Pesquisar e

domingo, 24 de agosto de 2014

VAIDADE (como se entende popularmente com o termo) NÃO É PECADO!!!!!!








O que quero dizer é que cuidar de si e da aparência não constitui pecado, e isso NÃO É VAIDADE!!!
A vaidade como cuidado estético, não se encontra nos dicionários!!!!

Como veremos, olhando TODAS as palavra traduzidas por vaidade na bíblia, NÃO EXISTE O SENTIDO DE ESTÉTICA!!!!  VEJA:




A-VEJAMOS AGORA O SENTIDO DE VAIDADE EM PORTUGUÊS: 
Não existe o sentido de vaidade, como se usa no cotidiano, no sentido de cuidado visual, estético.
Dicionario Michaelis:

sf (lat vanitate)

 1 Qualidade do que é vão, instável ou de pouca duração.
 Desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros. 
3 Vanglória, ostentação. 
4 Presunção malfundada de si, do próprio mérito; fatuidade, ostentação.
 5 Coisa vã, fútil, sem sentido. 
6 Futilidade. V. de língua: jactância, presunção.












Dicionário Priberam da Língua Portuguesa  [consultado em 25-08-2014].
vai·da·de 
(latim vanitas-atis)

substantivo feminino
1. Qualidade do que é vãoinútilsem solidez nem duração. = VANIDADE
2. Fatuidade; ostentação.
3. Sentimento de grande valorização que alguém tem em relação a si próprio. = VANGLÓRIA
4. Futilidade.

Dicionário Aurélio:

s.f. Desejo imoderado de chamar atenção, ou de receber elogios: gasta bilhões por mera vaidade.

 / Idéia exageradamente positiva que alguém faz de si próprio; presunção, fatuidade, gabo: não teria a vaidade de intitular-se sábio.

 / Coisa vã, fútil; futilidade. 

 Alarde, ostentação, vanglória.


Dicionário Houaiss 2.0 :
s.f. (sXIII cf. FichIVPM) 
1 qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória
 2 valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros <veste-se com v.> <resolveu ser intelectual por pura v.> 
 3 avaliação muito lisonjeira que alguém tem de si mesmo; fatuidade, imodéstia, presunção, vanidade <nunca deixou sua v. suplantar sua humildade> 
 4 coisa insignificante, futilidade; vanidade <não leva nada a sério> <só cuida de suas pequenas v.> 
¤ etimologia= latim. vanìtas,átis 'vacuidade; inutilidade; falsidade; inconstância; futilidade; orgulho vão, jactância'; ver vaid-; f.hist. sXIII vãidade, sXIII vaydade, sXIV vaidade, sXIV uaydades ¤ sin/var 

¤ antônimo- despretensão, desvaidade, modéstia; ver tb. sinonímia de austeridade 


B- Uso no Novo Testamento:
A palavra traduzida por vaidade nada  tem a ver com estética:

 mataiothv mataiotes <3153>,

de 3152; TDNT-4:523,571; n f

1) o que é destituído de verdade e conveniência
2) perversidade, depravação
3) fragilidade, falta de vigor

Ela aparece 3 vezes no NT:

Romanos 8:20  Pois a criação está sujeita à vaidade <3153>, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,
Efésios 4:17  Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade <3153> dos seus próprios pensamentos,
2 Pedro 2:18  porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade <3153>, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro,



C- Uso no Antigo Testamento:
A palavra aparece como tradução das seguintes palavras hebraicas:

07723 awv shav’ ou wv shav
procedente da mesma raiz que 07722 no sentido de desolar; DITAT-2338a; n. m.

1) vacuidade, vaidade, falsidade
1a) vacuidade, nulidade, vaidade
1b) vazio de fala, mentira
1c) inutilidade (diz-se de conduta)
Ocorre em:
Êxodo 20:7  Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão <07723>, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão <07723>.
Êxodo 23:1  Não espalharás notícias falsas <07723>, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa.
Deuteronômio 5:11  Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão <07723>, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão <07723>.
Deuteronômio 5:20  Não dirás falso <07723> testemunho contra o teu próximo.
Jó 7:3  assim me deram por herança meses de desengano <07723> e noites de aflição me proporcionaram.
Jó 11:11  Porque ele conhece os homens vãos <07723> e, sem esforço, vê a iniqüidade.
Jó 15:31  Não confie, pois, na vaidade <07723>, enganando-se a si mesmo, porque a vaidade <07723> será a sua recompensa.
Jó 31:5  Se andei com falsidade <07723>, e se o meu pé se apressou para o engano
Jó 35:13  Só gritos vazios <07723> Deus não ouvirá, nem atentará para eles o Todo-Poderoso.
Salmos 12:2  Falam com falsidade <07723> uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido.
Salmos 24:4  O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade <07723>, nem jura dolosamente.
Salmos 26:4  Não me tenho assentado com homens falsos <07723> e com os dissimuladores não me associo.
Salmos 31:6  Aborreces os que adoram ídolos vãos <07723>; eu, porém, confio no SENHOR.
Salmos 41:6  Se algum deles me vem visitar, diz coisas vãs <07723>, amontoando no coração malícias; em saindo, é disso que fala.
Salmos 60:11  Presta-nos auxílio na angústia, pois vão <07723> é o socorro do homem.
Salmos 89:47  Lembra-te de como é breve a minha existência! Pois criarias em vão <07723> todos os filhos dos homens!
Salmos 108:12  Presta-nos auxílio na angústia, pois vão <07723> é o socorro do homem.
Salmos 119:37  Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade <07723>, e vivifica-me no teu caminho.
Salmos 127:1  Se o SENHOR não edificar a casa, em vão <07723> trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão <07723> vigia a sentinela.
Salmos 127:2  Inútil <07723> vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.
Salmos 139:20  Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia <07723>.
Salmos 144:8  cuja boca profere mentiras <07723>, e cuja direita é direita de falsidade.
Salmos 144:11  Livra-me e salva-me do poder de estranhos, cuja boca profere mentiras <07723>, e cuja direita é direita de falsidade.
Provérbios 30:8  afasta de mim a falsidade <07723> e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário;
Isaías 1:13  Não continueis a trazer ofertas vãs <07723>; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene.
Isaías 5:18  Ai dos que puxam para si a iniqüidade com cordas de injustiça <07723> e o pecado, como com tirantes de carro!
Isaías 30:28  A sua respiração é como a torrente que transborda e chega até ao pescoço, para peneirar as nações com peneira de destruição <07723>; um freio de fazer errar estará nos queixos dos povos.
Isaías 59:4  Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras <07723>; concebem o mal e dão à luz a iniqüidade.
Jeremias 2:30  Em vão <07723> castiguei os vossos filhos; eles não aceitaram a minha disciplina; a vossa espada devorou os vossos profetas como leão destruidor.
Jeremias 4:30  Agora, pois, ó assolada, por que fazes assim, e te vestes de escarlata, e te adornas com enfeites de ouro, e alargas os olhos com pinturas, se debalde <07723> te fazes bela? Os amantes te desprezam e procuram tirar-te a vida.
Jeremias 6:29  O fole bufa, só chumbo resulta do seu fogo; em vão <07723> continua o depurador, porque os iníquos não são separados.
Jeremias 18:15  Contudo, todos os do meu povo se têm esquecido de mim, queimando incenso aos ídolos <07723>, que os fizeram tropeçar nos seus caminhos e nas veredas antigas, para que andassem por veredas não aterradas;
Jeremias 46:11  Sobe a Gileade e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde <07723> multiplicas remédios, pois não há remédio para curar-te.
Lamentações 2:14  Os teus profetas te anunciaram visões falsas <07723> e absurdas e não manifestaram a tua maldade, para restaurarem a tua sorte; mas te anunciaram visões de sentenças falsas <07723>, que te levaram para o cativeiro.
Ezequiel 12:24  Porque já não haverá visão falsa <07723> nenhuma, nem adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel.
Ezequiel 13:6  Tiveram visões falsas <07723> e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR os não enviou; e esperam o cumprimento da palavra.
Ezequiel 13:7  Não tivestes visões falsas <07723> e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei?
Ezequiel 13:8  Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Como falais falsidade <07723> e tendes visões mentirosas, por isso, eu sou contra vós outros, diz o SENHOR Deus.
Ezequiel 13:9  Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas <07723> e que adivinham mentiras; não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR Deus.
Ezequiel 13:23  por isso, já não tereis visões falsas <07723>, nem jamais fareis adivinhações; livrarei o meu povo das vossas mãos, e sabereis que eu sou o SENHOR.
Ezequiel 21:23  Aos judeus, lhes parecerá isto oráculo enganador <07723>, pois têm em seu favor juramentos solenes; mas Deus se lembrará da iniqüidade deles, para que sejam apreendidos.
Ezequiel 21:29  para ser posta no pescoço dos profanos, dos perversos, cujo dia virá no tempo do castigo final, ao passo que te pregam visões falsas <07723> e te adivinham mentiras.
Ezequiel 22:28  Os seus profetas lhes encobrem isto com cal por visões falsas <07723>, predizendo mentiras e dizendo: Assim diz o SENHOR Deus, sem que o SENHOR tenha falado.
Oséias 10:4  Falam palavras vãs, jurando falsamente <07723>, fazendo aliança; por isso, brota o juízo como erva venenosa nos sulcos dos campos.
Oséias 12:11  Se há em Gileade transgressão, pura vaidade <07723> são eles; se em Gilgal sacrificam bois, os seus altares são como montões de pedra nos sulcos dos campos.
Jonas 2:8  Os que se entregam à idolatria <07723> vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.
Zacarias 10:2  Porque os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos vêem mentiras, contam sonhos enganadores <07723> e oferecem consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há pastor.
Malaquias 3:14  Vós dizeis: Inútil <07723> é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?






08414 wht tohuw
 procedente de uma raiz não utilizada significando estar devastado; DITAT-2494a; n. m.

1) informe, confusão, irrealidade, vazio
1a) sem forma (referindo-se à terra primitiva)
1a1) nada, espaço vazio
1b) o que é vazio ou irreal (referindo-se aos ídolos) (fig.)
1c) desolação, deserto (referindo-se a lugares ermos)
1d) lugar de caos
1e) vaidade
Gênesis 1:2  A terra, porém, estava sem forma <08414> e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
Deuteronômio 32:10  Achou-o numa terra deserta e num ermo <08414> solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.
1 Samuel 12:21  Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas <08414> vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade <08414> são.
Jó 6:18  Desviam-se as caravanas dos seus caminhos, sobem para lugares desolados <08414> e perecem.
Jó 12:24  Tira o entendimento aos príncipes do povo da terra e os faz vaguear pelos desertos <08414> sem caminho.
Jó 26:7  Ele estende o norte sobre o vazio <08414> e faz pairar a terra sobre o nada.
Salmos 107:40  Lança ele o desprezo sobre os príncipes e os faz andar errantes <08414>, onde não há caminho.
Isaías 24:10  Demolida está a cidade caótica <08414>, todas as casas estão fechadas, ninguém já pode entrar.
Isaías 29:21  os quais por causa de uma palavra condenam um homem, os que põem armadilhas ao que repreende na porta, e os que sem motivo negam ao justo o seu direito <08414>.
Isaías 34:11  Mas o pelicano e o ouriço a possuirão; o bufo e o corvo habitarão nela. Estender-se-á sobre ela o cordel de destruição <08414> e o prumo de ruína.
Isaías 40:17  Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo <08414>.
Isaías 40:23  é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade <08414> os juízes da terra.
Isaías 41:29  Eis que todos são nada; as suas obras são coisa nenhuma; as suas imagens de fundição, vento e vácuo <08414>.
Isaías 44:9  Todos os artífices de imagens de escultura são nada <08414>, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos.
Isaías 45:18  Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos <08414>, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro.
Isaías 45:19  Não falei em segredo, nem em lugar algum de trevas da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão <08414>; eu, o SENHOR, falo a verdade e proclamo o que é direito.
Isaías 49:4  Eu mesmo disse: debalde tenho trabalhado, inútil <08414> e vãmente gastei as minhas forças; todavia, o meu direito está perante o SENHOR, a minha recompensa, perante o meu Deus.
Isaías 59:4  Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo <08414> e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniqüidade.
Jeremias 4:23  Olhei para a terra, e ei-la sem forma <08414> e vazia; para os céus, e não tinham luz.


07385 qyr riyq
 procedente de 07324; DITAT-2161b; n. m.
 1) vacuidade, vaidade, vazio, à toa, vão

