Pesquisar e

sábado, 27 de maio de 2017

John Huss





Nasceu em Husinec , República Checa. Morreu em 6 de julho de 1415 Konstanz , Alemanha








Jan Hus ( John Huss )(nascido c. 1370 , Husinec, Bohemia[agora na República Checa] - morreu em 06 de julho de 1415 , Konstanz [Constança na Alemanha]). Foi o reformador mais importante do século 15 . Antecipou a Reforma Luterana por um século. Ele foi envolvido na amarga controvérsia do Cisma Ocidental (1378-1417) para toda a sua carreira, e ele foi condenado por heresia no Conselho de Constança e queimado na fogueira.

Vida e Carreira Docente

Hus nasceu de pais pobres em Husinec no sul da Boêmia, de onde tomou seu nome. Cerca de 1390 ele se matriculou na Universidade de Praga , e dois anos após sua formatura em 1394 (Bacharel em artes ele recebeu um mestrado 1396 e começou a ensinar na universidade. Ele foi ordenado um padre em 1400 e tornou-se reitor da universidade 1402-1403.

Hus estudou as obras de Wycliffe e depois seus escritos teológicos, que foram introduzidos em Praga em 1401.Quando Ricardo II da Inglaterra se casou com Ana da boemia, os estudantes desta região começaram a se dirigir para a Inglaterra para estudar. Ao retornarem  levaram as idéias de Wycliffe com eles.  Hus foi influenciado pelos princípios subjacentes de Wycliffe, embora nunca tenha aceitado suas implicações extremas e ficou particularmente impressionado com as propostas de Wycliffe para a reforma do clero católico romano. A propriedade clerical possuía cerca de metade de toda a terra na Boêmia, e a grande riqueza e as práticas simoníacas do clero mais alto despertavam ciúme e ressentimento entre os pobres sacerdotes. O campesinato boêmio, também, ressentido a igreja como um dos mais pesados ​​impostos . Havia assim uma grande base potencial de apoio para qualquer movimento de reforma da igreja num momento em que a autoridade do papado em si era desacreditada pelo Cisma Ocidental.Tentativas de reforma foram feitas pelo rei boêmio Carlos IV, e as obras de Wycliffe foram a arma escolhida do movimento de reforma nacional fundado por Jan Milíč de Kroměříž (1374). Líder Do Movimento De Reforma Da República Checa.


Em 1391, os alunos de Milíč fundaram a Capela de Belém (Bethlehem )em Praga, onde os sermões públicos eram pregados em tcheco (e não em latim) no espírito do ensino de Milíc̆. A partir de 1402 Hus era o responsável pela capela, que se tornara o centro do crescente movimento de reforma nacional na Boêmia. Ele se tornou cada vez mais absorvido na pregação pública e acabou emergindo como o líder popular do movimento.Apesar de seus deveres extensos na capela de Bethlehem, Hus continuou a ensinar na faculdade da universidade das artes e transformou-se um candidato para o grau do doutor na teologia . Hus também se tornou o conselheiro do jovem nobre Zbyněk Zajíc de Hazmburk quando Zbyněk foi nomeado arcebispo de Praga em 1403, um movimento que ajudou a dar ao movimento de reforma uma fundação mais firme



Em 1403, um mestre universitário alemão, Johann Hübner, elaborou uma lista de 45 artigos, presumivelmente selecionados dos escritos de Wycliffe, e os condenou como heréticos. Porque os mestres alemães tinham três votos e os mestres checos apenas um, os alemães facilmente derrotaram os tchecos, e os 45 artigos foram doravante considerados um teste de ortodoxia. A acusação principal contra o ensino de Wycliffe foi seu Remanência - ou seja, que o pão e o vinho na Eucaristia retêm sua substância material. Wycliffe também declarou que as Escrituras são a única fonte da doutrina cristã. Hus não compartilhava todos os pontos de vista radicais de Wycliffe, como o da remanência, mas vários membros do partido da reforma fizeram, entre eles o professor de Hus,Stanislav de Znojmo, e seu companheiro estudante, Štěpán Páleč.


Durante os primeiros cinco anos do reinado de Zbyněk como arcebispo de Praga, sua atitude em relação ao "partido evangélico" mudou radicalmente. Os oponentes da reforma o conquistaram e, em 1407, conseguiram acusar Stanislav e Páleč de heresia, e foram citados à Cúria Romana para serem examinados. Os dois homens retornaram completamente mudados em suas visões teológicas e tornaram-se os principais adversários dos reformadores. Assim, exatamente quando Hus surgiu na vanguarda do movimento de reforma, ele entrou em conflito com seus antigos amigos.

Hus E Os Cisma Ocidental
Desde 1378 a Igreja Católica Romana foi dividida pelo Cisma Ocidental, durante o qual a jurisdição papal foi dividida entre dois papas. Como líder da reforma, Hus, sem hesitar, brigou com o arcebispo Zbyněk quando este se opôs ao Conselho de Pisa (1409), que foi chamado para destronar os papas rivais e para reformar a igreja. O conselho tinha o apoio dos mestres checos na Universidade de Praga, enquanto os mestres alemães se opunham a ele. Os mestres alemães, que tinham maioria votante em assuntos universitários, apoiaram o arcebispo, que tão enfurecido Rei Wenceslas que em janeiro de 1409 subverteu a constituição da universidade concedendo os mestres checos três votos cada um e os alemães somente um; O resultado foi uma emigração em massa dos alemães de Praga para várias universidades alemãs. No outono de 1409 Hus foi eleito reitor da universidade agora dominada pelos checos.


A ruptura final entre o Arcebispo Zbyněk e Hus ocorreu quando o Conselho de Pisa depôs tanto o Papa Gregório XII , cuja autoridade foi reconhecida na Boêmia, eo antipapa Bento XIII e em seu lugar foi eleito Alexander V . Os papas depostos, entretanto, mantiveram a jurisdição sobre porções de Europa ocidental; Assim, em vez de dois, havia três papas. O arcebispo e o clero da Boêmia permaneceram fiéis a Gregório, enquanto Hus e o partido da reforma reconheceram o novo papa. Depois de ser forçado pelas medidas punitivas do rei a reconhecer Alexandre V como o papa legítimo , o arcebispo, através de um grande suborno, induziu Alexander a proibir a pregação em capelas privadas, incluindo a Capela de Belém. Hus se recusou a obedecer à ordem do papa, e Zbyněk o excomungou. Apesar de sua condenação, Hus continuou a pregar na Capela de Belém e a ensinar na Universidade de Praga. Zbyněk foi finalmente forçado pelo rei a prometer Hus seu apoio antes da Cúria Romana, mas ele morreu de repente em 1411, e a liderança dos inimigos de Hus passou para a própria Curia.


Em 1412, o caso da heresia de Hus, que tinha sido tacitamente abandonado, foi revivido por causa de uma nova disputa sobre a venda de Indulgências que tinham sido emitidas pelo sucessor de Alexandre, o antipapa João XXIII , para financiar sua campanha contra Gregório XII.Sua venda na Boêmia despertou indignação geral, mas tinha sido aprovado pelo rei Wenceslas, que, como de costume, compartilhado no produto. Hus denunciou publicamente essas indulgências diante da universidade e, ao fazê-lo, perdeu o apoio de Wenceslas. Isso seria fatal para ele. Os inimigos de Husrenovaram então seu julgamento na Cúria, onde foi declarado sob grande excomunhão por se recusar a aparecer e um interdito foi pronunciado sobre Praga ou qualquer outro lugar onde Hus pudesse residir, negando assim certos sacramentos da igreja a comunicantes na área interditada . A fim de poupar a cidade as conseqüências, Hus voluntariamente deixou Praga em outubro de 1412. Ele encontrou refúgio principalmente no sul da Boêmia nos castelos de seus amigos, e durante os próximos dois anos ele envolveu na atividade literária febril. Seus inimigos, particularmente Stanislav e Páleč, escreveram um grande número de tratados polêmicos contra ele, que ele respondeu de uma maneira igualmente vigorosa. O mais importante de seus tratados foi De ecclesia (A Igreja ). Ele também escreveu um grande número de tratados em tcheco e uma coleção de sermõesintitulada Postilla .

O Julgamento Final


Com o cisma ocidental continuando sem Sigismundo da Hungria, como o recém-eleito (1411), rei da Alemanha , viu uma oportunidade de ganhar prestígio como o restaurador da unidade da igreja. Ele forçou João XXIII a Conselho de Constança para encontrar uma solução final do cisma e para pôr fim a todas as heresias. Sigismund, portanto, enviou um emissário para convidar Hus para comparecer ao conselho para explicar suas opiniões - um convite que Hus, naturalmente, estava relutante em aceitar. Mas quando John ameaçou o rei Wenceslas por não-conformidade com o interdito, e depois de Sigismundo ter assegurado Hus de salvo-conduto para a viagem para Constance e para trás (não importa qual seja a decisão), Hus finalmente consentiu em ir.


Ele partiu para Constance, mas não recebeu o salvo-conduto até dois dias depois de sua chegada lá, em novembro de 1414. Pouco depois de chegar em Constance, ele foi, com o consentimento tácito de Sigismundo, preso e colocado em estreito confinamento, do qual ele nunca emergiu. Os inimigos de Hus conseguiram tê-lo julgado perante o Concílio de Constança como um herege de Wycliffite. Tudo o que a séria intervenção dos nobres boêmios conseguiu para ele foi três audiências públicas, nas quais ele foi autorizado a defender-se e conseguiu refutar algumas das acusações contra ele. O conselho instou Hus a retrair-se, a fim de salvar sua vida, mas para a maioria de seus membros ele era um herético perigoso apto apenas para a morte.Quando ele se recusou a se retratar, ele foi solenemente condenado em 6 de julho de 1415, e queimado na fogueira.





Jan Hus em confinamento.

Houve muita disputa sobre a extensão em que Hus estava em dívida com Wycliffe por suas crenças teológicas. Em Constança ele se recusou a submeter-se à exigência do conselho de que ele rejeitava inteiramente Wycliffe e, sem dúvida, apoiou a doutrina da predestinação e defendeu a supremacia da autoridade bíblica sobre a da Igreja Católica. Os pontos de vista de Hus também podem ser interpretados como o culminar do movimento de reforma nacional checa. Seus seguidores e os reformadores religiosos bohemios subseqüentes adotaram o nome Hussitas.


Durante seu exílio em 1412-14, Hus substituiu sua pregação popular em Praga uma série de escritos em checo; Estes tornaram-se clássicos do Checo e são igualmente importantes na história da língua checa , porque Hus desenvolveu uma ortografia nova e mais simples. O mais importante destes trabalhos é o seu popular trecho Vyklad viery, desatera a patere ("Exposição da Fé, dos Dez Mandamentos e da Oração do Senhor"). Os escritos de Hus, em tcheco e latim, incluem outros tratados religiosos, tratados e palestras, coleções de seus sermões e cartas pessoais. Matthew SpinkaFrantišek M. Bartoš

Os Morávios
Os discipulos mais radicais de Huss forma conhecidos como Taboritas, e alguns deles formaram o grupo conhecido como Irmãos Unidos ou Irmãos Boêmios em meados do sec. XV. Foi deste grupo que saiu a Igreja Morávia uma importante igreja missionária de toda história da igreja cristã, e foram os Morávios que exerceram muita influência sobre John Wesley.


BIBLIOGRAFIA
A História da Civilização VI- A Reforma. Will Durant. 2ª edição. Editora Record
História Ilustrada do Cristianismo. Vol. 1. Justo L. Gonzalez. São paulo: Vida Nova, 2ª edição, 2011.
O Cristianismo através dos séculos. Earle E. Cairns. São Paulo: Vida Nova. 2ª edição, 1998.
http://www.newadvent.org/cathen/04288a.htm  Catholic Encyclopedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário