Esse artigo aborda os seguintes temas:
"O termo carismático foi introduzido no vocabulário teológico no início da década de 1970 para designar esse movimento nas igrejas tradicionais e distingui-lo dos pentecostais originais ou clássicos.
O movimento carismático é semelhante ao pentecostalismo clássico em sua ênfase no exercício de certos dons (particularmente línguas e profecia), mas outras qualidades importantes desse movimento o tornam distintamente diferente. Ele difere do pentecostalismo clássico por ser trans-denominacional por natureza, por não ter uma teologia estabelecida da bênção em dois estágios, por incorporar diversas opiniões teológicas e também por fornecer uma grande variedade de canções de adoração contemporâneas que expressam a devoção pessoal e coletiva.
Ao contrário da rejeição dos pentecostais clássicos, a nova onda da renovação carismática em geral foi bem recebida pelas igrejas tradicionais. Relatos de estudos favoráveis conduzidos pelos episcopais (1963) e presbiterianos (1970), embora apontem possíveis excessos, em geral foram tolerantes e abertos à existência desse tipo de espiritualidade pentecostal como um movimento de renovação dentro das igrejas tradicionais...."Eruditos como C. Peter Wagner do Seminário Teológico Fuller postularam uma terceira onda do movimento pentecostal-carismático." História da Igreja: da Pré-Reforma aos dias atuais - Volume 2 Rio de Janeiro: Central Gospel 2017, p. 896, 898
Os pentecostais clássicos, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, usam o termo Batismo no Espírito e com a evidencia sempre acompanhada de pelo menos um dom, o de linguas.
O pentecostalismo de segunda onda no Brasil segue a primeira onda neste quesito. Já nos Estados Unidos alguns da segunda onda preferem usar o termo Plenitude do Espírito. Quanto a evidencia do batismo ou plenitude, alguns defendem que seria pelo menos o dom de línguas e outros que pode haver outros dos nove dons e nem sempre o dom de línguas.
O pentecostalismo da terceira onda no Brasil segue em geral o conceito da primeira onda, e nos Estados Unidos rejeitam o termo Batismo no Espírito
O Teólogo calvinista reformado, Grudem, se intitula 3ª onda pentecostal (evangelho acompanhado de sinais), o qual defende que o termo Batismo no Espirito se refere a conversão, e que as outras experiencias do Espírito devem ser chamadas de "enchimentos" ou "plenitude". Outros teólogos continuístas como John Piper, e D. A. Carson interpretam o termo como conversão, mas não se intitulam como carismáticos ou pentecostais
Inácio (em 110 d.C)
Inácio , que é também chamado de Teóforo , à Igreja de Deus o Pai , e do seu flho amado Jesus Cristo , que obteve por misericórdia todos os dons , repleta de fé e amor , ea qual não falta nenhum dom , caríssima a Deus , portadora dos objetos sagrados, que está em Esmirna , na Ásia , as melhores saudações, no Espírito irrepreensível e na Palavra de Deus . (Epístola aos Esmirnenses- Saudação-- Padres Apostólicos, São Paulo: Paulos, 2008, p. 115)
Justino Mártir (100-165 d.C)
".. não blasfemeis Jesus Cristo que, por suas obras e milagres que ainda hoje se realizam em seu nome, pela excelência de sua doutrina e das profecias..."Diálogo com Trifão 35.8- (Justino de Roma São Paulo: Paulos, 2010,p. 162
"...recebem dons conforme cada um o merece; um recebe o espírito de inteligência, outro de conselho, outro de fortaleza, outro de cura, de presciencia, de ensinamento e de temor a Deus"Diálogo com Trifão 39.2- (Justino de Roma São Paulo: Paulos, 2010,p. 167
Entre nós, com efeito, até o presente existem carismas proféticos. De onde, vós memos deveis compreender que os de antes que existiam em vosso povo, passaram para nós." -Diálogo com Trifão 82.1- (Justino de Roma São Paulo: Paulos, 2010 p. 238)
Assim, entre nós, podem-se ver mulheres e homens que possuem carismas do Espírito de Deus ; De modo que foi profetizado que os poderes enumerados por Isaiah viriam em cima dele, não porque necessitou o poder Diálogo com Trifão 88.1- (Justino de Roma São Paulo: Paulos, 2010 p. 248)
"8. Escreve também que inclusive até seu tempo seguiam brilhando os carismas proféticos na Igreja," (História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, São Paulo: Novo Século. Livro IV, cap. 18: 8).
Irineu (125-212 d.C)
"Por isso, o apóstolo declara:" Nós falamos sabedoria entre os perfeitos ", [1 Coríntios 2: 6] chamando "perfeitos " estas pessoas que receberam o Espírito de Deus e que, falam em todas as línguas graças a este Espírito, como ele fazia e como ainda ouvimos muitos irmãos na Igreja, que possuem o carisma profético,e que pelo Espírito falam em todas as línguas, revelam as coisas escondidas dos homens, para usa utilidade e expõe os mistérios de Deus. (Contra as Heresias Livro V 6.1p. São Paulo: Paulus, 1995, 2ª edição, p. 530)
Irineu (125-202) citado por Eusébio de Cesaréia
1. Irineu, coincidindo com as narrações que discutimos anteriormente nos livros que, em número de cinco, intitulou Refutação e destruição da falsamente chamada gnosis, esboça também estas coisas. No livro segundo da mesma obra assinala que, em algumas igrejas, persistiram inclusive até ele manifestações do maravilhoso poder divino. Ele o diz com estas palavras:
2. "Muito lhes falta para ressuscitar um morto 346, como fizeram o Senhor e os apóstolos mediante a oração e como se deu na comunidade de irmãos muitas vezes: por causa da necessidade, a igreja toda do lugar estava rogando com jejuns e repetidas súplicas, e o espírito do morto voltou, e o homem recebeu o favor pela graça das orações dos santos." E de novo, depois de outras coisas, diz:
3. "Mas se chegam a dizer que o Senhor fez tais prodígios apenas em aparência, então os faremos recorrer aos escritos proféticos e por estes lhes demonstraremos que assim está previsto sobre Ele, e que assim sucedeu com segurança e que somente Ele é o Filho de Deus. Por isso, também em seu nome os que são verdadeiramente seus discípulos recebem d'Ele a graça e a utilizaram em benefício dos demais homens, segundo o dom que cada um recebeu d'Ele.
4. Uns, efetivamente, expulsam firme e verdadeiramente os demônios, de modo que muitas vezes aqueles mesmos que foram purificados dos maus espíritos crêem e estão na Igreja; outros têm conhecimento antecipado do porvir, assim como visões e declarações proféticas; outros ainda, curam os enfermos mediante a imposição das mãos e os restituem sãos; mais ainda, como dissemos, inclusive mortos foram ressuscitados e permaneceram conosco muitos anos. E para que mais?
5. Não é possível dizer o número de graças que por todo o mundo a Igreja recebeu de Deus em nome de Jesus Cristo crucificado sob Pôncio Pilatos e que cada dia utiliza em benefício dos pagãos, sem nunca enganar ninguém nem despojá-lo de seu dinheiro, porque gratuitamente o recebeu de Deus e gratuitamente o serve."
6. E em outro lugar escreve o mesmo: "Assim como também ouvimos que há muitos irmãos na Igreja que têm carismas proféticos e que por meio do Espírito falam em todo tipo de línguas, que põe a descoberto os segredos dos homens quando é proveitoso e que explicam os mistérios de Deus." Isto é o que há sobre a permanência dos diferentes carismas até os tempos mencionados entre os que deles eram dignos.
(História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, CPAD,1999 p. 173-174) ou (História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, São Paulo: Novo Século Livro V, cap. 7:1-6)
Milcíades -combatendo a heresia montanista que condenava toda a igreja mas não tinha sucessão de pessoas com dons espirituais!
LIVRO VI
XVII [De Milcíades e os tratados que compôs]
1. Na mesma obra369 menciona-se também Milcíades, um escritor que, parece, também escreveu um tratado contra a dita heresia. Depois de citar algumas passagens destes370 continua dizendo: "Isto encontrei em uma obra das que atacam o escrito de Milcíades, nosso irmão, escrito que demonstra não ser necessário que um profeta fale em êxtase, e fiz um resumo."
2. Um pouco mais abaixo na mesma obra estabelece uma lista dos que profetizaram no Novo Testamento; entre eles enumera um tal Amias e a Codrato; diz assim: ".. .mas o falso profeta, no êxtase - ao qual seguem o descaramento e a ousadia -, começa em voluntária ignorância e termina em demência involuntária da alma, como se disse anteriormente.
3. Mas não poderão mostrar um só profeta, nem do Antigo nem do Novo (Testamento) que tenha sido arrebatado pelo espírito desta maneira, nem poderão gloriar-se de Agabo, nem de Judas, nem de Silas, nem das filhas de Felipe, nem de Amias de Filadélfia, nem de Codrato nem de nenhum outro, se há, porque nada tem a ver com eles." 4. E logo, depois de curto espaço, diz o seguinte: "Porque, se é como dizem, que depois de Codrato e de Amias de Filadélfia, o carisma profético passou por sucessão às mulheres do séquito de Montano, que demonstrem quem dentre eles sucedeu aos discípulos de Montano e a suas mulheres, já que o Apóstolo sustenta que é necessário que o carisma profético subsista em toda a Igreja até a parousia final 371. Mas não poderão mostrar ninguém, apesar de já ser este o décimo quarto da morte de Maximila." 5. Isto diz ele. No que tange a Milcíades, por ele mesmo mencionado, também deixou-nos outras lembranças de sua aplicação diligente às divinas Escrituras nos tratados que compôs Contra os gregos e Contra os judeus, temas com os quais se debateu separadamente nos dois livros. E mais, fez também uma Apologia dirigida aos príncipes372 do mundo em favor da filosofia por ele professada373. 369 O anônimo antimontanista, cf. 16:2.
369 O anônimo antimontanista, cf. 16:2.
370 Dos hereges. 371 Ef 4:11-13; 1 Co 1:4-8; 13:8-10.
372 Provavelmente refere-se a Marco Aurélio e a seu co-augusto Lúcio Vero.
Na época de Montano, o herege:
"4. Como foi justamente então que os partidários de Montano, Alcibíades e Teodoto, começaram a dar a conhecer entre muitos na Frígia sua opinião sobre a profecia (pois os muitos outros milagres do carisma de Deus, que até então ainda vinham se realizando pelas diversas igrejas, produziam em muitos a crença de que também aqueles eram profetas), (História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, São Paulo: Novo Século. Livro V,cap, 6:4)
Na época de Montano, numa obra contra o montanismo:
4. E logo, depois de curto espaço, diz o seguinte: "Porque, se é como dizem, que depois de Codrato e de Amias de Filadélfia, o carisma profético passou por sucessão às mulheres do séquito de Montano, que demonstrem quem dentre eles sucedeu aos discípulos de Montano e a suas mulheres, já que o Apóstolo sustenta que é necessário que o carisma profético subsista em toda a Igreja até a parousia final *371. Mas não pode-rão mostrar ninguém, apesar de já ser este o décimo quarto da morte de Maximila." *371 Ef 4:11-13; 1 Co 1:4-8; 13:8-10.(História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, São Paulo: Novo Século. Livro V, cap. 17:4
Orígenes ( 185-254 d.C) disse: "...o nome de Jesus expulsa dos homens os extravios de espírito, os demônios e, ainda hoje, as doenças;..." (Orígenes Contra Celso- São Paulo: Paulus. livro 1, 67, p. 113)
"e alguns deles manifestam, nas curas que operam, o sinal de que receberam, graças à sua fé, um poder milagroso, pois invocam sobre os que lhes pede a cura o Deus supremo e o nome de Jesus acrescentando á sua invocação a história dele. Por meio deles, eu mesmo vi pessoas libertas de graves doenças, alucinações, demências e uma infinidade de outros males que nem homens nem demônios tinham conseguido curar" (Orígenes Contra Celso- São Paulo: Pauluslivro 3 ,24, p. 223)
"Esta demonstração divina é chamada pelo apóstolo de demonstração de 'Espírito e poder'...de poder, pelos prodigiosos milagres cuja existência podemos provar por esta razão, entre muitas outras, que ainda subsistem vestígios desta existência, entre aqueles que regram a sua vida pelos preceitos desta palavra" (Orígenes Contra Celso- São Paulo: Paulus,Livro 1, 2, p. 43)
"e do Espírito Santo que então apareceu na forma de uma pomba ainda subsistem sinais entre os cristãos: eles expulsam demônios, curam diversas enfermidades, e sob a noção do Logos, tem certas visões do futuro" (Orígenes Contra Celso- São Paulo: Paulus, Livro1, 46, p. 86)
"Não é estes o gênero dos demônios que muitos cristãos expulsam dos doentes ...unicamente pela oração, por meio de simples esconjuros e palavras ao alcance do homem mais simples? (Orígenes Contra Celso- São Paulo: Paulus, Livro 7, 4, p.539)
Após os séc. IV e V porém as referências sobre os dons se tornaram mais raras , coincidindo com o processo de paganização da Igreja, formando a conhecida Igreja Católica.
No dia de Pentecostes- judeus At 2:4: línguas. Ocorreu após a conversão, eles de fato receberam o Espírito em Jo 20:22 (ver 4.), antes do Pentecostes.· Na casa de Cornélio –gentio “temente a Deus” (termo que se relacionava a gentios que seguiam o judaísmo porém não eram circuncidados At 10:44-46 c/ 11:15-16 : línguas. Ocorreu imediatamente após a conversão, pois os dons são doados somente para pessoas convertidas. O termo Batizados no Espírito é repetido. ver ítem 5· Em Éfeso- gentios At 19:1-6- línguas, profecia. Ocorreu após o batismo nas águas, portanto depois da conversão.· Paulo At 9:17-18 c/ 1 Co 14:8- línguas. Ocorreu após a conversão e antes do batismo At 9:1-18.· Samaria- At 8:1-18: Ocorreu após a conversão e batismo. Algo perceptível aconteceu, porém não relatado no texto. Seria as línguas? Até mesmo cessacionistas admitem a hipótese, pois dizem que eram um padrão visível de que Deus aceitara todos os grupos de pessoas (judeus, tementes a Deus,(que eram gentios), samaritanos e gentios) naquela época. Onde está escrito que isso não acontece mais?No Concílio de Jerusalém At 11:1-18, a prova de que os gentios tinham sido aceitos por Deus foi o falar em outras línguas, como ocorreu no princípio, isto é, no dia de pentecostes At 11:15-18 c/ 10:45-47 e 2:1-4. A evidência comum nos relatos acima foi o falar em outras línguas. O dom de línguas é o único dom que pode ser usado pelo cristão na hora que ele desejar, pois visa principalmente a edificação pessoal 1Co 14:2,4; Ef 6:8; Jd 20; portanto é um instrumento útil para se buscar outros dons.Algumas décadas depois o mesmo padrão se repete, a língua era o dom mais comum . Leia 1 Co 12 e 14. Até o R. C. Sproul disse: “ É clara pelos textos do livro de Atos, que o dom do falar em línguas realmente funcionava como um sinal externo do enchimento do Espírito” “O ministério do Espírito Santo”p.129.
"Porém isso não deve ser visto como uma grande dificuldade, porque Paulo diz, referindo-se aos filhos de Israel ", e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar" (1 Coríntios 10:2), uma expressão paralela muito próxima em que a nuvem e o mar são os "elementos" que cercaram ou oprimido os israelitas e Moisés simboliza a nova vida de participação na aliança mosaica e da comunhão com o povo de Deus, liderada por Moisés), em que os israelitas eram preso depois de ter passado através da nuvem e do mar. Não é que havia dois lugares ao mesmo batismo, mas um era o elemento em que foram batizados e outro era o lugar em que se viram depois do batismo. Isto é muito semelhante ao 1 Coríntios 12:13, O Espírito Santo foi o elemento em que foram batizados, e do corpo de Cristo, a igreja era o lugar em que se achavam após o batismo. [11] Parece, portanto, adequada para concluir que: 1 Coríntios 12:13 também se refere ao batismo "em" ou "com" o Espírito Santo, e designa a mesma coisa que os outros seis versos citados. Teologia Sistemática. Wayne Grudem., São Paulo:Vida Nova, 2008,p. 639
3- "Por fim, devo dizer algo sobre ενί ττνεύματι (eu heni pneumati), “em um só Espírito” ou “por um só Espírito” ou “com um só Espírito”. Por vezes, tem sido argumentado que, se traduzirmos a frase grega por “em um só Espírito”, a combinação de “em um só Espírito, em um só corpo” fica tão truncada que se torna inaceitável. Portanto, a frase em questão deve ser instrumental: “fomos todos batizados por um só Espírito em um único corpo”.95 Baseando-se nisso, alguns argumentam que, apesar de esse batismo com ou pelo Espírito ser coincidente com a conversão, nos Evangelhos e em Atos, o batismo no Espírito é uma coisa diferente: uma experiência posterior à conversão. Se assim for, esse seria o único lugar no Novo Testamento em que o Espírito é o agente do batismo. Nas outras seis situações, relacionadas à profecia de João Batista, Cristo é o agente que batiza, e o Espírito Santo é o meio pelo qual ou a esfera na qual somos batizados. Mais ainda, onde quer que o verbo batizar seja usado no Novo Testamento, é o meio do batismo — água, fogo, nuvem, e assim por diante — que é expresso no uso da preposição èv (en), e não o agente. Apesar de “em um só Espírito, em um só corpo” soar truncado em português, não é totalmente claro que esse seja o caso em grego. Na verdade, a combinação das frases em grego enfatiza muito bem o ponto exato que Paulo quer destacar: todos os cristãos foram batizados em um só Espírito; todos os cristãos foram batizados para ser um só corpo. Tanta atenção foi dada às preposições que acabamos negligenciando o uso repetido que Paulo faz da locução um só. Paulo arma o palco para demonstrar que, nas palavras de MacGorman, “não há igrejas de um único membro, nem há dons que sirvam para todos os membros”.96 Seja qual for a decisão que alguém tome quanto a essa frase polêmica, é importante reconhecer que nada de crucial depende do resultado final: carismáticos e não carismáticos já defenderam ambas as posições do problema. A manifestação do Espírito. D. A. Carson. São Paulo: Vida Nova, 2013 , p.97
É verdade que os discípulos eram nascidos de novo bem antes do pentecostes..., Mas este fato nos ajuda a entender o que ocorreu com os discípulos no Pentecostes. Eles receberam esta nova e extraordinária capacitação do Espírito Santo porque viviam na época de transição entre o Espírito Santo na Antiga Aliança e do Espírito Santo na nova aliança. Embora fosse uma "segunda experiência" com o Espírito Santo, que veio muito tempo depois da conversão deles, não deve ser tomada como um padrão para nós, pois não estamos vivendo em uma época de transição na obra do Espírito Santo. Teologia Sistemática. Wayne Grudem. São Paulo: Vida Nova, 2008, p. 639,642
Jesus subiu ao Pai logo após sua ressurreição, pois disse que se não fosse até o Pai, o Consolador não viria. E que quando voltasse, o coração deles se alegrariam, compare Jo 16:7,16-22 c/ 20:19-22; compare também Jo 20:17 (ocasião em que na aparição de Cristo, Maria Madalena o segura Mc 16:9) c/ Mt 28:8-9 (veja que 3 mulheres foram no sepulcro-Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé Mc 16:1; nesta ocasião posterior Maria Madalena encontra com as outras mulheres e Jesus as encontra , aí então como já havia subido ao Pai elas o adoram livremente. Sua ascensão definitiva foi após 40 dias de sua ressurreição (e subida ao Pai) At 1:1-9.
A analogia é explícita com Gn 2 quando Deus sopra em Adão o espírito de vida e ele se torna alma vivente, e em Jo 20 os discípulos recebem o Espírito Vivificante. Observe que em Gn 2, não foi um ato profético, Adão de fato se tornou um ser vivo que respira, recebeu o fôlego de vida, recebeu o espírito humano.
Jo7:39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
Jo 16:16 ¶ Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis. Vou para o Pai.
17 Então, alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que vem a ser isto que nos diz: Um pouco, e não mais me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Vou para o Pai?
18 Diziam, pois: Que vem a ser esse— um pouco? Não compreendemos o que quer dizer.
19 Percebendo Jesus que desejavam interrogá-lo, perguntou-lhes: Indagais entre vós a respeito disto que vos disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?
220 Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
21 A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.
22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
Jo 20:17 Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
18 Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.
19 ¶ Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
- Em relação à glorificação de Cristo, a Bíblia em 1 Co 15 nos mostra que Cristo é a primícia dos que dormem, e assim como foi com ele , assim será com os que morrerem salvos, na ocasião da ressurreição serão glorificados 1 Co 15:20-54 (ver especialmente verso 43). Portanto Cristo foi glorificado já na sua ressurreição.
· Os discípulos (não estava somente os apóstolos, mas também outros discípulos Lc 24:33) receberam o Espírito em Jo 20:22 ( a construção verbal dá a idéia de algo ocorrido de uma vez para sempre e não uma coisa futura- Ver comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal) e só depois receberam a promessa do batismo no Espirito por Jesus Lc 24:49-52; At 1:1-5. Portanto o batismo no Espírito Santo segundo descrito em Atos 1:1-5 ocorre após o novo nascimento, e esse novo Nascimento ocorreu na Nova Aliança inaugurada com a morte, ressurreição e assenção de Cristo. Da mesma forma o dia de Pentecostes ocorreu na Nova Aliança e não numa era de transição
- A Bíblia ensina que a pessoa recebe o Espírito quando crê (Novo Nascimento, Regeneração ou Batismo em Cristo) Ef 1:13-14; 2 Co 1:22; Rm 8:15 pois ele é o penhor da salvação (garantia). O Batismo com o Espírito Santo ocorre após o Novo Nascimento At 19:1-6; 9:1-18; 8:12-17 ou imediatamente após At 10:44-46 c/ 11:15-16 (de qualquer forma posterior a salvação, pois os dons do Espírito na nova aliança são dados somente para pessoas que nasceram de novo. Em outras palavras é uma experiencia distinta da salvação. Como foi explicado acima a condição para que as pessoas recebessem o Espírito Santo seriam 3: glorificação de Cristo, subida ao Pai e a conversão.
2 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.
3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João.
4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.
5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.
6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.
At 8:12 Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres.
13 O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.14 ¶ Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João;
15 os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo;
16 porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.
17 Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.
At 10:44 ¶ Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45 E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo;
46 pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro:
At 11:15 Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio.
16 Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
- ·Como afirma o Dicionário Internacional do Novo Testamento, no seu estudo das preposições gregas, p.1748-1791, o tipo de grego usado no Novo testamento (Coiné) e o grego clássico ( este ao longo do tempo) não faziam distinção rígida dos uso das preposições (especialmente o Coiné), portanto ao traduzir um texto deve-se levar em conta também o contexto, variação estilística, dentre outros. Isso acontece principalmente com a preposição em questão en que apresenta uma versatilidade muito grande invadindo o significado de outras preposições. E é por seguinte a preposição mais utilizada no Novo Testamento. Portanto fazer doutrinas baseadas no uso rígido de preposições é um grande erro. (veja abaixo) Ver também o livro “A exegese e suas falácias” - ed. Vida Nova.
- Os opositores usam o trecho de 1Co 12:13 da versão ARC, ACR e AC que diz que “todos nós fomos batizados em um só Espirito, formando um corpo”, para afirmar que ao aceitar Jesus a pessoa já se torna automaticamente batizada no Espírito Santo, isto é, o novo nascimento é sinônimo de batismo no Espírito Santo.
Porém outras versões da Bíblia como: AR, Almeida Século 21 Alfalit, NVT (Nova Versão Transformadora), King James em português, traduzem o texto enfatizando o batismo no corpo, por meio da habitação do Espírito; até mesmo a NVI (nota marginal) e a Bíblia de Estudo Pentecostal (que usa a versão ARC) traz uma nota de rodapé mostrando que pode-se traduzir “por”, enfatizando a ação do Espírito para batizar as pessoas no corpo. Ou seja O Espirito é o agente, e o corpo é o meio.
1 Co 12:13 “todos nós fomos batizados por um só Espirito, formando um corpo”
8 1 Co 12:18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.
A expressão “ a todos nós foi dado de beber de um só Espírito” de 1 Co 12:13 à luz de Jo 7:37-39 retrata explicitamente o recebimento ou doação do Espírito., o qual nos faz membros do corpo de Cristo, pela sua habitação em nós reforçando que é o Espírito que nos batiza no corpo.
Jo 7:37 ¶ No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
Romanos 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Esta mesma palavra grega en aparece em Lc 2:27; 4:1; Mc 1:12; Mt 12:24,28 e é traduzida por “pelo”, denotando o que os estudiosos chamam de en instrumental . Apesar disso outras passagens que aparece a mesma partícula grega a tradução aceita significa “em” Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:3; assim as 2 traduções são possíveis, porém neste caso o uso instrumental deve ser o mais aceito.
a) O contexto que mostra o Espírito como agente ativo 1Co 12:7-13 (e não passivo, como exige a outra tradução) pois é o Espírito quem dá os dons, é ele quem opera segundo o seu querer.
Isso é favorecido pelo fato de 1 Co 12:9 “pelo mesmo Espírito” (en to heni pneutmati“ ser
“ indubitavelmente instrumental no seu sentido, à luz da expressão anterior ‘dia tou pneumatos’ [‘pelo Espírito’] (1 Co12:8; cf. v. 7, 8b,, 11) ” (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento- p.1788, ed. Vida Nova)
1 Coríntios 12:9 a outro, pelo <1722> mesmo Espírito, a fé; e a outro, no <1722> mesmo Espírito, dons de curar;
b) Wayne Grudem afirma que a construção deste versículo (1Co 12:13) se assemelha ao de 1 Co 10:2 “ em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar”, e que um era o elemento/meio em que foram batizados (nuvem e o mar), e o outro o lugar onde se encontravam, a nova vida de participação na aliança mosaica, favorecendo a argumentação tradicional. Todavia sabemos que o povo em Moisés (através de Moisés) foi batizado na nuvem e no mar, assim Moisés foi agente (o agente ativo) através do qual se processou o batismo (e não o elemento em que foram batizados) e tão pouco o lugar onde se encotravam, pois ali se refere ao indivíduo Moisés e não a aliança mosaica. Assim da mesma forma vemos que as pessoas por meio do Espírito Santo recebido quando se crê, são batizadas no corpo de Cristo (se tornam membros do corpo de Cristo). Conclui-se assim que, 1 Co 12:13 não afirma que todas a s pessoas são batizadas no Espírito Santo, e sim que a habitação do Espírito Santo nos torna salvos e portanto membros do corpo Rm 8:9; 1 Jo 4:13.c) O erro desta interpretação, neste texto, além de residir numa falácia no uso rígido da preposição, faz com que a expressão, então traduzida como batismo no Espírito Santo, seja um termo técnico para se referir a uma experiência que acontece na conversão o que também constitui um erro. Isso é discutido no livro “ A exegese e suas falácias, p. 44, ed. Vida Nova” )e) D. A Carson, continuísta dos dons, disse que onde quer que o verbo batizar é usado é sempre usado com a preposição èv é usada se refere ao meio/elemento e não ao agente. A questão é que nos outros textos o agente é citado dispensando a preposição. Se em 1 Co 12:13 o Espírito Santo é o meio ou elemento, o contexto local não determina que Jesus seja o batizador. Pelo contrário, como vimos acima, o Espírito neste contexto é agente ativo e não meio, pois é ele quem nos faz nascer de novo e distruibui dons segundo a sua vontade.
Mateus 3:6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.Marcos 1:5 Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.Mateus 3:11 Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.Marcos 1:8 Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.Lucas 3:16 disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.João 1:33 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
E quando o próprio Jesus repete a promessa de João:Atos 1:4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.Atos 1:5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.Atos 11:16 Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
Comparando At 10:44-46 c/ 11:15-16, vê-se que os sinais apresentados foram descritos como evidência do batismo no Espírito Santo, ocasião em que o termo é repetido. Sem a menção de línguas de fogo som como de uma vento.
· “promessa”- Lc 24:49; At 1:4-5; 2:39; 11:15-16 c/ 10:44-46. (COMO FOI FALADO ACIMA A PROMESSA DE JOEL TEM CARÁTER DUPLO – ver acima a questão 2.
Em suma, o Batismo é a maneira pela qual Deus libera seu poder para realizar algo sobrenatural por meio de nós, ou seja, Deus libera seu poder por meio de dons espirituais.
Algumas décadas depois o mesmo padrão se repete, a língua era o dom mais comum . Leia 1 Co 12 e 14.
5) 1 Co 12:30 não contradiz a tese que a língua é sinal da plenitude inicial do Espirito Santo
- Tanto em Atos como em Coríntios a língua era o dom comum (tese defendida inclusive por não pentecostais, inclusive cessacionistas.
- 1Co 12 mostra apenas que no corpo de Cristo nem todos interpretam, nem todos falam em línguas, nem todos são apóstolos, e de fato a realidade é essa. Paulo não se pronuncia sobre o tema Evidencia da Plenitude do Espírito. Ele não diz que uma pessoa que não tem dom de interpretação não pode receber, pelo contrário, e assim diz respeito a outros dons. Ele diz que a pessoa deve usar o dom que tem.
29 Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?
30 Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? {em outras línguas; no original, em línguas} Interpretam-nas todos?
- Paulo ensinou que gostaria que todos falassem em línguas, interpretassem e profetizassem. Mas mesmo assim escreveu que nem todos tem dom de interpretação, línguas e profecia
1 Co 14:5 Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
12 Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
13 Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
9 Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em outras línguas.
- As pessoas não interpretam não é porque Deus não quer dar interpretação
7.1- Unção para o serviço -Jesus só começou seu ministério após descer sobre Ele o Espírito Santo Lc 3:22; 4:1,14,18-19; At 10:38. Palavras como “cair, descer, do alto, ser cheio, revestir, derramar” descrevem a unção para o serviço tanto no N.T Lc 24:49; At 1:8; 10:44-45; 2:4,17,18; etc. como no A.T Nm 11:17,25-26; 24:2; Dt 34:9 c/ Nm 27:18(observe que Josué já tinha o Espírito); Jz 3:10; 6:34; 11:29; Is 11:1-5; 61:1; Ex 31:3; 1 Sm 10:1,6-10; Lc 1:15,67; Mq 3:8. A Igreja da era Apostólica testemunhava com poder e não só com Palavras como fazem os pentecostais hoje 1Ts 1:5; At 4:33; 8:6; 1Co 2:4; Rm 15:19; Gl 3:5, etc.
7.2- Edificação Pessoal- Embora seja possível ter o fruto do Espírito Gl 5:22; 1Co 13 sem manifestar algum dos nove dons, aqueles que são batizados no Espírito Santo possuem um maior potencial de intimidade com o Espírito Santo, visto possuírem o dom de línguas 1 Co 14:2,14-17 e daí ter uma vida acompanhada de sinais. Veja https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2021/01/dom-de-linguas-uma-analise-biblica.html
7.3- Edificação Coletiva- O batismo no Espírito Santo envolve o crente nos dons manifestacionais visando a edificação coletiva 1Co 12:1-11.
- Na igreja de Corinto o uso o fato das pessoas serem imaturas e terem dons levou a alguns a term ciúmes do atuação do dom de outrém.1 Co 12. Então o fato de lgém manifestar um dom e a igreja não for madura isto poderá gerar problemas.
- Se a doutrina pentecostal for bem explicada esses problemas não necessariamente ocorrerão, pois o pentecostalismo não ensina a superioridade do batizado no Espírito.Como acontecia em Corinto, muitos tem um comportamento indesejável, muitas vezes pior do que os que não são batizados (ver as OBSERVAÇÕES) pois não fazem uso correto do dom de línguas para a oração privada como ensina a bíblia, pelo contrário quando utilizam as línguas fazem de maneira inapropriada, geralmente no culto e de maneira a chamar a atenção para si, acham que podem falar em línguas só quando “sentem” a presença de Deus. Ou ainda porque não buscam o fruto do Espírito como em 1Co 13.
- Não existe problema em perguntar se as pessoas tiveram expereincia com dom espiritual /batismo no Espírito ; ou em estimular as pessoas a procurar os melhores dons, desde que o ensino sobre os dons esteja claro na igreja. Uma pergunta sobre experienica com o Espirito Santo e seus carismas pode ser acompanha de jenuína manifestação do Espírito como em At 19:1-4 e isso não causou orgulho espiritual.
- uma pergunta boa, à maiora dos pentecostais, já que infelizmente apresentam os mesmoms problemas relatados em 1Co 12,13 e 14 seria perguntar se os que falam em línguas já estão interpretando, ou se estão andando no caminho do amor 1 Co 13
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