Levítico 26:16  então, eu vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que fazem desaparecer o lustre dos olhos e definhar a vida; e semeareis debalde <07385> a vossa semente, porque os vossos inimigos a comerão.
Levítico 26:20  Debalde <07385> se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua messe, e as árvores da terra não darão o seu fruto.
Jó 39:16  Trata com dureza os seus filhos, como se não fossem seus; embora seja em vão <07385> o seu trabalho, ele está tranqüilo,
Salmos 2:1  Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs <07385>?
Salmos 4:2  Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade <07385>, e buscareis a mentira?
Salmos 73:13  Com efeito, inutilmente <07385> conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência.
Isaías 30:7  Pois, quanto ao Egito, vão e inútil <07385> é o seu auxílio; por isso, lhe chamei Gabarola que nada faz.
Isaías 49:4  Eu mesmo disse: debalde <07385> tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia, o meu direito está perante o SENHOR, a minha recompensa, perante o meu Deus.
Isaías 65:23  Não trabalharão debalde <07385>, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles.
Jeremias 51:34  Nabucodonosor, rei da Babilônia, nos devorou, esmagou-nos e fez de nós um objeto inútil <07385>; como monstro marinho, nos tragou, encheu a sua barriga das nossas comidas finas e nos arrojou fora.
Jeremias 51:58  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Os largos muros de Babilônia totalmente serão derribados, e as suas altas portas serão abrasadas pelo fogo; assim, trabalharam os povos em vão <07385>, e para o fogo se afadigaram as nações.
Habacuque 2:13  Não vem do SENHOR dos Exércitos que as nações labutem para o fogo e os povos se fatiguem em vão <07385>?


0205 Nwa ‘aven
 procedente de uma raiz não utilizada talvez significando apropriadamente, ofegar (portanto, esforçar-se, geralmente em vão; DITAT-48a; n m
 1) problema, impiedade, sofrimento
1a) problema, sofrimento
1b) idolatria
1c) problema com iniqüidade, impiedade
 Números 23:21  Não viu iniqüidade <0205> em Jacó, nem contemplou desventura em Israel; o SENHOR, seu Deus, está com ele, no meio dele se ouvem aclamações ao seu Rei.
Deuteronômio 26:14  Dos dízimos não comi no meu luto <0205> e deles nada tirei estando imundo, nem deles dei para a casa de algum morto; obedeci à voz do SENHOR, meu Deus; segundo tudo o que me ordenaste, tenho feito.
1 Samuel 15:23  Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria <0205> e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
Jó 4:8  Segundo eu tenho visto, os que lavram a iniqüidade <0205> e semeiam o mal, isso mesmo eles segam.
Jó 5:6  Porque a aflição <0205> não vem do pó, e não é da terra que brota o enfado.
Jó 11:11  Porque ele conhece os homens vãos e, sem esforço, vê a iniqüidade <0205>.
Jó 11:14  se lançares para longe a iniqüidade <0205> da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça,
Jó 15:35  Concebem a malícia e dão à luz a iniqüidade <0205>, pois o seu coração só prepara enganos.
Jó 21:19  Deus, dizeis vós, guarda a iniqüidade <0205> do perverso para seus filhos. Mas é a ele que deveria Deus dar o pago, para que o sinta.
Jó 22:15  Queres seguir a rota antiga, que os homens iníquos <0205> pisaram?
Jó 31:3  Acaso, não é a perdição para o iníquo, e o infortúnio, para os que praticam a maldade <0205>?
Jó 34:8  E anda em companhia dos que praticam a iniqüidade <0205> e caminha com homens perversos?
Jó 34:22  Não há trevas nem sombra assaz profunda, onde se escondam os que praticam a iniqüidade <0205>.
Jó 34:36  Tomara fosse Jó provado até ao fim, porque ele respondeu como homem de iniqüidade <0205>.
Jó 36:10  Abre-lhes também os ouvidos para a instrução e manda-lhes que se convertam da iniqüidade <0205>.
Jó 36:21  Guarda-te, não te inclines para a iniqüidade <0205>; pois isso preferes à tua miséria.
Salmos 5:5  Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniqüidade <0205>.
Salmos 6:8  Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniqüidade <0205>, porque o SENHOR ouviu a voz do meu lamento;
Salmos 7:14  Eis que o ímpio está com dores de iniqüidade <0205>; concebeu a malícia e dá à luz a mentira.
Salmos 10:7  A boca, ele a tem cheia de maldição, enganos e opressão; debaixo da língua, insulto e iniqüidade <0205>.
Salmos 14:4  Acaso, não entendem todos os obreiros da iniqüidade <0205>, que devoram o meu povo, como quem come pão, que não invocam o SENHOR?
Salmos 28:3  Não me arrastes com os ímpios, com os que praticam a iniqüidade <0205>; os quais falam de paz ao seu próximo, porém no coração têm perversidade.
Salmos 36:3  As palavras de sua boca são malícia <0205> e dolo; abjurou o discernimento e a prática do bem.
Salmos 36:4  No seu leito, maquina a perversidade <0205>, detém-se em caminho que não é bom, não se despega do mal.
Salmos 36:12  Tombaram os obreiros da iniqüidade <0205>; estão derruídos e já não podem levantar-se.
Salmos 41:6  Se algum deles me vem visitar, diz coisas vãs, amontoando no coração malícias <0205>; em saindo, é disso que fala.
Salmos 53:4  Acaso, não entendem os obreiros da iniqüidade <0205>? Esses, que devoram o meu povo como quem come pão? Eles não invocam a Deus.
Salmos 55:3  por causa do clamor do inimigo e da opressão do ímpio; pois sobre mim lançam calamidade <0205> e furiosamente me hostilizam.
Salmos 55:10  Dia e noite giram nas suas muralhas, e, muros a dentro, campeia a perversidade <0205> e a malícia;
Salmos 56:7  Dá-lhes a retribuição segundo a sua iniqüidade <0205>. Derriba os povos, ó Deus, na tua ira!
Salmos 59:2  Livra-me dos que praticam a iniqüidade <0205> e salva-me dos homens sanguinários,
Salmos 59:5  Tu, SENHOR, Deus dos Exércitos, és o Deus de Israel; desperta, pois, e vem de encontro a todas as nações; não te compadeças de nenhum dos que traiçoeiramente praticam a iniqüidade <0205>.
Salmos 64:2  Esconde-me da conspiração dos malfeitores e do tumulto dos que praticam a iniqüidade <0205>,
Salmos 66:18  Se eu no coração contemplara a vaidade <0205>, o Senhor não me teria ouvido.
Salmos 90:10  Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado <0205>, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.
Salmos 92:7  ainda que os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniqüidade <0205>, nada obstante, serão destruídos para sempre;
Salmos 92:9  Eis que os teus inimigos, SENHOR, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade <0205>.
Salmos 94:4  Proferem impiedades e falam coisas duras; vangloriam-se os que praticam a iniqüidade <0205>.
Salmos 94:16  Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? Quem estará comigo contra os que praticam a iniqüidade <0205>?
Salmos 94:23  Sobre eles faz recair a sua iniqüidade <0205> e pela malícia deles próprios os destruirá; o SENHOR, nosso Deus, os exterminará.
Salmos 101:8  Manhã após manhã, destruirei todos os ímpios da terra, para limpar a cidade do SENHOR dos que praticam a iniqüidade <0205>.
Salmos 119:133  Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade <0205> alguma.
Salmos 125:5  Quanto aos que se desviam para sendas tortuosas, levá-los-á o SENHOR juntamente com os malfeitores <0205>. Paz sobre Israel!
Salmos 141:4  Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores <0205>; e não coma eu das suas iguarias.
Salmos 141:9  Guarda-me dos laços que me armaram e das armadilhas dos que praticam iniqüidade <0205>.
Provérbios 6:12  O homem de Belial, o homem vil <0205>, é o que anda com a perversidade na boca,
Provérbios 6:18  coração que trama projetos iníquos <0205>, pés que se apressam a correr para o mal,
Provérbios 10:29  O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniqüidade <0205>.
Provérbios 11:7  Morrendo o homem perverso, morre a sua esperança, e a expectação da iniqüidade <0205> se desvanece.
Provérbios 12:21  Nenhum agravo <0205> sobrevirá ao justo, mas os perversos, o mal os apanhará em cheio.
Provérbios 17:4  O malfazejo atenta para o lábio iníquo <0205>; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna.
Provérbios 19:28  A testemunha de Belial escarnece da justiça, e a boca dos perversos devora a iniqüidade <0205>.
Provérbios 21:15  Praticar a justiça é alegria para o justo, mas espanto, para os que praticam a iniqüidade <0205>.
Provérbios 22:8  O que semeia a injustiça segará males <0205>; e a vara da sua indignação falhará.
Provérbios 30:20  Tal é o caminho da mulher adúltera: come, e limpa a boca, e diz: Não cometi maldade <0205>.
Isaías 1:13  Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade <0205> associada ao ajuntamento solene.
Isaías 10:1  Ai dos que decretam leis injustas <0205>, dos que escrevem leis de opressão,
Isaías 29:20  Pois o tirano é reduzido a nada, o escarnecedor já não existe, e já se acham eliminados todos os que cogitam da iniqüidade <0205>,
Isaías 31:2  Todavia, este é sábio, e faz vir o mal, e não retira as suas palavras; ele se levantará contra a casa dos malfeitores e contra a ajuda dos que praticam a iniqüidade <0205>.
Isaías 32:6  Porque o louco fala loucamente, e o seu coração obra o que é iníquo <0205>, para usar de impiedade e para proferir mentiras contra o SENHOR, para deixar o faminto na ânsia da sua fome e fazer que o sedento venha a ter falta de bebida.
Isaías 41:29  Eis que todos são nada <0205>; as suas obras são coisa nenhuma; as suas imagens de fundição, vento e vácuo.
Isaías 55:7  Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo <0205>, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
Isaías 58:9  então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso <0205>;
Isaías 59:4  Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniqüidade <0205>.
Isaías 59:6  As suas teias não se prestam para vestes, os homens não poderão cobrir-se com o que eles fazem, as obras deles são obras de iniqüidade <0205>, obra de violência há nas suas mãos.
Isaías 59:7  Os seus pés correm para o mal, são velozes para derramar o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade <0205>; nos seus caminhos há desolação e abatimento.
Isaías 66:3  O que imola um boi é como o que comete homicídio; o que sacrifica um cordeiro, como o que quebra o pescoço a um cão; o que oferece uma oblação, como o que oferece sangue de porco; o que queima incenso, como o que bendiz a um ídolo <0205>. Como estes escolheram os seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas abominações,
Jeremias 4:14  Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus <0205> pensamentos?
Jeremias 4:15  Uma voz se faz ouvir desde Dã e anuncia a calamidade <0205> desde a região montanhosa de Efraim!
Ezequiel 11:2  E disse-me: Filho do homem, são estes os homens que maquinam vilezas <0205> e aconselham perversamente nesta cidade,
Oséias 6:8  Gileade é a cidade dos que praticam a injustiça <0205>, manchada de sangue.
Oséias 9:4  Não derramarão libações de vinho ao SENHOR, nem os seus sacrifícios lhe serão agradáveis; seu pão será como pão de pranteadores <0205>, todos os que dele comerem serão imundos; porque o seu pão será exclusivamente para eles e não entrará na Casa do SENHOR.
Oséias 12:11  Se há em Gileade transgressão <0205>, pura vaidade são eles; se em Gilgal sacrificam bois, os seus altares são como montões de pedra nos sulcos dos campos.
Amós 5:5  Porém não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal, certamente, será levada cativa, e Betel será desfeita em nada <0205>.
Miquéias 2:1  Ai daqueles que, no seu leito, imaginam a iniqüidade <0205> e maquinam o mal! À luz da alva, o praticam, porque o poder está em suas mãos.
Habacuque 1:3  Por que me mostras a iniqüidade <0205> e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita.
Habacuque 3:7  Vejo as tendas de Cusã em aflição <0205>; os acampamentos da terra de Midiã tremem.
Zacarias 10:2  Porque os ídolos do lar falam coisas vãs <0205>, e os adivinhos vêem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há pastor.


06673 wu tsav ou  wu tsav
 procedente de 06680; DITAT-1887c; n. m.

1) ordem, mandamento, oráculo (sentido duvidoso)
1a) usado em zombaria para arremedar as palavras de Isaías, não sendo, pois,
        um mandamento divino verdadeiro

Isaías 28:10  Porque é preceito <06673> sobre preceito <06673>, preceito <06673> e mais preceito <06673>; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.
Isaías 28:13  Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será preceito <06673> sobre preceito <06673>, preceito <06673> e mais preceito <06673>; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem, se enlacem, e sejam presos.
Oséias 5:11  Efraim está oprimido e quebrantado pelo castigo, porque foi do seu agrado andar após a vaidade <06673>.

 Como pode ser visto, em nenhum lugar se fala do sentido de estética!!!
Principal versículo usado contra a vaidade:
  •   Salmos 24:4  Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.RC

Resposta:
O sentido do texto é falsidade, engano. Trarta-se de paralelismo sinonímico, próprio da literatura poética hebraica:
Salmos 24:4  O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. RA

compare com :
Salmos 144:8  cuja boca fala vaidade e cuja mão direita é a destra da falsidade.
Salmos 144:8  cuja boca profere mentiras, e cuja direita é direita de falsidade.RA

Zacarias 10:2  Porque os terafins {ou ídolos do lar} têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto mentira e descrito sonhos vãos; com vaidade consolam; por isso, vão como ovelhas, estão aflitos, porque não há pastor.
Zacarias 10:2  Porque os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos vêem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há pastor.

Conclusão:
A bíblia condena a vaidade no sentido de:
  •  engano, 
  • presunção,
  •  altivez,
  •  ostentação
  •  e vanglória
  • dolo
  • iniquidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário