Pesquisar e

terça-feira, 31 de julho de 2018

Jesus era um pecador justificado? Teorias da imputação do pecado


Image result for Jesus maligno




 Herdamos a culpa ou somente a natureza de Adão?


Strong afirma que herdamos a culpa de Adão, ou seja, somos culpados por nosso pecados pessoais e pelo pecado de Adão, pois ele é nosso representante, somos membros da raça humana:

"e) Há o pecado racial, portanto, assim como o pecado pessoal; e o pecado racial foi cometido pelo primeiro pai da raça, compreendendo toda a raça em si. A partir de então, toda a humanidade nasce no mesmo estado em que ele caiu - de depravação, culpa e condenação."

 Teoria Agostiniana/[Calvinista]do Encabeçamento natural de Adão ´. 
"Sustenta que Deus atribui o pecado de Adão imediatamente a toda a posteridade em virtude da unidade orgânica da humanidade através da qual toda a raça existiu no tempo da transgressão de Adão, não individual, mas conforme a semente daquele que é o cabeça. A vida toda da humanidade já estava em Adão; a raça apenas existia nela. A sua essência ainda não estava individualizada; suas forças ainda não estavam distribuídas; as que não existiam em homens separados foram então unificadas e localizadas em Adão; a vontade de Adão ainda era a da espécie. 

No ato livre de Adão a vontade da raça revoltou-se contra Deus e a natureza da raça corrompeu-se. A que agora possuímos é a mesma que se corrompeu em Adão - “não somente a mesma em gênero, mas a mesma que, continuamente flui dele para nós. Por isso o pecado de Adão nos é atribuído imediatamente não como algo que nos é estranho, mas, porque é nosso - nós e os outros homens que existiram como uma pessoa moral ou como um todo moral nele e, como resultado dessa transgressão, possuindo uma natureza destituída de amor a Deus e propensa ao mal. 

Em Rm. 5.12- “a morte passou a todos os homens porque todos pecaram” significa: “a morte física, espiritual e eterna passaram a todos os homens porque todos pecaram em Adão, o seu cabeça natural”.Teologia Sistemática de Strong. Hagnos, 241

 A morte de que se fala, como mostra o contexto todo, principalmente, embora não exclusivamente, física. Passou a todos - até mesmo aos que não cometeram nenhuma transgressão consciente e pessoal que justificaria sua aplicação (v. 14) Teologia Sistemática de Strong. Hagnos, 244

 Só com base nesta suposição do encabeçamento natural poderia Deus, com justiça, constituir Adão como nosso representante, ou manter-nos responsáveis pela natureza depravada que recebemos dele
Teologia Sistemática de Strong. Hagnos,p. 246


“Todo filho de Adão conta com um grau de simpatia que tem por todo sistema do mal no mundo e com o principal ato de desobediência entre os homens. Se tal simpatia é completa, se se expressa por atos e pensamentos, se a força total do seu ser se forma contra o céu e a favor do inferno, é difícil limitar a responsabilidade”. S c h l e ie r m a c h e r sustenta que a culpa do pecado original atribuída, não ao indivíduo como tal, mas como membro da raça, assim a consciência da união racial traz consigo a consciência da culpa racial. Defende ainda que todos homens são igualmente pecadores e só diferem na forma de receber a graça ou na atitude para com ela; o pecado é o malum  metaphysicum de Epinosa Teologia Sistemática de Strong. Hagnos,p 247

Consequencias da doutrina agostiniana/calvinista da atribuição do pecado:
Se levarmos a doutrina agostiniana da Atribuição do pecado  às ultimas consequencias obteremos as seguintes conclusões:

1-Jesus pecou em Adão, herdou a culpa.
Jesus é descendente de Adão.
Jesus é membro da raça.
Jesus se livrou da natureza pecaminosa, mas herdou a culpa de Adão.
Pelo fato de ter sido concebido pelo Espírito Santo, ou seja, ter tido uma concepção sobrenatural, se livrou da natureza pecaminosa. Mas como era 100% homem teria herdado a culpa

"A expiação, por parte do homem, se cumpre através 
1) da solidariedade da raça; da qual 
2) Cristo é a vida e seu representante e segurança; 
3) com justiça, levando voluntariamente sua culpa e vergonha e condenação como se fossem suas. p. 445

 Tal sujeição à culpa comum da raça é sugerida na circuncisão de Jesus (Lc. 2.21); na sua purificação ritual (Lc. 2.22 - “sua purificação” - /'.e., a purificação de Maria e do bebê; na sua redenção legal (Lc. 2.23,24; cf. Ex. 13.2,13); e no seu batismo (Mt. 3 .1 5 - “assim nos convém cumprir toda a justiça”). A pessoa batizada descia à água como se estivesse carregada de pecado e de culpa, para que tal pecado e culpa fossem sepultados para sempre e a referida pessoa se levantasse da simbólica sepultura para uma vida nova e santa. (Ebrard: Batismo = morte” .) Deste modo a submissão ao batismo de arrependimento ministrado por João não é apenas uma consagração à morte, mas também um reconhecimento e confissão da sua implicação na culpa da raça pela qual a morte foi indicada e a pena inevitável (cf. Mt. 10.38; Lc. 12.50; Mt. 26.39); e, como o batismo é uma prefiguração da sua morte, do seu batismo podemos aprender alguma coisa sobre o sentido da sua morte. 

Como alguém que teve culpa Cristo foi “justificado no espírito” (1 Tm. 3.16); e a sua justificação parece ter ocorrido depois que ele se manifestou em carne (1 Tm. 3.16) e quando ele “ressuscitou para nossa justificação” (Rm. 4.25).  Teologia Sistemática de Strong. Hagnos, p. 446

Se se pergunta se Jesus, então, antes da morte, não era justificado, respondemos que, conquanto puro e agradável a Deus (Mt. 3.17), ele estava consciente da responsabilidade da raça e da culpa da raça que deve ser expiada (Jo. 12.27 - “Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva me desta hora; mas para isso vim a essa hora”); e que nele a natureza humana culpada suportou até o fim a separação de Deus, o que constitui a essência da morte, a pena do pecado (Mt. 27.46 - “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste” ?) É bom lembrar que até mesmo o crente deve “ser julgado conforme os homens, na carne” (1 Pe. 4.6), isto é, devem sofrer a morte que é, para os incrédulos, a pena do pecado, embora ele “vivam conforme Deus em Espírito”, do mesmo modo Cristo, para que pudéssemos estar livres tanto da culpa como da pena, foi “mortificado na carne, mas vivificado pelo Espírito”(3.18); - a saber, como Cristo era homem, cabe a ele suportar a pena devida à culpa humana; mas, como ele é Deus pode exaurir essa pena e ser o verdadeiro substituto dos outros. Teologia Sistemática de Strong. Hagnos p. 447

Veja as respostas a estas heresias abaixo em vermelho.

2- Os bebês herdam a culpa de Adão. Mas de modo enigmatico 
São salvos, por um modo não descirto na Bíblia. Os reformadores [exceto zwinglio, pois ele não acreditava que herdamos a culpa de Adão] substituiram o batismo regeracional católico [que dizia que o batismo remove a culpa original] por um método não descrito na bíblia:
è) A condição da salvação dos adultos é a fé pessoal. As crianças são incapazes de preencherem esse requisito. Visto que Cristo morreu por todos, temos razão para crer que é feita a provisão para a sua aceitação de Cristo de outro modo.p,. 301

 As descrições da misericordiosa provisão de Deus que se estendem à ruína da queda também nos levam a crer que os que morrem na infância recebem a salvação através de Cristo com a mesma certeza de que herdam o pecado de Adão. p. 300

Em lugar nenhum o Salvador ensina que elas estão em perigo de estarem perdidas. Por isso nós cremos de coração e de modo confiante que elas são redimidas pelo sangue de Cristo e santificadas pelo seu Espírito de modo que, quando entram para o mundo invisível, elas se acham entre os santos” Teologia Sistemática de Strong. Hagnos p. 300

f) No juízo final, a conduta pessoal se tom a o teste do caráter. Porém as crianças são incapazes de transgressão pessoal. Temos razão, portanto, para crer que elas estarão entre os salvos, visto que esta regra da decisão não se aplica a elas.Teologia Sistemática de Strong. Hagnosp. 301

 g)Visto que não há nenhuma evidência de que as crianças que morrem na infância são regeneradas antes da morte, com ou sem o uso de meios externos, parece mais provável que a obra da regeneração pode ser executada pelo Espírito em conexão com o primeiro encontro com Cristo no outro mundo😕  Onde esta escrito??

Resposta a Teoria Agostiniana/ Calvinista da imputação do pecado
1- Rm 5:12 se refere a morte espiritual, advinda de um pecado após a idade da consciencia, não se refere a morte física, embora esta seja uma consequencia da outra.

Rm 7:8  Mas o pecado [a natureza pecaminosa], tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda a concupiscência: porquanto, sem a lei, estava morto o pecado.
9  E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri;
10  e o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.
11  Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e, por ele, me matou

Tg 1:15  Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

2- Quando Paulo fala da universalidade do pecado ele cita pecados atuais, e não um pecado ou culpa original
 Rm 3:9  Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;
10  como está escrito: Não há justo, nem um sequer,
11  não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
12  todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
13  A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,
14  a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;
15  são os seus pés velozes para derramar sangue,
16  nos seus caminhos, há destruição e miséria;
17  desconheceram o caminho da paz.
18  Não há temor de Deus diante de seus olhos.
19 ¶ Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,
20  visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
21  Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
22  justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,
23  pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,


Rm 5:12  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

Ou seja: Através do pecado de Adão todos herdaram uma natureza pecaminosa, e todos os que tem um natureza pecaminosa ao atingirem a idade da consciencia moral pecam, e consequentemente morrem!!

3- Paulo diz que tem homens que não pecaram a semelhança do pecado de Adão
Rm 5:13  Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei.
14  Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.
Adão pecou ao trangredir uma ordem direta e expressa de Deus. As pessoas após Adão e antes da Lei de Moisés, violaram preceitos auto evindentes da lei de Deus como matar, roubar, poligamia e outros, claramente expressos no livro de Gênesis, especialmente na história do dilúvio.

Se o pecado de Adão fosse o de todo ser humano, logo não seria possível excluir algum humano da lista,  e é exatamente isso, que o texto acima faz!!!

 4-Jesus não sofreu nem a pena nem a culpa de nosso pecados, sofreu por causa e em consequencia dos nossos pecados.
https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2017/08/por-que-jesus-nao-foi-abandonado-na-cruz.html

5- Jesus não ficou separado do Pai, nem desamparado


https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2017/08/por-que-jesus-nao-foi-abandonado-na-cruz.html


6- O termo "justificado" que aparece em 1 Tm 3:16  pode ser traduzido por VINDICADO e neste caso não tem nada a ver com a justificação de um pecador:
https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2017/08/por-que-jesus-nao-foi-abandonado-na-cruz.html
 dikaiow dikaioo

de 1342; TDNT-2:211,168; v

1) tornar justo ou com deve ser
2) mostrar, exibir, evidenciar alguém ser justo, tal como é e deseja ser considerado
3) declarar, pronunciar alguém justo, reto, ou tal como deve ser


parece que o Strong, esqueceu de olhar no dicionário!!


7- Jesus foi batizado para cumprir a justiça, não no sentido que ele era um pecador, mas que ele obedecia todas as diretrizes do Pai.
No batismo de Jesus ele foi capacitado com dons espirituais, ungido pelo Espirito e indentificado por Deus diante de João como o Messias.
Jo 1:32  E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.
33  Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
34  Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.

Lc 4:14 ¶ Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.

8- A cicuncisão era um sinal da Aliança entre Deus e os judeus

9-Os animais oferecidos em sacrificios eram oferecidos em favor do pecado da  mãe e não do filho
2  Fala aos filhos de Israel: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; como nos dias da sua menstruação, será imunda.
3  E, no oitavo dia, se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
4  Depois, ficará ela trinta e três dias a purificar-se do seu sangue; nenhuma coisa santa tocará, nem entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.
5  Mas, se tiver uma menina, será imunda duas semanas, como na sua menstruação; depois, ficará sessenta e seis dias a purificar-se do seu sangue.
6 ¶ E, cumpridos os dias da sua purificação por filho ou filha, trará ao sacerdote um cordeiro de um ano, por holocausto, e um pombinho ou uma rola, por oferta pelo pecado, à porta da tenda da congregação;
7  o sacerdote o oferecerá perante o SENHOR e, pela mulher, fará expiação; e ela será purificada do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.
8  Mas, se as suas posses não lhe permitirem trazer um cordeiro, tomará, então, duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado; assim, o sacerdote fará expiação pela mulher, e será limpa.


10-Os  levitas substituiram os primogenitos consagrados, portanto não havia sacrifício e sim pagamento em prata. Além isso somente os primogênito eram consagrados, e depois isso foi transformado em pagamento de cinco ciclos de prata. Se o resgate fosse por causa do pecado, apenas o primogenitos seram pecadores?
Lc 2:16  Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.
17  E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.
18  Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores.
19  Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.
20  Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.
21 ¶ Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido.
22  Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor,
23  conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado;

Para a purificação delesl Isso tem sido explicado de duas maneiras: (a) José também estava imundo pelo contato com Maria (Plummer, op. citp. 63); (b) como cabeça da família, José tinha que fornecer o sacrifício e assegurar que se cumprisse a lei (Lenski, op. cit., pp. 127,128). A segunda teoria tem em seu favor que o sacrifício apresentado foi em favor de uma pessoa (Lv 12.8), neste caso em favor de  Maria (Lc 2.24b)...Não obstante, por ser o primogênito de sua mãe (Lc 2.7) e pertencendo não à tribo de Levi, mas à de Judá, ele tinha de ser eximido do serviço do templo mediante o pagamento de cinco siclos de prata (Êx 13.1,2, 11-15; Nm 3.11-13, 41, 44, 45, 47-51; 18.16. Comentário do Novo Testamento, Exposição do Evangelho de Lucas. William Hendriksen. 1 © 2003, Editora Cultura Cristã.,  p. 228
EX 13:11 ¶ Quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, como te jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado,
12  apartarás para o SENHOR todo que abrir a madre e todo primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR.
13  Porém todo primogênito da jumenta resgatarás com cordeiro; se o não resgatares, será desnucado; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás.

Lv 3:40 ¶ Disse o SENHOR a Moisés: Conta todo primogênito varão dos filhos de Israel, cada um nominalmente, de um mês para cima,
41  e para mim tomarás os levitas (eu sou o SENHOR) em lugar de todo primogênito dos filhos de Israel e os animais dos levitas em lugar de todo primogênito entre os animais dos filhos de Israel.
42  Contou Moisés, como o SENHOR lhe ordenara, todo primogênito entre os filhos de Israel.
43  Todos os primogênitos varões, contados nominalmente, de um mês para cima, segundo o censo, foram vinte e dois mil duzentos e setenta e três.
44  Disse o SENHOR a Moisés:
45  Toma os levitas em lugar de todo primogênito entre os filhos de Israel e os animais dos levitas em lugar dos animais dos filhos de Israel, porquanto os levitas serão meus. Eu sou o SENHOR.
46  Pelo resgate dos duzentos e setenta e três dos primogênitos dos filhos de Israel, que excedem o número dos levitas,
47  tomarás por cabeça cinco siclos; segundo o siclo do santuário, os tomarás, a vinte geras o siclo.
48  E darás a Arão e a seus filhos o dinheiro com o qual são resgatados os que são demais entre eles.
49  Então, Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam os que foram resgatados pelos levitas.

Nm 18:15  Todo o que abrir a madre, de todo ser vivente, que trouxerem ao SENHOR, tanto de homens como de animais, será teu; porém os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás.
16  O resgate, pois (desde a idade de um mês os resgatarás), será segundo a tua avaliação, por cinco siclos de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que é de vinte geras.
17  Mas o primogênito do gado, ou primogênito de ovelhas, ou primogênito de cabra não resgatarás; são santos; o seu sangue aspergirás sobre o altar e a sua gordura queimarás em oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR.
18  A carne deles será tua, assim como será teu o peito movido e a coxa direita.
19  Todas as ofertas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem ao SENHOR, dei-as a ti, e a teus filhos, e a tuas filhas contigo, por direito perpétuo; aliança perpétua de sal perante o SENHOR é esta, para ti e para tua descendência contigo.


Conclusão:

Só herdamos a natureza pecaminosa de Adão, não sua culpa. Dizer que a humanidade leva a culpa de Adão é fazer de Jesus um pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário