, tornou-se a data do nascimento de Jesus.Durante muito tempo, a celebração do nascimento de Jesus foi observada em conjunto com o seu batismo, comemorado 06 de janeiro." (Enciclopédia Britânica on line-Origem e desenvolvimento)- acesso em dez de 2014
  • Em 440 d.C esta data foi fixada para substituir a festa mitraica que celebrava o Natalis Invicti Solis[Nascimento do Sol Invicto],  (Enciclopédia Barsa 1994 e Dicionário Patrístico e de Antiguuidades Cristãs p. 979)
  • Como foi visto acima o Natalis Invict Solis foi criado em 274 a.C, porém Sexto Júlio Africano, em 221 calculou a data do nascimento de Cristo como sendo 25 de dezembro. Ou seja a escolha do ida 25 de dezembro como dia do natal antecede o dia do culto solar!!!!
  • A data do nascimento de Horus, de acordo com algumas fontes on-line é durante o mês egípcio de Khoiak (que corresponde ao nosso novembro mês). O calendário egípcio tinha três estações, a cada quatro meses e 30 dias / mês. A temporada de Akhet é mês (em grego) Thot, Phaophi, Athyr, Khoiak, a estação de Peret (ou inverno) é mês (em grego) Tybi, Mekhir, Phamenoth, Pharmouthi, a temporada de Chemou (ou verão) é mês (em grego) Pakhon, Payni, Epiph, Mesore. Ver fontes on-line: Egyptian Festival Calendário ; mês calendário egípcio e as estações ; Grandes Festivais ; Rituais Festival . Sabemos também que Horus foi supostamente nascido (a Khemmis ou Chemmis no Delta do Nilo, no norte Alto Egito).
  • Diz a bíblia:

Lc 2:3  Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4  José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,
5  a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6  Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,
7  e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
8 ¶ Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
9  E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
10  O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:
11  é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12  E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
13  E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
14  Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.
15  E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.


6- Não há qualquer registro de três reis visitando Hórus em seu nascimento. Nem tão pouco"
 O seu nascimento [de Hórus] foi consumado por uma estrela no Este"

  • O nascimento de Cristo não foi meramente anunciado por uma “estrela do leste”. O seu nascimento foi profetizado milhares de anos antes, começando em Génesis 3:16 e por todo o resto da Bíblia.
  • O nasciumento de Hórus  está relacionado com a sua estrela Sirus. E esta estrela  é observável praticamente de qualquer parte da Terra durante a maior parte do ano. Algumas vezes, Sirius é até visível durante o dia. Sirius era, e permanece, visível como a estrela mais brilhante no céu
  • O que o vídeo tenta fazer menção são as 3 estrelas do cinturão de órion  que apontam para a estrela de Sírus (ou Sothis) (pois desaparecia no céu por 70 dias e depois reaparecia, isto era visto como prenuncio do nascer do sol, e não prenuncio do nascimento de Hórus)
  • A Bíblia nunca afirma o número de magos que foram ver Cristo, nem mesmo diz que eram reis .
  • A Bíblia diz que quando eles chegaram em Jerusalém Jesus já havia nascido a certo tempo Mt 2:2.
  • quando chegaram em Belém acharam Jesus numa casa Mt 2:11,
  •  Herodes mandou matar os meninos de 2 anos para baixo após cálculo Mt 2:7,16.
  •  Além de tudo isso em dezembro faz frio, o que seria época inadequada para recenseamento e para pastorear à noite, pois os animais buscariam abrigo Lc 2:1-8 (ver acima). 
  • A data do nascimento de Cristo é desconhecida.

Mateus 2:1  Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
 Mateus 2:11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
Mateus 2:7  Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera.
Mateus 2:16  Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.

7- Hórus não é um "salvador"  e nunca morreu por ninguém, ao contrário de Jesus. Alías. Hórus nem sequer morreu!
Mateus 1:21  Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

8- Não há relatos de Hórus sendo um professor aos 12 anos de idade e  também Jesus tornou-se professor aos 30 anos Lucas 2:46,  Jesus não assumia o papel de um mestre e sim de aluno questionador
Lc 2:46  Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
Lucas 3:23  Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Eli;

10- Hórus não foi "batizado".De acordo com textos de pirâmides ele purifica-se na parte da manhã no lago do Campo de Juncos" Evidentemente isso de forma alguma é batismo!! E também o batismo só ocorre uma vez no cristianismo!!
Anubs não batizou Hórus nas águas!!!!  Não existe nada a respeito. 
Anubs estava realacionado com embalsamento e vida após morte!!! Nada a ver com João Batista!!
Mateus 3:16  Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.

11- Hórus não tinha 12 discípulos, Veja abaixo. Jesus não tinha só doze discípulos, tinha dentre estes 12 apóstolos!!!
O número 12 estava ligado ás doze tribos históricas de Israel (ver mais abaixo) e não ao Zodíaco como afirmam abaixo.
Lucas 6:13  E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:
F. Lenormant comenta o seguinte:
“... O sol do hemisfério baixo tomou mais especialmente o nome de Osíris. Seus companheiros [...] eram as doze horas da noite personificadas como muitos deuses, acima do qual era colocado Hórus, o próprio sol nascente...” – Chaldean Magic: Its Origins and Development, pg. 83.
O egiptólogo James Bonwick também diz:
“Os doze companheiros [de Osíris] deviam ser os doze signos do zodíaco; como os doze homens que sustentaram sua arca, ou os doze que conspiraram, e o mesmo número dos que levaram seu corpo.” – Egyptian Belief and Modern Thought, pg. 175.
O mesmo nos diz Gerald Massey:
“Os doze com Hórus em Amenta são os que trabalham na colheita e coletam o milho (ou seja, as almas) para Hórus.” —Ancient Egypt: Light of the World, vol. I, pg. 864.

12- Não existe nenhuma narrativa de Hórus sendo traído por um discipulo. Quem foi morto por Tifom foi seu Pai!!!! e muitos confundem isso.
Tiphon (Set) era o assassino de seu pai, seu tio!!!! Não era seu discípulo!!!
Plutarco narra
"Setyh rapidametne, com os seus cúmplices, fecha a tampa, lacra-a com chumbo e lança o escrínio no rio Nilo...Isis.. consegui fugir e partiu à procura dos restos mortais do esposo para dar-lhe ao menos uma sepultura digna.. Desesperada caminhou até biblos. Fora justametne aqui onde recuperara o trágico esquife...Chegando ao Egito, escondeu o esquife num lugar solitário perto de Buto... Mas por acaso Seth o encontrou, quando numa noite caçava ao claro da lua. Abriu o ataúde e viu os restos mortais do irmão. Ficou furioso e despedaçou-o, dividindo-o em quatorze partes que foram espalhadas pelo Egito. A infeliz Isis, com o novo suplício, recomeçou a procura dos restos fúnebres, depois de imensas fadigas conseguiu reconstituí-los (exceto o membro viril devorado pro um ossirinco, uma especie de esturjão do Nilo)...

"Recomposto o corpo, Isis chamou para junto de si a irmã preferida Néftis (esposa inocente do malvado Seth), Tot e Anúbis. E, com a ciência herdade de Osíris, todos juntos envidaram todos os esforços para restituir a vida a Osíris. Anúbis embalsamou o corpo, e surgiu a primeira múmia, que foi enfaixada e recoberta de talismãs. Nas paredes do sepulcro, em Abidos, foram gravadas as fórmulas mágicas rituais. Junto ao sarcófago foi colocada uma estátua totalmente semelhante ao defunto.
"Assim Osiris ressuscitou, mas não pode reinar mais sobre esta terra e tornou-se rei do lugar que fica além do horizonte ocidental, que transformou de lugar triste e escuro numa chácara fértil e rica de colheitas.
Realizado o rito de sepultamento, Isis voltou a esconder-se nos pantanais para proteger-se, e principalmetne o filho que esperava, contra as vinganças de Seth...lhe ensinou a magia e educou-o em memória do pai, Hórus cresceu....quando ficou maior, Osíris voltou a terra para fazer dele um soldado"(O Egito dos Faraós, p.38-40)
Capa


"Nenhuma das fontes antigas o mostra retomando posse  de seu reino terrestre. Este, depois de muitas peripécias, caiu ao seu filho Hórus, o Menino, que vingou seu pai, abatendo Set. A morte pusera termo no reinado de Osíris. Doravante, mesmo revificado, Osíris reinaria em outro mundo"
(As religiões do Antigo Oriente, p. 26)
Marcos 14:21  Pois o Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!

13-Hórus não morreu por crucificação. Essa nem ao mesmo era uma prática egípcia. Mas era uma prática romana atestada pelos historiadores. qualquer pessoa sabe disso! Hórus nem sequer morreu, foi apenas ferido no olho.


14-Não existe nenhum relato de Hórus sendo sepultado por três dias, pois nunca morreu!!!. Aliás Hórus nem mesmo foi uma pessoa humana, Jesus foi uma pessoa humana histórica!!!

Osíris é ressuscitado por Isis Tot e Anúbis e Néftis, e se torna Senhor no além. Depois disso nasce seu filho Hórus!!! Assim não adianta alegar que foi Hórus quem estve morto por 3 dias!  Foi o pai dele!!(vide acima)

15-Hórus não foi ressuscitado. Não existe nenhuma narrativa de Hórus saindo do túmulo com o mesmo corpo de quando entrou. 
.Existe sim relato do Pai dele voltando a vida, mas não para reinar neste mundo (vide acima).Aliás seu corpo foi embalsamado

Conclusões sobre Hórus:

  • Como provado acima NENHUMA das afirmações do vídeo SOBRE HORUS tem apóio na mitologia!!!!
  • Só uma pessoa incauta e que desconhece mitologia egípcia, bíblia e história geral acredita e produz um vídeo cheio de mentiras como esse.




Afirmações Sobre Mitra:
nasceu de uma virgem no dia 25 de dezembro
teve 12 discipulos e fazia milagres
foi enterrado por 3 dias e depois ressuscitou
chamado de a verdade e a luz
o dia sagrado de adoração era o domingo"
Resposta:
1-Mitra foi criado por uma divindade masculina:"Divindade Persa e mazdeísta da luz criada, da verdade e da boa fé, protetor dos contratos, mediador entre deuses e juíz de almas. Originalmente criado por Ormuzd, acabou por destroná-lo, para tornar-se o centro de um culto especial, o mitrhacismo, cujo elemento básico era a imolação de um touro em uma gruta sagrada" (Dicionário Rideel de Mitologia p. 149)
outras fontes dizem que  "Segundo as imagens dos templos e os escassos testemunhos escritos, o deus Mitra nasceu perto de uma fonte sagrada, debaixo de uma árvore sagrada, a partir de uma rocha (a petra generatrix; Mitra é por isso denominado de petra natus)."

2-Jesus conforme visto acima tinha muito mais que 12 discípulos e não há relatos que mitra tenha tido 12 discípulos!

3-Não existem relatos que dizem que foi enterrado por 3 dias!!

4-Muitos deuses são chamados de verdade, luz, senhor, poderoso, etc. Isso são atributos comuns nas várias religiões, o fato é que nenhum desses deuses foi uma pessoa histórica como Jesus foi!!

5- O dia de adoração de mitra era domingo que na lingua latina era conhecido como dia do sol!! Jesus era adorado todos os dias!!!Mas era comum a celebração da ceia no domingo, pois foi o dia de sua ressurreição:
Atos 2:41  Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43  Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
44  Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
45  Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
46  Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

47  louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Marcos 16:9  Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios.
Atos 20:7  No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.

6- Não há nenhum documento antigo que prove que Mitra nasceu no dia 25 de dezembro, semente ocorre depois de Cristo (Aureliano 270-275) Assim, o Imperador Aureliano estabeleceu oficialmente o culto de uma versão romana do deus sol, sob o nome de Sol Invictus, como o principal culto do império em 25 de dezembro , 274 dC, após sua vitória sobre Zenobia, rainha de Palmyra. Ele construiu um grande templo para o Sol Invictus no Campo de Marte, em Roma e fez 25 de dezembro um feriado nacional.


Afirmações sobre Attis
"nasceu de uma virgem (Nana)
nasceu 25 de dezembro
morreu na cruz
ressuscitou 3 dias depois"
Resposta:
Não nasceu em 25 de dezembro
Não morreu na cruz, mas de uma castração.
Não ressuscitou, conservou uma espécie de vida latente no túmulo, e isso de forma alguma é ressurreição!!! SÓ UMA DISTORÇÃO DESTA HISTÓRIA diria que isto é ressurreição!!!
"O menino foi abandonado e cuidado por um bode. Cresceu e se tornou de uma beleza tão extraordinária que Agdístis o amou, como uma mulher ama um homem. A fim de iludir a perseguição de Agdístis, os parentes de Ateu (Atis) o enviaram a Pessinonte, para despojar a fulha de rei. Tinham já cantado um hino do himeneu, quando apareceu Agdístis. Ateu ao vê-lo, enlouqueceu  destruindo em si mesmo a virilidade. O mesmo aconteceu com o rei., cheio de dor, obteve dos deuses que o corpo de Ateu, que morrera devido ao ferimento que em si mesmo praticara, se conservasse para sempre incorruptível" (Dicionário da Mitologia Grega Ruth Guimarães, Editora Cultrix p.24)
"Atis foi amado por Agdístis, ser hemarfrodita, que o tornou louco. Sob sua influencia, ele castrou-se e os que o viram mutilar-se fizeram o mesmo. Essas cenas se passavam realmente nos cultos de Cibele. Átis morreu dessa mutilação, mas conservou uma espécie de vida latente no túmulo" (Dicionário da Mitologia Grega Ruth Guimarães, Editora Cultrix p.81).

"Há outra versão: "lá se adorava Cibele, sob a forma de uma pedra. Zeus apaixonado pela deusa, tentava em vão se unir a ela. Como não conseguiu, depositou seu sêmen na cavidade de um rochedo vizinho. Assim, engedrou Agdístis, ser hermafrodita, que Dionísio um dia embebedou e castrou, do seu sangue nasceu uma romãzeira. Nana, filha do Rei Sangário obrigou a filha a enjeitar o menino, que foi recolhido por alguns passantes e criado com mel e leite de cabra. Isto lhe valeu o nome de Átis, que significa bode,  em frígio Atagus; ou ainda, o belo. Como Agadístis e Cibele disputassem a posse do jovem, que o rei Pessinonte, Midas, destinava a sua filha, Átis foi atacado de loucura pela deusa, castrou-se sob um pinheiro e morreu. A filha de Midas se matou de  desespero, e do seu sangue a amendoeira. Zeus, tocado pelas súplicas de Agdístis, concedeu-lhe o corpo de Ateu jamais se corrompesse e que seus cabelos continuassem a crescer. Agdístis transportou o cadáver para Pessinonte, onde tornou a enterrá-lo, iniciando ali um grupo de sacerdotes e promovendo festas em seu louvor" (Idem p. 25)


Afirmações sobre Krishna:
"nasceu de uma virgem
estrela anunciou sua chegada
fez milagres
após sua morte ressuscita"
Resposta:
Krishna não nasceu de uma virgem, foi o oitavo filho de Devaki:
"De acordo com o Bhagavata Purana, Krishna nasceu sem uma união sexual, mas por meio da "trasmissão mental" ióguica da mente de Vasudeva no ventre de Devaki. Baseado em dados das Escrituras e cálculos astrológicos, a data de nascimento de Krishna, conhecida comoJanmastami, é o dia 18 de julho de 3228 a.C. Krishna pertencia ao clã Vrishni dos Yadavas, deMathura, capital dos clãs Vrishni, Andhaka e Bhoja. Foi o oitavo filho da princesa Devaki e seu marido Vasudeva" (Wikipédia)
"Como Hermes foi uma criança turbulenta, maliciosa e até mesmo ladra... depois de adulto seduzia todas as pastoras com os harmoniosos sons de usa flauta... esse deus teria 16000 esposas e cento e oitenta filhos( (Dicionário Rideel de Mitologia, Editora Riddel,p. 132)
Quase todos os deuses segundo a mitologia fez algum milagre
De acordo com alguns eruditos Krishna aparentava morrer, mas não morria de verdade:
"De acordo com os eruditos vaishnavas, o corpo de Krishna é completamente espiritual, e não seria corruptível nem sujeito à morte e à deterioração. Mesmo assim, na execução de seus passatempos terrenos, ele aparenta nascer e morrer como uma pessoa comum".(Wikipedia)

Quase todos os deuses segundo a mitologia fez algum milagre
 Afirmações Sobre Dionísio:
"nasceu em 25 de dezembro
nasceu de uma virgem
transformou água em vinho
foi chamado de alfa e õmega (primeiro e último)"
Resposta:
Dionísio nasceu de um adultério de Zeus (ao se disfarçar de homem) com uma mortal por nome Semele, traindo assim sua esposa Hera, foi relação sexual e não nascimento virginal
"Dionísio é filho de Zeus com a princesa tebana Semele. Como  acontece em todos os casos amorosos de Zeus, Hera descobre a traição e decide vingar-se (Mitologia-deuses, heróis e lendas, Editora Abril, 2012,p. 96)
"Deus grego, Dionísio, identificado a Baco, divindade romana, era filho de Zeus e da princesa tebana Semele, filha de Cadmo. Ele foi o único ser divino gerado por uma mortal. Ela foi seduzida por Zeus, que se disfarçou de homem. Hera, irmã e esposa do Deus de todos os deuses, possuída pelo ciúme, armou uma cilada para a mãe de Dionísio. Fazendo-se passar pela ama de leite da princesa, ela a convenceu a pedir uma prova a Zeus de quem ele realmente era, ou, segundo outra versão, requerer-lhe que se apresentasse diante dela com suas vestes mais brilhantes."   http://www.infoescola.com/mitologia-grega/dionisio/
Como vimos acima Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro (ver acima) e não há nenhum documento que prove que Dionísio nasceu em 25 de dezembro
Como ele poderia ser chamado de primeiro e último se antes dele já havia deuses mais antigos?
Ele morreu despedaçado pelos Titãs por ondem de Hera (mulher e irmã de Zeus), ou seja, não morreu numa cruz. Voltou a vida quando ainda na forma de animal e não na forma humana
" 'Foi morto e devorado sob a forma de touro, bode ou cervo na metade do verão. Estas eram suas diferentes formas quando os titãs o atacaram' sob as ordens de Hera., fizeram-no em pedaços e cozinharam seus pedaços em um caldeirão.... sua avó Réia, reconstituiu os pedaçõs espalhdos e o reanimou" (Dicionário Rideel de Mitologia, Editora Riddel, p. 71)
O único ponto que é real segundo a mitologia é que Dionísio transformou água de um rio em vinho quando vai até a India para embriagar e derrotar seus inimigos (Mitologia-deuses, heróis e lendas, Editora Abril, 2012,p. 97)


Sobre belém e a constelação de virgem
Resposta:
Belém é uma cidade histórica!!! e o Antigo Testamento já dizia que o Messias, o Salvador iria nascer lá:

Miquéias 5:2  E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Lc 2:3  Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4  José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,
5  a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6  Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,
7  e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
8 ¶ Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
9  E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
10  O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:
11  é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12  E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
13  E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
14  Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.

15  E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.

Afirmações obre astrologia:
'agora provavelmente a analogia mais óbvia de todas desse simbolismo astrológico são os doze discípulos de Jesus, eles são simplesmente as 12 constelações do zodíaco"
resposta:
1-A BIBLIA CONDENA A ASTROLOGIA Dt 18:9-14; Is 47:13-14; Dt 4:19; II Rs 21:6;Os 4:12; Ez 21:21-22.
2-as tribos de israel eram 12, ISSO É HISTORICAMENTE IRREFUTÁVEL!
Gênesis 35:22  E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e se deitou com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. Eram doze os filhos de Israel.
Gênesis 42:13  Eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um homem na terra de Canaã; o mais novo está hoje com nosso pai, outro já não existe.
Gênesis 42:32  somos doze irmãos, filhos de um mesmo pai; um já não existe, e o mais novo está hoje com nosso pai na terra de Canaã.
Gênesis 49:28  São estas as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a bênção que lhe cabia.
3- A comparação do número 12 é por causa das doze tribos:
Mateus 19:28  Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.



Sobre a origem da idéia de crucificação:
"essa é a razão por que Jesus e muitos outros deuses solares compartilham da ideia de crucificação, morte por 3 dias e o conceito da ressurreição é o período de transição do sol antes de mudar de direção contraria no o hemisferio norte trazendo a primavera e assim a ressurreição"
Resposta:
 a bíblia proíbe o culto ao sol:
Deuteronômio 4:19  Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.

como vimos não se tem relatos de deuses ressuscitando depois de 3 dias.
Eles forçam a imagem do sol deslocando para a esquerda para dizer que os deuses solares morriam na cruz, veja abaixo:





para ver a refutação da parte 2 do vídeo click: http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/08/jesus-o-deus-sol-parte-2-refutado.html


para ver a refutação da parte 3 do vídeo
click: http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/09/jesus-o-deus-sol-refutado-parte-3.html

para ver as 3 partes juntas, o vídeo completo:

https://www.youtube.com/watch?v=uwTACoWU5UA


domingo, 11 de agosto de 2013

A música "ressuscita-me"(Aline Barros) é espírita?

Certo pregador disse que a música de Aline Barros é espírita. 
Veja O raciocínio dele:
1-Lázaro estava morto quando foi retirada a pedra.
2-A letra da música fala de alguém pedindo para remover a pedra.
3-Logo a pessoa morta está falando, o que dá base para o espiritismo
Resposta:
1- A história de Lázaro (bíblia) fala de uma ressurreição física, literal. A música pede a ressurreição (não literal) da pessoa, dos sonhos, uma transformação da pessoa.
2-A bíblia fala  de Lázaro sepultado, a música fala do sepultamento da alegria (sonhos cancelados)
3-Lázaro não via a luz do dia (literalmente), a música fala de uma pessoa que não vê a muito tempo a luz do dia num sentido não literal (figurado)
4- Lázaro teve sua pedra literalmente removida (ainda que não foi por Jesus), a música fala de ter uma pedra removida (no sentido não literal), ou seja, tirar os obstáculos que a impedem de ter Vida em abundância.
5- a música fala de uma pessoa VIVA, que pede uma transformação de sua Vida, uma nova perspectiva para seus sonhos
confira a letra:

Ressuscita-me

Aline Barros

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados
Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu

Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre
Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora

Ressuscita-me
Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados
Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu
Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre
Tu És a própria vida
A força que há em mim
Tu És o Filho de Deus
Que me ergue pra vencer
Senhor de tudo em mim

Já ouço a Tua voz
Me chamando pra viver
Uma história de poder

quarta-feira, 31 de julho de 2013

o que atrapalhava o crescimento das Assembléias de Deus?

A sociologia responde:
"Para os propósitos expansionistas das Assembléias de Deus, esses costumes e hábitos, com status de doutrina bíblica, estão tonando cada vez mais disfuncionais. Causam tensões e disputas internas entre a velha e a nova gerações de pastores e de fiéis. Dificultam a atração das camadas sociais mais abastadas. provocam  dissidências, perda de membros, sobretudo de jovens e de eventuais conversos da classe média. os depoimentos são claros" (Neopentecostais - Sociologia do novo pentecostalismo no Braisl,, edições loyola, 1999,p. 205)

"Sua acomodação ao 'mundo tem sido lenta, prejudicando seu crescimento nos últimos anos" (idem) ou seja até 1999, data da publicação do livro)

"a Assembléia de Deus de fato se dava conta de que perdia os crentes tão logo eles chegavam a um certo conforto econômico. E isto, seguindo Freston, por duas razões. Primeiramente, os tabus sectários implicando uma certa homogeneidade social. Em seguida, o clericalismo nascente vê com maus olhos alguns laicos distinguirem-se em razão de uma respeitabilidade social que os pastores ainda não adquiriram, ou mesmo uma respeitabilidade política..."Os pobres e o Espírito Santo- O pentecostalismo no Brasil, Editora Vozes, 1996p. 142)

Ao abrir mão dos usos e costumes retrógrados a Assembléia de Deus voltou a ser a igreja que mais cresce, enquanto que Igrejas pentecostais com rígidos usos e costumes estagnaram ou diminuiíram: Congregação Cristã teve um decréscimo de membros e a Deus é Amor cresceu em apenas 70553 membros!!!  

igrejas
censos 2000 e 2010    ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Caracteristicas_Gerais_Religiao_Deficiencia/tab1_4.pdf

Advertências Bíblicas:
Era comum no passado irmãos que tinham visões sobre os tabus de usos e costumes, e inventando doutrinas com sua mente carnal (ainda que tivesse boas intenções) veja o que diz a bíblia:


Mc 7:7  E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

8  Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.

Cl 2:18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
19  e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
20  Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21  não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,
22  segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23  Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

Gl 1:8-98  Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
9  Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.

1 Co 4:6  Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro.





Sobre um estudo completo do termo VAIDADE: 
http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2014/08/o-que-e-vaidade-vaidade-no-sentido.html


Jornal mensageiro da paz:

Samuel Nyström 1ª quinzena de Janeiro de 1947Em qualquer tempo, ou circunstância, devemos lembrar-nos que não se consegue fazer a obra do Senhor por força e nem por mios violentos, resoluções ou imposições, mas a obra do Senhor se realiza pela intervenção divina criativa de Deus e pela lei do crescimento externo da obra do Senhor, mas igualmente quando se tratar do cresciemnto interno desta, tanto individual como coletivamente.
Mesmo durante a dispensação da Lei, a Lei não conseguiu outra coisa senão descobrir e pôr o pecado em atividade, tendo como resultado a morte. Paulo disse: “Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte. Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou” (Rm 79-11). Enquanto a fé não tinha vindo, a Lei teve um alvo como pedagogo, conduzir homens a Cristo. Mas, tendo vindo a fé, não estamos mais de baixo do pedagogo (a Lei), e nem devemos fazer ressuscitar leis ou inventar outras leis para que não fiquemos no lugar dos gálatas, que foram chamados insensato e a respeito dos quais Paulo temia que todo o seu trabalho tornasse vão (Gl 2.2; 2.21; 4.11)
“De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé” (Gl 3.24). “Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio” (Gl 3.25).
Cristo veio com a graça e, então a Dispensação da Lei se encerrou. Em lugar do mandamento prévio, que foi ab-rogado por sua fraqueza e inutilidade, pois ‘a Lei nada fez perfeito’; foi introduzida uma melhor esperança, pela qual nos chegamos a Deus: Cristo que é nosso sacerdote, segundo o poder de Deus uma vida indissolúvel (Hb 7.16-19). Portanto, o que realmente tem valor para nós é ‘a fé que opera por amor’ por isso não nos justificamos pela Lei ou leis, para não sermos decaídos da graça e separados de Cristo (Gl 5.6).

Estatutos de ordenanças para os que morreram em Cristo não tem utilidade nenhuma, segundo as palavras de Paulo:
“Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas: “Não toque nesta coisa”, “não prove aquela”, “não pegue naquela”. Todas essas proibições têm a ver com coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam. De fato, essas regras parecem ser sábias, ao exigirem a adoração forçada dos anjos, a falsa humildade e um modo duro de tratar o corpo. Mas tudo isso não tem nenhum valor para controlar as paixões que levam à imoralidade” (Cl 2.19-23).

A ordenança para manifestar humildade e severidade para o corpo servem para satisfazer a carne, o erro, e elas com facilidade arranjam os que se julgam mais santos do que outros, isto resulta em inchação vã, e cria o espírito de fariseus, que é o maior impedimento para as bênçãos de Deus.
Ao contrário, o que vem sendo operado pelo Espírito Santo quebranta e derrete as durezas do coração, operando a verdadeira humildade, e esta não tem o enfeite exterior como base de santificação ou para ser membro de uma igreja, mas o homem novo, nascido pelo Espírito e dirigido pelo Espírito. O homem que está escondido no coração se conhece por um vestido incorruptível, por espírito manso e tranquilo, que é de grande estima diante de Deus (1ª Pe 3.3-4).
Este nascido do Espírito, seja homem ou mulher, não procura se exibir nem com vestidos nem com sabedoria ou seus talentos, nem com o que possui materialmente, e ainda menos com seus dons e posição espiritual, o que seria o cúmulo da vaidade. Não é um apaixonado por modas e as mudanças, mas é discreto na sua aparência. Não se veste para que o vestuário chame atenção pela sua extravagância para a sensualidade, nem se veste para que todos o notem pelo seu modo esquisito de trajar.

Há muitos países e também muitas foras de trajar neste mundo, bem como muitos climas diferentes, e tudo isso deve ser considerado, mas com a Palavra diz: ‘Com modéstia e sobriedade’. O que a Escritura ensina em relação a este assunto é que as mulheres devem ser castas e tementes a Deus tantos as que são casadas como as moças e, então, tais obedientes como Sara, não produzirão escândalos. Temos as advertências neste sentido em 1ª Timóteo 2.9-10 e 1 Pedro 3.1-6, e convém atentar para a palavra inspirada, então o Espírito Santo operará em vós o que for digno e de boa fama, e sereis agradáveis a Deus.
Lembremos-nos também que há muitas coisas que são igualmente perigosas para a obra do Senhor, que só pelo Espírito Santo poderão ser removidas, como o amor ao dinheiro que nem sempre ostenta com a ‘lapela da avareza’ para se ver, entretanto é a raiz de todos os males. O homem ostentando justiça própria, criticando tudo e todos, é um indivíduo perigoso para o avanço e a unidade da obra do Senhor, porque é difícil para o convencer e a seus adeptos.
Mas, é pelo poder do Espírito do Senhor que a obra de Deus irá avante. Ele verdadeiramente só se pode servir dos que são humildes, prontos para deixar os seus próprios planos para edificação da igreja e da sua santificação, e a deixar o Espírito Santo usar a Palavra de Deus para este fim. Então, será ‘Deus o que opera eficazmente em vós tanto o querer como o perfazer, segundo a sua boa vontade (Fp 2.13).


terça-feira, 30 de julho de 2013

EVANGÉLICOS se CONVERTERÃO ao BRASIL?

21/07/2013 - 03h20
Folha de Sao Paulo
A conversão do pentecostalismo
REGINALDO PRANDI


RESUMO 
Depois de trocar o discurso do desapego material pela apologia do consumo, o pentecostalismo brasileiro se vê instado a afrouxar sua moral conservadora para conquistar segmentos mais abastados e escolarizados. Na trilha para se tornar a força religiosa dominante no país, ele terá de se dobrar ao éthos nacional.
*
O avanço acelerado das igrejas evangélicas anuncia para breve um Brasil de maioria religiosa evangélica. Se isso vier a acontecer, o país se tornará também culturalmente evangélico? Traços católicos e afro-brasileiros serão apagados, assim como festas profanas malvistas pela nova religião predominante?
Deixarão de existir o Carnaval, as festas juninas, o famoso São João do Nordeste? Rios, serras, cidades, ruas, escolas, hospitais, indústrias, lojas terão seus nomes católicos trocados? A cidade de São Paulo voltará a se chamar Piratininga? E mais, mudarão os valores que orientam a vida por aqui?
Provavelmente não, porque a religião mudaria antes. Ela se reconfigura em resposta a demandas sociais, e essa recauchutagem é tão mais profunda quanto maiores forem a consolidação e a difusão da crença. Deixa de ser radical e sectária, ajusta-se. Vê-se isso na história recente das próprias religiões evangélicas.
Igrejas pentecostais pregavam uma ética de afastamento do mundo, com profundas restrições ao consumo. Ao preconizar vida simples e despojada, ofereciam um modelo ideal de conduta para uma classe proletária então destinada a ganhar mal e comprar pouco.


Quando a âncora da economia muda do trabalhador que produz para o consumidor (garantidor do crescimento), o pentecostalismo tem de rever sua posição sobre o consumo, até então encarado como ponte para o mundanismo.


Dessa forma, acompanhou a mudança e adotou a teologia da prosperidade -coisa de gênio. Abandonou o princípio de que o dinheiro é do diabo e largou mão do velho ascetismo, mantido na esfera da sexualidade. Adequou-se às aspirações de classe média no que diz respeito a vestir-se, educar os filhos, ter tudo de bom em casa, comprar carro, viajar a turismo e muito mais.
A nova teologia promete que se pode contar com Deus para realizar qualquer sonho de consumo. Em suma, já não se consegue, como antes, distinguir um pentecostal na multidão por suas roupas, cabelo e postura. Tudo foi ajustado a novas condições de vida num país cujo governo se gaba do (duvidoso) surgimento de certa "nova classe média", de fato cliente preferencial das lojas de R$ 1,99.
Incapazes de influir nos grandes temas da sociedade, as igrejas pentecostais ajustaram o foco na velha preocupação com a vida íntima. Agarraram-se a uma moralidade mesquinha e reacionária, tão fácil de impor aos descontentes com sua vida pessoal.
A maioria dos pentecostais é de recém-convertidos, e conversão precisa de motivo forte, subjetivo, que tenha elo direto com felicidade e capacidade de viver bem.


IMPOSIÇÃO DA LEI
A interferência da religião nos costumes poderia vir agora também pela imposição da lei. Para fazer mudanças a seu gosto, o credo da nova maioria contaria com as casas legislativas, onde vai ampliando suas fileiras. Bem no tom de ameaça do pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP).
Ao perder uma batalha em sua guerra homofóbica travada nas trincheiras da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que espantosamente continua a presidir, ele acenou para um revide amparado na possibilidade de a bancada evangélica dobrar numericamente na próxima legislatura.


O instituto Datafolha confirma: se dependermos da opinião expressa por pentecostais, o Brasil pode retroceder em matéria de família, sexualidade e liberdade de escolhas e abandonar normas e direitos fixados após longas lutas.


A pesquisa publicada hoje pela Folha mostra que, no continuum da moralidade, as posições estão bem marcadas: os pentecostais formam o segmento mais atrasado. Os católicos são tão avançados quanto a população média do país, maioria que são. Os evangélicos não pentecostais ocupam posição intermediária entre católicos e pentecostais; já tiveram sua fase de sectários e poderiam representar hoje os pentecostais de amanhã.
Os sem religião, espíritas e umbandistas tendem a ter posição condizente com os avanços da sociedade, à frente dos católicos, mas são muito minoritários. Outras religiões, pelo pequeno número de seguidores na população, nem aparecem na amostra.
É preciso lembrar que, independentemente de religião, os mais pobres e os menos escolarizados, camadas em que os pentecostais arregimentam preferencialmente seus adeptos, estão menos afeitos ao avanço dos costumes e direitos.
Religião e posição social se atraem e se somam. Por outro lado, se o pentecostalismo também sonha em ser uma religião de classe média ilustrada, terá de mudar.
Ainda que majoritária, condição aqui apenas hipotética, a religião evangélica, sobretudo pentecostal, seria a crença de indivíduos convertidos um a um, e não a que funda uma nação e fornece os elementos formadores de sua cultura, lugar ocupado pelo velho catolicismo.
O processo que culminaria no redesenho do cenário da fé seria diferente daquele que modelou a cultura no Brasil. Por tudo isso, em vez de o Brasil virar culturalmente evangélico, a religião evangélica pode bem se converter ao Brasil.
REGINALDO PRANDI, 67, é professor sênior do departamento de sociologia da USP e pesquisador do CNPq. Escreveu, entre outros livros, "Mitologia dos Orixás", "Segredos Guardados" (ambos pela Companhia das Letras) e "Os Mortos e os Vivos" (selo Três Estrelas, do Grupo Folha).




"Só uma minoria deles se diz contra a legalização da união entre pessoas do mesmo sexo (36%) e contra a adoção de crianças por casais homossexuais (42%), índices inferiores ao que pensa a média da população e muito abaixo do registrado entre evangélicos (em torno de 65% e 70%, respectivamente).
Apenas espíritas e umbandistas são mais liberais a respeito desses temas. Mas membros de todas as igrejas cristãs pensam de forma muito parecida sobre o aborto: entre 65% a 70% dizem que a mulher que praticar aborto deve ser processada e presa."
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/119929-catolicos-vao-pouco-a-missa-e-contribuem-menos-com-igreja.shtml
RESPOSTA:
1-O colunista da Revista Veja, Reinaldo Azevedo, diz que a pregação da Assembleia de Deus (Igreja que mais cresceu de acordo com o último censo-2010)

“está muito mais centrada na defesa de VALORES, especialmente os ligados à unidade da família. Se é uma igreja que cresce no chamado “Brasil moderno e urbano”, esse crescimento se dá com a pregação de valores que podemos chamar “tradicionais. O colunista continua: “A Assembleia, infiro, tende a crescer de forma sustentável e consolidada porque opera numa esfera que produz alterações que tendem a ser permanentes. As correntes que dão excessivo valor às relações de troca com Deus podem ter ascensão vertiginosa, mas esbarram, não tem jeito, no peso da realidade. O Altíssimo não sai por aí recompensando quem faz muita bobagem com sua conta bancária. Também não costuma resolver os problemas que estão afeitos à medicina. A força desse tipo de discurso
 é limitada”


2-Os Pentecostais tem por princípio a liberdade religiosa;
  •  portanto se a maioria fosse evangélica não se proibiria a manifestação de festas católicas, espíritas ou quaisquer outras.
  •  Basta conhecer que TODOS os países de maioria evangélica, privam pelos direitos à  liberdade religiosa. 
  • Assim estas festas continuarão a existir a menos que toda população se tornasse evangélica!!!

3- Em segundo lugar, NUNCA em toda a história do protestantismo (mesmo dentro do pentecostalismo) se abriu mão dos valores tradicionais como sexualidade dentro do casamento, heterossexualidade,e outros valores tradicionais, exceto em seitas derivadas do protestantismo, e essas são tidas como movimentos heréticos.

3-Mesmo dentro do movimento Neopentecostal esses valores sempre perduraram, como diz este Sociólogo especializado no assunto:
"Mesmo as neopentecostais, embora mais liberais, estabelecem orientações tipicamente puritanas, moralistas: contra o homossexualismo, a pornografia, as drogas, a assistência a programação de tv que exploram a violência e sexualidade, a frequência a bares e danceterias, participação no carnaval" (Neopentecostais- Ricardo Mariano, Edições Loyola, p. 210)

4- Assim a afirmação que E mais, mudarão os valores que orientam a vida por aqui? Provavelmente não, porque a religião mudaria antes. ... Vê-se isso na história recente das próprias religiões evangélicas."  é falsa pois, o que mudou nas igrejas pentecostais foi os chamados "usos e costumes de santidade" (que nada tem de fundamentação bíblica como: uso de saias, cabelos sem cortar, não uso de bermudas, etc.) e mudança para uma liturgia "mais brasileira" com ritmos populares, basicamente isso.


5-Em relação à Teologia da Prosperidade,a maioria dos pentecostais não à adota . O segmento que adota é conhecido como NEOPENTECOSTAIS. A Assembléia de Deus combate o ensino da Teologia da prosperidade ou Teologia da Confissão Positiva. 


6-Mas a Igreja Universal do Reino de Deus (maior denominação neopentecostal e a  igreja que mais dá ênfase à prosperidade financeira foi a que mais perdeu fiéis (queda de 11% em relação a 2000). A igreja, que nos anos 1990 deu um salto de 269 mil para 2,1 milhões de fiéis, perdeu 228 mil na última década. http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/por-que-edir-macedo-e-a-igreja-catolica-perderam-fieis-e-por-que-a-assembleia-de-deus-ganhou/

7- A afirmação: "Quando a âncora da economia muda do trabalhador que produz para o consumidor (garantidor do crescimento), o pentecostalismo tem de rever sua posição sobre o consumo, até então encarado como ponte para o mundanismo.
Dessa forma, acompanhou a mudança e adotou a teologia da prosperidade" tem vários equívocos:
  • A teologia da prosperidade começou nos Estados Unidos e iniciou-se no Brasil com a Igreja Nova Vida, da qual saiu a universal e Internacional da Graça de Deus (igrejas neopentecostais)
  • O neopentecostalismo é um tipo de pentecostalismo, mas numa 3ª onda, de onde veio a Teologia da Confissão Positiva- ver apêndice 1
  • Assim não houve adoção da Teologia da Prosperidade, especialmente por parte majoritária da Assembléia de Deus (a igreja que mais cresceu)
  • o autor do texto dá a entender que o fator preponderante do crescimento dos pentecostais seria a teologia da prosperidade, mas desde que surgiu o pentecostalismo sempre foi o ramo evangélico que mais cresceu!!!!! mesmo antes do surgimento da Teologia da Confissão Positiva- ver apêndice 2
8- Sobre homofobia
  • O simples fato de ser contra a prática de atos homossexuais não caracteriza homofobia
  • O SITE PSIQWEB CITA o dicionário especializado:"Esta expressão significa medo do homossexualismo. O medo do homossexualismo empurra as pessoas em direção ao sexo oposto com objetivos de reprodução e de garantir ao sujeito sua identidade heterossexual.
    Homofobia é típica de pessoas que, consciente ou inconscientemente, ainda têm muitas dúvidas e angústias sobre sua identidade sexual. Como mecanismo de defesa de sua insegurança, estas pessoas costumam ridicularizar e agredir os homossexuais. Casos muitos graves de Homofobia levam o sujeito a fazer investidas como o assassinato de homossexuais. "  
    http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=382
  • Os valores cristãos repudiam atos de violência, ódio aos homossexuais ou qualquer pessoa
  • Para haver tolerância aos homossexuais tem que haver discordância, assim os evangélicos tem o dever de amar todas as pessoas, e isso inclui tolerar  práticas  consideradas pecaminosas pela bíblia.



9- A afirmação "se dependermos da opinião expressa por pentecostais, o Brasil pode retroceder em matéria de família, sexualidade e liberdade de escolhas e abandonar normas e direitos fixados após longas lutas."

  • A pesquisa citada da Folha  não faz distinção entre praticantes e não praticantes. Existem muitos católicos nominais, como também evangélicos, o que tornaria os 'católicos'  mais receptivos a conceitos como aborto, união civil homossexual, etc.
  •  os valores [em termos de doutrina] de família, sexualidade e liberdade de escolha são os mesmos no catolicismo, evangélicos pentecostais e não pentecostais
  • a única diferença é que os evangélicos são a favor dos métodos anticoncepcionais
  • Defender o direito à vida por parte de fetos inocentes (ser contra o aborto) não é ser retrógrado.
  • Para se evitar as concepções pós estupro (que giram em torno de 1-3%) deve-se implementar políticas de Segurança (garantidas pela constituição) e investir em informação especialmente na pílula do dia seguinte (que impede à fecundação) e assim seria desnecessário o aborto
  • em relação a adoção, o número de casais que querem adotar é mais que 5 VEZES o de crianças a serem adotadas  http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/05/25/ha-54-vezes-mais-pretendentes-do-que-criancas-aptas-a-adocao-aponta-cnj.htm. Em relação à adoção as opinioes dos evangélicos é dividida.

Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião
Os resultados do Censo Demográfico 2010 mostram o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil. A proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária. Em paralelo, consolidou-se o crescimento da população evangélica, que passou de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010. Dos que se declararam evangélicos, 60,0% eram de origem pentecostal, 18,5%, evangélicos de missão e 21,8 %, evangélicos não determinados. A pesquisa indica também o aumento do total de espíritas, dos que se declararam sem religião, ainda que em ritmo inferior ao da década anterior, e do conjunto pertencente às outras religiosidades. http://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?view=noticia&id=1&idnoticia=2170&t=censo-2010-numero-catolicos-cai-aumenta-evangelicos-espiritas-sem-religiao








Apêndice 1
3.2.2- DISCUSSÃO DAS CLASSIFICAÇÕES de PENTECOSTAIS
A classificação de Bitencourt despreza a ênfase de doutrinas pentecostais dadas por diferentes igrejas, seja em suas semelhanças ou em suas diferenças, pois se baseia unicamente na origem das igrejas.
A classificação de Mendonça cai em um equívoco em afirmar que as igrejas de cura divina não enfatizam a ética, a santificação e a bíblia, tudo isso a Deus é Amor, Universal, Internacional da Graça e outras, enfatizam, inclusive a Universal, tem um programa radiofônico diário “A palavra amiga do bispo Macedo”. Além disso, os fiéis dessas igrejas, apresenta uma freqüência aos cultos superior às protestastes históricas, e a maioria delas apresenta rol de membros.
A classificação de Freston é a que mais se aproxima da realidade, assim utilizaremos sua classificação acrescida do termo “deuteropentecostalismo” para designar a 2ª onda, utilizado por Ricardo Mariano (1999):

1ª onda- Pentecostalismo Clássico: Congregação Cristã (1910, São Paulo e Paraná) por Luigi Francescon (missionário de origem presbiteriana que se tornou pentecostal através da Missão Pentecostal de W. H. Durham nos Estados Unidos). Assembléia de Deus (1911, Belém) (inicialmente chamada de Missão da Fé Apostólica - mesmo nome do movimento pentecostal inicial da Rua Azuza anteriormente citado) fundada por dois missionários suecos imigrantes em Chicago que também freqüentaram a mesma missão que Luigi e tiveram a mesma experiência pentecostal, Gunnar Vingren e Daniel Berg. Eles inicialmente se estabeleceram na Igreja Batista de Belém, mas foram expulsos juntamente com mais dezessete pessoas, fundando então a 2ª igreja pentecostal do Brasil.
2ª onda- Deuteropentecostalismo: O deuteropentecostalismo se diferencia do clássico por sua implantação posterior e por enfatizar a cura divina. Esta segunda onda pentecostal tem origem na cidade de São Paulo com a implantação da Igreja do Evangelho Quadrangular em 1951 por meio do evangelismo de massa centralizado na mensagem de cura divina. A quadrangular nos Estados Unidos é uma Pentecostal Clássica, mas na sua implantação no Brasil já trazia algumas inovações evangelísticas (tendas cinema, teatros, estádios). Esse movimento de cura trouxe muita repercussão no país e provocou a formação de novas denominações: A Quadrangular deu origem à O Brasil para Cristo (1955) e esta à Casa da Bênção (1964). Nesta classificação entra também a Igreja Pentecostal Deus é Amor (1962) e a Nova Vida (1960). Esta última foi precursora de alguns aspectos da teologia neopentecostal: prosperidade financeira, ausência de legalismo em matéria comportamental, e intenso combate ao Diabo (encontrado também na Casa da Bênção e Deus é Amor).


3ª onda Neopentecostalismo: A terceira onda começa na segunda metade dos anos 70. Da deuteropentecostal Nova Vida, saíram: Universal do Reino de Deus (1977, Rio), Igreja Internacional da Graça de Deus (1980, Rio), e Cristo Vive (Rio, 1986). Surgiram também neste período: a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (1976, Goiás); Comunidade da Graça (1979, São Paulo) Renascer em Cristo (1976, São Paulo), Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo (1994, São Paulo). Entre as principais características destacam-se: 1-Ausência de usos e costumes de santidade 2- Teologia da Prosperidade 3- Teologia do Domínio 4- Exacerbação da guerra contra o reino de Satanás (Com exceção da Missão Apostólica da Graça de Deus ou Igreja Cristo Vive).  Estas características serão discutidas posteriormente.
Assim nem toda denominação surgida depois dos anos 70 é neopentecostal, pois o neopentecostalismo se caracteriza por distinções teológicas (Teologia do domínio e da prosperidade) e comportamentais, muito mais do que simplesmente distinções cronológicas.

Apêndice 2
5.2.3- Tese Atual do crescimento pentecostal
A partir do fato que as igrejas pentecostais apresentam crescimento radicalmente desigual, as razões de seu sucesso ou fracasso decorrem das diferenças internas existentes entre elas. Os processos de mudança macroestrutural e os péssimos indicadores sociais do País não elucidam a enorme diferença entre o crescimento da Universal (e outras neopentecostais) das demais igrejas. A explicação, portanto, deve repousar na análise da organização denominacional, das doutrinas, do clero, da liturgia, da mensagem e das técnicas evangelísticas.
5.2.1- Trabalho Exaustivo
Várias igrejas pentecostais realizam vários cultos diários, mobilizam os fiéis para evangelizar, espcialmente boca a boca, investem seus recursos na abertura de templos, na pregação eletrônica e no sustento dos pastores, que trabalham em período integral.

5.2.2-Anúncio de um Evangelho Pleno / Felicidade presente e futura
         As neopentecostais enfatizam que Jesus é a solução de todos os problemas do homem, oferecendo:
·        Salvação – pela pregação da mensagem do plano redentor de Cristo
·        Cura física-  pela mensagem da cura divina
·        Libertação de vícios e perturbações - por meio de orações e campanhas.
·        Prosperidade financeira - pela pregação da mensagem sobre promessas de  prosperidade e da atitude do cristão em relação a essas promessas.
·        Harmonia familiar - pelo ensino da prática dos princípios bíblicos em associação com os tópicos anteriores.

“Na verdade vários estudos convergem para afirmar que o  pentecostalismo traz soluções reais a situações de pobreza e de atomização social. Ele dá a possibilidade de criar redes de relações primárias. Ele dá aos crentes a reputação de trabalhadores confiáveis que os empregadores procuram e preferem aos outros. Enfim, ele permite dar a populações fortemente desintegradas socialmente uma identidade social, uma dignidade” 4

5.2.3- Liturgia descontraída /Informalidade
         O culto pentecostal é de caráter informal, ao contrário, por exemplo, do catolicismo clássico, religião da qual mais procede os pentecostais. Como se sabe, em geral, as igrejas que mais crescem utilizam toda sorte de ritmos incluindo o rock, o funk, o rap e outros que eram tidos como profanos.

5.2.5- Uso intenso da mídia
         Com o surgimento do ramo neopentecostal inaugurou-se um intenso uso dos mais diversos meios de comunicação, especialmente a televisão. Através dela são feitos atendimentos de pessoas, pregações, testemunhos de pessoas, anúncio das programações das igrejas e outros. A Internacional da Graça possui hoje um canal exclusivo no qual a maior parte do tempo é ocupado por programações da própria denominação, em segundo lugar vem a Universal do Reino de Deus, que apesar de ser dona da Record e da Rede Mulher ficou atrás da Internacional da Graça.
         Até as igrejas que proibiam o uso da televisão no passado, hoje têm seus programas de televisão, como é o caso das Assembléias de Deus, com o seu programa “Movimento Pentecostal”.


5.2.4- Rapidez na preparação de novos líderes
         Enquanto que nas Igrejas protestantes históricas é requerido um longo tempo em seminário, a maioria das igrejas pentecostais prepara seus futuros líderes de uma forma mais rápida, por meio de cursos de formação de obreiros e por meio de literatura própria da denominação, o que contribui para a expansão destas denominações.

5.2.5- Sincretismo litúrgico
Muitas igrejas,especialmente a Universal e Internacional da Graça (neopentecsotaIS) absorvem inúmeras vertentes da religiosidade e do sincretismo brasileiros numa espécie de efeito esponja de expressões religiosas que granjearam alguma popularidade no campo religioso brasileiro, contribuindo para seu crescimento.
Observa-se elementos simbólicos que contribuem numa inserção nesta igreja sem grandes passagens simbólicas, traumas ou disrupções. Não existe uma inauguração de um novo sistema simbólico, mas sim, um re-arranjo e uma re-significação de elementos já re-conhecidos pelos fiéis dentro do campo religioso brasileiro. O que nos remete a uma vivência de sensação de totalidade e não uma construção, mas de re-construção de sentido muito grande.
.
5.2.6- Oferta de sentido psicológico

Principalmente as Neopentecostais (como, Universal) conseguem, de uma forma própria, responder as questões que são fundamentais para o ser humano. Como outros grupos religiosos que conseguiram ganhar universalidade, estas igrejas, combinando aspectos pré-modernos, modernos, pós-modernos, sincréticos e afinados com a matriz religiosa brasileira de uma forma peculiar, têm conseguido, numa linguagem religiosa, restabelecer aquilo que Jung apontou psicologicamente em seus pacientes como falta:

“não houve um só (paciente) cujo problema  mais profundo não fosse o da atitude religiosa. Aliás, todos estavam doentes, em última análise, por terem perdido aquilo que as religiões vivas ofereciam em todos os tempos, a seus adeptos, e nenhum se curou realmente, sem ter readquirido uma atitude religiosa própria, o que evidentemente, nada tinha a ver com a questão de confissão (credo religioso) ou com a pertença a uma determinada igreja.” (JUNG,1983:509)

5.2.7- Acesso Direto ao Sagrado

          O princípio protestante do “sacerdócio universal de todos os crentes” é o primeiro fator que favorece um acesso direto ao sagrado.
O segundo fator são os dons espirituais, especialmente o falar em novas línguas. Neste fenômeno o fiel tem certeza que está unido à Divindade, pois é um fenômeno sobrenatural. É visto em algumas denominações manifestações onde a pessoa que fala em língua chega quase ao êxtase emocional (embora a maioria condena esta manifestação emocional em reuniões abertas a pessoas não evangélicas).

REPERCUSSÃO  SOCIAL DOS PENTECOSTAIS

“Na verdade vários estudos convergem para afirmar que o  pentecostalismo traz soluções reais a situações de pobreza e de atomização social. Ele dá a possibilidade de criar redes de relações primárias. Ele dá aos crentes a reputação de trabalhadores confiáveis que os empregadores procuram e preferem aos outros. Enfim, ele permite dar a populações fortemente desintegradas socialmente uma identidade social, uma dignidade”1
         Quanto a ênfase na atuação demoníaca, esta “parece favorecer a maior tolerância dos fiéis pentecostais que vivem estes problemas com seus familiares, atenuando a tensão doméstica”2
         Quanto à participação da mulher na religião, cada vez mais se torna evidente sua atuação. Quando a mulher se converte antes do marido, esta passa a ter a responsabilidade de por fim aos sofrimentos espirituais aos seus familiares, como diz o provérbio bíblico: A mulher sábia edifica sua casa, mas a tola derruba com suas próprias mãos”. Salém diz: “esta responsabilidade delegada ás mulheres provoca uma verdadeira inversão da auto-imagem feminina, que de frágil e tutelada (SALÉM, 1981, P. 83) passa a ser responsável pela formação moral da família e pela salvação dos seus pares e filhos – corroborando assim as teses de que a adesão ao pentecostalismo fortalece o gênero feminino”3
         Quanto ao comportamento masculino é bom destacar que a doutrina pentecostal apesar de frisar a chefia do marido, enfatiza a generosidade, humildade, amor, docilidade ao mesmo tempo em que condena o orgulho, a violência, o suo de álcool e a aspereza das palavras. Com isso a religião pentecostal serve aos interesses práticos das mulheres.4 O próprio fato de o marido aceitar a intervenção da igreja na resolução dos problemas domésticos expressaria também uma ruptura significativa com os valores tradicionais do patriarcalismo.

CONCLUSÃO

A partir do fato que as igrejas pentecostais apresentam crescimento radicalmente desigual, mas em geral muito superior aos protestantes históricos, as razões de seu sucesso ou fracasso decorrem das diferenças internas existentes entre elas. Os processos de mudança macroestrutural e os péssimos indicadores sociais do País não elucidam a enorme diferença entre o crescimento PENTECOSTAL das demais igrejas. A explicação, portanto, deve repousar na análise da organização denominacional, das doutrinas, da liturgia, do clero, da mensagem e das técnicas evangelísticas bem como na história do pentecostalismo e contexto histórico brasileiro. Dentre as causas do crescimento explosivo podemos destacar: trabalho exaustivo; evangelho que promete salvação e felicidade presente; liturgia descontraída; uso intenso da mídia; facilidade de formação de novos líderes; sincretismo litúrgico; oferta de sentido psicológico e acesso direto ao sagrado. A repercussão social é positiva e pode-se destacar a diminuição da pobreza, o fortalecimento do gênero feminino, a diminuição da tensão nos lares.
Portanto o crescimento explosivo do movimento pentecostal só pode ser explicado levando em conta uma análise minuciosa tanto interna (doutrinas e práticas), bem como de sua repercussão social e não por meio de análises puramente teóricas.









1 André Corten- Os pobres e o Espírito Santo. O pentecostalismo no Brasil, p. 140.

2 Maria das dores Campos Machado. Carismáticos e pentecostais, 201.
3 Ibid.: p.129.
4 Ibid: p. 122.


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