Pesquisar e

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Homem pode ter cabelo comprido?


Diz um site:  http://www.luzparavida.net/jesuscabelo.html "
Muito me entristeço quando avisto um jovem do sexo masculino com cabelo comprido. É evidente que todas as pessoas têm liberdade para trajar e andar como quiserem. "


Mas a Bíblia diz: «não vos ensina a natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido». (1Cor. 11:14). Se és jovem, te dizes cristão e usas cabelo comprido, pensa no testemunho que estás a dar.

 É porventura uma aparência de bem ?

 Lê 1 Tessalonicenses 5:22, 23 - «Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo».
As estátuas e demais reproduções dos varões judeus nos tempos de Jesus mostram claramente que ninguém usava cabelo comprido.

O cabelo comprido que alguns varões usam hoje é fruto da cultura moderna, de aversão a Deus e à sua natureza. Abramos a Bíblia em 1Cor. 11:14. Ali lemos: «não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o va-rão ter cabelo crescido ?» Se Paulo assim escreveu era impossível Jesus ter cabelo comprido.

Resposta:
  
1- o termo 'natureza' significa neste caso siginifica "hábito, costume", pois muitos povos antigos tinham cabelos no mínimo até os ombros e outros bem maiores como pode ser visto abaixo:
Léxico de Strong:
1) natureza
1a) natureza das coisas, força, leis, ordem da natureza
1a) como oposto ao que é monstruoso, anormal, perverso
1b) como oposto ao que foi produzido pela arte do homem: os ramos naturais, i.e., ramos por obra da natureza
1b) nascimento, origem física
1c) modo de sentir e agir que pelo longo hábito tornou-se natural

1d) a soma de propriedades e poderes inatos pelos quais uma pessoa difere das outras, distintas peculiaridades nativas, características naturais: a força natural, ferocidade, e intratabilidade dos animais


2- A arqueologia mostra que cabelo grande para homem data desde à época da mesopotâmia "os antigos geralmente usavam cabelos compridos, embora sacerdotes, os guerreiros e os garotos eram frequentemente barbeados" (Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã,p. 835)

Entre os Egípcios
Os egípcios usaram seu cabelo de diferentes maneiras: eles poderiam ter,-homens e mulheres: cabeças raspadas, ou usar o cabelo na altura dos ombros, ou cortar curto até a nuca.







Entre os Assírios e Babilônicos:
As esculturas e as gravuras que os arqueólogos têm achado mostram que os assírios e babilônicos usavam cabelos longos, homens e mulheres. Heródoto também diz que esses povos usavam cabelos longos...




Entre os Gregos 
 Se usava cabelos curtos e também longos, assim com barba e sem barba.Mas nos tempos do Novo Testamento usavam cabelos curtos.


Alexandre o Grande


Zeus -deus grego



Entre os chineses, Sudeste da Ásia e Indonésia,e Nativos americanos




Entre os Romanos 
Estes sim usavam cabelos curtos
 




 Entre os Hebreus:
1-
Usavam cabelos longos e também curtos vide imagens

Novo Dicionário da bíblia- Edição 1 volume, p. 1632




2-Em 1Ts5:22    o termo grego em questão EIDOS é melhor traduzido neste caso como "tipo, espécie, forma"
1Ts5:22  abstende-vos de toda forma de mal.(Almeida Revista e Atualizada)
" evitem todo tipo de mal". (NTLH)
Se Jesus fosse evitar a aparência do mal não poderia evangelizar uma MULHER e ainda SAMARITANA!!
Jo 4:27

3-Judeus usavam cabelos geralmente até os ombros, mas alguns usavam cabelos mais longos, especialmente rabinos e pessoas mais abastadas:

O historiador inglês Ian Wilson foi o primeiro a chamar a atenção para o formato da longa mecha de cabelo que cai sobre o meio das costas... Trançar os cabelos atrás do pescoço era uma moda comum entre homens judeus do tempo de Jesus” (Revista Galileu, outubro de 1999, p.69)

"os ricos gostavam de usá-lo longo, prática que Paulo chamou de 'desonrosa'...Os homens do povo também usavam cabelo comprido, mas não tanto; exceto nos feriados usavam tranças ou o enrolavam debaixo da cobertura da cabeça" (A vida diária nos tempos de Jesus,Ed. Vida Nova, p. 345)

"É possível que nos dias de Cristo houvesse diversos tipos de cortes masculinos. O mais popular era o cabelo a meio comprimento; mas não era incomum o uso de cabelos longos" (Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos, p. 73 Editora Betânia)


"Assim, ele [Salomão] pôde acrescentar quatrocentos carros aos mil que já possuía e aos vinte mil cavalos que mantinha ordinariamente. Os cavalos que lhe eram mandados não somente eram perfeitamente belos, mas sobrepujavam a todos os outros em velocidade. Os que os montavam ressaltavam-lhes ainda mais a beleza, pois eram jovens de belo talhe, vestidos de púrpura tíria, armados de aljavas e possuidores de longas cabeleiras cobertas de papelotes de ouro, que faziam resplandecer as suas cabeças quando o sol os feria com os seus raios.
Essa tropa magnífica acompanhava o rei todas as manhãs, quando, segundo o
costume, ele saía da cidade vestido de branco, num carro soberbo, para ir a
uma casa de campo num lugar próximo de Jerusalém, de nome Etã, onde ele se recreava, pois havia ali belos jardins, lindas fontes e uma terra extremamente fértil." (HISTÓRIA DOS HEBREUS, cpad)

"O costume israelita normal, no caso de ambos os sexos, parece ter sido deixar os cabelos crescerem até considerável comprimento...Nos tempos do Novo Testamento, era vergonhoso para o homem ter cabelos compridos 1 Co 11:14, embora Paulo tenha feito tal declaração para uma igreja na Grécia" ( o Novo Dicionário da Bíblia- Edição em 1 Volume, p. 228)


Ezequiel 8:3  E estendeu a forma de uma mão e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu e me trouxe a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus

4- Paulo disse que era desonroso para o homem se cobrir quando orava!! Contrariando o costume judaico.  Ora, isso prova que na verdade ele estava tratando de costumes locais, culturais.   http://biblehub.com/commentaries/1_corinthians/11-4.htm

CONCLUSÕES:
1- Os homens da Antiguidade em geral usavam cabelos longos, ENTÃO O TERMO NATUREZA usado em 1 Co 11 se refere a 'cultura', 'costume'

2-NA CULTURA romana (ou greco-romana) na época de Jesus era comum os homens usarem cabelos curtos. Mas essa não era a regra entre os judeus

3- Em Corinto o tamanho do cabelo era indicativo de prostituição, bem como o não uso de véu indicava que a mulher era de honra duvidosa Assim Paulo escreveu aos Coríntios [cidade greco-romana]proibindo o uso de cabelo grande porque assim fazia os garotos de programa de Corinto!!!

"Ao discorrer sobre as cabeças cobertas e o comportamento do cabelo, Paulo se reportou ao fato de que os crentes devem ter uma aparência e um comportamento honrado em sua cultura.. Embora seja desonroso para o homem ter cabelo crescido, há culturas onde o cabelo longo para homens é considerado apropriado e masculino. Em Corinto era um sinal de prostituição os homens de cabelos longos e as mulheres de cabelo curto" 
(Bíblia de Estudo Aplicação pessoal- nota 1 Co 11:14-14, CPAD)


Desafio quem discorda para um debate, MAS me prove com IMAGENS, LÓGICA E com citação de ESPECIALISTAS como fiz"""

Veja como tem blogs desinformados, com argumentos falsos
http://diaconogeraldocardoso.blogspot.com.br/2012/08/o-que-biblia-diz-sobre-cabelo.html

Sobre cabelo curto para mulher  clickhttp://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2013/08/e-pecado-cortar-o-cabelo.html

27 comentários:

  1. Leia Números 6.1-8 conteste isso os nazireus deixavam seus cabelos crescerem em sinal de consagração assim foi com Sansão ver Juízes 13.5 e acredita-se que Jesus era nazireu o próprio Paulo era nazireu ver isto em Atos 21.24-26 e agora como vais responder sacerdotes no Antigo Testamento usavam cabelos crescidos ver Levítico 21.5 conteste agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum lugar da Bíblia cita que Jesus era nazireu, e amigo você quer citar costumes do antigo testamento? Estamos na nova aliança, novo testamento, a Bíblia não entra em contradição,é desonra e pronto, ta la bem claro.

      Excluir
    2. Ulisses Gondim. Se você ler com atenção acima vai ver que os judeus usavam cabelos compridos ao contrário dos homens de Corinto!!. Em corinto era desonra, mas em Israel não!

      Excluir
    3. Amigo minha bíblia não diz q é pecado não .. Será q a sua é diferente ?
      Pq meu cabelo nunca matou e nem roubou ..

      Excluir
    4. até o cabelo virou pecado também?... falta oque? cortar a unha e tomar banho?....

      Excluir
    5. Primeiramente acho que desonroso é ganhar milhoes em nome do nosso senhor e ainda fazer falsas promessas a um povo sofrido e cheio de problemas ...bom tenho cabelo longo e pra mim não é desenroso pelo seguinte fato acredito que o Deus que sirvo olha para meu coraçao e minha alma...penso que ele poe na balança tudo o que faço de bom e ruim ,meus gestos nobres e os que não são ...pra terminar olha gostaria de deixar uma pergunta ,o que adianta ser como tal igreja manda e ter o coraçao podre ?? pensem nisso

      Excluir

    6. É correto o homem ter cabelos compridos?
      Cabelos compridos é encorajado. Nm 6:5, Jz 13:5, I Sm 1:11

      Cabelos compridos é vergonhoso. I Co 11:14
      Textos

      Cabelos compridos é encorajado:
      Nm 6:5 - Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou para o SENHOR, santo será, deixando crescer as guedelhas do cabelo da sua cabeça.

      Jz 13:5 - Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.

      I Sm 1:11 - E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
      +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
      Cabelos compridos é vergonhoso:
      I Co 11:14: - Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido?
      Descontradizendo

      Vamos ler I Co 11:16 - "Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus".

      O segredo deste versículo está na palavra "Costume".

      Esta palavra "costume", significa que culturalmente naquele contexto em que Paulo estava dizendo o que disse, ter cabelo comprido era desonroso para o homem e cabelo curto era desonroso para a mulher.

      Porém, no contexto histórico e cultural do AT, este costume era visto com outros olhos. Temos o exemplo de Absalão, Sansão (cuja força estava no "cabelo") e os Nazireus.
      Conclusão
      Portanto, não há nenhuma contradição visto que Paulo usou no vs.15 a palavra "costume". E costumes não são doutrinas absolutas, mas apenas "costumes" que podem mudar de acordo com a cultura de cada povo e momento histórico em que este vive.

      Excluir
    7. os judeus do NT também usavam cabelos até os ombros!

      Excluir
    8. paulo foi o mais preconceituoso. nao gostava de mulher e nunca casou-se. Repudiava as mulheres em cargos nobres. mulheres segundo ele nao poderiam nem usar tranças. a palavra literal mata mesmo. Hoje uma cambada de pessoas nem usa barba e re rapa todo, e nem sabe que é costume romana. criticam a aliança de prata que foi "gay que inventou", e usam a gravata, que foi criada por um gay. é só pra rir mesmo. naquele dia haverá grandes surpresas, e nao é atoa, o proprio paula ensina que as doutrinas e tradições nao servem pra nada se nao pra satisfação da propria carne ...

      Excluir
    9. Paulo era tão preconceituoso que disse:
      1-disse que o homem não mandava no corpo da mulher 1 Co 7:1-5

      2- disse que o homem deve amar a mulher como ao seu próprio corpo e dar sua vida por ela. Ef

      3- permitiu que Priscila ENSINASSE A APOLO um homem poderoso nas }Escrituras!!

      e ele não proibiiu o uso de tranças (que eram enfeitadas com ouro puro), ele disse que a ênfase não era o exterior!!

      leia com atenção e aqui sobre jóias http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/search/label/%C3%A9%20%C2%B4pecado%20usar%20j%C3%B3ias%3F

      Excluir
  2. Nazireus não bebiam suco de uva ou vinho. Jesus celebrou a páscoa judaica, a qual incluia vinho, logo ele não era nazireu

    ResponderExcluir
  3. ola eu sou Homem (hétero)... e meu cabelo vai ter ao ombro, eu n acho muito grande, n entende muito o que você falo então é errado? eu devo cortar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, corta não, se você gosta de comprido deixa comprido.

      Excluir
    2. se pelo seu cabelo podem confundir vc com mulher.... seria bom cortar mais um poucoo, no ombro é um pouco comprido para homens. Peça direção a Deus! Confie nEle.

      Excluir
    3. broder, o resumo do texto é esse: os judeus usavam cabelos compridos ao contrário dos homens de Corinto!!. Em corinto era desonra, mas em Israel não! e paulo tava falando ao povo de corinto. então o q ele diz ali é em termos d cultura

      Excluir
  4. Pesquisei. a respeito pois sou africano sempre tive cabelo comprido(não dead locks ) pois sou Cristão,mas na minha singela opinião acho que o que o Apóstolo Paulo disse enderecava aos Corintios pois era desonroso á eles "na sua. cultura " um homem ter cabelo comprido e uma mulher raspar a cabeça.

    ResponderExcluir
  5. Creio que um Servo de Deus tem que primeiro de tudo ser obediente aos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, e depois as regras da denominação onde congrega, como forma de submissão e respeito a doutrina, e por ultimo as leis que regem seu país, mas não devemos esquecer de uma coisa, santidade é santidade em qualquer lugar do mundo, essa é universal, e Jesus assim como os discípulos nos ensina isso, e aperfeiçoar cada vez mais o amor, pois o amor é o único dom que nos acompanhará quando passarmos para a eternidade :1 aos corintios 13: 1 ao 13. um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. o problema é quando as regras das denominações se tornam obstáculo para conversão das pessoas!!

    ResponderExcluir
  7. e diga de passagem. Essas regras se originaram em má interpretação da bíblia

    ResponderExcluir
  8. Será? A recomendação de Paulo não é só para os Corintios, pois quando trata de sinal de autoridade por causa dos Anjos, deixa de ser local para se tornar universal, logo, é melhor obedecer do que sacrificar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Ter um mal testemunho, se vestir como prostituta, soa mal perante os homens e perante os anjos!

      Excluir
  9. Se vocêsouber lereme todo o capítulo e não soja o versículo Paulo pede para eles analisarem eles mesmo , assim como a mulher sobre o uso do véu e ele fala que não tem tal costumes. Então acho que elê falou de uma costume local sobre aferindo se era os de cabelos longos e prestituídas a mulhera que tinha cabelo raspado ,por isso elé falou pra todas as mulheres da igrega usarem o véu e todos os homem corta os cabelos.

    ResponderExcluir
  10. Se vocêsouber lereme todo o capítulo e não soja o versículo Paulo pede para eles analisarem eles mesmo , assim como a mulher sobre o uso do véu e ele fala que não tem tal costumes. Então acho que elê falou de uma costume local sobre aferindo se era os de cabelos longos e prestituídas a mulhera que tinha cabelo raspado ,por isso elé falou pra todas as mulheres da igrega usarem o véu e todos os homem corta os cabelos.

    ResponderExcluir
  11. Também tenho os cabelos compridos ate os ombros... Se e desonra ter os cabelos compridos entao da mesma forma Paulo também escreveu que as mulheres devem permanecer caladas nas congregações... E agora ? Ao meu ver tudi isso era para cuturas daquele tempo.

    ResponderExcluir
  12. não vos ensina a natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido
    se cortar o cabelo, cresce de novo, então, como esta no versiculo, nem mesmo a nutureza nos ensina que é desonra. Simples

    ResponderExcluir
  13. 1- o termo 'natureza' significa neste caso siginifica "hábito, costume", pois muitos povos antigos tinham cabelos no mínimo até os ombros e outros bem maiores como pode ser visto abaixo:
    Léxico de Strong:
    1) natureza
    1a) natureza das coisas, força, leis, ordem da natureza
    1a) como oposto ao que é monstruoso, anormal, perverso
    1b) como oposto ao que foi produzido pela arte do homem: os ramos naturais, i.e., ramos por obra da natureza
    1b) nascimento, origem física
    1c) modo de sentir e agir que pelo longo hábito tornou-se natural


    está lá em cima!! pode reler!!

    ResponderExcluir