Pesquisar e

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mulher pode ser pastora? ou exercer cargos de liderança?


na revista Cristianismo hoje abril/maio de 2014 saiu uma matéria sobre Pastoreado Feminino



Este blog detona, inclusive, argumentos dos Teólogos Antonio Gilberto,  Russel Shedd  e Augusto Nicodemos, sobre o assunto:




Vejamos primeiro o contexto cultural machista Judaico e Pagão:
"As mulheres, os escravos e as crianças não eram convidados a pronunciar as bênçãos na refeições (Berakoth 3:3; 7:2)"
 "No templo de Herodes, as mulheres não podiam ir além do átrio das mulheres"  Nas sinagogas as mulheres começaram a ser segregadas dos homens no séc. III a.C em diante...Qualquer membro varão da sinagoga podia receber um convite do presidente da sinagoga para ler da Lei ou dos Profetas, mas a mulher era obrigada a conservar rigoroso silêncio" ...Desencorajava-se a conversação com mulheres (Erub. 53b; Aboth 1;5; cf. Jo 4:9,27) (Dicionário Internacional de Teologia do N.T p. 1337)
 João 4:27  "Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?
"A mulher não lê o trecho da Torá por amor à honra da congregação" (Magillah, 23a [Barzitha] Citado de Jewett, op. cit., 91)
 "Antes fossem as palavras da Torá queimadas, do que entregues a mulheres" (T.J. Sotah 10a, 8;cf TDNT1 781)  
"Deve-se pronunciar três doxologias todos os dias: Louvado seja Deus que não me criou pagão! Louvado seja Deus que não me criou mulher! Louvado seja Deus que n~çao me criou pessoa iletrada" (Tosefta Ber. 7, 18; cf. T.J. Ber. 13b; cf. op. cit., 92; J. Leipoldt, op. ct., 58) ou Menahoth 43, b citado em (A vida diária nos tempos de Jesus p. 147)
(...) Devemos então dizer que todas aquelas pessoas tem suas qualidades próprias, como o poeta (Sófocles, Ájax, vv.405-408) disse das mulheres: ‘O silêncio dá graça as mulheres’, embora isto em nada se aplique ao homem” (Aristóteles, Política, I, 1260 a-b, pp. 32 e 33).
"é vergonhoso para mulher falar em público"  (Plutarco)
Então é lógico que Jesus não escolheu entre seus discípulos nenhuma mulher para ser missionária (apóstolo)!!!!!  Diferentemente dos apóstolos quando em contexto não judaico,isto é, entre os gentios (não judeus)   veja mais abaixo:

Argumentos Detonados:
1- A ordenação de mulheres é influencia do movimento feminista (este não foi usado pelos teólogos acima citados)
Resposta:
Errado, a primeira mulher a ser ordenada foi em 1853 na igreja Anglicana, Antoniette Loise Brown, portanto bem antes do mov. feminista!!



2- A Bíblia ensina que a mulher é mais facilmente enganada 1 Tm 2:14
Resposta:
1Tm 2:14  E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
O texto não diz isto, diz apenas que Eva foi enganada. Provavelmente o diabo tentou Eva por ela não ter ouvido diretamente de Deus a ordem de não comer do fruto proibido.Tanto é que a responsabilidade caiu sobre Adão.
Gn 2:15  Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.16 ¶ E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.18 ¶ Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.19  Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.20  Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.21 ¶ Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.22  E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.23  E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
Tanto homens e mulheres que são privados do estudo são mais facilmente enganados que os que não são privados, e nos tempos bíblicos as mulheres em geral tinham menos acesso ao estudo, e assim:
1- não tinham educação acadêmica
2- eram consideradas não confiáveis com testemunhas
3-os gregos, e judeus aceitavam as mulheres como profetizas mas não como mestras



2Tm 3:6  Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,


2-A bíblia não cita exemplo da ordenação de mulheres para o pastorado
Resposta:
Sim, de fato. Mas nem tão pouco de outras funções ocupadas nas igrejas modernas, inclusive nas que são contra o pastorado feminino.
1-Nem tão pouco cita a ordenação de mulheres como professoras (mestras), seja elas professoras de escola dominical o professoras de escolas de Teologia (professores de pastores e futuros pastores) e segundo alguns, nem de missionárias ou diaconisas.(apesar da bíblia e a arqueologia mostrarem o contrário)
  • A carta de Plínio a Trajano datada de 112 d.C prova que havia sim diaconisas
"Tais coisas convenceram-me da necessidade de saber a verdade torturando duas escravas, conhecidas como diaconisas" (Explorando o mundo do Novo Testamento, p. 94. Ed. Atos)

  •  A Bíblia cita Febe como diaconiza:

Rm 16:1 Recomendo-vos a nossa irmã  Febe , que está  servindo(DIAKONOS) à igreja  de Cencréia 
O léxico de STRONG diz: 
diakonos 
provavelmente do obsoleto diako (saída breve para fazer ou buscar alguma coisa, cf  1377); 
1) alguém que executa os pedidos de outro, especialmente de um mestre, servo, atendente, minístro 1a) o servo de um rei 1b) diácono, alguém que, em virtude do ofício designado a ele pela igreja, cuida dos pobres e tem o dever de distribuir o dinheiro coletado para uso deles 1c) garçom, alguém que serve comida e bebida 

  •  A bíblia recomenda a consagração de diaconizas: Apesar do fato dos machistas (influenciados pela cultura secular) dizerem serem as esposas dos obreiros!!!Mas o contexto é claro e NÃO DIZ: "suas mulheres"
1TM 2: 2  É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3  não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;
4  e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito
5  (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);
6  não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
7  Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.
8 ¶ Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,
9  conservando o mistério da fé com a consciência limpa.
10  Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.
11  Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.
12  O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.
13  Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.
  • A bíblia também cita uma provável missionária (apóstola) chamada Júnias que estava entre (fazia parte do colégio de apóstolos [missionarios] )  
     Romanos 16:7  Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.
            O Lexico de Strong diz
  Iounias:  de origem latina; ; n pr f  Júnia =" jovem
 1) cristã de Roma, mencionada por Paulo como um de seus parentes e companheiros de prisão
       Vale ressaltar que o termo apóstolo não era usado somente para os 12, Matias e Paulo que lançaram os fundamentos da igreja Ef 2:20  "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular";  , mas também por outros apóstolos como Barnabé e Tiago:
Gálatas 1:19  e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor.
Atos 14:4  Mas dividiu-se o povo da cidade: uns eram pelos judeus; outros, pelos apóstolos.Atos 14:14  Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando:

2-Também a bíblia não ensina a hierarquização de CARGOS prevalecente em muitas igrejas:
Cooperador, diácono, presbítero, evangelista, pastor, bispo, apóstolo, etc
Na igreja primitiva só havia os cargos de diácono e presbítero/bispo, não havia como no século dois um bispo em cada cidade, veja:
Filipenses 1:1  Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos
Bispo (superintendente) e Presbítero(ancião, pessoa madura na fé) eram termos que se referiam ao mesmo cargo:
At 28:17 ¶ De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.28  Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

Também devemos saber que dom ministerial não é equivalente a cargo:
Felipe era um diácono com dom ministerial de evangelista 
At 6:3  Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;4  e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.5  O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.6  Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãosAtos 21:8  No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele

At 8:5  E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.
6  E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia,
7  pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
8  E havia grande alegria naquela cidade.
Pedro e João tinham dom ministerial de apóstolo(missionário) e eram presbíteros: 
1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:
2 João 1:1  O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
3 João 1:1  O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.
Em suma: o presbítero era o cargo máximo da igreja primitiva. E lógico que dentre eles havia também os principais: 
Gálatas 2:9  e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago [irmão de Jesus], Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;
 Gálatas 1:19  e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor.


3- os textos de 1 Co 14 e 1 Tm impedem a mulher de ensinar ou de exercer cargos de liderança ou no máximo  a mulher pode ensinar crianças e outras mulheres. Devido ao fato do homem ser o cabeça da mulher.

Resposta ao texto de 1 Co 14:
1Co 14 :34 ¶ conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina.
35  Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.
36 ¶ Porventura, a palavra de Deus se originou no meio de vós ou veio ela exclusivamente para vós outros?

1- Observe o termo "vergonhoso", isto implica diante do contexto cultural apresentado lá em cima que a MULHER FALAR EM PÚBLICO era em muuitos lugares uma coisa vergonhosa!!!! Será que na maioria dos países isto ainda vigora?  Lógico que não!!

2-Observe que o termo "caladas" é usado por Paulo num sentido não absoluto, literal, pois não´é possivel estar calado e ao mesmo tempo falar. O que o texto diz é falar em voz alta! o que provavelmente estava acontecendo é que elas estavam estrapolando em perguntas no culto de modo a atrapalhar e também MUITOS pagãos e judeus e alguns pagãos consideravam vergonhoso o falar  em público
1 Coríntios 14:28  Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus

3- A mesma carta também diz que as mulheres podem profetizar e orar (na cidade de Corinto o véu era sinal cultural de mulher de honra, não meretriz etc.)
1 Coríntios 11:5  Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.

4-A bíblia mostra uma mulher ensinado um homem poderoso nas Escrituras
At 18:24 ¶ Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
25  Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João.
26  Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.
È vão o argumento que diz que a mulher só pode ensinar mulheres, crianças ou homens fora da Igreja:
  •  pois o texto fala de um homem adulto instruído e versátil nas Escrituras
  • o termo "igreja" em grego é Eklésia (assembléia), ou seja, Apolo, Priscila e Áquila são literalmente Igreja do Senhor!!! 
É totalmente contraditório aceitar que uma mulher Ensine na Escola Dominical (Base Teológica da igreja local) ou seja professora formal de Teologia (dando aula para pastores e futuros lideres e lhe seja privado do acesso ao púlpito!!!!   
Isso se chama Influencia pagã, influencia de tradições judaicas, influencia secular!!!! Irracionalismo!!

Resposta ao texto de 1 Tm 2:11-15
1 Tm 2:11  A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.
12  E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.
13  Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.
14  E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
15  Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.
1-De fato o texto proíbe o ensino de mulheres, mas porque naquela cultura era vergonhoso até mesmo a mulher falar em público. Mas observemos os seguintes detalhes:

2- Este é o mesmo caso do uso de véu, ósculo santo (inclusive fora das igrejas) e a não inscrição de ajuda às viúvas com menos de 60 anos. Pois eram situações locais, culturais e temporárias. Como foi provado acima a Bíblia mostra que a mulher pode ensinar até mesmo HOMENS ADULTOS VERSADOS NAS ESCRITURAS!!!
ósculo:
 At 20:37  Então, houve grande pranto entre todos, e, abraçando afetuosamente a Paulo, o beijavam,
Romanos 16:16  Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.1 Coríntios 16:20  Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.2 Coríntios 13:12  Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.1 Ts 5:26  Saudai todos os irmãos com ósculo santo.1 Pedro 5:14  Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz a todos vós que vos achais em Cristo.
"os cristãos primitivos adotaram o ósculo santo (ou beijo de amor) como saudação amigável (Rm 16:6; 1 Co 16:20; 2 Co 13:12; 1Ts 5:26; 1 Pe 5:14; cp.Lc 7:45). Era um elo sagrado que  unia o copo de Cristo e era indubitavelmente trocado por membros tanto do mesmo sexo (cp. Apotolic Co nstitutions ii,57.12) como do outro (seja St. Ambrose, Hexaem VI, ix, 68; Tertulian, Ad Uxor ii,4) (Enciclopedia da Bíblia, Cultura Cristã- vol. 1, p. 722)
véu         (para  maiores detalhes) http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/search?q=v%C3%A9u
1 Coríntios 11:6  Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.1 Coríntios 11:10  Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade.1 Coríntios 11:13  Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?
cabelo curto para homem e longo para mulher  http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/07/cabelo.html
           http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/08/e-pecado-cortar-o-cabelo.html
1 Coríntios 11:14  Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido?
1 Coríntios 11:15  E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha.
Não ajudar viúvas com menos de 60 anos1 Tm 5:9  Não seja inscrita senão viúva que conte ao menos sessenta anos de idade, tenha sido esposa de um só marido,14  Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não deem ao adversário ocasião favorável de maledicência.
15  Pois, com efeito, já algumas se desviaram, seguindo a Satanás.16  Se alguma crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas.
3- Sobre a questão da autoridade
  • Se a mulher não pode exercer autoridade como fica então o caso de votações nas igrejas?  Onde elas são de Fato maioria???Tem igrejas onde elas tiram ou retiram o pastor!!! e nestas mesmas não podem ensinar ou serem pastoras!!
  • O fato do homem ser cabeça (chefe) no Lar, não a impossibilita a mulher de ter papel igualitário no âmbito sexual e no âmbito eclesiástico, como foi comprovado acima.
1 Co 7:4  A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher
  1Co 7:5 Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência
Palavra final:

Se de fato a bíblia ensina que a mulher não pode ensinar, e que deveria ficar calada ela não poderia ensinar na escola dominical e ser professora de Teologia, não poderia ser missionária pois ensinaria os discípulos a guardar todas as coisas que Jesus ensinou e nem poderia louvar:
 Mateus 28:19  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.


Colossenses 3:16  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.



5 comentários:

  1. Olá, gostei muito de seu blog. Fiquei curioso de saber em qual denominação cristã você congrega, se é pastor, etc
    obrigado
    Douglas

    ResponderExcluir
  2. Assembléia de Deus. Professor de Teologia e escola dominical

    ResponderExcluir
  3. Se essas determinações que Paulo chamou de mandamentos era só para corintios, pq está escrito?
    E se Deus não determinou tal coisa, pq quando a biblia fala dos herois da fé no novo testamento não menciona a juiza Debora que como Eva tomou a posição de um homem (covarde de fato) Baraque ,que ainda assim teve o seu nome como herói e Debora somente a honra que ela requereu no tempo do evento. Creio que muitas mulhers são usadas assim como Debora, Mas não creio que Deus passe por cima de sua palavra. Não há menção em toda biblia de liderança inclusive testemunho...como as primeiras que viram Jesus em que paulo não as cita. livros de Rute , ester, (ainda que rainha) submissa. O nosso Deus é um Deus de ordem e nossa politica é celestial e não terrena. Estamos errados!!!

    ResponderExcluir
  4. Vc simplesmente não leu todo o texto ou passou por cima!!!
    1- em primeiro lugar os textos que vetam o ensino as mulhres não estão so na carta aos corintios,, ams também como em 1 timóteo
    2-Estes textos contradizem Atos 18, sãom poranto locais, evido ao maxismo da cultura da época, como de hoje.
    3-Em corintios 7 Paulo aconselha não casar e em 1 Tm 5:14-16 ele aconselha a se casar!!! SAO SITUAÇÕES LOCAIS DIFERENTES!!
    4- EU FALEI sobre tuo isso acima!!!!
    5- Citei provas bíblicas e arqueológicas da liderença feminina!! leia acima
    6´- Se vc quer seguir tudo literalmetne DESPREZANDO O CONTEXTO BIBLICO E SEGUINDO LITERALMENTE ENTÃO DEVERÁ:
    DAR BEIJO EM PUBLICO E NÃO SO NOS CULTOS.
    AJUDAR SÓ AS VIUVAS ACIMA DE 60 ANOS
    OBRIGAR AS MULHERES A USAR VEU EM PULBICO E NÃO SOMENTE EM CULTOS.
    ETC.


    Deus não passa por cima da Palavra. Vc é que literalmente está passando por cima dela e sguindo tradições de homens..

    Se estou errado eu permito que vc poste aqui seus argumentos, DESDE QUE: REFUTE CADA UM DOS MEUS!!!!
    que o Espírito Santo possa achar lugar neste coração cheio de tradições humanas!!!

    ResponderExcluir
  5. E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

    Efésios 4:11

    Então o Senhor me disse: "Pegue novamente os utensílios de um pastor insensato.
    Porque levantarei nesta terra um pastor que não se preocupará com as ovelhas perdidas, nem procurará a que está solta, nem curará as machucadas, nem alimentará as sadias, mas comerá a carne das ovelhas mais gordas, arrancando as suas patas.
    Ai do pastor imprestável, que abandona o rebanho! Que a espada fira o seu braço e fure o seu olho direito! Que o seu braço seque completamente, e fique totalmente cego o seu olho direito!

    Zacarias 11:15-17

    Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

    Ezequiel 34:23-24

    Ele disse: "O SENHOR ruge de Sião e troveja de Jerusalém; secam-se as pastagens dos pastores, e murcha o topo do Carmelo"

    Amós 1:2

    Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

    1 Pedro 2:25

    ‘Por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor:

    Ezequiel 34:7

    ouçam a palavra do Senhor, ó pastores:

    Ezequiel 34:9
    -------------------------
    mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido.

    1 Coríntios 7:2

    Portanto, aconselho que as viúvas mais jovens se casem, tenham filhos, administrem suas casas e não dêem ao inimigo nenhum motivo para maledicência.

    1 Timóteo 5:14

    ResponderExcluir