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quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Os sacrifícios foram abolidos no Antigo Testamento?

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De forma alguma,  o próprio Jesus antes de sua morte e ressurreição prescreveu o sacrifício, bem com seus pais ofereceram sacrifícios:
Jesus aprovou os sacrifícios, inclusive os do sábado, que eram o dobro:
Mt 12:5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:
6  aqui está quem é maior que o templo.
7  Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.

Jesus ordenou sacrifício de purificação
Lucas 5:14  Ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissesse, mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o sacrifício que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo.

Jesus ensinou que uma oferta no altar de sacrifício deveria ser acompanhada de sinceridade, perdão e arrependimento:
Mateus 5:23  Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Mateus 5:24  deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.


Os apóstolos e Jesus fizeram o sacrifício da Páscoa
Marcos 14:12  E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando se fazia o sacrifício do cordeiro pascal, disseram-lhe seus discípulos: Onde queres que vamos fazer os preparativos para comeres a Páscoa?
Marcos 14:12  E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando se fazia o sacrifício do cordeiro pascal, disseram-lhe seus discípulos: Onde queres que vamos fazer os preparativos para comeres a Páscoa?

Jesus apenas diz que os princípios morais são mais importantes que os cerimoniais
Marcos 12:33  e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.

Os pais de Jesus fizeram sacrifícios
Lucas 2:22  Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor,
23  conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado;
24  e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos.



Após o cativeiro da babilônia os judeus continuaram a fazer sacrifícios, por orientação divina:
1-Deus incitou Ciro a reconstruir o Templo para sacrifícios
Esdras 1:1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:

2  Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá
Esdras 6:3  O rei Ciro, no seu primeiro ano, baixou o seguinte decreto: Com respeito à Casa de Deus, em Jerusalém, deve ela edificar-se para ser um lugar em que se ofereçam sacrifícios; seus fundamentos serão firmes, a sua altura, de sessenta côvados, e a sua largura, de sessenta côvados, com três carreiras de grandes pedras e uma de madeira nova.

 9 Também se lhes dê, dia após dia, sem falta, aquilo de que houverem mister: novilhos, carneiros e cordeiros, para holocausto ao Deus dos céus; trigo, sal, vinho e azeite, segundo a determinação dos sacerdotes que estão em Jerusalém;
10  para que ofereçam sacrifícios de aroma agradável ao Deus dos céus e orem pela vida do rei e de seus filhos.


Esdras 3:2  Levantou-se Jesua, filho de Jozadaque, e seus irmãos, sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos e edificaram o altar do Deus de Israel, para sobre ele oferecerem holocaustos, como está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus
3  Firmaram o altar sobre as suas bases; e, ainda que estavam sob o terror dos povos de outras terras, ofereceram sobre ele holocaustos ao SENHOR, de manhã e à tarde.
4  Celebraram a Festa dos Tabernáculos, como está escrito, e ofereceram holocaustos diários, segundo o número ordenado para cada dia;
5  e, depois disto, o holocausto contínuo e os sacrifícios das Festas da Lua Nova e de todas as festas fixas do SENHOR, como também os dos que traziam ofertas voluntárias ao SENHOR.

2- Os judeus obedeceram a lei e fizeram os sacríficios ordenados nela. De acordo com Esdras que era versado na lei de Deus!
Esdras 7:6  Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel; e, segundo a boa mão do SENHOR, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira.

Esdras 6;16  Os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas e o restante dos exilados celebraram com regozijo a dedicação desta Casa de Deus.

17  Para a dedicação desta Casa de Deus ofereceram cem novilhos, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros e doze cabritos, para oferta pelo pecado de todo o Israel, segundo o número das tribos de Israel.

18  Estabeleceram os sacerdotes nos seus turnos e os levitas nas suas divisões, para o serviço de Deus em Jerusalém, segundo está escrito no Livro de Moisés.

19  Os que vieram do cativeiro celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês;

20  porque os sacerdotes e os levitas se tinham purificado como se fossem um só homem, e todos estavam limpos; mataram o cordeiro da Páscoa para todos os que vieram do cativeiro, para os sacerdotes, seus irmãos, e para si mesmos.
21  Assim, comeram a Páscoa os filhos de Israel que tinham voltado do exílio e todos os que, unindo-se a eles, se haviam separado da imundícia dos gentios da terra, para buscarem o SENHOR, Deus de Israel.
22  Celebraram a Festa dos Pães Asmos por sete dias, com regozijo, porque o SENHOR os tinha alegrado, mudando o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da Casa de Deus, o Deus de Israel.

Esdras 8:35  Os exilados que vieram do cativeiro ofereceram holocaustos ao Deus de Israel, doze novilhos por todo o Israel, noventa e seis carneiros, setenta e sete cordeiros e, como oferta pelo pecado, doze bodes; tudo em holocausto ao SENHOR.

Esdras 9:4  Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu permaneci assentado atônito até ao sacrifício da tarde.
Esdras 9:5  Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o SENHOR, meu Deus,



Esdras 10:19  Com um aperto de mão, prometeram despedir suas mulheres e, por serem culpados, ofereceram um carneiro do rebanho pela sua culpa.



Neemias 8:18  Dia após dia, leu Esdras no Livro da Lei de Deus, desde o primeiro dia até ao último; e celebraram a festa por sete dias; no oitavo dia, houve uma assembléia solene, segundo o prescrito.



Neemias 10:32 ¶ Também sobre nós pusemos preceitos, impondo-nos cada ano a terça parte de um siclo para o serviço da casa do nosso Deus,
33  e para os pães da proposição, e para a contínua oferta de manjares, e para o contínuo holocausto dos sábados e das Festas da Lua Nova, e para as festas fixas, e para as coisas sagradas, e para as ofertas pelo pecado, e para fazer expiação por Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus.
34  Nós, os sacerdotes, os levitas e o povo deitamos sortes acerca da oferta da lenha que se havia de trazer à casa do nosso Deus, segundo as nossas famílias, a tempos determinados, de ano em ano, para se queimar sobre o altar do SENHOR, nosso Deus, como está escrito na Lei.

Neemias 12:43  No mesmo dia, ofereceram grandes sacrifícios e se alegraram; pois Deus os alegrara com grande alegria; também as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que o júbilo de Jerusalém se ouviu até de longe.


3- O profeta Jeremias falou de sacrifícios contínuos
Jeremias 33:18  nem aos sacerdotes levitas faltará homem diante de mim, para que ofereça holocausto, queime oferta de manjares e faça sacrifício todos os dias

Quando foram abolidos os sacrifícios?
Quando Jesus veio como homem e morreu por nós
Hb 10:1  Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.
2  Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados?
3  Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos,
4  porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.
5  Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste;
6  não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado.
7 ¶ Então, eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade.
8  Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (coisas que se oferecem segundo a lei),
9  então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo.
10  Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.

Como havia sido predito também em Isaías:
Is 53:10 ¶ Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos.
11  Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si.

Lv 16:10  Mas o bode sobre que cair a sorte para bode emissário será apresentado vivo perante o SENHOR, para fazer expiação por meio dele e enviá-lo ao deserto como bode emissário.
21  Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso.
22  Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto.


E os textos que Deus condena os sacrifícios?

Jr 7:21 ¶ Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios e comei carne.
22  Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.


Assim expressa o famoso comentarista Henrikinsen:
"Em diversos lugares, o Antigo Testamento ensina que em certas circunstâncias as oferendas não são aceitáveis a Deus (Gn 4:5; iSm 15:22; Is 1:11; Jr 6:20; Rm 5:22; Mq 6:6- para menicionar apenas algumas poucas passagens"  (Comentário do Novo Testamento vol 1. William Hendriksen. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001)

Também explica Gleason Archer:


"Como é possível conciliar Jeremias 7.22, 23 com Êxodo 20.24 e o resto das ordens sacrificiais atribuídas a Moisés no Pentateuco?

Jeremias 7.22, 23 cita palavras do próprio Deus dirigidas a Israel: "Quando tirei do Egito os seus antepassados, nada lhes falei nem lhes ordenei quanto a holocaustos e sacrifícios. Dei-lhes, entretanto, esta ordem: obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo caminho que lhes ordenar, para que tudo lhes vá bem." Parece que essa passagem é a negação de todas as exigências de sacrifícios feitas nos dias de Moisés, pelo menos no que diz respeito às ordens de Deus. No entanto, muitos capítulos que contêm provisões concernentes a sacrifícios e ofertas são precedidos desta assertiva: "E falou o Senhor a Moisés e a  Aarão, dizendo..."Eruditos liberais apontam para a passagem de Jeremias como prova de que os regulamentos sobre sacrifícios no código mosaico eram totalmente desconhecidos no século VII a.C. e não tiveram sanção da parte de Moisés, muito menos de Deus. 

Essa dedução, porém, não tem o mínimo fundamento. Jeremias 7.22, 23 refere-se com 
clareza ao que Deus havia dito a Moisés e aos israelitas em Êxodo 19.5: "Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações [...]". A parte da ordenação da Páscoa em Êxodo 12, que não tem qualquer relação com ofertas no altar, nenhuma exigência de sacrifícios foi apresentada por Deus aos israelitas até o capítulo 20, quando os Dez Mandamentos foram promulgados, aparecendo a primeira referência a um altar sacrificial, no versículo 24.
Deve-se observar com máximo cuidado que a ênfase toda de Jeremias 7 está em que o culto sacrificial deve ser aceitável perante Deus; mas, para isso, é necessário que quem oferece o culto se aproxime do altar com o coração colocado nas mãos do Senhor, cheio de fé, tendo o propósito sincero de fazer a vontade de Deus.
Os versículos 22 e 23 salientam, a seguir, que no mesmo livro que registra o livramento do povo escravizado no Egito, a primeira exigência do Senhor era o compromisso do coração para com a aliança de Deus. Israel devia entender que era um povo santo, chamado para uma nova vida, de total obediência à vontade de Deus. À parte dessa entrega, desse voto da alma de viver para a glória de Deus, nenhum ato do ritual ou do culto formal poderia agradar a Deus.
É fato, pois, que Deus não disse qualquer coisa a seu povo no início — "no dia em que os tirei da terra do Egito (ARA) " — a respeito de ofertas e sacrifícios. O que o Senhor enfatizou muito foi o compromisso de seus corações com Deus, tendo o firme propósito de obedecer à sua vontade. Sem esse objetivo, os atos religiosos nada significariam senão hipocrisia abominável. Isaías 1.11-17 e Amós 5.21-26 ensinam exatamente esse mesmo princípio."(Enciclopédia de Temas Bíblicos
Respostas às principais dúvidas, dificuldades e "contradições" da bíblia Gleason Archer. 2. ed. - São Paulo : Editora Vida, 2001. )
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Am 5:21 ¶ Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer.
22  E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.
23  Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras.
24  Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene.
25  Apresentastes-me, vós, sacrifícios e ofertas de manjares no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?
Resposta:
1- Vimos acima que Deus ordenou o sacrificio de animais por meio de Ciro, e Esdras e Neemias cumpriram a palavra do Senhor. Além disso o próprio Jesus aprovou o sacrifício antes de sua morte

2- O contexto imediato mostra apenas que Deus está condenando os sacrifícios prescritos., desde a época do deserto por ele sem arrependimento, sem prática de justiça, por uma vida de impiedade

Am 5:10  Aborreceis na porta ao que vos repreende e abominais o que fala sinceramente.
11  Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis tributo de trigo, não habitareis nas casas de pedras lavradas que tendes edificado; nem bebereis do vinho das vides desejáveis que tendes plantado.
12  Porque sei serem muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais suborno e rejeitais os necessitados na porta.
13  Portanto, o que for prudente guardará, então, silêncio, porque é tempo mau.
14  Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e, assim, o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.
15  Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo; talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, se compadeça do restante de José.
16 ¶ Portanto, assim diz o Senhor, o SENHOR, Deus dos Exércitos: Em todas as praças haverá pranto; e em todas as ruas dirão: Ai! Ai! E ao lavrador chamarão para o pranto e, para o choro, os que sabem prantear.
17  Em todas as vinhas haverá pranto, porque passarei pelo meio de ti, diz o SENHOR.
18  Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz.
19  Como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostando a mão à parede, fosse mordido de uma cobra.
20  Não será, pois, o Dia do SENHOR trevas e não luz? Não será completa escuridão, sem nenhuma claridade?
21 ¶ Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer.
22  E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.
23  Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras.
24  Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene.
25  Apresentastes-me, vós, sacrifícios e ofertas de manjares no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?
26  Sim, levastes Sicute, vosso rei, Quium, vossa imagem, e o vosso deus-estrela, que fizestes para vós mesmos.
27  Por isso, vos desterrarei para além de Damasco, diz o SENHOR, cujo nome é Deus dos Exércitos.


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Os 2:11  Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades.
Resposta:
1- Vimos acima que Deus ordenou o sacrificio de animais por meio de Ciro, e Esdras e Neemias cumpriram a palavra do Senhor. 

2-Além disso o próprio Jesus aprovou o sacrifício antes de sua morte (como já visto acima)

3-Este texto apenas revela que os judeus iriam ser levados ao cativeiro, seu templo destruído e suas lavouras destruídas e assim ficariam impossibilitados de cumprir as festas sacrificiais que estavam sendo cumpridas apenas como rito exterior
Os 2:9  Portanto, tornar-me-ei, e reterei, a seu tempo, o meu trigo e o meu vinho, e arrebatarei a minha lã e o meu linho, que lhe deviam cobrir a nudez.
10  Agora, descobrirei as suas vergonhas aos olhos dos seus amantes, e ninguém a livrará da minha mão.
11  Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades.
12  Devastarei a sua vide e a sua figueira, de que ela diz: Esta é a paga que me deram os meus amantes; eu, pois, farei delas um bosque, e as bestas-feras do campo as devorarão.
13  Castigá-la-ei pelos dias dos baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou com as suas arrecadas e com as suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR.
14 ¶ Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.

Os 3:4  Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, sem príncipe, sem sacrifício, sem coluna, sem estola sacerdotal ou ídolos do lar.
5  Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do SENHOR e da sua bondade.

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Os 6:6  Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.
Resposta:
Os 6:6  Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.
7  Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.

1-O próprio Jesus que citou este verso, não desaprovou os sacrifícios:
Mateus 9:13  Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.

2-Citou até o sábado, dia em que era prescrito o dobro de sacrifícios
Mt 12:5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:
6  aqui está quem é maior que o templo.
7  Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.
Lucas 5:14  Ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissesse, mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o sacrifício que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo.

Marcos 14:12  E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando se fazia o sacrifício do cordeiro pascal, disseram-lhe seus discípulos: Onde queres que vamos fazer os preparativos para comeres a Páscoa?

3-Jesus apenas diz que os princípios morais são mais importantes que os cerimoniais
Marcos 12:33  e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.

4-Jesus ensinou que uma oferta no altar de sacrifício deveria ser acompanhada de sinceridade, perdão e arrependimento:
Mateus 5:23  Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Mateus 5:24  deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.

5- Vimos acima que Deus ordenou o sacrificio de animais por meio de Ciro, e Esdras e Neemias cumpriram a palavra do Senhor. 


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Jeremias 6:20  Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras longínquas? Os vossos holocaustos não me são aprazíveis, e os vossos sacrifícios não me agradam.
Resposta:
1-Deus usa o profeta para falar da continuação dos sacrifícios.
Jeremias 33:18  nem aos sacerdotes levitas faltará homem diante de mim, para que ofereça holocausto, queime oferta de manjares e faça sacrifício todos os dias

 2- Jr 6:20 portanto condena os sacrifícios de pessoas que não se arrependem e vivem impiamente
Jr 6:13  porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade.
14  Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.
15  Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o SENHOR.
16  Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos.
17  Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas eles dizem: Não escutaremos.
18 ¶ Portanto, ouvi, ó nações, e informa-te, ó congregação, do que se fará entre eles!
19  Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras e rejeitam a minha lei.
20  Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras longínquas? Os vossos holocaustos não me são aprazíveis, e os vossos sacrifícios não me agradam.

3- Vimos acima que Deus ordenou o sacrificio de animais por meio de Ciro, e Esdras e Neemias cumpriram a palavra do Senhor. 

4-Além disso o próprio Jesus aprovou o sacrifício antes de sua morte (como já visto acima)
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Mq 6:6 ¶ Com que me apresentarei ao SENHOR e me inclinarei ante o Deus excelso? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano?
7  Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma?

8  Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.
Resposta
1- Vimos acima que Deus ordenou o sacrificio de animais por meio de Ciro; e Esdras e Neemias cumpriram a palavra do Senhor, bem como Jeremias falou da continuidade dos sacrifícios. 

2-Além disso o próprio Jesus aprovou o sacrifício antes de sua morte (como já visto acima)

3- Logo este texto fala da inutilidade de sacrifícios diante de um coração injusto, sem misericórdia e ímpio.
Mateus 5:23  Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

Mateus 5:24  deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.

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Malaquias 1:7  Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível.
8  Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? —diz o SENHOR dos Exércitos.
9  Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa? —diz o SENHOR dos Exércitos.
10  Tomara houvesse entre vós quem feche as portas, para que não acendêsseis, debalde, o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o SENHOR dos Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oferta.
11  Mas, desde o nascente do sol até ao poente, é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar lhe é queimado incenso e trazidas ofertas puras, porque o meu nome é grande entre as nações, diz o SENHOR dos Exércitos.
12  Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do SENHOR é imunda, e o que nela se oferece, isto é, a sua comida, é desprezível.
13  E dizeis ainda: Que canseira! E me desprezais, diz o SENHOR dos Exércitos; vós ofereceis o dilacerado, e o coxo, e o enfermo; assim fazeis a oferta. Aceitaria eu isso da vossa mão? —diz o SENHOR.
14  Pois maldito seja o enganador, que, tendo um animal sadio no seu rebanho, promete e oferece ao SENHOR um defeituoso; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é terrível entre as nações.
1 ¶ Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento.
2  Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração.


Malaquias 2:13  Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão.

Malaquias 3:4  Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos e como nos primeiros anos.





quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

BATISMO NAS ÁGUAS- Imersão, Efusão ou Aspersão?


Arqueólogo- em pé na escada de um tanque de purificação judaico (Mikveh or mikvah)
note a profundidade do mesmo
foram encontradas  42 destes tanques
Fonte: Bíblia Ilúmina Gold- Pentecosts

O livro "O batismo Cristão. Imersão ou aspersão?.Charles Hodge. São Paulo: Cultura Cristã. 2003, erroneamente diz diz:
" Tudo isso é suposição... que  em Jerusalém, nos arredores do templo, onde não havia tanta água, foram batizadas, por imersão, três mil pessoas, em poucas horas, fato que não é mencionado." p. 30
Resposta:
A arqueologia descobriu sim  num só lugar 42 desses tanques!!
Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=f4nCNYPgl6k


"
"...a lei de Moises não ordena  a imersão.." p. 20
"...,em lugar nalgum da lei se ordena a imersão" p. 21
Não há provas de que, nas cerimônias de purificação, submergissem o corpo ou as mãos" p. 28

Resposta:
Levítico 15:13  Quando, pois, o que tem o fluxo dele estiver limpo, contar-se-ão sete dias para a sua purificação; lavará as suas vestes, banhará o corpo em águas correntes e será limpo.
"A lavagem de todo o corpo é a forma de Ablução mais freqüentemente ordenada na Escritura, e para o maior número de causas. De acordo com a interpretação rabínica, isto só é válida quando realizada por imersão, ou em uma fonte natural, ou fluxo ou em uma miḳweh construída adequadamente, ou banho ritual, contendo pelo menos quarenta seahs (cerca de cento e vinte galões) de água ( veja Baths ). Os seguintes são os casos em que a Lei Mosaica exige a imersão de todo o corpo, sendo o objeto purificação ou consagração: 

a ) Nenhum leproso ou imundo da semente de Arão poderia comer de carne santa até que tivesse lavado todo o seu corpo Em água (Lev. Xxii, 4-6). 

B ) Quando um leproso foi curado da sua lepra, raspou os cabelos, ofereceu os sacrifícios prescritos, lavou as suas vestes, banhou a sua pessoa na água e tornou-se limpo (Levítico 14:8- 9). 

C ) Qualquer pessoa que entrou em contato com o corpo, ou com artigos de mobiliário utilizados por uma pessoa que tem um problema impuro ( ), ou com qualquer elemento utilizado por ele, foi obrigado a lavar tanto o seu corpo e as suas vestes, E estava impuro por um dia inteiro (Levítico, xv, 5-10). 

D ) No dia da Expiação, o sumo sacerdote, depois de mandar o bode expiatório ( ver Azazel ), foi obrigado a lavar todo o seu corpo em água num lugar santo. O mesmo dever recai sobre o homem que tirou o bode e sobre aquele que queimou o boi eo bode da oferta pelo pecado; E também foram obrigados a lavar as suas vestes (Levítico 24, 26, 28). De acordo com o Talmud, no dia da Expiação o sumo sacerdote imergiu toda a sua pessoa cinco vezes e lavou as mãos e os pés dez vezes (Mishnah, Yoma, III, 3). 
E ) O sofredor de uma questão impura para ser limpo exigia a imersão de toda a pessoa (Levítico 16, 18). 
F ) Quem tocou uma mulher menstruada, ou qualquer artigo usado por ela, exigiu imersão de toda a pessoa (Levítico xv 19-27). 
G ) Um israelita nativo ou um prosélito comendo carne impura de uma besta que tinha morrido de si mesmo, ou tinha sido rasgado, tornou-se imundo por um dia, e foi obrigado a lavar todo o seu corpo (Levítico, xvii, 15). 
H ) O sacerdote que cuidava da novilha vermelha, destinada a ser um rito de purificação, tornou-se impuro por um dia e foi obrigado a lavar todo o seu corpo (Núm. Xix.7,8). 

I ) Quem entrou em contato com um cadáver ou um túmulo estava impuro por sete dias. No terceiro e sétimo dias, ele foi polvilhado com água em que as cinzas da carcaça queimada da novilha vermelha tinha sido dissolvido. No sétimo dia lavou todo o seu corpo e as suas vestes em água e tornou-se limpo (Núm. Xix.19). 
J ) Entre as cerimônias na instalação dos sacerdotes estava a lavagem de todo o corpo (Ex. Xxix.4, xl.12). 
K ) Os levitas foram purificados por ter a água da oferta do pecado aspergido sobre eles (Núm. Viii., 15). ( 1 ) Uma mulher menstruosa requer imersão, como é mostrado por II Sam. XI. 2, 4, ea interpretação rabínica de Num. Xxxi. 23. A maioria das purificações acima, com exceção do último, estão em suspenso no momento atual, sendo impossível, no julgamento das autoridades rabínicas, observá-las adequadamente na dispersão. As imersões por causa da pureza ritual nas festas são, no entanto, ainda observadas pelos piedosos." Enciclopedia Judaica) http://www.jewishencyclopedia.com/articles/338-ablution


Levítico 11:32  E tudo aquilo sobre que cair qualquer deles, estando eles mortos, será imundo, seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou pano de saco, ou qualquer instrumento com que se faz alguma obra, será metido em água e será imundo até à tarde; então, será limpo.

1. INTRODUÇÃO
A Bíblia fala de dois tipos de batismos em água. O primeiro é o batismo realizado por João, o qual foi chamado por Deus para preparar o caminho do Senhor Mt 3:1-3, pregava que após si viria o Messias e que todos deviam se arrepender e ser batizados Mt 3:4-12.
O próprio Jesus foi batizado por João para que ele o identificasse como o Messias, que batiza no (ou com)Espírito Santo Jo 1:33 e para que se cumprisse a justiça divina Mt 3:3-15. A distinção entre estes batismos em água, é clara na Bíblia At 19:3-5.

2. RAZÕES PARA O BATISMO
2.1 É uma ordenança bíblica- Mt 28:19-20; Mc 16:15-16. Porém pode-se ser salvo sem se batizar Lc 23:42-43.
2.2 Foi praticada por Jesus e seus apóstolos- Jesus foi batizado por João, os apóstolos batizavam os novos convertidos Jo 4:1-2; a Bíblia deixa implícito que Jesus batizou somente os doze, até mesmo o apóstolo Paulo foi batizado At 9:18.
2.3 Era prática constante da igreja apostólica- At 2:38; 8:35-38; 9:17-18; 10:42-48; 16:31-34 e 19:1-5.

3.  SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS
3.1 Representa o Novo Nascimento- A água é símbolo da Palavra e do Espírito. O batismo nas águas representa o lavar regenerador do Espírito por meio da Palavra Tt 3:5; 1 Pe 1:23; Ef 5:26; Jo 15:3. Representa também o perdão dos pecados, que vem através da lavagem pelo sangue de Jesus Ap 7:14. O Espírito, a água (palavra) e o sangue é que nos trazem a salvação.
 3.2 Representa a morte para o pecado, e uma nova vida para Deus- A imersão nas águas representa publicamente que morremos para o mundo, e o emergir representa publicamente o ressurgir de uma Nova Criatura (o novo nascimento) Gl 2:20; 2 Co 5:14-17; Cl 2:20; 3:3; 2 Tm 2:11; Rm 6:1-11. Assim o batismo nas águas identifica-nos com Cristo na sua morte, pois ao morrer levando nossos pecados, morreu para o pecado; e ao ressuscitar vive para Deus.

4.  CONDIÇÕES PARA O BATISMO
4.1 Conhecimento dos fundamentos da doutrina cristã- At 2:22-41; 8:30-38; 9:5-6,17,18; 10:32-48; 16:31-34, etc.
4.2 Arrependimento e fé em Cristo- A pessoa deve ter nascido de novo At 2:38; 8:35-389:17-18; 10:42-48; 16:31-34; 19:1-5. Pessoas que não abandonaram suas práticas pecaminosas não de vem se batizar.
4.3 Idade- Os dois requisitos anteriores exigem entendimento e discernimento MORAL entre o bem e o mal, coisas que crianças até idade variável não têm Dt 1:39; Is 7:15; Rm 9:11; I Co14:20; Jn 4:11. 

Jesus afirmou ser delas o reino de Deus Mt 19:14. Nenhum ser humano herda a culpa de Adão (chamada pela igreja católica de “pecado original”) Ez 18:1-4,20; Tg 1:14. Crianças herdam a natureza pecaminosa, a qual Paulo chama algumas vezes de “o pecado” Rm 7:8,17,20, “lei do pecado” Rm 7:21-25,  “carne” Gl 5:16-17,etc. O Sl 51:5 refere-se à natureza pecaminosa, pois além do que foi dito neste salmo Davi se arrepende de seu pecado e não do de Adão Sl 51:1-5. 
Observação: A igreja católica ensina que o batismo nas águas é que faz o homem nascer de novo, diz também baseado em At 2:38 e 22:16 que ele apaga o pecado original e os atuais, porém comparando At 2:38 c/ 3:19  e c/  todas as outras passagens vê-se que o perdão vêm após o arrependimento, e este deve preceder o batismo. At 22:16 mostra que o perdão dos pecados vem por invocar o nome do Senhor, o que não pode fazer as criancinhas. Nos 4 Evangelhos podemos ver Jesus perdoando pecados sem que as pessoas se batizassem.


5.  MODO DO BATISMO- IMERSÃO
·        A palavra grega traduzida por batismo era usada no grego clássico significando “mergulho, imersão, perecer [afogado]”. A versão grega do antigo testamento feita pelos judeus no séc. III a.C conhecida como Septuaginta ou Versão dos Setenta, usa a mesma palavra para descrever imersões ou mergulhos como os 7 mergulhos de Naamã. O fato dessa palavra ser usada no original grego Lv 6:28 e Mc 7:4 para descrever lavagem de utensílios está de acordo com isso pois tais objetos eram imersos na água para limpeza (Dicionário Internacional de Teologia do N.T,  2ª ed, p.180)
·        Assim era feito o batismo dos prosélitos do judaísmo (novos convertidos).
·        Assim era feito o batismo de João Mt 3:16; Mc 1:10.
·        Assim fazia a Igreja Apostólica At 8:35-37.
·        Assim confirma a história eclesiástica, inclusive os livros da Igreja Católica. A igreja Católica Ortodoxa até hoje batiza por imersão.
·        Representa melhor o novo nascimento Rm 6:1-11; Gl 2:20; 2 Co 5:14; etc.
·        O termo batismo significa “imersão”, isto é atestado pela história.
·        Se o batismo fosse por Aspersão, o Espírito Santo teria usado outra palavra grega que aparece em Hb 9:13,19,21; 12:24; 1 Pe 1:2.
·        Se o batismo fosse por Efusão “derramamento” a palavra grega seria outra Lc 11:50; Rm 5:5. Esta palavra é usada para descrever a vinda do Espirito para trazer poder distribuindo os Seus dons (Batismo no Espírito Santo) At 10:45-46 c/ At 11:15-16; e At 2:1-4 c/ 2:15-17.
·        Geralmente se argumenta que não seria provável que 3000 pessoas se batizassem por imersão no dia de pentecostes, porém a Enciclopédia Britânica diz que havia inúmeros aquedutos na cidade, tanto que na festa de pentecostes afluia gente de todas as nações da época At 2.1-41, hoje em dia certos grupos como a Igreja Deus é Amor batiza milhares de pessoas de uma só vez mostrando ser plenamente possível se batizar 3000 pessoas num só dia.
·  Os banhos rituais dos judeus eram feitos por imersão, e dezenas destes tanques (42) foram encontrados em Jerusalém (veja vídeo e foto no começo do texto). Estes tanques poderiam ser usados para o batismo dos convertidos judeus como no dia de pentecostes. Até os Essênios seguiam este preceito:

"nenhum homem deverá banhar-se em água suja nem em quantidade de água que não cubra seu corpo, nem deverá purificar-se com água contida em uma vasilha. e quando a água de qualquer lago raso demais para cobrir um homem impuro tocá-la eel a torna tão impura quanto a água contida numa vasilha" ( Os manuscritos do Mar Morto.Preceito de Damasco São Paulo: Mercuryo, 4 ª edição 2005, p. 158)
para saber mais sobre banhos rituais acesse a Enciclopédia Judaica : http://www.jewishencyclopedia.com/articles/10827-mikweh

6. FÓRMULA DO BATISMO- Mt 28:19
·        Assim Jesus ordenou Mt 28:19.
·        Assim realizava-se segundo a História: Justino 100-167 d.C, Inácio 67-110 d.C, Clemente 150-213 d.C, Tertuliano 160-220 d.C, Orígenes 185-254 d.C.
·        As passagens  de Atos não constituem uma fórmula, pois divergem entre si At 2:38; 8:16; 10:48; 19:5. Constituem atos de batismo feito “em” [de uma palavra grega que significa “sobre”, ou na autoridade]nome de Jesus como todo ato cristão Cl 3:17; isto é, estavam autorizados por Cristo a fazer batismos.
·        A expressão Senhor Jesus Cristo usada por alguns, refere-se somente ao Filho:  1 Ts 1:1; Fm 3; 1 Pe 1:3; 2 Pe 1:16,17; Rm 1:7; 1 Co 1:3; Ef 1:3, etc. O batismo em nome de Jesus ou derivados surgiu como uma nova revelação dos Unicistas em 1913[seitas “evangélicas” que negam a Trindade, dizendo haver só uma Pessoa na divindade, Jesus].



E NA FALTA DE ÁGUA?
Na falta desta um documento datado entre o 1º e 2º seculo (Didaque) diz:
"Quanto ao batismo, faça assim: depois de ditas todas essas coisas, batize em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Se você não tiver água corrente, batize em outra água. Se não puder batizar com água fria, faça com água quente.
Na falta de uma ou outra, derrame água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."


OCORRÊNCIAS DO TERMO BATISMO EM GREGO NO NT:

LÉXICO DE STRONG
907 baptizo

de um derivado de 911; TDNT-1:529,92; v

1) mergulhar repetidamente, imergir, submergir (de embarcações afundadas)
2) limpar megulhando ou submergindo, lavar, tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho
3) submergir


Não confundir com 911, bapto. O exemplo mais claro que mostra o sentido de baptizo é um texto do poeta e médico grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A.C. É uma receita para fazer picles. É de grande ajuda porque nela o autor usa as duas palavras. Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro ‘mergulhado’ ( bapto) em água fervente e então ‘batizado’ (baptizo) na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, o ato de batizar o vegetal, produz uma mudança permanente. Quando usada no Novo Testamento, esta palavra refere-se com maior freqüência \ a nossa união e identificação com Cristo que ao nosso batismo com água. P.e.  #Mc 16.16. ‘Quem crer e for batizado será salvo’. Cristo está dizendo que o mero consentimento intelectual não é o bastante. Deve haver uma união com ele, uma mudança real, como a do vegetal em relação ao pickle! ( Bible Study Magazine, James Montgomery Boice, Maio 1989)

OBS*
1- Os judeus lavavam suas mãos mergulhando em água geralmente em bacias. Como nestas imagens.
2- Os jdueus se purificavam em


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pilatos lavando as mãos- mergulhando na bacia

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Mateus 3:6  e eram <907> por ele batizados <907> no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Mateus 3:11  Eu vos batizo <907> com {com; ou em} água, para {para; ou à vista de} arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará <907> com {com; ou em} o Espírito Santo e com {com; ou em} fogo.
Mateus 3:13  Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse <907>.
Mateus 3:14  Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado <907> por ti, e tu vens a mim?
Mateus 3:16  Batizado <907> Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.
Mateus 28:19  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os <907> em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Marcos 1:4  apareceu João Batista <907> no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados.
Marcos 1:5  Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados <907> por ele no rio Jordão.
Marcos 1:8  Eu vos tenho batizado <907> com {com; ou em} água; ele, porém, vos batizará <907> com {com; ou em} o Espírito Santo.
Marcos 1:9  Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado <907> no rio Jordão.
Marcos 6:14  Chegou isto aos ouvidos do rei Herodes, porque o nome de Jesus já se tornara notório; e alguns diziam: João Batista <907> ressuscitou dentre os mortos, e, por isso, nele operam forças miraculosas.
Marcos 7:4  quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem <907>; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal e camas),
Marcos 10:38  Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber <907> o batismo com que eu sou batizado <907>?
Marcos 10:39  Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis <907> o batismo com que eu sou batizado <907>;
Marcos 16:16  Quem crer e for batizado <907> será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Lucas 3:7  Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas <907>: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?
Lucas 3:12  Foram também publicanos para serem batizados <907> e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos de fazer?
Lucas 3:16  disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo <907> com {com; ou em} água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará <907> com {com; ou em} o Espírito Santo e com {com; ou em} fogo.
Lucas 3:21  E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado <907>, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu,
Lucas 7:29  Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados <907> com o batismo de João;
Lucas 7:30  mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados <907> por ele.
Lucas 11:38  O fariseu, porém, admirou-se ao ver que Jesus não se lavara <907> primeiro, antes de comer.
Lucas 12:50  Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado <907>; e quanto me angustio até que o mesmo se realize!
João 1:25  E perguntaram-lhe: Então, por que batizas <907>, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
João 1:26  Respondeu-lhes João: Eu batizo <907> com {com; ou em} água; mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis,
João 1:28  Estas coisas se passaram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando <907>.
João 1:31  Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel, vim, por isso, batizando <907> com {com; ou em} água.
João 1:33  Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar <907> com {com; ou em} água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza <907> com {com; ou em} o Espírito Santo.
João 3:22  Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava <907>.
João 3:23  Ora, João estava também batizando <907> em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado <907>.
João 3:26  E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando <907>, e todos lhe saem ao encontro.
João 4:1  Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava <907> mais discípulos que João
João 4:2  (se bem que Jesus mesmo não batizava <907>, e sim os seus discípulos),
João 10:40  Novamente, se retirou para além do Jordão, para o lugar onde João batizava <907> no princípio; e ali permaneceu.
Atos 1:5  Porque João, na verdade, batizou <907> com {com; ou em} água, mas vós sereis batizados <907> com {com; ou em} o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Atos 2:38  Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado <907> em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
Atos 2:41  Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados <907>, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
Atos 8:12  Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados <907>, assim homens como mulheres.
Atos 8:13  O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado <907>, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.
Atos 8:16  porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados <907> em o nome do Senhor Jesus.
Atos 8:36  Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja <907> eu batizado <907>?
Atos 8:38  Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou <907> o eunuco.
Atos 9:18  Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado <907>.
Atos 10:47  Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados <907> estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?
Atos 10:48  E ordenou que fossem batizados <907> em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.
Atos 11:16  Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com <907> {com; ou em} água, mas vós sereis batizados <907> com {com; ou em} o Espírito Santo.
Atos 16:15  Depois de ser batizada <907>, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.
Atos 16:33  Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado <907>, e todos os seus.
Atos 18:8  Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados <907>.
Atos 19:3  Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados <907>? Responderam: No batismo de João.
Atos 19:4  Disse-lhes Paulo: João realizou <907> batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.
Atos 19:5  Eles, tendo ouvido isto, foram batizados <907> em o nome do Senhor Jesus.
Atos 22:16  E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo <907> e lava os teus pecados, invocando o nome dele.
Romanos 6:3  Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados <907> em Cristo Jesus fomos batizados <907> na sua morte?
1 Coríntios 1:13  Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados <907> em nome de Paulo?
1 Coríntios 1:14  Dou graças a Deus porque a nenhum de vós batizei <907>, exceto Crispo e Gaio;
1 Coríntios 1:15  para que ninguém diga que fostes batizados <907> em meu nome.
1 Coríntios 1:16  Batizei <907> também a casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei <907> algum outro.
1 Coríntios 1:17  Porque não me enviou Cristo para batizar <907>, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo.
1 Coríntios 10:2  tendo sido <907> todos batizados <907>, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés.
1 Coríntios 12:13  Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados <907> em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
1 Coríntios 15:29  Doutra maneira, que farão os que se batizam <907> por causa dos mortos? Se, absolutamente, os mortos não ressuscitam, por que se batizam <907> por causa deles?
Gálatas 3:27  porque todos quantos fostes batizados <907> em Cristo de Cristo vos revestistes.

909 baptismos 

from 907; TDNT-1:545,92; n m 

1) lavagem, purificação efetuada por meio de água 

1a) da lavagem prescrita pela lei mosaica (#Hb 9.10) que parece significar uma exposição da diferença entre as lavagens prescritas pela lei mosaica e o batismo cristão 
Marcos 7:4  quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem <909> de copos, jarros e vasos de metal e camas),
Hebreus 6:2  o ensino de batismos <909> e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

Hebreus 9:10  os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções <909>, impostas até ao tempo oportuno de reforma.


Observação:  Estas abluções de Hb 9:10 se referem a IMERSÕES.  LEIA ABAIXO:


p

"A lavagem de todo o corpo é a forma de Ablução mais freqüentemente ordenada na Escritura, e para o maior número de causas. De acordo com a interpretação rabínica, isto só é válida quando realizada por imersão, ou em uma fonte natural, ou fluxo ou em uma miḳweh construída adequadamente, ou banho ritual, contendo pelo menos quarenta seahs (cerca de cento e vinte galões) de água ( veja Baths ). Os seguintes são os casos em que a Lei Mosaica exige a imersão de todo o corpo, sendo o objeto purificação ou consagração: 

a ) Nenhum leproso ou imundo da semente de Arão poderia comer de carne santa até que tivesse lavado todo o seu corpo Em água (Lev. Xxii, 4-6). 

B ) Quando um leproso foi curado da sua lepra, raspou os cabelos, ofereceu os sacrifícios prescritos, lavou as suas vestes, banhou a sua pessoa na água e tornou-se limpo (Levítico 14:8- 9). 

C ) Qualquer pessoa que entrou em contato com o corpo, ou com artigos de mobiliário utilizados por uma pessoa que tem um problema impuro ( ), ou com qualquer elemento utilizado por ele, foi obrigado a lavar tanto o seu corpo e as suas vestes, E estava impuro por um dia inteiro (Levítico, xv, 5-10). 

D ) No dia da Expiação, o sumo sacerdote, depois de mandar o bode expiatório ( ver Azazel ), foi obrigado a lavar todo o seu corpo em água num lugar santo. O mesmo dever recai sobre o homem que tirou o bode e sobre aquele que queimou o boi eo bode da oferta pelo pecado; E também foram obrigados a lavar as suas vestes (Levítico 24, 26, 28). De acordo com o Talmud, no dia da Expiação o sumo sacerdote imergiu toda a sua pessoa cinco vezes e lavou as mãos e os pés dez vezes (Mishnah, Yoma, III, 3). 
E ) O sofredor de uma questão impura para ser limpo exigia a imersão de toda a pessoa (Levítico 16, 18). 
F ) Quem tocou uma mulher menstruada, ou qualquer artigo usado por ela, exigiu imersão de toda a pessoa (Levítico xv 19-27). 
G ) Um israelita nativo ou um prosélito comendo carne impura de uma besta que tinha morrido de si mesmo, ou tinha sido rasgado, tornou-se imundo por um dia, e foi obrigado a lavar todo o seu corpo (Levítico, xvii, 15). 
H ) O sacerdote que cuidava da novilha vermelha, destinada a ser um rito de purificação, tornou-se impuro por um dia e foi obrigado a lavar todo o seu corpo (Núm. Xix.7,8). 

I ) Quem entrou em contato com um cadáver ou um túmulo estava impuro por sete dias. No terceiro e sétimo dias, ele foi polvilhado com água em que as cinzas da carcaça queimada da novilha vermelha tinha sido dissolvido. No sétimo dia lavou todo o seu corpo e as suas vestes em água e tornou-se limpo (Núm. Xix.19). 
J ) Entre as cerimônias na instalação dos sacerdotes estava a lavagem de todo o corpo (Ex. Xxix.4, xl.12). 
K ) Os levitas foram purificados por ter a água da oferta do pecado aspergido sobre eles (Núm. Viii., 15). ( 1 ) Uma mulher menstruosa requer imersão, como é mostrado por II Sam. XI. 2, 4, ea interpretação rabínica de Num. Xxxi. 23. A maioria das purificações acima, com exceção do último, estão em suspenso no momento atual, sendo impossível, no julgamento das autoridades rabínicas, observá-las adequadamente na dispersão. As imersões por causa da pureza ritual nas festas são, no entanto, ainda observadas pelos piedosos." Enciclopedia Judaica) http://www.jewishencyclopedia.com/articles/338-ablution
NA VERSÃO GREGA
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2 Reis 5:14  Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.