Pesquisar e

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

É pecado cortar o cabelo? É preciso usar véu? O véu era sinal de autoridade ou submissão?

Cl 1:18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,

Ouça o áudio de uma suposta revelação divina afirmando que é pecado cortar o cabelo:



Leia o que diz o site e depois leia a refutação deste site:

http://emdefesadasadoutrina.blogspot.com.br/2011/09/mulher-cortar-o-cabelo-ou-tirar-as.html

"O testemunho de Adão de Campos mostra que as mulheres que cortavam o cabelo  ou tirava as pontas e não pediam perdão a Deus não podiam entrar no céu. Esse detalhe do testemunho tem gerado muitas discussões. O testemunho de Adão de Campos é uma revelação dada por Deus a sua igreja e não deve ser desprezado por causa de polêmicas,

"USO DO VÉU


O véu era usado pelas mulheres orientais e gregas como sinal de pudor e submissão aos seus maridos. Portanto, essas mulheres se apresentavam nos templos e andavam nas ruas com véu e ainda hoje, em muitos países, elas andam veladas, isto é, portando o véu na cabeça como sinal de pudor e submissão aos seus maridos.

O uso do véu era evidência de uma vida controlada pelo espírito de obediência a Palavra e de sujeição ao marido. Deixar de usá-lo, valia por uma declaração de guerra contra a submissão ao marido e ao próprio Deus.
Essa postura das mulheres de Corinto, esse aderir ao movimento de não usar véu pelas mulheres crentes de Corinto, essa emancipação audaciosa, iria comprometer a decência do Evangelho e causar transtornos e desajustes na igreja e nos lares, pois o desuso do véu era notório por parte das prostitutas. Então, Paulo entra em cena e, como pastor aconselha e ordena que as mulheres usem o véu no recinto da igreja. Paulo diz: “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada” (I Co 11:5).
De acordo com as normas estabelecidas pelo apóstolo Paulo, as mulheres de Corinto não podiam abdicar do véu, nas reuniões da igreja ou nos atos de culto em geral.
Hoje a recomendação apostólica não faz sentido em nossas igrejas, visto que a sociedade não exige que a mulher ocidental ande velada em sinal de pudor e submissão do marido.

A ausência de uma exigência anula a razão de ser da outra. Mesmo porque, no final da sua exortação Paulo afirma que o cabelo foi dado à mulher em lugar do véu
“... Pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu” (I Co 11: 15)

O USO DO CABELO CRESCIDO

No v.6 Paulo diz: “Se a mulher não usa véu, tosquie-se também. Mas, se lhe é vergonhoso tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu”. Nesse versículo, temos a relação de duas coisas: o uso do véu e a conservação do cabelo crescido. Agora, não se deve confundir o uso do véu com a conservação do cabelo, são coisas diferentes, apesar de que estão intimamente ligadas.
O véu foi criado pelo homem, e o cabelo da mulher, em forma de véu, é criação divina. A invenção do homem foi abolida pelo próprio homem. Mas, a criação de Deus ainda permanece, em forma de véu, que é o cabelo crescido. Portanto, a mulher não precisa estar velada nos atos de culto em sua igreja. Porém, passará a usar o véu permanente, ou seja, o cabelo que Deus lhe deu porque este lhe foi dado em lugar do véu. Quando Deus criou a mulher dotou-a de um véu natural, o seu cabelo.

Em I Cor 11:5, Paulo declara que é desonra para mulher ter a cabeça rapada ou tosquiada. No v.6 Paulo volta ao assunto e declara que é vergonhoso, é coisa indecente para a mulher tosquiar-se ou rapar-se. No verso 15 Paulo diz: “Mas, ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso”, é uma glória. Portanto, Paulo não deixa dúvidas quanto a doutrinação a favor da conservação do cabelo crescido.

O véu artificial forjado pelo homem e introduzido na igreja de Corinto numa circunstância especial desapareceu. Contudo, o véu criado por Deus lá no Éden, permanece como adorno natural.
A mulher crente não deve esquecer que a Bíblia fala a respeito dos seus cabelos e toda mulher convertida tem a sua vida nas mãos do Senhor para glorificá-lo e os seus cabelos não formam exceção.
Infelizmente, há mulheres evangélicas que tosquiam seus cabelos  tirando as pontas ou cortando rente de acordo com a moda mundana e estão em pecado contra Deus. O livro de Cantares é uma alegoria do idílio espiritual entre a igreja, que é a NOIVA agraciada e o NOIVO divino, que é Jesus Cristo, amado e ansiosamente esperado. Nos galanteios afetivos do NOIVO celestial para com a NOIVA dileta, entre as expressões afáveis e cativantes, encontramos estas palavras: “os teus cabelos são como rebanho de cabras que descem ondeantes do monte Gileade” (Ct 4:1). Portanto, o Senhor Jesus Cristo quer ver suas filhas adornadas com o véu natural: os cabelos que Ele lhes deu, mas como disse o senhor Jesus, poucos são os que entrarão pela porta estreita, a maioria das igreja são mundanas e seus pastores não ensinam essas verdades bíblicas, fuja desses lobos, se arrependa e não mais corte seus cabelos irmã,"

Resposta:


1- Na verdade tanto o uso do véu como o uso de cabelos longos para mulher e curtos para os homens era cultural, tinha a ver com prostituição;

"Ao discorrer sobre as cabeças cobertas e o comportamento do cabelo, Paulo se reportou ao fato de que os crentes devem ter uma aparência e um comportamento honrado em sua cultura.. Embora seja desonroso para o homem ter cabelo crescido, há culturas onde o cabelo longo para homens é considerado apropriado e masculino. Em Corinto era um sinal de prostituição os homens de cabelos longos e as mulheres de cabelo curto" 
(Bíblia de Estudo Aplicação pessoal- nota 1 Co 11:14-14, CPAD)


2- Não usar véu era como mulher usar cabelo curto ou rapado,  sinal de desonra, vergonha 
1 Co 11:5  Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.

6  Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.




19Quanto à ideia de que o cabelo é a glória da mulher, cf. Aquiles Tácio 8.6 (em Leucipo):
“Roubaram dela a glória suprema do cabelo [ lit., ‘a beleza da sua cabeça’];
vocês ainda podem ver onde sua cabeça foi raspada” (Loeb, p. 399).


- O véu era um sinal de autoridade (honra) da mulher, a mulher sem véu era sem honra.

Em Corinto havia vários partidos, uns eram a favor de prostituição, outros eram contra o casamento e o sexo mesmo entre casais; uns diziam para usar o véu, outros negavam o véu, uns eram a favor das línguas, outros queriam proibir, uns eram contra comer carne outros não, uns eram a favor de comer carne sacrificada a ídolos, outros não.

Observemos o que Paulo diz:

Mulher- usar véu é honra para ela
Homem - usar véu é desonra

Mulher - usar cabelo longo é glória
Homem -usar cabelo longo é vergonhoso

Mulher- usar cabelo rapado ou curto era vergonhoso.
Homem - usar cabelo curto era honra
“ Dois textos de Luciano ilustram que na mulher o cabelo curto era considerado “masculino”:
um dos textos menciona uma esposa fugitiva na companhia de três escravos fugidos, “uma mulher com o cabelo cortado rente  no estilo espartano, com aparência de menino e bastante masculina” (Fug. 27; Loeb, 5:85); o outro, uma lésbica de nome Megila, que, depois de tirar a peruca, mostrou “a pele da cabeça, cujo cabelo estava cortado bem curto , tal como se vê nos mais ativos atletas” [Dial. Het. 5.3; Loeb, 7:383). A homossexualidade envolvida nesse diálogo demonstra onde ficava a “vergonha. Coríntios Gordon Fee, p. 641


1 Co 11:32  Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus,
33  assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.
1 ¶ Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
2  De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.
3  Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.
4  Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, {coberta; no original, velada} desonra a sua própria cabeça.
5  Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.
6  Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.

7  Porque, na verdade, o homem não deve cobrir {cobrir; no original, velar} a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem.
8  Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem.
9  Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem.
10  Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como [sinal de] autoridade.
11  No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher.
12  Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus.
13  Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?
14  Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido?
15  E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha.
16  Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.






O antigo código de Assur (Assíria) dizia que  o véu negado a prostitutas e escravas. Em Corinto alguns estavam negando as mulheres o direito de usar véu




Mas algumas mulheres estavam de fato orando/ profetizando (o mais provável) sem a usual “cobertura na cabeça”, ou então defendendo o direito de fazê-lo.2’ É provável que isso tenha relação com o fato de serem pneumatikoi (“pessoas do Espírito”) e terem uma escatologia um tanto ultrarrealizada. Também é difícil entender a resposta de Paulo, a menos que a escatologia “espiritualizada” deles também envolvesse algum tipo de ruptura na diferenciação entre os sexos. Uma vez que eles já tinham “chegado lá” no Espírito, talvez também já estivessem agindo como aqueles que seriam “como os anjos”, entre os quais não há diferenças entre os sexos. Como parte do entendimento deles de que eram pessoas do Espírito, aparentemente estavam desprezando algumas diferenciações bem usuais entre homens e mulheres, o que culturalmente
teria sido considerado vergonhoso.
 Coríntios Gordon Fee,p. 624-625

 

O problema estava bem na cabeça das mulheres, mas estava afetando
o relacionamento entre homens e mulheres na presente era. Ao adotarem uma
aparência que, ao que parece, também criava algum tipo de pressão sobre as
diferenças entre os sexos, estavam envergonhando aquele relacionamento
, que
ainda não tinha sido abolido, ainda que a nova era já tivesse iniciado.18
630



A lei da Assíria parece explicar (ou lançar luzes)a dúvida de alguns comentaristas sobre o o por que de algumas mulheres não usarem véu ou a quem o uso do véu era negado

I.40. Se as mulheres de um homem, ou as filhas de um homem sairem para a rua, suas cabeças devem ser cobertas. prostituta não deve ser velada. As servas não devem se velar. Prostitutas e servas veladas terão suas vestes apreendidas e 50 golpes infligidos sobre elas e betume derramado em suas cabeças.Lei Assíria (Código de Assur), 1075 a.C.

Nesse caso, ainda que tivéssemos certeza sobre os costumes prevalecentes, precisaríamos ser capazes de distinguir entre costumes gregos, romanos e judaicos, bem como diferenças geográficas, como as pessoas se vestiam em casa, fora de casa e no culto, e as diferenças entre os “que têm” e os pobres.50 Essa diversidade é bem ilustrada por vários exemplos em Goodenough.51
Com isso comparem-se os indícios literários fornecidos por Apuleio, Met. 11.10, sobre o festival de Isis em Corinto: “O cabelo das mulheres era ungido, a cabeça delas estava coberta com tecido leve de linho [cf. fig. 101 em Goodenough]; mas a cabeça dos homens estava raspada e brilhante” (Loeb, p. 555). Veja tb. os dois afrescos de Pompeia (fig. 117 e 118), em que em cenas que “sem dúvida alguma retratam cerimônias religiosas” (Goodenough, 9:137) as personagens centrais (mulheres) estão cobertas com o himácio, ao passo que na figura 117 a garota com flauta não está. A mesma ambiguidade ocorre na figura 218, em que a mulher que está homenageando os mortos está coberta enquanto aquela (aparentemente uma escrava) que segura a sombrinha não está. Coríntios Gordon Fee, p. 638


Portanto, à luz da reflexão adicional feita por Paulo (v. 8,9) e à luz do uso anterior da palavra (10.31), o mais provável é que ele queira dizer que a existência de um traz honra e louvor ao outro.13 Ao criar o “homem” à sua própria imagem, Deus, que é “imaginado” como Pai, coloca sua própria glória no “homem”. O “homem” existe, portanto, para louvor e honra de Deus e deve viver em relacionamento com Deus, para ser a “glória” de Deus....

Mas, ao chegar a essa intenção, ele retoma a palavra “glória”, dizendo apenas que “a mulher [, por outro lado,] é a glória do homem”. A implicação é que, ao orar e profetizar de uma maneira que (ao que parece) desprezava diferenças entre os sexos (já sendo como os anjos), ela traz vergonha sobre o homem, de quem pretende-se que seja a glória. Paulo não nega com isso que a mulher foi criada à imagem de Deus ou que ela também seja a glória de Deus. Sua ideia central é peculiar. A mulher está relacionada com o homem como a glória dele, um relacionamento que de alguma forma parece estar em risco graças a suas ações no presente.

 12A única evidência é um texto de uma inscrição judaica, citada primeiramente por Lietzmann, “abençoada Lucila, a glória [doxa em grego] de Sofrônio”p. 649

 

4- O texto em si não fala de submissão 


Portanto, a maneira de Paulo entender a metáfora e com quase toda a certeza
a única que os corintios teriam entendido é de “cabeça” como “fonte”, especialmente
“fonte de vida” ou origem.23 Isso parece ser corroborado pelas duas frases explicativas no parágrafo seguinte (v. 8,9), a única passagem em que uma dessas relações é retomada e aprofundada no argumento de Paulo. Ali ele afirma explicitamente que o homem foi a fonte original da mulher (cf. v. 12). Assim, a preocupação de Paulo não é hierárquica (quem tem autoridade sobre quem), mas relacionai (as relações peculiares determinadas pelo fato de alguém ser a fonte da existência de outrem). Aliás, ele não diz nada sobre a autoridade do homem;24
sua preocupação é com a mulher ser glória do homem, aquela pessoa sem a qual ele não é completo (v. 7c-9). Obscurecer esse relacionamento é envergonhar a “cabeça” dela. Isso significa que a frase intermediária, “o homem é a cabeça da mulher”,25 se refere ao relato da Criação também aludido duas vezes no argumento (v. 8,12). “O homem” deve ser referência a Adão, e “a mulher”, a Eva; dessa maneira, “o homem é a fonte da vida da mulher”. Mas, como a segunda passagem (v. 12) deixa claro, essa é apenas parte da história; de forma bem mais significativa, “todas as coisas” — tanto homem quanto mulher — “vêm de Deus”.Coríntios Gordon Fee,p.  632

Embora à primeira vista essas frases soem como se indicassem subordinação dela a ele, a explicação em seguida (v. 11,12) deixa claro que Paulo não tinha essa intenção e que também percebeu que poderiam ser interpretadas (incorretamente) dessa maneira. Dessa forma, a explicação conclusiva não pretende “corrigir” essas duas frases; visa a qualificá-las para limitar sua aplicação apenas ao argumento imediato. Uma vez que o próprio Paulo não admitirá que “por causa do homem” signifique “para que ele domine” ou “para que ele exerça autoridade sobre ela”, é preciso indagar o que o preocupa nesse momento. Como o fato de a mulher proceder do homem e ter sido criada por sua causa a torna glória dele? O mais provável é que a resposta esteja naquilo que já foi sugerido; e nesse caso Paulo realmente está refletindo o sentido do texto do AT a que está aludindo.

Sozinho, Adão não era completo; ele estava só, sem companhia ou ajuda apropriada para ele. Os animais não se prestarão a isso; ele precisa de alguém que seja osso de seu osso, alguém que seja como ele, mas diferente dele, alguém que seja exclusivamente sua própria “glória”. Aliás, quando na narrativa do AT o homem vê a mulher, ele “se gloria” nela, explodindo em cântico (Gn 2.23).

Ela é, dessa forma, a glória do homem porque “veio do homem” e foi criada “para ele”. Por causa disso, ela não é subordinada a ele, mas necessária para ele. Ela existe para sua honra como aquela que, tendo vindo do homem, é a única companheira à altura dele, para que ele esteja completo e para que juntos possam formar a humanidade.17 E claro que a ideia central de Paulo é que, na narrativa da Criação, isso não aconteceu de forma inversa — o homem não veio da mulher nem foi criado por causa dela. Portanto, ele é a “cabeça” dela (sua fonte de origem), e ela é a “glória” dele. Ela não deve estar descoberta quando ora e profetiza e, com isso, desprezar uma das expressões (aparentemente) visíveis de diferenciação, porque, agindo assim, ela traz vergonha sobre ele, ao tentar romper um relacionamento legítimo masculino/feminino que ainda prevalece na era presente.

Coríntios Gordon Fee,p.  651

Em vista das disputas deles com Paulo ao longo de todo o texto e especialmente em vista da natureza do presente problema, essa frase inteira talvez reflita um argumento apresentado por algumas das mulheres coríntias: que elas têm exousia [autoridade] para estar “descobertas” porque já eram como os anjos (veja comentário de 7.1) ou talvez porque estavam falando a língua dos anjos (cf. 13.l).37 Nesse caso, então a ressalva seguinte (v. ll) teria como alvo tanto essa posição delas quanto o que foi dito logo antes (v. 9). A sequência do argumento a seguir, a saber, que a mulher não é independente do homem, com certeza admitiria essa possibilidade. Nesse caso, o argumento de Paulo deve ter sofrido ligeira mudança. Depois de ter declarado que o homem não deve estar coberto e, por ilação, que a mulher deve estar porque é a glória do homem, por um instante Paulo passa a declarar a liberdade da mulher. Mas essa não é a história toda; visto que a mulher não é independente do homem, Paulo também está defendendo que ela exerça corretamente essa liberdade, continuando com o costume de estar “coberta”.

Coríntios Gordon Fee,p.  657

 

Essa correspondência é tão exata que dificilmente poderia ter sido acidental.
Os elementos qualificadores nos segundos conjuntos (“no Senhor”, “todas as coisas
vêm de Deus”) são os que fazem a diferença. Mesmo que seja verdade que a mulher é a glória do homem, tendo sido criada por causa dele (v. 9), agora Paulo afirma que isso não significa que a mulher existe para atender aos propósitos do homem, como se ela estivesse em algum tipo de subordinação aos objetivos e vontade dele. Ao contrário, Deus organizou as coisas de tal maneira que “no Senhor”40 um não pode existir sem o outro, o que é claro que não significa que todo cristão e toda cristã têm de se casar, mas que, na condição de crentes, o homem e a mulher são mutuamente dependentes.4 Coríntios Gordon Fee,p.  658


5- A justificativa do autor acima para o não uso do véu é a mesma para não se exigir o uso de cabelo longo para a mulher, pois o tamanho do cabelo não constitui em nossas igrejas sinal de pudor, honra, dignidade . Tão pouco o véu.

6- Em nenhum momento o texto dizia que as mulheres não deveriam cortar seus cabelos!!! antes comparava o não uso do véu com usar cabelo curto ou rapado!!!!  e aliás 'tosquiar ' não significa cortar as pontas do cabelo, como afirma o texto acima!!!



Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
1. Cortar rente a lã ou o pêlo de.


2. Aparar (árvores ou arbustos).

3. [Figurado]  Cortar o cabelo rente.
ovelha sendo tosquiada, repare no diferença no tamanho do pelo


7- o verso que diz que o cabelo foi dado em lugar de véu, significa que Paulo está comparando o cabelo com o véu!!! Pois tanto um como o outro naquela cultura de então mostraria honra ou desonra, prostituição e castidade

1Co 11:6  Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu
15  E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha
"A. anti:Visto que o significado radical de anti é “(colocar) ao outro lado” , “oposto” (cf.Alemão ant- em antworten), a prep. naturalmente veio a denotar a equivalência (um objeto é colocado em contraste com outro como seu equivalente), a troca (um objeto, em oposição a outro ou distinto do mesmo, é dado ou recebido em troca por outro), e a substituição (um objeto, que pode ser distinguido de outro, é dado ou recebido em lugar do outro).1. Equivalência (“por”, “como equivalente de” ; cf. Homero, IL, 9, 116-7). Sob alex talionis (Êx 21:23-25), um olho era exigido como compensação equivalente poroutro olho (ophthalmon anti ophthalmou, Mt 5:38), um dente por um dente. Em 1Co 11:15 o argumento de Paulo não é que um véu é supérfluo para uma mulher visto que a natureza lhe deu os cabelos em lugar de um véu, mas, sim, argumentando analogicamente, infere do fato geral de que “o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha” (anti peribolaiou) (p46  D G omitem autè, “lhe”) que a quantidade mais generosa de cabelos que a mulher tem, em comparação com o homem, demonstra como é apropriado para ela estar coberta quando ora ou profetiza na assembléia cristã." (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 1756)


Para saber sobre o uso de cabelo longo para homem, e o termo 'natureza' click
http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/07/cabelo.html


8- O uso do véu não se justifica hoje
1 Co 11:2-5 contém uma discussão das razões porque as mulheres deviam ser obrigadas a colocar véu na cabeça durante o culto público, No judaísmo, as mulheres sempre usavam véu em público (cf. J. Jeremias, Jerusalem in The Time of Jesus, 1969, 358 e segs.).(Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 256)
A premissa menor que se dá a entender é que o véu é o símbolo da posição e da
autoridade da mulher da comunidade cristã.
A mulher, portanto, deve ter véu na cabeça durante o culto. Mais uma vez pode ser dito que, embora permaneçam válidos os princípios orientadores da recomendação de Paulo, a continuada aplicação dela depende da continuada aceitação de todas as premissas do argumento. Numa cultura na qual o significado do uso do véu já não se entende da mesma forma, o argumento já não tem a mesma força.
(Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 258)
 A declaração de que os cabelos compridos da mulher são “sua glória” que
“ lhe foram dados em lugar de véu” (v. 15), não dá a entender que, se ela tiver cabelos suficientes, não precisa de um véu. Pelo contrário, o uso do véu pela mulher no culto é considerado de acordo com a natureza.'
.(Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 259)
 A passagem tem sido citada para argumentar que as mulheres devem usar chapéus nos cultos, hoje em dia. Se fosse válida esta aplicação, o argumento apoiaria o uso, não de chapéus, mas de véus no sentido oriental. A discussão supra, no entanto, demonstrou que a força do pensamento depende do entendimento comum de certas premissas que eram válida no contexto da cultura de Paulo. Onde estas já não se impõem, as conclusões também já não se impõem, embora o princípio motivante de manter a liberdade do espírito, juntamente com o devido respeito para com a ordem da natureza e da sociedade ainda permaneça válido. (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 259)

9- Sobre revelações DOUTRINÁRIAS extra-bíblicas:
Gl 1:6 ¶ Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,
7  o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8  Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
9  Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.
1 Coríntios 14:29  Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.

Cl 1:18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
19  e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
20  Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21  não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,
22  segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23  Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

1 Coríntios 4:6  Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro

Conclusão:
Meu caro, fuja das revelações doutrinárias!!!!  NÃO EXISTE revelação divina doutrinária!!!
As revelações que existem não são de caráter doutrinário:
Atos 11:28  e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio
Atos 21:10  Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo;


11  e, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios.

48 comentários:

  1. Sim devemos ter os cabelos compridos ; mas se for longos demais nos atrapalhara em nossos afazeres e podera ate causar acidentes. Deus e amor e nao deve desejar isto para suas filhas.

    ResponderExcluir
  2. Irmão a paz de Deus, sou o Wilson da Rocha. Sou Angolano e vivo em Angola. Estou muito feliz por todas as explicações desde o cabelo comprido para Homem a mulher cortar o cabelo. Deus seja louvado pela tua vida. Pelo conhecimento e força. Muito obrigado. Eis o meu contacto Antônio.Wilson.ingle@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meu querido,você gosta mesmo da verdade ou só gosta de meias verdades?
    Pelo jeito você não conhece o testemunho do Presbítero Adão de Campos. Ele morreu e ressuscitou depois de três dias morto; e isso comprovado pela medicina e incontáveis testemunhas;ainda que não acredite nele para se cumprir o que está no relato do Rico e Lázaro que, mesmo se alguém ressuscitasse dos mortos os irmãos do Rico não creriam.
    Assim você não crer, porém, mesmo assim, vou lhe mostrar em poucas palavras que és rebelde, igual as mulheres que cortam seus cabelos. E esse, foi um dos motivos pelo qual Deus ressuscitou o Presbítero Adão, já que elas não queriam obedecer a Bíblia, poderia ser que elas se convertesse, como muitos creram em Jesus pela Ressurreição de Lázaro, irmão de Maria.
    Já que você não crer no Servo de Deus, semelhante aos irmãos do rico que também não iriam crê. Mas você diz que crê na palavra.
    Então vamos ver se você acredita mesmo na Palavra interpretada com verdade. Então aí vai a verdadeira interpretação do texto de 1Co 11.
    1° a palavra "VÉU" Não aparece no texto grego. A palavra é cobrir ou coberta e não véu como muitas versões em português traduz.
    2°Os motivos pelo qual Paulo ordena o uso da cobertura dada por Deus às mulheres estão explícitos no texto Paulino:"o homem não pode cobrir a cabeça(com cabelo crescido),por ser ele imagem e glória de Deus.1Co 11.7 Porém seus mestres lhe ensinaram assim: o homem não podia cobrir a cabeça por motivos culturais da Cidade.
    3° Paulo da outro motivo:as mulheres por causa dos ANJOS deve cobrir a cabeça(com cabelo crescido) como sinal de autoridade.1Co 11.10. Porém a falsa teologia diz: "era por causa das prostitutas cultuais".
    E o senhor irmão preferiu confiar em mentiras do que na palavra revelada pelo Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber.
    Além disso, muitos Historiadores dizem que nem havia mais prostitutas cultuais nos tempos Apostólicos, pois os templos de prostituição cultual já haviam sido destruídos a Tempo. Sendo Corintios reconstruida e habitada por várias etnias.
    Então Paulo está dando um novo costume para as igrejas como está em Atos dos Apóstolos veja meu querido irmão e se converta das suas HERESIAS de perdição:
    ESSES HOMENS, SENDO JUDEUS,PERTURBAM NOSSA CIDADE PROPAGANDO ☆COSTUMES☆ QUE NÃO NOS É LÍCITO APRENDER NEM PRATICAR VISTO QUE SOMOS ROMANOS.
    Viu meu querido, a palavra COSTUME? At. 16.21.
    Converta se Amado e saia da porta Larga que só irá lhe conduzir ao: "Apartai-vos de mim por que não vos conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- a Bíblia diz PARA NÃO ACREDITARMOS EM REVELAÇÕES DOUTRINÁRIAS:
      18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
      19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
      20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
      21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,
      22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
      23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

      2- O TERMO VÉU parece sim no texto grego
      15 E que <1161>, tratando-se <1437> da mulher <1135>, é <2076> (5748) para ela <846> uma glória <1391>? Pois <3754> o cabelo <2864> lhe <846> foi dado <1325> (5769) em lugar <473> de mantilha (véu)<4018>.

      véu no grego=peribolaion

      de um suposto derivado de 4016; ; n n

      1) uma cobertura lançado ao redor, invólucro
      1a) manto
      1b) véu
      (Léxico de Strong)

      3-eu não disse que havia prostitutas cultuais!! mas prostitutas como em outras culturas era MUITO COMUM. E ELAS USAVAM CABELOS CURTOS OU RAPADOS

      4- Pare de ME JULGAR!! Mateus 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
      Lucas 6:37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados

      Excluir
    2. o TRISTEMUNHO do Adão de campos é semelhante as esperiencias de QUASE MORTE!! cheio de mentiras e misticismo!!

      contrariam A BÍBLIA

      Excluir
  4. Quero ouvir sua argumentação sobre o uso do véu de pano na igreja, tem alguma?

    ResponderExcluir
  5. Também gostei até que enfim estou entendendo aprendi desta forma mais hoje a grande maioria dizem que não tem nada a haver e tem sim deus não mudou e nem a sua.palavra amém por isto adorei.

    ResponderExcluir
  6. Desafiou e não teve coragem de defender a falsa tese anti-Bíblica de teus mestres hereges. Que pena! Eu queria debater com vc 3 pontos: 1° sinal na cabeça dos nazireus; 2° cabelo curto pros sacerdotes e, 3° calvície masculina.
    Abraços querido! E não demore muito a deixar esse evangelho Profano e imoral que vc escolheu pra "adorar" a Deus parcialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAZIREADO.
      1- TANTO homens como mulheres podiam fazer o voto, não era SÓ MULHERES!Portanto os homens usavam cabelos LONGOS!
      2- Era por TEMPO DETERMINADO. e Vc diz que NUNCA MULHER pode cortar o cabelo.
      3- ELE OU ELA rapavam a cabeça!!! NO FINAL DO VOTO
      nM 6:2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando alguém, seja HOMEM seja MULHER, fizer voto especial, o voto de nazireu, a fim de consagrar-se para o SENHOR,

      5 Todos os DIAS DE SEU VOTO de nazireado não passará navalha pela cabeça; até que se cumpram os dias para os quais se consagrou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente a cabeleira.

      19 Depois, o sacerdote tomará a espádua cozida do carneiro, e um bolo asmo do cesto, e uma obreia asma e os porá nas mãos do nazireu, depois de haver este RAPADO a cabeleira do seu nazireado.
      Conclusão;
      não existe paralelismo entre nazireado em cabelo de mulher!!

      Excluir
    2. cabelo curto pra sacerdortes è padrão pros dias de hj?

      Vc citou Ezequiel 44:20 Não raparão a cabeça, nem deixarão crescer o cabelo; antes, como convém, tosquiarão a cabeça.
      para dizer que homem deve usar cabelo curto!!

      mas veja:

      1- HOMEM E MULHER SÃO SACERDOTES Apocalipse 1:6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
      Apocalipse 5:10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.
      Apocalipse 20:6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos

      2- baSEADO NESTE TEXTO as mulheres deveriam usar caabelo curto, segundo sua falsa analogia pois elas TAMBÉM SÃO SACERDOTES!!

      Excluir
    3. 3- PORQ VC NÃO DEBATE calvice feminina??

      Excluir
    4. sobre o termo NATUREZA E CABELO curto e longo veja:

      http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/07/cabelo.html

      Excluir
  7. Querido Reginaldo, entendo o porquê do receio que você teve de defender essa TESE contraditória e superficial que a FALSA TEOLOGIA ensina.
    Vou lhe responder as 4 perguntas!
    1°-"Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas,"...Hb 10.1; ver também:( Cl 2.16,17; Hb 8.5).
    O problema é que você ignora a imagem exata, e tenta dizer que a sombra não pertence a imagem. Ou seja, você quer ver a imagem EXATA na sombra.
    Por ANALOGIA vemos que, na parte (b) de (Nm 6.7); o cabelo crescido do nazireu, que nunca tinha visto navalha, era o sinal visível da sua consagração e submissão as regras estabelecidas por Deus no voto, (Nm 6.7). O cabelo e o sinal de poderio, (1Co 11.10,15).
    O voto para o nazireu não cortar em PARTE alguma o cabelo, poderia durar um mês, um ano, ou a vida toda. Deus deixou como exemplo Samuel e Sansão. É claro que Sansão cortou o sinal que estava sobre a sua cabeça e pagou um alto preço, pois foi O Anjo do Senhor que determinou que ele não cortasse o cabelo. (1Sm 1.11; Jz 13.7 e 16.17).
    E na Antiga Aliança, não havia nenhum problema para o homem ser nazireu ou apenas cabeludo, como era o caso de Absalão, (2Sm 14.26).Poque o princípio de (GLÓRIAS) entre macho e fêmea; homem e mulher não era exigido. Da mesma forma como o princípio de uma só carne de Gênesis, ou seja, homem marido de uma só mulher. Porque na Antiga Aliança a poligamia, também, era LEGAL.(Dt 21.15)

    2°-Na (sombra), somente os filhos de Arão tinham acesso ao lugar Santo é ao lugar santíssimo, ou seja, isso representava acesso direto a Deus.
    E por ter esse acesso direto, constantemente, eles não podiam deixar o cabelo crescer e formar uma longa cobertura.
    Olhando para a imagem perfeita,(Nova Aliança), vemos que todos têm acesso direto a Deus; tanto homens como mulheres formam o (sacerdócio santo). Em 1Co 11.0, diz que a mulher tem que trazer sobre a cabeça autoridade por causa dos ANJOS. E, em 1Co 11.7, diz, que a mulher é a glória do homem;e esse também é um dos motivos por que a mulher tem que está com a cabeça; coberta com o seu véu natural. Que lhe foi dado. Dado quando? Quando Eva foi formada da costela de Adão. Está implícito no contexto, o qual está tratando de hierarquia na criação MACHO/FÊMEA. Se ela quiser tirar seu véu natural depois de orar e profetizar Paulo disse que elas podem, rapando a cabeça. Aí eles consequentemente estarão desvelada, descabelar.
    O cabelo crescido para elas e glória, disse Paulo. E, por que é glória? Porque foi DADO em lugar de PERIBOLAIOU= Literalmente falando,PANO sobre a cabeça.

    3°-Segundo os Especialistas e pesquisadores sérios:
    A calvície (GENETICA=NATUREZA) atinge cerca de 5 a 7% das mulheres do mundo inteiro. E, raramente, as mulheres ficam calvas. E quando raramente ficam, foi agravada por alguma doença. A calvície "feminina" genética, causa na maioria das mulheres afetadas, apenas uma pequena falha no meio do partido do cabelo. Já, em relação aos homens, a calvície masculina atinge cerca de 70% deles em fase adulta. E por isso, ela foi e é, apelidada de,(CALVÍCIE MASCULINA).
    E, se, eu te falar que barba é da NATUREZA=GENÉTICA do homem, você não vai aceitar? Só porque tem mulheres que Geneticamente possuem um alto nível de testosterona e lhes nascem bigodão e em outras até mesmo se não se barbearem viram a mulher BARBADA.
    Então você não acredita quando o Apóstolo Pedro fala que a mulher é o vaso mais frágil em relação ao homem? (1 Pd 3.7).
    Só porque fisicamente existem mulheres mais altas e mais forte que homens?
    E, psicologicamente, também existem mulheres mais forte, resistente e inteligente que homens.
    Pedro pelo Espírito Santo estava se referindo de um modo geral. Pois Geralmente falando, as mulheres são os vasos mais frágeis. Em quase todos os sentidos.

    4°-Me mostre capitulo e versículo, onde a palavra grega FUSIS aparece significando, cultura, costume, tradição, hábito.
    PAZ DE CRISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nazireado.
      1- Era provisório.
      2- Era para HOMEM E MULHER
      3- ERA SIMBOLO da consagração a Deus!
      o problema É QUE VC ESCOLHER só a perte da mulher!!! VC FAZ USO SELETIVO DO TEXTO para defender suas idéias

      4-o cabelo grande do HOMEM nazireu era sinal de sua consagração a Deus e o cabelo grande da mulher ERA SINAL da sua autoridade, de sua HONRADEZ!!

      A única poligamia aceita no AT era em caso de LEVIRATO!! não venha defender poligamia!!

      Excluir
    2. véu e cabelo comprido.
      1-Em 1 Co 11 PAULO defende o cabelo grande para mulher + o véu!!! não foi somente o cabelo grande.
      2- Não diz em nenhum lugar que não pode cortar o cabelo!!

      3- o cabelo comprido e o véu eram SINAIS culturais DE UMA mulher honrada!! a diferenciava de uma prostituta!!!

      Vc precisa ler mais!!

      Excluir
    3. O cabelo comprido em Corinto não isentava a mulher de véu!!

      "A. anti:Visto que o significado radical de anti é “(colocar) ao outro lado” , “oposto” (cf.Alemão ant- em antworten), a prep. naturalmente veio a denotar a equivalência (um objeto é colocado em contraste com outro como seu equivalente), a troca (um objeto, em oposição a outro ou distinto do mesmo, é dado ou recebido em troca por outro), e a substituição (um objeto, que pode ser distinguido de outro, é dado ou recebido em lugar do outro).1. Equivalência (“por”, “como equivalente de” ; cf. Homero, IL, 9, 116-7). Sob alex talionis (Êx 21:23-25), um olho era exigido como compensação equivalente poroutro olho (ophthalmon anti ophthalmou, Mt 5:38), um dente por um dente. Em 1Co 11:15 o argumento de Paulo não é que um véu é supérfluo para uma mulher visto que a natureza lhe deu os cabelos em lugar de um véu, mas, sim, argumentando analogicamente, infere do fato geral de que “o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha” (anti peribolaiou) (p46 D G omitem autè, “lhe”) que a quantidade mais generosa de cabelos que a mulher tem, em comparação com o homem, demonstra como é apropriado para ela estar coberta quando ora ou profetiza na assembléia cristã." (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 1756)

      Excluir
    4. Veja este comentário da CPAD:
      "Ao discorrer sobre as cabeças cobertas e o comportamento do cabelo, Paulo se reportou ao fato de que os crentes devem ter uma aparência e um comportamento honrado em sua cultura.. Embora seja desonroso para o homem ter cabelo crescido, há culturas onde o cabelo longo para homens é considerado apropriado e masculino. Em Corinto era um sinal de prostituição os homens de cabelos longos e as mulheres de cabelo curto"
      (Bíblia de Estudo Aplicação pessoal- nota 1 Co 11:14-14, CPAD

      Excluir
  8. Calvície é um defeito genético!! acorda!!
    Não faz parte do plano natural original de Deus!!
    Se fosse assim o cancer tbm seria, pois quase todo mundo tem propensão a ter em idade avançada!!

    leia sobre isso!!

    VC USOU A CALVICE pra defender que homem tem de usar cabelo curto!!
    NÃO TEM NENHUM VERSO DA BIBLÍA QUE FAZ TAL RELAÇÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. natureza. léxico de STRONG
      phusis

      de 5453; TDNT-9:251,1283; n f

      1) natureza
      1a) natureza das coisas, força, leis, ordem da natureza
      1a) como oposto ao que é monstruoso, anormal, perverso
      1b) como oposto ao que foi produzido pela arte do homem: os ramos naturais, i.e., ramos por obra da natureza
      1b) nascimento, origem física

      1c) modo de sentir e agir que pelo LONGO HÁBITO TORNOU-SE NATURAL

      1d) a soma de propriedades e poderes inatos pelos quais uma pessoa difere das outras, distintas peculiaridades nativas, características naturais: a força natural, ferocidade, e intratabilidade dos animais

      O TEXTO DE 1 Co 11:14 traz essa idéia!!! POIS muitas culturas na época, inclusive os judeus usavam CABELO CRESCIDO!!

      Excluir
    2. OLHE AQUI: http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2013/08/homem-pode-ter-cabelo-comprido-ou-medio.html

      aqui tem provas arqueológicas do que te disse.

      Excluir
  9. Vamos largar estas doutrinas de homens??
    1- mulher não pode cortar cabelo.
    2- homem não pode usar barba.
    3- homem não pode suar cabelo grande
    4- mulher não pode depilar

    Mateus 15:9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
    Marcos 7:7 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

    ResponderExcluir
  10. Bíblia diz que a calvície do homem e natural(Levíticos13.40,41);ou seja,é a (FORMA)da natureza ensinar que(o homem não pode cobrir a cabeça completamente deixando o cabelo crescer)=gregro (KATA+KALUPTO:cobrir para baixo,cobrir completamente,ocultar;a palavra grega está no texto original de(1Co 11.1-16).
    Paulo em, 1Co 11.1-16; emprega a palavra grega, KATAKALUPTO,de forma (representativa).Como podemos ver essa linguagem sendo usada em toda a Bíblia. E,um exemplo é:João 3.1-12,quando Jesus ultiliza as palavras,(NASCER e NASCER DE NOVO);pra (representar) a (CONVERSÃO) do homem ao Evangelho.
    Outro exemplo é utilizado pelo escritor aos Hebreus que ultiliza metaforicamente a palavra(VÉU)pra (representar)a(CARNE) de Cristo:
    "Pelo novo e vivo caminho q ele nos consagrou,pelo VÉU,isto é,pela sua CARNE."(Hebreus 10.20).
    Creio q se você fosse Judeu,você iria dizer para um evangélico como eu q,o (cordeiro) da AT não era sombra nem exemplar de Cristo,pois Cristo não é um filho de (ovelha animal) e Cristo não é um animal.Você iria querer encontrar na sombra a imagem EXATA;(Hebreus 8.5; 10.1).
    Pois os judeus estão endurecidos pela operação do erro,assim como os Teólogos MUNDANOS distorcedores da Palavra, também estão.
    Querido, apesar do cabelo dos nazireus ser sombra e exemplar do cabelo crescido feminino,o nazireu tinha sobre a cabeça o sinal da sua consagração ao voto;ou seja,eles tinham q se submeter à todas as exigências estabelecidas por Deus no voto. Semelhantemente,o cabelo crescido feminino,é um sinal externo de (autoridade) sobre a cabeça da MULHER; de q ela se submete a HIERARQUIA pré-estabelecida por Deus na criação, macho,fêmea,em Gênesis:Homem cabeça da mulher;Cristo Cabeça do homem;e Deus Cabeça de Cristo; (1Co 11).
    Livro, capítulo e versículo; dizendo que só os levitas podiam ter mais de uma mulher e os outros israelitas não.
    Se for como você diz, aviam muitos adúlteros em Israel, e a Bíblia está mentido quando ela diz que os adúlteros serão condenados. Veja o caso do "adúltero" Elcana, pai do Juiz Samuel, q era (efrateu) e teve duas mulheres. Ana a amada e Penina a regeitada;(1 Samuel 1.1-6).Eu acho q Elcana não entendeu como você(Deuteronômio 21.15).
    Segundo a sua afirmação, Davi também não entendeu a ordem para os reis e além da filha de Saul e da mulher de NaBal,ele ainda pegou mais algumas, para completar o seu ARÉM. (Deuteronômio 17.17):
    "Tampouco multiplicará para si mulhres, para que o seu coração se não desvie;..."Dt 17.17.
    Davi entendeu que Deus estava dizendo apenas para ele não ter várias mulheres,e não,para ele só ter uma; como você afirmou,Reginaldo.
    Para piorar seu equívoco,os profetas nunca profetizaram contra a POLIGAMIA, no AT.
    Eu te perguntei onde na Bíblia a palavra grega,FUSIS,é usada para se referir a cultura, e vc não me mostrou. Sabe porquê? Poque teus mestres hereges não acharam em nenhuma parte do Novo Testamento a palavra FUSIS significando cultura, mas sim, algo genético e natural; mas eles mesmos deram um novo sentido à palavra que está em (1Co 11.15).
    Da mesma forma como eles através da Teologia não comprovada= (manipulada), transformaram a Corinto Européia e de várias culturas e costumes;na Corinto de cultura e costumes asiáticos.
    Esses doutores lobos que amam os prazeres da riqueza e da carne.Através de suas DISTORÇÕES do texto,levaram os adeptos do evangelho mundano a interpretarem 1Co 11.1-15;assim:
    7-O homem, pois, não deve cobrir a cabeça por ser (culturalmente desonroso e, com isso, desagradar a Deus), mas a mulher é a glória do homem.
    10-Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio,por causa (de sua cultura honesta).
    Ou não vós ensina a própria (tradição cultural) q é desonra para o homem ter cabelo crescido?
    15-Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado (culturalmente) em lugar de mantilha (para colocar o véu).
    As palavras entre parênteses,são as interpretações que os LOBOS dão do texto,nas faculdades de teologias de meias verdades.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- A poligamia de Davi foi condenada
      Dt 17:17 Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro

      2- a poligamia só era prescrita em casos de LEVIRATO

      3-EU PROVEI citando o lexico de STrong que o termo NATUREZA pode dizer respeito a um costume!!

      4-Os judeus usavam cabelo comprido. e se o termo natureza neste caso fosse usado para se referir a UM PADRÃO UNIVERSAL a biblia estaria mentindo, pois os chineses, e os escandinavos por exemplo usavam cabelos compridos, assim COMO OS JUDEUS

      5-COMO JÁ AFIRMEI os NAZIREUS não tem nada a ver com proibição da mulher cortar cabelo!!!POIS o voto era PRA HOMEM E MULHER, TEMPORARIO, E NO FINAL DO MESMO se cortava todo o cabelo.

      6- eu te mostrei que em 1 Co 11:15 se usa o termo natureza como sendo o que é de costume!!

      ISSO NÃO É INVENÇÃO:
      se vc ler o livro de ARISTOTLEES: ETICA A NICOMACO verá que o autor usa o termo natureza neste sentido!!


      deixa de ser incoerente::

      1- defende poligamia!!

      2- denfende que mulher não pode cortar cabelo!! mas não apresenta nenhum versiculo!!

      Excluir
    2. o fato de estar registrado:

      1- Lameque teve duas esposas.
      2- que noé embriagou.
      3- que as filhas de jó transaram com o Pai.
      4- que Davi teve varias esposas VIOLANDO Dt 17;17

      não dá o direito de vc concluir que ISSO ERA PERMITIDO!!

      DEIXA DE DEFENDER O pecado!!!

      Excluir
  11. A TEORIA de que na Cidade de Corinto era culturalmente obrigatório o uso do véu e de cabelo comprido pelas mulheres corintianas e, curto para os homens, é tão verdadeira quanto a TEORIA DA EVOLUÇÃO. E essa TEORIA contraditória e falsa, é uma distorção e afronta as regras de hermenêutica e exegese exigida pela verdadeira teologia; de que a Bíblia interpreta a própria Bíblia. E, Essa TEORIA contraditória, entra em GRITANTE contradição com os MOTIVOS e os PORQUÊS apresentados por Paulo no texto de 1Corintios 11.1-16.
    Mas, Jesus tem uma Palavra para todos os MUNDANOS DOUTORES da LEI DE CRISTO:

    "Aí de vós, doutores da lei! Porque tiraste a chave do conhecimento; vós mesmos não entrates, e impedites aos que entravam."(Lucas 11.52).
    Pesquise por você mesmo Reginaldo, e descubra a Verdade; se é que você gosta dela, como ela É na VERDADE.
    A Paz de Cristo a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- os judeus usavam cabelo comprido!!

      2- os gregos usavam cabelos curtos

      3-Se os judeus usassem cabelo curto e o termo NATUREZA FOSSE interpretado do seu jeito, AÍ SIM ENTRARIA EM CONTRADIÇÃO!!

      RACIOCINE!! VC QUE estÁ DISTORCENDO AS COISAS!

      Excluir
    2. vc mesmo DISSE QUE OS JUDEUS usavam cabelo comprido!!! larga de entrar em contradição!

      Excluir
  12. Reginaldo, preste atenção. Creio que nem eu, nem você, temos a intenção de enganar ninguém, e nem de enganar a nós mesmos. Pelo menos, eu não tenho.
    A poligamia era LEGAL na Antiga Aliança, só não ver quem RECUSA a aceitar o EQUÍVOCO. Como você.
    A poligamia não era só aceita no caso do levirato como você continua afirmando; simplesmente para não aceitar que na Antiga Aliança não havia nenhum problema para Deus permitir que homens e mulheres tivessem o cabelo comprido. Já na GRAÇA, Deus quis reestabelecer os princípios estabelecidos no ÉDEN, da criação de homem e mulher.
    "A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás;"...(Levíticos 18.17)
    "É não tomarás uma mulher com sua irmã,"...(Levíticos 18.18).
    Isso só se refere ao levirato, Reginaldo? Nessas e em todas as outras passagens que dão a entender que o homem podia ter mais de uma mulher, com tanto q elas não fossem parêntas chegadas; não fala absolutamente nada que leve a entender q está se referindo ao LEVIRATO.
    "Quando o homem tiver duas mulheres,uma a quem ama e outra a quem aborrece;"...(Dt 21.15)
    "Porém não multiplicará para si cavalos,nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar cavalos;"...(Dt 17.16)
    Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie;"... (Deuteronômio 17.17)
    Veja querido, multiplicar cavalos não significava que o rei e o povo só podiam ter um cavalo cada, mas,q o rei e o povo não desejassem cavalos de mais; a ponto de voltar ao Egito.
    Da mesma forma mulheres; Deus não estava dizendo q era pro rei ter apenas uma mulher, mas, q não tivesse muitas, e o motivo pra isso não foi o fato de Deus ter feito só uma EVA pra ADÃO. Mas foi poque, mulheres demais poderiam desviar o coração do rei, como aconteceu com SALMÃO. E Davi fez exatamente como Deus ordenou. Teve algumas mulheres. Foi repreendido pelo profeta Natã apenas pelo homicídio e adultério com Betseba, e não por ter mais de uma mulher; pois isso era LEGAL no Velho Pacto, como está claro.
    "E teve Gideão setenta filhos,que procederam dele; porque tinha muitas mulheres."(Juízes 8.30)
    Como podemos ver, o juiz Gedeão teve não algumas,mas várias; e isso não era pecado, pois pecado é a transgressão da lei;e, nem Gideão, nem Davi, viveram em adultério, por que o adultério no AT era deitar-se com mulher que não fosse sua. E na Nova Aliança, Cristo veio estabelecer um Novo Pacto;e nesse NP é reestabelecido por Jesus o: "E serão dois uma só carne." Que foi RATIFICADO por Paulo em suas epístolas.
    De igual modo o cabelo comprido pelos homens na Nova Aliança; é uma desonra para a sua cabeça=Cristo e para a cabeça de Cristo=Deus.
    Porque a natureza ensina através de seus meios naturais; que é desonroso o homem deixar crescer o cabelo até cobrir completamente a cabeça; e o principal modo da NATUREZA ensinar a ele, é através da calvície natural;(e não a calvície causada por doença),que é outra coisa; Como a ciência comprovada ensina. Se a calvície genética=natural que atinge boa parte dos homens de 19 anos em diante, for Doença, como você afirmou, a barba e os pelos crescidos do peito e de todo o corpo também são. Porque tudo ISSO é CAUSADO pelo mesmo agente,ou seja, pelos hormônios masculinos.
    Então querido, não tente como a maioria dos teus mestres q não aceitam se submeter as claras ordenanças do APÓSTOLO tentando dar um novo sentido a uma palavra que aparece muitas vezes no Novo Testamento e, em nenhuma delas os Apóstolos ultilizam metaforicamente essa palavra no sentido que os Hereges querem dar; buscando esse sentido em escritos paralelos de escritores não inspirados. Lembre-se a palavra não aparece uma ou duas vezes, para querer dar um sentido que o contexto Bíblico não dá. Deus pode considerar isso como uma distorção de sua Palavra.
    Como já disse um certo Pregador cristão fundamentalista: "O certo é não errarmos, todavia, se errarmos, que seja por excesso de santidade e nunca por falta dela."
    A Paz de Cristo meu amado irmão.

    ResponderExcluir
  13. sobre a poligamia e lv 18
    todo este texto proibe relações sexuais com pessoas aparentadas!!!
    ISSO ERAM PRÁTICAS PAGÃS!!

    DEIXA de desprezar o contexto:
    6 ¶ Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o SENHOR.
    7 Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez.
    8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai.
    9 A nudez da tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás.
    10 A nudez da filha do teu filho ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás, porque é tua nudez.
    11 Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai; ela é tua irmã.
    12 A nudez da irmã do teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai.
    13 A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe.
    14 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.
    15 A nudez de tua nora não descobrirás; ela é mulher de teu filho; não lhe descobrirás a nudez.
    16 A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.
    17 A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para lhe descobrir a nudez; parentes são; maldade é.
    18 E não tomarás com tua mulher outra, de sorte que lhe seja rival, descobrindo a sua nudez com ela durante sua vida.
    19 ¶ Não te chegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez, durante a sua menstruação.
    20 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, para te contaminares com ela.

    ResponderExcluir
  14. 1-vc disse que Davi NÃO PECOU!! ele teve MAIS DE 20 MULHERES!!Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie;"... (Deuteronômio 17.17)

    2- me mostre UM CASO NA BÍBLIA onde o HOMEM TEVE MAIS DE UMA MULHER e deu tudo certo!!!

    te desafio!!!

    ResponderExcluir
  15. OS JUDEUS NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO USAVAM CABELO GRANDE!!! vc precisa ler mais!!

    mais os homens de Corinto não!!

    “O historiador inglês Ian Wilson foi o primeiro a chamar a atenção para o formato da longa mecha de cabelo que cai sobre o meio das costas... Trançar os cabelos atrás do pescoço era uma moda comum entre homens judeus do tempo de Jesus” (Revista Galileu, outubro de 1999, p.69)

    "os ricos gostavam de usá-lo longo, prática que Paulo chamou de 'desonrosa'...Os homens do povo também usavam cabelo comprido, mas não tanto; exceto nos feriados usavam tranças ou o enrolavam debaixo da cobertura da cabeça" (A vida diária nos tempos de Jesus,Ed. Vida Nova, p. 345)

    "É possível que nos dias de Cristo houvesse diversos tipos de cortes masculinos. O mais popular era o cabelo a meio comprimento; mas não era incomum o uso de cabelos longos" (Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos, p. 73 Editora Betânia)

    você sabe mais QUE TODOS ESTES PESQUISADORES??

    ResponderExcluir
  16. LARGUE de defender o pecado da poligamia!!

    deixe de inventar que cortar cabelo é pecado!

    ResponderExcluir
  17. Respondendo o seu desafio do dia 7 de Julho às 9:28h. Sobre onde na Bíblia um homem teve mas de uma mulher e deu tudo certo?
    Ora, Moisés, Elcana, Davi, Gideão,e etc
    Todos os que foram salvos deu tudo certo pra eles.
    Então, não tem o que discutir. Mas, para te mostrar que vc é um herege de marca maior, Abraão foi um dos muitos homens q viveu na poligamia e foi próspero.(Gênesis 25.1-6)
    Querido, você quer enganar a quem? A mim não é. Vc não tem coragem de assumir seus equívocos e fica distorcendo a Bíblia. Vc retirou a palavra, (irmã), do texto de (Levíticos 18.18) e acrescentou,a palavra, (outra), sutilmente.
    Vc tentou dar um novo sentido ao (versículo 18, cap. 18 de Levicos), com a finalidade q mostrasse aquilo q vc queria q a passagem dissesse; mas,não diz. O q Levíticos 18.18 diz claramente é: "E NÃO TOMES UMA MULHER JUNTAMENTE COM SUA IRMÃ, COMO RIVAL,PARA DESCOBRIR SUA NUDEZ DIANTE DELA, DURANTE SUA VIDA."
    Qualquer ser racional lendo isso vai entender, que o homem podia ter outra mulher contato que não fossem irmãs. Como está escrito em (Deuteronômio 21.15): "Se um homem tiver duas mulheres, uma amada e outra desprezada, e elas lhe derem filhos, e o filho primogênito for o da desprezada,"
    Está tão claro quanto a luz sol ao meio dia. Que o homem na Antiga Aliança podia ter mais de uma mulher; contato, q não fossem mãe e filha, ou irmãs.
    Quem nega isso é Herege e distorcedor da Palavra. Por isso você,Reginaldo, tirou a palavra,(irmã), e acrescentou a palavra,(outra), em seu comentário de, 7 de Julho às 9:26h. E, Você aprendeu direitinho com o teus mestres hereges a como DISTORCER a Bíblia sutilmente pra enganar os ignorantes. Quem ensina distorções da palavra de Deus, para estabelecer seus conceitos errôneos, é mentiroso e engador; e propagador de heresias e DEFENSOR da mentira e do engano, como Satanás foi e continua sendo. E os filhos dele não negam as qualidades de seu Pai, o Diabo.
    É querido, se arrependa de ficar acrescentando e tirando palavras da Bíblia, para estabelecer suas HERESIAS DESTRUIDORAS.
    "Ao falar acerca desses assuntos como em todas as suas epístolas, nas quais a certos assuntos difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras,para sua própria destruição. (2 Pedro 3.16)
    Se arrependa e se converta Reginaldo! Se não, você receberá a sua parte com os HIPÓCRITAS.
    A Paz do Senhor Jesus a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELCANA tinha um casamento DESGRAÇADO veja:

      as duas mulheres VIVIAM BRIGANDO, ERAM RIVAIS:

      1Sm 1:4 No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas.
      5 A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o SENHOR a houvesse deixado estéril.
      6 (A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o SENHOR lhe havia cerrado a madre.)
      7 E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do SENHOR, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
      8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

      viu?? NÃO ADIANTA tentar me enganar!!

      Excluir
    2. sOBRE DAVI:

      Deus não aprovou a poligamia de Davi!!
      Ele teve cerca de 20 MULHERES.
      7 Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro.

      Excluir
    3. SOBRE lv 18:18
      DEIXA DE SER mentiroso!!! EU NÃO MUDEI NADA!!
      VEJA:
      Almeida Revista e Atualizada

      0269 twxa ‘achowth

      f irregular de 0251; DITAT-62c; n f

      1) irmã
      1a) irmã (mesmos pais)
      1b) meia-irmã (mesmo pai)
      1c) parente
      1c1) (metáf.) referindo-se ao relacionamento de Israel e Judá
      1d) amada
      1d1) noiva
      1e) (fig.) referindo-se a uma ligação íntima
      1f) OUTRA

      Excluir
    4. ABRAAÕ!!

      1- O ATO de abraaõ com sua escrava AGAR resultou em desgraça e inimizade tanto na época como até hj.
      os árabes são inimigos dos judeus.

      9 ¶ Vendo Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual ela dera à luz a Abraão, caçoava de Isaque,
      10 disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho.
      11 Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão, por causa de seu filho.
      12 Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência.

      2- Abraaõ casou com outra mulher A OUTRA CONCUBINA só depois que Sara morreu

      Gn 23:2 morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela.

      Gn 25:1 ¶ Desposou Abraão outra mulher; chamava-se Quetura.
      2 Ela lhe deu à luz a Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá.
      3 Jocsã gerou a Seba e a Dedã; os filhos de Dedã foram: Assurim, Letusim e Leumim.
      4 Os filhos de Midiã foram: Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Todos estes foram filhos de Quetura.
      5 Abraão deu tudo o que possuía a Isaque.
      6 Porém, aos filhos das concubinas que tinha, deu ele presentes e, ainda em vida, os separou de seu filho Isaque, enviando-os para a terra oriental..

      EM NENHUM LUGAR A BÍBLIA APROVOU o ato sexual de Abraaõ com Agar!!

      Ele apenas de MANEIRA ERRADA SEGUIU O CÓDIGO MESOPOTAMICO da época que dizia que se uma mulher fosse estéril o marido poderia fazer uso de sua escrava como sua concumbina!


      Excluir
    5. outro ato errado de Abraaõ foi despedir AGAR COM um mísero pote de comida e quase fazê-la perecer com seu filho!! ele foi irresponsável!

      Excluir
    6. SOBRE GIDEÃO.

      ESSE INCONSEQUENTE teve muitas mulheres, assim como Davi e Salomão:
      Juízes 8:30 Teve Gideão setenta filhos, todos provindos dele, porque tinha muitas mulheres.
      1 Reis 11:1 Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,


      fizeram o que proibia a lei:

      17 Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará MUITO para si prata ou ouro.

      OBSERVE que tem diferença entre multiplicar e multiplicar muito!!

      Excluir
    7. Sobre DAVI e GIDEÃO
      A BÍblia NO TEXTO IMEDIATO não fala nada sobre;

      1- o sexo das filhas de Ló com ele

      30 ¶ Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas.
      31 Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra.
      32 Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai.
      33 Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.
      34 No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai.
      35 De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.
      36 E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai.


      SERÁ QUE Deus aprovou esse ato!!

      O fato da biblia dizer que Gideão tinha muitas mulheres e não o condenar neste mesmo texto NÃO TE DA O DIREITO DE DIZER QUE não foi errado esta atitude IRRESPONSAVEL dele

      Excluir
  18. Reginaldo, vc não vai publicar essa exortação, pelo fato d ter medo d ser desmascarado. Mas somente leia, e se quiser,o q eu duvido. Publique!
    Muitos dos homens que amam a SÃ Doutrina, não têm tido coragem de combater contra o pecado dos FALSOS mestres seculares, mas eles têm se acovardado diante dos "PROFETAS HANANIAS", assim como fez Jeremias(Jr 28.11).
    Na verdade nós, q amamos a verdade e a aceitamos, não importando se ela é o que queremos o ouvir ou não.
    Nós Temos que desmascarar e mostrar para aqueles q iriam amar saber quem são os verdadeiros enganadores da HISTÓRIA:(falsos profetas,falsos mestres,falsos doutores e FARISEUS,dos dias atuais).
    Disse Paulo:
    "Pois o homem não deve cobrir a cabeça, por ser a imagem e glória de Deus"...(1Co 11.7 )
    Mas os fariseus modernos dizem:
    "Os motivos da mulher cobrir a cabeça e o homem não; só era para aquela CULTURA. Hoje na nossa [(CULTURA BRASILEIRA)=(hábitos, costumes,TRADIÇÕES)], ISSO já não tem nenhum VALOR."
    FARISEUS hipócritas! Paulo não falou q era por causa de cultura nenhuma! Mas o motivo para o homem não cobrir a CABEÇA era por ele ter sido criado a IMAGEM e GLÓRIA de Deus.
    Sendo assim, como VCs ensinam, o homem pode cobrir a cabeça deixando o cabelo crescer; e a mulher cortar o cabelo em qualquer parte, tirando o seu véu natural.E, com isso violando o mandamento d Deus, por causa das ABOMINÁVEIS tradições culturais d vocês.
    Veja q d igual modo os HIPÓCRITAS do passado agiam:
    MATEUS 15.4-9:
    4."Pois Deus ordenou:Honra a teu pai e tua mãe;e,Quem maldizer a seu pai e a sua mãe,certamente morrerá."
    5."Mas vos dizeis:Qualquer que disser a seu pai e a sua mãe:O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor; esse de modo algum terá de honrar a seu pai."
    6."Assim por causa da vossa tradição invalidaste a palavra de Deus."
    7."Hipócritas! Bem profetizou Isaías ao vosso respeito, dizendo:"
    8."Etse povo Honra-me com os lábios;mas o seu coração está longe de mim."
    9."Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem."

    Jesus disse para os seus discípulos q,se a justiça deles não superasse a de escribas e fariseus, de maneira nenhuma eles entrariam no Reino de Deus;(Mateus 5.20)
    E, hoje, os ESCRIBAS e FARISEUS MODERNOS, superaram os do passado, em: HIPOCRISIA, HERESIAS, MUNDANISMO, CARNALIDADE,DISTORÇÃO e etc.
    Se arrependa Reginaldo, se não a tua recompensa será com a dos HIPÓCRITAS.
    VC não vai publicar pelo fato da carapuça ter servido perfeitamente. Mas eu ainda espero q vc saia da hipocrisia e seja um salvo d verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- os judeus usavam cabelo comprido e medio. ccomo provei.

      2- os homens corintios usavam cabelo curto. e os garotos de programa cabelo grande!

      3- vc defende coisas QUE NÃO TEM NA BIBLIA:
      NÃO CORTAR CABELO
      POLIGAMIA ETC.

      VC NÃO CONSEGUIU RESPONDER meus argumeentos acima!!


      toma vergonha E PREGA SÓ A BÍBLIA!

      Excluir
  19. O querido Reginaldo,pra comprovar q é Herege e distorcedor da Bíblia;CAÇOU e ENCONTROU uma versão q traduziu (LEVÍTICOS 18.18),ERRADO.Ou seja,fora do CONTEXTO; q está se referindo a SEXO e CASAMENTO com (PARENTES CHEGADOS).
    O Reginaldo,ignorou 99,9% das VERSÕES,tanto em português,quanto em espanhol e inglês, q não tiveram a coragem d cometer o DUPLO HOMICÍDIO contra o CONTEXTO e o sentido LITERAL da palavra,(IRMÃ),em (Levíticos 18.18). Como fez a versão ALMEIDA R. ATUALIZADA.
    Veja q não houve ADULTÉRIO nenhum, Moisés logo após ter dado a LEI ao povo,
    tomar outra mulher além de sua esposa Zípora: "Disse a Moisés:Eu,teu sogro Jetro,venho a ti,com tua mulher é seus dois filhos."(Êxodo 18.6)
    "E falaram Miriã e Arão contra Moisés,por causa da mulher CUXITA,que tomara;porquanto tinha tomado a mulher cuxita."(Números 12.1)
    Diante dessa atitude dos irmãos d Moisés,movida por,ORGULHO,INVEJA,RACISMO;visto que cuxita=NEGRA. Arão e Miriã foram duramente repreendidos por Deus. Visto que a mulher CUXITA não era mãe nem irmã de ZÍPORA mulher d Moisés,então,não era ADULTÉRIO Moisés tomar outra mulher,como ele fez. Veja q depois do segundo casamento,Moisés é tido por Deus como fil.Porque a poligamia na ANTIGA ALIANÇA foi legalizada por Moisés,contanto q não fosse mãe ou irmã da esposa.Como está em(Levíticos 18.17,18)
    "Não é assim com o meu servo Moisés,que é fiel em toda a minha casa."(Números 12.7). Leiam todo o capítulo 12,q mostra claramente aquilo q o herege do Reginaldo quer TORCER.
    Na Antiga Aliança, ERA PERMITIDO MUITAS COISAS q na Nova Aliança NÃO PODE MAIS;veja:
    "Ouvistes que foi dito:Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo."(Mateus 5.43). Era permitido odiar o inimigo,já hoje na graça,não é mais.
    "E,quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres,serão das gentes que estão ao redor de vós;deles comprareis escravos e escravas."(Levíticos 25.44). Já hoje,na graça,temos q fazer aos homens aquilo q queremos q eles nos façam.(Lucas 6.31)
    Veja o q aconteceu com um rapaz no AT só pelo fato dele apanhar lenha no sábado:
    "Disse,pois,o SENHOR a Moisés:Certamente morrerá o tal homem;toda a congregação com pedras o apedrejar fora do arraial."(Números 15.35).
    Já,hoje,na graça,não podemos nos submeter ao legalismo.Ou seja,NÃO ERA PELO FATO DE NA ANTIGA ALIANÇA PODER OU SER LEGAL,QUE NA NOVA CONTINUA SENDO.Como quer o Reginaldo,(legalizar aquilo q convém a falsa doutrina dele)e dos demais hereges como ele.
    "Portanto,ninguém vos Julgue pelo comer,ou pelo beber,ou por causa dos dias de festas,ou da lua nova,ou dos SÁBADOS,(Clossenses 2.16)
    Como já disse,na Nova Aliança o homem não pode OCULTAR a cabeça com o cabelo crescido; como na Antiga, q não havia nenhum problema para o homem ser CABELUDO; mas na GRAÇA não pode mais.
    A PAZ do Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSRS.
      me responda uma coisa:
      1- Como vc sabe que a primeria mulher de Moisés estava ainda viva?
      2- Por que a bíblia não fala mais dela?

      sabe por que?
      vc USA O ARGUMENTO DO SILENCIO!! para defender a poligamia!!

      em usa homenagem fiz uma POSTAGEM pra vc refutar!!! è so sobre poligamia!!

      o assunto aqui é cabelo e não poligamia!

      1- NENHUM LUGAR DA BIBLIA diz que pode ODIAR O INIMIGO!! isso era costume judaico dos rabinos.

      2- O NT permite escravos sim!! ACORDA!! MAS DEVERIAM SER TRATADOS COMO IRMÃOS.

      3-tudo que era sombra foi abolido!claro!

      4- vc DEFENDE doutrinas que não tem na bíblia.

      DEFENDE que NÃO PODE CORTAR CABELO!!!

      mas não encontrou nenhum texto!!!


      nenhum1!!

      e como eu JÁ TE DISSE e provei acima: nos tempos do NT os judeus usavam cabelos grandes!!!

      presta atenção e pare de defender doutrinas de homens!

      Excluir
    2. sobre POLIGAMIA - responda A CADA topico AQUI http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2016/09/poligamia-uma-pratica-que-conduz-ao-caos.html

      Excluir
    3. CADÊ UM TEXTO que mostra que A MULHER NÃO PODE CORTAR O CABELO?? mostra!!

      pare de fazer ENGENHARIA BÍBLICA!

      EU DESTRUI cada uma das suas invencionices!! tanto é que vc não fez réplicas!!

      apenas adicionou novos assuntos

      Excluir