Pesquisar e

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Deus tem esposa?

Deus tem uma esposa de nome Ashera ou Asera?

Foto: as

De fato o deus supremo dos Fenícios se chamava El e tinha várias esposas, sendo uma delas a Asera do Mar, a mãe de 70 deuses.

Como a lingua hebraica é aparentada com o Fenício, os escritores bíblicos usavam o termo para se referir:
1- Força ou poder.
2- deuses falsos
3- Deus verdadeiro.

QUANDO UM escritor vai traduzir um texto ele tem de usar as palavras daquele idioma que mais se aproximam do significado do termo naquele idioma. Se formos traduzir o termo Deus para o Inglês por exemplo o melhor é God!  e se for para o Árabe seria Alá.

Vejamos:

1-O termo EL é usado na bíblia para se referir a qualquer deus:

Salmos 77:13  O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus <0410> é tão grande como o nosso Deus?

Êxodo 15:11  Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses <0410>? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?
Deuteronômio 32:12  assim, só o SENHOR o guiou, e não havia com ele deus <0410> estranho.

Salmos 44:20  Se tivéssemos esquecido o nome do nosso Deus ou tivéssemos estendido as mãos a deus <0410> estranho
Salmos 81:9  Não haja no meio de ti deus <0410> alheio, nem te prostres ante deus <0410> estranho
Isaías 44:10  Quem formaria um deus <0410> ou fundiria uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
Isaías 44:15  Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus <0410> e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela.
Isaías 44:17  Então, do resto faz um deus <0410>, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus <0410>.
Isaías 45:20  Congregai-vos e vinde; chegai-vos todos juntos, vós que escapastes das nações; nada sabem os que carregam o lenho das suas imagens de escultura e fazem súplicas a um deus <0410> que não pode salvar.
Isaías 46:6  Os que gastam o ouro da bolsa e pesam a prata nas balanças assalariam o ourives para que faça um deus <0410> e diante deste se prostram e se inclinam.
Malaquias 2:11  Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus <0410> estranho.


2- O termo El pode ser usado também ao único Deus verdadeiro

Isaías 43:10  Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus <0410> nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Isaías 45:21  Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus <0410> justo e Salvador não há além de mim.
Isaías 45:22  Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus <0410>, e não há outro.
Isaías 46:9  Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus <0410>, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim;
Números 12:13  Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus <0410>, rogo-te que a cures.

Números 16:22  Mas eles se prostraram sobre o seu rosto e disseram: Ó Deus <0410>, Autor e Conservador de toda a vida, acaso, por pecar um só homem, indignar-te-ás contra toda esta congregação?

Números 24:8  Deus <0410> tirou do Egito a Israel, cujas forças são como as do boi selvagem; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e, com as suas setas, os atravessará.
2 Samuel 22:32  Pois quem é Deus <0410>, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
Deuteronômio 6:15  porque o SENHOR, teu Deus, é Deus <0410> zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.
Deuteronômio 7:9  Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus <0410> fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;
Ele é o Deus vivo em lugar dos deuses mortos, falsos:
Josué 3:10  Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus <0410> vivo está no meio de vós e que de todo lançará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.
Esse EL verdadeiro tem nome: YHWH- YAHWEH- IAVÉ- JAVÉ
Jeremias 32:18  Tu usas de misericórdia para com milhares e retribuis a iniqüidade dos pais nos filhos; tu és o grande, o poderoso Deus <0410>, cujo nome é o SENHOR dos Exércitos,
ELE  é o Deus dos deuses
Daniel 11:36  Este rei fará segundo a sua vontade, e se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus <0410>; contra o Deus <0410> dos deuses <0410> falará coisas incríveis e será próspero, até que se cumpra a indignação; porque aquilo que está determinado será feito.


3-El dá a idéia de força e poder
Deuteronômio 28:32  Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo; os teus olhos o verão e desfalecerão de saudades todo o dia; porém a tua mão nada poderá fazer <0410>
Josué 22:22  O Poderoso <0410>, o Deus, o SENHOR, o Poderoso <0410>, o Deus, o SENHOR, ele o sabe, e Israel mesmo o saberá. Se foi em rebeldia ou por infidelidade contra o SENHOR, hoje, não nos preserveis.
Neemias 5:5  No entanto, nós somos da mesma carne como eles, e nossos filhos são tão bons como os deles; e eis que sujeitamos nossos filhos e nossas filhas para serem escravos, algumas de nossas filhas já estão reduzidas à escravidão. Não está em nosso poder <0410> evitá-lo; pois os nossos campos e as nossas vinhas já são de outros.
Gênesis 31:29  Há poder <0410> em minhas mãos para vos fazer mal, mas o Deus de vosso pai me falou, ontem à noite, e disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal.

CONCLUSÃO:
Dizer que o Deus verdadeiro Yahweh era casado com Asera é mais uma conclusão falsa propagada na internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário