Pesquisar e

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Jesus o deus sol -refutado (zeitgeist) parte 1


Assista o vídeo e veja em seguida os erros brutais do mesmo:


este é a a parte 1

parte 1 (a parte 2 e 3 estão no final da postagem)



Afirmações sobre a cruz do zodíaco:
“Esta é a cruz do zodíaco, uma das imagens conceptuais mais antigas em história”
Resposta: 
A “cruz” do vídeo é também conhecida como “Crux”, ou mais recentemente, como a constelação “Cruzeiro do Sul”. 
 O cruzeiro do sul não foi identificada como constelação até uns 1500 anos depois da morte de Cristo,
 Assim não é de forma alguma uma das imagens conceptuais mais antigas da história” 


Afirmações sobre hórus:
"este messias solar” 
"era o deus sol
E, metaforicamente falando, todas as manhãs Hórus ganhava a batalha contra Set - quando, à noite, Set conquistava Hórus eo enviava para o submundo. É importante notar que "dark vs light" ou "bem contra o mal" é uma das mais onipresentes dualidades mitológicas já conhecidas e ainda se expressa em vários níveis até hoje.
horus nasceu no dia 25 de dezembro
nasceu da virgem Isis Mery
seu nascimento foi acompanhado por uma estrela no oeste
adorado por reis
aos 12 anos criança prodígio nos ensinamentos
aos 30 anos foi batizado por uma figura conhecida como Anubs e assim começou seu ministério
hórus teve 12 discípulos e viajou com eles, fazendo milagres, tais com curar os enfermos e andar sobre as águas
era conhecido como: a verdade, a luz, o filho adorado de deus, o bom pastor, cordeiro de deus
depois de ser traído por tifão, hórus foi crucificado, enterrado por 3 dias e então ressuscitou"
Resposta:
1- Hórus era um deus egípcio criado , filho de Osíris e Ísis. Não era o deus sol especificamente (apesar de posteriormente ser um deus solar), mas o deus do céu!!!! Nunca foi chamado de Messias (ungido)
  • " Hórus, transcrição latina do grego Hôros ed o egípcio Hor...que significa 'Céu" ....adorava-se Hórus, mas a função deste deus e os seus atributos foram se diversificando ao longo do tempo nos diferentes santuários que no panteão egípicio nunca encontramos menos que uma vintena de Hórus...." (História das mitologias 1- Editora 70, 2006)p. 56)
  • Um olho representava o sol  (Olho que não foi ferido)e o outro a lua (olho ferido por seu tio) Horus no Egito antigo era o deus falcão cujo nome significa o alto , distante , ou um distante . 
  • Os deuses tipicamente solares eram: Ra (Re), Amon e Atom (Atum)
  • Na mitologia de Heliópolis: Havia Nu (Caos), surgiu o Sol (Atum) que criou Shu e Tefnut, estes geraram Ket (deus terra) e Nut  (deusa céu), eles geraram: Osíris, Set, Isis e Néftis. Isis e Osíris geraram Hórus
  • Assim Hórus descende do Deus-sol (Atum)  (As religiões no Antigo Oriente, Livraria Editora Flamboyant, 1958,p.24)
  • Horus nunca foi enviado para o submundo, quem foi para lá foi seu pai, Osíris, que foi morto e tornou-se senhor do mundo subterrâneo (ou seja, os mortos), enquanto Horus era rei dos vivos. 
  • Em uma das versões do mito, Horus batalhas com Seth por um período 80 anos, a terra-deus Geb em um julgamento premia toda a herança do Egito, a Horus, e Horus, em seguida, torna-se governador do Egito. 
  • Nos egípcios Textos Coffin (Feitiço 148, citado acima), Horus aparece como um falcão que sobe para o céu além do vôo do original pássaro-soul, além das estrelas e todas as divindades dos velhos tempos cujas almas habitam as constelações. Ao fazê-lo, ele traz de volta a luz e a certeza de um novo dia, subjugando assim Seth, que personifica os terrores da escuridão e da morte.
2- Em contraste Jesus é apresentado como incriado, eterno. 
Ap 22:12  E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
13  Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
Is 9:6  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
Hb 1:6  E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
7  Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;
8  mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.
9  Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.
10  Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos;
11  eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste;
12  também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.
Jo 8:57  Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão?
58  Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.
Miquéias 5:2  E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

3-SUA MÃE NÃO ERA VIRGEM, 
  • ERA CASADA COM SEU IRMÃO OSÍRIS.Os deuses egípcios eram antropomórficos, tinham os mesmos comportamentos dos seres humanos!
  • Alguns blogs fazem referencia ao "Dicionario Internacional de Teologia" para dizer que elda era chamada de virgem, mas veja o que o dicionário diz:"A palavra egípcia especialmente paralela a esta palavra hebraica é HWN.T. Ainda que a palavra possa denotar moça, virgem pode também denotar uma mulher em idade de casar ou uma jovem que tenha tido relações sexuais. Assim a palavra é usada nos textos da Pirâmide da protetora do rei, que é explicitamente chamada de sua mãe, e de Isis, de quem se diz um oráculo de um sarcófago que está misteriosamente grávida. Tsevat conclui: 'Pode ser afirmado que HWN.T  NÃO É USADO PARA DENOTAR VIRGINDADE BIOLÓGICA, MAS ANTES DE TUDO VIGOR JUVENIL E MATERNIDADE EM POTENCIAL" (Dicionario Internacional de Teologia do Antigo Testamento, p. 230, Editora Vida Nova)
  • Hórus era filho de um deus, sim de Osiris e este era filho de Gebed e Nut, que por usa vez eram filhos de Shu e Tefnut, e estes filhos de Atum (DEUS SOL) "PALAVRA QUE SIGNIFICA O COMPLETO OU O TOTAL. Desse deus ia nascer uma linhagem divina, da qual cada geração ia representar um aspecto ou elemento do Universo." (O DICIONÁRIO DE MITOLOGIA, editora cultrix, p. 16)
  • "Entretanto sua irmã e esposa de Osíris, Isis, conseguiu reunir os pedaços, realizar a primeira mumificação da histtória egípicia, reconstituindo o corpo do marido e dele concebendo um filho- hòrus" (Fatos e Mitos no Antigo Egito, p. 54)
  • "Relata o assassinato de Osíris por seuirmão Seth, Isis e Nephtihys, suas irmãs, conseguem recolher aspartes de seu corpo desmembrado, e Isis, então faz reviver seu marido/irmão por tempo suficiente para engravidar dele. Mais tarde ela dá a luz Hórus" (As religiões no antigo Egito, São Paulo, Nova Alexandria, 2002,p. 61)
  • Atividades de Isis 'no que diz respeito ao cadáver de Osíris culminam na concepção póstuma de Horus. Nos relatos de historiadores gregos Diodoro e Plutarco, Isis recupera todas as partes do corpo do deus morto, exceto por seu membro viril, que tinha sido engolido por um peixe. Ela foi, assim, obrigado a substituir esse membro com uma artificial que ela usa como um instrumento para a inseminação póstuma para produzir Horus. Embora os textos egípcios raramente mencionar esta cena, o lócus classicus (passagem clássica) é a partir dos textos da pirâmide (Feitiço 366):
Isis vem até você, alegria, por amor a você,
que sua semente pode emitir dentro dela, sendo afiada como Sothis.

Horus, o forte um, que sai de você
em seu nome "Horus, que está em Sothis",
ele pode estar bem com você por ele
em seu nome "Spirit in the dndrw-barca ".

Horus tem protegido você em seu nome "protetor Horus de seu pai."
Textos da Pirâmide , Feitiço 366 , a partir de Jan Assmann, página 25)
  • Aqui estão alguns comentários sobre a "concepção de Horus" a partir de vários estudiosos egípcios:
  • "... Desenhos em papiros funerários contemporâneo mostrá-la como uma águia que paira acima de Osíris, que é revivido o suficiente para ter uma ereção e engravidar sua esposa . " (Lesko, grandes deusas do Egito , p. 162)
  • Depois de ter relações sexuais , na forma de um pássaro, com o deus morto que volta à vida, ela deu à luz um filho póstumo, Horus "(Dunand / Zivie-Coche, Deuses e Homens no Egito , 39 pág.)
  • "Através de sua magia Isis revivida o membro sexual de Osiris e ficou grávida dele , acabou de dar à luz seu filho, Horus. " (Richard Wilkinson,deuses e deusas completos do Antigo Egipto , p. 146)
  • "por Hórus, o seu filho póstumo que concebera unido-se ao cadáver do marido, reanimado magicamente por seus feitiços, realizou pela primeira vez os rituais do embalsamamento que conceberam ao deus assassinado um vida eterna" (História das Mitologias 1- Edições 70, 2006,p. 51)
  • "Isis já sabe que ela está destinada a ter um filho que será o rei. Para que isso aconteça, ela tem que reviver os poderes sexuais de Osíris , assim como a Deusa Mão despertou o pênis do criador para criar a primeira vida "(Pinch, Handbook of Mythology Egyptian , p. 80

 para maiores detalhes ver :http://www.philvaz.com/apologetics/HORUS.htm

4- não há qualquer menção na história de sua mãe sendo chamada de "Maria" ou Mary. Isso é pura invenção!Isis é chamada de Meri (amor na língua egípcia) e não Mirian ou Maria (que tem outro significado)

5- Hórus nasceu  não no dia 25 de dezembro. 
  • a Bíblia não diz que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro!
  • "O natal não cai em 25 de dezembro porque Jesus nasceu nesta data. ninguém sabe o dia em que Jesus nasceu. Havia uma grande festa pagã, a Saturnália, comemorada entre 17-23 de dezembro. Ela homenageava o pai de Zeus, Cronos, ou Saturno, em latim. A Igreja decidiu marcar o Natal para esta época para 'sobrescrever' a Saturnália. Durante a festança, os romanos decoravam as casas, davam presentes e faziam um grande banquete, com direito a muito alcool- a parte mais selvagem das comemorações foi transferida hoje para o Ano-Novo" (Aventuras na História, Editora Abril, p.30)
  • Em 440 d.C esta data foi fixada para substituir algumas festas pagãs comemoradas nesta data : a chamada Saturnália [palavra derivada de Saturno] celebrada em Roma que foi criada em 274 d.C pelo imperador Aureliano, a festa mitraica que celebrava o Natalis Invicti Solis[Nascimento do Sol Invicto], e os cultos solares entre os celtas e os germânicos. (Enciclopédia Barsa 1994 e Dicionário Patrístico e de Antiguuidades Crsitãsp. 979))
  • A data do nascimento de Horus, de acordo com algumas fontes on-line é durante o mês egípcio de Khoiak (que corresponde ao nosso novembro mês). O calendário egípcio tinha três estações, a cada quatro meses e 30 dias / mês. A temporada de Akhet é mês (em grego) Thot, Phaophi, Athyr, Khoiak, a estação de Peret (ou inverno) é mês (em grego) Tybi, Mekhir, Phamenoth, Pharmouthi, a temporada de Chemou (ou verão) é mês (em grego) Pakhon, Payni, Epiph, Mesore. Ver fontes on-line: Egyptian Festival Calendário ; mês calendário egípcio e as estações ; Grandes Festivais ; Rituais Festival . Sabemos também que Horus foi supostamente nascido (a Khemmis ou Chemmis no Delta do Nilo, no norte Alto Egito).
  • Diz a bíblia:

Lc 2:3  Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4  José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,
5  a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6  Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,
7  e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
8 ¶ Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
9  E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
10  O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:
11  é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12  E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
13  E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
14  Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.
15  E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.


6- Não há qualquer registro de três reis visitando Hórus em seu nascimento. Nem tão pouco"
 O seu nascimento [de Hórus] foi consumado por uma estrela no Este"

  • O nascimento de Cristo não foi meramente anunciado por uma “estrela do leste”. O seu nascimento foi profetizado milhares de anos antes, começando em Génesis 3:16 e por todo o resto da Bíblia.
  • O nasciumento de Hórus  está relacionado com a sua estrela Sirus. E esta estrela  é observável praticamente de qualquer parte da Terra durante a maior parte do ano. Algumas vezes, Sirius é até visível durante o dia. Sirius era, e permanece, visível como a estrela mais brilhante no céu
  • O que o vídeo tenta fazer menção são as 3 estrelas do cinturão de órion  que apontam para a estrela de Sírus (ou Sothis) (pois desaparecia no céu por 70 dias e depois reaparecia, isto era visto como prenuncio do nascer do sol, e não prenuncio do nascimento de Hórus)
  • A Bíblia nunca afirma o número de magos que foram ver Cristo, nem mesmo diz que eram reis .
  • A Bíblia diz que quando eles chegaram em Jerusalém Jesus já havia nascido a certo tempo Mt 2:2.
  • quando chegaram em Belém acharam Jesus numa casa Mt 2:11,
  •  Herodes mandou matar os meninos de 2 anos para baixo após cálculo Mt 2:7,16.
  •  Além de tudo isso em dezembro faz frio, o que seria época inadequada para recenseamento e para pastorear à noite, pois os animais buscariam abrigo Lc 2:1-8 (ver acima). 
  • A data do nascimento de Cristo é desconhecida.

Mateus 2:1  Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
 Mateus 2:11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
Mateus 2:7  Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera.
Mateus 2:16  Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.

7- Hórus não é um "salvador"  e nunca morreu por ninguém, ao contrário de Jesus. Alías. Hórus nem sequer morreu!
Mateus 1:21  Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

8- Não há relatos de Hórus sendo um professor aos 12 anos de idade e  também Jesus tornou-se professor aos 30 anos Lucas 2:46,  Jesus não assumia o papel de um mestre e sim de aluno questionador
Lc 2:46  Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
Lucas 3:23  Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Eli;

10- Hórus não foi "batizado".De acordo com textos de pirâmides ele purifica-se na parte da manhã no lago do Campo de Juncos" Evidentemente isso de forma alguma é batismo!! E também o batismo só ocorre uma vez no cristianismo!!
Anubs não batizou Hórus nas águas!!!!  Não existe nada a respeito. 
Anubs estava realacionado com embalsamento e vida após morte!!! Nada a ver com João Batista!!
Mateus 3:16  Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.

11- Hórus não tinha 12 discípulos, Veja abaixo. Jesus não tinha só doze discípulos, tinha dentre estes 12 apóstolos!!!
O número 12 estava ligado ás doze tribos históricas de Israel (ver mais abaixo) e não ao Zodíaco como afirmam abaixo.
Lucas 6:13  E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:
F. Lenormant comenta o seguinte:
“... O sol do hemisfério baixo tomou mais especialmente o nome de Osíris. Seus companheiros [...] eram as doze horas da noite personificadas como muitos deuses, acima do qual era colocado Hórus, o próprio sol nascente...” – Chaldean Magic: Its Origins and Development, pg. 83.
O egiptólogo James Bonwick também diz:
“Os doze companheiros [de Osíris] deviam ser os doze signos do zodíaco; como os doze homens que sustentaram sua arca, ou os doze que conspiraram, e o mesmo número dos que levaram seu corpo.” – Egyptian Belief and Modern Thought, pg. 175.
O mesmo nos diz Gerald Massey:
“Os doze com Hórus em Amenta são os que trabalham na colheita e coletam o milho (ou seja, as almas) para Hórus.” —Ancient Egypt: Light of the World, vol. I, pg. 864.

12- Não existe nenhuma narrativa de Hórus sendo traído por um discipulo. Quem foi morto por Tifom foi seu Pai!!!! e muitos confundem isso.
Tiphon (Set) era o assassino de seu pai, seu tio!!!! Não era seu discípulo!!!
Plutarco narra
"Setyh rapidametne, com os seus cúmplices, fecha a tampa, lacra-a com chumbo e lança o escrínio no rio Nilo...Isis.. consegui fugir e partiu à procura dos restos mortais do esposo para dar-lhe ao menos uma sepultura digna.. Desesperada caminhou até biblos. Fora justametne aqui onde recuperara o trágico esquife...Chegando ao Egito, escondeu o esquife num lugar solitário perto de Buto... Mas por acaso Seth o encontrou, quando numa noite caçava ao claro da lua. Abriu o ataúde e viu os restos mortais do irmão. Ficou furioso e despedaçou-o, dividindo-o em quatorze partes que foram espalhadas pelo Egito. A infeliz Isis, com o novo suplício, recomeçou a procura dos restos fúnebres, depois de imensas fadigas conseguiu reconstituí-los (exceto o membro viril devorado pro um ossirinco, uma especie de esturjão do Nilo)...

"Recomposto o corpo, Isis chamou para junto de si a irmã preferida Néftis (esposa inocente do malvado Seth), Tot e Anúbis. E, com a ciência herdade de Osíris, todos juntos envidaram todos os esforços para restituir a vida a Osíris. Anúbis embalsamou o corpo, e surgiu a primeira múmia, que foi enfaixada e recoberta de talismãs. Nas paredes do sepulcro, em Abidos, foram gravadas as fórmulas mágicas rituais. Junto ao sarcófago foi colocada uma estátua totalmente semelhante ao defunto.
"Assim Osiris ressuscitou, mas não pode reinar mais sobre esta terra e tornou-se rei do lugar que fica além do horizonte ocidental, que transformou de lugar triste e escuro numa chácara fértil e rica de colheitas.
Realizado o rito de sepultamento, Isis voltou a esconder-se nos pantanais para proteger-se, e principalmetne o filho que esperava, contra as vinganças de Seth...lhe ensinou a magia e educou-o em memória do pai, Hórus cresceu....quando ficou maior, Osíris voltou a terra para fazer dele um soldado"(O Egito dos Faraós, p.38-40)
Capa


"Nenhuma das fontes antigas o mostra retomando posse  de seu reino terrestre. Este, depois de muitas peripécias, caiu ao seu filho Hórus, o Menino, que vingou seu pai, abatendo Set. A morte pusera termo no reinado de Osíris. Doravante, mesmo revificado, Osíris reinaria em outro mundo"
(As religiões do Antigo Oriente, p. 26)
Marcos 14:21  Pois o Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!

13-Hórus não morreu por crucificação. Essa nem ao mesmo era uma prática egípcia. Mas era uma prática romana atestada pelos historiadores. qualquer pessoa sabe disso! Hórus nem sequer morreu, foi apenas ferido no olho.


14-Não existe nenhum relato de Hórus sendo sepultado por três dias, pois nunca morreu!!!. Aliás Hórus nem mesmo foi uma pessoa humana, Jesus foi uma pessoa humana histórica!!!

Osíris é ressuscitado por Isis Tot e Anúbis e Néftis, e se torna Senhor no além. Depois disso nasce seu filho Hórus!!! Assim não adianta alegar que foi Hórus quem estve morto por 3 dias!  Foi o pai dele!!(vide acima)

15-Hórus não foi ressuscitado. Não existe nenhuma narrativa de Hórus saindo do túmulo com o mesmo corpo de quando entrou. 
.Existe sim relato do Pai dele voltando a vida, mas não para reinar neste mundo (vide acima).Aliás seu corpo foi embalsamado

Conclusões sobre Hórus:

  • Como provado acima NENHUMA das afirmações do vídeo SOBRE HORUS tem apóio na mitologia!!!!
  • Só uma pessoa incauta e que desconhece mitologia egípcia, bíblia e história geral acredita e produz um vídeo cheio de mentiras como esse.




Afirmações Sobre Mitra:
nasceu de uma virgem no dia 25 de dezembro
teve 12 discipulos e fazia milagres
foi enterrado por 3 dias e depois ressuscitou
chamado de a verdade e a luz
o dia sagrado de adoração era o domingo"
Resposta:
1-Mitra foi criado por uma divindade masculina:"Divindade Persa e mazdeísta da luz criada, da verdade e da boa fé, protetor dos contratos, mediador entre deuses e juíz de almas. Originalmente criado por Ormuzd, acabou por destroná-lo, para tornar-se o centro de um culto especial, o mitrhacismo, cujo elemento básico era a imolação de um touro em uma gruta sagrada" (Dicionário Rideel de Mitologia p. 149)
outras fontes dizem que  "Segundo as imagens dos templos e os escassos testemunhos escritos, o deus Mitra nasceu perto de uma fonte sagrada, debaixo de uma árvore sagrada, a partir de uma rocha (a petra generatrix; Mitra é por isso denominado de petra natus)."

2-Jesus conforme visto acima tinha muito mais que 12 discípulos e não há relatos que mitra tenha tido 12 discípulos!

3-Não existem relatos que dizem que foi enterrado por 3 dias!!

4-Muitos deuses são chamados de verdade, luz, senhor, poderoso, etc. Isso são atributos comuns nas várias religiões, o fato é que nenhum desses deuses foi uma pessoa histórica como Jesus foi!!

5- O dia de adoração de mitra era domingo que na lingua latina era conhecido como dia do sol!! Jesus era adorado todos os dias!!!Mas era comum a celebração da ceia no domingo, pois foi o dia de sua ressurreição:
Atos 2:41  Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43  Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
44  Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
45  Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
46  Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

47  louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Marcos 16:9  Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios.
Atos 20:7  No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.

6- Não há nenhum documento antigo que prove que Mitra nasceu no dia 25 de dezembro, semente ocorre depois de Cristo (Aureliano 270-275) Assim, o Imperador Aureliano estabeleceu oficialmente o culto de uma versão romana do deus sol, sob o nome de Sol Invictus, como o principal culto do império em 25 de dezembro , 274 dC, após sua vitória sobre Zenobia, rainha de Palmyra. Ele construiu um grande templo para o Sol Invictus no Campo de Marte, em Roma e fez 25 de dezembro um feriado nacional.


Afirmações sobre Attis
"nasceu de uma virgem (Nana)
nasceu 25 de dezembro
morreu na cruz
ressuscitou 3 dias depois"
Resposta:
Não nasceu em 25 de dezembro
Não morreu na cruz, mas de uma castração.
Não ressuscitou, conservou uma espécie de vida latente no túmulo, e isso de forma alguma é ressurreição!!! SÓ UMA DISTORÇÃO DESTA HISTÓRIA diria que isto é ressurreição!!!
"O menino foi abandonado e cuidado por um bode. Cresceu e se tornou de uma beleza tão extraordinária que Agdístis o amou, como uma mulher ama um homem. A fim de iludir a perseguição de Agdístis, os parentes de Ateu (Atis) o enviaram a Pessinonte, para despojar a fulha de rei. Tinham já cantado um hino do himeneu, quando apareceu Agdístis. Ateu ao vê-lo, enlouqueceu  destruindo em si mesmo a virilidade. O mesmo aconteceu com o rei., cheio de dor, obteve dos deuses que o corpo de Ateu, que morrera devido ao ferimento que em si mesmo praticara, se conservasse para sempre incorruptível" (Dicionário da Mitologia Grega Ruth Guimarães, Editora Cultrix p.24)
"Atis foi amado por Agdístis, ser hemarfrodita, que o tornou louco. Sob sua influencia, ele castrou-se e os que o viram mutilar-se fizeram o mesmo. Essas cenas se passavam realmente nos cultos de Cibele. Átis morreu dessa mutilação, mas conservou uma espécie de vida latente no túmulo" (Dicionário da Mitologia Grega Ruth Guimarães, Editora Cultrix p.81).

"Há outra versão: "lá se adorava Cibele, sob a forma de uma pedra. Zeus apaixonado pela deusa, tentava em vão se unir a ela. Como não conseguiu, depositou seu sêmen na cavidade de um rochedo vizinho. Assim, engedrou Agdístis, ser hermafrodita, que Dionísio um dia embebedou e castrou, do seu sangue nasceu uma romãzeira. Nana, filha do Rei Sangário obrigou a filha a enjeitar o menino, que foi recolhido por alguns passantes e criado com mel e leite de cabra. Isto lhe valeu o nome de Átis, que significa bode,  em frígio Atagus; ou ainda, o belo. Como Agadístis e Cibele disputassem a posse do jovem, que o rei Pessinonte, Midas, destinava a sua filha, Átis foi atacado de loucura pela deusa, castrou-se sob um pinheiro e morreu. A filha de Midas se matou de  desespero, e do seu sangue a amendoeira. Zeus, tocado pelas súplicas de Agdístis, concedeu-lhe o corpo de Ateu jamais se corrompesse e que seus cabelos continuassem a crescer. Agdístis transportou o cadáver para Pessinonte, onde tornou a enterrá-lo, iniciando ali um grupo de sacerdotes e promovendo festas em seu louvor" (Idem p. 25)


Afirmações sobre Krishna:
"nasceu de uma virgem
estrela anunciou sua chegada
fez milagres
após sua morte ressuscita"
Resposta:
Krishna não nasceu de uma virgem, foi o oitavo filho de Devaki:
"De acordo com o Bhagavata Purana, Krishna nasceu sem uma união sexual, mas por meio da "trasmissão mental" ióguica da mente de Vasudeva no ventre de Devaki. Baseado em dados das Escrituras e cálculos astrológicos, a data de nascimento de Krishna, conhecida comoJanmastami, é o dia 18 de julho de 3228 a.C. Krishna pertencia ao clã Vrishni dos Yadavas, deMathura, capital dos clãs Vrishni, Andhaka e Bhoja. Foi o oitavo filho da princesa Devaki e seu marido Vasudeva" (Wikipédia)
"Como Hermes foi uma criança turbulenta, maliciosa e até mesmo ladra... depois de adulto seduzia todas as pastoras com os harmoniosos sons de usa flauta... esse deus teria 16000 esposas e cento e oitenta filhos( (Dicionário Rideel de Mitologia, Editora Riddel,p. 132)
Quase todos os deuses segundo a mitologia fez algum milagre
De acordo com alguns eruditos Krishna aparentava morrer, mas não morria de verdade:
"De acordo com os eruditos vaishnavas, o corpo de Krishna é completamente espiritual, e não seria corruptível nem sujeito à morte e à deterioração. Mesmo assim, na execução de seus passatempos terrenos, ele aparenta nascer e morrer como uma pessoa comum".(Wikipedia)

Quase todos os deuses segundo a mitologia fez algum milagre
 Afirmações Sobre Dionísio:
"nasceu em 25 de dezembro
nasceu de uma virgem
transformou água em vinho
foi chamado de alfa e õmega (primeiro e último)"
Resposta:
Dionísio nasceu de um adultério de Zeus (ao se disfarçar de homem) com uma mortal por nome Semele, traindo assim sua esposa Hera, foi relação sexual e não nascimento virginal
"Dionísio é filho de Zeus com a princesa tebana Semele. Como  acontece em todos os casos amorosos de Zeus, Hera descobre a traição e decide vingar-se (Mitologia-deuses, heróis e lendas, Editora Abril, 2012,p. 96)
"Deus grego, Dionísio, identificado a Baco, divindade romana, era filho de Zeus e da princesa tebana Semele, filha de Cadmo. Ele foi o único ser divino gerado por uma mortal. Ela foi seduzida por Zeus, que se disfarçou de homem. Hera, irmã e esposa do Deus de todos os deuses, possuída pelo ciúme, armou uma cilada para a mãe de Dionísio. Fazendo-se passar pela ama de leite da princesa, ela a convenceu a pedir uma prova a Zeus de quem ele realmente era, ou, segundo outra versão, requerer-lhe que se apresentasse diante dela com suas vestes mais brilhantes."   http://www.infoescola.com/mitologia-grega/dionisio/
Como vimos acima Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro (ver acima) e não há nenhum documento que prove que Dionísio nasceu em 25 de dezembro
Como ele poderia ser chamado de primeiro e último se antes dele já havia deuses mais antigos?
Ele morreu despedaçado pelos Titãs por ondem de Hera (mulher e irmã de Zeus), ou seja, não morreu numa cruz. Voltou a vida quando ainda na forma de animal e não na forma humana
" 'Foi morto e devorado sob a forma de touro, bode ou cervo na metade do verão. Estas eram suas diferentes formas quando os titãs o atacaram' sob as ordens de Hera., fizeram-no em pedaços e cozinharam seus pedaços em um caldeirão.... sua avó Réia, reconstituiu os pedaçõs espalhdos e o reanimou" (Dicionário Rideel de Mitologia, Editora Riddel, p. 71)
O único ponto que é real segundo a mitologia é que Dionísio transformou água de um rio em vinho quando vai até a India para embriagar e derrotar seus inimigos (Mitologia-deuses, heróis e lendas, Editora Abril, 2012,p. 97)


Sobre belém e a constelação de virgem
Resposta:
Belém é uma cidade histórica!!! e o Antigo Testamento já dizia que o Messias, o Salvador iria nascer lá:

Miquéias 5:2  E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Lc 2:3  Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4  José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,
5  a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6  Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,
7  e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
8 ¶ Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
9  E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
10  O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:
11  é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12  E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
13  E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
14  Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.

15  E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.

Afirmações obre astrologia:
'agora provavelmente a analogia mais óbvia de todas desse simbolismo astrológico são os doze discípulos de Jesus, eles são simplesmente as 12 constelações do zodíaco"
resposta:
1-A BIBLIA CONDENA A ASTROLOGIA Dt 18:9-14; Is 47:13-14; Dt 4:19; II Rs 21:6;Os 4:12; Ez 21:21-22.
2-as tribos de israel eram 12, ISSO É HISTORICAMENTE IRREFUTÁVEL!
Gênesis 35:22  E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e se deitou com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. Eram doze os filhos de Israel.
Gênesis 42:13  Eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um homem na terra de Canaã; o mais novo está hoje com nosso pai, outro já não existe.
Gênesis 42:32  somos doze irmãos, filhos de um mesmo pai; um já não existe, e o mais novo está hoje com nosso pai na terra de Canaã.
Gênesis 49:28  São estas as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a bênção que lhe cabia.
3- A comparação do número 12 é por causa das doze tribos:
Mateus 19:28  Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.



Sobre a origem da idéia de crucificação:
"essa é a razão por que Jesus e muitos outros deuses solares compartilham da ideia de crucificação, morte por 3 dias e o conceito da ressurreição é o período de transição do sol antes de mudar de direção contraria no o hemisferio norte trazendo a primavera e assim a ressurreição"
Resposta:
 a bíblia proíbe o culto ao sol:
Deuteronômio 4:19  Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.

como vimos não se tem relatos de deuses ressuscitando depois de 3 dias.
Eles forçam a imagem do sol deslocando para a esquerda para dizer que os deuses solares morriam na cruz, veja abaixo:





para ver a refutação da parte 2 do vídeo click: http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/08/jesus-o-deus-sol-parte-2-refutado.html


para ver a refutação da parte 3 do vídeo
click: http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/09/jesus-o-deus-sol-refutado-parte-3.html

para ver as 3 partes juntas
https://www.youtube.com/watch?v=xM6F5xCNoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário