Pesquisar e

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Cristianismo- Homofóbico ou anti-homofóbico?

  


Ser contra a prática homossexual é ser necessariamente homofóbico?



Pesquisa recente revela:  homens homofóbicos tem atração homossexual!!! (veja abaixo)

O SITE PSIQWEB CITA o dicionário especializado  e diz o que é homofobia:


  • "Esta expressão significa medo do homossexualismo. O medo do homossexualismo empurra as pessoas em direção ao sexo oposto com objetivos de reprodução e de garantir ao sujeito sua identidade heterossexual.
    Homofobia é típica de pessoas que, consciente ou inconscientemente, ainda têm muitas dúvidas e angústias sobre sua identidade sexual. Como mecanismo de defesa de sua insegurança, estas pessoas costumam ridicularizar e agredir os homossexuais. Casos muitos graves de Homofobia levam o sujeito a fazer investidas como o assassinato de homossexuais. "  
    http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=382

O SITE INFO-ESCOLA DISSE:
  • homofobia define o ódio, o preconceito, a repugnância que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais.
  • Aqueles que abrigam em sua mente esta fobia ainda não definiram completamente sua identidade sexual, o que gera dúvidas, angústias e uma certa revolta, que são transferidas para os que professam essa preferência sexual. Muitas vezes isso ocorre no inconsciente destes indivíduos.
  • Para reafirmar sua sexualidade e como um mecanismo instintivo de defesa contra qualquer possibilidade de desenvolver um sentimento diferente por pessoas do mesmo sexo, os sujeitos tornam-se agressivos e podem até mesmo cometer assassinatos para se preservarem de qualquer risco. Muitas vezes, porém, a homofobia parte do próprio homossexual, como um processo de negação de sua sexualidade, às vezes apenas nos primeiros momentos, outras de uma forma persistente, quando o indivíduo chega a contrair matrimônio com uma mulher e a formar uma família, sem jamais assumir sua homossexualidade. Quando este mecanismo se torna consciente, pode ser elaborado através de uma terapia, que trabalha os conceitos e valores destes indivíduos com relação à opção homossexual.
  • O termo homofobia foi empregado inicialmente em 1971, pelo psicólogo George Weinberg. Esta palavra, de origem grega, remete a um medo irracional do homossexualismo, com uma conotação profunda de repulsa, total aversão, mesmo sem motivo aparente. Trata-se de uma questão enraizada ao racismo e a todo tipo de preconceito. Este medo passa pelo problema da identificação grupal, ou seja, os homófobos conformam suas crenças às da maioria e se opõem radicalmente aos que não se alinham com esses papéis tradicionais que eles desempenham na sociedade, ainda que apenas na aparência.
  • Alguns assimilam a homofobia a um tipo de xenofobia, o terror de tudo que é diferente. Mas esta concepção não é bem aceita, porque o medo do estranho não é a única fonte em que os opositores dos homossexuais bebem, pois há também causas culturais, religiosas – principalmente crenças cristãs (católicas, protestantes), judias ou muçulmanas -, políticas, ideológicas – grupos de extrema-esquerda e de extrema direita -, e outras que se entrelaçam igualmente no preconceito. Geralmente os fundamentalismos não cedem espaço ao homossexualismo. Há, porém, dentro dos grupos citados, aqueles que defendem e apóiam os direitos dos homossexuais. Dentro das normas legais, também há variantes, ou seja, há leis que entre casais do mesmo sexo e casais do sexo oposto se diversificam. E, por mais estranho que pareça, em pleno século XXI, alguns países aplicam até mesmo a pena de morte contra homossexuais.
  • O homófobo pode reagir perante os homossexuais com calúnias, insultos verbais, gestos, ou com um convívio social baseado na antipatia e nas ironias, modos mais disfarçados de se atingir o alvo, sem correr o risco de ser processado, pois fica difícil nestes casos provar que houve um ato de homofobia. Alguns movimentos são realizados em código, compartilhados no mundo inteiro pelos adversários dos homossexuais, tais como assobios, alguns cantos e bater palmas.
COMENTÁRIO:
  • Os valores cristãos repudiam atos de violência, discriminação , calúnias, insultós, ódio aos homossexuais ou qualquer pessoa, portanto são anti-homofóbicos
  • Para haver tolerãncia aos homossexuais tem que haver discordância, assim os evangélicos tem o dever de amar todas as pessoas, e isso inclui tolerar suas práticas contrárias à Bíblia
  1. "Os autores investigaram o papel da excitação homossexual em homens exclusivamente heterossexuais que admitiram afeto negativo para com indivíduos homossexuais. Os participantes consistiam em um grupo de homens homofóbicos (n = 35) e um grupo de homens não homofóbicos (n = 29); eles foram designados a grupos com base em suas pontuações no Índice de Homofobia (WW Hudson & WA Ricketts, 1980). Os homens foram expostos a estímulos eróticos sexualmente explícitos consistindo em fitas de vídeo heterossexuais, homossexuais masculinas e lésbicas, e as mudanças na circunferência peniana foram monitoradas. Eles também preencheram um Questionário de Agressão (AH Buss & M. Perry, 1992). Ambos os grupos exibiram aumentos na circunferência peniana para os vídeos heterossexuais e homossexuais femininos. Apenas os homens homofóbicos mostraram um aumento na ereção peniana aos estímulos homossexuais masculinos. Os grupos não diferiram na agressão. A homofobia está aparentemente associada à excitação homossexual da qual o indivíduo homofóbico desconhece ou nega.  "Adams HE, Wright LW Jr, Lohr BA. Is homophobia associated with homosexual arousal? J Abnorm Psychol. 1996 Aug;105(3):440-5. doi: 10.1037//0021-843x.105.3.440. PMID: 8772014.

    Artigos semelhantes

Um comentário:

  1. Olá Reginaldo, que bom poder conhecer seu blog. Gostei do conteúdo. Depois me faça uma visita e se puder acrescente o meu blog nos links de blogs.

    Um abração na paz do Senhor.

    ResponderExcluir