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sexta-feira, 1 de junho de 2018

A mulher será salva dando luz a filhos?? Paulo defende uma ordem natural da criação? Comentário de 1 Tm 2:11-15

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Qual a interpretação de 1 Tm 2:11?

Geralmente o texto de 1 Tm 2:11-15 é que o fato de Adão ter sido criado primeiro implica que desde o Éden é o cabeça do lar e a mulher não pode ensinar e que ela deve ser do lar, ocupando a função de mãe.

Será isto verdade?

Resumo 

1- O governo do homem sobre a mulher só acontece após o pecado e conflito 


Gn 3:10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
11 ¶ Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.

16 ¶ E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.


2- Paulo em sua carta a Timóteo trata de combater as heresias gnósticas de proibição de casamento, filhos, domínio feminino pela crença que Eva foi mestra de Adão e criada primeiro.

3- A criação de Adão antes de Eva denota ênfase na incompletude do homem, e sua necessidade de completude por meio de Eva. Eva não só foi criada depois de Adão mais com um lapso temporal que enfatiza a necessidade de complementaridade

Gn 2:7  Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
8 ¶ E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.
9  Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10  E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços.
11  O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro.
12  O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix.
13  O segundo rio chama-se Giom; é o que circunda a terra de Cuxe.
14  O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto é o Eufrates.
15  Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
16 ¶ E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
18 ¶ Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
19  Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
20  Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
21 ¶ Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
22  E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.
23  E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.

1 Co 11:11  No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher.
12  Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus.


Em relação ao véu e submissão da mulher em 1 Co 11 ver  https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2013/08/e-pecado-cortar-o-cabelo.html

4- A mulher pode desempenhar funções de liderança, ser professora, missionária, e consequentemente pastorear https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2014/05/mulher-pode-ser-pastora-ou-exercer.html

Introdução
Paulo tendo em vista a propagação de idéias gnosticas da supremacia feminina e da proibição de casamento e procriação,  proibe nesta carta o ensino das mulheres. Veremos que a interpretação correta do texto de 1Tm 2:11-15 está longe de defender a doutrina da Ordem da Criação ou é uma proibição universal contra o ministério de ensino das mulheres


1- IDEIAS GNÓSTICAS

1.1- GENEALOGIAS E FÁBULAS
1 Timóteo 1:4  nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.

 I Tm 4:1 ¶ Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
2  pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
3  que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade;
4  pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável,
5  porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.
6 ¶ Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
7  Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade.


Irineu aplica o texto de I Timóteo aos Gnósticos:
Contra as Heresias -  Ireneu de Lião.Coleção Patrística, Volume 4, Ed. Paulus
Prefácio
Pr., 1. Alguns, ao rejeitar a verdade, apresentam discursos mentirosos e genealogias sem fim, as
quais favorecem mais as discussões do que a construção do edifício de Deus que se realiza na fé1 —
no dizer do Apóstolo — e, por astuta aparência de verdade, seduzem a mente dos inexpertos e
escravizam-nos, falsificando as palavras do Senhor, tornando-se maus intérpretes do que foi
corretamente expresso. Sob pretexto de gnose afastam muitos daquele que criou e pôs em ordem este
universo, como se pudessem apresentar alguma coisa mais elevada e maior que o Deus que fez o céu
e a terra e tudo o que eles encerram.2 Ardilosamente, pela arte das palavras, induzem os mais
simples a pesquisas e, omitindo até as aparências da verdade, levam-nos à ruína, tornando-os ímpios
e blasfemos contra o seu Criador, os que são incapazes de discernir o falso do verdadeiro.

LIVRO 1
8,1. Esta é, portanto, a teoria deles, que nem os profetas pregaram, nem o Senhor ensinou, nem os
apóstolos transmitiram e pela qual se gloriam de ter conhecimentos melhores e mais abundantes do
que os outros. Lêem coisas que não foram escritas e, como se costuma dizer, trançando cordas com
areia, procuram acrescentar às suas palavras outras dignas de fé, como as parábolas do Senhor ou os
oráculos dos profetas ou as palavras dos apóstolos, para que as suas fantasias não se apresentem sem
fundamento. Descuidam a ordem e o texto das Escrituras e enquanto lhes é possível dissolvem os
membros da verdade. Transferem, transformam e fazendo de uma coisa outra seduzem a muitos com
as palavras do Senhor atribuídas indevidamente a fantasias inventadas. É como se a um autêntico
retrato do rei, realizado cuidadosamente em rico mosaico por hábil artista, alguém desmanchasse a
figura de homem e fizesse com as pedras deslocadas e mal dispostas a figura de cão ou de raposa e
depois dissesse e confirmasse que aquela era a autêntica imagem do rei feita pelo hábil artista.
Mostrando aquelas mesmas pedras que, bem dispostas pelo primeiro artista, apresentavam a imagem
do rei e, mal dispostas pelo segundo artista, transformavam-na em figura de cão, pelo brilho das
pedras enganam os simples que não conhecem o aspecto do rei e os convencem que a ridícula
imagem da raposa é o autêntico retrato do rei. Assim, costurando fábulas de velhinhas e tomando
daqui e dali palavras, sentenças e parábolas, procuram adaptar as palavras de Deus às suas fábulas.
Já falamos do que aplicam aos que estão dentro do Pleroma.





24,3. Basílides, para mostrar que encontrou algo de mais profundo e verossímil estende ao infinito o desenvolvi- mento da sua doutrina. Segundo ele, Nous nasceu do Pai ingênito; dele nasceu o Logos; de Logos, a Prudência; desta, Sofia e Potência. De Sofia e de Potência nasceram as Virtudes, os Principados e os Anjos que chama primeiros e que fizeram o primeiro céu. Em seguida, outros derivados destes, fizeram outro céu semelhante ao primeiro. De forma semelhante outros derivados dos precedentes e antitipos dos que estão acima deles, fizeram terceiro céu. Desta terceira série deriva a quarta e assim a seguir e do mesmo modo, assegura, uma após outra toda a série de Anjos e Principados até formarem 365 céus. Por isso o ano tem tantos dias quantos são os céus. 


1.2- PROIBIÇÃO DO CASAMENTO
 I Tm 4:1 ¶ Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
2  pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
3  que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade;
4  pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável,
5  porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.
6 ¶ Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
7  Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade.



I Tm 2:11  A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.
12  E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.
13  Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.
14  E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
15  Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, {missão de mãe: dar à luz filhos} se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.

Contra as Heresias -  Ireneu de Lião.Coleção Patrística, Volume 4, Ed. Paulus.
Livro I 
24,1. Saturnino de Antioquia, nas proximidades de Dafne, e Basílides, retomando a doutrina destes homens como ponto de partida, ensinaram, um na Síria e o outro em Alexandria, doutrinas diversas. Saturnino, como Menandro, prega um único Pai, não conhecido por ninguém, que fez os Anjos, os Arcanjos, as Potências e as Potestades. Sete destes Anjos fizeram o mundo e tudo o que há nele. Também o homem é criatura dos Anjos: quando apareceu do alto, vinda da Potência suprema, uma figura luminosa que eles não conseguiram reter porque ela logo voltou às alturas, animaram-se uns aos outros dizendo: Façamos o homem à imagem e semelhança dela. Mas a criatura que foi feita não se podia levantar por causa da fraqueza dos Anjos e se arrastava como verme. Então a Potência do alto teve compaixão dele, porque tinha sido feito à sua imagem, e lançou uma fagulha de vida que fez o homem levantar, articular-se e viver. Depois da morte esta fagulha de vida retorna aos da mesma natureza e o restante se dissolve naquilo de que foi tirado. 24,2. O Salvador, afirmam eles, não é gerado, não tem corpo nem figura e só aparentemente foi visto como homem. O Deus dos hebreus era um dos Anjos e porque o Pai quis destruir todos os Arcontes, o Cristo veio para destruir o Deus dos hebreus e salvar os que acreditassem nele: e somente estes têm a fagulha de vida. Com efeito, e ele foi o primeiro a dizê-lo, foram feitas duas espécies de homens pelos Anjos, os bons e os maus. Visto que os demônios ajudavam os maus, o Salvador veio para derrotar os demônios e os homens maus e salvar os bons. Casar e procriar é diabólico e muitos dos seus discípulos se abstêm de comer carne e com aparente abstinência enganam a muitos. Quanto às profecias, algumas foram proferidas por estes Anjos criadores do mundo, outras por Satanás, que Saturnino apresenta como adversário dos criadores do mundo e especialmente do Deus dos hebreus.

28,1. Originando-se destes de quem falamos acima, já surgiram muitas ramificações das muitas
heresias, pelo fato de muitos deles, ou melhor, de todos eles quererem ser mestres. Afastando-se da
seita em que se encontravam, derivando uma teoria da outra e desta, outra; ensinando sempre algo de
novo, apresentam-se a si mesmos como inventores da teoria por eles arquitetada. Assim, por
exemplo, os que se chamam encratitas, que se inspiram em Saturnino e Marcião, proclamam a
abstenção do casamento, condenando a primitiva instituição divina e acusando falsamente Aquele
que fez o homem e a mulher ordenados à procriação. Introduziram o celibato dos chamados
espirituais com gesto de ingratidão para com Deus, criador de todas as coisas, e negam também a
salvação do primeiro homem. Esta é invenção original e atual, quando um Taciano qualquer
introduziu, pela primeira vez, essa blasfêmia. Enquanto esteve na escola de Justino como ouvinte não
manifestou nenhuma dessas teorias, mas depois do martírio dele se separou da Igreja e ufanando-se
da glória do mestre e julgando-se superior a todos deu nova característica à teoria. Como os
discípulos de Valentim, conta a história dos Éões invisíveis, como Marcião e Saturnino, tacha o

casamento de corrupção e fornicação, e no que lhe é próprio, nega a salvação de Adão.

História Eclesiástica. Eusébio de Cesaréia. Livro IV
XXIX
3. Isto mesmo encontramos também agora entre eles, sendo um tal Taciano o primeiro a ter introduzido esta blasfêmia. Foi discípulo de Justino; enquanto conviveu com ele, nada manifestou de tal espécie, mas depois do martírio de Justino, afastou-se da Igreja. Envaidecido pela crença de ser um mestre e inflado por sentir-se diferente dos demais, constituiu um tipo próprio de escola, inventou alguns éons invisíveis - como faziam os seguidores de Valentim -, proclamou o matrimônio como corrupção e fornicação - como fizeram Márcion e Saturnino — e de sua própria invenção negou a salvação de Adão."


1.3- SUPREMACIA DE EVA


I Tm 2:11  A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.
12  E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.
13  Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.
14  E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
15  Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, {missão de mãe: dar à luz filhos} se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.

O Despertar de Adão da Lama por Eva (Zoe = Vida)
 As Autoridades receberam o conhecimento necessário para citar o homem.
Sofia Zoe, que está ao lado de Sabaoth, se lhes antecipou, e zombou de sua decisão, pois eles estavam cegos — da ignorância, eles o criaram em seu próprio malefício — e não sabiam o que iriam fazer. Foi por isso que ela se antecipou a eles. Ela criou o seu homem primeiro para que seu corpo moldado passasse a saber como condená-los, salvando-os desta forma.
 O nascimento do instrutor ocorreu então deste modo. Quando Sofia jogou uma gota de luz, esta flutuou na água. Imediatamente surgiu o homem, andrógino. Aquela gota moldou primeiro a água num corpo fêmeo. Depois disso, moldou-se dentro do corpo da imagem da mãe que surgiu, e se completou em doze meses.
Um homem andrógino fora procriado, aquele que os gregos chamam de "Hermafrodita". Os hebreus, porém, chamam sua mãe de "Eva da Vida", isto é, "a instrutora da vida". O seu filho é o procriado que é senhor. Posteriormente, as Autoridades o chamaram de "a besta", a fim de que desencaminhasse seus corpos moldados. A interpretação da "besta" é "o instrutor"; descobriu-se que ele era mais sábio do que todos eles. Além disso, Eva é a primeira virgem, pois não tinha marido.
Apócrifos e pseudo-epígrafos da bíblia. São Paulo:Fonte Editorial. 2005.A criação do mundo e o Demiurgo Ialdabaoth. p. 415-416

 Depois de Adão ter sido totalmente formado, foi deixado por ele num recipiente; não contendo espírito nenhum, resultara numa forma deficiente. Este fato fez com que, ao lembrar-se da palavra de Pistis, o Governante principal tivesse medo de que o homem pudesse apoderar-se do seu corpo moldado e o dominasse. Por isso deixou que seu corpo moldado ficasse sem alma durante quarenta dias. Retirou-se então e o abandonou. Mas, no quadragésimo dia, Sofia Zoe emitiu seu sopro em Adão, que não tinha alma. Ele começou a movimentar-se sobre a terra. Mas não era capaz de acordar. Quando vieram os sete Governantes e o viram, ficaram muito perturbados. Foram até ele e o prenderam; Ialdabaoth, dirigindo-se ao sopro de vida que se manifestava dentro dele, perguntou: "Quem és tu? Donde vieste?" Ele respondeu dizendo: "Eu vim graças ao poder do Homem-luz por causa da destruição de vossa obra". Ao ouvi-lo, os Governantes o glorificaram, pois ele acalmara seu medo e preocupação. Eles então chamaram aquele dia de "o descanso", por terem conseguido descansar de suas preocupações. E ao perceber que Adão não conseguia acordar, regozijaram-se. Pegaram-no e o abandonaram no Paraíso, retirando-se aos seus céus.
Após o dia de descanso, Sofia enviou Zoe, sua filha, chamada "Eva" (da Vida), como instrutora para despertar Adão, em quem não havia alma, para que aqueles que ele fosse procriar pudessem tornar-se recipientes da luz. Quando Eva viu a sua co-imagem tão abatida, compadeceu-se e disse-lhe: "Adão! Vive! Levanta-te sobre a terra!" Imediatamente sua palavra transformou-se em ação. Pois quando Adão acordou, abriu logo seus olhos. E, ao vê-la, disse: "tu serás chamada `a mãe do ser vivente' pois tu és aquela que me deu vida"416-417
As Autoridades souberam então que o seu corpo moldado estava vivo, e que havia despertado. Ficaram transtornados, e enviaram sete arcanjos para verificar o que tinha acontecido. Estes, ao aproximar-se de Adão, viram Eva falando com ele, e perguntaram-se: "quem é este ser-luz fêmea? Pois ela é de fato, parecida com a imagem que nos apareceu na luz. Ora vamos agarrá-la e introduzamos a nossa semente nela para que uma vez contaminada, ela não consiga ascender até sua luz, para que aqueles que ela gera passem a nos servir. Não conte mos, porém, a Adão que ela não deriva de nós, mas deixemos cai nele um estupor" e instruamo-lo em seu sono de maneira que ele acredite que é a partir de sua costela que a mulher se formou para que ela passe a servir e que ele a domine." Eva, que existia como divindade, zombou então da intenção dissimulada dos arcanjos Encobriu a visão deles e deixo ali, ao lado de Adão, a sua imagem, secretamente. Ela entrou dentro da Árvore do Conhecimento e lá permaneceu. Eles porém, tentaram segui-la. Ela revelou-lhes que havia entrado na árvore e que se havia tornado árvore. 417
2- INTERPRETAÇÃO CORRETA DE 1 Tm 2:11-15

I Tm 2:11  A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.
12  E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o  homem; esteja, porém, em silêncio.
13  Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.
14  E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
15  Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, {missão de mãe: dar à luz filhos} se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.

Paulo de fato está proibindo a mulher de ensinar, neste caso, porque esta igreja tinha sido influenciada pelo ensino gnóstico da superioridade feminina, que incluía a criação de Eva primeiro que do homem, e a dominação do homem pela mulher. 

O termo grego para autoridade neste texto é:
 authenteo

1) alguém que com as próprias mãos mata a outro ou a si mesmo
2) alguém que age por sua própria autoridade, autocrático
3) mestre absoluto
4) que governa, exerce domínio sobre alguém


Como podemos ver no link em seguida Paulo nunca proibiu de maneira universal o ensino por parte das mulheres https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2014/05/mulher-pode-ser-pastora-ou-exercer.html

Em relação à questão da mulher ser salva ocupando a função de mãe, em consequência do casamento Paulo combate a doutrina do celibato pregada pelos gnósticos.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

é pecado usar DIU?

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Ao contrário do que dizem sites populares no Brasil, o DIU é um contraceptivo, atua impedindo a fecundação:
"DIUs com cobre funcionam principalmente causando alterações químicas que impedem a fertilização. Estudos mostram que o DIU de cobre efetivamente interrompe o processo reprodutivo antes da implantação e da gravidez, sugerindo que não atua iniciando um aborto, como às vezes tem sido sugerido."The TCu380A Intrauterine Contraceptive Device (IUD)Specification, Prequalification and Guidelines for Procurement, 2010, p. 11   The TCu380A Intrauterine Contraceptive Device (IUD): Specification, Prequalification and Guidelines for Procurement, 2010.
Family Health International (FHI);  International Planned Parenthood Federation/International CONtraceptive & SRH Marketing Ltd. (IPPF/ICON) Marie Stopes International (MSI) John Snow, Inc. (JSI) Joint United Nations Programme on HIV/AIDS (UNAIDS) PATH Population Action International (PAI) The Population Council Population Services International (PSI) Reproductive Health Supplies Coalition (RHSC) United Nations Population Fund (UNFPA) World Health Organization, Department of Reproductive Health and Research (WHO/RHR)


  • "O DIU é seguro?
Sim, a eficácia do DIU é de 99,3% ·.
  • Quem pode usar o DIU?
O DIU pode ser utilizado desde a adolescência até a menopausa. Hoje já se sabe que uma mulher que nunca passou por uma gestação, mesmo adolescente, e aquela que passou por uma cirurgia cesariana, podem ser candidatas ao uso do DIU. Além disso, pode ser usado por mulheres que estão amamentando e não interfere na produção, quantidade e qualidade do leite materno
  • Quem não pode usar o DIU?
O DIU é contraindicado para mulheres que estejam apresentando no momento Doença Inflamatória Pélvica, Infecções sexualmente transmissíveis, miomas que distorçam a cavidade uterina, sangramento vaginal sem diagnóstico, malformações uterinas e estreitamento do canal do colo uterino, câncer do colo de útero e do endométrio.
  • O DIU é abortivo?
Não, o DIU não é abortivo. É um método contraceptivo que, por sua presença física e efeitos no útero, impede o encontro do óvulo com o espermatozóide. Ou seja, o DIU age antes do processo de fecundação do óvulo, não havendo razões para a associação.
  • O DIU pode deixar a mulher infértil?
Não. O DIU não provoca infertilidade. Se a mulher quiser engravidar, o DIU pode ser retirado a qualquer momento.
  • O DIU influencia na menstruação?
O DIU de cobre pode intensificar o fluxo menstrual e até causar mais cólicas nos primeiro três meses apos à inserção sendo esse sintoma de caráter transitório,  na maioria das mulheres"  http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52406-esclarecendo-mitos-sobre-o-diu-de-cobre

 O Que É o Dispositivo Intrauterino?
 O dispositivo intrauterino (DIU) com cobre é uma pequena estrutura de plástico flexível com a forma da letra T com um fi o de cobre na haste vertical do T e tubinhos de cobre em cada braço horizontal. Um profi ssional de saúde especifi camente treinado para tal insere o DIU no útero da mulher através de sua vagina e cérvix. Quase todos os tipos de DIU possuem um ou dois fi os amarrados aos mesmos. Os fios ficam pendurados pelo cérvix até a vagina. Funciona basicamente provocando uma alteração química que danifica o esperma e o óvulo antes que eles se encontrem.   http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44028/9780978856304_por.pdf;jsessionid=C43BD3560FAAD8911968CD02BEA3A889?sequence=6
Planejamento familiar UM MANUAL GLOBAL PARA PROFISSIONAIS E SERVIÇOS DE SAÚDE. Organização Mundial da Saúde Departamento de Saúde Reprodutiva e Pesquisas. 2007, p. 9.
   Assista este vídeo, momento 32:00



1-O que é DIU?

"O dispositivo intrauterino – DIU é um objeto pequeno de plástico flexível, em forma de T, que mede aproximadamente 31 mm, ao qual pode ser adicionado cobre ou hormônios que, inserido na cavidade uterina, exerce função contraceptiva. É um dos métodos de planejamento familiar mais usados em todo o mundo. A sua aceitação vem aumentando e as pesquisas mais recentes mostram que os DIU mais modernos, medicados com cobre ou com levonorgestrel, são seguros e muito eficazes. A seleção adequada da usuária e a inserção cuidadosa, realizada por profissional treinado e experiente, melhoram a eficácia, a continuidade de uso e a segurança do método. "CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA- Saúde Reprodutiva MINISTÉRIO DA SAÚDE / Secretaria de Atenção à Saúde / Departamento de Atenção Básica.  Brasília, 2010, P. 191

 2- TIPOS E MODELOS
"1. DIU com cobre: é feito de polietileno estéril radiopaco e revestido com filamentose/ou anéis de cobre, enrolado em sua haste vertical, sendo que o modelo TCu-380A também tem anéis de cobre em sua haste horizontal. Atualmente os modelos TCu380A e MLCu-375 são os mais usados.

2. DIU que libera hormônio: é feito de polietileno e a haste vertical é envolvida poruma cápsula que libera continuamente pequenas quantidades de levonorgestrel. Osistema intrauterino (SIU) de levonorgestrel – LNG-20 é desse tipo.

DIU DE COBREMecanismo de açãoOs estudos sugerem que o DIU atua impedindo a fecundação porque torna maisdifícil a passagem do espermatozoide pelo trato reprodutivo feminino, reduzindo a possibilidadede fertilização do óvulo. O DIU de cobre afeta os espermatozoides e os óvulosde várias maneiras. Eles estimulam reação inflamatória pronunciada ou reação à presença de corpos estranhos no útero. Poucos espermatozoides chegam às trompas de Falópio, e os que chegam, com toda probabilidade, não são aptos para fertilizar um óvulo.Os mecanismos de ação do DIU de cobre não são ainda completamente conhecidos,embora a maioria dos pesquisadores acredite que os dispositivos com cobreatuem principalmente na prevenção da fertilização, na forma de muitas ações como asseguintes (MAGALHÃES; PETTA; ALDRIGHI, 2005): CAB 26 SSR.indd 191 2/8/2010 22:30:52
Provoca reação inflamatória pela presença de corpo estranho na cavidade uterina. Há liberação aumentada de prostaglandinas por macrófagos e neutrófilos. Precipitação de espermatozoides por reações imunológicas. Assincronia no desenvolvimento endometrial. Alterações enzimáticas no endométrio: diminuição da amilase (menor sobrevida doespermatozoide), diminuição da fosfatase alcalina (dificuldade na motilidade espermática)e aumento da anidrase carbônica (implantação dificultada). Alterações no muco cervical. Fagocitose de espermatozoides por macrófagos.
Eficácia O DIU TCu-380 A é o mais eficaz dos DIU com cobre e seu efeito depois da inserção dura 10 anos. A taxa de falha é de 0,6 a 0,8 por 100 mulheres, no primeiro ano de uso. Nos anos seguintes, a taxa anual de gravidez é ainda menor. O índice de gestações, expulsão e remoção por motivos médicos diminui a cada ano de uso. As concentrações de cobre no trato genital superior caem rapidamente depois da remoção do DIU e a recuperação da fertilidade é imediata."P. 191-192



DIU COM LEVONORGESTREL
Mirena® DIU no útero

SIU-LNG-20
O sistema intrauterino de levonorgestrel – SIU-LNG-20 consiste numa matriz de plástico em forma de T com 32 mm de comprimento, radiopaco, cuja haste vertical é revestida com um cilindro de polidimetilsiloxano de 19 mm de comprimento, contendo 52 mg de levonorgestrel, e libera 20 µg de levonorgestrel por dia, o que acrescenta ação progestogênica à reação de corpo estranho presente nos dispositivos de cobre.
Pode ser utilizado como método anticoncepcional, no tratamento da menorragia e na terapia de reposição hormonal da mulher menopausada, associado ao estrogênio. A duração de uso recomendada é de cinco a sete anos.
Mecanismo de açãoO sistema intrauterino com levonorgestrel apresenta os seguintes mecanismosde ação: Efeitos endometriais: devido aos níveis elevados de levonorgestrel na cavidadeuterina, ocorre insensibilidade do endométrio ao estradiol circulante, com inibiçãoda síntese do receptor de estradiol no endométrio e efeito antiproliferativo do endométrio, com atrofia endometrial. Aproximadamente um mês após a inserção,ocorrem supressão do epitélio endometrial e intensa reação tecidual do estroma.Essas alterações desaparecem um mês após a remoção do endoceptivo. Muco cervical: diminui a produção e aumenta a viscosidade do muco cervical, inibindo a migração espermática. Inibição da ovulação: produz anovulação em aproximadamente 25% das mulheres,porém com produção estrogênica, o que possibilita boa lubrificação vaginal. Outros efeitos: efeitos uterovasculares, diminuição da motilidade espermática, reação de corpo estranho, entre outros.
EficáciaA taxa de gravidez acumulada até cinco anos é de 0 e 0,2 por 100 mulheres, doDIU com levonorgestrel. A eficácia desse método é similar à da esterilização cirúrgica.A taxa de falha não é influenciada pela idade."   P. 206

Ponto de discussão:

Se por acaso o DIU não impedir a fecundação ele pode impedir a implantação?

È muito raro não haver a prevenção da fecundação, mas hipoteticamente  não havendo, o DIU  poderia sim impedir a implantação (nidação).


Mas o fato é que 50 por cento das fecundações terminam em morte, ou seja, nem chegam a implantar, e isso ocorre de forma expontânea. Estes abortos são conhecidos como subclinicos, pois não são detectáveis clinicamente. Ou seja, quando se deseja engravidar este processo  leva em média a morte de 50 por cento dos óvulos fecundados.

 "Se a fecundação já ocorreu quando a mulher toma a PAE (Pilula Anticoncepcional de Emergencia), tem 50% de probabilidade de que o zigoto se implante e a gravidez ocorra, já que essa é a probabilidade espontânea de implantação. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA- Saúde Reprodutiva MINISTÉRIO DA SAÚDE / Secretaria de Atenção à Saúde / Departamento de Atenção Básica.  Brasília, 2010, P.241
 "A gravidez humana é um processo deficiente porque 70 % das concepções deixam de atingir a vitabilidade, com taxa estimada de perdas de 50 % antes da próxima falha menstrual (abortamento subclínico)(Obstetrícia Fundamental- Rezende Montenegro, Guanabara Koogan p. 237)

Teria Deus errado ao prover um mecanismo natural onde 50 por cento dos óvulos fecundados morrem?
Ou este consiste num método de seleção NATURAL criado por Deus para garantir a seleção dos mais viáveis, como acontece exatamente com os espermatozóides?  Um homem libera de 1,5 a 5 ml de esperma, cada ml contém em média 20 milhoes de espermatozóides.  Ou seja, é evidente que há intensão de seleção natural.

Se a morte de um óvulo fecundado é um problema grave, as pessoas que usam o DIU matam menos óvulos fecundados que as pessoas que estão tentando engravidar, pois a cada tentativa de engravidar se tem 50 por cento  de chance do zigoto morrer antes que ele implante na parede do útero, enquanto que uma pessoa que usa do DIU não terá nenhum ou infinitamente menos óvulos fecundados para morrer.

Resumindo:
Quem usa DIU não tem nenhum ou quase nunca nenhum óvulo fecundado (zigoto) para morrer (aborto subclínico)

Quem não usa nenhum metodo anticoncepcional terá cerca da metade de seus óvulos fecundados mortos de maneira expontânea (aborto subclínico)

Ou seja, o DIU evita, MUITO, o aborto subclínico, pois se não há ovulo fecundado não há aborto.

Quem condena o DIU ou qualquer outro método anticoncepcional está causando a morte expontânea de embriões.


BIBLIOGRAFIA:
 Blog da sáude. Minstério da Saude http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52406-esclarecendo-mitos-sobre-o-diu-de-cobre  acesso em 17-05-2017

CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA- Saúde Reprodutiva MINISTÉRIO DA SAÚDE / Secretaria de Atenção à Saúde / Departamento de Atenção Básica.  Brasília, 2010, P. 191

"The TCu380A Intrauterine Contraceptive Device (IUD)Specification, Prequalification and Guidelines for Procurement, 2010   disponível em http://www.who.int/rhem/prequalification/9789241500999/en/

Obstetrícia Fundamental- Rezende Montenegro, Guanabara Koogan

domingo, 13 de maio de 2018

Teologia da sexualidade


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1- O que é sexualidade?


"... um aspecto central de ser humano ao longo da vida engloba sexo, identidades e papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reproduçãoA sexualidade é vivida e expressa em pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papéis e relacionamentos. Embora a sexualidade possa incluir todas essas dimensões, nem todas elas são sempre experimentadas ou expressadasA sexualidade é influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, legais, históricos, religiosos e espirituais. " (WHO - Organização Mundial da Saúde, 2006a)


Aspectos da sexualidade humana :

1.1- sexo biológico:  é a identificação biológica que distingue macho ou fêmea.
Quando nasce uma criança ela é identificada como menino ou menina, geralmente por critério anatômico de suas genitálias.  Se houver alguma alteração, a criança é classificada como intersexo, embora ainda seja possível identificar se é biologicamente homem ou mulher.
a- morfologico ou anatomico 
 b- cromossomico ou genetico XX; XY; XXY; XXY; 45,X; 
 c- gonadal ou gamético ( testiculo-espermtozoide ou  ovário-ovulo)
d- hormonal ou endócrino (prevalencia de testosterona ou progesterona e estrógeno)
Se por exemplo uma pessoa nascer com cromossomo XY e apresentar a Síndrome de Insensibilidade aos Andrógenos (AIS)  e por consequência menor produção testosterona essa pessoa tem caraceteristicas naturais femininas embora tenha um DNA masculino.

"Os pacientes portadores da forma completa de AIS apresentam genitália externa feminina, com ausência ou rarefação de pêlos pubianos, vagina em fundo-cego e ausência de útero....

Indivíduos com a forma completa de AIS têm excelente feminização na puberdade, com mamas normais ou aumentadas, contornos corporais femininos e ausência de acne, devido à produção de estrógeno pelos testículos e pela aromatização periférica da testosterona (1,4)." https://doi.org/10.1590/S0004-27302005000100012



Outro caso são dos homens com Síndrome de Klinefelter XXY- XXXY- XXXY: o transtorno genético que afeta os genitais e a fertilidade dos homens, geralmente esses homens precisam de usar testosterona para compensar a deficiencia, caso contrário pode pode desenvolver mamas e apresentar testículos pequenos



"A maioria dos meninos com síndrome de Klinefelter tem inteligência normal ou levemente reduzida. Muitos podem ter deficiências da fala e dificuldades para ler e fazer planejamentos. A maioria tem problemas com as habilidades linguísticas. Falta de percepção, julgamento ruim e prejuízo da capacidade de aprender com erros anteriores com frequência fazem essas crianças terem problemas. Ainda que suas características físicas possam variar consideravelmente, a maioria é alta e tem braços e pernas compridos. Eles podem também ter quadris mais largos, mas têm de resto uma aparência normal.


A puberdade costuma começar na época normal, mas os testículos permanecem pequenos. Na puberdade, o crescimento do pelo facial costuma ser escasso e as mamas podem aumentar um pouco (ginecomastia ). Homens com essa síndrome geralmente são inférteis, mas às vezes, os testículos se desenvolvem o suficiente para produzir espermatozoides. Os homens com síndrome de Klinefelter tendem a desenvolver diabetes mellitus , doença pulmonar crônica, veias varicosas , hipotireoidismo e câncer de mama mais frequentemente que outros homens.


Alguns meninos afetados têm três, quatro ou até mesmo cinco cromossomos X junto com o Y. À medida que o número de cromossomos X aumenta, a gravidade da deficiência intelectual e das anomalias físicas também aumenta. Cada cromossomo X extra se associa a uma redução de 15 a 16 pontos no quociente de inteligência (QI), sendo a linguagem a mais afetada, especialmente as habilidades de linguagem expressiva."  https://www.msdmanuals.com/pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/anomalias-cromoss%C3%B4micas-e-gen%C3%A9ticas/s%C3%ADndrome-de-klinefelter


A Síndrome de Turner é uma anomalia genética que está associada à monossomia. Isso significa que ela é resultado de uma variação no número de cromossomos, apresentando apenas um cromossomo sexual X. Em razão da presença do cromossomo X, a pessoa afetada é do sexo feminino e apresenta cariótipo 45, X.

"Na síndrome de Turner, as meninas nascem com um dos dois cromossomos X parciais ou completamente ausentes. O diagnóstico baseia-se em achados clínicos e é confirmado por análise citogenética. O tratamento depende das manifestações e pode incluir cirurgia para correção de anomalias cardíacas, uso do hormônio de crescimento para tratar a baixa estatura e reposição estrogênica para a ausência dos sinais puberais.

A síndrome de Turner ocorre em cerca de 1/2.500 nascimentos femininos em todo o mundo. Entretanto, 99% dos fetos 45,X abortam espontaneamente.


Em torno de 50% das meninas afetadas têm cariótipo 45,X; aproximadamente 80% têm perda do X paterno. A maioria dos outros 50% é mosaica (p. ex., 45,X/46,XX ou 45,X/47, XXX). O fenótipo entre os mosaicos pode ser variável, desde o quadro típico da síndrome de Turner até o normal. Ocasionalmente, as meninas afetadas têm um X normal e um X em forma de anel. Algumas meninas afetadas têm um X normal e um isocromossomo de braço longo formado pela perda do braço curto e desenvolvimento de um cromossomo com dois braços longos do cromossomo X. Essas meninas tendem a apresentar muitas características fenotípicas da síndrome de Turner; assim a deleção do braço curto do cromossomo X parece desempenhar um papel importante na determinação do fenótipo típico. https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/anomalias-gen%C3%A9ticas-e-cromoss%C3%B4micas/s%C3%ADndrome-de-turner?query=turner


Gn 1:27  Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou


 1.2 Identidade de gênero: identificação interna com um homem e /ou com uma mulher 
a- Cisgênero- pessoa em que há identificação entre seu sexo biológico e sua identidade de genero. Por exemplo: um homem que se identifica como homem.
b- Transgenero- pessoa em que não há harmonia entre seu sexo biológico e sua identidade de gênero. Por exemplo: um homem que se sente mulher e quer viver como tal.  O transexual: indica um indivíduo que busca ou que passa por uma transição social de masculino para feminino ou de feminino para masculino, o que, em muitos casos (mas não em todos), envolve também uma transição somática por tratamento hormonal e cirurgia genital (cirurgia de redesignação sexual).
"Mulheres trans identificam como mulheres, mas foram designados como homens quando eles nasceram. Os homens trans se identificam como homens mas foram atribuídos a mulheres quando nasceram." OMS
Deuteronômio 22:5  A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus.
 

C- não binário - não se identifica com nenhum dos dois em algum momento ou por todo o tempo ou transita entre os dois

1.3 Orientação sexual - A orientação sexual refere-se a atração física, romântico e / ou emocional de uma pessoa por outras pessoas.
heterossexualidade para identificar aqueles que são atraídos por indivíduos de um sexo diferente deles próprios.
homossexualidade para identificar aqueles que são atraídos para indivíduos do mesmo sexo .

 1 Tm 1:8  Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,
9  tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas,
10  impuros, sodomitas 733, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,

1 Coríntios 6:9  Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas <733>,

Rm 1:26  Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
27  semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro
 733 arsenokoites

de 730 e 2845; ; n m

1) alguém que se deita com homem e com mulher, sodomita, homossexual  (Léxico de Strong)

730 arseno= homem
2845 koite 
de 2749; ; n f 
1) lugar para se deitar, descansar, dormir 
1a) cama, leito 
2) leito matrimonial 
2a) de adultério 
3) coabitação, seja lícito ou ilícito 
3a) relação sexual 


1.4 comportamento sexual
"O comportamento sexual é usado para descrever a forma como um indivíduo sexualmente se engaja com os outros. O comportamento sexual  nem sempre é determinado pela orientação sexual  indivíduo.  Por exemplo, um indivíduo pode ser identificado como um homem  que faz sexo com outros homens (HSH) independentemente de não fazem sexo com mulheres ou têm uma Identidade pessoal ou social, gay ou bissexual.

Este conceito é útil porque também inclui homens que se auto-identificam como heterossexuais, mas fazem sexo com outros homens e não de outra forma, ser alcançado através da saúde pública Intervenções (3). O termo HSH também é útil na identificação de profissionais do sexo masculino cujos clientes incluem outros homens." OMS
Lv 18:18  E não tomarás com tua mulher outra, de sorte que lhe seja rival, descobrindo a sua nudez com ela durante sua vida.
20  Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, para te contaminares com ela.


Lv 18:22  Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação.
23  Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.
 
1 Tm 1:8  Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,
9  tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas,
10  impuros, sodomitas 733, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,

1 Coríntios 6:9  Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas <733>,

Rm 1:26  Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
27  semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro
 733 arsenokoites

de 730 e 2845; ; n m

1) alguém que se deita com homem e com mulher, sodomita, homossexual  (Léxico de Strong)

730 arseno= homem
2845 koite 
de 2749; ; n f 
1) lugar para se deitar, descansar, dormir 
1a) cama, leito 
2) leito matrimonial 
2a) de adultério 
3) coabitação, seja lícito ou ilícito 
3a) relação sexual 


1.5 Expressão de gênero
"A expressão de gênero, ao contrário da identidade de gênero, que é uma experiência interna; a compreensão do gênero, refere-se à forma como um indivíduo apresenta seu gênero para fora. Essas expressões de gênero são tipicamente através da maneira como se opta por se vestir, falar ou geralmente se comportar socialmente. Nossas percepções de gênero geralmente se alinham com o binário socialmente construído de formas masculinas e femininas de expressão. A forma como um indivíduo expressa seu gênero nem sempre é indicativa de sua identidade de gênero" OMS
Um homem pode ser machista ou não, pode se vestir diferente em cada cultura, numa pode usar Kilt ou tunica, numa outra pode usar saia.
     

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1.6 Desejo sexual /erotismo
Manifesta-se em condições normais na puberdade.

Ct 7:8  Dizia eu: subirei à palmeira, pegarei em seus ramos. Sejam os teus seios como os cachos da vide, e o aroma da tua respiração, como o das maçãs.
9  Os teus beijos são como o bom vinho, vinho que se escoa suavemente para o meu amado, deslizando entre seus lábios e dentes.
10 ¶ Eu sou do meu amado, e ele tem saudades de mim.
11  Vem, ó meu amado, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias.

12  Levantemo-nos cedo de manhã para ir às vinhas; vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se já brotam as romeiras; dar-te-ei ali o meu amor.

1.7 intimidade
Ef 5:28  Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.
29  Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;
30  porque somos membros do seu corpo.
31  Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.
32  Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.

33  Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.

1.8 reprodução

Gn 1:28  E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.


1.9 prazer
1 Co 7:4  A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.

Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.

Pv 5:18  Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade,

19  corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias.

Eclesiastes 9:9  Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol.

Ct 7:8  Dizia eu: subirei à palmeira, pegarei em seus ramos. Sejam os teus seios como os cachos da vide, e o aroma da tua respiração, como o das maçãs.
9  Os teus beijos são como o bom vinho, vinho que se escoa suavemente para o meu amado, deslizando entre seus lábios e dentes.
10 ¶ Eu sou do meu amado, e ele tem saudades de mim.
11  Vem, ó meu amado, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias.
12  Levantemo-nos cedo de manhã para ir às vinhas; vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se já brotam as romeiras; dar-te-ei ali o meu amor.



Sobre questões LGBTQ  e Teologia Gay  
https://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2017/03/teologia-gay-uma-reposta-biblica-e.html

segunda-feira, 7 de maio de 2018

o que é o espinho na carne?

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2 Co 12:7  E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
8  Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
9  Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.



1-Espinho na carne era uma expressão hebraica?

Se referia a um incomodo causado pelos inimigos:

Números 33:55  Porém, se não desapossardes de diante de vós os moradores da terra, então, os que deixardes ficar ser-vos-ão como espinhos 7899 nos vossos olhos e como aguilhões 6796 nas vossas ilhargas e vos perturbarão na terra em que habitardes.

Josué 23:13  sabei, certamente, que o SENHOR, vosso Deus, não expulsará mais estas nações de vossa presença, mas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos 6796 aos vossos olhos, até que pereçais nesta boa terra que vos deu o SENHOR, vosso Deus.

Léxico de Strong
 6796 tsaniyn ou  tsanin (hebraico)

procedente da mesma raiz que 06791; DITAT-1936c; n. m.

1) espinho, ferroada

07899 sek (hebraico)

procedente de 05526 no sentido de 07753; DITAT-2262a; n. m.

1) espinho


2 Coríntios 12:7  E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho 4647 na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
13
4647  skolops σκόλοπες

1) pedaço pontiagudo de madeira, estaca, paliçada
2) estaca afiada, farpa

Esta palavra skolops é a mesma usada na tradução judaica grega do Antigo Testamento:



Nm 33:55 ἐὰν δὲ μὴ ἀπολέσητε τοὺς κατοικοῦντας ἐπὶ τῆς γῆς ἀπὸ προσώπου ὑμῶν, καὶ ἔσται οὓς ἐὰν καταλίπητε ἐξ αὐτῶν,
σκόλοπες ἐν τοῖς ὀφθαλμοῖς ὑμῶν καὶ βολίδες ἐν ταῖς πλευραῖς ὑμῶν καὶ ἐχθρεύσουσιν ἐπὶ τῆς γῆς, ἐφ᾽ ἣν ὑμεῖς κατοικήσετε,



2-O espinho na carne pode ser uma referencia a um empalamento?

  • Não, porque a empalaçao visava a morte com muito sofrimento e morte rápida.

em·pa·la·ção
(empalar + -ção)
substantivo feminino
1. .Ato ou efeito de empalar.
2. Antigo suplício que consistia em espetar o condenado pelo ânus .em uma estaca muito aguçada, ficando nela exposto até morrer.

Sinônimo Geral: EMPALAMENTO
Palavras relacionadas:
empalamento, empalar, caluete.
em·pa·lar - verbo transitivo
1. Aplicar o suplício da empalação a.
2. [Por extensão] Enfiar, espetar.
"empalação", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/empala%c3%a7%c3%a3o [consultado em 07-05-2018].

  • além disso o termo skolops é o mesmo termo usado na tradução grega de Nm 33:55, o que descarta por completo a empalação 


O espinho na carne pode ser uma doença?
Não.
Embora Paulo tenha sofrido de enfermidades, como todos nós, e talvez tenha tido uma doença nos olhos (como uma boa porcentagem da população)

Gl 4:13  E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física.
14  E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus

15  Que é feito, pois, da vossa exultação? Pois vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para mos dar.

1- o termo 'espinho na carne' como vimos,é um hebraísmo, ou seja, é uma expressão idiomática que se refere a algo que perturba, no caso do antigo testamento se referia aos inimigos de Israel. (ver pergunta 1

2- as pessoas tomam o termo espinho como sendo figurado e o termo carne como sendo literal!! Um absurdo. Pois o termo espinho na carne é por uma expressão idiomática, e portanto não literal

3- o espinho na carne é externo a Paulo, "um mensageiro (angelos) de Satanás". Sendo assim ou um homem ou um anjo. As doenças não são mensageiros de Satanás.

4-o termo "esbofetear" também é um termo usado por Paulo de maneira literal (e em todas as ocorrências do Novo Testamento) e não figurado. 

Sendo assim pode se referir a algum tipo de perseguição

2 Coríntios 12:7  E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear 2852, a fim de que não me exalte.

1 Coríntios 4:11  Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados <2852>, e não temos morada certa,

Mateus 26:67  Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros <2852>, e outros o esbofeteavam, dizendo:
Marcos 14:65  Puseram-se alguns a cuspir nele, a cobrir-lhe o rosto, a dar-lhe murros <2852> e a dizer-lhe: Profetiza! E os guardas o tomaram a bofetadas.
1 Coríntios 4:11  Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados <2852>, e não temos morada certa,

1 Pedro 2:20  Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso <2852>, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus
kolaphizo 2852

de um derivado da raiz de 2849; TDNT-3:818,451; v 

1) bater com punho fechado, dar em alguém soco com o punho fechado 

2) maltratar, tratar com violência e ofensa (Léxico de Strong)


quarta-feira, 2 de maio de 2018

O uso do vinho na Antiguidade- Resposta a igreja Adventista

Este vídeo acima afirma erroneamente:
1- A fervura não era conhecida na antiguidade
2- Um pouco de vinho na água purifica 1 a 2 por cento de vinho [que contém alcool], purifica a água, deixa livre de germes e bactérias
3- O unico tipo de vinho que era comumente bebido era feito de uva passas
4- O texto de Paulo a Timóteo fala de água diluída no vinho e não vinho diluído



Diluir 1 a  2 por cento de vinho na água a torna livre de germes e bactérias?
Resposta:
  • O vinho fermentado contém alcool, mas a maior proporção é de água, assim a diluição de 1 a 2 por cento de vinho torna a proporção de alcool ínfima.
  • Mesmo que a proporção fosse de 1 a 2 por cento de alcool (o que de fato não é) isto de forma alguma  deixa a água livre de germes e bactérias como afirma o vídeo


Paulo indicou a Timóteo purificar a água com vinho ou tomar vinho?
Resposta:

1 Timóteo 5:23  Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.

De acordo com a literatura da época se indicava o uso do vinho diluído e não da água purificada com um pouco de vinho:

Mas se algum de nós achar isso irritante, deixe-o levar antes  jantar um pouco de vinho doce morno diluído, de preferência o que se chama protropos  (o doce Lésbico), que é bom para o estômago. Vinho que é bastante doce não faz a cabeça pesada, como Hipócrates diz no seu livro Deipnosophistae de Athenaeus publicado no vol. I da edição da Loeb Classical Library, 1927  Livro 2   http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Athenaeus/2A*.html
 
Mas o mais seguro e o remédio mais óbvio é mudar a dieta que a pessoa usa, e em vez de trigo dar pão e em vez de carne crua,  cozida e beber vinho além destes; por fazer essas mudanças é impossível que ele não melhore, a menos que completamente desorganizado pelo tempo e dieta.
(Medicina Antiga Hipócrates- parte 13)
Assim, para ilustrar o meu significado por um exemplo, vinho não diluído bebido em grande quantidade torna o homem fraco; e todo mundo vendo isto sabe que tal é o poder do vinho, e o que ele causa, e nós sabemos, além disso, em que partes do corpo de um homem exerce esta ação (Medicina Antiga Hipócrates- parte 20)   http://classics.mit.edu/Hippocrates/ancimed.mb.txt
No intercurso diário, para aqueles que o misturam e bebem moderadamente, dá bom ânimo; mas se você ultrapassar os limites, traz violência. Misture metade e metade, e você ficará louco; não misturado, colapso corporal.   Deipnosophistae de Athenaeus publicado no vol. I da edição da Loeb Classical Library, 1927 Livro 2   http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Athenaeus/2A*.html
85 O hóspede Mentes campeão dos Táfios. Ao pórtico acha intrusos pretendentes Sobre coiros de bois que morto haviam, Os dados a jogar. Servos e arautos Misturam nas crateras água e vinho, Odisséia livro 1
300 E genros parte; e, em ordem colocados, Ele o vinho mistura de anos onze Odisséia livro 3
 144 Novas, que às encetadas acrescenta. Come Ulisses e bebe, e o rei com força: “Mistura, tu Pontono, e da cratera o vinho distribui, para ao Fulmíneo, Que assiste a honrados hóspedes, libarmos.”
 O arauto o brando vinho que mistura. Em copos vaza e o distribui aos chefes. Depois Alcino: “Egrégios conselheiros, Ide saciados repousar, vos digo. Od
isséia livro 7
A água não era fervida na antiguidade?

O rei da Pérsia, como nos diz Heródoto no primeiro livro, traz água potável trazida de Choaspes, que corre por Susa; essa é a única água que ele bebe. Dessa água, que foi fervida pela primeira vez, um número muito grande de vagões de quatro rodas puxados por mulas transporta um suprimento em potes de prata e segue em seu trem. Ctesias de Cnidus também diz a como esta água para o rei é fervida e como é colocada nos vasos e transportada para seu uso, acrescentando que é muito leve e agradável. Deipnosophistae de Athenaeus publicado no vol. I da edição da Loeb Classical Library, 1927  http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Athenaeus/2A*.html 


Havia meios de evitar a fermentação na antiguidade?Na produção do vinho só se usava uva passas?

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO
 (1) Lc 7.33,34 “Porque veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores.”
VINHO: FERMENTADO OU NÃO FERMENTADO?
 Segue-se um exame da palavra bíblica mais comumente usada para vinho.
A palavra grega para “vinho”, em Lc 7.33, é oinos. Oinos pode referir-se a dois tipos bem diferentes de suco de uva:
(1) suco não fermentado,
 e (2) vinho fermentado ou embriagante. Esta definição apoia-se nos dados abaixo.
(1) A palavra grega oinos era usada pelos autores seculares e religiosos, antes da era cristã e nos tempos da igreja primitiva, em referência ao suco fresco da uva (ver Aristóteles, Metereologica, 387.b.9-13).
 (a) Anacreontes (c. de 500 a.C.) escreve: “Esprema a uva, deixe sair o vinho [oinos]” (Ode 5).
(b) Nicandro (século II a.C.) escreve a respeito de espremer uvas e chama de oinos o suco daí produzido (Georgica, fragmento 86).
 (c) Papias (60-130 d.C.), um dos pais da igreja primitiva, menciona que quando as uvas são espremidas produzem “jarros de vinho [oinos]” (citado por Ireneu, Contra as Heresias, 5.33.3–4).
 (d) Uma carta em grego escrita em papiro (P. Oxy. 729; 137 d.C.), fala de “vinho [oinos] fresco, do tanque de espremer” (ver Moulton e Milligan, The Vocabulary of the Greek Testament, p. 10).
(e) Ateneu (200 d.C.) fala de um “vinho [oinos] doce”, que “não deixa pesada a cabeça” (Ateneu, Banquete, 1.54). Noutro lugar, escreve a respeito de um homem que colhia uvas “acima e abaixo, pegando vinho [oinos] no campo” (1.54). Para considerações mais pormenorizadas sobre o uso de oinos pelos escritores antigos, ver Robert P. Teachout: “O Emprego da Palavra ‘Vinho’ no Antigo Testamento”. (Dissertação de Th.D. no Seminário Teológico de Dallas, 1979).
  (2) Os eruditos judeus que traduziram o AT do hebraico para o grego c. de 200 a.C. empregaram a palavra oinos para traduzir várias palavras hebraicas que significam vinho (ver o estudo VINHO NOS TEMPOS DO ANTIGO TESTAMENTO). Noutras palavras, os escritores do NT entendiam que oinos pode referir-se ao suco de uva, com ou sem fermentação.
  (3) Quanto a literatura grega secular e religiosa, um exame de trechos do NT também revela que oinos pode significar vinho fermentado, ou não fermentado. Em Ef 5.18, o mandamento: “não vos embriagueis com vinho [oinos]” refere-se ao vinho alcoólico. Por outro lado, em Ap 19.15 Cristo é descrito pisando o lagar. O texto grego diz: “Ele pisa o lagar do vinho [oinos]”; o oinos que sai do lagar é suco de uva (ver Is 16.10 nota; Jr 48.32,33 nota). Em Ap 6.6, oinos refere-se às uvas da videira como uma safra que não deve ser destruída. 
Logo, para os crentes dos tempos do NT, “vinho” (oinos) era uma palavra genérica que podia ser usada para duas bebidas distintivamente diferentes, extraídas da uva: o vinho fermentado e o não fermentado.
(4) Finalmente, os escritores romanos antigos explicam com detalhes vários processos usados para tratar o suco de uva recém-espremido, especialmente as maneiras de evitar sua fermentação.
 (a) Columela (Da Agricultura, 12.29), sabendo que o suco de uva não fermenta quando mantido frio (abaixo de 10 graus C.) e livre de oxigênio, escreve da seguinte maneira: “Para que o suco de uva sempre permaneça tão doce como quando produzido, siga estas instruções: Depois de aplicar a prensa às uvas, separe o mosto mais novo [i.e., suco fresco], coloque-o num vasilhame (amphora) novo, tampe-o bem e revista-o muito cuidadosamente com piche para não deixar a mínima gota de água entrar; em seguida, mergulhe-o numa cisterna ou tanque de água fria, e não deixe nenhuma parte da ânfora ficar acima da superfície. Tire a ânfora depois de quarenta dias. O suco permanecerá doce durante um ano” (ver também Columela: Agricultura e Árvores; Catão: Da Agricultura).
O escritor romano Plínio (século I d.C.) escreve: “Tão logo tiram o mosto [suco de uva] do lagar, colocam-no em tonéis, deixam estes submersos na água até passar a primeira metade do inverno, quando o tempo frio se instala” (Plínio, História Natural, 14.11.83).
 Este método deve ter funcionado bem na terra de Israel (ver Dt 8.7; 11.11,12; Sl 65.9-13).
 (b) Outro método de impedir a fermentação das uvas é fervê-las e fazer um xarope (para mais detalhes, ver o estudo O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO (2)). Historiadores antigos chamavam esse produto de “vinho” (oinos).
 O Cônego Farrar (Smith’s Bible Dictionary, p. 747) declara que “os vinhos assemelhavam-se mais a xarope; muitos deles não eram embriagantes”. Ainda, O Novo Dicionário da Bíblia , observa que “sempre havia meios de conservar doce o vinho durante o ano inteiro”. 
 ESTUDOS DOUTRINÁRIOS O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO 2
 (1).O VINHO: MISTURADO OU INTEGRAL? Os dados históricos sobre o preparo e uso do vinho pelos judeus e por outras nações no mundo bíblico mostram que o vinho era:  
(a) frequentemente não fermentado; e (b) em geral misturado com água. O estudo anterior O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO, aborda um dos processos usados para manter o suco da uva fresco em estado doce e sem fermentação. O presente estudo menciona dois outros processos de preparação da uva para posteriormente ser misturada com água. 
 (1) Um dos métodos era desidratar as uvas, borrifá-las com azeite para mantê- las úmidas e guardá-las em jarras de cerâmica (Enciclopédia Bíblica Ilustrada de Zondervan, V. 882; ver também Columella, Sobre a Agricultura 12.44.1-8). Em qualquer ocasião, podia-se fazer uma bebida muito doce de uvas assim conservadas. Punha-se-lhes água e deixava-as de molho ou na fervura. Políbio afirmou que as mulheres romanas podiam beber desse tipo de refresco de uva, mas que eram proibidas de beber vinho fermentado (ver Políbio, Fragmentos, 6.4; cf. Plínio, História Natural, 14.11.81). 
 (2) Outro método era ferver suco de uva fresco até se tornar em pasta ou xarope grosso (mel de uvas); este processo deixava-o em condições de ser armazenado, ficando isento de qualquer propriedade inebriante por causa da alta concentração de açúcar, e conservava a sua doçura (ver Columella, Sobre a Agricultura, 12.19.1- 6; 20.1-8; Plínio, História Natural, 14.11.80). Essa pasta ficava armazenada em jarras grandes ou odres. Podia ser usada como geleia para passar no pão, ou dissolvida em água para voltar ao estado de suco de uva (Enciclopédia Bíblica Ilustrada, de Zondervan, V. 882-884). É provável que a uva fosse muito cultivada para produção de açúcar. O suco extraído no lagar era engrossado pela fervura até tornar-se em líquido conhecido como “mel de uvas” (Enciclopédia Geral Internacional da Bíblia, V. 3050).
Referências ao mel na Bíblia frequentemente indicam o mel de uva (chamado debash pelos judeus), em vez do mel de abelha. 
 (3) A água, portanto, pode ser adicionada a uvas desidratadas, ao xarope de uvas e ao vinho fermentado. Autores gregos e romanos citavam várias proporções de mistura adotadas. Homero (Odisséia, IX 208ss.) menciona uma proporção de vinte partes de água para uma parte de vinho. Plutarco (Symposíacas, III.ix) declara: “Chamamos vinho diluído, embora o maior componente seja a água”. 
Plínio (História Natural, XIV.6.54) menciona uma proporção de oito partes de água para uma de vinho.
 (4) Entre os judeus dos tempos bíblicos, os costumes sociais e religiosos não permitiam o uso de vinho puro, fermentado ou não. O Talmude (uma obra judaica que trata das tradições do judaísmo entre 200 a.C. e 200 d.C.) fala, em vários trechos, da mistura de água com vinho (e.g., Shabbath 77a; Pesahim 1086). Certos rabinos insistiam que, se o vinho fermentado não fosse misturado com três partes de água, não podia ser abençoado e contaminaria quem o bebesse. Outros rabinos exigiam dez partes de água no vinho fermentado para poder ser consumido.
  (5) Um texto interessante temos no livro de Apocalipse, quando um anjo, falando do “vinho da ira de Deus”, declara que ele será “não misturado”, i.e., totalmente puro (Ap 14.10). Foi assim expresso porque os leitores da época entendiam que as bebidas derivadas de uvas eram misturadas com água (ver Jo 2.3 notas).

Em resumo, o tipo de vinho usado pelos judeus nos dias da Bíblia não era idêntico ao de hoje. Tratava-se de
 (a) suco de uva recém-espremido;
 (b) suco de uva assim conservado;
(c) suco obtido de uva tipo passas;
 (d) vinho de uva feito do seu xarope, misturado com água; e
 (e) vinho velho, fermentado ou não, diluído em água, numa proporção de até 20 para 1. Se o vinho fermentado fosse servido não diluído, isso era considerado indelicadeza, contaminação e não podia ser abençoado pelos rabinos...."

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