Pesquisar e

quinta-feira, 2 de março de 2017

Concílio de Nicéia segundo Sócrates


Capítulo 5. A Disputa de Ário com Alexandre, seu Bispo.

Depois que Pedro , bispo de Alexandria , tinha sofrido o martírio sob Diocleciano , Aquilas foi instalado no episcopal escritório, quem Alexander conseguiu, durante o período de paz acima referido. Ele, no destemido exercício das suas funções de instrução e governo da Igreja , tentou um dia, na presença do presbitério e do resto do seu clero , explicar, com uma minuciosidade talvez demasiadamente filosófica, aquele grande mistério teológico - a Unidade Da Santíssima Trindade . Um certo presbíteros sob a sua jurisdição , cujo nome era Arius , possuidor de não negligenciáveis lógica e perspicácia,imaginou que o bispo estava sutilmente ensinando o mesmo ponto de vista sobre este assunto que Sabellius da Líbia [o Unicismo], de amor da controvérsia tirou a opinião oposta àquela do líbio , e como ele pensou vigorosamente respondeu ao que foi dito pelo bispo . "Se", disse ele, "o Pai gerou o Filho , o que foi gerado teve um início de existência ; e disto é evidente, que houve um tempo em que o Filho não era. Portanto , segue-se necessariamente que ele teve a sua substância do nada.


Capítulo 6. A Divisão começa na Igreja a partir desta Controvérsia;E Alexander Bispo de Alexandria excomungou Arius e seus aderentes.

Tendo tirado esta inferência de seu novo raciocínio, ele animou muitos a considerar a questão; E assim, de uma pequena faísca, acendeu-se um grande incêndio: para o mal que começou na Igreja deAlexandria , correu por todo o Egito , Líbia e Tebas superior , e finalmente se difundiu sobre o resto das províncias e cidades. Muitos outros também adotaram a opinião de Arius ; Mas Eusébio [de Nicomédia] em particular era um zeloso defensor dele: não o de Césaréia , mas aquele que antes tinha sido bispo da igreja em Bertre , e estava então de alguma forma na posse do bispado de Nicomedia em Bithynia . Quando Alexandre se tornou consciente dessas coisas, tanto por sua própria observação quanto por seu relatório, sendo exasperado ao mais alto grau, convocou um conselho de muitos prelados ; E excomungou Arius e os instigadores de sua heresia ; Ao mesmo tempo escreveu o seguinte aos bispos constituídos nas várias cidades:


A epístola de Alexander bispo de Alexandria :

Aos nossos amados e honrados colegas ministros da Igreja Católica em todo o mundo,Alexandre envia saudação no Senhor .
Na medida em que a Igreja Católica é um só corpo, e somos ordenados nas Sagradas Escrituras a manter "o vínculo da unidade e da paz", Efésios 4: 3 nos torna a escrever e mutuamente se familiarizam com a condição das coisas entre cada um de nós, a fim de que "se um membro sofre ou se alegra, podemos simpatizar uns com os outros, ou se alegrar juntos." 1 Coríntios 12:26 Saber , portanto, que têm surgido recentemente na nossa diocese homens sem lei e anti-cristãos ensinando apostasia , como se pode justamente considerar e denominar o precursor do Anticristo . Desejei, de fato, confiar essa desordem ao silêncio, que, se possível, o mal pudesse ser confinado apenas aos apóstatas , e não entrar em outros distritos e contaminar os ouvidos de alguns dos simples. Mas desde que Eusébio , agora em Nicomédia , pensa que os assuntos da Igreja estão sob seu controle porque, por isso, ele abandonou sua incumbência em Bertre e assumiu a autoridade sobre a Igreja em Nicomedia com impunidade , ele mesmo colocou na cabeça desses apóstatas , desafiando até mesmo para enviar cartas de recomendação em todas as direções que lhes dizem respeito, se de alguma maneira ele poderia seduzir alguns dos ignorantes a mais ímpia e anti-cristã heresia , senti-me imperativamente chamado para não estar em silêncio, sabendo que está escrito no A lei , mas para informá-lo de todas estas coisas, para que você possa entender tanto quem são os apóstatas , e também o caráter desprezível de sua heresia , e não prestar atenção a qualquer coisa que Eusébio deve escrever para você. Por agora deseja ele renovar sua antiga malevolência, que parecia ter sido enterrada no esquecimento pelo tempo , ele afeta a escrever em seu nome. Enquanto que o próprio fato mostra claramente que ele faz isso para a promoção de seus próprios propósitos.


Estes, então, são aqueles que se tornaram apóstatas :Arius , Aquilas , Aithales e Carpones , outro Ário , Sarmates , Euzoïus , Lúcio , Julian , Menas, Helladis, e Caio ; Com estes também deve ser contado Secundus e Theonas , que uma vez foram chamados bispos . Os dogmas que inventaram e afirmam, contrariamente às Escrituras, são estes: Que Deus não foi sempre o Pai , mas que houve um período em que ele não era o Pai; Que a Palavra de Deus não era desde eternidade , mas foi feita do nada; por aquele que é o Deus sempre existente ('o EU SOU' - o Eterno ) que aquele que não existia anteriormente , do nada. Por isso houve um tempo em que ele não existia , visto que o Filho é uma criatura e uma obra. Que ele não é como o Pai , na medida que diz respeito à sua essência , nem é por natureza ,  a verdadeira Palavra de Deus , ou  a verdadeira Sabedoria, mas na verdade, uma de suas obras e criaturas, sendo erroneamente chamado Palavra e Sabedoria, já que ele foi o próprio feito pela própria palavra de Deus  e pela Sabedoria que está em Deus , segundo a qual Deus fez todas as coisas e também ele. Pelo que é quanto à sua natureza, mutável e suscetível de mudança, como todas as outras  criaturas racionais são: consequentemente a Palavra é alheia a tudo que não seja a essência de Deus ; e o Pai é inexplicável pelo Filho , e invisível para ele,porque nem a Palavra conhece perfeitamente e precisamente o Pai , nem ele pode claramente vê-lo. O Filho sabe apenas o que é da natureza de sua própria essência: porque ele foi feito em nossa consideração, a fim de que Deus pôde criar -nos por ele, como por um instrumento; Nem jamais existiria , a menos que Deus quisesse nos criar .

Por conseguinte, alguém lhes perguntou se a Palavra de Deus poderia ser mudada, como o diabo foi? E eles temiam não dizer, 'Sim, ele poderia; Por ser gerado, ele é suscetível de mudança. Nós então, com os bispos do Egito e da Líbia , reunidos ao número de quase uma centena, temos anatematizado Ário por sua vergonhosa confissão dessas heresias , juntamente com todos os que as aceitaram. No entanto, os partidários de Eusébio os receberam ; procurando misturar falsidade com a verdade , e o que é impio com o que é sagrado . Mas eles não prevalecerão, porque a verdade deve triunfar; E "a luz não tem companheirismo com a escuridão, nem Cristo concorda com Belial ". 2 Coríntios 6:14 Quem ouviu tais blasfêmias ? Ou o que o homem de qualquer piedade está lá agora ouvi-los que não está horrorizado e tapa os ouvidos, para que a sujeira dessas expressões possa contaminar o seu senso de audição? Quem ouviu João dizer: "No princípio era a Palavra " , não condena os que dizem: "Houve um período em que a Palavra não era"? Ou que, ouvindo no Evangelho de "o Filho unigênito," e que "todas as coisas foram feitas por ele, 'não abomino os que dizem ser o Filho uma das coisas feitas? Como ele pode ser uma das coisas que foram feitas por si mesmo? Ou como ele pode ser o unigênito, se ele é contado entre as coisas criadas ? E como ele poderia ter tido sua existência de nulidades, uma vez que o Pai disse: 'Meu coração tem ditada uma boa matéria " ; E 'Eu vos gerei fora do meu peito antes do amanhecer'? Ou como ele é diferente da essência do Pai , que é "sua imagem perfeita ", Colossenses 1:15 e "o brilho de sua glória " Hebreus 1: 3 e diz: "Quem me viu, viu o Pai?" Novamente, como se o Filho é a Palavra e a Sabedoria de Deus , houve um período em que ele não existia ? Pois isso equivale a dizer que Deus já foi destituído de Palavra e Sabedoria .


 Como ele pode ser mutável e suscetível de mudança, que diz de si mesmo: 'Eu estou no Pai , e o Pai em mim'; João 14:10 e "Eu e o Pai somos um"; João 10:30 e novamente pelo Profeta , Malaquias 3: 6 'Eis-me porque eu sou, e não mudei?' Mas se alguém puder também aplicar a expressão ao próprio Pai, ainda assim seria ainda mais bem dito da Palavra ;porque ele não foi mudado por se tornar homem, mas como diz o Apóstolo , Hebreus 13: 8 ' Jesus Cristo , o mesmo ontem, hoje e eternamente'. Mas o que poderia persuadi-los a dizer que ele foi feito por nossa conta, quando Paulo declarou expressamente Hebreus 2:10 que "todas as coisas são para ele e por ele"? 

Não é de admirar, de fato, a sua afirmação blasfema de que o Filho não conhece perfeitamente o Pai; Por ter uma vez determinado a lutar contra Cristo , rejeitam até as palavras do próprio Senhor , quando diz: João 10:15 "Assim como o Pai me conhece , assim também eu conheço o Pai". Se, portanto, o Pai, mas parcialmente conhece o Filho , é manifesto que o Filho também conhece o Pai, mas em parte. Mas se for impróprio afirmar isso, e admite-se que o Pai conhece perfeitamente o Filho, é evidente que, assim como o Pai conhece sua própria Palavra , assim também a Palavra conhece seu próprio Pai, cuja Palavra é.

 E nós, por afirmar essas coisas, e desdobrar as divinas Escrituras , muitas vezes  temos refutado eles, mas novamente como camaleões que se modificam, que se esforça para aplicar a si mesmos o que está escrito: "Quando o ímpio atingiu as profundezas da iniqüidade , ele se torna desprezível ". Muitas heresias surgiram antes que estas, que ultrapassam todos os limites em ousadia, tenham caído em completa paixão: mas essas pessoas , ao tentarem subverter a Divindade da Palavra, como tendo feito uma aproximação mais próxima do Anticristo , comparativamente diminuíram o ódio dos antigos. Portanto, eles foram publicamente repudiados pela Igreja e anatematizados . Estamos realmente contristados por causa da perdição dessas pessoas , e especialmente porque, depois de terem sido previamente instruídos nas doutrinas da Igreja , agora têm apostatado deles. No entanto, não estamos muito surpresos com isso, pois Himineu e Fileto 2 Timóteo 2: 17-18 caiu da mesma maneira; E diante deles Judas , que tinha sido um seguidor do Salvador , mas depois abandonou-o e tornou-se seu traidor. E não fomos nós sem aviso prévio sobre estas mesmas pessoas ; porque o próprio Senhor disse: "Guardai-vos de que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo ; Mateus 24: 4 e 'o tempo está próximo; Portanto, não sigais atrás deles.Lucas 21: 8 E Paulo , tendo aprendido essas coisas do Salvador , escreveu, 'que, nos últimos tempos, alguns devem apostatar da fé , dando ouvidos a enganar espíritos e doutrinas de demônios ", que pervertem a verdade . Vendo então que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo tem ele próprio ordenado isso, e também pelo apóstolo deu-nos intimação sobre esses homens , tendo-nos ouvido a sua impiedade tem em conseqüência anatematizado-os, como antes dito, e declarou-los alienados da Igreja Católica e da fé . Além disso, nós o insinuamos a vossa piedade , queridos e honrados colegas ministros, para que não recebais nenhum deles, se presumissem vir a vós, nem se induzirem a confiar em Eusébio , ou em qualquer outro que Pode escrever para você sobre eles. Pois é dever de nós ,cristãos , afastar-nos de todos os que falam ou entretem um pensamento contra Cristo , daqueles que resistem a Deus e são destruidores das almas dos homens ; Saudai tais homens ", como o bem -aventurado João proibiu," para que jamais sejamos feitos participantes de seus pecados ". Saudai os irmãos que estão convosco; Os que estão comigo vos saúdam.



Depois de Alexandre se dirigir aos bispos em cada cidade, o mal só se tornou pior, na medida em que aqueles a quem ele fez esta comunicação foram, portanto, animados à disputa. E alguns concordaram plenamente e subscreveram os sentimentos expressos nesta carta, enquanto outros fizeram o inverso.Mas Eusébio , bispo de Nicomédia , estava além de todos os outros movidos à controvérsia, na medida em que Alexandre em sua carta tinha feito uma alusão pessoal e censurável a ele. Agora, neste momento, Eusébio possuía grande influência, porque o imperador residia em Nicomédia . Pois, de fato,Diocleciano tinha construído pouco tempo um palácio ali. Por isso muitos dos bispos pagaram sua corte a Eusébio . E repetidamente escreveu a Alexandre , para que ele pôde deixar de lado a discussão que havia sido animada, e novamente receber Arius e seus adeptos em comunhão e também aos bispos em cada cidade, para que eles não concordassem com os procedimentos de Alexandre . Por estes meios prevaleceu a confusão em todos os lugares: porque não se viu apenas os prelados das igrejas empenhados em disputar, mas o povo também se dividiu, alguns se uniram a um partido e outros ao outro. Para tão vergonhoso foi esse caso levado, que o cristianismo tornou-se um assunto de ridículo popular, mesmo nos teatros mesmo. Os que estavam em Alexandria discutiram fortemente sobre os pontos mais elevados da doutrina , e enviaram deputações aos bispos das várias dioceses ; Enquanto aqueles que eram da facção oposta criaram uma perturbação semelhante.

Com os arianos os melitianos se misturaram, que um pouco antes haviam sido separados da Igreja : mas quem estes [ melitianos ] devem ser agora declarados .

Por Pedro , bispo de Alexandria , que no reinado de Diocleciano sofreu o martírio , um certo Melício ,bispo de uma das cidades do Egito , em consequência de muitas outras acusações, e mais especialmente porque durante a perseguição negou a fé e sacrificou , foi deposto . Esta pessoa , sendo despojado de sua dignidade, e tendo ainda muitos seguidores, tornou-se o líder da heresia daqueles que são até hoje chamados dele Melitianos em todo o Egito . E como ele não tinha nenhuma desculpa racional para sua separação da Igreja , fingiu que ele simplesmente tinha sido injustiçado e carregado Pedro com reprovações caluniosas. Agora Pedro morreu a morte de um mártir durante a perseguição , e assim Melitius transferiu seu abuso primeiro a Aquilas , que sucedeu Pedro no bispado , e depois novamente para Alexan der, o sucessor de Aquilas . Neste estado de coisas entre eles, a discussão em relação a Arius surgiu; E Melício com seus adeptos tomou parte com Arius , entrando em uma conspiração com ele contra o bispo . Mas a todos quantos considerado o parecer do Arius como insustentável, justificado de Alexandre decisão contra ele, e pensou que aqueles que favoreceram seus pontos de vista foram justamente condenados. Enquanto isso, Eusébio de Nicomédia e seus partidários, com os que favorecessem os sentimentos de Ário , exigiu por carta que a sentença de excomunhão que tinha sido pronunciada contra ele deveria ser rescindida; E que aqueles que haviam sido excluídos deveriam ser readmitidos na Igreja , pois não possuíam doutrina infeliz . Assim, cartas dos partidos opostos foram enviadas ao bispo de Alexandria, e  Arius fez uma coleção dos que eram favoráveis ​​a si mesmo, enquanto Alexandre fez o mesmo com aqueles que eram adversos. Isto proporcionava, portanto, uma oportunidade plausível de defesa às seitas , que são agora prevalentes, dos Arianos , Eunomians , e tais que recebem seu nome de Macedonius ; para estes solidariamente fazer uso dessas cartas em defesa de suas heresias .



Capítulo 7. O Imperador Constantino entristecido com a Perturbação das Igrejas, envia Hosius o Espanhol a Alexandria, exortando o Bispo e Ariusto Reconciliação e Unidade.

Quando o imperador se familiarizou com essas desordens, sentiu-se profundamente entristecido; E tratando da questão como um infortúnio pessoal, imediatamente se esforçou para extinguir a conflagração que tinha sido aceso, e enviou uma carta a Alexandre e Arius por um homem de confiança chamado Hosius , que era bispo de Cordova , na Espanha . O imperador muito amou esse homem e segurou-o na mais alta estima. Não ficará fora de lugar introduzir aqui uma porção desta carta, a qual toda é dada na vida de Constantino por Eusébio .


Victor Constantine Máximo de Augusto para Alexandre e Ário .

'Estou informado de que sua controvérsia atual se originou assim. Quando você, Alexander , consultou seus presbíteros que cada pensamento sobre um determinado trecho inexplicável da  Palavra escrtia , especialmente um assunto impróprio para discussão; E você, Arius , expressou impiedosamente uma visão do assunto como nunca deveria ter sido concebida, ou quando sugerida a sua mente , tornou-se você para enterrá -la em silêncio. Esta disputa tendo assim sido animada entre vocês, a comunhão foi negada; E o povo santíssimo sendo dividido em duas facções, partiram da harmonia do corpo comum. Portanto, cada um de vós, mostrando consideração pelo outro, ouça a exortação imparcial de seu companheiro de serviço. E que conselho ele oferece ? Não era prudente em primeiro lugar agitar tal questão, nem responder a tal pergunta quando proposto: pois a reivindicação de nenhuma lei exige a investigação de tais assuntos, mas a conversa ociosa inútil de lazer ocasiona-los. E mesmo se vierem a existir por uma questão de exercer nossas naturais faculdades , mas devemos confiná-los à nossa consideração, e não sem cuidado trazê-las em assembléias públicas, nem impensadamente confiar-lhes aos ouvidos de todos. Na verdade, quão poucos são capazes de explicar adequadamente, ou mesmo de compreender com precisão a importância de assuntos tão vastos e profundos!



E mesmo se alguém fosse considerado capaz de realizar satisfatoriamente isso, quão grande parte do povo ele conseguiria convencer? Ou quem pode lidar com os subtítulos de tais investigações sem perigo de cair em erro ? Torna-nos, portanto, sobre esses temas verificar a loquacidade, para que, por causa da fraqueza de nossa natureza , não sejamos incompetentes para explicar o assunto proposto; ou a compreensão maçante do público deve torná-los incapazes de apreender claramente o que é empreendido a ser ensinado: e, no caso de uma ou outra destas falhas , as pessoas não devem ser necessariamente intervir, nem em blasfêmia ou cisma . Portanto, deixem uma pergunta despreocupada e uma resposta desconsiderada por parte de cada um de vocês, obtenham o mesmo perdão um do outro. Nenhuma causa de diferença foi iniciada por você portando em qualquer preceito importante contida na Lei ; Nem nenhuma nova heresia foi introduzida por vocês em conexão com a adoração de Deus ; Mas vocês dois mantêm um e o mesmo julgamento nesses pontos, que é o Credo . Além disso, enquanto vocês disputam uns aos outros sobre assuntos de pequena ou escassa importância, não lhes convém ter a cargo de tantas pessoas de Deus , porque vocês estão divididos em opinião: e não só é inconveniente, mas também se acredita que é completamente ilegal.



A fim de lembrá-lo de seu dever por um exemplo de um tipo inferior, posso dizer: você está bem ciente de que mesmo os filósofos em si são unidos sob uma seita . No entanto, eles muitas vezes diferem uns dos outros em algumas partes de suas teorias: mas embora possam diferir nos mais altos ramos da ciência , a fim de manter a unidade de seu corpo, eles ainda concordam em coalescer. Agora, se isto é feito entre eles, quanto mais eqüitativo será para vocês, que foram constituídos ministros do Deus Altíssimo, tornar-se unânimes uns com os outros em uma profissão tão religiosa. Mas vamos examinar com mais atenção, e atenção mais profunda, o que já foi dito. É correto por causa de discordâncias insignificantes e vãs entre vocês sobre as palavras, que os irmãos devem ser colocados em oposição contra os irmãos; E que a honrosa comunhão deve ser distraída por dissensões desimpedidas, através da nossa luta uns com os outros respeitando as coisas tão sem importância, e de nenhuma maneira essencial ? Estas discussões são vulgares e bastante consistente com leviandade pueril, do que adequada para a inteligência dos sacerdotes e prudentes homens . Devemos nos desviar espontaneamente das tentações do diabo . O grande Deus e Salvador de todos nós se estendeu a toda a luz comum. Sob a sua providência , permita-me, seu servo, trazer este esforço meu para uma questão bem-sucedida; Que por minha exortação, ministério e súplica, eu possa conduzi-lo, seu povo, de volta à unidade de comunhão . Pois, como eu disse, só há uma fé entre vós, e um sentimento em relação à religião , e como o preceito da lei , em todas as suas partes, combina tudo em um propósito de alma , que esta diversidade de opinião, Que provocou dissensão entre vós, por qualquer meio, causa discórdia e cisma , na medida em que não afeta a força da lei como um todo. 

Agora, eu digo estas coisas, não como convincentes que todos vejam exatamente igual sobre este assunto muito insignificante de controvérsia, qualquer que seja; uma vez que a dignidade da comunhão pode ser preservado inalterado, e a mesma comunhão com todo ser mantida, mesmo que não deve existir entre vós alguns dissimilaridade de sentimento sobre assuntos sem importância. Pois, é claro, nem todos desejamos a mesma coisa em todos os aspectos; nem existe um invariável natureza , ou padrão de julgamento em nós. Portanto, em relação à providência divina , que haja uma fé , um sentimento, e um pacto de Deus : mas essas investigações tão pequenas que entra em entre vós com tanta minúcia, mesmo que vocês não concordem em um julgamento no que diz respeito a elas, deve permanecer dentro da esfera da própria reflexão, guardado nos recessos secretos da mente . Deixai, pois, um inefável e seleto vínculo de amizade geral, com fé na verdade , reverência a Deus e uma devota observância da sua lei , permaneçam inabaláveis entre vós. Retomai a  amizade e graça mútuas ; restaurai para todo o povo seus acostumados abraços familiares; E fazei vós mesmos, com a força de ter purificado as vossas almas , reconhecai-vos uns aos outros. Para a amizade, muitas vezes torna-se mais doce após a remoção de animosidade. Assim restaurem-me dias tranqüilos e noites livres de cuidados. Que para mim também algum prazer na pura luz pode ser preservado, e uma serenidade alegre durante o resto da minha vida: caso contrário, eu devo necessariamente gemer, e ser totalmente coberto de lágrimas; nem será o período remanescente do meu terrena existência ser pacificamente sustentado. Pois enquanto o povo de Deus (eu falo de meus companheiros) é separado uns dos outros por uma disputa tão indigna e prejudicial, como é possível para mim manter a minha equanimidade habitual? Mas, a fim de que você possa ter alguma idéia do meu sofrimento excessivo por conta dessa diferença infeliz, ouça o que estou prestes a declarar. Na minha recente chegada à cidade de Nicomédia , foi minha intenção imediatamente depois de prosseguir para o Oriente: mas enquanto eu estava apressando-seem direção , e tinha avançado uma distância considerável no meu caminho, a inteligência deste caso inteiramente reverteu meu propósito, eu deveria ser obrigado a ver com meus próprios olhos uma condição de coisas de que eu mal podia suportar num relatório. Abre-me, pois, por tua reconciliação a partir de agora, o caminho para o Oriente, que tu obstruiste com as tuas contendas uns contra os outros; e deixa-me ver rapidamente tanto a ti como a todo o resto do povo que se regozijam juntos; E expressar os meus agradecimentos ao Divino Ser, por causa da harmonia geral e da liberdade de todos os partidos, acompanhada da pronúncia cordial do vosso louvor.'


Capítulo 8. Do Sínodo que se realizou em Nicéia, na Bithynia, e o Credo lá estendido .

Esse conselho admirável e sábio estva contido na carta do imperador. Mas o mal se tornara demasiado forte tanto para as exortações do imperador como para a autoridade do que era portadora  sua carta, pois Alexandre e Arius não se suavizaram com esse apelo ; e além disso havia incessante luta e tumulto entre o povo. Além disso, havia ali uma outra fonte local de inquietação , que serviu para incomodar as igrejas - a disputa, em particular , com respeito à Páscoa , que só se realizava nas regiões do Oriente . Isso surgiu de alguns desejando manter a festa mais de acordo com o costume dos judeus ; Enquanto outros preferiam seu modo de celebração pelos cristãos em geral em todo o mundo. Esta diferença, no entanto, não interferiu com a sua comunhão , embora sua alegria mútua fosse necessariamente prejudicada . Quando, portanto, o imperador viu a Igreja agitada por causa dessas duas causas , ele convocou um Conselho Geral , convocando todos os bispos por carta para encontrá-lo em Nicéia, na Bitínia . Assim, os bispos reuniram-se das várias províncias e cidades; Respeitando a quem Eusebius Pamphilus assim escreve, palavra por palavra, em seu terceiro livro da vida de Constantino :



"Portanto, os mais eminentes dos ministros de Deus em todas as igrejas que têm enchido a Europa , África e Ásia , foram convocados. E um edifício sagrado , dedicado a Deus , continha nessa mesma ocasião, tanto os sírios como os cicilianos , os fenícios , os árabes e os palestinos , e além destes, egípcios , tebanos , líbios e aqueles que vinham da Mesopotâmia . Neste sínodo um bispo Persa estava também presente, tampouco o Cita ausente desta reunião. Ponto, e também  Galácia , Panfília , Capadócia, Ásia e Frígia, disponíveis os que eram mais distintos entre eles. Além disso, não encontramos lá trácios e macedônios , aqueus e Epirots , e mesmo aqueles que ainda habitavam mais longe do que estes, e o mais célebre dos espanhóis se tomou o seu lugar entre os demais. O prelado da cidade imperial estava ausente por causa da idade; Mas alguns de seus presbíteros estavam presentes e ocuparam seu lugar. Essa coroa, composto como um vínculo da paz, o imperador Constantino sozinho sempre dedicado a Cristo, seu Salvador , como um agradecimento oferta digna de Deus para a vitória sobre seus inimigos, tendo designado esta convocação entre nós na imitação do Apostólica Assembleia. Acts 2: 5-11 Pois entre eles se dizia que eram convidados homens devotos de toda nação debaixo do céu ; Partos , Medos e Elamitas , e os que moravam na Mesopotâmia , na Judéia e na Capadócia, no Ponto e na Ásia , na Frígia e na Panfília , no Egito e na parte da Líbia que está em direção a Cirene , estranhos de Roma também, judeus e prosélitos com cretenses e árabes . Essa congregação, no entanto, era inferior a este respeito, porque todos os presentes não eram ministros de Deus : enquanto que nesta assembleia o número de bispos excedeu trezentos ; Enquanto o número dos presbíteros , diáconos e cooperadores e outros que os frequentavam era quase incalculável. Alguns destes ministros de Deus eram eminentes por sua sabedoria, alguns pelo rigor de sua vida e paciência perseverante , e outros unidos em si todas estas características distintas: alguns eram veneráveis ​​desde a sua idade avançada, outros eram visíveis para Sua juventude e vigor de espírito , e outros tinham entrado recentemente em sua carreira ministerial. Por tudo isso, o imperador designou um suprimento abundante de comida diária. "



Tal é o relato de Eusébio dos que se encontraram nesta ocasião. O imperador ter completado a festiva cerimônia deste triunfo sobre Licínio, veio também em pessoa a Nicéia.

Havia entre os bispos dois de celebridade extraordinária, Paphnucio , bispo de Tebas Superior , e Spiridon , bispo de Chipre : por que me referi tão particularmente a estes dois indivíduos , declararei a seguir. Muitos dos leigos também estavam presentes, que eram praticados na arte do raciocínio, e cada um ansioso para defender a causa de seu próprio partido. Eusébio , bispo de Nicomédia , como foi dito antes, apoiou a opinião de Arius , juntamente com Theognis e Maris ; Destes, o primeiro era bispo de Nicéia e Maris de Calcedônia, na Bitínia . Estes foram poderosamente opostos por Atanásio , um diácono da igreja de Alexandria , que foi altamente estimado por Alexandre seu bispo , e por isso era muito invejado , como será visto mais adiante. Pouco tempo antes da assembléia geral dos bispos , os disputantes empenhavam-se em concursos lógicos preparatórios diante das multidões; e quando muitos foram atraídos pelo interesse de seu discurso, um dos leigos , um confessor , que era um homem de entendimento sem sofisticação, reprovou esses pensadores , dizendo-lhes que Cristo e seus apóstolos não nos ensinou a dialética, a arte, nem vãs sutilezas , Mas simplicidade , que é preservada pela fé e boas obras. Ao dizer isto, todos os presentes admiravam o orador e concordavam com a justiça de suas observações; E os próprios disputantes, depois de ouvir a sua verdadeira afirmação da verdade , exerceram um maior grau de moderação: assim, então, a perturbação causada por esses debates lógicos foi suprimida neste momento .



No dia seguinte, todos os bispos estavam reunidos num só lugar; O imperador chegou logo após e em sua entrada estava em seu meio, e não iria ocupar seu lugar, até que os bispos por curvando insinuado seu desejo de que ele deve estar sentado: tal era o respeito e reverência que o imperador entretido para estes homens . Quando um silêncio adequado à ocasião tinha sido observado, o imperador de seu assento começou a dirigir-lhes palavras da exortação à harmonia e à unidade , e exortou cada um para pôr de lado todo o pique confidencial . Porque vários deles haviam levado acusações uns contra os outros e muitos haviam mesmo apresentado petições ao imperador no dia anterior. Mas ele, dirigindo a sua atenção para o assunto perante eles, e por causa do qual eles estavam reunidos, ordenou que estas petições fossem queimadas ; Meramente observando que "Cristo ordena a quem está ansioso para obter perdão, para perdoar seu irmão". Quando, portanto, insistiu fortemente na manutenção da harmonia e da paz, sancionou novamente seu propósito de investigar mais de perto as questões em questão. Mas pode ser bom ouvir o que Eusébio diz sobre este assunto, em seu terceiro livro da Vida de Constantino . Suas palavras são estas:



"Uma variedade de tópicos que foram introduzidos por cada partido e muita controvérsia sendo animado desde o começo, o imperador escutou a todos com atenção paciente, deliberada e imparcialmente considerando tudo o que foi avançado. Ele apoiava, em parte, as afirmações que se faziam de um lado e do outro e, gradualmente, suavizava a aspereza daqueles que se opunham mutuamente , conciliando cada um com sua mansidão e afabilidade. E, ao dirigir-se a eles na língua grega , pois não o desconhecia, era ao mesmo tempo interessante e persuasivo, e praticava a convicção nas mentes de alguns, e prevaleceu sobre os outros por súplicas, os que falavam bem, aplaudia. E incitando todos à unanimidade no comprimento, ele conseguiu trazê-los para semelhança de julgamento , e de conformidade de opinião sobre todos os pontos controvertidos, de modo que não havia apenas a unidade na confissão de fé , mas também um acordo geral quanto ao tempo de A celebração da festa da Salvação . Além disso, as doutrinas que tinham, assim, o comum consentimento , foram confirmadas pela assinatura de cada indivíduo ".



Tais, em suas próprias palavras, é o testemunho sobre essas coisas que Eusébio nos deixou por escrito; E nós não o usamos mal, mas tratando o que ele disse como uma autoridade, o introduzimos aqui para a fidelidade desta história. Com este fim também em vista, que se alguém deve condenar como errada a fé professada neste conselho de Nicéia , que poderia ser afetado por ele, e não confiar em Sabino o macedônio , que chama todos os que foram convocados lá ignorantes e simplórios . Por este Sabino , que era bispo dos macedônios em Heraclea, na Trácia, tendo feito uma coleção dos decretos publicados por vários Sínodos dos bispos , tratou os que compunham o Conselho de Nicéia em particular com desprezo e escárnio; não percebendo que ele, assim, cobra Eusébio se com a ignorância , que fez uma como a confissão após o mais próximo escrutínio .

E, de fato, algumas coisas que ele voluntariamente passou, outras que ele perverteu, e em tudo o que ele colocou uma construção favorável aos seus próprios pontos de vista. No entanto, ele elogia Eusébio Pamphilus como um confiável testemunha , e elogia o imperador como capaz em afirmar cristãos doutrinas , mas ele ainda marca a fé que foi declarada em Nicéia , como tendo sido estabelecida por pessoas ignorantes, e, como não tinha inteligência na Matéria . E assim ele voluntariamente despreza as palavras de um homem a quem ele próprio pronuncia uma sábia e verdadeira testemunha : por Eusébio declara que os ministros de Deus que estavam presentes no Sínodo Niceno , alguns estavam eminentemente por causa da palavra de sabedoria, outros por causa do rigor da sua vida; e que o próprio imperador estava presente, levando todos em unanimidade, criada unidade de juízo , e um acordo de opinião entre eles. De Sabinus , no entanto, faremos mais menção como a ocasião pode exigir. Mas o acordo da fé , aprovado com forte aclamação no grande conselho de Nicéia é este:




" Cremos em um só Deus , o Pai Todo-Poderoso , Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis: - e em um só Senhor Jesus Cristo , o Filho de Deus , o unigênito do Pai , que é da substância do Pai; Deus de Deus e luz de luz; Verdadeiro Deus do verdadeiro Deus ; gerado, não criado, consubstancial com o Pai: por quem todas as coisas foram feitas, tanto as que estão nos céus e na terra, que por amor de nós homens , e por causa da nossa salvação , desceu, tornou-se encarnado , e se fez homem ; Sofreu, ressuscitou no terceiro dia e subiu aos céus, e voltará para julgar os vivos e os mortos. [Nós] também [ cremos ] no Espírito Santo . Mas a santa católica e apostólica da igreja anatematiza aqueles que dizem Houve um tempo quando ele não era, e Ele não era antes ele foi gerado e Ele foi feito daquilo que não existe , e aqueles que afirmam que ele é de outra substância ou Essência do que o Pai , ou que ele foi criado , ou é suscetível de mudança.


Este credo foi reconhecido e consentido por trezentos e dezoito [ bispos ]; E sendo, como diz Eusébio , unânime é expressão e sentimento, eles o subscreveram. Apenas cinco não iria recebê-la, opondo-se o termo homoousios , "da mesma essência ', ou consubstancial: estes eram Eusébio bispo de Nicomédia , Theognis de Nicéia , Maris de Calcedônia , Theonas de Marmarica e Secundus de Ptolemaida . "Pois", disse eles ", uma vez que é consubstancial que é de outro, por partição, derivação ou germinação; Por germinação, como uma parte aérea das raízes; Por derivação, como filhos de seus pais ; Por divisão, como dois ou três vasos de ouro de uma massa, e o Filho é do Pai por nenhum destes modos: portanto, declararam-se incapazes de assentar a este credo . Assim, tendo zombado da palavra consubstancial , eles não assinariam a deposição de Ário . Nisto o Sínodo anatematizou Ário , e todos os que aderiram às suas opiniões, proibindo-o, ao mesmo tempo, de entrar em Alexandria . Ao mesmo tempo, um edito do imperador enviou Ario  em exílio, juntamente com Eusébio e Theognis e seus seguidores; Eusébio e Teognis , no entanto, pouco tempo depois de terem sido banidos, apresentaram uma declaração escrita de sua mudança de sentimento e de concordância na fé da consubstancialidade do Filho com o Pai , como iremos mostrar à medida que prosseguirmos.

Nessa época, durante a sessão do Sínodo , Eusébio , de sobrenome Pamphilus , bispo de Cæsarea, na Palestina , que se mantinha distante por um curto período de tempo, depois de madura consideração se devia receber essa definição da fé , E o subscreveu com todo o resto: ele também enviou ao povo sob sua custódia uma cópia do Credo , com uma explicação da palavra homoousios , que ninguém poderia impugnar seus motivos por causa de sua hesitação anterior. Agora, o que foi escrito por Eusébio foi o seguinte em suas próprias palavras:

"Você provavelmente já teve alguma insinuação, amados, das operações do grande conselho convocada em Niceia , em relação à fé da Igreja , na medida em que rumor geralmente ultrapassa verdadeira conta do que realmente aconteceu. Mas para que a partir de tal relatório só você pode formar uma estimativa incorreta do assunto , temos considerou necessário submeter-se-lhe, em primeiro lugar, uma exposição da fé proposto por nós na escrita formulário ; E então um segundo que foi promulgado, consistindo no nosso com certas adições à sua expressão. A declaração de fé estabelecida por nós, que lida na presença do nosso mais piedoso imperador, pareceu encontrar -se com a aprovação universal, foi assim expressa:

" De acordo como que recebemos dos Bispos que nos precederam, tanto na nossa instrução [no conhecimento da verdade ], e quando fomos batizados ; como também temos de nós mesmos aprendemos com as sagradas Escrituras , e de acordo com o que temos tanto acreditado e ensinado ao cumprir os deveres de presbítero e ao episcopal escritório próprio, então agora nós acreditamos e apresentar-lhe a nítida confissão da nossa fé . É isto:



" Nós acreditamos em um Deus , o Pai Todo-Poderoso , Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis: - e em um Senhor , Jesus Cristo , a Palavra de Deus , Deus de Deus , Luz da Luz, Vida de vida, o Filho unigênito , nascido antes de toda a criação , nascido de Deus, o Pai , antes de todas as eras, pelo qual também todas as coisas foram feitas; Que por causa da nossa salvação se encarnaram e viveram entre os homens ; E que sofreu e ressuscitou ao terceiro dia, e subiu ao Pai , e voltará em glória para julgar os vivos e os mortos. Nós acreditamos também em um Espírito Santo . Nós acreditamos na existência e subsistência de cada uma dessas [ pessoas ]: que o Pai é verdadeiramente Pai, o Filho verdadeiramente Filho e do Espírito Santo verdadeiramente Espírito Santo ; assim como nosso Senhor , também, quando ele enviou os seus discípulos a pregar o Evangelho , disse: "Ide e ensinai a todas as nações, batizando -os em nome do Pai , e do Filho , e do Espírito Santo . ' Em relação a essas doutrinas , mantemos firmemente a sua verdade e confessamos nossa plena confiança nelas; Tais foram também os nossos sentimentos até agora, e tais continuaremos a manter até a morte e em uma inabalável adesão a esta fé , anatematizamos toda heresia ímpia . Na presença do Deus Todo-Poderoso , e de nosso Senhor Jesus Cristo , testificamos que assim cremos e pensamos de nosso coração e alma , já que possuímos uma estimativa correta de nós mesmos; E que agora pensamos e falamos o que está perfeitamente de acordo com a verdade . Estamos, além disso preparado para provar a você por evidências inegáveis, e convencê-lo que no tempo passado, temos, portanto, acreditava , e assim pregou.



"Quando esses artigos de fé foram propostos, não parecia haver motivo de oposição: o nosso mais piedoso imperador foi o primeiro a admitir que eles eram perfeitamente corretos, e que ele mesmo tinha entretido os sentimentos contidos neles; Exortando todos os presentes a dar-lhes o seu assentimento e subscrevendo estes mesmos artigos, concordando assim numa profissão unânime deles, com a inserção, contudo, daquela única palavra homoousios ( consubstancial ), uma expressão que o próprio imperador explicou, como não indicando repercussões ou propriedades corpóreas ; E, conseqüentemente, que o Filho não subsistia do Pai nem por divisão nem por abscisão ; pois, disse ele, uma natureza que é imaterial e incorpórea não pode estar sujeita a qualquer afeição corpórea; daí a nossa concepção de tais coisas só pode ser em termos divinos e misteriosos . Essa era a visão filosófica do assunto tomada por nosso mais sábio e piedoso soberano; E os bispos por causa da palavra homoousious , elaborou esta fórmula da fé .

O Credo .

" Nós acreditamos em um Deus , o Pai Todo-Poderoso , Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis: - e em um Senhor Jesus Cristo , o Filho de Deus , o Unigênito do Pai , que é da substância do Pai; Deus de Deus , Luz da luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus ; Gerado não feito, consubstancial ao Pai; por quem todas as coisas foram feitas tanto as que estão no céu e na terra; Que por causa de nós homens , e por causa da nossa salvação , desceu, se encarnou , foi feito homem, sofreu e ressuscitou no terceiro dia; Ele subiu aos céus, e virá julgar os vivos e os mortos. [ Cremos ] também no Espírito Santo . Mas aqueles que dizem: "Houve um tempo em que ele não estava", ou "Ele não existia antes de ser gerado", ou "Ele era feito de nada" ou afirmam que "Ele é de outra substância ou essência do que o Pai , "Ou que o Filho de Deus é criado , mutable ou susceptível de mudança, a Igreja católica e apostólica de Deus anatematiza .



"Ora, esta declaração de fé sendo proposta por eles, não negligenciamos investigar o sentido distinto das expressões da substância do Pai , e consubstancial ao Pai. A partir daí, foram formuladas perguntas e respostas, e o significado desses termos foi claramente definido ; Quando era geralmente admitido que ousias (da essência ou substância ) simplesmente implicava que o Filho é do Pai de fato, mas não subsiste como uma parte do Pai. A esta interpretação da doutrina sagrada que declara que o Filho é do Pai , mas não faz parte de sua substância , parece-nos justo concordar . Nós, portanto, concordamos com esta exposição; nem nós contestar a palavra homoousios tendo em conta a paz, e que temem perder uma correta compreensão da matéria . 

Pelo mesmo motivo, admitimos também a expressão gerada, não feita ; porque feita , disseram eles, é um termo aplicável em comum a todas as criaturas que foram feitas pelo Filho , a quem o Filho não tem semelhança. Por conseguinte, ele não é uma criatura semelhante àqueles que foram feitos por ele, mas é de uma substância muito superior a qualquer criatura; Que substância os Oráculos Divinos ensinam foi gerada do Pai por tal modo de geração que não pode ser explicado nem sequer concebido por qualquer criatura.

 Assim também a declaração de que o Filho é consubstancial ao Pai tendo sido discutido, concordou-se que isto não deve ser entendido em um sentido corpóreo, ou de qualquer modo análogo a criaturas mortais; Na medida em que não é nem por divisão de substância , nem por abscisão nem por qualquer mudança da substância e poder do Pai , visto que a natureza subjacente do Pai é inconsistente com todas estas coisas. Que ele é consubstancial ao Pai, simplesmente implica que o Filho de Deus não tem semelhança com as coisas criadas , mas é em todos os aspectos como o Pai que o gerou; E que ele é de nenhuma outra substância ou essência, mas do Pai. A que doutrina , assim explicada, pareceu certa concordância, especialmente porque sabíamos que alguns bispos eminentes e escritores eruditos entre os antigos usaram o termo homoousios em seus discursos teológicos concernentes à natureza do Pai e do Filho . É o que tenho a dizer-lhe em referência aos artigos de fé que foram promulgados; e em que todos concordamos, não sem o devido exame, mas de acordo com os sentidos atribuídos, que foram investigados na presença do nosso imperador mais favorecido , e pelas razões mencionadas aprovado. 
Consideramos também o anátema pronunciado por eles após a declaração de fé inofensiva; Porque proíbe o uso de termos ilegítimos , dos quais surgiram quase todas as distrações e commoções das igrejas . Assim, uma vez que a divinamente inspirada Escritura não contém as expressões, de coisas que não existem , e houve um tempo quando ele não estava, e tais outras frases como nela estão inseridas, parecia insustentável proferir e ensiná-las; e, além disso, esta decisão recebeu a nossa sanção pelo contrário, da consideração de que nós nunca até então estivemos acostumados a empregar esses termos. Considerávamos incumbir a nós, amados, dar-lhe conhecimento da cautela que caracterizou tanto a nossa análise como a nossa concordância nestas coisas, e que, por razões justificadas, resistimos até o último momento à introdução de certas expressões censuráveis ​​desde que estas fossem não aceitável; E os receberam sem discussão, quando em deliberação madura à medida que examinávamos o sentido das palavras, pareciam concordar com o que inicialmente propuséramos como uma sólida confissão de fé ".



Tal foi a carta dirigida por Eusébio Pamphilus aos cristãos em Cæsarea, na Palestina . Ao mesmo tempo, opróprio Sínodo também, de comum acordo, escreveu a seguinte epístola à igreja dos alexandrinos , e aoscrentes no Egito , na Líbia e na Pentápolis .


Capítulo 9. A Carta do Sínodo, relativa às suas Decisões: ea Condenação de Ário e aqueles que concordaram com ele.

Aos santos , pela graça de Deus , e à grande igreja dos alexandrinos , e aos nossos amados irmãos em todo o Egito , Líbia e Pentápolis , os bispos reunidos em Nicéia , que constituem o grande e santo Sínodo , enviam saudações ao Senhor .

Uma vez que, pela graça de Deus , um grande e santo Sínodo foi convocado em Niceia , a nossa mais devota soberana Constantino nos ter convocado fora de várias cidades e províncias para o efeito, pareceu-nos indispensavelmente necessário que uma carta deve ser escrita para Por parte do sagrado Sínodo ; de modo que você pode saber o que os sujeitos foram levados em consideração e examinado, e que acabou por ser determinado e decretado .

Em primeiro lugar, então, a impiedade e culpa de Ário e seus adeptos foram examinados em, na presença dos nossos mais religioso imperador Constantino : e foi decidido por unanimidade que o seu parecer deve ser irreverente anathematized , com todos os blasfemos expressões que ele tem proferiu, em afirmar que "o Filho de Deus nasceu do nada," e que "houve um tempo quando ele não era '; Dizendo, além disso, que "o Filho de Deus , por possuir o livre-arbítrio , era capaz de vício ou virtude ; E chamando-lhe uma criatura e uma obra. Todos esses sentimentos o santo Sínodo tem anatematizado , tendo dificilmente paciência para suportar a audição de uma opinião tão ímpia, ou, antes, loucura , e essas palavras blasfemas . Mas a conclusão dos nossos processos contra ele você deve ter sido informado de já ou vai aprender em breve; Pois não pareceríamos pisar um homem que recebeu o castigo que seu crime merecia. Contudo, seu erro pestilento foi tão contagioso , que arrastava à perdição Theonas , bispo de Marmarica , e Secundus de Ptolemaïs ; Pois sofreram a mesma condenação que ele. Mas quando a graça de Deus nos libertou esses execráveis dogmas , com toda a sua impiedade e blasfémia , e dessas pessoas , que ousaram causar discórdia e divisão entre um povo anteriormente em paz, ainda permanecia a contumácia de Melitius [para ser Tratados] e aqueles que foram ordenados por ele; E nós agora declaramos a vós, amados irmãos, que resolução o Sínodo veio sobre este ponto. Foi decretado , o Sínodo foi movido a grande clemência para Melício , embora estritamente falando ele era totalmente indigno de favor, que ele permanece em sua própria cidade, mas não exercer autoridade para ordenar ou nomear para a ordenação, E que ele não aparece em nenhum outro bairro ou cidade nesta pretensão, mas simplesmente manter uma dignidade nominal. Que aqueles que receberam nomeações dele, depois de terem sido confirmados por uma ordenação mais legítima , deveriam ser admitidos à comunhão nestas condições: que continuassem a manter a sua posição e ministério, mas se considerassem inferiores em todos os aspectos a todos aqueles que foram ordenados e estabelecida em cada lugar e igreja por nossa mais- honrado companheiro-ministro, Alexander , de modo que eles não terão autoridade para propor ou nomear quem quiserem, ou para fazer qualquer coisa sem a anuência de algum bispo de da Católica Igreja que é um dos de Alexandre suffragans. Por outro lado, tais como pela graça de Deus e suas orações não foram encontrados em nenhum cisma , mas continuaram na Igreja Católica irrepreensíveis, terão autoridade para nomear e ordenar aqueles que são dignos do ofício sagrado , e para agir Em todas as coisas de acordo com a lei e uso eclesiástico . Quando pode acontecer que qualquer um daqueles detentores de preferências na igreja morra, então que aqueles que foram assim recentemente admitidos sejam avançados para a dignidade do falecido, desde que eles pareçam dignos, e que o povo os eleja , o bispo De Alexandria também ratificando sua escolha. Este privilégio é concedido a todos os outros, na verdade, mas para Melitius pessoalmente, não significa conceder a mesma licença, por conta de sua antiga conduta desordenada, e por causa da imprudência e leviandade de sua personagem , a fim de que nenhuma autoridade ou jurisdição deve Ser dado a ele como um homem sujeito novamente a criar distúrbios semelhantes. Estas são as coisas que especialmente afetam o Egito , e mais santa igreja dos alexandrinos , e se qualquer outro cânone ou portaria foi estabelecida, o nosso Senhor e nação mais honrada companheiro-ministro e irmão Alexander estar presente com a gente, vai em seu retorno Para você entrar em detalhes mais minuciosos, na medida em que ele tem sido um participante em tudo o que é transacionado, e teve a direção principal do mesmo. Temos também gratificante inteligência para se comunicar com você em relação à unidade de juízo sobre o assunto da mais sagrada festa da Páscoa : para este ponto também foi felizmente resolvido através de suas orações ; para que todos os irmãos no Oriente que até então mantidos neste festival , quando os judeus fez, vai , doravante, em conformidade com os Romanos ea nós, ea todos os que desde a mais tenra tempo observaram nosso período de celebrar a Páscoa . Regozijando-se, portanto, nestas conclusões e na unanimidade geral e na paz, bem como na extirpação de toda heresia , receba com a maior honra e amor mais abundante nosso colega ministro e seu bispo Alexandre , que nos encantou muito por sua presença, E mesmo na sua idade avançada sofreu extraordinários esforços para que a paz possa ser restabelecida entre vocês. Ore em nome de todos nós, para que as coisas decididas como justas possam ser inviolávelmente mantidas através do Deus Todo-Poderoso e de nosso Senhor Jesus Cristo , juntamente com o Espírito Santo ; A quem seja glória para sempre. Amém .



Esta epístola do Sínodo torna claro que não só anatematizaram Ário e seus adeptos, mas as próprias expressões de seus princípios; E que tendo acordado entre si respeitando a celebração da Páscoa , readmitiam o heresiarca Melício em comunhão , sofrendo-o para manter seu posto episcopal , mas despojando-o de toda autoridade para atuar como bispo . É por esta razão que eu suponho que até mesmo neste momento os Melitians no Egito são separados da igreja , porque o Sínodo privou Melitius de todo o poder. Deve-se observar, além disso, que Arius havia escrito um tratado sobre sua própria opinião, que ele chamou de Thalia; Mas o caráter do livro é solto e dissoluto, semelhante em seu estilo e metros para as canções de Sotades . Esta produção também condenou o Sínodo ao mesmo tempo. Também não era o Sínodo sozinho que se deu ao trabalho de escrever cartas para as igrejas anunciando a restauração da paz, mas o imperador Constantino se também escreveu pessoalmente e enviou o seguinte endereço para a igreja dos alexandrinos .



A Carta do Imperador.

Constantino Augusto , à igreja católica dos Alexandrinos . Amados irmãos, saudações! Recebemos da Divina Providência a inestimável bênção de sermos aliviados de todo erro e unidos no reconhecimento de uma só e mesma fé . O diabo não terá mais nenhum poder contra nós, pois tudo o que ele malignamente planejou para nossa destruição foi inteiramente derrubado dos fundamentos. O esplendor da verdade dissipou ao comando de Deus aquelas dissensões, cismas , tumultos e, por assim dizer, venenos mortais de discórdia. Portanto, todos nós adoramos um verdadeiro Deus , e acreditamos que ele é. Mas, para que isso fosse feito, por admoestação divina , reuni na cidade de Nicéia a maioria dos bispos ; com quem também eu mesmo, que sou um de vocês, e que se alegram muito em ser o seu conservo, comprometeu-se a investigação da verdade . Por conseguinte, todos os pontos que pareciam em conseqüência da ambiguidade fornecer qualquer pretexto para a dissensão, foram discutidos e examinados com precisão. E que a Divina Majestade o perdão do medo enormidade das blasfêmias que alguns foram descaradamente proferindo a respeito do poderoso Salvador , nossa vida e esperança ; declarar e confessar que eles acreditam coisas contrárias aos divinamente inspiradas Escrituras . Enquanto mais de trezentos bispos notáveis ​​por sua moderação e agudeza intelectual , foram unânimes em sua confirmação de uma mesma fé que, segundo a verdade e a construção legítima da lei de Deus, só pode ser a fé ; Só Arius , seduzido pela sutileza do diabo , foi descoberto como o único difusor deste mal, primeiro entre vós, e depois com propósitos ilimitados, entre outros também. Abraçamos, portanto, a doutrina que o Todo - Poderoso nos apresenta: voltemos aos nossos amados irmãos, de quem um servo irreverente do diabo nos separou: vamos com toda a velocidade ao corpo comum e aos nossos próprios membros naturais . Para isso está se tornando a sua penetração, fé e santidade ; Que, como o erro foi provado ser devido a quem é um inimigo da verdade , você deve retornar ao favor divino. Pois o que se encomendou ao juízo de trezentos bispos não pode ser senão a doutrina de Deus ; Visto que o Espírito Santo morando nas mentes de tantas pessoas dignas, efetivamente as iluminou respeitando a vontade Divina . Portanto, que ninguém vacile ou permaneça , mas que todos com alacridade retornem ao indubitável caminho do dever ; Que, quando eu chegar ao meio de vós, o mais breve possível, poderei, com vós , agradecer a Deus , o inspetor de todas as coisas, por terdes revelado a fé pura e restaurado para vós aquele amor pelo qual orastes . Que Deus vos proteja, amados irmãos.

Assim escreveu o imperador aos cristãos de Alexandria , assegurando -lhes que a exposição da fé não foi feita precipitadamente nem ao acaso, mas que foi ditada com muita pesquisa e depois de uma investigação rigorosa e não que algumas coisas foram faladas, enquanto Outros foram suprimidos em silêncio; Mas que tudo o que poderia ser adequadamente avançado em apoio de qualquer opinião foi plenamente declarado. Que nada foi de fato determinado precipitadamente, mas tudo foi discutido anteriormente com precisão minuciosa; De modo que cada ponto que parecia fornecer um pretexto para a ambigüidade do significado, ou a diferença de opinião, foi cuidadosamente peneirado, e suas dificuldades removidas. Em suma, ele considera o pensamento de todos os que ali se reuniram o pensamento de Deus , e não duvida que a unanimidade de tantos bispos eminentes foi efetuada pelo Espírito Santo . Sabino , no entanto, o chefe da heresia dos macedônios , voluntariamente rejeita estas autoridades , e chama aqueles que foram convocadas há ignorantes e iletrados pessoas ; ou melhor, ele quase acusa Eusébio de Cesaréia -se da ignorância : nem ele refletir, que mesmo aqueles que constituíam que sínodo tinha sido leigos , mas como sendo iluminado por Deus , ea graça do Espírito Santo , eles foram totalmente incapaz de errar Da verdade . No entanto, ouvir mais longe o que o imperador decretou em outra circular tanto contra Arius e aqueles que mantinham suas opiniões, enviando-o em todas as direções para os bispos e pessoas.



Outra Epístola de Constantino .

Victor Constantine Maximus Augustus , aos bispos e ao povo. Desde que Ario imitou pessoas más e ímpias , é apenas ele que deve sofrer a ignomínia semelhantes. Por isso, como Porfírio , aquele inimigo da piedade , por ter elaborado tratados licenciosos contra a religião , encontrou uma recompensa adequada, e daí por diante o marcou com infâmia , dominando-o com reprovação merecida, tendo também destruído seus escritos ímpios; Por isso agora parece oportuno tanto que Arius e outros que mantem seus sentimentos devem ser denominados porfírianos , que eles podem tomar o seu nome daqueles cuja conduta eles têm imitado. E, além disto, se qualquer tratado escrito por Ário fosse descoberto, deixá-lo encaminhado às chamas, a fim de que não só sua doutrina depravada possa ser suprimida, mas também que nenhum memorial dele possa ser de forma alguma deixado. Por isso decreto que, se alguém for descoberto escondendo um livro compilado por Ário , e não o levar imediatamente à frente e queimá-lo, a pena por esta ofensa será a morte; Pois imediatamente após a condenação o criminoso sofrerá pena de morte. Que Deus o preserve!


Outra Epístola .




Constantino Augusto , às Igrejas .

Tendo experimentado a condição florescente dos assuntos públicos, quão grande foi a graça do poder divino, julguei que este era um objeto acima de todas as coisas que reivindicavam meu cuidado, que uma fé , com amor sincero e piedade uniforme para com o Deus Todo - Poderoso deveria ser mantida entre as mais abençoadas assembléias do Catholic Church . Mas na medida em que eu percebi que isso não poderia ser firmemente e permanentemente estabelecido, a menos que todos, ou pelo menos a maior parte dos bispos pudessem ser convocados no mesmo lugar, e cada ponto de nossa religião mais sagrada deveria ser discutido por eles no conselho ; Portanto, tanto quanto possível foram reunidos, e eu mesmo também como um de vocês estava presente; Porque eu não negarei o que eu particularmente me regozijo , que eu sou teu servo. Todos os pontos foram, então, minuciosamente investigada, até que uma decisão aceitável para Ele, que é o inspetor de todas as coisas, foi publicado para a promoção da uniformidade de julgamento e prática; De modo que nada poderia ser doravante deixado para a dissensão ou controvérsia em matéria de fé . Lá também a questão tendo sido considerada relativa ao dia mais sagrado da Páscoa , foi determinado de omum acordo que deveria ser bom que todos devem celebrá-lo em um mesmo dia em todos os lugares. Para o que pode ser mais apropriado, ou o que mais solene , de que esta festa a partir do qual temos recebido a esperança de imortalidade , deve ser sempre mantido em uma ordem, e para uma óbvia razão entre todos? E, em primeiro lugar, parecia muito indigno desta festa sagrada , que devemos mantê-la segundo o costume dos judeus ; Um povo que, tendo imbrudido as suas mãos num ultraje hediondo , poluiu assim as suas almas e é merecidamente cego. Tendo, então, deixado de lado o seu uso, somos livres para ver que a celebração desta observância deve ocorrer no futuro, na ordem mais correta que temos mantido desde o primeiro dia da Paixão até o momento presente . Portanto, não tenham nada em comum com o povo mais hostil dos judeus . Recebemos do Salvador outra maneira; Pois há diante de nós um caminho legítimo e preciso em nossa santa religião : unânime, perseguindo isso, vamos, irmãos mais honrados , retirar-nos daquela detestável associação. Pois é verdadeiramente absurdo para eles para se gabar de que somos incapazes de observar justamente essas coisas sem a sua instrução. Para sobre o assunto será que ser competente para formar um correto julgamento , que depois de que o assassinato de seu Senhor , tendo sido privado de seus sentidos, não são liderados por qualquer racional motivo, mas por uma incontrolável impulso, onde quer que a sua fúria inata pode levá-los ? Daí, portanto, que mesmo neste particular eles não percebem a verdade , de modo que constantemente erram em grau máximo, em vez de fazer uma correção adequada, celebrar a Festa da Páscoa, uma segunda vez no mesmo ano. Por que, então, devemos seguir o exemplo daqueles que são reconhecidos como infectados com grave erro ? Certamente nunca devemos comemorar a Páscoa para ser mantido duas vezes em um e no mesmo ano! Mas mesmo que estas considerações não fossem colocadas diante de você, tornou-se a sua prudência em todos os tempos para tomar cuidado, por diligência e oração , que a pureza de sua alma em nada deve ter comunhão , ou parecem fazê-lo com os costumes dos homens Tão depravado. Além disso, também deve ser considerado que, em uma questão tão importante e de tal significado religioso, o menor desentendimento é mais irreverente. Para o nosso Salvador nos deixou, mas um dia a ser observado em comemoração de nossa libertação, que é o dia da sua mais sagrada paixão : ele também desejava que seu Católica Igreja a ser um; cujos membros, por muito que sejam espalhados em vários lugares, não obstante são estimados por um Espírito , isto é, pela vontade de Deus . Deixe a prudência de acordo com o seu sagrado caráter considerar como grave e indecorosa que é, que nos mesmos dias alguns devem ser observar jejuns , enquanto outros estão celebrando festas ; E depois dos dias da Páscoa alguns devem entrar em festividades e prazeres, e outros se submetem aos jejuns nomeados . Por isso, a Divina Providência ordenou que se procedesse a uma correção apropriada e que se estabelecesse a uniformidade da prática, como imagino que todos vocês estão cientes.




Desde então, era desejável que isso fosse modificado de modo que não tivéssemos nada em comum com aquela nação de parricidas e com aqueles que mataram o seu Senhor ; E uma vez que a ordem é tornar-se um que é observado por todas as igrejas do oeste, do sul, e partes do norte, e por alguns também no leste; A partir destas considerações, por agora, todos achavam que era apropriado, e prometi-me que seria satisfatório para a sua prudente penetração, que o que é observado com unanimidade de sentimento tão geral na cidade de Roma , em toda a Itália , África , todo o Egito , A Espanha , a França , a Grã-Bretanha , a Líbia , toda a Grécia e as dioceses da Ásia , Pontus e Cilícia, a vossa inteligência também aceitaria alegremente; Refletindo também que não só há um maior número de igrejas nos lugares antes mencionados, mas também que esta é, em particular, uma obrigação muito sagrada , que todos devem em comum desejar o que a razão estrita parece exigir e o que não tem comunhão com o Perjúrio dos judeus . Mas resumindo brevemente os assuntos, determinou-se, de comum acordo, que a festa mais sagrada da Páscoa fosse solenizada no mesmo dia; Pois não é nem mesmo conveniente que haja em tal solenidade tão sagrada qualquer diferença: e é mais louvável adotar essa opinião na qual não haverá misturas de erro estranho ou desvio do que é certo. Estas coisas sendo, portanto, consistentes, vocês prazerosamente receberão este celeste e verdadeiramente mandamento divino: para o que é feito nas sagradas assembléias dos bispos é relativo á Divina vontade . Portanto, quando você indicou as coisas que têm sido prescritos para todos os nossos amados irmãos, cabe a você a publicar as declarações escritas acima e aceitar o raciocínio que foi apresentado, e para estabelecer esta observância dos mais santo dia: que quando chego à longa e fervorosamente desejada visão de sua ordem, eu posso ser capaz de celebrar a festa sagrada com você em um mesmo dia; E pode regozijar- se com você por todas as coisas, ao ver a crueldade satânica frustrada pelo poder divino através de nossos esforços, enquanto sua fé , paz e concórdia estão em toda parte florescendo. Que Deus os preserve, amados irmãos.




Outra Epístola a Eusébio .



Victor Constantine Maximus Augustus , a Eusebius .

Desde um propósito ímpio e tirania têm até o presente momento perseguido os servos de Deus nosso Salvador , eu tenho credibilidade informado e estou certíssimo, o mais amado irmão, que todos os nossos sagrados edifícios têm quer por negligência ido à deterioração, ou de medo de perigo iminente não foram enfeitados com dignidade. Mas agora que a liberdade foi restaurada , e que o dragão perseguidor Licínio tem por providência do Deus Altíssimo e nossa instrumentalidade, foram removidos da administração dos assuntos públicos, imagino que o poder divino foi manifestado a todos e ao mesmo tempo que aqueles que, quer através medo ou incredulidade caiu em quaisquer pecados , tendo reconhecido a viver Deus , virá para o verdadeiro curso e certo da vida. Portanto, ordene as igrejas que presidem, assim como os outros bispos que presidem em vários lugares, juntamente com os presbíteros e diáconos que você conhece , que sejam diligentes em relação aos edifícios sagrados , quer reparando os que permanecem de pé, quer ampliando-os , ou erguendo novas onde quer que seja necessário. E você se pergunta, eo resto através de você, as necessárias fontes tanto de os governadores das províncias, e os oficiais do pretoriana prefeitura : para instruções foram dadas a eles para executar com toda a diligência as ordens da sua santidade . Que Deus o preserve, irmão amado.

Estas instruções, relativas à construção de igrejas foram enviadas pelo imperador aos bispos em cada província : mas o que ele escreveu a Eusébio da Palestina sobre a preparação de algumas cópias das Escrituras , podemos verificar a partir das próprias cartas:



Victor Constantine Maximus Augustus , a Eusebius de Cæsarea .

Na cidade que deriva seu nome de nós, uma grande multidão de pessoas , através da assistência providência do nosso Salvador Deus , têm-se unido à mais santa Igreja , de modo que ele tem recebido muita aumento lá. Portanto, é necessário que mais igrejas sejam providenciadas naquele lugar: por que vocês mais cordialmente entram no propósito que eu concebi. Eu julguei oportuno insinuar isso à sua prudência , que você deve ordenar para ser transcrita em pergaminho bem preparado, por escritores competentes, precisamente familiarizados com sua arte, cinqüenta exemplares das Sagradas Escrituras , ambos descritos de forma legível, e de tamanho portátil, A provisão e o uso dos quais você sabe que são necessários para a instrução da Igreja . Cartas também foram despachadas de nosso clemência, agente financeiro da diocese que cuidará de fornecer todas as coisas necessárias para a preparação deles. Que estas cópias possam ser preparadas o mais rápido possível, que seja uma tarefa para a sua diligência: e você está autorizado, sob a autorização desta nossa carta, a usar dois dos carros públicos para o seu transporte; Pois assim as cópias que são transcritas de modo mais satisfatório podem ser facilmente transportadas para nossa inspeção, um dos diáconos de sua igreja cumprindo essa comissão; Que quando ele chegar a nós experimentará nossa recompensa. Que Deus o preserve, irmão amado.



Outra Epístola a Macário .



Vitor Constantino Maximus Augusto , a Macário de Jerusalém. - Tal é a graça de nosso Salvador , que nenhuma oferta de palavras parece adequada à expressão de sua manifestação presente. Por isso o monumento da sua santa paixão , há muito escondida debaixo da terra, deveria ter estado escondido por um período de tantos anos, até que, através da destruição do inimigo comum de todos, brilhe aos seus próprios servos depois Tendo recuperado a sua liberdade, excede toda a admiração. Pois, se todos os que em toda a terra habitável forem considerados sábios, se reunissem em um só e mesmo lugar, desejando dizer algo digno do acontecimento, cairiam infinitamente abaixo da menor parte dele; Pois a apreensão desta maravilha transcende toda natureza capaz de raciocínio humano , pois as coisas celestiais são mais poderosas do que as humanas . Portanto, este é sempre o meu objetivo especial, que, como a credibilidade da verdade se manifesta diariamente por novos milagres , as almas de todos nós devemos nos tornar mais diligentes respeitando a santa lei, com modéstia e ânsia unânime. Mas eu desejo que você deve estar plenamente consciente do que eu concebo é muito geralmente conhecido , que agora é meu cuidado chefe, que devemos enfeitar com magníficas estruturas que santificados local, que por Deus nomeação tenho desafogadas de um mais desgraçada além de Um ídolo , como de algum fardo pesado; Que foi consagrado desde o princípio no propósito de Deus , mas foi mais manifestamente santificado desde que ele trouxe à luz a evidência da paixão do Salvador . Por isso torna-se a sua prudência para fazer tais arranjos, e fornecimento de tudo o necessário , que não só a igreja deve ser construída em si superior a qualquer outro lugar, mas que o resto de suas peças também pode ser tal que todos os mais esplêndidos edifícios em cada cidade pode ser superado por este. No que diz respeito à obra e à casta execução das muralhas, saibam que confiou o cuidado dessas coisas ao nosso amigo Draciliano, deputado aos mais ilustres prefeitos do prerretorio e ao governador da província : pois minha piedade ordenou que os artífices e obreiros, e quaisquer outras coisas que possam ser informados de sua sagacidade para ser necessário para a estrutura, será imediatamente enviado por seus cuidados. Respeitando as colunas ou os mármores, o que quer que você julgue ser mais precioso e útil, faça você mesmo depois de ter inspecionado o plano tenha o cuidado de nos escrever; Que, quando compreendermos da vossa carta quantas coisas e de que tipo talvez haja necessidade, estas possam ser-vos transmitidas de todos os lados; porque é justo que o lugar mais maravilhoso do mundo seja adornado de acordo com com sua dignidade. Mas eu desejo saber de você, se você considera que a abóbada da basílica deve ser encrustrada, ou construída em algum outro plano: para se ser encrustrada, pode também ser decorado com ouro. Resta que a sua santidade deve informar os oficiais antes mencionado, logo que possível, quantos operários e artífices, e que o dinheiro para as despesas que você vai querer. Tenha cuidado, ao mesmo tempo, para informar-me rapidamente, não só sobre os mármores e colunas, mas também sobre a abóbada, se de fato você deve decidir isso ser o mais bonito. Que Deus o preserve, irmão amado.





O imperador tendo também escrito outras cartas de uma forma mais oratória contra Ário e seus adeptos, fez com que em todos os lugares fossem publicada pelas cidades, expondo-o ao ridículo, e insultando-o com ironia. Além disso, escrevendo aos nicomédios contra Eusébio e Teognis , ele censura a má conduta de Eusébio , não só por causa de seu arianismo , mas porque também antes de ter sido bem afetado ao governante , ele conspirava traitivamente contra seus negócios. Ele então os exorta a eleger outro bispo em vez dele. Mas eu pensei que seria supérfluo inserir aqui as cartas respeitantes a essas coisas, por causa de sua extensão: aqueles que desejam fazê-lo podem encontrá-las em outro lugar e dar-lhes uma leitura. Esta é uma notificação suficiente dessas transações.


Capítulo 10. O Imperador também convoca o Sínodo Acesius, Bispo dos Novatians.

A diligência do imperador me induz a mencionar outra circunstância expressiva de sua mente , e servindo para mostrar o quanto ele desejava a paz. Para apontar a harmonia eclesiástica , convocou ao conselho Acesius também, um bispo da seita de Novacianos . Agora, quando a declaração de foi escrita e subscrita pelo Sínodo , o imperador perguntou a Acesius se ele também concordaria com este credo para o estabelecimento do dia em que a Páscoa deve ser observada . Ele respondeu: "O Sínodo determinou nada de novo, meu príncipe, porque assim até então, mesmo desde o início, desde os tempos dos apóstolos , eu tradicionalmente recebeu a definição da , e ao tempo da celebração da Páscoa ." Quando, por isso, o imperador ainda lhe perguntou: "Por que razão então você se separa da comunhão com o resto da Igreja ". ele relatou o que havia acontecido durante a perseguição sob Décio ; E referiu-se à rigidez daquele cânone austero que declara que não são as pessoas certas que após o batismo cometeram um pecado , que as Sagradas Escrituras denominam "um pecado até a morte" João 5:16 para ser considerado digno de participação nos sacramentos : que eles deveriam realmente ser exortados a arrependimento , mas não eram de esperar remissão do sacerdote , mas de Deus , que é capaz e tem autoridade para perdoar pecados . Quando Acesius falou assim, o imperador disse-lhe: 'Coloque uma escada, Acesius , e suba sozinho no céu .' Nem Eusébio Pamphilus nem nenhum outro jamais mencionou estas coisas: mas eu as ouvi de um homem que não era muito propenso à falsidade , que era muito velho, e simplesmentedeclarou o que tinha acontecido no conselho no decurso de uma narrativa. Do que eu conjeturo que aqueles que passaram por esta ocorrência em silêncio, foram accionados por motivos que têm influenciado muitos outros historiadores : pois eles freqüentemente suprimem fatos importantes, quer de preconceito contra alguns, ou parcialidade para com os outros.


Capítulo 11. Do Bispo Paphnucio.

Como prometemos acima fazer alguma menção de Paphnutius e Spyridon , é hora de falar deles aqui. Paphnucio então era bispo de uma das cidades da Alta Tebas : ele era um homem tão favorecido divinamente que milagres extraordinários foram feitos por ele. No tempo da perseguição ele tinha sido privado de um de seus olhos. O imperador honrou este homem sobremaneira, e muitas vezes enviados por ele ao palácio, e beijou a parte onde o olho tinha sido arrancado. Tão grande devoção caracterizou o imperador Constantino . Que este único fato respeitante a Paphnucio seja suficiente : agora vou explicar outra coisa que aconteceu em conseqüência de seu conselho, tanto para o bem da Igreja quanto para a honra do clero . Parecia oportuno aos bispos introduzir uma nova lei na Igreja , que os que estavam em ordens sagradas , falo de bispos , presbíteros e diáconos , não deveriam ter relações conjugais com as esposas com quem haviam se casado ainda leigos . Agora, quando a discussão sobre este assunto era iminente, Paphnutius tendo surgido no meio da assembléia de bispos , sinceramente suplicou-lhes para não impor tão pesado jugo sobre os ministros de religião : afirmar que "o casamento em si é honrosa , ea cama sem mácula ' ; Hebreus 13: 4 exortando diante de Deus que eles não devem ferir a Igreja por restrições demasiado rigorosas. "Para todos os homens ", disse ele, "não pode suportar a prática da continência rígida ; nem, talvez, seria a castidade da esposa de cada ser preservada ': e ele chamou a relação de um homem com sua legítima esposa castidade . Seria suficiente, pensou ele, que tal como tinha entrado anteriormente em sua sagrada vocação deve renunciar o matrimônio , de acordo com a antiga tradição da Igreja , mas que nenhum deve ser separado dela a quem, embora ainda não ordenado , ele tinha sido unido . E esses sentimentos expressos, embora o próprio, sem experiência de união , e, para falar francamente, sem nunca ter conhecido uma mulher : a partir de um menino que tinha sido criado em um mosteiro , e foi especialmente renome acima de todos os homens para a sua castidade . A assembléia inteira do clero concordou com o raciocínio de Paphnucio : por isso silenciaram todo o debate posterior sobre este ponto, deixando-o à discrição daqueles que eram maridos para exercer a abstinência se assim o desejassem em referência a suas esposas. Assim, muito sobre Paphnucio .

Capítulo 12. De Spyridon, bispo dos cipriotas.

Com relação à Spyridon , tão grande era sua santidade enquanto um pastor, que ele foi considerado digno de ser feito um Pastor dos homens : e tendo sido atribuído o bispado de uma das cidades em Chipre nomeados Trimithus, por conta de sua extrema humildade ele Continuou a alimentar suas ovelhas durante sua incumbência do bispado . Muitas coisas extraordinárias estão relacionadas com ele: no entanto, vou registrar apenas um ou dois, para que eu não pareça vaguear do meu assunto. Uma vez por volta da meia-noite, os ladrões que entraram clandestinamente em sua ovelha tentaram levar algumas das ovelhas. Mas Deus, que protegeu o pastor, também preservou as suas ovelhas; Porque os ladrões estavam por um poder invisível ligado às dobras. Ao amanhecer, quando chegou às ovelhas e encontrou os homens com as mãos amarradas atrás deles, compreendeu o que foi feito; e depois de ter orado , libertou os ladrões , exortando-os seriamente a se sustentar por um trabalho honesto e não Tomar qualquer coisa injustamente . Depois deu-lhes um carneiro e os enviou, acrescentando humorosamente, "para que não pareçais ter vigiado toda a noite em vão". Este é um dos milagres em conexão com Spyridon . Outra era deste tipo. Ele tinha uma filha virgem chamada Irene , que era participante da piedade de seu pai . Uma conhecida lhe confiou um ornamento de valor considerável: ela, para guardá-lo com mais segurança, escondeu o que tinha sido depositado no chão, e não morreu muito tempo depois. Posteriormente o proprietário da propriedade veio para reclamá-lo; E não encontrando a virgem , ele começou uma conversa animada com o pai, às vezes acusando-o de uma tentativa de defraudá-lo, e, em seguida, novamente suplicando-lhe para restaurar o depósito. O ancião, considerando a perda dessa pessoa como seu próprio infortúnio, foi até o túmulo de sua filha e convidou Deus a mostrar-lhe antes da sua época apropriada a ressurreição prometida . Nem estava desapontado em sua esperança ; porque a virgem novamente reviveu apareceu a seu pai, e tendo apontado para ele o local onde tinha escondido o ornamento, ela mais uma vez partiu. Personagens como estes adornavam as igrejas na época do imperador Constantino . Estes detalhes eu obtive de muitos habitantes de Chipre . Também encontrei um tratado composto em latim pelo presbítero Rufinus , do qual recolhi estas e outras coisas que serão aduzidas a seguir.

Capítulo 13. De Eutychian o monge.

Ouvi dizer também ouve Eutychian , um devoto pessoa que viveu por volta do mesmo tempo; Que também pertencia à igreja Novatian , mas foi venerado para a realização de milagres semelhantes . Vou inequivocamente afirmar minha autoridade para esta narrativa, nem vai eu tentar escondê-la, apesar de eu dar ofensa a algumas partes. Foi Auxanon , muito envelhecido presbítero da Novatian Igreja ; Que quando muito jovem acompanhou Acesius ao sínodo em Nicéia , e relatou-me o que eu disse a respeito dele. Sua vida prolongou-se desde aquele período até o reinado de Teodósio, o Jovem ; E quando eu era uma mera juventude, ele me contou os atos de Eutychian , ampliando muito sobre a graça divina que se manifestava nele: mas uma circunstância que ele aludiu, o que ocorreu no reinado de Constantino , peculiarmente digno de menção. Um dos assistentes militares, a quem o imperador chama seus guardas domésticos [ou de seu corpo] de terem sido suspeitos de práticas traiçoeiras, procurou sua segurança em fuga. O monarca indignado ordenou que ele fosse morto , onde quer que se encontrasse : quem, tendo sido preso no Olimpo de Bitínia , estava preso com cadeias pesadas e dolorosas e mantido preso perto das partes do Olimpo onde Eutychian estava conduzindo uma vida solitária , E cura tanto os corpos como as almas de muitos. A idade Auxanon sendo então muito jovem estava com ele, e estava sendo treinado por ele na disciplina do monástica vida. Muitas pessoas vieram a este Eutychian , rogando-lhe para obter a libertação do prisioneiro , intercedendo por ele com o imperador . Pois a fama dos milagres feitos por Eutychian tinha chegado aos ouvidos do imperador . Ele prontamente prometeu ir para o soberano; Mas como as cadeias infligiam um sofrimento intolerável, aqueles que se interessavam por ele declaravam que a morte causada pelo efeito de suas correntes anteciparia tanto a vingança do imperador como qualquer intercessão que pudesse ser feita para o prisioneiro . Consequentemente Eutychian enviada aos carcereiros solicitando-lhes para aliviar o homem; Mas tendo eles respondido que eles deveriam se colocar em perigo, aliviando um criminoso, ele foi para a prisão , atendida por Auxanon ; E como eles se recusavam a abrir a prisão , a graça que descansava em Eutychian tornou-se mais visível: para as portas da prisão abriu de seu próprio acordo, enquanto os carcereiros tinham as chaves sob sua custódia. Assim que Eutychian , juntamente com Auxanon , tinha entrado na prisão , para o grande espanto de todos os presentes então os grilhões caiu espontaneamente dos membros do prisioneiro . Ele então prosseguiu com Auxanon para a cidade que antigamente era chamado Bizâncio, mas depois Constantinopla , onde tendo sido admitido no palácio imperial, ele salvou o homem da morte; Para o imperador, entretendo grande veneração para Eutychian , concedeu prontamente seu pedido. Isto realmente ocorreu algum tempo depois [do período a que essa parte de nossa história se refere].

Os bispos que foram convocadas no Conselho de Nicéia , depois de ter elaborado e inscrito certos outros eclesiásticos regulamentos que estão acostumados a prazo cânones , novamente partiu para suas respectivas cidades: e, como eu concebo será apreciado pelos amantes de aprendizagem,  Aqui subjunto os nomes dos que estavam presentes, tanto quanto eu tenho sido capaz de averiguá-los, com a província e a cidade sobre a qual eles presidiam separadamente, e também a data em que esta assembléia teve lugar. Hosius , que era eu acredito bispo de Córdoba, na Espanha , como já disse. Vito e Vicentius , presbíteros de Roma , Alexander , bispo de Egito , Eustathius de Antioquia Magna , Macário de Jerusalém , e Harpocration de Cynopolis : os nomes do resto são totalmente relatada em O Synodicon de Atanásio , bispo de Alexandria . Este Sínodo foi convocado no consulado de Paulino e Juliano , no dia 20 de maio, e no ano 636 do reinado de Alexandre, o macedônio (como descobrimos a partir da anotação da data prefixada ao registro do Sínodo ) . Consequentemente, o trabalho do conselho foi realizado. Deve-se notar que depois do concílio o imperador entrou nas partes ocidentais do império.


Capítulo 14. Eusebius Bispo de Nicomedia, e Theognis Bispo de Nicéia, que tinha sido banido por concordar com a Opinião de Arius, tendo publicado seu Recantation, e consentido ao Credo, são reintegrados em suas Sees.

Eusébio e Theognis ter enviado um penitencial confissão para os principais bispos , foram por um edito imperial lembrou do exílio e restaurado para suas próprias igrejas , retaurando aqueles que tinham sido ordenados em seus lugares; Eusebius [deslocando] Amphion , e Theognis Chrestus . Esta é uma cópia de sua retração escrita :



"Tendo sido condenados por sua piedade , sem um julgamento formal, devemos suportar em silêncio as decisões de sua sagrada sentença . Mas como não é razoável que, pelo silêncio, tenhamos de nos caluniar contra nós mesmos, nós, por esta razão, declaramos que concordamos inteiramente convosco na fé ; E também que, depois de ter considerado de perto a importação do termo consubstancial , temos sido inteiramente estudiosos da paz, não tendo seguido a heresia . Depois de sugerir o que quer que tenha entrado em nosso pensamento para a segurança das igrejas , e assegurando inteiramente aqueles sob nossa influência, subscrevemos a declaração de fé ; Não subscrevemos o anatematizante ; Não como oposição ao credo , mas como descrente o partido acusado de ser tal como foi representado, tendo sido satisfeito sobre este ponto, tanto de suas próprias cartas para nós, e de conversas pessoais. Mas se o vosso santo concílio foi convencido, não nos opondo mas concordando em suas decisões, por esta declaração dar-lhes o nosso pleno assentimento e confirmação : e isso não tão cansado com o nosso exílio, mas para sacudir a suspeita de heresia . Se, pois, julgardes oportuno restaurar-nos à vossa presença, ter-nos-emos em todos os pontos conformes e aquiescentes aos vossos decretos ; sobretudo porque pareceu bom à vossa piedade lidar com ternura e recordar até mesmo aquele que foi acusado primeiramente . Seria absurdo que fôssemos em silêncio e, portanto, fornecêssemos provas presumíveis contra nós mesmos, quando se permitia que o responsável parisse das acusações contra ele. Vê , pois, como é coerente com a tua piedade cristã , lembrar ao nosso imperador mais religioso , apresentar as nossas petições e determinar prontamente o que nos concerne, de certo modo tornando-vos.

Tal era a linguagem da retratação de Eusébio e Teognis ; Da qual deduzo que haviam subscrito os artigos de fé que haviam sido estabelecidos , mas não se tornariam partes na condenação de Ário . Parece também que Arius foi convocado antes deles; Mas, embora isso possa ser verdade , ainda assim ele tinha sido proibido de entrar em Alexandria . Isto é evidente pelo fato de que depois ele criou uma forma de retorno para si, tanto na igreja como em Alexandria , por ter feito um arrependimento fictício , como mostraremos em seu devido lugar.
Capítulo 15. Depois do Sínodo, sobre a morte de Alexandre, Atanásio é constituído Bispo de Alexandria.

Pouco depois disso, Alexandre , bispo de Alexandria , morreu, Atanásio foi posto sobre aquela igreja . Rufinus relata que este [ Atanásio ], quando muito menino, brincava com outros de sua idade em um jogo sagrado : era uma imitação do sacerdócio e da ordem das pessoas consagradas . Neste jogo, portanto, Atanásio foi atribuído a cadeira episcopal , e cada um dos outros rapazes personificado quer um presbítero ou um diácono . As crianças se envolveram nesse esporte no dia em que se celebrou a memória do mártir e do bispo Pedro . Agora, naquela época, Alexandre, bispo de Alexandria, passando por ali, observando a peça em que estavam engajados, e mandando chamar os filhos, perguntou-lhes a parte que cada um deles tinha sido designada no jogo, Que tinha sido feito. Ele então deu instruções para que as crianças fossem levadas para a igreja e instruídas na aprendizagem, mas especialmente em Atanásio ; E tendo depois ordenado -lhe diácono em seu tornar-se da idade adulta, ele o trouxe para Nicéia para ajudá-lo nas disputas lá quando o Sínodo foi convocado . Este relato de Atanásio Rufinus deu em seus próprios escritos; Nem é improvável que tenha ocorrido, pois muitas transações deste tipo ocorreram com freqüência. Quanto a este assunto , basta ter dito o acima.

Capítulo 16. O Imperador Constantino, tendo ampliado o Antigo Bizâncio, chama-o Constantinopla.

Depois do Sínodo, o imperador passou algum tempo em recriação, e após a celebração pública de seu vigésimo aniversário de sua ascensão , ele imediatamente se dedicou à reparação das igrejas . Isso ele realizou em outras cidades, bem como na cidade com o seu nome, que anteriormente chamado de Bizâncio , ele ampliou, rodeado de maciças paredes, e adornada com vários edifícios; E tornando-o igual à Roma imperial , ele o nomeou Constantinopla , estabelecendo por lei que deveria ser designada Nova Roma . Esta lei foi gravada em um pilar de pedra erguido à vista do público no Strategium, perto da estátua equestre do imperador . Ele também construiu na mesma cidade duas igrejas , uma das quais deu o nome de Irene , ea outra The Apostles . Não somente ele melhorou os negócios dos cristãos , como eu disse, mas também destruiu a superstição dos pagãos ; pois ele trouxe suas imagens à vista do público para ornamentar a cidade de Constantinopla , e configurar os Delphic tripés publicamente no Hipódromo . Pode parecer agora supérfluo mencionar estas coisas, já que elas são vistas antes de serem ouvidas. Mas naquela época a causa cristã recebeu seu maior aumento; para Divina Providência preservado muitas outras coisas durante os tempos do imperador Constantino . Eusébio Pamphilus , em termos magníficos, registrou os elogios do imperador; E eu considerei que não seria inapropriado publicá-los tão concisamente quanto possível


Nenhum comentário:

Postar um comentário