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quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Sodoma e Gomorra existiram? Como uma cidade pegaria fogo?

Sodom & Gomorrah by American Surrealist Artist Howard David Johnson ~ Old Testament art


"Sodoma e Gomorra estão possivelmente localizados sob ou adjacentes às águas rasas ao sul de Al-Lisān, uma antiga península na parte central do Mar Morto em Israel, que agora separa completamente as bacias do norte e do sul do mar. 
Eles provavelmente foram devastados cerca de 1900 AC por um terremoto na área do Mar Morto do Sistema de Rift do Leste Africano , uma extensa fenda geológica que se estende para o sul do vale do rio Jordão em Israel até o sistema do rio Zambeze no leste da África .
 A evidência arqueológica indica que a área já foi fértil, na Idade do Bronze Médio  (c.2000-1500 AC ), com água fresca que flui no Mar Morto em quantidades suficientes para sustentar a agricultura. Por causa da terra fértil, Ló selecionou a área das cidades do Vale dos Siddim (o Mar Salgado ou Mar Morto) para pastorear seus rebanhos. 
Quando a destruição catastrófica ocorreu, o petróleo e os gases existentes na área provavelmente contribuíram para a imagem de "enxofre e fogo" que acompanhou a revolta geológica que destruiu as cidades. Har Sedom (Árabe: Jabal Usdum), ouMount Sodom , no extremo sudoeste do mar, reflete o nome de Sodom. O local industrial atual de Sedom , Israel, na costa do Mar Morto, está localizado perto do site presumido de Sodoma e Gomorra.   Encyclopædia Britannica

1-Sodoma, Gomorra e as cidades circunvizinhas estavam próximas ao mar morto (Salgado)
Gn 14:2  fizeram guerra contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim, e contra o rei de Bela (esta é Zoar).
3  Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é o mar Salgado).


2- Este local era cheio de derivados do petróleo:
Gn 14:10  Ora, o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; os reis de Sodoma e de Gomorra fugiram; alguns caíram neles, e os restantes fugiram para um monte.

Gênesis 19:24  Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra.
Dt 29:23  e toda a sua terra abrasada com enxofre e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem crescerá nela erva alguma, assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor,
Gênesis 19:26  E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.

A menção da destruição de Sodoma e Gomorra por tantos autores bíblicos para diferentes audiências testifica do reconhecimento universal do evento no antigo Oriente Próximo (veja Dt 29.23; 32.32; Is1.9,10; 3-9; 13.19; Jr 23.14; 49.18; 50.40; Lm 4.6; Ez 16.46-49; 53-56; Am 4.11; Sf 2.9; Mt 10.15; 11.23-24; Lc 10.12; 17.29; 2 Pe 2.6; Jd 7; Ap 11.8). Além disso, antigos historiadores não bíblicos também escreveram sobre Sodoma e Gomorra de uma maneira realista.4 Alguns até afirmaram que evidências de sua destruição podiam ser vistas em seus dias (veja especialmente Filo, De Abrahamo l40f).5 Arqueologia Bíblica.Rio de janeiro: CPAD, 2017  p. 100


O geólogo Frederick Clapp, que pesquisou a extremidade rasa ao sul do mar Morto (conhecido com Ghor) na década de 1920 e meados da década de 1930, observou seus abundantes depósitos de asfalto, petróleo e gás natural.13 Isso nos lembra da declaração de Gênesis 14.10 de que o vale de Sidim estava cheio de poços de betume (piche). Além disso, existem formações incomuns de sal e cheiro de enxofre, que também nos lembra das referências em Gênesis 19.24-26 sobre um “pilar de sal” e enxofre.
Clapp arrazoou que se estes materiais combustíveis tivessem sido expulsos da terra por pressão subterrânea causada por um terremoto (terremotos são comuns nestas áreas), eles podiam ter sido acesos pela luminosidade ou algum outro meio enquanto eram lançados da terra. Isso concorda com a descrição bíblica do desastre enquanto “fogo e enxofre... caíam do céu” com fumaça subindo “como a fumaça de uma fornalha” (Gn 19.24,28). Arqueologia Bíblica.Rio de janeiro: CPAD, 2017 p. 105
4. Flávio Josefo, historiador do século I, escreveu extensivamente sobre Sodoma e Gomorra (Antigüidades Judaicas 1.170-206), como o fez Filon (Somn. 2.192; Abr. 221, 228; Congr. 92; 109). A literatura judaica extrabíblica também contém referências freqüentes a cidades, como os Rolos do Mar Morto (IQapGen 21.5ss; 21.23—22.25), 3 Macabeus 2.5; Sabedoria de Siraquel6.7;Ab. 6.13; Apocalipse de Esdras2A9', 7.12; TLevi\4.6; T. Naph, 3.4; 4.1; T. Ash. 7.1; T. Benj. 9.1; Targum Pseudo-Jhonatas de Gênesis 18.20,21; TB Sanh. 109a,b).
5. Vide também as referências geográficas: Estrabo, Geografia 16.2.44; Onomástico de Eusébio 42.1-5; Josefo, Antigüidades Judaicas 1.174; 4.85; 9.7; Diódoro, História Bíblica 19.98; Tácito, História5.7', Plínio fflV5.71ss.
Arqueologia Bíblica.Rio de janeiro: CPAD, 2017 p.


Perto de Moasada devem ser vistos rochas acidentadas, com as marcas de fogo; fissuras em muitos lugares; um solo com cinzas; piche caindo em gotas das rochas; rios fervendo e emitindo um odor fétido a uma grande distância; habitações em todas as direções derrubadas. Por isso, estamos inclinados a acreditar na tradição comum dos nativos, que treze cidades já existiram ali, cuja capital era Sodoma, mas que um circuito de cerca de 60 estádios à sua volta escapou sem prejuízo; tremores por terremotos, no entanto, erupções de chamas e fontes termais, contendo asfalto [betume] e enxofre, fizeram com que o lago fosse desvidado, e as rochas se incendiassem; Algumas das cidades foram engolidas, outras foram abandonadas por esses habitantes, que conseguiram fugir. Strabão. Geografic book XVI 2.44 
http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus%3Atext%3A1999.01.0239%3Abook%3D16


98 º Demetrius recebeu reféns e os presentes que tinham sido acordados e partiram da rocha. Depois de marchar por trezentos mil estádios, 84 ele acampados perto do Mar Morto, 85 cuja natureza não deve ser ultrapassada sem observação.Encontra-se ao meio da satraia de Idumaea, estendendo-se em cerca de quinhentas estâncias e com uma largura de cerca de sessenta. 86 Sua água é muito amarga e extremamente  P101 odor ruim, de modo que não pode suportar peixes nem nenhuma das outras criaturas geralmente encontradas na água. Embora os grandes rios cujas águas são de uma doçura excepcional fluam para ele, prevalece sobre eles por causa de sua falta; e, a partir de seu centro, envia uma massa de asfalto sólido, às vezes mais de três plethra na área, às vezes um pouco menos do que um plethrum. 87 Quando isso acontece, os bárbaros que vivem habitualmente chamam a maior massa de um touro e o menor é um bezerro. Quando o asfalto está flutuando no mar, a superfície parece ser a quem vê-lo à distância como uma ilha. Parece que a ejeção do asfalto é indicada com vinte dias de antecedência, 88 por cada lado do mar por uma distância de muitas estrias, o odor do asfalto se espalha com uma exalação ruidosa, e toda a prata, ouro e bronze em A região perde suas cores adequadas.Estes, no entanto, são restaurados assim que todo o asfalto foi ejetadomas a região vizinha é muito tórrida e cheira mal, o que torna os habitantes doentios em corpo e de curta duração. Diodoro XIX 98
 http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Diodorus_Siculus/19E*.html#98

O último é um lago de grande tamanho: é como o mar, mas a água tem um sabor nauseoso e seu odor ofensivo é prejudicial para aqueles que vivem perto dele. Suas águas não são movidas pelo vento, nem peixes nem aves aquáticas podem viver lá. Suas ondas sem vida suportam tudo o que é lançado sobre eles como em uma superfície sólida; Todos os nadadores, habilidosos ou não, são estimulados por eles. Em uma certa estação do ano, o mar lança betume e a experiência ensinou os nativos a colecionar isso, como ensina  P187 todas as artes. O betume é, por natureza, um fluido escuro que coagula quando esparcido com vinagre e nada na superfície.  Tácito.História.V.6
 1  Não muito longe deste lago é uma planície que, de acordo com o relatório, foi uma vez fértil e o local das grandes cidades, mas que depois foi devastado pelo raioe diz-se que ainda existem vestígios deste desastre, e que o solo parece queimado e perdeu sua fertilidade. Na verdade, todas as plantas lá, sejam selvagens ou cultivadas, tornam-se pretas, tornam-se estéreis e parecem murchar em poeira, seja em folhas ou em flor, ou depois de terem atingido a forma madura habitual. Agora, por minha parte, embora eu deveria conceder que cidades famosas foram destruídas pelo fogo do céu, ainda penso que são as exalações do lago que contaminam o solo e envenenam a atmosfera sobre este distrito e que é por isso que as culturas e frutas ficam decadentes, já que tanto o solo quanto o clima são prejudiciais. Tácito.História.V.7
http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Tacitus/Histories/5A*.html
 25. Gênesis 14. O império da Ásia achava-se então nas mãos dos assírios, e o país de Sodoma estava tão populoso e tão rico que era governado por cinco reis de nome Bera, Birsa, Sinabe, Semeber e Bela. Os assírios atacaram-nos com grande e poderoso exército, que dividiram em quatro corpos, comandados por quatro chefes. Tendo obtido a vitória depois de sangrento combate, obrigaram os reis de Sodoma a pagar tributo. Estes lhes estiveram sujeitos durante doze anos. No décimo terceiro ano, revoltaram-se. Os assírios, para se vingar, voltaram segunda vez, sob o comando de Marfede, de Arioque, de Codologomo e de Tidal, devastaram toda a Síria, subjugaram os descendentes dos gigantes e entraram nas terras de Sodoma, onde acamparam no vale que tinha o nome de Poços de Betume, por causa dos poços de betume natural que ali existiam, mas que depois da destruição de Sodoma foi mudado num lago que se chama Asfaltite, porque o betume dele sai continuamente aos borbotões. Travou-se grande combate, que foi muito renhido: vários de Sodoma foram mortos e muitos foram feitos prisioneiros, dentre os quais estava Ló, que viera prestar auxílio. Josefo, Antigüidades JudaicasLivro 1. Cap. 9. Rio de Janeiro. CPAD,2004.

340. As terras de Sodoma, vizinhas deste lago e que outrora eram abundantes não somente em toda espécie de frutos, mas também muito célebres por suas riquezas e pela beleza de suas cidades, agora só conservam a imagem espantosa daquele incêndio que a detestável impiedade de seus habitantes atraiu sobre ela, quando Deus, para castigar seus crimes, lançou do céu seus raios vingadores, que a reduziram a cinzas. Ali vemos ainda alguns restantes das cinco cidades   abomináveis e suas cinzas malditas produzem frutos que parecem bons para se comer, mas apenas nós os apanhamos, reduzem-se logo a pó. Assim, não é somente pela fé que nos persuadimos desse horrível acontecimento; mas pode-se ainda constatá-lo com os próprios olhosJosefo, Antigüidades Judaicas livro 4 cap. 27. Rio de Janeiro CPAD,2004.
Conclusões

  •  A região do ponto de vista natural era um local com abundante sal, enxofre, gaz inflamável, e derivados de petróleo. 
  • A Bíblia atribui a Deus a destruição da cidade, contudo ele pode ter utilizado de elementos relativos ao local, enxofre, betume, sal e associação com terremotos ou ainda ter agido independente disso. 
  • Quanto a mulher de Ló ter se convertido em uma estátua de sal isso não necessariamente deve ter acontecido imediatamente. Mas após sua morte poderia ter precipitado sal sobre o seu corpo, pilares de sal são comuns naquela região.



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