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quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Pesquisas com células tronco e a Bíblia

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BENEFÍCIO DO USO DE CÉLULAS TRONCO-EMBRIONÁRIAS


  • “As células-tronco derivadas de embriões humanos apresentam potencial definitivopara formar qualquer tipo de tecido (afinal, fazem isso com toda a naturalidade no decorrer dos eventos).p. 252. Depois de diferenciadas as células humanas perdem seu potencial de diferenciação: “é provável que a ciência descubra os sinais, contidos no citoplasma das células epidérmicas [ou de qualquer outro tecido] apague seu histórico e recupere seu potencial extraordinário para se transformar em vários tipos diferentes de célula.”(A linguagem de Deus,  p. 256).
  • Até mesmo o processo conhecido como SCNT (Transferência Nuclear de Células Somáticas), o mesmo que deu origem a ovelha Doly, utiliza de duas células, sob a intervenção humana, para que seja gerado uma nova célula com potencial definitivo: A SCNT consiste na retirada do núcleo de uma célula de tecido qualquer e sua transferência  para a célula de um óvulo (ovócito), o qual também teve seu núcleo retirado, “ao juntar estas duas entidades, cria-se uma célula que não se forma naturalmente,  mas que apresenta um potencial definitivo(A linguagem de Deus, p.256)
  • dentre as células humanas só as células-tronco embrionárias apresentam potencial definitivo para produzir um ser ou se diferenciar em qualquer tipo diferente de célula: “O embrião humano, formado pela união de espermatozóide e óvulo, começa com uma única célula. Ela tem uma maleabilidade fenomenal,  e apresenta o potencial de se transformarem uma célula do fígado, do cérebro, de músculo e em qualquer outro tipo de tecido complexo...” (A linguagem de Deus,p.249). 

    Qual a implicação ética na pesquisa com células tronco embrionárias?



    A questão ética em torno da pesquisa com embriões humanos  não se dá não essencialmente por causa da crença que existe alma numa placa de Petri, e sim porque o embrião é, naturalmente, um ser humano em potencial, ou seja, tem potencial definitivo, e não existe uma linha divisória biológica e conveniente entre um ser humano e não humano:

    "o embrião é uma entidade especial, pois possui potencialides inerentes ao ser humano, mas ainda não as manifesta, tornando as questões éticas ainda mais complexas" (PROAGO- SEMCAD ciclo 6- Modulo 2, P. 147)
    Partindo de uma perspectiva biológica, as etapas que seguem a união entre espermatozóide e óvulo ocorrem numa ordem bastante previsível, que leva a uma complexidade crescente, sem limites precisos e fases. Não há portanto, nenhuma linha divisória biológica e conveniente entre um ser humano e uma forma embrionária que possa ser chamada ‘ainda não está aí’.(A linguagem de Deus, p.253)

    “As células tronco derivadas de embriões humanos apresentam potencial definitivo para formar qualquer tipo de tecido (afinal, fazem isso com toda a naturalidade no decorrer dos eventos). Contudo, eis de onde surgem justamente as profundas questões éticas. Um embrião formado pela união de um óvulo e um espermatozóide humanos é uma vida humana em potencial. O processo de obtenção de células tronco do embrião resulta na destruição dele...”(A linguagem de Deus,p. 252)


    Quando começa a vida humana em potencial e a vida humana individual?
    A vida humana em potencial começa na fecundação.
    A vida humana individual começa após a implantação no útero. por duas razões:

    1-A gestação de gêmeos ocorre em até 14 dias depois da fecundação. Ou seja um óvulo fecundado (zigoto e depois embrião) ainda não está definido como uma, duas ou mais indivíduos humanos.
     As evidências  da natureza nos orientam a pensar que só depois da implantação os seres humanos em potencial se transformam em seres humanos individuais, ou seja, seres humanos em potencial (geneticamente humano) se transformam em seres humanos com potencial (individualidade humana), pois após a implantação não é possível acontecer mais a gemelação.


    2- O modo como a natureza funciona implica que se os embriões fossem, antes da implantação, seres humanos individuais, a morte deles seria plano de Deus e não uma seleção natural que acontece desde a seleção dos milhoes de espermatozóides para se garantir seres humanos o mais saudáveis possível
    • 50 % dos embriões  morrem antes mesmo de se descobrir que a mulher está grávida!! Esse processo inevitável visa selecionar embriões o mais saudáveis possíveis, visto que as condições do mundo decaído favorecem a morte dos embriões. Os mais de 40 milhões de espérmatozóides são selecionados para a fecundação do óvulo, de modo que os mais aptos venha a fecundá-lo.  Muitos destes embriões morrem antes mesmo do processo de gemelação, formação de gêmeos. Sendo assim parece incoerente afirmar que Deus dá uma alma a este embriões com potencial humano, mas que perecem por fatores especialmente cromossomiais e genéticos  . 
    "A gravidez humana é um processo deficiente porque 70 % das concepções deixam de atingir a vitabilidade, com taxa estimada de perdas de 50 % antes da próxima falha menstrual (abortamento subclínico)" (Obstetrícia Fundamental- Rezende Montenegro, Guanabara Koogan p. 237)
     "Se a fecundação já ocorreu quando a mulher toma a PAE (Pilula Anticoncepcional de Emergencia), tem 50% de probabilidade de que o zigoto se implante e a gravidez ocorra, já que essa é a probabilidade espontânea de implantação."  CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA- Saúde Reprodutiva MINISTÉRIO DA SAÚDE / Secretaria de Atenção à Saúde / Departamento de Atenção Básica.  Brasília, 2010, P.241



    Conclusão:
    A pesquisa com células-tronco embrionárias envolve uma questão ética, pois não se trata de embriões de ratos de laboratório e sim de embriões humanos, isto é ,vidas humanas em potencial. Assim só um grande motivo poderia justificar a destruição destes embriões, como é o caso da potencialidade do tratamento de doenças oferecido pela pesquisa de células-tronco, aliviando o sofrimento e salvando milhões de vidas humanas.

    A maioria dos cristãos, se opõe, talvez por falta de informação sobre as questões acima. Porém sob a luz de MT 23:23 e Tg 4:17 e dos fatos acima alguns cristãos apoiam a pesquisa com células tronco visto que, acima de tudo depois de certo tempo os embriões morrerão,, e portanto constitui um bem maior utilizá-las para o bem da humanidade! Dentre os que apóiam a pesquisa com células tronco estão o ex Diretor do Projeto Genoma, Francis Collins, um cristão evangélico.
    Isto vai então de acordo com o princípio máximo do Cristianismo que é a compaixão: “...o mais importante da lei, a justiça, a misericórdia e a fé..”Assim fica estabelecida perfeitamente o vínculo entre cristianismo e moral.



    ART. 5º, DA LEI FEDERAL DE BIOSSEGURANÇA Nº 11.105/2005





    Art. 5o É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condições:
            I – sejam embriões inviáveis; ou
            II – sejam embriões congelados há 3 (três) anos ou mais, na data da publicação desta Lei, ou que, já congelados na data da publicação desta Lei, depois de completarem 3 (três) anos, contados a partir da data de congelamento.
            § 1o Em qualquer caso, é necessário o consentimento dos genitores.
            § 2o Instituições de pesquisa e serviços de saúde que realizem pesquisa ou terapia com células-tronco embrionárias humanas deverão submeter seus projetos à apreciação e aprovação dos respectivos comitês de ética em pesquisa.
            § 3o É vedada a comercialização do material biológico a que se refere este artigo e sua prática implica o crime tipificado no art. 15 da Lei no 9.434, de 4 de fevereiro de 1997.

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