Pesquisar e

domingo, 13 de julho de 2014

Entrevista pastor Caio Fábio Danilo Gentili



Erros de Caio Fábio: (estão em preto) e as respostas aos erros em vermelho


1- Povo evangélico
Povo evangélico é alienado,  abjeto (ignobil, desprezível) e sem saúde mental. Se tornaram  burros.
Resposta:
Caio Fábio se coloca como o salvador da pátria, um profeta enviado por Deus, generalizando ao usar os adjetivos ofensivos. O problema dele é que ele mudou o discurso. Basta comparar com os vídeos antigos.

2- Possessão demoníaca 
"o verdadeiro oprimido não tem como ir a um templo" 14:29
"os que vão ao templo não estão oprimidos" 14:37
Resposta:
A bíblia diz que Jesus expulsava os demônios nas sinagogas judaicas!!
Marcos 1:39  Então, foi por toda a Galiléia, pregando nas sinagogas  deles e expelindo os demônios.

Lucas 4:33  Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz:

Marcos 1:23  Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou:
Lc 13:10 ¶ Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.
11  E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se.
16  Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?


3-Vida fora da Terra e universos paralelos
"a física nos dando a entender que existem mundos paralelos deste mesmo" 16''55
"a fé deveria abrir a mente mais do que um cientista" 17:03

Resposta:
1-O cristão não deve ter fé cega. A bíblia não se pronuncia sobre a existência ou não de extra-terrestres (a não ser espíritos [anjos e demonios] ). Cabe a ciência esta resposta. E a ciência não comprova a existência de  vida extraterrena ou multiverso.

2-A teoria (hipótese) do MULTIVERSO (Teoria que defende que há vários universos paralelos) é apenas uma suposição matemática e não pode ser testada.Observe os termos abaixo:
hipótese, conjectura, especulação fantástica,etc.


“... certas SUPOSIÇÕES matemáticas levam à criação de um multiverso. Mas tais idéias permanecerão na parte ESPECULATIVA da cosmologia até que possamos compreender realmente- e Não APENAS CONJETURAR – a física que prevaleceu após o big bang.”(Revista Scientific American, edição especial. O passado e o presente do cosmos.. p. 78)

“o problema é que ate agora não existem evidências de outros universo em outras dimensões. Atribuir virtudes deste universo a outros desconhecidos e invisíveis é como atribuir virtudes a Deus- em ambos os caso pode-se estar certo, mas tudo não passa de uma questão de fé” (Do universo ao multiverso, editora vozes, 2001, p. 199)

“Para surpresa dos cientistas, nós todos estamos aqui hoje porque este universo, em seu nascimento, 13,7 bilhões de anos atrás, parece ter sido sintonizado em suas características básicas para que pudéssemos existir. Demos uma sorte absurdamente grande, muito mais difícil do que ganhar na Mega- Sena 100 vezes seguidas, sempre com um cartão e com os mesmos 6 números. Enfim, bem difícil. Não é uma explicação que os cientistas costumem engolir-sorte não é um jeito bom de esclarecer as coisas. Então surgiu uma alternativa. E se na verdade este é apenas um, de múltiplos universos? Aí, cada um viria regulado de um jeito, mas não haveria sorte alguma de existir um que fosse bom para nós....Mas isso não muda o fato de que talvez seja simplesmente impossível determinar a existência de um Multiverso- arranjo dos potencialmente infinitos universos existentes.” (Revista Superinteressante- Sapiens, nov. 2007, p.64-65)


 se existisse outros universos paralelos seriam muito pequenas "as dimensões extras seriam pequenas demais para caber uma espaçonave' (Uma nova história do tempo, p.133-Ediouro)

"haveria problemas também com mais de 3 dimensões espaciais..." (Idem, p.134-135)


"Todos os universos paralelos então fora do nosso horizonte e permanecerão além de nossa capacidade de observá~-los, agora e sempre, não importando o quanto a tecnologia evolua" (Cientific American edição especial 2- p. 46)

"mas a teoria das cordas não é uma teoria testada, ela nem mesmo é uma teoria completa. Se tivéssemos provado que a teoria da de cordas é a correta, suas previsões teóricas poderiam ser legítimos argumentos baseados em experimentos para um multiverso. Mas não temos essa prova" (idem p. 48)


""TENTATIVAS NÃO DEFINITIVAS de uma teoria unificada levaram a algumas ESPECULAÇÕES FANTÁSTICAS sobre o começo. A TEORIA DAS CORDAS, por exemplo, ..."
(Cientific American p. 28, edição especial, outubro de 2009)



-"SEM UMA PROVA DIRETA PARA A TEORIA DAS CORDAS...ELA DEVERIA SR CLASSIFICADA COMO MATEMÁTICA E NÃO COMO FÍSICA- pelo menos até que faça previsões que possam ser testadas em laboratorio e não somente no quadro negro" 

Mesmo os maiores aceleradores...são cerca DE UM BILHÃO DE VEZES fracos demais para sondar efeitos de cordas por qualquer experimento direto...(para investigar cordas.. seria requerido um aclerador MAIS OU MENOS DO Tamanho DO SISTEMA SOLAR...)  
(O UNIVERSO NUM CAMISETA, P. 199)



"mesmo SE, UM DIA, as teorias de supercordas SEJAM aceitas como uma descrição válida do mundo das partículas e da gravitação, não serão a última palavra no assunto..."
("criação imperfeita"- Marcelo Gleisler 2010, p. 147)

"Até o momento, não foi possível construir uma teoria da gravidade compatível com a mecânica quântica. (idem p. 104)

"Candidatas atuais, que incluem a teoria das supercordas e a gravitação quântica de loops, ainda não são capazes de reproduzir a cosmologia observada..." (idem p. 105)
"Não temos qualquer evidência de teorias de grande unificação... o mesmo ocorre com teorias de supercordas. Alíás, a situação ali é ainda pior, pois não sabemos nem como procurar pro evidências que sejam claramente devidas a existência de supercordas, excluindo vários exemplos" (idem. p 135)(

sobre as várias "versões do quadro" branas": "TODAS ESSAS IDÉIAS, É CLARO, SÃO ALTAMENTE ESPECU-
LATIVAS"(O UNIVERSO NUM CAMISETA, P. 205,206)

" uma teoria será boa se satisfizer duas exigências. Ela deve descrever com exatidão uma grande classe de observações com base em um modelo que contenha somente poucos modelos arbitrários e deve fazer previsões bem definidas sobre OS RESULTADOS de observações futuras... p. 23 

MAS SE UMA TEORIA FOSSE matematicamente COERENTE E SEMPRE FORNECESSE previsões concordantes com as observações, poderíamos ter uma confiança razoável de que era a correta' p. 138 
(Uma nova história do tempo, editora Ediouro) 



4-Sobre os Nefilins

"descendência dos que caíram"  "um híbrido angelical humano"  "gigantes"



Qual o tamanho dos gigantes da bíblia?
Golias tinha cerce de 2,9 m de altura - 6 côvados
1 Samuel 17:4  Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura NTLH

outro homem de grande estatura tinha 2,20 m de altura- 5 côvados

1 Crônicas 11:23  Matou também um egípcio, um homem muito grande, de dois metros e vinte de altura, que estava armado com uma lança enorme, muito grande e pesada. Benaías atacou o egípcio com o seu bastão, arrancou a lança da mão dele e o matou com ela. NTLH

O FANTASIOSO Livro de Enoque diz que os gigantes tinham 3000 côvados- 500 vezes o tamanho de Golias!! ou seja 1600 metros!!!

Assim os gigantes descritos na bíblia tinham menos de 3 metros de altura. Poucos centímetros maior que alguns homens modernos.  

Resposta:
1-Já existia Nefilins antes do episódio citado.
2-Nefilins não significa "caídos"
3-O termo "filhos de Deus" se refere também a homens.

Gn 6:4 ¶ Ora, naquele tempo havia gigantes (Nefilins) na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.


Embora muitos defendem que a raiz Nefilins procede de um verbo que significa cair e portanto caídos, ou seja, que seriam anjos caídos que porventura se materializaram, O DICIONÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO COMENTA NA P. 980:

"(NPL) (nepili) nefilin= ... uma reconsturção MAIS PROVÁVEL é a proposta de um a raíz napal II, aparentada de outros verbos fracos, pûl  II “ser maravilhoso, ser forte, poderoso”, e até mesmo palal “discriminar”...Na realidade, a tradução gigantes fundamenta-se principalmente na septuaginta e pode trazer bastante confusão. A palavra pode ser de origem desconhecida E SIGNIFICAR HERÓIS OU GUERREIROS VIOLENTOS ,ETC. "

INTERPRETAÇÃO DE Gn 6

1-Os homens, que estão em aliança com Deus são chamados de filhos de Deus, de igual modo os anjos.  Jó 1:6 (“anjos”),Os 1:10; Jr 31:9,20; Ex 4:22 (homens),etc
Homens: ocorrências- 8
Sl 29:11  Tributai ao SENHOR, filhos de Deus, tributai ao SENHOR glória e força.
2  Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.
3  Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas.
4  A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade.
5  A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano.
6  Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens.
7  A voz do SENHOR despede chamas de fogo.
8  A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades.
9  A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!
10  O SENHOR preside aos dilúvios; como rei, o SENHOR presidirá para sempre.
11  O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo.

Expressões paralelas: 

Sl 82:1  Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses*, estabelece o seu julgamento.
2  Até quando julgareis injustamente e tomareis partido pela causa dos ímpios?
3  Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado.
4  Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
5  Eles nada sabem, nem entendem; vagueiam em trevas; vacilam todos os fundamentos da terra.
6  Eu disse: sois deuses*, sois todos filhos do Altíssimo.
*elohim no hebraico: Traduzido na maioria das bílbias por Juízes em Exod 21:6, 22:8, and 22:28 elohim= Juízes

Dt 14:1  Filhos sois do SENHOR, vosso Deus; não vos dareis golpes, nem sobre a testa fareis calva por causa de algum morto.

Oséias 1:10  Todavia, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que se não pode medir, nem contar; e acontecerá que, no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.

Oséias 11:1  Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho.

Êxodo 4:22  Dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito.

Êxodo 4:23  Digo-te, pois: deixa ir meu filho, para que me sirva; mas, se recusares deixá-lo ir, eis que eu matarei teu filho, teu primogênito.

Sl 73:15  Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos.

2- os Nefilins, homens poderosos da época, de alta estatura (mas não como 1 Enoque 7:12 diz 300 côvados) ou não,  JÁ EXISTIAM ANTES DOS FILHOS DE DEUS COABITAREM COM AS FILHAS DOS HOMENS, logo o lenda de 1 Enoque que diz que gigantes de 300 côvados surgiram a partir da coabitação é falsa!!

3- Os filhos de Deus eram HOMENS PIEDOSOS, QUE ESTAVAM EM ALIANÇA com DEUS. Alguns defendem que eram somente os descendentes de sete, tradição registrada no 2º livro de Adão e Eva 20:27-38

4- ANJOS não possuem gênero, portanto não são machos para desejar fêmeas. Porque não desejaram homens?

5- ANJOS NÃO POSSUEM CORPOS, OU SEJA instinto sexual, portanto nãO poderiam TER DESPERTADOS NELES DESEJO SEXUAL, POIS SÃO ASSEXUADOS!!

6- SE FORAM OS ANJOS QUE PECARAM, POR QUE O TEXTO de gênesis não traz a condenação deles?

7- LOGO A INTERPRETAÇÃO A SUPOSIÇÃO DE ANJOS PARA GN 6 É UMA HIPÓTESE SEM FUNDAMENTO LÓGICO, HERMENÊUTICO, ANTICANÔNICA E REPUDIADA POR JUDEUS ORTODOXOS!





5- Gigantes Sobreviventes fora da arca? Qual o tamanho?
Seria este homem descendente dos Nefilins? os seres híbridos?



Alexander Alekseyevich Sizonenko (27 de julho de 1959 - 5 de janeiro de 2012) era um jogador de basquete soviético.  2,39



Image result for Sun Ming Ming
Sun Ming Ming 2,37



 "Teve gente que sobreviveu ao dilúvio"  Ogue e Golias descendente dos Nefilins
Resposta:
1- Como vimos, existiam Nefilins antes da suposta hibridização, sendo assim uma causa natural.
A única outra ocorrência do termo é Números 13:33  Também vimos ali gigantes <nefilins> (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes <nefilins>), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.

2- Existiam povos de alta estatura como os eminsrefains e os anaquins(enaquins)

"Embora nenhum destes termos signifique gigantes e são sem dúvida, termos étnicos (ambos são mencionados em listas de termos étnicos Gn 15:18-21, Nm 13:28,29) é quase certo que eles eram considerados como uma raça de pessoas de grande estatura" (Enciclopédia cultura cristã, p. 1028)

Dt 2:10  (Os emins, dantes, habitavam nela, povo grande, numeroso e alto como os anaquins;
11  também eles foram considerados refains, como os anaquins; e os moabitas lhes chamavam emins.
20  (Também esta é considerada terra dos refains; dantes, habitavam nela refains, e os amonitas lhes chamavam zanzumins,
21  povo grande, numeroso e alto como os anaquins; o SENHOR os destruiu diante dos amonitas; e estes, tendo-os desapossado, habitaram no lugar deles;

3- Assim o termo REFAIN (que designa um povo) é usado em algumas traduções como sinônimo de gigantes (por ser um povo de alta estatura), apesar de não significar isto:

As menções de gigantes usando a palavra rephaim:
"Termo de origem ugarítica, designa um dos povos pré-semíticos mais primitivos da palestina....As versões são confusas na tradução do vocábulo.. refains,... gigante, ...gigantes(Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento p.1449)



Josué 13:12  todo o reino de Ogue, em Basã, que reinou em Astarote e em Edrei, que ficou do resto dos gigantes, o qual Moisés feriu e expulsou.
2 Samuel 21:16  Isbi-Benobe descendia dos gigantes; o peso do bronze de sua lança era de trezentos siclos, e estava cingido de uma armadura nova; este intentou matar a Davi.
2 Samuel 21:18  Depois disto, houve ainda, em Gobe, outra peleja contra os filisteus; então, Sibecai, o husatita, feriu a Safe, que era descendente dos gigantes.
2 Samuel 21:20  Houve ainda outra peleja; esta foi em Gate, onde estava um homem de grande estatura, que tinha em cada mão e em cada pé seis dedos, vinte e quatro ao todo; também este descendia dos gigantes.
2 Samuel 21:22  Estes quatro nasceram dos gigantes em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus homens.
1 Crônicas 20:4  Depois disto, houve guerra em Gezer contra os filisteus; então, Sibecai, o husatita, feriu a Sipai, que era descendente dos gigantes; e os filisteus foram subjugados.
1 Crônicas 20:6  Houve ainda outra guerra em Gate; havia ali um homem de grande estatura, tinha vinte e quatro dedos, seis em cada mão e seis em cada pé; também este descendia dos gigantes.
1 Crônicas 20:8  Estes nasceram dos gigantes em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus homens.

4-Quanto à estatura de Ogue e sua cama:
O fato da cama ter mais de 4 metros não indica que ele tinha toda esta estatura, apesar de ser sertamente de uma raça de pessoas de alta estatura

Dt 3:11  (Ogue, rei de Basã, foi o último rei da raça de gigantes chamados refains. A sua cama, feita de ferro, media quatro metros de comprimento por um metro e oitenta de largura, de acordo com a medida usada naquele tempo. A cama ainda está na cidade de Rabá, no país de Amom.)NTLH
"Quanto a famosa cama de Ogue, é possível que fosse um sarcófago, que era grande não porque Ogue seria um gigante, mas por causa dos outros objetos que teriam sido enterrados junto com ele" (Dicionário Inrternacional de Teologia do Antigo Testamento p.1449)

5- somente 8 pessoas sobreviveram ao dilúvio, tanto o Antigo como o Novo Testamento afirmam:
2 Pedro 2:5  e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;
Mateus 24:39  e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.
Lucas 17:27  comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos.
Gênesis 10:32  São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.

6-Somente as fábulas judaicas é que dizem que Ogue sobreviveu ao dilúvio e viveu por milhares de anos anos!!  http://www.jewishencyclopedia.com/articles/6658-giants
 1 Timóteo 1:4  nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.
1 Timóteo 4:7  Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade.
2 Timóteo 4:4  e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

Conclusão:
Havia gigantes antes do dilúvio, houve depois do dilúvio e hoje há ainda gigantes!!  Nenhuma evidência de hibridização
Para um discussão EXAUSTIVA CLICK http://averacidadedafecrista.blogspot.com/2020/07/gn-6-interpretacao-patristica-judaica-e.html
6- Milagre
"Abriu uma porta e disse 'milagre', é mentira" 22'34
Resposta:
Dizer que não há nehum milagre nas igrejas neopentecostais é simplesmente um exagero! è ridículo dizer que não acontece milagres nestas igrejas e que tudo é enganação!!



7-O dízimo caducou 24'34
Resposta: 
O Antigo pacto caducou de fato, mas o dízimo é anterior a ele!!   leiam http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2014/04/dizimo-tipos-obrigatoriedade-e.html


8- Caminho da graça 
"que não quer ser um movimento religioso" 26:15
"canal cristão não religioso" 26:50
Resposta:
Seria ele um movimento político, ou clube social? claro que não!

Dicionario Houaiss:
n substantivo feminino 
1 culto prestado a uma divindade; crença na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal
2 conjunto de dogmas e práticas próprias de uma confissão religiosa
3 a manifestação desse tipo de crença por meio de doutrinas e rituais próprios
4 crença, devoção, piedade

5 reverência às coisas sagradas


9- Compulsão gay no meio evangélico
"maior movimento de compulsão psicológica, por aquilo que eles proíbem" 29'45
"maior eclosão de compulsão gay no país 29'55 "nada alcança o movimento evangelico"
"tudo é do diabo... até sua sexualidade natural , a  heterossexualidade é do diabo" 30'30
"uma sociedade que só introjeta pecado, vai produzir só tarados"
"é simples como qualquer análise psicológica te diria" 30'54
Resposta:
Um fato importante é ressaltar que ele demoniza a pedofilia em um artigo abaixo!!! ver o nº 10

1-Se a proibição produz compulsão, o índice de alcoolistas entre os evangelicos, por exemplo seria mais  alto que em outros segmentos.
2- Se os evangelicos só introjetam pecados então eles seriam recordistas em pedofilia, estupro, que são praticas severamente condenadas.
3-O movimento evangelico não diz que a heterossexualidade é do diabo coisa nenhuma!! isso seria negar as Escrituras. 
A estatística abaixo revela que a pratica sexual do evangelico e não evangélico são praticamente idênticas a não ser sobre o sexo anal 21,4% contra 57% http://anovacristandade.blogspot.com.br/2011/06/o-crente-e-o-sexo-pesquisa.html 
 http://delas.ig.com.br/amoresexo/10-perguntas-respondidas-sobre-sexo-anal/n1237550767772.html  isto mostra que a teoria do Caio Fábio está errada!!
A pesquisa foi realizada por meio digital e envolveu amostragem científica e envio de instrumento de coleta de dados, por e-mail, para 71.552 pessoas, de uma amostra da base de mais de 1,5 milhão de evangélicos cadastrados.


10 - Pedofilia
Em um vídeo posterior ,Caio diz que o ato da baba não foi pedofilia e recomenda o seguinte artigo no qual diz:  e diz que:
"não fui pedofilizado , não fui estuprado, não fui nada. Naquele tempo não existia isso"




"Todo pedófilo é um ladrão. Ladrão de vida, de escolha e de futuro. Ladrão de inocência. Ladrão de ideal. Ladrão e seguindo as pulsões do Grande Ladrão.

Portanto: A Pedofilia é do diabo!

Que mais posso eu dizer? Que termos a usar? Que adjetivos ou filosofias a recorrer? Não! De fato não possuo tal recurso no dizer! Sim! Pois, por todos os ângulos que olhe, sejam eles de natureza filosófica, psicológica, teológica e social, o que vejo é a mesma coisa: A Pedofilia é do diabo!  

Sim! O que dizer de um adulto que seduz, engana e, por vezes, força ou ameaça uma criança a fim de se servir dela sexualmente?

Cresci vendo os efeitos da Pedofilia nos meninos de minha terra, no Amazonas. E nem sempre eram homens adultos abusando de menores, pois, efeitos catastróficos atingem as crianças do mesmo modo quando um menino maior, ou mesmo um adolescente, se serve sexualmente de um vizinho ou coleguinha bem mais novo.

Enquanto eu mesmo crescia acompanhei durante anos a evolução de meninos normais, embora fracos psicologicamente, que foram abusados, e acabaram por se acostumar ao abuso, vindo a tornarem-se homossexuais viciados em razão de tal interferência na infância.

Depois, no curso de anos e anos de pastoreio e disponibilidade para ouvir as pessoas, acompanhei e acompanho as angustias sinceras de milhares e milhares que sofrem por terem se viciados em algo que não foi sequer sua escolha original.

Instigar a sexualidade de uma criança e conduzir tal pessoa a desenvolver gosto ou dependência psicológica por aquela tendência, é obra do diabo.

Há lugares no mundo e houve épocas na História da Civilização, nos quais o incesto, a pedofilia e o abuso sexual são e foram “coisas naturais”, culturalmente falando. Nós, porém, não estamos buscando nivelar a consciência pela animalidade cultural carregada de traços de violência e perversão, ainda que muitas vezes acobertados pelo manto da educação e da cultura, como foi no caso dos gregos.

Jesus disse que quem fizer tropeçar a um dos Seus pequeninos, melhor é que amarre uma pedra de moinho ao pescoço e cometa suicídio.
 Quem tiver ainda ouvidos para ouvir, então, para seu próprio bem, ouça!
  
Nele, que nos criou para a liberdade e para a escolha do que é bom,
  
Caio
 23 de julho de 2008
Lago Norte
Brasília
DF




Resposta:
1-Caio Fábio leva na brincadeira um ato de pedofilia. Apesar dele ter dito que o ato não foi pedofilia. O problema do Caio é não saber a definição de pedofilia, ou melhor, ter uma visão machista da pedofilia!!!

2-A entrevista não deixa claro sua posição contra a pedofilia. Será que ele epnsa que todo mundo sabe que ele é contra a pedofilia?

3- O ato da babá,  roubou a inocência do garoto de  5a 7 anos e assim trata-se de um ato de pedofilia, mesmo que não houve trauma.

4- o ato sexual entre a criança e a adolescente foi um ato de pedofilia sim, segundo os manuais:

Segundo o código internacional de doenças CID e o manual de diagnostico dos transtornos mentais DSM IV: : http://www.psiqweb.med.br/site/?area=ES/Classificacoes&palavra=pedofilia&tipo=%27D%27

Pedofilia
CID 10
F65.4 Pedofilia

Preferência sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou do outro sexo, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade.




DSM.IV
 302.2 - PEDOFILIA - DSM.IV
Outras Parafilias no DSM.IV:Exibicionismo
Fetichismo
Frotteurismo
Pedofilia
Masoquismo
Sadismo
Fetichismo Transvéstico
Voyeurismo
Parafilia Sem Outra Especificação:
....escatologia telefônica, necrofilia, parcialismo,
....zoofilia, coprofilia, clismafilia e urofilia
Transtornos da Identidade de Gênero

O foco parafílico da Pedofilia envolve atividade sexual com uma criança pré-púbere (geralmente com 13 anos ou menos). O indivíduo com Pedofilia deve ter 16 anos ou mais e ser pelo menos 5 anos mais velho que a criança.

Para indivíduos com Pedofilia no final da adolescência, não se especifica uma diferença etária precisa, cabendo exercer o julgamento clínico, pois é preciso levar em conta tanto a maturidade sexual da criança quanto a diferença de idade. Os indivíduos com Pedofilia geralmente relatam uma atração por crianças de uma determinada faixa etária. Alguns preferem meninos, outros sentem maior atração por meninas, e outros são excitados tanto por meninos quanto por meninas.

Os indivíduos que sentem atração pelo sexo feminino geralmente preferem crianças de 10 anos, enquanto aqueles atraídos por meninos preferem, habitualmente, crianças um pouco mais velhas. A Pedofilia envolvendo vítimas femininas é relatada com maior freqüência do que a Pedofilia envolvendo meninos. Alguns indivíduos comPedofilia sentem atração sexual exclusivamente por crianças (Tipo Exclusivo), enquanto outros às vezes sentem atração por adultos (Tipo Não-Exclusivo).

Os indivíduos com Pedofilia que atuam segundo seus anseios podem limitar sua atividade a despir e observar a criança, exibir-se, masturbar-se na presença dela, ou tocá-la e afagá-la. Outros, entretanto, realizam felação ou cunilíngua ou penetram a vagina, boca ou ânus da criança com seus dedos, objetos estranhos ou pênis, utilizando variados graus de força para tal.

Essas atividades são geralmente explicadas com desculpas ou racionalizações de que possuem "valor educativo" para a criança, de que esta obtém "prazer sexual" com os atos praticados, ou de que a criança foi "sexualmente provocante" — temas comuns também na pornografia pedófila.

Os indivíduos podem limitar suas atividades a seus próprios filhos, filhos adotivos ou parentes, ou vitimar crianças de fora de suas famílias. Alguns indivíduos com Pedofiliaameaçam a criança para evitar a revelação de seus atos.

Outros, particularmente aqueles que vitimam crianças com freqüência, desenvolvem técnicas complicadas para obterem acesso às crianças, que podem incluir a obtenção da confiança da mãe, casar-se com uma mulher que tenha uma criança atraente, traficar crianças com outros indivíduos com Pedofilia ou, em casos raros, adotar crianças de países não-industrializados ou raptar crianças. Exceto em casos nos quais o transtorno está associado com Sadismo Sexual, o indivíduo pode atender às necessidades da criança para obter seu afeto, interesse e lealdade e evitar que esta denuncie a atividade sexual.

O transtorno geralmente começa na adolescência, embora alguns indivíduos com Pedofilia relatem não terem sentido atração por crianças até a meia-idade. A freqüência do comportamento pedófilo costuma flutuar de acordo com o estresse psicossocial. O curso em geral é crônico, especialmente nos indivíduos atraídos por meninos.

A taxa de recidiva para indivíduos com Pedofilia envolvendo uma preferência pelo sexo masculino é aproximadamente o dobro daquela para a preferência pelo sexo feminino.

Critérios Diagnósticos para F65.4 - 302.2 Pedofilia
A. Ao longo de um período mínimo de 6 meses, fantasias sexualmente excitantes recorrentes e intensas, impulsos sexuais ou comportamentos envolvendo atividade sexual com uma (ou mais de uma) criança pré-púbere (geralmente com 13 anos ou menos). 
B. As fantasias, impulsos sexuais ou comportamentos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. O indivíduo tem no mínimo 16 anos e é pelo menos 5 anos mais velho que a criança ou crianças no Critério A.
Nota para a codificação: Não incluir um indivíduo no final da adolescência envolvido em um relacionamento sexual contínuo com uma criança com 12 ou 13 anos de idade.
Especificar se:
Atração Sexual por Homens
Atração Sexual por Mulheres
Atração Sexual por Ambos os Sexos
Especificar se:
Limitada ao Incesto
Especificar tipo:
Tipo Exclusivo (atração apenas por crianças)
Tipo Não-Exclusivo
para consultar o DSM V verhttp://www.dsm5.org/Documents/Paraphilias_103113.pdf

"Diagnostic Features The diagnostic criteria for pedophilic 
disorder are intended to apply both to individuals who 
freely disclose this paraphilia and to individuals who deny 
any sexual attraction to prepubertal children (generally 
age 13 years or younger), despite substantial objective 
evidence to the contrary. Examples of disclosing this 
paraphilia include candidly acknowledging an intense 
sexual interest in children and indicating that sexual 
interest in children is greater than or equal to sexual 
interest in physically mature individualss. If individuals 
also complain that their sexual attractions or preferences 
for children are causing psychosocial difficulties, they 
may be diagnosed with pedophilic disorder. However, if 
they report an absence of feelings of guilt, shame, or 
anxiety about these impulses and are not functionally 
limited by their paraphilic impulses  (according to self report, objective assessment, or both),...
...

sexta-feira, 11 de julho de 2014

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO ou PLENITUDE- O caráter duplo da profecia de Joel




Esse artigo aborda os seguintes temas:

 As 3 ondas pentecostais no Brasil e nos Estados Unidos
Batismo no Espírito é a conversão, ou uma experiência posterior?
Batismo no Espírito tem sinais como línguas como que de fogo e som como de um vento?
O Batismo descrito em 1 Co 12 é no Espírito ou pelo Espirito?
A história testemunha a cessação dos 9 dons de manifestação?
A experiência com dons é chamada de plenitude do Espírito ou Batismo no Espírito?
A promessa de Joel tem caráter único ou duplo?
Se o batismo com o Espírito Santo é uma segunda benção (ou distinta da conversão), qual é sua finalidade e evidência?
O ensino da doutrina do Batismo no Espírito gera necessariamente orgulho e divisão?



INTRODUÇÃO- Ondas pentecostais

A classificação de Freston é a que mais fiel à realidade histótica, assim utilizaremos sua classificação acrescida do termo “deuteropentecostalismo” para designar a 2ª onda, utilizado por Ricardo Mariano (MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: Socioloogia do novo pentecostalismo no Brasil, Loyola, 1999):

1ª onda- Pentecostalismo Clássico: Congregação Cristã (1910, São Paulo) por Luigi Francescon (missionário de origem presbiteriana que se tornou pentecostal através da Missão Pentecostal de W. H. Durham nos Estados Unidos). Assembléia de Deus (1911, Belém) (inicialmente chamada de Missão da Fé Apostólica - mesmo nome do movimento pentecostal inicial da Rua Azuza anteriormente citado) fundada por dois missionários suecos imigrantes em Chicago que também freqüentaram a mesma missão que Luigi e tiveram a mesma experiência pentecostal, Gunnar Vingren e Daniel Berg. Eles inicialmente se estabeleceram na Igreja Batista de Belém, mas foram expulsos juntamente com mais dezessete pessoas, fundando então a 2ª igreja pentecostal do Brasil.

2ª onda- Deuteropentecostalismo: O deuteropentecostalismo se diferencia do clássico por sua implantação posterior e por enfatizar a cura divina. Esta segunda onda pentecostal tem origem na cidade de São Paulo com a implantação da Igreja do Evangelho Quadrangular em 1951 por meio do evangelismo de massa centralizado na mensagem de cura divina. A quadrangular nos Estados Unidos é uma Pentecostal Clássica, mas na sua implantação no Brasil já trazia algumas inovações evangelísticas (tendas cinema, teatros, estádios). Esse movimento de cura trouxe muita repercussão no país e provocou a formação de novas denominações: A Quadrangular deu origem à O Brasil para Cristo (1955) e esta à Casa da Bênção (1964). Nesta classificação entra também a Igreja Pentecostal Deus é Amor (1962) e a Nova Vida (1960). Esta última foi precursora de alguns aspectos da teologia neopentecostal: prosperidade financeira, ausência de legalismo em matéria comportamental, e intenso combate ao Diabo (encontrado também na Casa da Bênção e Deus é Amor).


3ª onda Neopentecostalismo: A terceira onda começa na segunda metade dos anos 70. Da deuteropentecostal Nova Vida, saíram: Universal do Reino de Deus (1977, Rio), Igreja Internacional da Graça de Deus (1980, Rio), e Cristo Vive (Rio, 1986). Surgiram também neste período: a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (1976, Goiás); Comunidade da Graça (1979, São Paulo) Renascer em Cristo (1976, São Paulo), Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo (1994, São Paulo). Entre as principais características destacam-se: 1-Ausência de usos e costumes de santidade 2- Teologia da Prosperidade 3- Teologia do Domínio 4- Exacerbação da guerra contra o reino de Satanás (Com exceção da Missão Apostólica da Graça de Deus ou Igreja Cristo Vive).  Estas características serão discutidas posteriormente.

Assim nem toda denominação surgida depois dos anos 70 é neopentecostal, pois o neopentecostalismo se caracteriza por distinções teológicas (Teologia do domínio e da prosperidade) e comportamentais, muito mais do que simplesmente distinções cronológicas.

Nos Estados Unidos a terminologia é diferente:
1ª onda- pentecostalismo clássico: Assembleia de Deus, Igreja de Deus, Evangelho Quadrangular
2ª onda - neopentecostais ou carismáticos
3ª onda - evangelho acompanhado de sinais

"O termo carismático foi introduzido no vocabulário teológico no início da década de 1970 para designar esse movimento nas igrejas tradicionais e distingui-lo dos pentecostais originais ou clássicos.

movimento carismático é semelhante ao pentecostalismo clássico em sua ênfase no exercício de certos dons (particularmente línguas e profecia), mas outras qualidades importantes desse movimento o tornam distintamente diferente. Ele difere do pentecostalismo clássico por ser trans-denominacional por natureza, por não ter uma teologia estabelecida da bênção em dois estágios, por incorporar diversas opiniões teológicas e também por fornecer uma grande variedade de canções de adoração contemporâneas que expressam a devoção pessoal e coletiva.

Ao contrário da rejeição dos pentecostais clássicos, a nova onda da renovação carismática em geral foi bem recebida pelas igrejas tradicionais. Relatos de estudos favoráveis conduzidos pelos episcopais (1963) e presbiterianos (1970), embora apontem possíveis excessos, em geral foram tolerantes e abertos à existência desse tipo de espiritualidade pentecostal como um movimento de renovação dentro das igrejas tradicionais...."Eruditos como C. Peter Wagner do Seminário Teológico Fuller postularam uma terceira onda do movimento pentecostal-carismático." História da Igreja: da Pré-Reforma aos dias atuais - Volume 2 Rio de Janeiro: Central Gospel 2017, p. 896, 898


Os pentecostais clássicos, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, usam o termo Batismo no Espírito e com a evidencia sempre acompanhada de pelo menos um dom, o de linguas.

O pentecostalismo de segunda onda no Brasil segue a primeira onda neste quesito. Já nos Estados Unidos alguns da segunda onda preferem usar o termo Plenitude do Espírito. Quanto a evidencia do batismo ou plenitude, alguns defendem  que seria pelo menos o dom de línguas e outros que pode haver outros dos nove dons e nem sempre o dom de línguas.

O pentecostalismo da terceira onda no Brasil segue em geral o conceito da primeira onda, e nos Estados Unidos rejeitam o termo Batismo no Espírito

O Teólogo calvinista reformado, Grudem, se intitula 3ª onda pentecostal (evangelho acompanhado de sinais), o qual defende que o termo Batismo no Espirito se refere a conversão, e que as outras experiencias do Espírito devem ser chamadas de "enchimentos"  ou "plenitude". Outros teólogos continuístas como John Piper, e D. A. Carson interpretam o termo como conversão, mas não se intitulam como carismáticos ou pentecostais





1. Dons na história da igreja
O batismo no (ou com) Espirito Santo é um mandamento bíblico Lc 24:49; At 1:1-5, assim como permanecer cheio do Espírito Ef 5:15. A Igreja Apostólica só escolhia pessoas cheias do Espírito para desempenhar até mesmo funções sociais da Igreja At 6:1-3, estas pessoas operavam grandes sinais At 6:8-10; 8:5-8; Gl 3:5 como os apóstolos At 2:43; Rm 15:19.
Alguns incautos, chamados cessacionistas, afirmam que os dons cessaram c/ a morte dos apóstolos, porém não é assim o testemunho da história:




Inácio (em 110 d.C)

Inácio , que é também chamado de Teóforo , à Igreja de Deus o Pai , e do  seu flho amado Jesus Cristo , que obteve por misericórdia  todos os dons , repleta de fé e amor , ea qual   não falta nenhum dom , caríssima a Deus , portadora dos objetos sagrados, que está em Esmirna , na Ásia , as melhores saudações, no Espírito irrepreensível e na Palavra de Deus . (Epístola aos Esmirnenses- Saudação-- Padres Apostólicos, São Paulo: Paulos, 2008, p. 115)

Justino Mártir (100-165 d.C)

".. não blasfemeis Jesus Cristo que, por suas obras e milagres que ainda hoje se realizam em seu nome, pela excelência de sua doutrina e das profecias..."Diálogo com Trifão 35.8- (Justino de Roma São Paulo: Paulos, 2010,p. 162
"...recebem dons conforme cada um o merece; um recebe o espírito de inteligência, outro de conselho, outro de fortaleza, outro de cura, de  presciencia, de ensinamento e de temor a Deus"Diálogo com Trifão 39.2- (Justino de Roma São Paulo: Paulos, 2010,p. 167

Entre nós, com efeito, até o presente existem carismas proféticos. De onde, vós memos deveis compreender que os de antes que existiam em vosso povo, passaram para nós." -Diálogo com Trifão 82.1- (Justino de Roma São Paulo: Paulos, 2010 p. 238)


 Assim, entre nós, podem-se ver mulheres e homens que possuem carismas do Espírito de Deus ; De modo que foi profetizado que os poderes enumerados por Isaiah viriam em cima dele, não porque necessitou o poder Diálogo com Trifão 88.1- (Justino de Roma São Paulo: Paulos, 2010 p. 248)


"8. Escreve também que inclusive até seu tempo seguiam brilhando os carismas proféticos na Igreja," (História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, São Paulo: Novo Século. Livro IV, cap. 18: 8).


Irineu (125-212 d.C)
"Por isso, o apóstolo declara:" Nós falamos sabedoria entre os perfeitos ", [1 Coríntios 2: 6] chamando "perfeitos " estas pessoas que receberam o Espírito de Deus e que,  falam em todas as línguas graças a este Espírito, como ele fazia e como ainda ouvimos muitos irmãos na Igreja, que possuem o carisma  profético,e que pelo Espírito falam em todas as línguas, revelam  as coisas escondidas dos homens, para usa utilidade e expõe os mistérios de Deus. (Contra as Heresias  Livro V 6.1p. São Paulo: Paulus, 1995, 2ª edição, p. 530)

Irineu (125-202) citado por Eusébio de Cesaréia 
1. Irineu, coincidindo com as narrações que discutimos anteriormente nos livros que, em número de cinco, intitulou Refutação e destruição da falsamente chamada gnosis, esboça também estas coisas. No livro segundo da mesma obra assinala que, em algumas igrejas, persistiram inclusive até ele manifestações do maravilhoso poder divino. Ele o diz com estas palavras: 
2. "Muito lhes falta para ressuscitar um morto 346, como fizeram o Senhor e os apóstolos mediante a oração e como se deu na comunidade de irmãos muitas vezes: por causa da necessidade, a igreja toda do lugar estava rogando com jejuns e repetidas súplicas, e o espírito do morto voltou, e o homem recebeu o favor pela graça das orações dos santos." E de novo, depois de outras coisas, diz: 
3. "Mas se chegam a dizer que o Senhor fez tais prodígios apenas em aparência, então os faremos recorrer aos escritos proféticos e por estes lhes demonstraremos que assim está previsto sobre Ele, e que assim sucedeu com segurança e que somente Ele é o Filho de Deus. Por isso, também em seu nome os que são verdadeiramente seus discípulos recebem d'Ele a graça e a utilizaram em benefício dos demais homens, segundo o dom que cada um recebeu d'Ele
4. Uns, efetivamente, expulsam firme e verdadeiramente os demônios, de modo que muitas vezes aqueles mesmos que foram purificados dos maus espíritos crêem e estão na Igreja; outros têm conhecimento antecipado do porvir, assim como visões e declarações proféticas; outros ainda, curam os enfermos mediante a imposição das mãos e os restituem sãos; mais ainda, como dissemos, inclusive mortos foram ressuscitados e permaneceram conosco muitos anos. E para que mais?
5. Não é possível dizer o número de graças que por todo o mundo a Igreja recebeu de Deus em nome de Jesus Cristo crucificado sob Pôncio Pilatos e que cada dia utiliza em benefício dos pagãos, sem nunca enganar ninguém nem despojá-lo de seu dinheiro, porque gratuitamente o recebeu de Deus e gratuitamente o serve." 
6. E em outro lugar escreve o mesmo: "Assim como também ouvimos que há muitos irmãos na Igreja que têm carismas proféticos e que por meio do Espírito falam em todo tipo de línguas, que põe a descoberto os segredos dos homens quando é proveitoso e que explicam os mistérios de Deus." Isto é o que há sobre a permanência dos diferentes carismas até os tempos mencionados entre os que deles eram dignos. 
 (História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, CPAD,1999 p. 173-174) ou (História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, São Paulo: Novo Século Livro V, cap. 7:1-6)

Milcíades -combatendo a heresia montanista que condenava toda a  igreja mas não tinha sucessão de pessoas com dons espirituais!
LIVRO VI
XVII [De Milcíades e os tratados que compôs] 
1. Na mesma obra369 menciona-se também Milcíades, um escritor que, parece, também escreveu um tratado contra a dita heresia. Depois de citar algumas passagens destes370 continua dizendo: "Isto encontrei em uma obra das que atacam o escrito de Milcíades, nosso irmão, escrito que demonstra não ser necessário que um profeta fale em êxtase, e fiz um resumo." 
2. Um pouco mais abaixo na mesma obra estabelece uma lista dos que profetizaram no Novo Testamento; entre eles enumera um tal Amias e a Codrato; diz assim: ".. .mas o falso profeta, no êxtase - ao qual seguem o descaramento e a ousadia -, começa em voluntária ignorância e termina em demência involuntária da alma, como se disse anteriormente.
 3. Mas não poderão mostrar um só profeta, nem do Antigo nem do Novo (Testamento) que tenha sido arrebatado pelo espírito desta maneira, nem poderão gloriar-se de Agabo, nem de Judas, nem de Silas, nem das filhas de Felipe, nem de Amias de Filadélfia, nem de Codrato nem de nenhum outro, se há, porque nada tem a ver com eles." 4. E logo, depois de curto espaço, diz o seguinte: "Porque, se é como dizem, que depois de Codrato e de Amias de Filadélfia, o carisma profético passou por sucessão às mulheres do séquito de Montano, que demonstrem quem dentre eles sucedeu aos discípulos de Montano e a suas mulheres, já que o Apóstolo sustenta que é necessário que o carisma profético subsista em toda a Igreja até a parousia final 371. Mas não poderão mostrar ninguém, apesar de já ser este o décimo quarto da morte de Maximila." 5. Isto diz ele. No que tange a Milcíades, por ele mesmo mencionado, também deixou-nos outras lembranças de sua aplicação diligente às divinas Escrituras nos tratados que compôs Contra os gregos e Contra os judeus, temas com os quais se debateu separadamente nos dois livros. E mais, fez também uma Apologia dirigida aos príncipes372 do mundo em favor da filosofia por ele professada373. 369 O anônimo antimontanista, cf. 16:2.
369 O anônimo antimontanista, cf. 16:2. 
370 Dos hereges. 371 Ef 4:11-13; 1 Co 1:4-8; 13:8-10. 
372 Provavelmente refere-se a Marco Aurélio e a seu co-augusto Lúcio Vero.


 Na época de Montano, o herege:
"4. Como foi justamente então que os partidários de Montano, Alcibíades e Teodoto, começaram a dar a conhecer entre muitos na Frígia sua opinião sobre a profecia (pois os muitos outros milagres do carisma de Deus, que até então ainda vinham se realizando pelas diversas igrejas, produziam em muitos a crença de que também aqueles eram profetas)(História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, São Paulo: Novo Século. Livro V,cap, 6:4)

Na época de Montano, numa obra contra o montanismo:
4. E logo, depois de curto espaço, diz o seguinte: "Porque, se é como dizem, que depois de Codrato e de Amias de Filadélfia, o carisma profético passou por sucessão às mulheres do séquito de Montano, que demonstrem quem dentre eles sucedeu aos discípulos de Montano e a suas mulheres, já que o Apóstolo sustenta que é necessário que o carisma profético subsista em toda a Igreja até a parousia final *371. Mas não pode-rão mostrar ninguém, apesar de já ser este o décimo quarto da morte de Maximila." *371 Ef 4:11-13; 1 Co 1:4-8; 13:8-10.(História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, São Paulo: Novo Século. Livro V, cap. 17:4

Orígenes ( 185-254 d.C) disse: "...o nome de Jesus expulsa dos homens os extravios de espírito, os demônios e, ainda hoje, as doenças;..." (Orígenes Contra Celso- São Paulo: Paulus. livro 1, 67, p. 113)
"e alguns deles manifestam, nas curas que operam, o sinal de que receberam, graças à sua fé, um poder milagroso, pois invocam sobre os que lhes pede a cura o Deus supremo e o nome de Jesus acrescentando á sua invocação a história dele. Por meio deles, eu mesmo vi pessoas libertas de graves doenças, alucinações, demências e uma infinidade de outros males que nem homens nem demônios tinham conseguido curar" (Orígenes Contra Celso- São Paulo: Pauluslivro 3 ,24, p. 223)
"Esta demonstração divina é chamada pelo apóstolo de demonstração de 'Espírito e poder'...de poder, pelos prodigiosos milagres cuja existência podemos provar por esta razão, entre muitas outras, que ainda subsistem vestígios desta existência, entre aqueles que regram a sua vida pelos preceitos desta palavra" (Orígenes Contra Celso- São Paulo: Paulus,Livro 1, 2, p. 43)
"e do Espírito Santo que então apareceu na forma de uma pomba ainda subsistem sinais entre os cristãos: eles expulsam demônios, curam diversas enfermidades, e sob a noção do Logos, tem certas visões do futuro" (Orígenes Contra Celso- São Paulo: Paulus, Livro1, 46, p. 86)
"Não é estes  o gênero dos demônios que muitos cristãos expulsam dos doentes ...unicamente pela oração, por meio de simples esconjuros e palavras ao alcance do homem mais simples? (Orígenes Contra Celso- São Paulo: Paulus, Livro 7, 4, p.539)

Após os séc. IV e V porém as referências sobre os dons se tornaram mais raras , coincidindo com o processo de paganização da Igreja, formando a conhecida Igreja Católica.

A partir do século XIX uma nova ênfase surgiu quanto à manifestação dos dons carismáticos. No século 20 destacou-se o reavivamento da rua Azuza, que começou em 1906 com o pastor negro William Seymour, este movimento foi chamado de Pentecostal /Carismático



2- BATISMO NO ESPÍRITO NO LIVRO DE ATOS
O termo tal qual como usado em Atos se refere a experiência com linguas e outros dons.

No dia de Pentecostes- judeus At 2:4línguas. Ocorreu após a conversão, eles de fato receberam o Espírito em Jo 20:22 (ver  4.), antes do Pentecostes.
·        Na casa de Cornélio –gentio “temente a Deus” (termo que se relacionava a gentios que seguiam o judaísmo porém não eram circuncidados  At 10:44-46 c/ 11:15-16 : línguas. Ocorreu imediatamente após a conversão, pois os dons são doados somente para pessoas convertidas. O termo Batizados no Espírito é repetido. ver ítem 5
·        Em Éfeso- gentios At 19:1-6línguas, profeciaOcorreu após o batismo nas águas, portanto depois da conversão.
·        Paulo At 9:17-18 c/ 1 Co 14:8línguas. Ocorreu após a conversão e antes do batismo At 9:1-18.
·        Samaria- At 8:1-18: Ocorreu após a conversão e batismo. Algo perceptível aconteceu, porém não relatado no texto. Seria as línguas? Até mesmo cessacionistas admitem a hipótese, pois dizem que eram um padrão visível de que Deus aceitara todos os grupos de pessoas (judeus, tementes a Deus,(que eram gentios), samaritanos e gentios) naquela época. Onde está escrito que isso não acontece mais?
No Concílio de Jerusalém At 11:1-18, a prova de que os gentios tinham sido aceitos por Deus foi o falar em outras línguas, como ocorreu no princípio, isto é, no dia de pentecostes At 11:15-18 c/ 10:45-47 e 2:1-4A evidência comum nos relatos acima foi o falar em outras línguas. O dom de línguas é o único dom que pode ser usado pelo cristão na hora que ele desejar, pois visa principalmente a edificação pessoal 1Co 14:2,4; Ef 6:8; Jd 20; portanto é um instrumento útil para se buscar outros dons.
Algumas décadas depois o mesmo padrão se repete, a língua era o dom mais comum . Leia 1 Co 12 e 14. Até o  R. C. Sproul disse: “ É clara pelos textos do livro de Atos, que o dom do falar em línguas realmente funcionava como um sinal externo do enchimento do Espírito “O ministério do Espírito Santo”p.129. 

Conclusão: no livro de Atos o termo batismo no Espírito é associada com dons espirituais.

Observações:
Para a abordagem que defende que o batismo no Espírito era acompanhada de dons , mas hj não é mais veja o tópico 7
Para a análise se 1 Co 12 se refere a  Batismo no Espírito por Cristo, ou Batismo pelo Espírito no corpo veja  tópico 4


3.EXTENÇÃO DA PROMESSA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO (OU DA OPERAÇÃO DOS DONS)

·        Jesus não colocou limite de tempo quanto à operação dos dons Jo 14:12.
 ¶ Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

·        Paulo disse que os dons só cessarão após a volta de Cristo 1 Co 1:7;  13:8-12.
1 Co 1:7  De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,

8 ¶ O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
9  porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
10  Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
11  Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
12  Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

·        A profecia de Joel 2 tem caráter duplo:  Selo da salvação e Dons sobrenaturais

1- Jesus em At 1:4-5 identifica a promessa de Joel 2 (ver At 2:33) com o termo “batismo no Espírito Santo”,  que é um revestimento de poder com manifestações de dons (Lc 24:49; At 1:8, 2:17-18).  
At 1:4  E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.
5  Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
8  mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Lc 24:49  Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.

At 2:16  Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel:
17  E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;
18  até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.
33  Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.

2- A profecia de Joel inclui a promessa da doação ou derramamento universal do Espírito Santo (At 2:33) como selo de salvação At 2:21; 2:38; Ef 1:13 (veja que esta última referência diz: “fostes selados com o Espírito Santo da promessa” assim como Gl 3:14. 
At2:21  E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
38  Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
Ef 1:13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;


Portanto a promessa da profecia de Joel (que é de caráter duplo é para todos que se converterem At 2:15-18,39. ou seja, é para toda “carne”, isto é, não é só para os judeus, mas para qualquer pessoa, sem distinção racial, social, etc,

Objeções:

1-                 1 Co 13:8-12 se refere ao fechamento do Cânon sagrado do Novo Testamento (27 livros)
2-                 A ausência de testemunho histórico evidencia a restrição de operação dos dons à era apostólica

Refutação
1-                 O contexto de 1 Co 13:8-12 se refere claramente à ocasião em que veremos o Senhor face a face, que é a sua volta.
2-                 Em 1º lugar apenas a citação de Irineu citada na introdução derruba tal tese. Em 2º lugar, a história mostra que a partir do final do séc. XIX ocasião em que se voltou a enfatizar e buscar os dons do Espírito Santo relacionados em 1 Co 12:1-10 eles voltaram a ser abundante, o que nos mostra duas coisas: 1ª Eles geralmente são posteriores à conversão, caso contrário seriam abundantes no decorrer da história 2ª-Geralmente se manifestam após busca específica.




4.FALSOS CONCEITOS SOBRE O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Os protestantes históricos e alguns pentecostais (ou carismáticos) ou continuístas como D. A . Carson afirmam que a regeneração, ou batismo em Cristo é o mesmo que batismo com o Espírito Santo, isto é que ele se refere à conversão. Pois:
1-                 Os discípulos só receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes, pois o Espírito só seria dado após a ida de Jesus ao Pai e sua glorificação Jo 7:39; 16:7.
2-                 1 Co 12:13 afirma que todos são batizados no Espírito Santo porque a preposição “en”, utilizada neste versículo, implica a tradução “pelo ou por” que seria a tradução da preposição “ hyper” utilizada para alguém que administra o rito do batismo  Mt 3:6,13,14; Mc 1:5,9. A construção gramatical deste versículo é semelhante ao descritos no livro de Atos que descrevem Jesus como o que batiza no Espírito Santo, sendo portanto um termo técnico Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33; At 1:5; 11:16, referente a experiências pós conversão
3-        Alguns teológos como por exemplo, Grudem reconhecem que os discípulos reanasceram de novo antes do pentecostes, mas que a 2ª benção que receberam o batismo no Espírito era na verdade a primeira experiência na Nova Aliança . Ele afirma que o dia de pentecostes era uma era de transição entre a Antiga e Nova Aliança

"Porém isso não deve ser visto como uma grande dificuldade, porque Paulo diz, referindo-se aos filhos de Israel ", e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar" (1 Coríntios 10:2), uma expressão paralela muito próxima em que a nuvem e o mar são os "elementos" que cercaram ou oprimido os israelitas e Moisés simboliza a nova vida de participação na aliança mosaica e da comunhão com o povo de Deus, liderada por Moisés), em que os israelitas eram preso depois de ter passado através da nuvem e do mar. Não é que havia dois lugares ao mesmo batismo, mas um era o elemento em que foram batizados e outro era o lugar em que se viram depois do batismo. Isto é muito semelhante ao 1 Coríntios 12:13, O Espírito Santo foi o elemento em que foram batizados, e do corpo de Cristo, a igreja era o lugar em que se achavam após o batismo. [11] Parece, portanto, adequada para concluir que: 1 Coríntios 12:13 também se refere ao batismo "em" ou "com" o Espírito Santo, e designa a mesma coisa que os outros seis versos citados. Teologia Sistemática. Wayne Grudem., São Paulo:Vida Nova, 2008,p. 639

3- "Por fim, devo dizer algo sobre  ενί ττνεύματι (eu heni pneumati), “em um só Espírito” ou “por um só Espírito” ou “com um só Espírito”. Por vezes, tem sido argumentado que, se traduzirmos a frase grega por “em um só Espírito”, a combinação de “em um só Espírito, em um só corpo” fica tão truncada que se torna inaceitável. Portanto, a frase em questão deve ser instrumental: “fomos todos batizados por um só Espírito em um único corpo”.95 Baseando-se nisso, alguns argumentam que, apesar de esse batismo com ou pelo Espírito ser coincidente com a conversão, nos Evangelhos e em Atos, o batismo no Espírito é uma coisa diferente: uma experiência posterior à conversão. Se assim for, esse seria o único lugar no Novo Testamento em que o Espírito é o agente do batismo. Nas outras seis situações, relacionadas à profecia de João Batista, Cristo é o agente que batiza, e o Espírito Santo é o meio pelo qual ou a esfera na qual somos batizados. Mais ainda, onde quer que o verbo batizar seja usado no Novo Testamento, é o meio do batismo — água, fogo, nuvem, e assim por diante — que é expresso no uso da preposição èv (en), e não o agente. Apesar de “em um só Espírito, em um só corpo” soar truncado em português, não é totalmente claro que esse seja o caso em grego. Na verdade, a combinação das frases em grego enfatiza muito bem o ponto exato que Paulo quer destacar: todos os cristãos foram batizados em um só Espírito; todos os cristãos foram batizados para ser um só corpo. Tanta atenção foi dada às preposições que acabamos negligenciando o uso repetido que Paulo faz da locução um só. Paulo arma o palco para demonstrar que, nas palavras de MacGorman, “não há igrejas de um único membro, nem há dons que sirvam para todos os membros”.96 Seja qual for a decisão que alguém tome quanto a essa frase polêmica, é importante reconhecer que nada de crucial depende do resultado final: carismáticos e não carismáticos já defenderam ambas as posições do problema. A manifestação do Espírito. D. A. Carson. São Paulo: Vida Nova, 2013 , p.97


 É verdade que os discípulos eram nascidos de novo bem antes do pentecostes..., Mas este fato nos ajuda a entender o que ocorreu com os discípulos no Pentecostes. Eles receberam esta nova e extraordinária capacitação do Espírito Santo porque  viviam na época de transição entre o Espírito Santo na Antiga Aliança e do Espírito Santo na nova aliança. Embora fosse uma "segunda experiência" com o  Espírito Santo, que veio muito tempo depois da conversão deles, não deve  ser tomada como um padrão para nós, pois  não estamos vivendo em uma época de transição na obra do Espírito Santo.  Teologia Sistemática. Wayne Grudem. São Paulo: Vida Nova, 2008, p. 639,642



Refutação

Jesus subiu ao Pai logo após sua ressurreição, pois disse que se não fosse até o Pai, o Consolador não viria. E que quando voltasse,  o coração deles se alegrariam, compare Jo 16:7,16-22 c/ 20:19-22; compare também Jo 20:17 (ocasião em que na aparição de Cristo, Maria Madalena o segura Mc 16:9)  c/ Mt 28:8-9 (veja que 3 mulheres foram  no sepulcro-Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé Mc 16:1; nesta ocasião posterior Maria Madalena encontra com as outras mulheres e Jesus as encontra , aí então como já havia subido ao Pai elas o adoram livremente. Sua ascensão definitiva foi após 40 dias de sua ressurreição (e subida ao Pai) At 1:1-9.

 A analogia é explícita com Gn 2 quando Deus sopra em Adão o espírito de vida e ele se torna alma vivente, e em Jo 20 os discípulos recebem o Espírito Vivificante. Observe que em Gn 2, não foi um ato profético, Adão de fato se tornou um ser vivo que respira, recebeu o fôlego de vida, recebeu o espírito humano.




Jo7:39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Jo 16:7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Observe:
Jo 16:16 ¶ Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis. Vou para o Pai.
17 Então, alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que vem a ser isto que nos diz: Um pouco, e não mais me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Vou para o Pai?
18 Diziam, pois: Que vem a ser esse— um pouco? Não compreendemos o que quer dizer.
19 Percebendo Jesus que desejavam interrogá-lo, perguntou-lhes: Indagais entre vós a respeito disto que vos disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?
220 Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
21 A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.
22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.


Jo 20:17 Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
18 Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.
19 ¶ Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.



  • Em relação à  glorificação de Cristo, a Bíblia em 1 Co 15 nos mostra que Cristo é a primícia dos que dormem, e assim como foi com ele , assim será com os que morrerem salvos, na ocasião da ressurreição serão glorificados  1 Co 15:20-54 (ver especialmente verso 43). Portanto Cristo foi glorificado já na sua ressurreição
1 Co 15:42 Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.
43 Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.

·        Os discípulos (não estava somente os apóstolos, mas também outros discípulos Lc 24:33) receberam o Espírito em Jo 20:22 ( a construção verbal dá a idéia de algo ocorrido de uma vez para sempre e não uma coisa futura- Ver comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal) e só depois receberam a promessa do batismo no Espirito por Jesus Lc 24:49-52; At 1:1-5. Portanto o batismo no Espírito Santo segundo descrito em Atos 1:1-5 ocorre após o novo nascimento,  e esse novo Nascimento ocorreu na Nova Aliança inaugurada com a morte, ressurreição e assenção de Cristo. Da mesma forma o dia de Pentecostes ocorreu na Nova Aliança  e não numa era de transição

Lc 24:33 E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles,
2Jo 20:17  Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
118  Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.
119 ¶ Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
220  E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.
221  Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
222  E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

  • A  Bíblia ensina que a pessoa recebe o Espírito quando crê (Novo Nascimento, Regeneração ou Batismo em Cristo) Ef 1:13-14; 2 Co 1:22; Rm 8:15 pois ele é o penhor da salvação (garantia). O Batismo com o Espírito Santo ocorre após o Novo Nascimento At 19:1-6; 9:1-18; 8:12-17 ou imediatamente após At 10:44-46 c/ 11:15-16 (de qualquer forma posterior a salvação, pois os dons do Espírito na nova aliança são dados somente para pessoas que nasceram de novo. Em outras palavras é uma experiencia distinta da salvação. Como foi explicado acima a condição para que as pessoas recebessem o Espírito Santo seriam 3: glorificação de Cristo, subida ao Pai e a conversão.
At 19:1 ¶ Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.
3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João.
4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.
5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.
6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.


At 8:12 Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres.
13 O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.
14 ¶ Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João;
15 os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo;
16 porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.
17 Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.

At 10:44 ¶ Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45  E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo;
46  pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro:
47  Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?
 
At 11:15  Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio.
16  Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.

  • ·Como afirma o Dicionário Internacional do Novo Testamento, no seu estudo das preposições gregas, p.1748-1791, o tipo de grego usado no Novo testamento (Coiné) e o  grego clássico ( este ao longo do tempo) não faziam distinção rígida dos uso das preposições (especialmente o Coiné), portanto ao traduzir um texto deve-se levar em conta também o contexto, variação estilística, dentre outros. Isso acontece principalmente com a preposição em questão en  que apresenta uma versatilidade muito grande invadindo o significado de outras preposições. E é por seguinte a preposição mais utilizada no Novo Testamento. Portanto fazer doutrinas baseadas no uso rígido de preposições é um grande erro. (veja abaixo) Ver também o livro “A exegese e suas falácias” - ed. Vida Nova.

  • Os opositores usam trecho de 1Co 12:13 da versão ARC, ACR e AC que diz que “todos nós fomos batizados em um só Espirito, formando um corpo”, para afirmar que ao aceitar Jesus a pessoa já se torna automaticamente batizada no Espírito Santo, isto é, o novo nascimento é sinônimo de batismo no Espírito Santo. 

Porém outras versões da Bíblia como:  AR, Almeida Século 21 Alfalit, NVT (Nova Versão Transformadora), King James em português, traduzem o texto enfatizando o batismo no corpo, por meio da habitação do Espírito; até mesmo a NVI (nota marginal) e a Bíblia de Estudo Pentecostal (que usa a versão ARC) traz uma nota de rodapé  mostrando que pode-se traduzir “por”, enfatizando a ação do Espírito para batizar as pessoas no corpo. Ou seja O Espirito é o agente,   e o corpo é o meio.

1 Co 12:13 todos nós fomos batizados por um só Espirito, formando um corpo

8   1 Co 12:18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.


A expressão “ a todos nós foi dado de beber de um só Espírito de 1 Co 12:13 à luz de Jo 7:37-39 retrata explicitamente o recebimento ou doação do Espírito., o qual nos faz membros do corpo de Cristo, pela sua habitação em nós reforçando que é o Espírito que nos batiza no corpo.

 Jo 7:37 ¶ No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

38  Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

39  Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Romanos 8:9  Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

 


 Esta mesma palavra grega en aparece em Lc 2:27; 4:1; Mc 1:12; Mt 12:24,28 e é traduzida por “pelo”, denotando o que os estudiosos chamam de en  instrumental . Apesar disso outras passagens que aparece a mesma partícula grega a tradução aceita significa “em” Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:3; assim as 2 traduções são possíveis, porém neste caso o uso instrumental deve ser o mais aceito.


a)  O contexto que mostra o Espírito como agente ativo 1Co 12:7-13 (e não passivo, como exige a outra tradução) pois é o Espírito quem dá os dons, é ele quem opera segundo o seu querer. 

 

Isso é favorecido pelo fato de 1 Co 12:9 “pelo mesmo Espírito” (en to heni pneutmati“ ser
indubitavelmente instrumental no seu sentido, à luz da expressão anterior ‘dia tou pneumatos’   [‘pelo Espírito’]  (1 Co12:8; cf. v. 7, 8b,, 11)    (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento- p.1788, ed. Vida Nova)

1 Coríntios 12:3 Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo <1722> Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo <1722> Espírito Santo.

1 Coríntios 12:9 a outro, pelo <1722> mesmo Espírito, a fé; e a outro, no <1722> mesmo Espírito, dons de curar;

b)      Wayne Grudem afirma que a construção deste versículo (1Co 12:13) se assemelha ao de 1 Co 10:2 em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar, e que um era o elemento/meio em que foram batizados (nuvem e o mar), e o outro o lugar onde se encontravam, a nova vida de participação na aliança mosaica, favorecendo a argumentação tradicional. Todavia sabemos que o povo em Moisés (através de Moisés) foi batizado na nuvem e no mar, assim Moisés foi agente (o agente ativo) através do qual se processou o batismo (e não o elemento  em que foram batizados) e tão pouco o lugar  onde se encotravam, pois ali se refere ao indivíduo Moisés e não a aliança mosaica. Assim da mesma forma vemos que as pessoas por meio do Espírito Santo recebido quando se crê, são batizadas no corpo de Cristo (se tornam membros do corpo de Cristo). Conclui-se assim que, 1 Co 12:13 não afirma que todas a s pessoas são batizadas no Espírito Santo, e sim que a habitação do Espírito Santo nos torna salvos e portanto membros do corpo Rm 8:9; 1 Jo 4:13.


c)      O erro desta interpretação, neste texto, além de residir numa falácia no uso rígido da preposição, faz com que a expressão, então traduzida como batismo no Espírito Santo, seja um termo técnico para se referir a uma experiência que acontece na conversão o que também constitui um erro. Isso é discutido no livro “ A exegese e suas falácias, p. 44, ed. Vida Nova” )

e) D. A Carson, continuísta dos dons, disse que onde quer que o verbo batizar é usado é sempre usado com a preposição èv é usada se refere ao meio/elemento e não ao agente. A questão é que nos outros textos o agente é citado dispensando a preposição. Se em 1 Co 12:13 o Espírito Santo é o meio ou elemento, o contexto local não determina que Jesus seja o batizador.  Pelo contrário, como vimos acima, o Espírito neste contexto é agente ativo e não meio, pois é ele quem nos faz nascer de novo e distruibui dons segundo a sua vontade. 

Mateus 3:6  e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Marcos 1:5  Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.
Mateus 3:11  Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Marcos 1:8  Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.
Lucas 3:16  disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

João 1:33  Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.


E quando o próprio Jesus repete a promessa de João:
Atos 1:4  E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.

Atos 1:5  Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 

Atos 11:16  Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.






 5-TERMOS UTILIZADOS PARA SE REFERIR AO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

·        Batismo no Espírito Santo-  A Bíblia promete o cumprimento da promessa do batismo no Espírito experiência de “receber o poder”, ser “revestido de poder”, ser “cheio do Espírito” Lc 24:49-52 c/ At 1:4-8. O começo do cumprimento da promessa ocorreu em At 2 e é descrito como “cheios do Espírito” v. 4, “falar em novas línguas” v. 4. Pedro descreve estes fatos, como sendo o cumprimento da promessa v.16-18,33 . 


Comparando At 10:44-46 c/ 11:15-16, vê-se que os sinais apresentados foram descritos como evidência do batismo no Espírito Santo, ocasião em que o termo é repetido. Sem a menção de línguas de fogo som como de uma vento.
At 10:44 ¶ Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45  E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo;
46  pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro:
47  Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?


At 11:15  Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio.
16  Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.


· “promessa”- Lc 24:49; At 1:4-5; 2:39; 11:15-16 c/ 10:44-46. (COMO FOI FALADO ACIMA A PROMESSA DE JOEL TEM CARÁTER DUPLO – ver acima a questão 2.

Obs: Alguns ensinam que o termo “receber o Espírito” no livro de Atos somente, se refere ao batismo no Espírito Santo. Isto é um erro, pois o falar em línguas servia como sinal factual de que as pessoas já tinham recebido o Espírito Santo ver At 10:44-47 e compare com At 11:15-16. É claro pois que, como foi exposto acima, o falar em línguas vem depois do ter de fato o Espírito. Assim nem todo que é salvo (isto é, tem o Espírito Rm 8:9) fala em línguas , mas se alguém fala em línguas (pelo Espírito) esse com clareza tem o Espírito.




.    6-  DEFINIÇÃO DO BATISMO NO ESPIRITO SANTO

·        É uma experiência posterior à regeneração (recebimento do Espírito para habitação), podendo ser também imediatamente após. Ou seja, é uma experiencia distinta da salvaçãoVer 3.
·        Ocorre quando a pessoa é cheia pela primeira vez do Espírito (após a Nova aliança), revestida do poder, isto é, quando ela é imersa no poder do Espírito At 1:8; 2:4, nesta ocasião ocorre a iniciação aos dons do Espírito Santo descritas em ! Co 12:1-11. Isso se refere ao período do derramamento universal do Espírito Santo descrito em At 1:4-5; 2:16-18, que se iniciou no dia de Pentecostes. Assim os casos de pessoas  anteriores a este período não são levados em conta, como é o caso de João Batista, Isabel, Zacarias  Lc 1:15; 41-45; 67-69.
  
      Em suma, o Batismo é a maneira pela qual Deus libera seu poder para realizar algo sobrenatural por meio de nós, ou seja, Deus libera seu poder por meio de dons espirituais.

7- EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Vejamos os relatos:

·        No dia de Pentecostes- judeus At 2:4: línguas. Ocorreu após a conversão, eles de fato receberam o Espírito em Jo 20:22 (ver  3.), antes do Pentecostes.
·        Na casa de Cornélio –gentio “temente a Deus” (termo que se relacionava a gentios que seguiam o judaísmo porém não eram circuncidados  At 10:44-46 c/ 11:15-16 : línguas. Ocorreu imediatamente após a conversão, pois os dons são doados somente para pessoas convertidas.
·        Em Éfeso- gentios At 19:1-6- línguas, profecia. Ocorreu após o batismo nas águas, portanto depois da conversão.
·        Paulo At 9:17-18 c/ 1 Co 14:8- línguas. Ocorreu após a conversão e antes do batismo At 9:1-18.
·        Samaria- At 8:1-18: Ocorreu após a conversão e batismo. Algo perceptível aconteceu, porém não relatado no texto. Seria as línguas? Até mesmo antipentecostais admitem a hipótese, pois dizem que eram um padrão visível de que Deus aceitara todos os grupos de pessoas (judeus, tementes a Deus,(que eram gentios), samaritanos e gentios) naquela época. Onde está escrito que isso não acontece mais?
No Concílio de Jerusalém At 11:1-18, a prova de que os gentios tinham sido aceitos por Deus foi o falar em outras línguas, como ocorreu no princípio, isto é, no dia de pentecostes At 11:15-18 c/ 10:45-47 e 2:1-4. A evidência comum nos relatos acima foi o falar em outras línguas. O dom de línguas é o único dom que pode ser usado pelo cristão na hora que ele desejar, pois visa principalmente a edificação pessoal 1Co 14:2,4; Ef 6:8; Jd 20; portanto é um instrumento útil para se buscar outros dons.
Algumas décadas depois o mesmo padrão se repete, a língua era o dom mais comum . Leia 1 Co 12 e 14. 
Até o cessacionista (embora hoje não seja mais) R. C. Sproul disse: “ É clara pelos textos do livro de Atos, que o dom do falar em línguas realmente funcionava como um sinal externo do enchimento do Espírito “O ministério do Espírito Santo”p.129. 

Objeções:
1)      Nos exemplos anteriores, mais o relato da conversão dos samaritanos em Atos 8:4-25, em que os os discípulos são cheios do Espírito Santo após a conversão, com  a evidência inicial comum do falar em línguas (explícita, exceto em Atos 8) é explicada através do argumento que Deus queria mostrar para os Judeus que Gentios, Samaritanos e os “tementes a Deus” todos eles foram aceitos por Deus, e assim a uniformidade deste padrão se repetiu. Porém isso não deve ser tomado por padrão para os dias atuais visto que estavam vivendo numa época de transição da obra do Espírito entre a antiga aliança e a nova aliança” (Dr. Wayne Grudem). Portanto somente 1Co 12:12 pode definir o significado do termo “batismo no Espírito Santo” utilizado no livro de Atos..
2)      R. C. Sproul no seu livro “O ministério do Espírito Santo” destaca que o objetivo de Lucas no livro de Atos era destacar a universalidade do evangelho e destacar que o que há de comum nesses eventos é que o “Espírito Santo batiza todo povo de Deus. Que houve uma demora em Atos, entre a conversão e o batismo, não estabelece esse aspecto como uma norma. Havia claras razões histórico-distintivas para que ocorressem esses “Pentecostes” distintivos. Eles demonstraram claramente a igualdade de todos os quatro grupos na igreja. Nada existe no texto indicando que esse intervalo entre as duas ocorrências- a conversão e o batismo no Espírito- seja comum.”  P.128
3)      O mesmo autor argumenta: “Se o falar em línguas é a evidência externa do batismo no Espírito Santo, e o batismo no Espírito Santo é uma obra subseqüente, crucial e normativa na vida dos crentes, então por que a vasta maioria dos crentes, durante a história da igreja não atingiram essa dimensão vital da vida cristã? Foi o pentecostes original um colossal ‘ fracasso’  quanto à vida dos crentes, durante a história cristã, até os dias presentes? (Se o propósito do pentecostes era derramar um dom contínuo de línguas, então a descontinuidade histórica indica que esse objetivo não foi alcançado).
4)      Um outra objeção levantada pelo mesmo autor era que o Espírito Santo vinha de uma forma inclusiva e incondicional.
5) A bíblia diz que nem todos falam em línguas 
1Co 12: 28  A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo 
lugar,profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar,
 socorros, governos, variedades de línguas.
29  Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de
 milagres?
30  Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? {em outras línguas; no original, em línguas} Interpretam-nas todos?


Refutação

      1- Como ficou evidente na discussão do ponto 3 (Falso conceito sobre o significado do batismo no Espírito Santo), o texto de 1 Co 12:13 não retrata às experiências do livro de Atos, por se referir a inserção dos cristãos no corpo de Cristo por meio do Espírito Santo na ocasião da conversão. Assim,  o significado do termo deve ser investigado nos relatos de Atos e dos Evangelhos. A afirmação de que aquela era uma época de transição não é verdadeira, pois aquele dia de Pentecostes se deu após a realização da Nova Aliança. Se o livro de Atos não pode ser utilizado para definir o significado deste termo para que devemos apelar?
      2-Como afirma o anti-pentecostal R. C. Sproul É clara pelos textos do livro de Atos, que o dom do falar em línguas realmente funcionava como um sinal externo do enchimento do Espírito p.129. Essa conclusão claramente pode ser tirada do texto, agora fazer inferências de que aquilo não pode ser tomado como norma se esbarra em vários fatos:
·        Não há menção alguma que tais acontecimentos não deveriam se repetir.
·        O texto sagrado diz que quando Pedro explicou o que era o fenômeno das línguas, disse que aquilo era o cumprimento da promessa de Deus por intermédio de Joel e que essa promessa se repetiria com todos quantos Deus chamasse At 2:15-18, 39, isso se repetiu por todo livro de Atos.
·        A AFIRMAÇÃO DE QUE O FALAR EM LÍNGUAS ERA SOMENTE PARA MOSTRAR QUE DEUS ACEITOU OS CHAMADOS  4 GRUPOS É FALSA, POR QUE: 1- os chamados “tementes a Deus” eram gentios, e não eram aceitos pelo judaísmo. Assim, então eram 3 grupos e não 4.  2- o grupo de Efeso segundo estes comentaristas eram gentios, e isso mostra que Deus estaria repetindo o padrão, o que fortalece a tese PENTECOSTAL (aqui defendida)
·        Tal fenômeno se repete desde o início do movimento pentecostal, por justamente pregar que aquele era um padrão universal da evidência do batismo no Espírito, mas não só para aquele tempo, mas para todos os tempos.
·        Esse padrão não foi criado por Lucas durante a redação do livro de Atos apenas para deixar claro que os gentios tinham sido aceitos por Deus, Lucas apenas registrou o padrão estabelecido pelo Espírito Santo. Quanto a afirmação de que o intervalo entre a conversão e o recebimento do batismo no Espírito Santo não era comum, primeiramente os pentecostais afirmam somente que esta experiência é  posterior à salvação podendo ou não ocorrer cronologicamente um espaço de tempo entre a conversão e o batismo no Espírito Santo, no caso dos judeus, dos samaritanos, dos gentios isso foi cronologicamente posterior, mas não no caso dos “tementes a Deus” que foi imediatamente posterior,  pois Paulo ensinou que os 9 dons são distribuídos para o corpo de Cristo e para ser membro do corpo é preciso que a pessoa seja convertida.
3-     Há equívocos na afirmação do escritor:
·        O batismo no Espírito Santo não é crucial na vida do crente no que diz respeito ao fruto do Espírito e à sua salvação.
·        É normativo no mesmo sentido que a Bíblia ordena que o crente seja continuamente cheio do Espírito Ef 5:18, porém não significa que uma pessoa que não seja cheio do Espírito não seja salva. Isso é um alvo a ser alcançado, que porém pode ou não ser atingido, só depende da pessoa visto ser uma ordem do Senhor.
·        Não é uma dimensão vital no sentido absoluto, mas só no que diz respeito à manifestação dos 9 dons do Espírito.
·        O falar em línguas, curas e outras manifestações são somente para os que crêem Mc 16:17, isto é um fato pois até certo tempo a  maioria dos estudiosos da bíblia era cessacionista, e esses sinais não ocorrem na vida destes, atribuem tais manifestações aos demônios. Pelo contrário o argumento histórico reforça a tese de que os dons se manifestam quando se crê na atualidade deles. Isto pode ser visto através da revolução causada pela doutrina pentecostal, onde a vasta maioria dos membros destas igrejas apresentam pelo menos o dom de línguas.
·        O propósito do pentecostes não é simplesmente trazer o dom de línguas. Ver abaixo.
·        A afirmação de que muitos homens santos de Deus como Agostinho, Tomás de Aquino, Anselmo, Lutero Calvino e outros não exibiram qualquer falar em línguas é um sofisma, pois: A- Santidade não implica em dons e vice versa, 1Co 1:7; 3:1. B- A história destes homens não mostra que eram tão santos assim, alguns perseguirão irmãos na fé e chegaram até mesmo a executar e queimar matar seus oponentes em nome da fé (Lutero e Calvino).  C- A sinceridade na espiritualidade não implica necessariamente na crença correta e conseqüentemente prática correta, como é o caso de Agostinho com suas doutrinas errôneas. D- Se tais homens falaram ou não em línguas tal aspecto é controverso, mas a argumentação pentecostal não depende desta conclusão.
4) A afirmação de que o Espírito Santo vinha de forma incondicional não reflete a experiência dos samaritanos, dos gentios de Éfeso, do apóstolo Paulo e dos cerca de 120 pessoas no pentecostes. Pois em todos eles houve uma ação humana. Poderia refletir o caso dos “tementes a Deus”  (Cornélio), porque o texto não afirma que eles buscavam ou tinham conhecimento do batismo no Espírito ou sobre eles foi imposto as mãos; ao contrário dos outros grupos onde ouve imposição das mãos específica para recebimento da plenitude do Espírito (samaritanos, gentios e Paulo) ou simplesmente ensino e expectativa (judeus de pentecostes). Isso demonstra apenas uma exceção e não uma doutrina como quer o escritor. Isso ocorre esporadicamente nos círculos pentecostais onde algumas pessoas ao aceitar a Cristo já começam a falar em novas línguas.

5) 1 Co 12:30 não contradiz a tese que a língua é sinal da plenitude inicial do Espirito Santo

  • Tanto em Atos como em Coríntios a língua era o dom comum (tese defendida inclusive por não pentecostais, inclusive cessacionistas.
  • 1Co 12 mostra apenas que no corpo de Cristo nem todos interpretam, nem todos falam em línguas, nem todos são apóstolos, e de fato a realidade é essa. Paulo não se pronuncia sobre o tema Evidencia da Plenitude do Espírito. Ele não diz que uma pessoa que  não tem dom de interpretação não pode receber, pelo contrário, e assim diz respeito a outros dons. Ele diz que a pessoa deve usar o dom que tem.
1Co 12:28  A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
29  Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?
30  Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? {em outras línguas; no original, em línguas} Interpretam-nas todos?


  • Paulo ensinou que gostaria que todos falassem em línguas, interpretassem e profetizassem. Mas mesmo assim escreveu que nem todos tem dom de interpretação, línguas e profecia


1 Co 14:5  Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
12  Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
13  Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
9  Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em outras línguas.



  • As pessoas não interpretam não é porque Deus não quer dar interpretação
1 Co 14:30  Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? {em outras línguas; no original, em línguas} Interpretam-nas todos?
13  Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.


           
8-  PROPÓSITO DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

7.1- Unção para o serviço -Jesus só começou seu ministério após descer sobre Ele o Espírito Santo Lc 3:22; 4:1,14,18-19; At 10:38. Palavras como “cair, descer, do alto, ser cheio, revestir, derramar” descrevem a unção para o serviço tanto no N.T Lc 24:49; At 1:8; 10:44-45; 2:4,17,18; etc. como no A.T Nm 11:17,25-26; 24:2; Dt 34:9 c/ Nm 27:18(observe que Josué já tinha o Espírito); Jz 3:10; 6:34; 11:29; Is 11:1-5; 61:1; Ex 31:3; 1 Sm 10:1,6-10; Lc 1:15,67; Mq 3:8. A Igreja da era Apostólica testemunhava com poder e não só com Palavras como fazem os pentecostais hoje 1Ts 1:5; At 4:33; 8:6; 1Co 2:4; Rm 15:19; Gl 3:5, etc.

7.2- Edificação Pessoal-  Embora seja possível ter o fruto do Espírito Gl 5:22; 1Co 13 sem manifestar algum dos nove dons, aqueles que são batizados no Espírito Santo possuem um maior potencial de intimidade com o Espírito Santo, visto possuírem o dom de línguas 1 Co 14:2,14-17 e daí ter uma vida acompanhada de sinais.  Veja https://averacidadedafecrista.blogspot.com/2021/01/dom-de-linguas-uma-analise-biblica.html

7.3- Edificação Coletiva-  O batismo no Espírito Santo envolve o crente nos dons manifestacionais visando a edificação coletiva 1Co 12:1-11.



9. REQUISISTOS PARA RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
9.1- Fé- Mc 16:17; Jo 14:12. No dia de Pentecostes antes do grupo de quase 120 pessoas serem cheios do Espírito Santo e começar a falar em outras línguas, foi visto línguas como que de fogo, e ouvido um som como de que um vento forte (símbolos do Espírito); estes sinais serviram de aviso de que não precisava esperar mais Lc 24:49, aí então aquele grupo liberou sua fé na Palavra de Jesus At 1:5,8; e então começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem ( observe que quem fala é a pessoa, porém com a unção do Espírito; daí a razão por muitos não falarem em outras línguas).
9.2- Novo Nascimento- A pessoa independente de seu tempo e maturidade cristã pode receber o batismo no Espírito Santo At 10:44-47, basta se arrepender e crer em Jesus At 2:38; 5:32.


10.    MEIOS DE RECEBER O BATISMO NO ESPIRITO SANTO
9.1 Oração individual- Lc 11:13. O grupo de cerca de 120 pessoas aguardaram o sinal da vinda do Espírito em oração At 1:14, todos foram batizados no Espirito At 2:1-4.
9.2 Imposição de mãos- At 8:15-17; 9:17; 19:6.
9.3 Mover do Espírito Santo- At 10:44.  Em algumas ocasiões especiais vê-se pessoas que no momento em que aceitam a Jesus já falam em novas línguas.

11.    PERMANECENDO CHEIO DO ESPÍRITO
Após o enchimento inicial advindo do batismo no Espírito Santo,  devemos através de oração, jejum e louvor permanecer cheios do Espírito At 4:31; Jd 20; Ef 6:8; Lc 4:1-2; Ef 5:18-19.O dom de interpretação é obrigatório em ocasiões publicas do dom de linguas 1 Co 14



12.    OBSERVAÇÕES
·        É possível a pessoa possuir os dons sem ter o fruto do Espírito desenvolvido 1 Co 1:7,10-11; 3:1-3; 5:1-13; 6:1-20; etc. O desenvolvimento do fruto vem através da obra do Espírito, e esta depende de cada pessoa regenerada, porém o batismo no Espírito Santo pode ser outorgado em qualquer momento da experiência cristã visto sua finalidade. Há ainda aqueles que mesmo sendo batizados no Espírito Santo vivem como os crentes não batizados, pois não entendem o propósito do batismo, acham que este serve apenas para falar em outras línguas quando “sentem”.
·        Nem todos os que falam em outras línguas, ou exprimem algum dom sobrenatural são batizados no Espírito Santo, pois existem atuações demoníacas 1Co 12:3; Ap 13:12-14. Ninguém que cultua ídolos, ou mortos tem o Espírito Santo 1Co 10:20-21; 12:2; etc.
·        Muitos confundem Reações Individuais (choro, alegria, cair, etc) com a evidência do batismo no Espírito Santo, porém a evidência inicial do Batismo está descrita na Bíblia, todas estas reações podem acontecer sem a pessoa ser batizada no Espírito Santo.

13.    CRISTIANISMO DE 2 CATEGORIAS?

Grudem e outros autores afirmam que os pentecostais ensinam um cristianismo de duas categorias porque freqüentemente perguntam se alguém foi batizado no Espírito Santo ou não, e isso leva inevitavelmente ao ciúme, divisão e ao orgulho. 
Refutação: 
  • Na igreja de Corinto o uso o fato das pessoas serem imaturas e terem dons levou a alguns a term ciúmes do atuação do dom de outrém.1 Co 12. Então o fato de lgém manifestar um dom e a igreja não for madura isto poderá gerar problemas.
  • Se a doutrina pentecostal for bem explicada esses problemas não necessariamente ocorrerão, pois  o pentecostalismo não ensina a superioridade do batizado no Espírito.Como acontecia em Corinto, muitos tem um comportamento indesejável, muitas vezes pior do que os que não são batizados (ver as OBSERVAÇÕES) pois não fazem uso  correto do dom de línguas para a oração privada como ensina a bíblia, pelo contrário quando utilizam as línguas fazem de maneira inapropriada, geralmente no culto e de maneira a chamar a atenção para si, acham que podem falar em línguas só quando “sentem” a presença de Deus. Ou ainda porque não buscam o fruto do Espírito como em 1Co 13.
  • Não existe problema em perguntar se as pessoas tiveram expereincia com dom espiritual /batismo no Espírito ; ou em estimular as pessoas a procurar os melhores dons, desde que o ensino sobre os dons esteja claro na igreja. Uma pergunta sobre experienica com o Espirito Santo e seus carismas pode ser acompanha de jenuína manifestação do Espírito como em  At 19:1-4 e isso não causou orgulho espiritual.
  • uma pergunta boa, à maiora dos pentecostais, já que infelizmente apresentam os mesmoms problemas relatados em 1Co 12,13 e 14 seria perguntar se os que falam em línguas já estão interpretando, ou se estão andando no caminho do amor 1 Co 13



Para maiores detalhes sobre dons espirituais veja: http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/search/label/9%20dons%20do%20Esp%C3%ADrito%20Santo